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Id: biblio-1291916
Autor: Barros, Juliana Couto Monteiro de; Sauerbronn, João Felipe Rammelt.
Título: Marketing Social como Estratégia para o Controle do Tabagismo / Social Marketing as a Strategy for Tobacco Control / El Marketing Social como Estrategia para el Control del Tabaco
Fonte: Rev. Bras. Cancerol. (Online);67(3):e-041183, 2021.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: O marketing social é reconhecidamente uma ferramenta utilizada pela gestão de saúde coletiva no Brasil. Em se tratando especificamente da promoção da prevenção e controle do tabagismo, é importante analisar como se dá o seu uso por meio do principal órgão governamental nacional que detém essa atribuição. Objetivo: Analisar, a partir do uso do marketing social, em que nível de complexidade estão sendo propostas mudanças na sociedade em relação ao tabagismo. Método: Por meio da análise das campanhas publicitárias produzidas pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e utilizando a abordagem da análise do discurso publicitário, foi possível direcionar a investigação e compreender o processo de construção das peças publicitárias. Resultados:Após a categorização dos discursos, conforme a predominância de suas funções, foi viável relacioná-los aos níveis de mudança social pretendidos em cada peça publicitária e, com isso, compreender como o marketing social pode ser uma importante estratégia de promoção à adoção de medidas capazes de prevenir de doenças, como é o caso do câncer. Conclusão: Identificou-se a utilização do marketing social como ferramenta direcionada ao controle do tabagismo e relacionada ao nível mais complexo e avançado de mudança social e, portanto, com caráter de maior dificuldade de implementação.

Introduction: Social marketing is acknowledgedly a tool public health management uses in Brazil. In the specific case of the promotion of tobacco control and prevention, it is important to analyze how its use occurs through the main national government agency that oversees this assignment. Objective: To analyze, based in the use of social marketing, to what level of complexity changes are being proposed to the society in relation to smoking. Method: By analyzing advertising campaigns the National Cancer Institute José Alencar Gomes da Silva (INCA) produces and utilizing the advertising discourse analysis approach, it was possible to direct the investigation and understand the process of building advertising pieces. Results: After the categorization of speeches, according to the predominance of their functions, it was possible to relate them to the levels of social change intended in each advertising piece and thereby understand how social marketing can be an important strategy to promote measures capable of preventing diseases, as is the case of cancer. Conclusion: The use of social marketing was identified as a tool aimed for tobacco control and related to the most complex and advanced level of social change and therefore, difficult to execute.

Introducción: El marketing social es reconocido como una herramienta utilizada por la gestión de salud pública en Brasil. En el caso de una promoción específica de la promoción y el control del tabaco, es importante analizar cómo proporciona uso a través de la principal agencia del gobierno nacional que detecta ese uso. Objetivo: Analizar, desde el uso del marketing social, en qué nivel de complejidad se están aplicando cambios en la sociedad en relación con el tabaquismo. Método: Al analizar las campañas publicitarias producidas por el Instituto Nacional del Cáncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) y utilizando un enfoque de análisis del discurso publicitario, fue posible dirigir una investigación y comprender el proceso de construcción de piezas publicitarias. Resultados: Después de la categorización de los discursos, de acuerdo con el predominio de sus funciones, fue posible relacionar los niveles de cambio social deseados en cada pieza publicitaria y así comprender cómo el marketing social puede ser una estrategia importante para promover medidas capaces de prevenir enfermedades, como es el caso del cáncer. Conclusión: El uso del marketing social se identificó como una herramienta dirigida al control del tabaco y al nivel más complejo y avanzado de cambio social, por lo tanto, con un carácter de mayor dificultad en la ejecución.
Descritores: Tabagismo/prevenção & controle
Marketing Social
Prevenção do Hábito de Fumar
-Mudança Social
Brasil
Institutos de Câncer
Publicidade
Responsável: BR440.1 - Biblioteca Geraldo Matos de Sá . Hospital do Câncer I


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Id: biblio-1145230
Autor: Rodrigues, André Wagner Dantas; Ribeiro, Leandro Sávio Oliota; Ferreira, Enneo Arthur Aires Porto; Neto, João Ferreira Lima; Rivera, Giovani Amado.
Título: Imagem corporal do personal trainer relacionada à credibilidade profissional / Body image of personal trainer related to professional credibility / Imagen corporal del entrenador personal relacionado con la credibilidad profesional
Fonte: Pensar Prát. (Online);23, 17/04/2020. Tab, Ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo do artigo foi analisar a relação da imagem corporal com a credibilidade profissional do personal trainer na escolha do aluno. É uma pesquisa descritiva e quantitativa, com 1000 indivíduos praticantes de musculação das cidades Patos-PB e João Pessoa-PB. Foi utilizado o questionário de autoimagem Escala de Silhuetas. 17,7% e 29,6% escolheram mulheres, enquanto 15,4% e 17,1% escolheram homens na cidade de Patos e João Pessoa, respectivamente. Observa- se que o desejo da imagem corporal está relacionado à idealização da imagem corporal do personal trainer (p<0,001). Conclui-se que a imagem corporal do personal trainer pode ser um fator influente em sua escolha pelos alunos, e a exigência nesse tocante pode divergir pela diferença regional da população.

The objective was to analyze the relationship of body image with the professional credibility of the personal trainer in the student's choice. It is a descriptive and quantitative research, with 1000 individuals practitioners weight training in the cities Patos-PB and João Pessoa-PB.The self-image questionnaire Scale of Silhouettes was used. 17,7% and 29,6% chose women, while 15,4% and 17,1% chose men in the city of Patos and João Pessoa, respectively. It is observed that the desire for body image is related to the idealization of the body image of the personal trainer (p <0.001). It is concluded that the body image of the personal trainer can be an influential factor in the choice of students, and the requirement in this regard may diverge due to the regional difference of the population.

El objetivo fue analizar la relación de la imagen corporal con la credibilidad profesional del entrenador personal en la elección del alumno. Es una investigación descriptiva y cuantitativa, con 1000 individuos practicantes en entrenamiento con pesas en las ciudades Patos-PB y João Pessoa-PB. Se utilizó el cuestionario de autoimagen Escala de siluetas. 17,7% y 29,6% eliegieron mujeres, mientras que el 15,4% y 17,1% eligieron hombres em la ciudad de Patos y João Pessoa, respectivamente. Se observa que el deseo de imagen corporal está relacionado con la idealización de la imagen corporal del entrenador personal (p <0,001). Se concluye que la imagen corporal del entrenador personal puede ser un factor influyente en la elección de los estudiantes, y el requisito a este respecto puede divergir debido a la diferencia regional de la población.
Descritores: Imagem Corporal
Marketing Social
Profissionalismo
-Autoimagem
Inquéritos e Questionários
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-960465
Autor: Fernández Lorenzo, Angie; Pérez Rico, Cristina; Méndez Rojas, Vicente Eduardo; Fernández García, Carlos; Méndez Rojas, Adriana Paola; Calero Morales, Santiago.
Título: Marketing social y su influencia en la solución de problemas de salud / Social marketing and its influence in the solution of health problems
Fonte: Rev. cuba. invest. bioméd;36(3):0-0, set. 2017. tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: El marketing social es una disciplina de la mercadotecnia dirigida a influir en el comportamiento de las personas a fin de que mejoren su bienestar y el de la sociedad. Por sus características tiene potencialidades de influir en la solución de problemas de salud a nivel individual, grupal y social, en especial desde el punto de vista de las acciones de comunicación a aplicarse, como las actividades sociales, campañas sociales, charlas, relaciones públicas, ruedas de prensa, entre otras. Objetivo: El objetivo del artículo es valorar a partir del criterio de expertos, la influencia que puede ejercer el marketing social en la solución de problemas de salud en Ecuador. Métodos: Se aplicó un cuestionario para conocer el criterio de 10 especialistas de las ciencias médicas y administrativas de Ecuador, en función de la influencia que pueden ejercer los instrumentos y estrategias de comunicación de marketing social en la solución de problemas de salud. El procesamiento de los datos se realizó con Microsoft Excel, para determinar el comportamiento descriptivo de los mismos y de forma inferencial a través del Coeficiente R de Pearson. Resultados: A partir del criterio de los expertos se determinó la importancia de las actividades sociales para la solución de problemas de salud en Ecuador, en especial las campañas sociales explicativas y de desmotivación de vicios, así como los mensajes de motivación. Destacan como principales objetos de las campañas las enfermedades epidémicas y del desarrollo, y el gobierno nacional como principal agente de marketing social. Mientras que la comunidad tiene una baja participación y negativas relaciones con otras variables estudiadas. El control del proceso de comunicación limita la efectividad de las acciones de marketing social. Conclusiones: El análisis empírico desarrollado a partir del criterio de expertos permitió diagnosticar la influencia que ejerce el marketing social en la solución de problemas de salud, así como los principales instrumentos de comunicación que se emplean, los agentes más activos y algunas insuficiencias en el proceso(AU)

Introduction: Social marketing is a discipline of marketing aimed at influencing people's behavior in order to improve their well-being and that of society. Because of its characteristics, it has the potential to influence the solution of health problems at the individual, group and social level, especially from the point of view of communication actions to be applied, such as social activities, social campaigns, talks, public relations, press conferences, among others. Objective: The objective of the article is to evaluate, based on the criterion of experts, the influence that social marketing can exert on solving health problems in Ecuador. Methods: A questionnaire was applied to know the criteria of 10 specialists from the medical and administrative sciences of Ecuador, depending on the influence that can be exerted on the instruments and strategies of communication of social marketing in the solution of health problems. The data processing was done with Microsoft Excel, to determine the descriptive behavior of the same and inferential form through Pearson R Coefficient. Results: Based on the criteria of the experts, the importance of social activities for the solution of health problems in Ecuador was determined, especially the explanatory social campaigns and demotivation of vices, as well as motivational messages. The epidemic and developmental diseases are highlighted as the main objects of the campaigns, and the national government is the main agent of social marketing. While the community has low participation and negative relationships with other variables studied. Controlling the communication process limits the effectiveness of social marketing actions. Conclusions: The empirical analysis developed from the expert criterion allowed to diagnose the influence of social marketing in the solution of health problems, as well as the main communication tools used, the most active agents and some shortcomings in the process(AU)
Descritores: Marketing de Serviços de Saúde/métodos
Marketing Social/ética
-Epidemiologia Descritiva
Atenção à Saúde
Comunicação em Saúde
Promoção da Saúde/métodos
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1177113
Autor: Conde, Thais Nascimento; Seixas, Cristiane Marques.
Título: Movimento Body Positive no Instagram: reflexões sobre a estetização da saúde na sociedade neoliberal / Body Positive movement on Instagram: reflections about the aestheticization of health in neoliberal society / Movimiento Body Positive en Instagram: reflexiones sobre la estetización de la salud en la sociedad neoliberal
Fonte: RECIIS (Online);15(1):136-154, jan.-mar. 2021. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Com o avanço das tecnologias de informação, as redes sociais estão inseridas diretamente no cotidiano dos indivíduos e refletem o modo como grupos e indivíduos constroem suas relações sociais, afetivas e laborais. Considerando que a percepção sobre os corpos é influenciada pelos canais de comunicação, este trabalho procura discutir o crescimento do movimento Body Positive (BoPo) em perfis do Instagram, tendo em vista a estetização da saúde e o efeito de influência e controle que são exercidos sobre a relação dos indivíduos com seus corpos. Para tanto, toma-se como referência a análise dos mecanismos neoliberais de controle e modulação de subjetividades marcados pela exigência de desempenho máximo e pela permanente concorrência consigo mesmo e com os outros. Procura-se apresentar uma reflexão crítica sobre a capacidade de captura dos mecanismos de controle em redes sociais que, em associação ao mercado capitalista, produzem novas roupagens para antigos dispositivos de poder.

With the advancement of information technologies, social media are inserted straight in people's daily life and reflect the way groups and individuals build their social, affective, and work relations. Considering that body perception is influenced by media channels, this paper aims to discuss the Body Positive movement increase on Instagram profiles, given the aestheticization of health and the influence and control effect over the relation of individuals with their bodies. Therefore, it takes as reference the analysis of neoliberal's control and subjectivity modulation mechanisms marked by both the exigency of maximum performance and the permanent competition with itself and the others. It seeks to present a critical reflection on the capture capacity of the social media control mechanisms that, associated with a capitalist market, produces new clothes to old power dispositives.

Con el avance de las tecnologías de la información, las redes sociales se insertan directamente en la vida diaria de las personas y reflejan la forma en que los grupos y las personas construyen sus relaciones sociales, afectivas y laborales. Teniendo en cuenta que la percepción de los cuerpos está influenciada por los canales de comunicación, este documento busca discutir el crecimiento del movimiento Body Positive (BoPo) en los perfiles de Instagram, en vista de la estetización de la salud, la influencia y el efecto de control que se ejercen sobre la relación de individuos con sus cuerpos. Con este fin, se toma como referencia el análisis de los mecanismos neoliberales para controlar y modular las subjetividades marcadas por la demanda de máximo rendimiento y competencia permanente consigo mismo y con los demás. Busca presentar una reflexión crítica sobre la capacidad de capturar mecanismos de control en las redes sociales que, en asociación con el mercado capitalista, producen ropa nueva para viejos dispositivos de energía.
Descritores: Indústria da Beleza
Comunicação
Tecnologia da Informação
Rede Social
Mídias Sociais
-Vestuário
Marketing Social
Estilo de Vida
Limites: Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Texto completo SciELO Brasil
Porto, Marcelo Firpo de Souza
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Id: biblio-1055741
Autor: Porto, Marcelo Firpo de Souza.
Título: Crise das utopias e as quatro justiças: ecologias, epistemologias e emancipação social para reinventar a saúde coletiva / Crisis of utopias and the four justices: ecologies, epistemologies and social emancipation for reinventing public health
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;24(12):4449-4458, dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O artigo propõe uma leitura da crise da saúde no interior de uma crise mais ampla das utopias e da necessidade de reinventarmos a emancipação social que indique trilhas realistas de esperanças a partir do presente. Para isso propomos a articulação de quatro tipos de justiça: social, sanitária, ambiental e cognitiva. As duas primeiras são bem conhecidas do pensamento crítico e da saúde coletiva, e as duas últimas ampliam o entendimento da crise em sua natureza civilizatória, ética e planetária, marcada pelas contradições e potencial destrutivo da modernidade eurocêntrica, ocidental e capitalista. O social, na perspectiva assumida, é considerado indissociável das dimensões ecológicas, ontológicas e epistemológicas que marcarão os grandes embates na interface entre ética, política, ciência e transformação social em tempos de acirramento das várias crises, surgimento de distopias e necessária transição civilizatória. O artigo se apoia nas contribuições de três campos do conhecimento: a saúde coletiva, a ecologia política e as abordagens pós-coloniais, em especial as epistemologias do Sul de Boaventura de Sousa Santos, em torno da reinvenção da emancipação social. Ao final propomos breves reflexões para que a saúde coletiva produza alternativas sobre temas como desenvolvimento econômico, científico e tecnológico, promoção, vigilância, atenção e cuidado.

Abstract The article proposes a reinterpretation about the health crisis within a broader crisis of utopias and the need to reinvent social emancipation that can show us realistic paths of hope from the present. For this purpose, we propose the association of four types of justice: social, health, environmental and cognitive. The two first ones are well known in critical thinking and collective health, and the last two extend the understanding of the crisis in its civilizing, ethical, and planetary aspects, marked by the contradictions and destructive potential of Eurocentric, Western and capitalist modernity. The social is considered inseparable from the ecological, ontological, and epistemological dimensions in the interface between ethics, politics, science and social transformation related to the various crises and the necessary civilizational transition. The article is based on contributions from three fields of knowledge: collective health, political ecology and postcolonial approaches, especially the Epistemologies of the South, as presented by Boaventura de Sousa Santos around the reinvention of social emancipation. Finally, we propose some brief reflections for collective health to produce alternatives on topics such as economic, scientific and technological development, health promotion, surveillance, and care.
Descritores: Justiça Social
Saúde Ambiental
Saúde Pública
Liberdade
Direito à Saúde
-Violência
Guerra
Desenvolvimento Econômico
Vestuário
Colonialismo
Metáfora
Capitalismo
Marketing Social
Racismo
Violência Étnica
Desenvolvimento Sustentável/economia
Indústrias
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
Reibnitz, Kenya Schmidt
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Id: lil-594035
Autor: Rodrigues, Rosane Suely May; Reibnitz, Kenya Schmidt.
Título: Estratégias de captação de doadores de sangue: uma revisão integrativa da literatura / Strategies for attracting blood donors: an integrative literature review / Estrategias para reclutar donantes de sangre: una revisión bibliográfica integradora
Fonte: Texto & contexto enferm = Texto e contexto enfermagem;20(2):384-391, abr.-jun. 2011. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo trata de uma revisão integrativa da literatura, com o objetivo de conhecer as estratégias de captação de doadores de sangue utilizadas pelos hemocentros. O levantamento bibliográfico abrangeu as publicações nacionais e internacionais de 2000 a 2009, sendo identificados 39 textos que compuseram a amostra do estudo. Os resultados identificaram a escassez de publicação sobre o tema, sendo que os Estados Unidos da América, Brasil, Canadá e Reino Unido foram os países que mais publicaram. As estratégias encontradas para captação de doadores foram agrupadas como: acolhimento; e campanhas e estratégias educativas. Observamos a necessidade de maior socialização das estratégias de captação de doadores de sangue utilizadas pelos hemocentros, a fim de possibilitar a troca de experiências entre os serviços e, dessa forma, contribuir para o aumento da captação de doadores de sangue, na busca de novos doadores e de sua fidelização.

The intention of this integrative literature review is to better know the strategies for attracting blood donors used by blood banks (hemocenters) in Brazil. The bibliographic survey covered national and international publications from 2000 to 2009, of which 39 texts were identified to compose the study sample. The results showed a scarcity of publication on the theme, with the United States, Brazil, Canada, and the UK publishing most. The strategies found to attract blood donors were grouped as follows: welcoming; campaigns; and educational strategies. We observe the necessity for greater socialization of the strategies to attract blood donors utilized by hemocenters in order to exchange experiences between services and as such contribute to the increasing the number of blood donors in Brazil, seeking new donors and their loyalty.

Este estudio trata sobre una revisión bibliográfica integradora con el fin de conocer las estrategias que son utilizadas por los bancos de sangre para reclutar donantes. La revisión bibliográfica consideró las publicaciones nacionales e internacionales, de 2000 a 2009, donde se identificaron 39 textos que constituyeron la muestra del estudio. Los resultados mostraron la falta de publicaciones sobre el tema, y los países donde más se ha publicado son: los Estados Unidos, Brasil, Canadá y Reino Unido. Las estrategias desarrolladas para el reclutamiento de los donantes se agruparon como: estrategias de recepción, y, campañas y estrategias educativas. Se percibe la necesidad de una mayor socialización de las estrategias que son utilizadas por los bancos de sangre para reclutar los donantes, y de esa forma, contribuir a la captación de donantes de sangre, en la búsqueda de nuevos donantes y su lealtad.
Descritores: Bancos de Sangue
Doadores de Sangue
Marketing Social
Serviço de Hemoterapia
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: biblio-1104413
Autor: Martínez-Mina, Claudia Yaneth; Goellner, Silvana; Orozco-Rodríguez, Aura María.
Título: Fútbol y mujeres: el panorama de la Liga Profesional Femenina de Fútbol de Colombia / Soccer and women: the panorama of the Professional Women's Soccer League in Colombia / Futebol e mulheres: o panorama da Liga Profissional Feminina de Futebol na Colômbia
Fonte: Educ. fis. deporte;38(1):https://revistas.udea.edu.co/index.php/educacionfisicaydeporte/article/view/337254, Enero 2019.
Idioma: es.
Resumo: Problema: la liga profesional femenina de fútbol en Colombia se creó en 2017, en un momento favorable para el fútbol practicado por mujeres en el país. No obstante, al ser una liga nueva, se enfrenta a desafíos estructurales que respondan a las necesidades de los actores involucrados. Objetivo: indagar en el panorama del fútbol profesional practicado por mujeres en Colombia, a través de las narrativas de algunas jugadoras que participaron en la segunda edición de la Liga Águila Femenina, y en otras fuentes documentales. Método: estudio cualitativo, exploratorio, de carácter narrativo. Participaron 10 jugadoras profesionales, de clubes diferentes, a quienes se les hizo una entrevista semiestructurada. Además, se realizaron observaciones dirigidas, se obtuvo información de diferentes medios, y se utilizó la técnica de análisis de contenido. Resultados: se identificaron aspectos relacionados con salario, tipo de contratación, visibilidad en medios de comunicación y estructura de la liga. Conclusión: se requiere implementar acciones en el marketing deportivo, para garantizar la continuidad del fútbol profesional practicado por mujeres en Colombia.

Problem: The professional women's soccer league in Colombia was created in 2017 at a favorable time for women's soccer in the country. However, as a new league, it faces structural challenges that respond to the needs of the actors involved. Objective: To investigate the outlook of professional soccer played by women in Colombia, through narratives of some players who participated in the second edition of the Women's Aguila League, and in other documentary sources. Results: Issues related to salary, type of hiring, visibility in the media, and the structure of the league were identified. Conclusions: It is required to implement actions on sports marketing, to guarantee the continuity of professional soccer played by women in Colombia.

Problema: A liga profissional feminina de futebol na Colômbia foi criada em 2017 em um momento favorável para o futebol feminino no país. No entanto, por ser uma liga nova enfrenta desafios estruturais que respondem às necessidades dos atores envolvidos. Objetivo: pesquisar o panorama do futebol profissional jogado por mulheres na Colômbia, através das narrativas de algumas jogadoras que participaram da segunda edição da Liga Águila feminina e de outras fontes documentais. Resultados: assinalam questões relacionadas ao salário, tipo de contratação, visibilidade na mídia e estrutura da liga. Conclusões: é preciso empreender ações de marketing esportivo, a fim de garantir a continuidade do futebol profissional praticado pelas mulheres na Colômbia.
Descritores: Futebol
Mulheres
Identidade de Gênero
-Esportes
Marketing Social
Responsável: CO197.1 - Biblioteca de Educación Física


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Id: lil-536450
Autor: Lacerda, Leonardo Lincoln Leite de; Isayama, Hélder Ferreira.
Título: Lazer e marketing: considerações sobre mercado e consumo / Leisure and marketing: considerations about market and consumption
Fonte: Licere (Online);12(3), set. 2009.
Idioma: pt.
Resumo: Na atualidade, destaca-se a escassez de referencial teórico quanto às discussões entre lazer e marketing, principalmente no que se refere a publicações disponíveis em língua portuguesa. O marketing, quando relacionado às discussões do lazer, tem sido atrelado, principalmente, a atividades mercantis. Nesse sentido, o presente texto tem como objetivo discutir as imbricações entre lazer e marketing e apresentar desafios para profissionais e pesquisadores do campo do lazer que pretendem um aprofundamento sobre a temática. Como considerações finais, os princípios do marketing podem auxiliar na elaboração de estratégias para lidar com serviços públicos e privados de lazer, bem como contribuir para o desenvolvimento de propostas que utilizem meios de comunicação eficientes para agregar valor a tais vivências.

Nowadays, it can be highlighted the scarcity of studies discussing the connection between leisure and marketing, mainly in portuguese language. When marketing is related to discussions about leisure, commercial activities are emphasized. In this way, the aim of the present text was to discuss the relationship between leisure and marketing and to present challenges to professionals and researchers who intend to explore this topic. We found that marketing principles can be helpful in elaborating strategies to deal with peculiarities of public and private services of leisure, as well as they can contribute to the development of proposals that include efficient ways of communication to aggregate values to leisure experiences.
Descritores: Marketing Social
Recreação/economia
-Planejamento Estratégico
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1047572
Autor: Pinto, Pâmela Araujo.
Título: Marketing social e digital do Ministério da Saúde no Instagram: estudo de caso sobre aleitamento materno / Social and digital marketing of the Brazilian Ministry of Health on Instagram: a case study of breast-feeding / Marketing social y digital del Ministerio de Salud brasileño en el Instagram: estudio de caso sobre lactancia
Fonte: RECIIS (Online);13(4):817-830, out.-dez. 2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo mapeia as estratégias de atuação do Ministério da Saúde na rede social Instagram. Realizou-se um estudo de caso no período de agosto de 2017 a agosto de 2018 para verificar como o tema da amamentação foi abordado na rede oficial do governo brasileiro para saúde. O corpus tem 65 posts sobre a questão, que foram analisados considerando as métricas de monitoramento das redes sociais: alcance; volume; atividade; engajamento dos usuários e influência do conteúdo junto aos seguidores. Analisando as estratégias de atuação do marketing social e digital identificou-se a falta de interação e resposta aos usuários e a baixa diversidade de representação das mulheres. O levantamento aponta a necessidade de problematizar as práticas do Ministério nesta rede e propor melhorias para ampliar o diálogo com a sociedade.

This article maps out the strategies of performance of the Brazilian Ministry of Health in Instagram's social network. A case study was carried out in the period from August 2017 to August 2018 to verify how the topic of breast-feeding was approached in the official network of the Brazilian government for health. The corpus has 65 posts about that issue which were analised considering the measures to monitor social networks: scope, volume, activity, user engagement and influence of the content on the followers. Analyzing the strategies of social and digital marketing used by the Brazilian government for health, it was identified the lack of interaction with users and of response to them and the low diversity of women represented on its Instagram profile. The research points out that we need to problematize Ministry practices in this network and to propose improvements to broaden the dialogue with the society.

El artículo mapea las estrategias de actuación del Ministerio de Salud de Brasil en la red social Instagram. Se realizó un estudio de caso en el período de agosto de 2017 hasta agosto de 2018 para escudriñar como se abordó el tema de la lactancia en la red oficial del gobierno brasileño para salud. El corpus tiene 65 posts a respecto del asunto y fueron estudiados considerando las medidas para monitorizar redes sociales: alcance; volumen; actividad; interacción de los usuarios e la influencia del contenido en los seguidores. Analizando las estrategias de actuación del marketing social y digital se identificó falta de interactividad, usuarios sin respuesta y la baja diversidad de representación de las mujeres en lo perfil del gobierno brasileño en Instagram. La investigación apunta la necesidad de problematizar las prácticas del Ministerio en esta red y de proponer mejorías para ampliar el diálogo con la sociedad.
Descritores: Aleitamento Materno
Marketing Social
Mídias Sociais
Redes Sociais Online
Órgãos Governamentais
Promoção da Saúde
-Sistema Único de Saúde
Brasil
Redes Comunitárias
Política de Saúde
Relações Interpessoais
Limites: Humanos
Feminino
Recém-Nascido
Lactente
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Id: biblio-1058802
Autor: Lemos, Flávia Cristina Silveira; Costa, Nathália Dourado Frazão; Franco, Ana Carolina Farias; Côrrea, Michelle Ribeiro.
Título: Uma crítica às estratégias de comunicação na campanha do UNICEF "Está em suas mãos proteger nossas crianças" / A critical communication strategies in the UNICEF campaign "It's in your hands to protect our children" / A las estrategias de comunicación críticos en la campaña de UNICEF "Está en sus manos para proteger a nuestros hijos"
Fonte: Rev. polis psique;8(2):185-206, maio-ago. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: No contexto dos megaeventos no Brasil, foi lançada uma campanha pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) - "Está em suas mãos proteger nossas crianças" -, com o objetivo de prevenir e denunciar casos de exploração e violência contra crianças e adolescentes. As estratégias de comunicação utilizadas nos dão pistas de como os efeitos de poder circularam nesse processo, sendo importante uma análise mais minuciosa de algumas considerações genealógicas ancoradas em algumas ferramentas de Michel Foucault. Interrogamos que as estratégias usadas articularam o marketing às práticas de judicialização da vida, caindo em um denuncismo que opera a defesa e punição e pouco a rede de garantia de direitos dessas crianças e desses adolescentes. Ao dar uma resposta mais imediata, esses serviços tornam-se uma política de emergência e uma ferramenta de luta midiatizada, baseada na denúncia, na lógica penal e no negócio do social. (AU)

In the context of mega-events in Brazil, a campaign was launched by the United Nations Fund for Children (UNICEF): It's in your hands to protect our children, aiming to prevent and report instances of exploitation and violence against children and adolescents. Communication strategies used give us clues as to how the effects of power circulated in this process, an important closer examination of some genealogical considerations anchored with some tools of Michel Foucault. Questioned that the strategies articulated the marketing practices of judicialization of life; falling into a denunciation which operates the defense and punishment and little by network ensuring the rights these children and adolescents. To give a more immediate response, these services become a political emergency and tool mediated struggle, based on the complaint, the criminal and the logic of social business. (AU)

En el contexto de los megaeventos en Brasil, se lanzó una campaña por el Fondo de las Naciones Unidas para la Infancia (UNICEF): Está en tus manos para proteger a nuestros niños, con el objetivo de prevenir y denunciar los casos de explotación y la violencia contra los niños, niñas y adolescentes. Las estrategias de comunicación utilizadas nos dan pistas sobre cómo los efectos del poder circular en este proceso, un importante examen más detallado de algunas consideraciones genealógicas anclados con algunas herramientas de Michel Foucault. Cuestionaron que las estrategias articulan las prácticas de comercialización de la judicialización de la vida, cayendo en una denuncia que opera la defensa y castigo y poco a la red para garantizar los derechos de estos niños y adolescentes. Para dar una respuesta más inmediata, estos servicios se convierten en una emergencia política y herramienta mediada lucha, basado en la denuncia, la penal y la lógica de negocio social. (AU)
Descritores: Política
Nações Unidas
Poder Psicológico
Defesa da Criança e do Adolescente
Marketing Social
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