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Id: biblio-948422
Autor: Rocha, José Henrique Tertulino; Backes, Clarice; Borelli, Karla; Pietro, Maurício Reynaldo; Santos, Alessandro José Marques; Godinho, Tiago de Oliveira.
Título: Concentração de nutrientes e intensidade de cor verde em miniestacas de eucalipto / Concentration of nutrients and intensity of color green minicuttings if the eucalyptus
Fonte: Biosci. j. (Online);29(6):1848-1856, nov./dec. 2013. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivou-se com o trabalho avaliar a influência da aplicação de doses crescentes de nitrogênio (N), em minijardim clonal, nas concentrações de macro e micronutrientes das miniestacas de Eucalipto urograndis e na intensidade de cor verde, visando utilizá-la como indicador da concentração de N. O trabalho foi realizado no viveiro da FAEF ­ Garça ­ SP, em minijardim de leito de areia. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com quatro repetições, sendo os tratamentos constituídos por cinco doses de N na solução nutritiva (0; 80; 160; 240 e 320 mg L-1). Foram efetuadas avaliações da produção em massa seca, estado nutricional e intensidade da coloração verde das miniestacas. A produção de massa seca não apresentou diferença significativa. A dose de N influenciou significativamente as concentrações de N, K, Ca, Mg, Cu, Fe, Mn e Zn, e não influenciou as concentrações de P, S e B. O índice de cor verde escuro (ICVE) foi o que melhor se ajustou na regressão e o índice G foi o que apresentou maior correlação com a concentração de N. Os índices de cor da imagem digital, G e índice de cor verde escuro (ICVE), e o conjuntos dos índices R G B, podem ser utilizados para determinar a concentração de N na folha.

The objective of the study was to evaluate the influence of the application of increasing doses of nitrogen (N) in mini clonal concentrations of macro and micronutrients of the shoots of a hibrid if the Eucalyptus urophylla x E. grandis and intensity of green color in order to use it as an indicator of the concentration of N. The study was conducted in the nursery of FAEF - Garça - SP in mini sand bed. The experimental design was completely randomized with four replications and the treatments consisted of five different doses of N in the nutrient solution (0; 80; 160; 240 and 320 mg L-1). Evaluations were made of dry mass production, nutritional status and green color intensity of the shoots. The dry matter yield was not significantly different. The dose of N influence significantly the concentration of N, K, Ca, Mg, Cu, Fe, Mn and Zn, and did not influence concentrations of P, S and B. The dark green color index (ICVE) was the best fit regression and G index showed the highest correlation with the concentration of N. The rates of color digital image, G and dark green color index (ICVE), and sets the RGB indices, can be used to determine the concentration of N on the sheet.
Descritores: Nutrientes
Eucalyptus
Nitrogênio
-Coloração e Rotulagem
Fenômenos Bioquímicos
Clonagem Molecular
Hidroponia
Fenômenos Fisiológicos
Jardins
Responsável: BR396.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
Cruz, Silvia Helena Vieira
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Id: biblio-1135455
Autor: Martins, Cristiane Amorim; Cruz, Silvia Helena Vieira.
Título: The Childrens and the Teachers Participation in the Constitution of Playing in School / A Participação de Crianças e Professora na Constituição da Brincadeira na Escola / La Participación de Niños y la Maestra en la Constitución del Juego en la Escuela
Fonte: Paidéia (Ribeirão Preto, Online);30:e3016, 2020.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Considering the relations between play and child development and the marginalization of play at school, evidenced in previous studies, this case study aimed to analyze children's and teacher's participation in the constitution of playing in a public nursery school in Fortaleza. The following procedures were adopted: observation of the class (composed of 24 low-income children) routine; semi-structured interview; elaboration and explanation of drawings; story to be completed; and symbolic game, with analysis both of this game and of play experienced at school along with the children. Analysis of the data collected allowed concluding that the sort of play valued by the teacher is that which is planned and conducted by her aiming at learning and training skills. Free play, valued by children, is seen by her as "a mess." The absence of critical reflection on the adult-centered posture of society, plus to the scarcity of knowledge of the relations between play and child development, compromise the quality of the teacher's work.

Resumo Considerando-se as relações brincadeira-desenvolvimento e a marginalização da brincadeira na escola, evidenciada em estudos anteriores, buscou-se analisar, neste estudo de caso, a participação de crianças e professora na constituição da brincadeira em uma pré-escola pública de Fortaleza. Foram adotados como procedimentos: observação da rotina da turma (composta por 24 crianças de baixa renda), entrevista semiestruturada, elaboração e explicitação de desenhos, história para completar, jogo simbólico e análise desse jogo e das brincadeiras vividas na escola, em parceria com as crianças. A análise dos dados construídos permitiu concluir que a brincadeira valorizada pela professora é aquela planejada e dirigida por ela objetivando a aprendizagem e o treino de habilidades. A brincadeira livre, valorizada pelas crianças, ela vê como "bagunça". A ausência de reflexão crítica sobre a postura adultocêntrica da sociedade, somada à escassez de conhecimentos a respeito das relações brincadeira-desenvolvimento infantil, comprometem a qualidade do trabalho da professora.

Resumen Teniendo en cuenta las relaciones entre el juego-desarrollo y la marginación del juego en la escuela evidenciadas en estudios previos, en este estudio de caso se buscó analizar la participación de niños y la maestra en la constitución del juego en un jardín de infantes público en Fortaleza. Se adoptaron los siguientes procedimientos: observación de la rutina del grupo (compuesto por 24 niños de bajos ingresos), entrevista semiestructurada, elaboración y explicación de dibujos, historia para completar, juego simbólico y su análisis y los juegos practicados en la escuela en colaboración con los niños. El análisis de los datos recolectados permitió concluir que el juego valorado por la maestra es el mismo que planeó y dirigió con el objetivo de que los niños aprendan y entrenen sus habilidades. El juego libre valorado por los niños es considerado un "desorden" por la maestra. La ausencia de reflexión crítica sobre la posición adultocéntrica de la sociedad y la escasez de conocimientos sobre las relaciones entre el juego y el desarrollo infantil comprometen la calidad del trabajo de la maestra.
Descritores: Jogos e Brinquedos
Instituições Acadêmicas
Creches
Desenvolvimento Infantil
Constituição e Estatutos
Gestão da Qualidade
Crescimento e Desenvolvimento
Tutoria
Jardins
Renda
Aprendizagem
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1122177
Autor: Silva, Jefté Teixeira da; Menezes, Keli Pinheiro; Melchior, Leonardo Augusto Kohara; Nunes, Vânia Lúcia Brandão; Brilhante, Andreia Fernandes.
Título: Occurrence of geohelminths in the soil of public squares in Rio Branco, Acre State, Brazilian Western Amazon / Ocorrência de geohelmintos em solo de praças públicas em Rio Branco, estado do Acre, Amazônia Brasileira
Fonte: Braz. J. Vet. Res. Anim. Sci. (Online);57(2):e163783, mai. 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: Soil contamination by dog and cat feces can become a public health problem due to the transmission of various etiologic agents that cause zoonoses. This study aimed to verify the occurrence of geohelminths in the soil of some public square areas of the municipality of Rio Branco, Acre State, Western Brazilian Amazon. Five public squares were selected, and soil samples collection was performed from April 2014 to March 2015. The samples were processed by using the Baermann-Moraes and centrifugal-flotation methods. Geohelminths positivity was of 25% for Tox o c ara spp., 6.6% for the Ancylostomatoidea Superfamily and 1.6 for Trichuris spp.. Measures should be implemented to prevent the free access of animals to these places, as well as deworming of stray dogs and cats and the implementation of population control and policies for such animals.(AU)

A contaminação do solo por fezes de cães e gatos pode se tornar um problema de saúde pública devido à transmissão de vários agentes etiológicos que causam zoonoses. Este estudo objetivou verificar a ocorrência de geohelmintos no solo de praças públicas do município de Rio Branco, estado do Acre, Brasil. Cinco praças públicas foram selecionadas e amostras de solo foram colhidas entre abril de 2014 e março de 2015. As amostras foram processadas pelos métodos de Baermann-Moraes e centrífugo-flutuação. A positividade observada para geohelmintos foi de 25% para Tox o c ara spp., 6,6% para a Superfamília Ancylostomatoidea e 1,6% para Trichuris spp.. Medidas devem ser implementadas para prevenir a livre circulação de animais nestes locais, bem como a desverminação de cães e gatos de rua e a implementação de políticas de adoção e controle populacional de cães e gatos.(AU)
Descritores: Microbiologia do Solo
Toxocara/isolamento & purificação
Ancylostomatoidea/isolamento & purificação
Poluição Ambiental
-Brasil
Zoonoses
Transmissão de Doença Infecciosa
Ecossistema Amazônico
Jardins
Limites: Animais
Gatos
Cães
Responsável: BR68.1 - Biblioteca Virginie Buff D'Ápice


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-792564
Autor: Bediaga, Begonha; Peixoto, Ariane Luna; Filgueiras, Tarciso S.
Título: Maria Bandeira: uma botânica pioneira no Jardim Botânico do Rio de Janeiro / Maria Bandeira: a pioneering botanist at the Botanic Garden of Rio de Janeiro
Fonte: Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;23(3):799-822, jul.-set. 2016. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Busca-se trazer à luz a trajetória de Maria Bandeira, primeira botânica do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que atuou na década de 1920, desconhecida na historiografia e pouco citada na literatura científica. O significativo número de espécimes de plantas, fungos e líquens por ela coletados, a expertise em alcançar locais de difícil acesso, a extensa correspondência com especialistas estrangeiros e sua ida para estudar na Sorbonne permitem analisar o “fazer botânica” e as redes de sociabilidades nas ciências à época. A interrupção da sua trajetória científica para ingresso na ordem das Carmelitas Descalças com clausura total possibilita interpretações diversas e explica, em parte, a causa do esquecimento de sua passagem pela botânica brasileira.

Abstract This article sheds light on Maria Bandeira, the first female botanist to work at the Botanic Garden of Rio de Janeiro. She was active in the 1920s, but is absent from the historiography and little cited in the scientific literature. The significant number of plant, fungus, and lichen specimens she collected, her capacity to reach far-flung places, her extensive correspondence with foreign experts, and her studies at Sorbonne are all sources for the analysis of the way botany was practiced and the social networks at play in science at the time. The end of her scientific career, when she adopted a cloistered life with the Barefoot Carmelite nuns, can be interpreted variously, and partially explains why her contributions to Brazilian botany have been forgotten.
Descritores: Botânica/história
Jardins/história
-Brasil
Freiras/história
Limites: Humanos
Feminino
História do Século XX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Biografia
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Saúde Pública
Bógus, Cláudia María
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Id: lil-761781
Autor: Costa, Christiane Gasparini Araújo; Garcia, Mariana Tarricone; Ribeiro, Silvana Maria; Salandini, Marcia Fernanda de Sousa; Bógus, Cláudia Maria.
Título: Hortas comunitárias como atividade promotora de saúde: uma experiência em Unidades Básicas de Saúde / Community vegetable gardens as a health promotion activity: an experience in Primary Healthcare Units
Fonte: Ciênc. saúde coletiva;20(10):3099-3110, Out. 2015. tab.
Idioma: pt.
Resumo: ResumoA agricultura urbana e periurbana (AUP) vem sendo praticada em diferentes espaços, contribuindo para a melhoria da saúde nas comunidades e ambientes mais saudáveis. Objetivando identificar significados e repercussões da prática da AUP em Unidades Básicas de Saúde (UBS), enquanto uma atividade de Promoção da Saúde (PS), e em que medida sua dimensão terapêutica a caracteriza como uma atividade alinhada às práticas integrativas e complementares, foi realizado um estudo transversal com abordagem qualitativa no município de Embu das Artes, SP. Da análise, emergiram as seguintes categorias: concepção de saúde, resultados na saúde, resgate de práticas e hábitos tradicionais e reorientação dos serviços de saúde. Identificou-se a estreita ligação entre a prática das hortas e as diretrizes e campos de ação da PS como: criação de ambientes saudáveis, reforço da ação comunitária, desenvolvimento de habilidades pessoais, estímulo à autonomia e empoderamento e demandas por reorientação dos serviços. As atividades de horta instituídas nas UBS se mostraram uma estratégia de implementação das práticas integrativas e complementares (PIC). Conclui-se que as atividades de cultivo nas hortas comunitárias mostram-se como práticas promotoras da saúde que integram elementos fundamentais das PIC.

AbstractUrban and peri-urban agriculture (UPA) is being practiced in different settings, contributing to the improvement of health in communities and healthier environments. In order to identify the meanings and implications of the practice of UPA in Primary Healthcare Units (PHU) as an activity of health promotion (HP), and to what extent its therapeutic dimension characterizes it as an activity aligned with complementary and integrative practices (CIP), a qualitative cross-sectional study was performed in Embu das Artes, State of São Paulo. From the analysis, the following main themes arose: health concept, health outcomes, the return to traditional practices and habits and the reorientation of health services. It was possible to identify the close link between the cultivation of vegetable gardens and HP guidelines and fields of action, such as creating healthier environments, boosting community actions, developing personal skills, stimulating autonomy and empowerment and demands for the reorientation of services. The garden activities, set up in PHU areas, proved to be an implementation strategy of CIP. The conclusion reached is that vegetable gardening activities in community gardens are seen to be health promotion practices that integrate key elements of CIP.
Descritores: Jardins
Promoção da Saúde
Atenção Primária à Saúde
Verduras
-Brasil
Estudos Transversais
População Urbana
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Research Support, Non-U.S. Gov't
Responsável: BR1.1 - BIREME



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