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Id: biblio-1286370
Autor: Ribeiro, Anna Luísa Torres; Araújo, Éverton Fernandes de; Pinho, Isla Vitória Oliveira Sousa de; Melo, Manuela Costa; Martins, Ruth Geralda Germana; Lara, Caren Castelar Queiroz.
Título: Avaliação de tecnologia educativa para crianças com diabetes: estudo metodológico / Evaluación de tecnología educativa para niños con diabetes mellitus tipo I: estudio metodológico / Evaluation of educational technology for children with type I diabetes mellitus: methodological study
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;25(5):e20200282, 2021. tab, graf.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq.
Resumo: Resumo Objetivos descrever o processo de elaboração e avaliação de tecnologia educativa destinada à promoção do cuidado de crianças com diabetes. Método pesquisa metodológica desenvolvida em duas fases: elaboração e avaliação. A fase de elaboração compõe: revisão de literatura; diagnóstico situacional e elaboração das ilustrações; layout; design e textos. Aplicou-se a escala Likert para a avaliação de conteúdo. Os dados foram analisados por meio do coeficiente alfa de Cronbach, Índice de Validade de Conteúdo e nível de concordância. Resultados a definição da temática teve como base as demandas percebidas no diagnóstico situacional e a revisão de literatura. A seleção das imagens foi realizada por meio de fotografias, banco de imagens e Illustrator. As informações foram construídas como história em quadrinhos com o auxílio de designer gráfico. A tecnologia, avaliada por 12 profissionais de saúde, demonstrou nível de confiabilidade satisfatório conforme o coeficiente alfa de Cronbach (0,7121). O Índice de Validade de Conteúdo (0,875) e o nível de concordância (91,67) foram classificados como altos. Conclusão este estudo apresentou considerações relevantes na promoção do cuidado e no aumento do escopo de possibilidades de intervenções do profissional de saúde na perspectiva do cuidado centrado na criança e na família.

Resumen Objetivos describir el proceso de elaboración y evaluación de tecnología educativa orientada a promover la atención de niños con diabetes. Método investigación metodológica desarrollada en dos fases: elaboración y evaluación. La fase de elaboración comprende: revisión de la literatura; diagnóstico situacional y elaboración de las ilustraciones; layout; design y textos. Se aplicó la Escala Likert para evaluar el contenido. Los datos se analizaron mediante el coeficiente alfa de Cronbach, el índice de validez de contenido y el nivel de acuerdo. Resultados la definición del tema se basó en las demandas percibidas en el diagnóstico situacional y revisión de la literatura. La selección de imágenes se realizó a través de fotografías, banco de imágenes e Illustrator. Las informaciones se construyeron como un cómic con la ayuda de un diseñador gráfico. La tecnología, evaluada por 12 profesionales de la salud, mostró un nivel satisfactorio de confiabilidad, según el coeficiente alfa de Cronbach (0,7121). El índice de validez de contenido (0,875) y el nivel de acuerdo (91,67) se clasificaron como altos. Conclusión este estudio presentó consideraciones relevantes en la promoción del cuidado y un aumento en el alcance de las posibilidades de intervención por parte del profesional de la salud, desde la perspectiva del cuidado centrado en el niño y en la familia.

Abstract Objectives to describe the process of development and evaluation of an educational technology aimed at promoting the care of children with diabetes. Method a methodological research developed in two phases: elaboration and evaluation. The elaboration phase comprises: literature review; situational diagnosis and elaboration of illustrations; layout; design and texts. A Likert scale was applied for content evaluation. The data were analyzed using Cronbach's alpha coefficient, Content Validity Index, and level of agreement. Results The definition of the theme was based on the demands perceived in the situational diagnosis and literature review. The selection of images was made through photographs, image banks, and Illustrator. The information was built as a comic book with the help of a graphic designer. The technology, evaluated by 12 health professionals, showed a satisfactory level of reliability according to Cronbach's alpha coefficient (0.7121). The Content Validity Index (0.875) and the level of agreement (91.67) were classified as high. Conclusion this study presented relevant considerations in promoting care and increasing the scope of possibilities of health professional interventions from the perspective of child- and family-centered care.
Descritores: Educação em Saúde
Tecnologia Educacional
Diabetes Mellitus Tipo 1
-Autocuidado
Aprendizagem
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adulto
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Id: biblio-1222892
Autor: Caroliny Pereira, Barbara; Aparecida de Freitas, Lara; Coelho Leite Fava, Silvana Maria; Albino da Silva, Simone; Rodrigues Resck, Zélia Marilda.
Título: La tecnología educativa en el proceso de enseñanza-aprendizaje en la enfermería desde un análisis de la teoría interaccionista de Vygotski / Educational technology in the teaching-learning process in nursing from an analysis of the interactional theory of Vygotski
Fonte: Horiz. enferm;29(3):251-262, 2018. ilus.
Idioma: es.
Resumo: OBJETIVO: analizar el uso de tecnología como estrategia en el proceso de enseñanza-aprendizaje en la enfermería a la luz de la Teoría Interaccionista de Vygotski. MÉTODO: Estudio teórico-reflexivo, elaborado a partir de una Revisión Narrativa, se lanzó como referencial el modelo de aprendizaje de Vygotski, Teoría Interaccional. RESULTADOS: Se identificaron 11 artículos que atendieron los criterios de inclusión y fueron codificados en la siguiente categoría: "Tecnología como estrategia de enseñanza-aprendizaje en la enfermería a la luz de la Teoría Interaccionaria de Vygotski", en la que posibilitó discutir y reflexionar sobre la docencia, práctica clínica y actuación de la enfermería frente a la tecnología. CONCLUSIÓN: La literatura trae en relación al proceso enseñanza-aprendizaje a la luz de la teoría interaccionista de Vygotski la importancia de la presencia del profesor como mediador/facilitador y las tecnologías como complemento para facilitar el aprendizaje y posibilitar una mayor interacción entre alumnos y alumnos-profesores.

OBJECTIVE: to analyze the use of technology as a strategy in the teaching-learning process in nursing in light of Vygotsky's Theory of Interaction. METHOD: Theoretical-reflexive study, elaborated from a Narrative Review, Vygotsky's learning model, Interaccional Theory was launched as a reference. RESULTS: Eleven articles were identified that met the inclusion criteria and were codified in the following category: "Technology as a teaching-learning strategy in nursing in the light of Vygotsky's Interactional Theory", in which it was possible to discuss and reflect on teaching, clinical practice and nursing action in front of technology. CONCLUSION: Literature brings in relation to the teaching-learning process in light of the interactionist theory of Vygotsky the importance of the presence of the teacher as mediator / facilitator and technologies as a complement to facilitate learning and enable greater interaction between students and students ­teachers.
Descritores: Tecnologia Educacional
Informática em Enfermagem/educação
Educação em Enfermagem
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1283284
Autor: Rodríguez Enríquez, Carolina; Doninalli, Marián.
Título: Innovando en tiempos de pandemia: estrategias de enseñanza enriquecidas con tecnologías dirigido a estudiantes de ciencias de la salud en redes sociales / Innovating in times of a pandemic: teaching strategies enriched with technologies aimed at students of health sciences in social networks / Inovando em tempos de pandemia: estratégias de ensino enriquecidas com tecnologias voltadas para estudantes de ciências da saúde nas redes sociais
Fonte: Rev. urug. enferm;16(2):1-14, jul. 2021.
Idioma: es.
Resumo: La experiencia que relatamos corresponde al re-diseño y dictado de una Unidad Curricular Optativa de Licenciatura de Facultad de Enfermería, y electiva para otras Facultades del área de ciencias de la salud de la Universidad de la República, Uruguay. Con el nombre Uso adecuado de redes sociales: una responsabilidad ciudadana, se plantea conformar el perfil de egreso contribuyendo a la comprensión epistemológica de la disciplina e interacción con la sociedad en la era digital a partir del intercambio y producción de contenidos en y para los espacios donde se encuentra y comunica la sociedad. Diseñada en modalidad semipresencial y a través de redes sociales, debió ser codiseñada ante el contexto de Pandemia que caracterizó el año 2020 para dictarse en línea. El Entorno Virtual de Aprendizaje, designado por la Universidad de la República, dio soporte a los intercambios y al trabajo grupal. La asignatura se dictó en línea con un sistema de asesoramiento pedagógico por parte de los docentes a cargo durante todo el proceso. La metodología de enseñanza se basó en una dinámica de participación-acción y trabajo colaborativo. Los resultados cuantitativos indican que el 73% de los estudiantes aprobaron el curso. A su vez el alcance cualitativo muestra alto interés por la mejora de las prácticas en redes sociales como ciudadanos y futuros profesionales, alcanzado a partir de la reflexión de esta práctica al ocupar el lugar de prosumidores de contenidos en redes sociales.

The experience that we relat corresponds to the re-design and delivery of an Optional Curriculum Unit of the Bachelor of the Faculty of Nursing, and elective for other Faculties of the area of health sciences of the University of the Republic, Uruguay. With the name Proper use of social networks: a civic responsibility, it is proposed to shape the graduation profile contributing to the epistemological understanding of the discipline and interaction with society in the digital age from the exchange and production of content in and for spaces where society meets and communicates. Designed in a blended mode, with face-to-face meetings outside the academic field and online through social networks, it had to be co-designed in the context of the Pandemic that characterized the year 2020 to be dictated online. The Virtual Learning Environment, designated by the University of the Republic, gave support to exchanges and group work. The subject was taught online with a pedagogical advisory system by the teachers in charge throughout the process. Regarding the teaching methodology, it was based on a dynamic of participation-action and collaborative work. The quantitative results indicate that 73% of the students passed the course. At the same time, the qualitative scope shows a high interest in improving practices in social networks as citizens and future professionals, achieved from the reflection of this practice by occupying the place of content prosumers for social networks.

A experiência que relatamos corresponde ao redesenho e entrega de uma Unidade Curricular Opcional do Bacharelado da Faculdade de Enfermagem e eletiva para outras Faculdades da área de ciências da saúde da Universidade da República, Uruguai. Com a denominação Uso adequado das redes sociais: uma responsabilidade cívica, propõe-se moldar o perfil da graduação contribuin-do para a compreensão epistemológica da disciplina e interação com a sociedade na era digital a partir da troca e produção de conteúdos nos e para os espaços onde a sociedade se encontra e se comunica. Projetado de forma mista, com encontros presenciais fora do campo acadêmico e online por meio de redes sociais, teve que ser co-projetado no contexto da Pandemia que caracterizou o ano de 2020 para ser ditado online. O Ambiente Virtual de Aprendizagem, designado pela Universidade da República, deu suporte a intercâmbios e trabalhos de grupo. A disciplina foi ministrada online com sistema de aconselhamento pedagógico pelos professores responsáveis ao longo do processo. Quanto à metodologia de ensino, esta se baseou em uma dinâmica de participação-ação e trabalho colaborativo. Os resultados quantitativos indicam que 73% dos alunos foram aprovados no curso. Ao mesmo tempo, o escopo qualitativo mostra um alto interesse em aprimorar as práticas nas redes sociais como cidadãos e futuros profissionais, conquistado a partir da reflexão dessa prática por ocupar o lugar de prossumidores de conteúdo para as redes sociais.
Descritores: Estudantes de Enfermagem
Uruguai
Tecnologia Educacional
Educação em Enfermagem
Pandemias
Rede Social
COVID-19
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: UY7.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1004066
Autor: Costa, Cicero Ivan Alcantara; Pacheco, Sandra Teixeira de Araújo; Soeiro, Gabriella; Adame, Déborah Gomes; Peres, Patricia Lima Pereira; Araújo, Bárbara Bertolossi Marta de.
Título: Construção e validação de materiais educativos para criança com doença crônica: uma revisão integrativa / Construction and validation of educational materials for children with chronic disease: an integrative review / Construcción y validación de materiales educativos para niños con enfermedad crónica: una revisión integrativa
Fonte: Rev. enferm. UERJ;26:e34208, jan.-dez. 2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: analisar a produção científica abordando construção e validação de materiais educativos para crianças com doenças crônicas e seus familiares. Método: trata-se de uma revisão integrativa realizada a partir das bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Base de dados de Enfermagem, Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica e no portal de periódicos da CAPES, no período de janeiro a abril de 2017 e novembro de 2018, com recorte temporal de 2010 a 2017. Resultados: das 74 publicações selecionadas, 11 foram incluídas no estudo. Os estudos apontaram que os materiais educativos proporcionaram a melhora na adesão ao tratamento, no cuidado da criança e o aumento da segurança nos cuidados prestados. Conclusão: considerando a reduzida produção científica identificada, espera-se que esta revisão contribua para a construção e validação de novas tecnologias com repercussões na promoção da educação em saúde dessas crianças e seus familiares.

Objective: to analyze the scientific production addressing the construction and validation of educational materials for children with chronic diseases and their families. Method: this integrative review was carried out in the Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences, Nursing Database (BDENF), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) databases, and in the CAPES periodicals portal, from January to April 2017 and November 2018, for the period from 2010 to 2017. Results: of the 74 selected publications, 11 were included in the study. The publications found that educational materials yielded improved treatment adherence and child care and increased care safety. Conclusion: considering the small scientific production identified, this review is expected to contribute to constructing and validating new technologies with effects on the promotion of health education for these children and their families

Objetivo: analizar la producción científica enfocando construcción y validación de materiales educativos para niños con enfermedades crónicas y sus familiares. Método: se trata de una revisión integrativa realizada sobre las bases de datos Literatura Latinoamericana y del Caribe en Ciencias de la Salud, Base de datos de Enfermería, Sistema Online de Búsqueda y Análisis de Literatura Médica y en el portal de revistas de la CAPES, en el período de enero a abril de 2017 y noviembre de 2018, con recorte temporal de 2010 a 2017. Resultados: de las 74 publicaciones seleccionadas 11 fueron incluidas en el estudio. Los estudios mostraron que los materiales educativos proporcionaron la mejora en la adhesión al tratamiento, el cuidado del niño y el aumento de la seguridad en los cuidados ofrecidos. Conclusión: considerando la reducida producción científica identificada, se espera que esta revisión contribuya a la construcción y validación de nuevas tecnologías con repercusiones en la promoción de la educación en salud de estos niños y sus familiares.
Descritores: Materiais de Ensino
Criança
Educação em Saúde
Doença Crônica/terapia
Tecnologia Educacional
-Família
Bases de Dados Bibliográficas
Comunicação e Divulgação Científica
Cooperação e Adesão ao Tratamento
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-1004062
Autor: Jesus, Elisama Brito de; Esteves, Arinete Véras Fontes; Teixeira, Elizabeth; Medeiros, Horácio Pires de; Nascimento, Marcia Helena do; Saboia, Vera Maria.
Título: Validação de tecnologia educacional sobre fototerapia para orientar familiares de neonatos ictéricos / Validation of educational technology on phototherapy to guide family members of icteric neonates / Validación de tecnología educativa sobre fototerapia para orientar a familiares de neonatos ictéricos
Fonte: Rev. enferm. UERJ;26:e21789, jan.-dez. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: validar tecnologia educacional sobre fototerapia para orientar familiares de neonatos ictéricos. Método: estudo de desenvolvimento metodológico, realizado em 2012, com nove juízes especialistas, 11 enfermeiros assistenciais e 11 familiares, mediante aplicação de questionários submetidos à análise estatística. Foi realizado em uma maternidade pública estadual no município de Manaus, Brasil. Resultados: a tecnologia a ser validada foi do tipo álbum seriado, com dupla face, intitulado A luz que cura, a mão que cuida. O Índice de Validade de Conteúdo (IVC) foi de 79,7%. O Índice de Concordância (IC) na validação de aparência foi de 96,1% entre enfermeiros e 97,2% entre familiares. Conclusão:a tecnologia educacional mostrou-se válida quanto ao conteúdo e aparência, com potencial para orientar familiares de neonatos ictéricos por enfermeiros que atuam na área neonatal e maternidade.

Objective: to validate an educational technology on phototherapy designed to guide family members of icteric neonates. Method: a methodological study carried out in 2012 with 9 specialist, 11 nursing assistants and 11 family members, through the application of questionnaires later submitted to statistical analysis. The study was conducted in a state public maternity hospital in the city of Manaus, Brazil. Results: the technology that was to be validated was a double-sided flip chart called The light that heals, the hand that cares. The Content Validity Index was 79.7%. The Concordance Index for the validation of appearance was 96.1% among nurses and 97.2% among family members. Conclusion: the educational technology was validated for content and appearance and demonstrated potential for orientations of family members of icteric neonates conducted by nurses who work in the neonatal and maternity areas.

Objetivo: validar tecnología educativa sobre fototerapia para orientar a familiares de neonatos ictéricos. Método: estudio de desarrollo metodológico, realizado en 2012, con 9 jueces especialistas, 11 enfermeros asistenciales y 11 familiares, mediante aplicación de cuestionarios sometidos al análisis estadístico. Se realizó en una maternidad pública estadual en el municipio de Manaus, AM, Brasil. Resultados: la tecnología validada fue del tipo álbum seriado, con doble cara, titulado La luz que cura, la mano que cuida. El Índice de Validez de Contenido fue del 79,7%. El Índice de Concordancia en la validación de apariencia fue del 96,1% entre enfermeros y el 97,2% entre familiares. Conclusión: la tecnología educativa se mostró válida en cuanto al contenido y apariencia, con potencial para orientar a familiares de neonatos ictéricos por enfermeros que actúan en el área neonatal y maternidad.
Descritores: Fototerapia
Educação em Saúde
Tecnologia Educacional
Acolhimento
Icterícia Neonatal/enfermagem
-Família
Enfermagem
Enfermagem Neonatal
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Silva, Maria da Anunciaçäo
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Id: biblio-1096023
Autor: Santos, Andressa Silva Torres dos; W-9511-2019Góes, Fernanda Garcia Bezerra; Ledo, Beatriz Cabral; D-5653-2019Silva, Liliane Faria da; Bastos, Mayara Pacheco da Conceição; Silva, Maria da Anunciação.
Título: Tecnologia educativa sobre cuidados domiciliares com o recém-nascido de baixo risco / Educational technology on home care with low-risk newborns / Tecnología educativa para el cuidado del hogar con recién nacidos de bajo riesgo
Fonte: Rev. enferm. UERJ;28:e44488, jan.-dez. 2020.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: identificar dúvidas de puérperas e familiares sobre cuidados domiciliares com o recém-nascido de baixo risco e analisar a roda de conversa, mediada por simulador realístico de baixa fidelidade, como uma tecnologia educativa para o preparo de famílias no processo de alta da maternidade. Método: pesquisa qualitativa, incluindo dezenove familiares de recém-nascidos de baixo risco em um hospital municipal de Rio das Ostras, Rio de Janeiro, de maio a outubro de 2018, por entrevista semiestruturada. Dados submetidos à Análise Temática. Resultados: as dúvidas dos familiares versaram sobre cuidados com higiene, alimentação, ambiente, afeto, saúde, sono e doenças. A roda de conversa com simulador de baixa fidelidade foi considerada uma estratégia positiva para mediar o aprendizado. Conclusão: a tecnologia educativa revelou-se útil na instrumentalização de famílias no processo de alta da maternidade, visto que o cuidador fortalece suas potencialidades, retira dúvidas e troca informações e experiências no grupo.

Objective: to identify puerperal and family members' questions about home care with low-risk newborns and to analyze the conversation circle, mediated by a realistic low fidelity simulator, as an educational technology for the preparation of families in the maternity discharge process. Method: qualitative research conducted with nineteen relatives of low-risk newborns in the municipal hospital in Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Brazil, from May to October 2018, through semi-structured interview. Data submitted to thematic analysis. Results: the family members' doubts were about care with hygiene, food, environment, affection, health, sleep and diseases. The conversation wheel with low fidelity simulator was considered a positive strategy to mediate learning. Conclusion: the educational technology proved to be useful in the instrumentalization of families in the maternity discharge process, as the caregiver strengthens their potential, removes doubts and exchanges information and experiences in the group.

Objetivo: identificar dudas puerperales y familiares sobre atención domiciliaria con recién nacidos de bajo riesgo y analizar el círculo de conversación, mediado por simulador realista de baja fidelidad, como una tecnología educativa de preparación de familias en el proceso de alta de la maternidad. Método: investigación cualitativa, con diecinueve familiares de recién nacidos de bajo riesgo en un hospital municipal en Río das Ostras, Río de Janeiro, de mayo a octubre de 2018, a través de entrevistas semiestructuradas. Se utilizó a Análisis temático. Resultados: las dudas fueron sobre higiene, alimentación, medio ambiente, afecto, salud, sueño y enfermedades. El círculo de conversación con simulador se consideró una estrategia positiva para mediar en el aprendizaje. Conclusión: la tecnología educativa demostró ser útil en la instrumentalización de familias en el proceso de alta de la maternidad, porque el cuidador fortalece su potencial, elimina dudas e intercambia información y experiencias en el grupo.
Descritores: Alta do Paciente
Recém-Nascido
Família
Cuidadores/educação
Tecnologia Educacional
Assistência Domiciliar/educação
-Brasil
Tecnologia Educacional/métodos
Pesquisa Qualitativa
Treinamento por Simulação
Maternidades
Hospitais Municipais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-1280240
Autor: Vialart Vidal, María Niurka; Medina González, Inarvis.
Título: Desafíos de los docentes de enfermería ante los entornos virtuales de enseñanza aprendizaje / The Challenges of Nursing Professors in Teaching and Learning Virtual Environments
Fonte: Rev. cuba. enferm;36(1):e3106
Idioma: es.
Resumo: Introducción: Las tendencias educativas del siglo XXI están marcadas por la integración científica y tecnológica que permite la gestión académica de todos los actores, asistidos por las tecnologías de la información y el conocimiento, las estrategias de desarrollo y perspectiva académica generados fundamentalmente por plataformas tecnológicas y los métodos basados en un escenario educativo con nuevas condiciones para el autoaprendizaje, manifiestas en el aprendizaje electrónico. Objetivo: Exponer los desafíos de los docentes de enfermería ante el empleo de los entornos virtuales de enseñanza aprendizaje en su desempeño, al considerar las tendencias actuales de las tecnologías educativas en la educación superior. Métodos: Estudio descriptivo transversal, se realizó una revisión bibliográfica descriptiva desde 2015 hasta 2018 y entrevistas. Se aplicó la sistematización y el estudio documental como método científico. Se realizó triangulación de las fuentes para la obtención de resultados. Conclusiones: Existe la disponibilidad en la red y el potencial inteligente necesario para que los docentes de enfermería se superen cada vez más y asuman una educación permanente, y asuman estos retos como procesos transformadores a afrontar y alcanzar(AU)

Introduction: The educational trends of the twenty-first century are marked by scientific and technological integration that allows the academic management of all the stakeholders, assisted by the technologies of information and knowledge, as well as the development strategies and academic perspective generated mainly by technological platforms, and the methods based on an educational setting with new conditions for self-learning, manifested in electronic learning. Objective: To present the challenges of nursing professors regarding the use of virtual learning environments in their performance, when considering the current trends of educational technologies in higher education. Methods: Cross-sectional and descriptive study. A descriptive bibliographic review was carried out from 2015 to 2018, together with interviews. Systematization and documentary study were applied as scientific methods. Triangulation of the sources was performed to obtain results. Results: The educational approach of nursing teachers, together with the introduction and development of the pedagogical process with the use of virtuality, led to a relevant challenge associated with the use of these virtual environments as aspects positive for academic training in blended learning courses. However, there are still difficulties that lead to new challenges, which make them be overcome more and more. Conclusions: There is the availability in the network and the intelligent potential necessary for nursing teachers to overcome increasingly and assume a permanent education, and assume these challenges as transformative processes to face and achieve(AU)
Descritores: Tecnologia Educacional
Tecnologia da Informação/tendências
Docentes de Enfermagem
Aprendizagem
-Literatura de Revisão como Assunto
Epidemiologia Descritiva
Estudos Transversais
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1253500
Autor: Braga, Patrícia Pinto; Romano, Márcia Christina Caetano; Gesteira, Elaine Cristina Rodrigues; Souza, Dayse Bazílio Rosa de; Pinto, Marina Guedes; Santos, Verônica Gomes dos.
Título: Tecnologia Educacional sobre limpeza e desinfecção de brinquedos para ambientes escolares frente à pandemia da COVID-19 / Educational technology on cleaning and disinfecting toys for school environments in the face of the COVID-19 pandemic / Tecnología educativa en limpieza y desinfección de juguetes para ambientes escolares ante la pandemia COVID-19
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;25(spe):e20210023, 2021. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: descrever a construção e validação do conteúdo e aparência de tecnologia educacional sobre limpeza e desinfecção de brinquedos para ambientes escolares e creches, no contexto de pandemia do coronavírus. Método: Pesquisa metodológica de validação, orientada pela teoria da Psicometria. Realizada em três fases: (1) revisão bibliográfica (2) elaboração da tecnologia educacional (3) avaliação, aperfeiçoamento e validação do conteúdo e aparência da cartilha. Participaram 20 juízes e 16 profissionais da educação infantil. Para garantir a validação, consideramos o índice de validade de conteúdo de, no mínimo, 0,8. Os dados foram tratados no software Statistical Package for Social Science e submetidos à análise descritiva de distribuição de frequências. Resultados: O índice de validade de conteúdo global foi de 0,99 para juízes e 0,96 para o público-alvo. Os domínios da cartilha apresentaram índice de validade de conteúdo superior a 0,8 sugerindo que é um material representativo, quanto à aparência e conteúdo. Conclusão e implicações para prática: A cartilha digital pode ser considerada, no contexto das atividades educativas em enfermagem, instrumento capaz de favorecer orientações claras e confiáveis sobre a limpeza e desinfecção de brinquedos, para ambientes escolares, no cenário de pandemia do novo coronavírus.

Objective: to describe the construction and validation, of content and appearance, of an educational technology on cleaning and disinfecting toys for school environments and daycare centers in the context of the coronavirus pandemic. Method: Validation methodological research, guided by the Psychometry theory. Three phases were carried out, namely: (1) bibliographic review, (2) elaboration of the educational technology, and (3) evaluation, improvement and validation of the content and appearance of the booklet. The participants were 20 evaluators and 16 professionals specialized in early childhood education. To ensure validation, we consider a Content Validity Index of at least 0.8. The data were treated using the Statistical Package for Social Science software and submitted to descriptive analysis of frequency distribution. Results: The global improvement and validation of the content was 0.99 for the evaluators and 0.96 for the target audience. The domains of the booklet showed improvement and content validation above 0.8, suggesting that this is a representative material, in terms of appearance and content. Conclusion and implications for the practice: In the context of educational activities in Nursing, the digital booklet can be considered as an instrument capable of favoring clear and reliable guidance on cleaning and disinfecting toys for school environments in the coronavirus pandemic scenario

Objetivo: describir la construcción y validación, en términos de contenido y apariencia, de tecnología educativa sobre la limpieza y desinfección de juguetes para ambientes escolares y guarderías en el contexto de la pandemia por coronavirus. Método: investigación metodológica de validación, guiada por la teoría de la Psicometría. Se realizó en tres etapas, a saber: (1) revisión bibliográfica, (2) elaboración de la tecnología educativa, y (3) evaluación, mejora y validación del contenido y la apariencia del folleto. Participaron 20 jueces y 16 profesionales de educación infantil. Para garantizar la validación, consideramos un Índice de Validez de Contenido mínimo de 0,8. Los datos se trataron en el software Statistical Package for Social Science y fueron sometidos a análisis descriptivo de distribución de frecuencias. Resultados: El Índice de Calidez de Contenido global fue de 0,99 para los jueces y de 0,96 para el público objetivo. Los dominios del cuadernillo presentaron un Índice de Validez de Contenido superior a 0.8, lo que sugiere que se trata de un material representativo, en términos de apariencia y contenido. Conclusión e implicaciones para la práctica: En el contexto de las actividades educativas en enfermería, el folleto digital puede considerarse como instrumento capaz de favorecer una orientación clara y confiable sobre la limpieza y desinfección de juguetes para ambientes escolares en el escenario pandémico del coronavirus
Descritores: Jogos e Brinquedos
Serviços de Saúde Escolar
Materiais de Ensino
Desinfecção/normas
Tecnologia Educacional
COVID-19/prevenção & controle
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Id: biblio-1279600
Autor: Souza, Izabel Cristina de; Costa, Joyce da Silva; Alencar, Mayara Maria Silva da Cruz; Monteiro, Paloma Gabrielly Amorim; Aquino, Priscila de Souza; Castro, Régia Christina Moura Barbosa.
Título: Construção e avaliação de álbum seriado para prevenção de complicações dos pés em diabéticos / Construction and evaluation of a serial album for the prevention of foot complications in diabetics
Fonte: Rev Rene (Online);22:e61427, 2021. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: descrever o processo de construção e avaliar as evidências de validade de conteúdo e de aparência de álbum seriado para prevenção de complicações dos pés em diabéticos. Métodos: estudo metodológico da construção do material educativo, conforme as etapas: levantamento bibliográfico; construção da tecnologia educativa e validação do conteúdo e aparência por especialistas em diabetes e produção técnica. A escolha de juízes deu-se por conveniência, sendo cinco de conteúdo e dois de aparência. Aplicaram-se o Índice de Validação de Conteúdo e o Suitability Assesment of Materials. Resultados: o Índice de Validação de Conteúdo evidenciou concordância entre juízes, com resultado variando de 0,76 a 1,0. Pela pontuação obtida no Suitability Assesment of Materials, o material foi considerado adequado, com percentual de 44,5%. Conclusão: o álbum seriado foi considerado válido quanto ao conteúdo e aparência, estando apto à validação clínica para uso por profissionais de saúde em atividades de educação em saúde.

ABSTRACT Objective: to describe the construction process and evaluate the evidence for content and appearance validity of a serial album for the prevention of foot complications in diabetics. Methods: methodological study of the construction of the educational material, according to the following steps: bibliographic survey; construction of the educational technology and validation of content and appearance by experts in diabetes and technical production. The judges were chosen by convenience, five for content and two for appearance. The Content Validation Index and the Suitability Assessment of Materials were applied. Results: the Content Validation Index showed agreement among judges, with a result ranging from 0.76 to 1.0. According to the score obtained in the Suitability Assessment of Materials, the material was considered adequate, with a percentage of 44.5%. Conclusion: the serial album was considered valid for content and appearance and is suitable for clinical validation for use by health professionals in health education activities.
Descritores: Autocuidado
Pé Diabético
Tecnologia Educacional
Diabetes Mellitus
Cuidados de Enfermagem
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


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Almeida, Paulo Cesar de
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Id: biblio-1279597
Autor: Áfio, Aline Cruz Esmeraldo; Leite, Sarah de Sá; Carvalho, António Luís Rodrigues Faria de; Almeida, Paulo César de; Rebouças, Cristiana Brasil de Almeida; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag.
Título: Construção de vídeo sobre uso dos preservativos para surdos e ouvintes / Construction of a video about condom use for deaf and hearing people
Fonte: Rev Rene (Online);22:e62438, 2021. graf.
Idioma: pt.
Projeto: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Resumo: RESUMO Objetivo: construir tecnologia assistiva, no formato de vídeo, para surdos e ouvintes sobre saúde sexual e o uso do preservativo. Métodos: estudo metodológico constituído das etapas de pré-produção, produção e pós-produção. Na pré-produção construiu-se roteiro, storybord e cenas, seguindo os princípios da Teoria da Aprendizagem de Lev Semenovich Vygotsky. Na produção houve o desenvolvimento da animação e gravação das cenas pelo intérprete de Libras. Na pós-produção ocorreu a edição final do vídeo. Resultados: o vídeo "Preservativo: aprenda a usar corretamente", com duração de nove minutos e 25 segundos discorre sobre o sistema sexual e reprodutivo do homem e da mulher; modo de ação, benefícios e cuidados com o uso do preservativo. Diante da escassez de materiais educativos sobre o tema, empregaram-se recursos de acessibilidade para construir um vídeo para surdos e ouvintes. Conclusão: a construção do vídeo como tecnologia assistiva dirigida aos surdos foi realizada com êxito.

ABSTRACT Objective: to build assistive technology, in video format, for deaf and hearing people about sexual health and condom use. Methods: methodological study consisting of the stages of pre-production, production and post-production. In pre-production we built the script, storyboard and scenes, following the principles of Lev Semenovich Vygotsky's Theory of Learning. In production there was the development of the animation and recording of the scenes by the Libras interpreter. In post-production the final editing of the video took place. Results: the video "Condom: learn to use correctly", lasting nine minutes and 25 seconds discusses the sexual and reproductive system of man and woman; mode of action, benefits and care with the use of condoms. Given the scarcity of educational materials on the subject, accessibility resources were used to build a video for deaf and hearing people. Conclusion: the construction of the video as an assistive technology directed to the deaf was successfully accomplished.
Descritores: Enfermagem
Preservativos
Tecnologia Educacional
Pessoas com Deficiência Auditiva
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde



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