Base de dados : LILACS
Pesquisa : J01.576.423.850.730.500.249.250 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 7 [refinar]
Mostrando: 1 .. 7   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 7 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-490450
Autor: Umisedo, Nancy Kuniko.
Título: Dose de radiação ionizante decorrente do uso de fertilizantes agrícolas / Ionizing radiation dose due to the use of agricultural fertilizers.
Fonte: São Paulo; s.n; 2007. 120 p. ilus, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Dentre os diversos agentes existentes no meio ambiente que podem nos expor a diferentes riscos e efeitos, há a radiação ionizante cujo conhecimento da dose é de importância para o efetivo controle e prevenção dos seus possíveis danos aos seres humanos e ao ambiente. A transferência de radionuclídeos dos adubos para/e dos solos para os alimentos podem resultar em incremento na dose interna ao serem consumidos pelo ser humano. Este trabalho avalia a contribuição dos fertilizantes para o aumento da dose de radiação ionizante no meio ambiente e no ser humano. Amostras de fertilizantes, de solos e de hortaliças produzidas em solos adubados foram analisadas através da espectrometria gama com o uso de um detector semicondutor de germânio hiperpuro. Medidas de dose ambiente também foram realizadas com dosímetros termoluminescentes. Nas amostras de solos adubados foram obtidos valores de atividades específicas de 36 a 342 Bq/kg para K-40, de 42 a 142 Bq/kg para U-238 e de 36 a 107 Bq/kg para Th-232. Nas hortaliças os valores variaram de 21 a 118 Bq/kg para K-40 e para os elementos da série do urânio e tório os valores foram menores que 2 Bq/kg. Para fertilizantes o valor máximo obtido foi de 5800 Bq/kg para K-40, 430 Bq/kg para U-238 e 230 Bq/kg para Th-232. As médias dos valores de fator de transferência solo-planta não foram significativamente diferentes entre os tipos de hortaliças analisados. A dose efetiva comprometida anual de 0,882 µSv devido à ingestão de K-40 das espécies estudadas é bem pequena em relação ao valor de referência de 170 µSv dada pela United Nations Scientific Committee on the Effects of Atomic Radiation (UNSCEAR, 2000). A dosimetria termoluminescente forneceu valores de taxa de equivalente de dose ambiente anual entre 1,5 e 1,8 mSv, sem diferenças entre locais cultivados e não cultivados. Através dos resultados obtidos, não foi observada uma transferência significativa de radionuclídeos dos fertilizantes para os alimentos e para os solos nas condições adotadas neste trabalho e conseqüentemente não há incremento de dose de radiação devido à prática da adubação.
Descritores: Fertilizantes/efeitos adversos
Radiação Ionizante
Radioisótopos
-Exposição Ambiental
Contaminação Radioativa de Alimentos
Exposição Ocupacional
Plantas
Medição de Radiação
Riscos de Radiação
Poluentes Radioativos do Solo
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1; 628.5, 48. 49049/2007; BR67.1; DR, 846. CM. 49050/2007


  2 / 7 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: lil-379236
Autor: Meeting of the IAEA/FAO/PAH0/WHO Coordinated Research Project on Use of Irradiation as a Public Health Intervention Measure to Control Foodborne Disease en Latin América and the Caribbean, 3.
Título: Meeting of the IAEA/FAO/PAH0/WHO Coordinated Research Project: bacground and objectives.
Fonte: Washington, D.C; Pan Américan Health Organization; 1998. 8 p.
Idioma: en.
Conferência: Apresentado em: Meeting of the IAEA/FAO/PAH0/WHO Coordinated Research Project on Use of Irradiation as a Public Health Intervention Measure to Control Foodborne Disease en Latin América and the Caribbean, 3, Havana, Nov. 16-20, 1998.
Descritores: Contaminação Radioativa de Alimentos
Microbiologia de Alimentos
Irradiação de Alimentos/efeitos adversos
Pesquisa
-Região do Caribe
América Latina
Saúde Pública
Responsável: US1.1 - HQ Library
US1.1, PAHO COLL/WA710.M494c 1998


  3 / 7 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: lil-377765
Autor: Meeting of the IAEA/FAO/PAH0/WHO Coordinated Research Project on Use of Irradiation as a Public Health Intervention Measure to Control Foodborne Disease en Latin América and the Caribbean, 2.
Título: Final report: Meeting of the IAEA/FAO/PAH0/WHO Coordinated Research Project.
Fonte: Washington, D.C; Pan Américan Health Organization; 1997. 23 p.
Idioma: en.
Conferência: Apresentado em: Meeting of the IAEA/FAO/PAH0/WHO Coordinated Research Project on Use of Irradiation as a Public Health Intervention Measure to Control Foodborne Disease en Latin América and the Caribbean, 2, Tampa, Apr. 1-5, 1997.
Descritores: Contaminação Radioativa de Alimentos
Microbiologia de Alimentos
Irradiação de Alimentos/efeitos adversos
Pesquisa
-Região do Caribe
América Latina
Saúde Pública
Responsável: US1.1 - HQ Library
US1.1, PAHO COLL/WA710.M494 1997


  4 / 7 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-368810
Autor: Olszyna-Marzys, Andres E.
Título: La radioactividad y los alimentos / Radioactivity and food
Fonte: Bol. Oficina Sanit. Panam;108(3):198-212, mar. 1990. graf.
Idioma: es.
Conferência: Apresentado em: Congreso Nacional de Toxicologia, 1, Guatemala, 8-10 sept. 1988.
Descritores: Contaminação Radioativa de Alimentos
Irradiação de Alimentos
Radioisótopos/efeitos adversos
-Liberação Nociva de Radioativos
Responsável: US1.1 - HQ Library


  5 / 7 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Lima, Francisco Carlos de
Id: lil-276668
Autor: Liparisi, Flávia; Mársico, Eliane Teixeira; Santos, Nelson Nebel; Lima, Francisco Carlos de.
Título: Determinaçäo dos teores de mercúrio em amostras de peixe-espada (Trichiurus lepturus), coletadas na Praia de Itaipú - Niterói, RJ / Determination of the level of mercury in cut-lass fish (Trichiurus lepturus), caught Itaipú beach at Niterói - RJ
Fonte: Hig. aliment;14(77):37-9, out. 2000. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Com o objetivo de determinar os teores de mercúrio em amostras de peixe-espada (Trichiurus lepturus), analisaram-se 25 exemplares capturados próximos à Praia de Itaipú, em Niterói (RJ), selecionados aleatoriamente. A determinaçäo total de mercúrio foi feita com o analisador Bacharach Coleman modelo MAS-50B, pela técnica de espectrofotometria de absorçäo atômica por arraste a frio (sem chama), segundo a metodologia de Deitz, Sell e Bristol (1973), com pequenas modificaçöes. O valor médio encontrado nas amostras estudadas foi de 0.145 ppm, sendo que em uma amostra o valor encontrado ultrapassou o limite máximo permitido pela legislaçäo brasileira de 0.5 ppm - CNNPA - Comissäo Nacional de Normas e Padröes para Alimentos (Brasil, 1975), comprovando a importância de uma constante monitorizaçäo dos teores deste metal em peixes marinhos.
Descritores: Peixes
Contaminação Radioativa de Alimentos
Mercúrio/toxicidade
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


  6 / 7 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-78694
Autor: Bertello, Luis F.
Título: Normalización de magnitudes y unidades en protección radiológico-sanitaria de alimentos / Normalization of quantity and units in protection radiological-sanitary of nutrients
Fonte: Acta bioquím. clín. latinoam;22(4):573-6, dic. 1988.
Idioma: es.
Descritores: Contaminação Radioativa de Alimentos
Sistema Internacional de Unidades/normas
-Radioatividade
Responsável: AR144.1 - CIBCHACO - Centro de Información Biomedica del Chaco


  7 / 7 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-1372
Autor: Castro, Miriam Brugnara de; Penna França, Eduardo; Mendes, Waldemar; Ramos, Sérgio Augusto; Pereira, Domingos José.
Título: Césio-137 em leite produzido em fazendas da regiäo de Angra dos Reis RJ / Cesium-137 in milk produced in farms of the region of Angra dos Reis, RJ
Fonte: An. acad. bras. ciênc;57(1):43-51, mar. 1985. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Nos efluentes líquidos e gasosos a serem descarregados no meio ambiente pela Central Nuclear Almirante Alvaro Alberto, em Angra dos Reis, os radionuclídeos de maior impacto potencial para a populaçäo säo trítio e radioisótopos de Cs,I, Co e Sr. Durante a fase preliminar dom programa pré-operacional de monitoraçäo radiológica ambiental, realizado por FURNASD Centrais Elétricas S.A., 137 Cs proveniente de resíduos de explosöes necleares, realizadas no passado na atmosfera, foi detectado em leite de apenas uma das fazendas incluídas nq programa. Este resultado pareceu estranho,levando a crer na existência de uma anomalia no solo fazenda, que tornasse o 137 Cs mais disponível do que o habitual para absorçäo por plantas, como já observado em alguns países. Visando esclarecer este assunto o Lab.de Radioisótopos do Instituto de Biofísica e o Lab.de Radiocologia de FURNAS decidiram uma série de análises de 137 Cs em amostras de leite,capim e solos coletados periodicamente nas quatro fazendas do programa. Os resultados obtidos demostraram a näo existência de uma naomalia de comportamento de 137 Cs no solo na regiäo. Os teores de 137 Cs em leite variaram de 0,05 a 0,93 Bq/1, mas os valores médios, nas quatro fazendas, näo eram estatisticamente diferentes. Numa das fazendas do programa obvservaram-se picos ocasionais da concentraçäo de 137Cs em leite. Estes parecem ser devidos ao manejo do gado, com permanência temporária em áreas nas quais os teores de 137Cs em solo e pasto säo mais elevados do que nas demais áreas da mesm5 azenda, e da regiäo em geral, devido à influência de micro-clima e erosäo de solo superficial
Descritores: Contaminação Radioativa de Alimentos/análise
Leite/análise
Radioisótopos de Césio/análise
-Poaceae/análise
Solo/análise
Responsável: BR1.1 - BIREME



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde