Base de dados : LILACS
Pesquisa : J01.576.423.850.600.400 [Categoria DeCS]
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Id: biblio-982806
Autor: Santana, Grez Roberta Oliveira; Machado, Taiana Ferreira; Ribeiro, Paula Ferreira de Araújo; Tiecher, Aline.
Título: Avaliação da qualidade de pepinos em conserva / Evaluation of the quality of canned cucumbers
Fonte: Rev. Inst. Adolfo Lutz;(77):1-6, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O trabalho teve como objetivo avaliar as características físicas, as físico-químicas e a rotulagemde 11 marcas de pepinos em conserva comercializados no município de Itaqui, RS. Foramrealizadas a contagem do número de pepinos nos recipientes, a determinação do diâmetro edo comprimento dos pepinos, peso bruto, peso líquido, peso drenado, espaço livre, vácuo, pH,acidez total titulável e cloretos. Os rótulos das amostras de pepinos em conserva avaliadosobedeceram às normas de rotulagem geral de acordo com a legislação. Os valores de peso líquido edrenado foram superiores aos especificados pelos fabricantes. O espaço livre no frasco continentevariou de 0,83 a 2,23 cm e o vácuo apresentou valores entre 2,67 e 8,33 pol. Hg. A acidez totaltitulável apresentou valores entre 0,48 e 0,92 g de ácido acético/100 g. O pH em todas as amostrasfoi menor do que 4,5. Os teores de cloretos variaram de 1,70 a 3,47 g de cloreto de sódio/100 g.Pode-se afirmar que os pepinos em conserva avaliados são seguros, pois apresentaram pH menorque 4,5. No entanto, as marcas comercializadas não apresentaram padrão para as demais variáveis,pois foram encontradas diferenças nesses parâmetros avaliados.

The objective of this study was to evaluate the physical, the physical-chemical characteristicsand the labeling of 11 brands of canned cucumbers commercialized in the municipality ofItaqui, RS. The cucumbers quantity, diameter, length, gross weight, net weight, drainedweight, free space, vacuum, pH, total titratable acidity and chlorides were determined. All of theevaluated canned cucumber labels complied with the general labeling standards in accordancewith the legislation. The values of liquid weight and drained weight were higher than thosestated by the manufacturers. The free space in the container ranged from 0.83 to 2.23 cm, andthe vacuum values were from 2.67 to 8.33 in pol. Hg. The titratable total acidity presented valuesfrom 0.48 to 0.92 g of acetic acid/100 g. The pH for all of the samples was less than 4.5. Thechloride contents (g sodium chloride/100 g) ranged from 1.70 to 3.47. It can be stated thatthe evaluated canned cucumbers are safe, since they presented pH lower than 4.5. However,the commercial brands did not show the standard for the other variables, as differences werefound in these evaluated parameters.
Descritores: Cucumis sativus
Rotulagem de Alimentos
Conservas de Vegetais
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação


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Id: biblio-1048744
Autor: Drub, Tainá Fernandes.
Título: Impacto das alegações relativas ao glúten sobre as escolhas dos consumidores / Impact of gluten claims on consumers choices.
Fonte: São Paulo; s.n; 2019. 92 p. graf, tab, ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Os produtos sem glúten vêm aumentando sua participação no mercado atual, direcionados a uma população com restrição alimentar, como no caso da doença celíaca. Para segurança destes consumidores, foi criada uma legislação tratando das informações contidas nos rótulos, como as alegações relativas à presença ou não de glúten nos produtos. No entanto, a alegação "NÃO CONTÉM GLÚTEN" é informação útil à indústria, no contexto de seu marketing nutricional e, assim, como um elemento de sua estratégia de concorrência. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar o impacto do marketing nutricional de alimentos sem glúten industrializados na rotulagem, sobre as escolhas alimentares de consumidores leigos, sem doença celíaca. Por meio de uma pesquisa qualitativa descritiva utilizando o método do Discurso do Sujeito Coletivo, concluiu-se que mais de 50% dos participantes recrutados seguem uma dieta livre de glúten motivados pela crença de ser saudável e auxiliar na manutenção do peso corpóreo. Estas motivações contrapõem-se à análise dos rótulos de produtos sem glúten industrializados que, apesar de estarem em conformidade com a LF 10.674/2003, são produtos, em sua maioria, ricos em carboidratos, com elevada densidade energética e sódio, cujos preços variam de 2 a 16 vezes mais que os produtos tradicionais similares. Grande parte das informações obtidas pelos participantes advém de meios virtuais como a internet e redes sociais, que promovem informação equivocada por meio de um marketing nutricional virtual que se aproveita de mitos envolvendo o glúten. Com os resultados dessa pesquisa, propõe-se o aumento de ações que visem informar corretamente a população brasileira sobre o assunto e o aprimoramento da legislação vigente determinando especificamente o local e o formato da informação básica sobre o glúten na rotulagem

Gluten-free products are increasing their share in the current market, targeting a population with food restriction, as in the case of celiac disease. For the safety of these consumers, legislation has been introduced dealing with information on labels such as claims regarding the presence or absence of gluten in products. However, the "GLUTEN FREE" claim is useful information to the industry in the context of its nutritional marketing and thus as an element of its competitive strategy. The objective of this research was to evaluate the impact of nutritional marketing of gluten-free foods by labeling processing on the food choices of lay consumers without celiac disease. Through a descriptive qualitative research using the Collective Subject Discourse method, it was concluded that more than 50% of the recruited participants follow a gluten-free diet motivated by the belief of being healthy and assisting in maintaining body weight. These motivations contrast with the analysis of processed gluten-free product labels which, while complying with LF 10.674/2003, are mostly carbohydrate-rich, high-calorie and sodium products, the prices of which vary. 2 to 16 times more than similar traditional products. Much of the information obtained by participants comes from virtual media such as the internet and social networks, which promote misinformation through virtual nutritional marketing that takes advantage of gluten myths. With the results of this research, it is proposed to increase actions aimed at correctly informing the Brazilian population about the subject and the improvement of current legislation, specifically determining the location and format of basic information on gluten in the labeling
Descritores: Marketing/instrumentação
Glutens/análise
-Doença Celíaca/dietoterapia
Rotulagem de Alimentos/legislação & jurisprudência
Responsável: BR40.1 - DBD - Divisão de Biblioteca e Documentacão do Conjunto das Químicas
BR40.1; T641.1, D794i. 30100022643-F


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-844500
Autor: Pérez, Claudia; Enrione, Javier; Díaz-Calderón, Paulo; Vicente, Isidora; Rossi, María C.
Título: Efecto del etiquetado calórico sobre la elección de un menú: estudio preliminar en Santiago de Chile / Effect of calorie labeling on menu selection: a preliminary study in Santiago, Chile
Fonte: Rev. chil. nutr;44(1):6-11, mar. 2017. graf, tab.
Idioma: es.
Projeto: CONICYT-Chile.
Resumo: Folate is an essential nutrient because mammals lack biological activity to synthesize. It different factors generate folate deficiency. Recent studies have identified that the C677T variant of the enzyme methylene tetrahydrofolate reductase (MTHFR), can play a role in serum folate concentrations (SFC) and red cell folate (RCF). The aim of this rewiev was to actualice some generalities of folate metabolism, factors related to its deficiency, biochemical indicators used to assess the nutritional status of folate and role of the C677T polymorphism of the MTHFR enzyme on the cycle of folate and methionine. It is necessary to design studies with representative samples corroborating the effect of polymorphisms on biochemical indicators of nutritional status of folate and determine the dose-response effect and contribute to modify the nutritional recommendations with the necessary scientific evidence.

El 62% de la población chilena presenta sobrepeso (dato OMS). Publicar calorías en menús de restaurantes podría ayudar a controlar este problema. El objetivo fue estudiar el efecto de la entrega de información calórica en la elección de almuerzos típicos. La metodología tuvo un enfoque cuantitativo, con encuesta on line de diseño transversal, estructurada, con preguntas abiertas y cerradas, y con escala tipo Lykert. Se obtuvo 227 respuestas válidas. Los encuestados seleccionaron un almuerzo de 3 elementos, antes y después de exponer información calórica. Los resultados mostraron que el 49% de los encuestados reduce en promedio 292 kcal, (39,2% del total de calorías en menú) al considerar la información calórica. Nuestros resultados sugieren que aproximadamente para la mitad de los encuestados, la información fue útil en la selección de menú. Esta información podría ayudar a profesionales de la Salud a crear conciencia, facilitando a los consumidores elecciones más saludables.
Descritores: Ingestão de Energia
Informação Nutricional
Alimentos
Rotulagem de Alimentos
Serviços de Alimentação
-Comportamento de Escolha
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CL334.1 - Biblioteca UBO


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Id: biblio-847400
Autor: Carneiro, Camila Magalhães; Carvalho, Paola Teixeira de; Pires, Christiano Vieira.
Título: Informação nutricional de fórmulas infantis sem lactose comercializadas em Sete Lagoas, MG / Nutritional information in infant formula without lactose marketed in Sete Lagoas-MG
Fonte: Braspen J;31(4):362-366, out.-dez. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: Fórmula infantil para lactentes com necessidades dietoterápicas específicas é aquela cuja composição foi alterada ou especialmente formulada para atender, por si só, às necessidades específicas decorrentes de alterações fisiológicas e/ou doenças temporárias ou permanentes e/ou para a redução de risco de alergias em indivíduos predispostos. Objetivo: Este trabalho objetivou avaliar a questão da conformidade das informações contidas na rotulagem de fórmulas infantis sem lactose para lactentes encontradas à venda no varejo da cidade de Sete Lagoas, MG. Método: Foram analisadas, em triplicata, amostras de cinco marcas de fórmulas infantis ditas "zero" lactose. Foram determinados os teores de proteínas, gorduras totais, carboidratos, lactose e sódio e também as informações de peso líquido. Os resultados encontrados foram comparados com as informações declaradas pelo fabricante. Resultados: Com relação ao peso líquido, ao valor energético e aos teores declarados de carboidratos, proteínas, gorduras totais e lactose, os valores declarados estavam de acordo. Já para o teor de sódio, todas as marcas apresentaram valores acima daqueles especificados nos rótulos. Conclusão: Todas as marcas analisadas podem ser comercializadas com a declaração de zero lactose. Com exceção do sódio, todas as demais informações estavam de acordo com o declarado pelos fabricantes.(AU)

Introduction: Infant formula for infants with specific dietetics needs, is one whose composition was changed or specially formulated to meet alone the specific needs arising from physiological and/or temporary or permanent illness and/or to reduce risk of allergies in susceptible individuals. Objective: This study aimed to evaluate the conformity of the information contained in the labeling of infant formula without lactose for infants found on sale at retail in the city of Sete Lagoas, MG. Methods: We analyzed in triplicate samples of five brands of said infant formula "zero" lactose. They were determined protein, total fat, carbohydrates, lactose, and sodium and also the net weight information. The results were compared to the information declared by the manufacturer. Results: Regarding to the wet weight, the energy value and the declared content carbohydrates, protein, total fat, and lactose the declared values agreed. As for the sodium content of all brands showed values above those specified on the labels. Conclusion: All the analyzed brands may be marketed with the declaration of zero lactose. Excepting sodium, all other information agreed with the declared by manufacturers.(AU)
Descritores: Informação Nutricional
Rotulagem de Alimentos/normas
Alimentos Infantis/normas
Lactose
-Manejo de Espécimes/instrumentação
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Estudos de Avaliação
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1022517
Autor: Usaga, Jessie; Aiello, Jacqueline.
Título: Detección de gluten en alimentos etiquetados como libres de gluten disponibles en el mercado costarricense / Gluten detection in foods labeled as gluten-free available in the Costa Rican marke
Fonte: Arch. latinoam. nutr;69(1):42-49, mar. 2019. tab.
Idioma: es.
Resumo: La presencia de gluten en alimentos etiquetados como libres de gluten (LG) representa una preocupación para la salud de pacientes celíacos, y personas intolerantes y sensibles a este conjunto de proteínas. Sin embargo, esto no ha sido estudiado aún en países centroamericanos. Por tanto, se investigó la presencia de gluten en alimentos etiquetados LG, manufacturados en Costa Rica y disponibles en el mercado entre los años 2016 y 2017 para determinar así el cumplimiento de las regulaciones nacionales e internacionales. Se ha estipulado que dichos alimentos deben contener <20 ppm de gluten. Un total de 173 productos fueron analizados por inmunoensayo (tres muestras por producto; cada una de un lote diferente) utilizando el kit ELISA RIDASCREEN®. 60 marcas de productos, de 32 compañías diferentes, fueron evaluadas identificando 15 categorías de alimentos LG: productos horneados, premezclas y harinas, snacks, granos y cereales, salsas, productos cárnicos, productos de origen marino, bebidas, productos lácteos, pastas, chocolates, aceites, tortillas y arepas, jaleas y mermeladas y otros. Una muestra de uno de los productos analizados presentó >20 ppm de gluten. No obstante, al menos una muestra de 49 productos diferentes (28% de los productos analizados) presentó una concentración cuantificable de gluten (>5 ppm) evidenciando una alta variabilidad en los resultados. Esta investigación evidencia el fuerte compromiso de la industria alimentaria costarricense para cumplir la norma que regula la producción de alimentos LG durante el período de estudio, aunque se alerta acerca de la necesidad de implementar mejoras en los sistemas de producción y vigilancia de estos alimentos(AU)

The presence of gluten in gluten free (GF) labelled foods represents a serious health concern to celiac patients and persons intolerant or sensitive to this set of proteins. However, this has not yet been studied in Central American countries. Therefore, the presence of gluten in foods labeled LG, manufactured in Costa Rica and available in the market, between 2016 and 2017, was investigated to determine compliance with national and international regulations. It has been stipulated that such foods must contain <20 ppm of gluten. A total of 173 products were analyzed by immunoassay (three samples per product; each from an independent batch), using the ELISA RIDASCREEN® kit. 60 product brands, from 32 different companies, were evaluated and 15 GF food categories were identified: baked products, baking mixes and flours, snacks, grains and cereals, sauces, meat products, seafood, beverages, dairy products, pasta, chocolates, oils, tortillas and arepas, jams and jellies, and others. Only one sample from one of the tested products presented >20 ppm of gluten. However, at least one sample of 49 different products (28% of products tested) presented a quantifiable concentration of gluten (>5 ppm), showing a high variability of results. This research evidences the strong commitment of the Costa Rican food industry to comply with the norm that regulates the production of LG foods during the study period, even though it warns about the need to implement improvements in the production and surveillance systems of these foods(AU)
Descritores: Doenças Autoimunes
Doença Celíaca/complicações
Dieta Livre de Glúten
Rotulagem de Alimentos
-Indústria Alimentícia
Nutrição em Saúde Pública
Análise de Alimentos
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudos de Avaliação
Responsável: VE557.1 - Biblioteca Fundación Bengoa


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Id: biblio-1021700
Autor: Rodríguez Osiac, Lorena; Cofré, Cristian; Pizarro, Tito; Mansilla, Cristián; Herrera, Cristian A; Burrows, Jaime; Castillo, Carmen.
Título: Using evidence-informed policies to tackle overweight and obesity in Chile
Fonte: Rev. panam. salud pública = Pan am. j. public health;41:1-5, 2017.
Idioma: en.
Resumo: Overweight and obesity are a global epidemic with rates having risen to alarming levels in both developed and developing countries. Chile has been no exemption, with sharp increases in obesity prevalence, especially among school-age children. This paper describes the policy actions and strategies implemented to tackle this major public health concern in Chile over the last 10 years, and highlights the main challenges and nuances of the process. Chile has taken policy action that includes front-of-package labelling, advertising regulations, and school-food restrictions. New policies focus on the social determinants of health as they relate to food environments and people's behavior. These actions are not only suitable to the current context in Chile, but are also supported by the best available scientific evidence. Moreover, the implementation of these policies has produced a broad debate involving public institutions and the food industry, with discussions issues ranging from property rights to trade barriers. Despite some differences among stakeholders, a valuable political consensus has been achieved, and several international organizations are eager to evaluate the impact of these pioneer initiatives in Latin America.
Descritores: Política Informada por Evidências
Legislação sobre Alimentos/normas
Obesidade/prevenção & controle
-Chile
Publicidade de Alimentos
Rotulagem de Alimentos/normas
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1017340
Autor: Olivares C, Sonia; Araneda F. , Jacqueline; Morales I. , Gladys; Leyton D. , Bárbara; Oyarzún M. , María Teresa.
Título: Percepción de escolares chilenos de distinto nivel socioeconómico sobre la regulación de la publicidad de alimentos / Perception of Chilean schoolchildren from different socioeconomic status on food advertising regulation
Fonte: Arch. latinoam. nutr;68(1):88-96, mar. 2018. ilus, tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: El objetivo del estudio fue analizar la percepción de escolares de 8 a 12 años, de ambos sexos, distinto nivel socioeconómico (NSE) y estado nutricional, sobre la regulación de la publicidad de alimentos y bebidas azucaradas. En un estudio de corte transversal, se aplicó una encuesta previamente validada a 812 escolares (399 niños y 413 niñas) de NSE alto y bajo en 3 ciudades del país. Los datos se analizaron según NSE y estado nutricional. La obesidad fue más prevalente en los niños de NSE bajo, quienes veían más comerciales de alimentos y bebidas en televisión y los de NSE alto en Internet y celulares. Sobre el 65% de los escolares en ambos NSE llevaba dinero para comprar alimentos en el horario escolar. En los primeros meses de entrada en vigencia de la Ley 20.606, el 80% de los niños indicaron que les gustaba ser informados de lo que contenían los alimentos y los sellos Alto en Calorías, Alto en Grasas Saturadas y Alto en Sodio fueron significativamente más importantes para los de NSE alto. El sello Alto en Azúcares fue igualmente importante en ambos NSE. Estos resultados permitirán apoyar intervenciones de educación en nutrición y marketing social que motiven la alimentación saludable en niños, padres y profesores(AU)

The objective of this study was to analyze the perception of schoolchildren, 8 to 12 years, both sex, of different socioeconomic status (SES) and nutritional status, on food and sugary beverages advertising regulation. A cross-sectional study that used a previously validated survey to 812 schoolchildren (399 boys and 413 girls) of high and low SES in 3 Chilean cities was performed. The data was analyzed according to NSE and nutritional status. Obesity was more prevalent in low-SES children. These children watched significantly more food and beverages TV ads while high SES children do it more through Internet and cell phones. Over 65% of children of both SES brought money to school to buy food. In the first months after the 20.606 Law was implemented, 80% of the children indicated that they like to be informed on food content. On the other hand, the symbols "High in Calories", "High in Saturated Fats", and "High in Sodium", were significantly more relevant for children of high SES. The symbol "High in Sugars" was equally important for children of both SES. These results will support the design of nutrition education and social marketing interventions that promote healthy eating in children, parents and teachers(AU)
Descritores: Composição de Alimentos
Publicidade de Alimentos
Obesidade Pediátrica
Rotulagem de Alimentos
-Comportamento Alimentar
Valor Nutritivo
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Tipo de Publ: Estudos de Avaliação
Responsável: VE557.1 - Biblioteca Fundación Bengoa


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Texto completo SciELO Brasil
Toma, Tereza Setsuko
Rea, Marina Ferreira
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Id: lil-283792
Autor: Toma, Tereza Setsuko; Rea, Marina Ferreira.
Título: Rótulos de alimentos infantis: alguns aspectos das práticas de marketing no Brasil / Infant food labels: some aspects of marketing practices in Brazil
Fonte: Rev. nutr. PUCCAMP;10(2):127-35, jul.-dez. 1997.
Idioma: pt.
Resumo: Foi realizado um estudo com o objetivo de avaliar como as indústrias tem se adaptado à Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactantes no que diz respeito à rotulagem e embalagem decseus produtos. Em 32 cidades de 13 estados brasileiros no período de 1995 a 1996, cerca de 125 produtos compreendendo mamadeiras, bicos, chupetas, alimentos infantis, fórmulas e leite fluidos foram analisados. Observou-se alguma tentativa de adequação à Norma, comparado a avaliações similares realizadas anteriormente. No entanto, diversos produtos permaneceram com rótulos em desacordado com as regras em todos os tipos estudados, destacando-se o caso de mamadeiras e chupetas. Nos produtos onde se exige "advertência", as vezes estas são observadas, mas precisam ser revistas devido ao não destaque que elas recebem. Monitoramentos como este devem ser periódicos para que os órgãos fiscalizadores da Vigilância Sanitária recebem subsídios para um trabalho continuado e necessário de proteção contra o marketing inapropriado de substitutos do leite materno

A monitoring study of the Brazilian Code of Marketing of Breast Milk Substitutes was carried out in l995-1996 with the objective of verifying how companies are in compliance with the Code in the question of labeling and packaging their products. In 32 cities of 13 states,125 products including feeding bottles, teats, pacifiers, infant food, formula and fluid milk were analyzed. A certain compliance was observed, in comparison to previous evaluations, done with the same methodological procedures. However, several products have not adequate labels, particularly feeding bottles and pacifiers. Rules related to "warning" need a review, because when they are accomplished, very often they are not easily seen. Routine monitoring procedures are needed to assist the competent authorities to protect breast feeding against the inappropriate marketing of commercial breast-feeding substitutes
Descritores: Aleitamento Materno
Substitutos do Leite Humano
Rotulagem de Alimentos
Alimentos Infantis
Limites: Seres Humanos
Recém-Nascido
Lactente
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: BR13.3 - Biblioteca das Faculdades de Odontologia e Nutrição


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Id: biblio-2723
Autor: Chemin, Marília Pretto; Graff, Tânia Beatriz Acosta; Hauschildt, Ana Paula.
Título: Teor de lipídeos em sorvetes de diferentes marcas, comercializados no Rio Grande do Sul / Lipid content in ice cream of different brands, marketed in Rio Grande do Sul
Fonte: Hig. aliment;30(260/261):85-89, 30/10/2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Duas amostras de sorvete sabor baunilha foram produzidas, uma com substituição de parte da gordura por fibra vegetal insolúvel "Z Trim" (com reposição de sólidos) e outra sem substituição de gordura (tradicional). As amostras foram analisadas em relação às quantidades de gorduras totais, saturadas e trans, assim como amostras de sorvetes similares, de outras marcas, comercializados em municípios de diferentes regiões do Rio Grande do Sul. O objetivo foi verificar as quantidades de gorduras dos sorvetes encontrados no mercado e comparar com as informações declaradas nos rótulos. A amostra com fibra apresentou redução de 18% de gorduras totais e de 14% de gorduras saturadas. Para trans, a alteração não foi significativa porque a amostra tradicional foi produzida com gordura low trans. Constatou-se que a fibra é uma alternativa interessante para sorvetes. Quanto à rotulagem, ao comparar-se as informações declaradas com os resultados de análises, observou-se que cinco marcas estavam em desacordo com a RDC n° 360, de 23 de dezembro de 2003 da ANVISA (BRASIL, 2003a).

Two samples of vanilla ice cream were produced. In one, part of the fat was replaced by an insoluble dietary fiber called "Z Trim" (with solids replacement) and in the other it wasn't done (traditional sample). Both samples were analyzed for the amount of total fats, saturated fats and trans fats. Samples of similar ice cream, of various brands, marketed in cities of different regions of Rio Grande do Sul, were analyzed too. The objective was to verify the amounts found in the market and compare them with the values declared on labels. The sample with fiber decreases 18% total fats and 14% saturated fats. For trans, the change was not significant because the traditional sample was produced with low trans fat. It shows that the fiber is an interesting alternative for ice cream. As for labeling, when it was compared the declared information with the analysis results, it was observed that five brands were in disagreement with ANVISA.
Descritores: Substitutos da Gordura/administração & dosagem
Ácidos Graxos Trans/administração & dosagem
Rotulagem de Alimentos
Sorvetes
-Fibras na Dieta/administração & dosagem
Indústria Alimentícia
Amostragem
Gorduras/análise
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Id: biblio-2631
Autor: Carvalho, Catherine Teixeira de; Andrade, Raiany Alves de; Pessoa, Layane Karine Barbosa; Araújo, Leonardo Bruno Aragão de.
Título: Atividade antioxidante, composição centesimal e rotulagem de frutos desidratados de goji berry (Lycium barbarum L) comercializados no municipio de Natal ­ RN / Antioxidant activity, centesimal composition and labeling of dehydrated fruits of goji berry (Lycium barbarum L) commercialized in the municipality of Natal - RN
Fonte: Hig. aliment;30(258/259):149-154, 30/08/2016. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: O goji berry tem sido amplamente utilizado em países Asiáticos para fins medicinais e como alimento funcional. O fruto apresenta uma vasta alegação terapêutica e apelo comercial, a crescente apreciação em virtude da prevenção de várias enfermidades, tem levado ao consumo de forma indiscriminada no Brasil. Diante desta problemática, esta pesquisa buscou comparar o valor nutricional do goji berry desidratado, de três marcas vendidas no comercio do município de Natal - RN, investigar as características químicas, capacidade antioxidante total (CAT) e compostos fenólicos dessas marcas e verificar se seus rótulos disponibilizavam as informações nutricionais coerentes com os resultados obtidos, conforme é exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Tratou-se de um estudo experimental com delineamento transversal, realizado em maio e junho de 2014. Foram utilizados os métodos oficiais de análise para determinação de umidade, cinzas, proteínas, lipídeos e para carboidratos foi realizado por diferenciação. A determinação da CAT baseou-se na redução de Molibdênio+6 a Molibdênio+5 pela amostra teste, e a presença de compostos fenólicos por método espectrofotométrico. Com relação à composição centesimal e comparação com o rótulo, para os teores de proteínas, marca A: 11,90%± 1,01, B: 13,90%±0,19, e marca C: 13,50%±0,83. Em relação aos teores de lipídeos, apenas a marca A estava em desacordo com seu rótulo, nas marcas B e C não houve diferenças. Para fibras, apenas a marca A demonstrou diferença significativa do seu respectivo rótulo. Pode-se afirmar que o fruto contém relevante capacidade antioxidante total e compostos fenólicos totais.

The goji berry has been widely used in Asian countries for medicinal purposes and as a functional food. The fruit has a wide therapeutic and commercial appeal claim, the growing appreciation in view of preventing various diseases has led to the use indiscriminately in Brazil. In view of this problem, the research aimedto compare the nutritional value of goji berry dehydrated, three brands sold in of Natal/RN, investigated the chemical, total antioxidant capacity (TAC) and phenolic compounds, such marks and it was verified that their labels, provide what the nutritional information consistent with results as required by the National Health Surveillance Agency (ANVISA). This was an experimental crosssectional study, conducted in May and June 2014. We used the analysis of official methods for determination of moisture, ash, protein, lipids and carbohydrates was conducted by differentiation. The determination of CAT was based on the reduction Molybdenum +5 to Molybdenum + 6 to the test sample, and the presence of phenolic compounds by the spectrophotometric method. With respect to composition and comparison withthe label for the content of proteins, brand A: 11.90 ± 1.01%, B: 13.90% ± 0.19, and brand C: 13.50% ± 0,83. Regarding lipid levels, only the A mark was at odds with its label, the marks B and C were similar. For fibers, only the A mark showed a significant difference in their respective label. One can say that the fruit contains relevant total antioxidant capacity and total phenolic compounds.
Descritores: Composição de Alimentos
Alimento Funcional
Conservação de Alimentos/métodos
Frutas/química
Antioxidantes
-Brasil
Indústria Alimentícia
Informação Nutricional
Rotulagem de Alimentos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública



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