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Id: biblio-1117683
Autor: Souza, Layane Trindade de; Catão, Maria Aparecida Cavalcanti; Freire, Maria Eliane Moreira; Nogueira, Wynne Pereira; Fortunato, Cibelly Nunes; Silva, Ana Cristina de Oliveira e.
Título: Prevalência do uso do preservativo por trabalhadores da construção civil e fatores associados / Prevalence of condom use among construction workers and associated factors / Prevalencia del uso de condón por los trabajadores de la construcción y factores relacionados
Fonte: Rev. enferm. UERJ;28:e45752, jan.-dez. 2020.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: estimar a prevalência do uso do preservativo e os fatores associados em trabalhadores da construção civil. Método: estudo transversal, analítico, com 370 trabalhadores da grande João Pessoa, Paraíba. Considerou como variável de desfecho o uso do preservativo na última relação sexual. Utilizou-se questionário estruturado. Análise de regressão logística bivariada e múltipla foi utilizada para identificar associação entre as variáveis sociodemográficas e o uso do preservativo. Resultados: a maioria dos participantes é do sexo masculino, adultos jovens, casados e com baixa escolaridade. A prevalência estimada de uso do preservativo foi de 23,5% (IC 95%: 19,2% - 27,8%). Indivíduos com menos de 39 anos possuem 1,82 vezes mais chances de usar o preservativo e ser casado diminui (RC=0,26) as chances de uso. Conclusão: há baixa prevalência de uso do preservativo em trabalhadores da construção civil. A prevenção combinada é uma alternativa para controle das infecções transmissíveis, sendo o preservativo o principal coadjuvante.

Objective: to estimate the prevalence of condom use and the associated factors in construction workers. Method: in this crosssectional, analytical study with 370 workers from greater João Pessoa, Paraíba, Brazil, the outcome variable was condom use at last sexual intercourse. A structured questionnaire was used. Bivariate and multiple logistic regression analysis was used to identify associations between sociodemographic variables and condom use. Results: most participants were young, male adults, married and with little education. Estimated prevalence of condom use was 23.5% (95% CI; 19.2% - 27.8%). Individuals under 39 years old were found to be 1.82 times more likely to use condoms than individuals aged 40 years or older (OR = 1.82; 95% CI), while being married reduced the likelihood (OR = 0.26). Conclusion: prevalence of condom use is low among construction workers. Combined prevention is one option for controlling communicable diseases, with condoms as the main support.

Objetivo: estimar la prevalencia del uso de condón y los factores asociados en trabajadores de la construcción. Método: en este estudio transversal y analítico con 370 trabajadores del área metropolitana de João Pessoa, Paraíba, Brazil, la variable de resultado fue el uso de condón en la última relación sexual. Se utilizó un cuestionario estructurado y análisis de regresión logística bivariada y múltiple para identificar asociaciones entre las variables sociodemográficas y el uso del condón. Resultados: la mayoría de los participantes fueron jóvenes, varones adultos, casados y con poca educación. La prevalencia estimada del uso de condones fue del 23,5% (IC del 95%; 19,2% - 27,8%). Se encontró que las personas menores de 39 años tenían 1,82 veces más probabilidades de usar condones que las personas de 40 años o más (OR = 1,82; IC del 95%), mientras que estar casado redujo la probabilidad (OR = 0,26). Conclusión: la prevalencia del uso de condones es baja entre los trabajadores de la construcción. La prevención combinada es una opción para controlar las enfermedades transmisibles, con el condón como principal apoyo.
Descritores: Comportamento Sexual/estatística & dados numéricos
Saúde do Trabalhador
Preservativos/estatística & dados numéricos
Sexo sem Proteção/estatística & dados numéricos
-Brasil
Indústria da Construção
Estudos Transversais
Prevenção de Doenças
Correlação de Dados
Enfermagem do Trabalho
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Adulto Jovem
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-1284495
Autor: Souza, Juliano Mendes de 1Universidade Federal do Paraná 2Docente do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe pBrasil cCuritiba(edt); Prodrossimo, Anieli Fagiani 1Faculdades Pequeno Príncipe pBrasil cCuritiba(edt); Dias, Juliana Pitchinin Pereira 1 Faculdades Pequeno Príncipe pBrasil cCuritiba(edt); Lankilevich, Liana 1Faculdades Pequeno Príncipe pBrasil cCuritiba(edt).
Título: Validação, tradução e adaptação transcultural de instrumentos de pesquisa clínico-educacionais: uma revisão integrativa / Validation, translation and cross-cultural adaptation of clinical-educational research instruments: an integrative review
Fonte: Espaç. saúde (Online);22(1):[774], 2021. ilust, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Escalas e questionários podem participar do rastreio, diagnóstico e acompanhamento de condições médicas, por isso são importantes na prática clínica. Para que sejam utilizados em um país diferente do de origem, estes devem passar por um processo de adaptação cultural, visando garantir a validade e confiabilidade iguais ao instrumento original. Embora não exista um modelo padrão-ouro a ser seguido, quatro passos são essenciais e recomendados para este processo: tradução, tradução reversa, revisão por um comitê de juízes e pré-teste. O objetivo do estudo foi identificar quais são os processos reconhecidos cientificamente realizados para a validação de instrumentos de pesquisa direcionados à língua portuguesa do Brasil. Os artigos foram identificados na base de dados PubMed, através dos descritores validation studies AND translation AND adaptation AND cross-cultural AND Brazil. Foram selecionados 16 artigos para esta revisão, publicados entre 2017 e 2019. As metodologias de validação foram variadas, sendo que cada trabalho apresentou elementos metodológicos complementares e particulares às populações estudadas. A compilação destas metodologias permitiu evidenciar os pontos comuns que podem ser seguidos na elaboração de futuras pesquisas, buscando a construção de um roteiro unificado que permita sua utilização universal na validação e adaptação transcultural de instrumentos de pesquisa.
Descritores:
Pesquisa
Pesos e Medidas
Indústria da Construção
Inquéritos e Questionários
Adaptação
Diagnóstico
Elementos Químicos
-Descritores
Língua
Tradução
Responsável: BR2497.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1156441
Autor: Zúñiga Rosales, Yaíma; Villegas Valverde, Carlos Agustín; Torres Rives, Bárbara; Hernández Reyes, Evelyn.
Título: Diseño y optimización de un tubo policromático de citometría de flujo para inmunofenotipo linfocitario periférico / Design and optimization of a polychromatic tube of flow cytometry for peripheral lymphocyte immunophenotype
Fonte: Rev. cuba. hematol. inmunol. hemoter;36(3):e1151, jul.-set. 2020. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: La citometría de flujo permite la cuantificación de las subpoblaciones de linfocitos con una elevada sensibilidad, especificidad y objetividad. Estas ventajas solo se logran con un proceso laborioso de diseño individualizado y controlado para cada experimento. Objetivo: Diseñar un protocolo de un solo tubo policromático de citometría flujo para inmunofenotipo linfocitario periférico. Métodos: Se realizó un estudio experimental in vitro con muestras de sangre periférica obtenidas de tres voluntarios sanos, en el Centro Nacional de Genética Médica, en marzo de 2019. El tubo se compuso de seis marcadores de linaje para identificar linfocitos B, T, natural killer y natural killer T. Se desarrolló un protocolo de lisis de hematíes sin lavado. Se emplearon anticuerpos monoclonales conjugados con fluorocromos. El punto óptimo de concentración correspondió al mayor índice de tinción y conservación de los porcentajes de positividad de cada población. Se realizó la construcción progresiva del tubo y se propuso una estrategia lógica de secuencia de ventanas para el análisis de datos. Resultados: Los marcadores seleccionados permitieron realizar correctamente el inmunofenotipo linfocitario periférico. En los cinco puntos de titulación se observaron buenas discriminaciones entre las señales positivas y negativas, excepto para el anti-CD56 que presentó una tendencia decreciente del índice de tinción. El volumen total de conjugados requeridos para la determinación de los 6 antígenos fue de 3,75 μL por tubo. Conclusiones: Se obtuvo un tubo policromático que permite el inmunofenotipo periférico de forma rápida y precisa por seis antígenos linfocitarios simultáneamente, con el empleo de pequeños volúmenes de conjugado y sangre(AU)

Introduction: Flow cytometry allows quantification of lymphocyte subpopulations with high sensitivity, specificity and objectivity. These advantages are only achieved through the hardworking process of individualized and controlled design for each experiment. Objective: To design a flow cytometry protocol of a single polychromatic tube for peripheral lymphocyte immunophenotype. Methods: An experimental in vitro study was carried out, in March 2019, with peripheral blood samples obtained from three healthy volunteers, at the National Center for Medical Genetics. The tube was made up of six lineage markers for identifying natural B and T lymphocytes, natural killers and natural killer T cells. A protocol was developed for red blood cell lysis without washing. Fluorochrome-conjugated monoclonal antibodies were used. The optimal point of concentration corresponded to the highest staining index and preservation of the positivity percentages of each population. Progressive tube construction was performed and a logical window sequence strategy was proposed for data analysis. Results: The chosen markers allowed to carry out correct peripheral lymphocyte immunophenotype. Good discriminations between positive and negative signals were observed at the five titration points, except for anti-CD56, which presented a decreasing trend in the staining index. The total volume of conjugates required for determination of the six antigens was 3.75 μL per tube. Conclusions: A polychromatic tube was obtained that allows to carry out peripheral immunophenotype quickly and precisely by six lymphocyte antigens simultaneously, with the use of small volumes of conjugate and blood(AU)
Descritores: Otimização de Processos
Citometria de Fluxo/métodos
Genética Médica
-Indústria da Construção
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1143554
Autor: Rossato, Lucas; Santeiro, Tales Vilela; Barbieri, Valeria.
Título: Pensando famílias na formação em psicologia: experiência grupo-operativa com calouros / Considerations on families in psychology training: group-operative experience with beginning students / Pensando familias en la formación en psicología: experiencia grupo-operativa con novatos
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:e208770, jan.-maio 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo A instituição familiar tem sido caracterizada por pluralidade de configurações e constantes transformações nos modos de reflexão a seu respeito. Na formação em Psicologia, dialogar sobre diferentes possibilidades de ser família é necessário, pois essa instituição é tida como um dos pilares da vida psicológica das pessoas e das sociedades. Este estudo tem como objetivo geral relatar uma experiência de criação coletiva de espaço e tempo para dialogar com estudantes calouros de Psicologia sobre famílias após a exibição de filmes comerciais retratando-as. Dezesseis estudantes de universidade pública do interior de Minas Gerais participaram da pesquisa. A equipe executora foi composta por três psicólogos. Nove encontros semanais foram desenvolvidos, tendo como estratégia de coleta de dados grupos operativos de ensino-aprendizagem e filmes comerciais como recursos disparadores de diálogos. Os encontros foram audiogravados e transcritos na íntegra. Os resultados foram analisados por meio de emergentes grupais e interpretados à luz do referencial teórico da psicanálise, em especial de autores latino-americanos estudiosos de famílias. Cinco eixos de diálogos foram observados: famílias formadas por casais do mesmo sexo; famílias unipessoais; famílias com filhos adotivos; famílias extensas/ampliadas; e famílias recompostas/recasadas. Os resultados evidenciaram a importância do grupo operativo de ensino-aprendizagem como recurso a ser utilizado em ambiente de formação de psicólogos, para construção dialogada e vivenciada de saberes sobre a instituição familiar, suas potencialidades e seus limites.

Abstract The family institution has been characterized by a plurality of configurations and constant transformations in the ways of reflection about it. In Psychology training, a dialogue about different family possibilities becomes necessary, because this institution constitutes one of the pillars of the psychological life of people and societies. This study reports an experience of collective creation of space and time to dialogue with beginning Psychology students about families, after commercial films portraying them have been exhibited. Sixteen students enrolled in a public university in the countryside of Minas Gerais participated in the study. The research team was composed of three psychologists. Nine weekly meetings were held, with a duration of approximately 3 hours each, using as a data collection strategy teaching-learning operative groups and commercial films as triggering resources for dialogues. The meetings were audiographed and transcribed in full. The results were analyzed through group emergents and interpreted in the light of the theoretical framework of psychoanalysis, especially papers from Latin American authors who study families. Five dialogue axes were observed: families formed by same-sex couples; single-parent households; families with adopted children; extended/enlarged families; and recaptured/reassessed families. The results evidenced the importance of the teaching-learning operative group as a resource to be used in the training environment of psychologists, for a dialogical and experienced construction of knowledge about the family institution, its potential and limits.

Resumen La institución familiar ha sido caracterizada por la pluralidad de configuraciones y por constantes transformaciones en los modos de reflexión relacionados a ella. En la formación en Psicología, dialogar sobre diferentes posibilidades de ser familia se hace necesario, pues esa institución se caracteriza como uno de los pilares de la vida psicológica de las personas y de las sociedades. Este estudio tiene como objetivo general relatar la experiencia de creación colectiva de espacio y tiempo para dialogar con estudiantes novatos de Psicología sobre familias, después de la exhibición de películas comerciales que las retrataban. Dieciséis estudiantes de una universidad pública del interior de Minas Gerais participaron en la investigación. El equipo ejecutante fue compuesto por tres psicólogos. Se llevaron a cabo nueve encuentros semanales, teniendo como estrategia de recopilación de datos grupos operativos de enseñanza-aprendizaje y películas comerciales como recursos disparadores de diálogos. Los encuentros fueron grabados en audio y después transcritos en su totalidad. Los resultados fueron analizados por medio de emergentes grupales e interpretados a la luz del referencial teórico del psicoanálisis, en especial de autores latinoamericanos que estudian las familias. Se observaron cinco ejes de diálogos: familias formadas por parejas del mismo sexo; familias unipersonales; familias con hijos adoptivos; familias amplias/ampliadas; y familias recompuestas/recasadas. Los resultados evidenciaron la importancia del grupo operativo de enseñanza-aprendizaje como el recurso a ser utilizado en la formación de psicólogos, para construcción dialogada y vivenciada del saber sobre la institución familiar, sus potencialidades y límites.
Descritores: Psicologia
Estudantes
Universidades
Família
Características da Família
-Papel
Psicanálise
Pesquisa
Recursos Audiovisuais
Sociedades
Ensino
Tempo
Indústria da Construção
Coleta de Dados
Estratégias de Saúde
Conhecimento
Vida
Relatório de Pesquisa
Criança Adotada
Respeito
Recursos em Saúde
Aprendizagem
Filmes Cinematográficos
Pessoas
Limites: Humanos
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1154214
Autor: ARANTES, Valéria Amorim; PINHEIRO, Viviane Potenza Guimarães.
Título: Purposes in life of young Brazilians: identities and values in context / Projetos de vida de jovens brasileiros: identidades e valores em contexto
Fonte: Estud. Psicol. (Campinas, Online);38:e200012, 2021. tab.
Idioma: en.
Resumo: The aim of the article was to analyze the purposes in life of young Brazilians. A total of 560 students, aged 15-19 years, from the five geopolitical regions of Brazil, answered an open questionnaire developed by the Stanford Center on Adolescence and adapted to the specificities of the research. The data were analyzed using the Theory of Organizing Models of Thinking, which enabled us to identify six models of purposes. Most young people expressed their life purposes as a natural course of life or as an idealized dream; most of them also presented a self-centered view of their purposes, focused on their own accomplishments. The results reveal an association between life purposes and identity of young Brazilians in the interaction with collective values, particularly regarding the overcoming of economic difficulties and financial achievements.

O artigo tem como objetivo analisar os projetos de vida de jovens brasileiros. Quinhentos e sessenta estudantes, com idade entre 15 e 19 anos, representantes das cinco regiões geopolíticas do Brasil responderam um questionário aberto formulado pelo Stanford Center on Adolescence e adaptado aos propósitos do trabalho. Os dados foram analisados por meio da Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento e permitiram a identificação de seis formas de projetar o futuro. Observou-se que a maioria dos jovens entende seus projetos de vida como um curso natural da vida ou como um sonho ou idealização, assim como apresentam uma visão de futuro altamente centrada no eu e em suas próprias conquistas. Os resultados evidenciam a articulação da construção dos projetos de vida dos jovens brasileiros à formação de suas identidades na interação com os valores coletivos, em especial em relação à superação de dificuldades econômicas e a conquistas financeiras.
Descritores: Indústria da Construção
Adolescente
Projetos
Estresse Financeiro
Limites: Humanos
Adolescente
Responsável: BR27.1 - Biblioteca do Campus II


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Id: biblio-1096869
Autor: Organización Panamericana de la Salud.
Título: COVID-19: medidas de prevención en obras. Medidas de prevención para evitar el contagio y la propagación del coronavirus en obras - versión 1.0 (abril de 2020) / COVID-19: prevention measures in works. Prevention measures to avoid contagion and spread of the coronavirus in works - version 1.0 (April 2020).
Fonte: Washington; Organización Panamericana de la Salud; abr. 30 , 2020. 17 p.
Idioma: es.
Resumo: Ante la emergencia COVID-19, la OPS y UNOPS presentan en este documento diversas medidas de prevención para evitar el contagio y la propagación en zonas de construcción.
Descritores: Pneumonia Viral/prevenção & controle
Indústria da Construção/instrumentação
Saúde do Trabalhador/normas
Infecções por Coronavirus/prevenção & controle
Pandemias/prevenção & controle
Betacoronavirus
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1132260
Autor: Mikami, Rafael Jansen; Kummer, Ana Carolina Barbosa; Döll, Maria Magdalena Ribas.
Título: Leaching of Pervious Concrete Produced Using Mixed Recycled Aggregates
Fonte: Braz. arch. biol. technol;63:e20180408, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Waste produced by the construction sector is a problem that has grown over the last few years. Construction and demolition waste makes up about 50% by mass of the total solid waste produced in Brazil. One alternative by which to reduce this volume is recycling this material in the form of aggregates. However, it is necessary to analyze the environmental risk that the use of recycled aggregates can entail for adjacent soil and the water table. The purpose of this work was to evaluate pervious concrete samples that contained recycled aggregates and to subject them to leaching tests. The results were compared with the limits established by the Italian methodology. Aggregates with 10, 25, 50, and 100% ceramic were used, as well as a recycled concrete aggregate and a natural aggregate. With the exception of the 25% ceramic trial, all the treatments introduced chromium to the water in which they were immersed, with accumulated concentrations varying from 0.009 to 0.099 mg L-1. Cadmium was found in higher quantities, with cumulated concentrations between 0.104 and 0.417 mg L-1. Sulfate concentrations were higher after 24 h of immersion, with a maximum release of 71.7 mg L-1. The concrete made with 100% ceramic aggregate leached more chromium and sulfate than the other aggregates.
Descritores: Água/análise
Resíduos Sólidos
Indústria da Construção
Percolação/métodos
Cerâmica/química
Riscos Ambientais
-Brasil
Reciclagem
Itália
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1147586
Autor: Gutiérrez-López, Carolina.
Título: Construcción y validación del instrumento "Conocimien-tos para la detección del abuso sexual en la infancia" / Construction and validation of the instrument "Knowledge for the detection of se-xual abuse in childhood" / Construção e validação do instrumento "Conhecimento para a detecção de abuso sexual nas crianças"
Fonte: Rev. cienc. cuidad;18(1):42-53, 2021.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Construir y evaluar la validez de un instrumento que mida los conocimientos que tienen los estudiantes de enfermería y medicina sobre la detección del abuso sexual en menores de 18 años Materiales y métodos: Descriptivo, cuantitativo-transversal. Se diseñó una escala de 44 ítems agrupados en cinco categorías. A continuación, se realizó una prueba de validez aparente con análisis de estadística descriptiva. Posteriormente, se efectuó la validez de contenido, determinando la razón (CVR) para cada uno de los ítems, así como el índice de validez de contenido global (CVI), basado en el modelo de Lawshe, con un criterio de calificación mayor o igual 0,58. Resultados: En la validez aparente, 18 ítems obtuvieron un porcentaje ≥ 75 % con un óptimo cumplimento en los tres criterios; en 12 ítems se observaron dos criterios > 75 a 100%; 9 ítems con 1 criterio >75% y 5 ítems no cumplieron con ningún criterio <65%. Para la validez de contenido, la escala de 44 ítems obtuvo un CVR < 0.58 para 19 ítems, lo que indica que los ítems presentan un des-acuerdo en el criterio. Con respecto a la segunda medición, se eva-luó la escala con 38 ítems, observando una alta validez de contenido >0,58 para 35 ítems y un índice de validez global satisfactorio de 0.88; se eliminaron tres ítems con bajo índice de contenido. Conclu-sión: La escala diseñada demuestra validez para 35 ítems. Se sugiere continuar con el proceso de validez del constructo y de confiabilidad para que pueda ser implementado en otras culturas.

Objective: To construct and evaluate the validity of an instrument that measures the knowledge that nursing and medical students have about the detection of sexual abuse in children under 18 years of age. Materials and methods: Descriptive, quantitative-cross-sectional. A scale of 44 items grouped into five categories was designed; tests of apparent validity were carried out with descriptive statistical analysis; then, content validity was carried out, where the reason (CVR ) for each of the items and the global content validity index (CVI), based on the Lawshe model, were determined, with a higher qualification criterion ≥ 0.58. Results: In apparent validity, 18 items obtained a percentage ≥ 75% with optimal compliance in all three criteria; 12 items met two criteria > 75 to 100%, 9 items met one criterion > 75%, and 5 items did not meet any criterion < 65%. For content validity, the 44-item scale obtained a TRC < 0.58 for 19 items, which indicates that the items present a disagreement in the criteria. For the second measurement, the scale was evaluated with 38 items, observing a high content validity >0.58 for 35 items and a satisfactory global validity index of 0.88; three items with a low content index were eliminated. Conclusion: The scale finally designed demonstrates validity for 35 items; it is suggested to continue with the process of construct validity and reliability so that it can be implemented in other cultures.

Objetivo: Construir e avaliar a validade de um instrumento que mensure os conhecimentos que têm os estudantes de enfermagem e medicina sobre a detecção do abuso sexual em menores de 18 anos. Materiais e métodos: Descritivo, quantitativo, transversal. Formulou-se uma escala de 44 itens agrupados em cinco categorias. Realizou-se uma prova de validade aparente com empregan-do-se estatística descritiva. Posteriormente, efeituou-se a validade de conteúdo, determinando a razão (CVR) para cada um dos itens, assim como o índice de validade de conteúdo global (CVI), baseado no modelo de Lawshe, com um critério maior ou igual a 0,58. Resultados: Na valida-de aparente 18 itens obtiveram percentuais ≥ 75% com óptimo cumprimento dos três critérios; em 12 itens observaram-se critérios > 75% a 100%; 9 itens com um critério >75% e 5 itens não cumpriram com nenhum critério <65%. Para a validade de conteúdo, a escala de 44 itens obteve um CVR <0,58 para 19 itens, indicando que apresentavam discordância no critério. Na segunda medição, avaliou-se o instrumento com 38 itens, observando-se alta validade de conteúdo >0,58 para 35 itens e um índice de validade global satisfatório de 0,88. Eliminaram-se três itens com baixo índice de conteúdo. Conclusão: O instrumento formulado demostrou validade para 35 itens. Sugere-se continuar no processo de validade de constructo e confiabilidade para poder ser utilizado em outras culturas.
Descritores: Abuso Sexual na Infância
-Indústria da Construção
Reprodutibilidade dos Testes
Responsável: CO648.1


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Id: biblio-1140170
Autor: Cunha, Mila Silva; Campos, Hudson Manoel Nogueira; Mattos, Mússio Pirajá.
Título: A formação construtivista de educandos de farmácia na gestão do sus: abordagens e contribuições para ambientes virtuais de aprendizagem / The constructive education of pharmacy students in sus management: approaches and contributions to virtual learning environments / La formación constructiva de educandos de farmacia en la gestión del sus: enfoques y contribuciones en entornos virtuales de aprendizaje
Fonte: Rev. baiana saúde pública;43(1):288-300, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: A educação construtivista é uma excelente alternativa para direcionar uma formação farmacêutica com as competências necessárias para atuar no âmbito da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Este artigo tem como objetivo relatar a vivência do ambiente virtual como ferramenta de formação construtivista em saúde. Trata-se da experiência entre educador e educandos do curso de farmácia, com uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem baseadas no construtivismo. Em busca dessa construção, foi utilizado o webfólio como ferramenta de formação construtivista na disciplina práticas em saúde coletiva II: gestão. Assim, a proposta de utilização desse método é fundamentada à luz da obra de Paulo Freire em simbiose com Manoel de Barros. O processo de aprendizagem com a construção do webfólio e viagem educacional permitiu refletir sobre a realidade da nossa sociedade e a formação de agentes transformadores para gestão do SUS. Assim, os educandos foram empoderados e sensibilizados a seguir com o compromisso de reproduzir a corresponsabilidade no âmbito profissional, buscando a qualidade do atendimento com vistas à integralidade da assistência ao cuidado. A utilização dessas ferramentas foi assertiva por estimular uma formação por competências, interdisciplinaridade, interprofissionalidade, além de permitir nos maravilharmos com novas experimentações por meio de uma sociedade que muda permanentemente.

Constructivist education is an excellent alternative to direct pharmaceutical training with the necessary skills to act within the scope of the Unified Health System (SUS) management. This article reports the experience of virtual environments as a tool for constructivist education in health, namely the experience between educator and Pharmacy students with use of active teaching-learning methodologies based on constructivism. A webfólio was used as a tool for constructivist training in the discipline Practices in Collective Health II: Management. Thus, the theoretical framework is based on the work of Paulo Freire and Manoel de Barros. The learning process with the construction of the webfólio and educational trip allowed to reflect on the reality of our society and the formation of transforming agents for SUS management. Thus, the students were empowered and sensitized to follow the commitment to reproduce co-responsibility in professional settings, seeking the quality of care while aiming for the integrality of care. The use of these tools was assertive as it stimulated education based on competences, interdisciplinarity, interprofessionality, in addition to allowing us to marvel at new experiments through a society that changes permanently.

La educación constructivista es una excelente alternativa para brindar la formación farmacéutica con las competencias necesarias para actuar en el ámbito de la gestión del Sistema Único de Salud (SUS). Este artículo tiene como objetivo relatar la vivencia del ambiente virtual como una herramienta de formación constructivista en salud. Esta es la experiencia entre educador y alumnos del curso de Farmacia con el uso de metodologías activas de enseñanza-aprendizaje basadas en el constructivismo. Para esa construcción se utilizó el webfólio como herramienta de formación constructivista en la disciplina Prácticas en Salud Colectiva II: Gestión. Así la propuesta de utilización de este método está fundamentada bajo la luz de la obra de Paulo Freire en simbiosis con Manoel de Barros. El proceso de aprendizaje con la construcción del webfólio y el viaje educativo permitió reflexionar sobre la realidad de nuestra sociedad y la formación de agentes transformadores para la gestión del SUS. Los estudiantes fueron empoderados y sensibilizados a seguir con el compromiso de reproducir la corresponsabilidad en el ámbito profesional, buscando la calidad de la atención para la integralidad de la asistencia al cuidado. La utilización de esas herramientas permitió estimular una formación por competencias, interdisciplinaridad, interprofesionalidad, además de sorprendernos con nuevas experiencias en una sociedad que cambia permanentemente.
Descritores: Farmácia
Qualidade da Assistência à Saúde
Estudantes de Farmácia
Sistema Único de Saúde
Indústria da Construção
Responsável: BR15.1 - Biblioteca de Ciências Biomédicas


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Id: lil-252054
Autor: Martínez, María del Carmen.
Título: Aplicación y evaluación de una estrategia de intervención en trabajadores expuestos a niveles elevados de ruido / Evaluation and application of a strategy of intervention in workers etposed a highs leveles of noise
Fonte: Salud trab. (Maracay);5(2):71-79, jul. 1997. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: En esta investigación se toman 13 trabajadores expuestos a niveles elevados de ruido, en una industria de manufactura del vidrio, los cuales participaron en la implementación y la evaluación de un Programa de Conservación Auditiva (PCA), durante un período de 9 años. Se realizó el diagnóstico de la situación en 1988 tanto ambiental, como de la capacidad auditiva de los trabajadores y luego se implementó el PCA, el cual se evaluó 9 años después (1996). El Programa de Promoción y Capacitación de 826 horas-hombre formación, fue fundamental, ya que se logró concientizara trabajadores y empleadores para poder implementar diferentes medidas del control de la exposición, tales como: reubicación de 2 puestos de trabajo en áreas menos ruidosa, dotación y uso de protección personal adecuada y confortable, traslado de 2 trabajadores a otros departamentos con menor nivel de exposición y construcción e instalación de una cabina de trabajo. Durante el período de 9 años de investigación se practicaron 72 evaluaciones audiométricas con un promedio de 5,5 audiometrías por trabajador. El impacto de las medidas correctivas aplicadas fue la prevención de nuevos casos de Hipoacusia Inducida por Ruido y que no incrementó el grado de lesión auditiva en los casos diagnosticados, a pesar del incremento significativo en la edad y tiempo de exposición del grupo en estudio. Al inicio del estudio el 38,5 por ciento de los trabajadores refirió manifestaciones auditivas y el 23,1 por ciento manifestaciones extra-auditivas, el evaluar el PCA solo el 7,7 por ciento refirió síntomas auditivos y el 100 por ciento no refirió manifestaciones extra-auditivas(AU)

In the present investigation, 13 glass factory workers exposed to loud noise participated in the implementation and evaluation of a Hearing Conservation Program (HCP) during a period of nine years. The environmental conditions as well as the hearing ability of the workers were assessed. At this point, the HCP was implemented, and 9 years later in 1996, it was evaluated. The training and Advancement Program of 826 man training hours was basic because it instilled an awareness in the workers which led to the implementation of measures to control exposure such as: the re-location of two work places in a less noisy area; the equipping of personnel with protective gear; the transfer of two workers to departments with less noise, and the construction of a work stall. During the nine years of research, 72 audiometric tests with an average of 5,5 audiometry per worker were made. The results of the corrective measures taken led to the prevention of new cases of noise-induced hearing loss and the non-increase of the degree of additive impairment in those cases in which impairment had already been diagnosed despite the significant increase in age and exposure time of the group being studied. At the beginning of the study, 38,5 % of the workers complained of impaired hearing and 23,1 % had extra-auditive symptoms of impaired hearing. An evaluation of the HCP, only 7,7 % had auditive symptoms auditive of hearing loss and the whole group (100 %) had no extra-auditive manifestations(AU)
Descritores: Audiometria
Indústria da Construção
Local de Trabalho
Proteção Pessoal
Audição
Categorias de Trabalhadores
-Tempo de Exposição
Estudos de Avaliação como Assunto
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: VE1.1 - Biblioteca Humberto Garcia Arocha



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