Base de dados : LILACS
Pesquisa : J01.219.687.274 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 219 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 22 ir para página                         

  1 / 219 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1055734
Autor: Reis, Eduardo Silva; Arriaga, Patrícia Paula Lourenço e; Postolache, Octavian Adrian.
Título: Fear or Humour in anti-smoking campaigns? Impact on perceived effectiveness and support for tobacco control Policies / Medo ou Humor em campanhas antitabágicas? O impacto na perceção de eficácia e apoio a políticas antitabágicas
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;24(12):4727-4738, dez. 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Several anti-smoking campaigns have been used for decades to reduce smoking consumption. However, so far, there is no consensus regarding the effectiveness of inducing distinct emotions in reducing smoke consumption. This study tested the effects of two types of anti-smoking ads, inducing fear or humor, on emotions, perceived effectiveness, support for tobacco control policies, urges to smoke, and susceptibility to smoke. Participants (N = 108; 54 smokers) of both genders were randomly assigned to one of the two following emotion ads condition: fear (N = 52) or humor (N = 56). During exposure, the continuous flow of their emotions by self-report and physiologically was collected. Measures of ads impact on emotions, perceived effectiveness, urges and susceptibility to smoking, and support for tobacco policies were applied after exposure. The results have shown that fear ads were perceived as more effective and reduced the urges to smoke in smokers. Non-smokers were more supportive of tobacco control policies. In conclusion, this study showed that fear campaigns can reduce the urge to smoke among smokers and are perceived to be more effective. This perceived effectiveness can be partially explained by feelings of fear, regardless the other emotions it also triggers, and of the smoking status.

Resumo Várias campanhas antitabágicas são usadas para reduzir o consumo de tabaco. No entanto, até ao momento não existe um consenso sobre a eficácia da indução de emoções específicas nestas campanhas. Este estudo testou os efeitos de dois tipos de campanhas antitabágicas, induzindo Medo ou Humor, nas emoções, na perceção de eficácia das campanhas, no apoio a políticas antitabágicas, no desejo de fumar, e na suscetibilidade para fumar. Os participantes (N = 108; 54 fumadores), de ambos os sexos, foram aleatoriamente distribuídos para uma das seguintes campanhas indutoras de emoções: medo (N = 52) ou humor (N = 56). Durante a exposição, registou-se o fluxo contínuo das emoções autorreportadas e as respostas fisiológicas. Após a exposição avaliou-se o impacto das campanhas nas emoções, na perceção de eficácia, nas políticas antitabágicas, no desejo e na suscetibilidade para fumar. Os resultados evidenciaram que as campanhas indutoras de medo foram percecionadas como mais eficazes e reduziram o desejo de fumar em fumadores. Políticas antitabágicas foram mais apoiadas por não fumadores. Futuramente deverá considerar-se que induzir diferentes emoções em campanhas antitabágicas pode ter efeitos distintos a nível afetivo e cognitivo, com possível relevância para a mudança comportamental.
Descritores: Senso de Humor e Humor como Assunto/psicologia
Publicidade/métodos
Medo/psicologia
Prevenção do Hábito de Fumar/métodos
Fumantes/psicologia
-Política Pública
Emoções
não Fumantes/psicologia
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Ensaio Clínico Controlado Aleatório
Responsável: BR1.1 - BIREME


  2 / 219 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: lil-628282
Autor: Anon.
Título: Efemérides / Anniversary
Fonte: Rev. cuba. enferm;17(1):70-71, ene.-abr. 2001.
Idioma: es.
Descritores: Publicidade/métodos
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


  3 / 219 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1056267
Autor: Sedran, Paula María; Carbonetti, Adrián.
Título: Curas milagrosas: publicidades de medicamentos varios en la prensa santafesina, Argentina (1890-1918) / Miracle cures: advertisements for various medications in the Santa Fe press, Argentina (1890 -1918)
Fonte: Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;26(4):1121-1137, out.-dez. 2019.
Idioma: es.
Resumo: Resumen A fines del siglo XIX, en consonancia con otras regiones de Argentina y Latinoamérica, en la prensa santafesina se incrementó la oferta de productos para la salud como tónicos, pastillas y jarabes. Ofrecidos a un público no experto, prometían curar una serie de dolencias que definían como propias "de la vida moderna". El artículo analiza la dimensión discursiva de los avisos publicitarios aparecidos entre 1890 y 1918: cómo organizaron los sentidos sobre estas dolencias, interrogante que se inscribe en una amplia línea de estudios abocada a analizar las representaciones sociales sobre la salud y la enfermedad y cómo éstas participaron en las distintas esferas sociales en la constitución de la Argentina moderna.

Abstract In the late nineteenth century, as in other regions of Argentina and Latin America, the Santa Fe press featured a growing number of offers of health products such as tonics, pills and syrups. Aimed at a lay audience, these claimed to cure a series of conditions defined as belonging to "modern life." This article analyzes the discursive dimension of the advertisements printed between 1890 and 1918: how they organized meanings associated with these conditions, an issue that is inscribed within a broad line of research aimed at analyzing social representations of health and disease, and how they participated in the different social spheres in the constitution of modern-day Argentina.
Descritores: Preparações Farmacêuticas/história
Marketing de Serviços de Saúde/história
Publicidade/história
Jornais como Assunto/história
-Publicações Periódicas como Assunto/história
Argentina
Médicos/história
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
História do Século XIX
História do Século XX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR1.1 - BIREME


  4 / 219 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1056270
Autor: Buisan, Joel Piqué.
Título: El " específico homeopático ": legitimación comercial de la homeopatía en Barcelona (1902-1910) / The " homeopathic specific: " commercial legitimization of homeopathy in Barcelona (1902-1910)
Fonte: Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;26(4):1337-1354, out.-dez. 2019. graf.
Idioma: es.
Resumo: Resumen El cambio en la posición que ocupaban los remedios homeopáticos en el mercado de la salud, derivado del emergente paradigma farmacológico, fue clave en la popularización de la homeopatía en España. La introducción de los específicos y sus técnicas de publicidad originó un aumento en la legitimación popular de la homeopatía y encontró en las pugnas entre diferentes profesionales un terreno abonado para la divulgación y la promoción de esta doctrina. El artículo analiza un caso de estudio contextualizado en Barcelona a principios del siglo XX, aproximándose desde diferentes perspectivas al nuevo rol del farmacéutico y el medicamento como divulgadores de la homeopatía y centrándose en las estrategias de la popularización de los remedios homeopáticos en España.

Abstract The change in position of homeopathic remedies in the health market produced by the emerging pharmacological paradigm was key to the popularization of homeopathy in Spain. The introduction of specifics and their marketing strategies led to a rise in popular legitimization of homeopathy, and the battles between different professionals created fertile ground for explaining and promoting this doctrine. This article analyzes a contextualized case in Barcelona in the early twentieth century, and explores from different perspectives the new role of pharmacists and medications in spreading homeopathy, centering on strategies for popularizing homeopathic remedies in Spain.
Descritores: Farmácias/história
Farmacêuticos/história
Indústria Farmacêutica/história
Homeopatia/história
-Espanha
Publicidade/história
Limites: Humanos
História do Século XIX
História do Século XX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR1.1 - BIREME


  5 / 219 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-975426
Autor: Barreto, Ivan Farias.
Título: Tabaco: a construção das políticas de controle sobre seu consumo no Brasil / Tobacco: the construction of policies for control of its consumption in Brazil
Fonte: Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;25(3):797-815, jul.-set. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O Brasil se destaca mundialmente na redução do tabagismo devido a suas eficazes políticas de controle. O artigo analisa, por meio de revisão narrativa, a natureza das discussões científicas que embasaram essas políticas públicas, por meio de perspectivas históricas, sociais, sanitárias e econômicas. Ressalta que as medidas associadas a essas questões têm sido marcadas por disputas de interesses entre as indústrias fumageiras e organizações de saúde. Explora temas ligados a publicidade, redução de danos, políticas tributárias e ações de proteção a não fumantes. Aponta para novas determinações sobre a publicidade de tabaco e sugere, por análise comparativa, veto à propaganda de bebidas alcoólicas no país.

Abstract Brazil is a country that stands out worldwide in the reduction of smoking due to its effective control policies. By means of a narrative review, the article analyzes the nature of the scientific discussions that underpin these public policies from historical, social, health and economic perspectives. The fact that the measures associated with these issues have been marked by conflicts of interest between the tobacco industry and health organizations is highlighted. Themes related to advertising, harm reduction, tax policies and actions to protect nonsmokers are scrutinized. New stipulations on tobacco advertising are examined and, by comparative analysis, a veto on the advertising of alcoholic beverages in the country is suggested.
Descritores: Política Pública
Uso de Tabaco/prevenção & controle
Prevenção do Hábito de Fumar
Política de Saúde
-Impostos
Brasil
Indústria do Tabaco
Publicidade
Bebidas Alcoólicas
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Research Support, Non-U.S. Gov't
Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


  6 / 219 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-975419
Autor: Kobayashi, Elizabete Mayumy.
Título: A saúde via consumo: a representação idealizada das donas de casa, mães e esposas nos manuais de economia doméstica e nos anúncios das revistas O Cruzeiro e Manchete, 1940-1960* / Health via consumption: the idealized representation of housewives, mothers, and wives in household economics manuals and magazine advertisements in O Cruzeiro and Manchete, 1940-1960*
Fonte: Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;25(3):743-761, jul.-set. 2018. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Analisa a relação entre a representação da mulher idealizada nos manuais de economia doméstica e das figuras femininas dos anúncios publicados nas revistas O Cruzeiro e Manchete entre as décadas de 1940 e 1960. Com propostas editoriais diferentes, os manuais e as revistas se voltavam - predominantemente - para mulheres que exerciam as funções de esposa, dona de casa, mãe e empregada doméstica. Apesar dessa nítida delimitação de papéis, havia uma tensão em torno da figura feminina que já não se mostrava tão resignada ao lar e já ocupava postos de trabalho na esfera pública. O consumo se transformaria no denominador comum entre essas diferentes mulheres. Os novos produtos garantiriam saúde, conforto e praticidade a todas.

Abstract The relationship between the representation of the idealized woman in the household economics manuals and the female figures of the advertisements published in O Cruzeiro and Manchete magazines between the 1940s and 1960s is analyzed. With different editorial proposals, manuals and magazines were predominantly directed at women who performed the duties of wife, housewife, mother and maid. Despite this clear definition of roles, there existed some tension around the female figure who was no longer tied to the home and already occupied jobs in the public sphere. Consumption became the common denominator among these different women. The new products guaranteed health, comfort and practicality to all concerned.
Descritores: Publicações Periódicas como Assunto/história
Cônjuges
Publicidade/história
Economia
Manuais como Assunto
Mães
-Brasil
Saúde
Produtos Domésticos
Imaginação
Limites: História do Século XX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR1.1 - BIREME


  7 / 219 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Carvalho, Diana Maul de
Texto completo
Id: biblio-975436
Autor: Medeiros, Helber Renato Feydit de; Carvalho, Diana Maul de; Tura, Luiz Fernando Rangel.
Título: A concorrência na arte de partejar na cidade do Rio de Janeiro entre 1835 e 1900 / Competition in the arts of midwifery in the city of Rio de Janeiro from 1835 to 1900
Fonte: Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;25(4):999-1018, Oct.-Dec. 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este artigo discute a concorrência entre parteiras e médicos na oferta dos serviços de partos na cidade do Rio de Janeiro entre 1835 e 1900. Foram analisadas as atas da congregação, os livros do curso de partos e de termos de exames de verificação de médicos, cirurgiões, boticários e parteiras da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, além de anúncios e propagandas de médicos e parteiras nas colunas "Anúncios" e "Indicações Úteis" do Jornal do Commercio . Observa-se como o aumento do número de médicos-parteiros e seus discursos científicos contribuíram para que as parteiras se vissem obrigadas a diversificar a clientela, instalando-se e atendendo em áreas populares e inóspitas.

Abstract The article discusses competition between midwives and doctors offering birth-related services in the city of Rio de Janeiro from 1835 to 1900. The research analyzed minutes from meetings, textbooks on births, and terms from qualification examinations for physicians, surgeons, apothecaries, and midwives at the Rio de Janeiro Medical School (Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro), as well as announcements by and advertisements for doctors and midwives in columns featuring advertisements and useful recommendations in the Jornal do Commercio newspaper. An increase in the number of delivery physicians, and their scientific discourses led midwives to feel an obligation to diversify their clientele, consequently establishing themselves and working in lower-class and inhospitable areas.
Descritores: Marketing de Serviços de Saúde/história
Publicidade/história
Educação Médica/história
Tocologia/história
Obstetrícia/história
-Publicações Periódicas como Assunto/história
Publicações Periódicas como Assunto/estatística & dados numéricos
Médicos/história
Médicos/estatística & dados numéricos
Brasil
Áreas de Pobreza
Cidades
Currículo
Tocologia/educação
Obstetrícia/educação
Limites: Humanos
Feminino
Gravidez
História do Século XIX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR1.1 - BIREME


  8 / 219 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Chile
Texto completo
Id: lil-791031
Autor: Fuentes G, Patricio.
Título: Publicidad de terapias innovadoras / Advertising of innovative therapies
Fonte: Rev. chil. neuro-psiquiatr;54(2):83-83, jun. 2016.
Idioma: es.
Descritores: Terapêutica
Publicidade
Terapias em Estudo
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: CL58.1 - Biblioteca


  9 / 219 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Chile
Texto completo
Id: lil-772273
Autor: Andrade, Rubian Diego; Grasel Barbosa, Diego; Meyer, Carolina; Teixeira, Clarissa Stefani; Silva Beltrame, Thais; Pereira Gomes Felden, Érico.
Título: Qualidade de vida de operadores de telemarketing: uma análise com o Whoqol-Bref / Calidad de vida de operadores de telemarketing: un análisis con Whoqol-Bref / Quality of life of telemarketing operators: an analysis with Whoqol-Bref
Fonte: Cienc. Trab;17(54):177-181, dic. 2015. graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo do trabalho foi analisar as características do trabalho e qualidade de vida dos operadores de telemarketing. A amostra foi composta por 68 profissionais com idade média de 25,3 (7,7) anos. Foi utilizado o WHOQOL Bref para avaliar a qualidade de vida. Nas análises inferenciais utilizou-se o teste de Kruskall-Wallis, Spermann e Regressão Linear Múltipla no modo Stepwise. A média da qualidade de vida geral foi 59,8 pontos. Uma das menores entre outras classes de trabalhadores pesquisadas. A percepção da qualidade de vida demonstrou que os piores escores de avaliação estavam relacionados ao domínio físico com capacidade significativa de explicação da qualidade de vida geral de 18,5%. Entre os sexos verificou-se diferença significativa no domínio meio ambiente (p=0,010). O estudo trouxe contribuições importantes para as questões de saúde e qualidade de vida dos trabalhadores e deve servir para adequações ergo-nômicas de modo a proporcionar conforto, segurança e saúde do trabalhador.

Analizar las características de la calidad de vida de los operadores de telemarketing. La muestra se compuso de 68 trabajadores de telemarketing con una media de 25,3 (7,7) años. Para evaluar la calidad de vida de utilizó el instrumento WHOQOL Bref. En las estadísticas de inferencia se usó Kruskal-Wallis, Spearmann y multiples regresiones lineales en modo escalonado. El promedio final de la calidad de vida general fue de 59,8 puntos. Uno de los menores entre otras clases de trabajadores encuestados. Además, todas las áreas tuvieron valores bajos. La percepción de la calidad de vida ha mostrado que los peores resultados del estudio estaban relacionados con el área física con capacidad significativa para explicar la variación de 18,5%. Entre el género hubo una diferencia importante en el área del ambiente (p=0,010). El estudio presentó relevancia importante en la calidad de vida general y debería ser usado para tomar acciones y hacer adaptaciones ergonómicas con el fin de proporcionar comodidad, seguridad y salud.
Descritores: Qualidade de Vida
Telefone
Publicidade Direta ao Consumidor
Categorias de Trabalhadores/psicologia
-Modelos Lineares
Inquéritos e Questionários
Saúde do Trabalhador
Publicidade
Correlação de Dados
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


  10 / 219 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-843604
Autor: Moreira, Luciana Alves; Cruz, Nina Velasco e; Linhares, Francisca Marcia Pereira; Guedes, Tatiane Gomes; Martins, Fernanda Demutti Pimpão; Pontes, Cleide Maria.
Título: Apoios à mulher/nutriz nas peças publicitárias da Semana Mundial da Amamentação / Apoyos a la mujer/nutriz en las piezas publicitarias de la Semana Mundial de la Lactancia Materna / Support to woman/nourisher in the advertising pieces of the World Breastfeeding Week
Fonte: Rev. bras. enferm;70(1):61-70, jan.-fev. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: desvendar os apoios da rede social da mulher/nutriz nas peças publicitárias da Semana Mundial da Amamentação. Método: estudo descritivo, exploratório, documental, qualitativo. Desde a coleta até a análise dessas peças, foram adotados os passos metodológicos de Gemma Penn, fundamentados na semiologia de Roland Barthes. Os resultados foram interpretados pela teoria da Rede Social de Sanícola e dos cinco tipos de apoio: presencial, emocional, instrumental, informativo e autoapoio. Resultados: em nove peças publicitárias das 22 semanas mundiais da amamentação, identificou-se/identificaram-se ator(es) da rede social da mulher/nutriz. Em cinco delas, companheiro, avó e irmão demonstraram apoio emocional e presencial à amamentação. Percebeu-se o autoapoio em três cartazes; o apoio instrumental, em um cartaz; e o apoio informativo, em cartaz algum. Conclusão: os apoios desvendados em apenas cinco peças publicitárias incluíram: emocional, presencial, instrumental e autoapoio. Nas demais, não havia apoio. Em nenhuma delas, o conjunto dos apoios foi revelado.

RESUMEN Objetivo: desvelar los apoyos de la red social de la mujer/nutriz en las piezas publicitarias de la Semana Mundial da Lactancia Materna. Método: estudio descriptivo, exploratorio, documental, cualitativo. Desde la reunión hasta el análisis de esas piezas, se adoptaron los pasos metodológicos de Gemma Penn, fundamentados en la semiología de Roland Barthes. Los resultados fueron interpretados por la teoría de la Red Social de Sanícola y de los cinco tipos de apoyo: presencial, emocional, instrumental, informativo y auto-apoyo. Resultados: en nueve piezas publicitarias de las 22 semanas mundiales de la lactancia materna, seidentificó/se identificaron actor(es) de la rede social de la mujer/nutriz. En cinco de ellas, compañero, abuelo y hermano demostraron apoyo emocional y presencial a la lactancia materna. El auto-apoyo se vio en tres carteles; el apoyo instrumental, en un cartel; y el apoyo informativo, en ningún cartel. Conclusión: los apoyos desvelados en solo cinco piezas publicitarias incluyeron: emocional, presencial, instrumental y auto-apoyo. En las demás, no había apoyo. El conjunto de los apoyos no se reveló en ninguna de ellas.

ABSTRACT Objective: to unveil the support to woman/nourisher in the advertisements of the World Breastfeeding Week. Method: This is a descriptive, exploratory, documentary, qualitative study. Since the collection until the analyses of these advertisements, we adopted the methodological steps of Gemma Penn, based on the semiology of Roland Barthes. The results were interpreted by the theory of Social Network of Sanícola and of the five types of support: companionship, emotional, instrumental, informational, and self-supportive. Results: we identified actors of the social network of the woman/nourisher in nine advertisements of the 22 world breastfeeding weeks. In five of them, partner, grandmother, and brother showed emotional and companionship support to breastfeeding. We observed self-support in three posters; instrumental support in one; and informational support in none. Conclusion: the support unraveled in only five advertisements included: emotional, companionship, instrumental, and self-supportive. In the others, there was no support. The set of supports was not revealed in any of them.
Descritores: Apoio Social
Aleitamento Materno/psicologia
Publicidade/normas
-Aleitamento Materno/métodos
Saúde Global
Pesquisa Qualitativa
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME



página 1 de 22 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde