Base de dados : LILACS
Pesquisa : J01.897.280.500 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 249 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 25 ir para página                         

  1 / 249 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1040190
Autor: Silva, Andréa Neiva da; Senna, Marcos Antônio Albuquerque de; Teixeira, Michelle Cecille Bandeira; Lucietto, Deison Alencar; Andrade, Ian Magalhães de.
Título: O uso de metodologia ativa no campo das Ciências Sociais em Saúde: relato de experiência de produção audiovisual por estudantes / Using active methodology in Health Social Sciences: students' audiovisual production experience report / El uso de la metodología activa en el campo de las Ciencias Sociales en Salud: relato de experiencia de producción audiovisual por los estudiantes
Fonte: Interface (Botucatu, Online);24:e190231, 2020. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Relata-se a experiência de elaboração de produções audiovisuais (PAV) no formato documentário por estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) na abordagem de conteúdo voltado às Ciências Sociais em Saúde. Adotou-se a metodologia da problematização (método do Arco de Maguerez) para abordagem dos temas. Foram elaborados projetos de documentários previamente às fases de produção e pós-produção audiovisual. A estratégia pedagógica mostrou-se adequada para trabalhar ideais como justiça social, equidade e respeito às diferenças, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania do estudante. Apesar das dificuldades técnicas apontadas no processo de edição, essa metodologia ativa de aprendizagem estimulou o protagonismo, a criatividade e autonomia dos estudantes envolvendo dimensões cognitivas, comunicacionais, estéticas e sociais em um trabalho eminentemente colaborativo. A estratégia tem potencial para contribuir na formação de sujeitos autônomos, participativos e comprometidos com transformações sociais.(AU)

Abstract This article reports on the experience creating audiovisual productions in documentary form by Universidade Federal Fluminense's Dentistry Course students approaching Health Social Sciences-focused content. Topics were based on the methodology of questioning (Manguerez Arc's method). Documentary projects were created prior to the audiovisual pre- and post-production. The pedagogical strategy was adequate to work with ideals such as social justice, equality, and respect to differences, contributing to the student's citizenship development. Despite the technical difficulties indicated in the edition process, this active learning methodology encouraged the students' protagonism, creativity, and autonomy involving cognitive, communicative, esthetic, and social dimensions in an eminently collaborative work. The strategy can potentially contribute to the education of autonomous and participative individuals committed to social transformations.(AU)

Resumen Se relata la experiencia de elaboración de producciones audiovisuales (PAV) en el formato de documental por estudiantes del Curso de Odontología de la Universidad Federal Fluminense en el abordaje de contenido enfocado en las Ciencias Sociales en Salud. Se adoptó la metodología de la problematización (método del Arco de Maguerez) para el abordaje de los temas. Se elaboraron proyectos de documentales previamente a las fases de producción y posproducción audiovisual. La estrategia pedagógica se mostró adecuada para trabajar ideales como justicia social, equidad y respeto por las diferencias contribuyendo al desarrollo de la ciudadanía del estudiante. A pesar de las dificultades técnicas señaladas en el proceso de edición, esa metodología activa de aprendizaje incentivó el protagonismo, la creatividad y la autonomía de los estudiantes envolviendo dimensiones cognitivas, comunicacionales, estéticas y sociales en un trabajo eminentemente colaborativo. La estrategia tiene potencia para contribuir en la formación de sujetos autónomos, participativos y comprometidos con transformaciones sociales.(AU)
Descritores: Recursos Audiovisuais
Estudantes de Odontologia/psicologia
Aprendizagem Baseada em Problemas/métodos
-Saúde Pública
Educação Superior
Responsável: BR33.1 - Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação


  2 / 249 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Chile
Texto completo
Id: biblio-890103
Autor: Moreno Lobos, Bernardita; Febré Vergara, Naldy.
Título: Efecto de un programa de intervención educativa sobre el conocimiento de seguridad de pacientes en estudiantes de pregrado de enfermería / Effect of an educational intervention program on patient safety knowledge among undergraduate nursing students
Fonte: Cienc. enferm;23(1):97-108, abr. 2017. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN Objetivo: El objetivo de la presente investigación fue evaluar el efecto de un programa de intervención educativo sobre el conocimiento de seguridad de pacientes en estudiantes de Enfermería que se encuentran en su práctica clínica. Material y método: Estudio pre-experimental antes-después de 6 meses de duración, realizado en tres etapas. Muestra de 80 estudiantes de segundo año de la carrera de Enfermería, de una universidad priva da. Recolección de datos, mediante aplicación de un instrumento tipo encuesta validado, con cinco secciones, el cual fue aplicado en dos periodos (antes y después de la intervención). La intervención consistió en la aplicación de metodología educativa con el apoyo de video instruccional de una hora de duración. Fueron respetados los requisitos éticos de investigación científica. Se efectuó análisis estadístico mediante la utilización de medidas de tendencia central y se utilizó estadística no paramétrica y paramétrica. Resultados: Se verificó un aumento en el porcentaje de logro de los conocimientos de los educandos, esto en relación a la pre (30,5%) y pos (52,25%) intervención educativa (p valor<0,05). Conclusión: La intervención realizada logro aumentar el conocimiento por parte de los estudiantes en temas básicos de seguridad clínica.

Objective: The main objective of this investigation was to evaluate the impact of an educational intervention program on patient safety knowledge among Nursing students who are in their clinical internship. Materials and methods: Before-after pre-experimental study, 6 months length, developed in 3 stages. Sample of 80 second year Nursing students from a private university. Data recollection was carried out through a validated survey-type instrument, consisting of five sections, which was applied in two periods (before and after the intervention). The intervention consisted in the application of educational methodology with the support of an hour-length video. The ethical principles required were respected. Statistical analysis through measures of central tendency, and parametric as well as nonparametric statistics were used. Results: The data showed an increase in learners knowledge, based on before (30.5 %) and after (52.25%) educational intervention (p value < 0.05). Conclusion: The intervention performed was able to increase students' knowledge in basic clinical safety issues.
Descritores: Estudantes de Enfermagem
Educação em Enfermagem/métodos
Educação em Enfermagem/tendências
Segurança do Paciente
-Recursos Audiovisuais
Inquéritos e Questionários
Avaliação Educacional
Internato não Médico/métodos
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: CL61.1 - Biblioteca Central Campus Sur


  3 / 249 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1047139
Autor: Arévalos Ramírez, Romina Elizabeth; Martínez-Mercado, Arnaldo; Vera Almirón, Yenny Gabriela; Báez Larrea, Nelson David; Báez Larrea, Nelson Federico; Paniagua Cristaldo, Dina Raquel.
Título: Legibilidad lingüística de materiales informativos impresos, divulgados por el Ministerio de Salud Pública y Bienestar Social, Paraguay, aplicando el Índice de Niebla de Gunning / Linguistic legibility of printed informational materials, disclosed by the Ministry of Public Health and Social Welfare, Paraguay, applying the Gunning Fog Index
Fonte: Rev. salud pública Parag;9(2):[P53-P57], Dic 2019.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: Para la Teoría de Enfermería del Déficit de Autocuidado (TEDA), el enfermero trabaja con "sistemas de enfermería": parcialmente compensatorio, totalmente compensatorio y sistema de apoyo educativo. Para este último, los materiales informativos (educativos) impresos son importantes. De la legibilidad de ellos depende la eficacia de los programas del Ministerio de Salud Pública y Bienestar Social (MSP y BS) del Paraguay. Sin embargo, esta legibilidad no ha sido estudiada en el país. Objetivo: Analizar la legibilidad lingüística de materiales informativos impresos, divulgados por el MSP y BS, aplicando el Índice de Niebla de Gunning (ING). Materiales y métodos: De los materiales informativos impresos, publicados por el MSP y BS entre 2003 y 2018, se identificó un corpus de 49 materiales. De ellos, por muestreo aleatorio polietápico, fueron seleccionados 250 párrafos. Se calculó el ING de cada uno. La media de ING de dichos párrafos se comparó con un "patrón oro", elaborado para el español paraguayo estándar a partir de una muestra artículos de opinión de periódicos de circulación nacional. Resultados: La media de legibilidad lingüística calculada fue 20,50, valor de un nivel de dificultad "normal" en la escala del patrón oro elaborado con artículos periodísticos de opinión. Conclusión: Los párrafos estudiados, en promedio, tienen niveles de legibilidad comparables con los de artículos de opinión de periódicos de circulación nacional. Dado que la media de años de escolaridad de la población del país (8,4 años) es baja, la eficacia de los materiales informativos impresos, para fines de autocuidado, no está garantizada. Palabras clave: Autocuidado, Sistemas de enfermería, Materiales informativos impresos, Legibilidad lingüística.

Introduction: The Orem's Self-Care Deficit Nursing Theory (SCDNT) states that nurses work with "nursing systems": Partly compensatory, Wholly compensatory and Supportive-educative. For the latter, printed health instructional resources are important. The efficacy of the programs of the Ministry of Public Health and Social Welfare (MPH & SW) of Paraguay depends on the readability of those informational aids. However, there are no studies about the readability of these health educational resources in the country. Objective: To analyze the readability of printed health educational resources published by the MPH & SW, applying the Gunning Fog Index (GFI). Methods: A corpus of 49 health informational resources, published by the MPH & SW between 2003 and 2018, was identified. From these, by random multi-stage sampling, 250 paragraphs were selected. The GFI of each one was calculated. The mean of GFI of these paragraphs was compared with a "gold standard", designed for the Paraguayan Spanish, based on a sample of opinion articles of national newspapers. Results: The mean of GFI calculated was 20.50, which can be read as a "normal" difficulty level on the gold standard scale developed with newspaper opinion articles. Conclusion: The paragraphs studied, on average, have comparable readability levels with opinion articles of national newspapers. Since the schooling year average of the country's population is low (8.4 years), the efficacy of the printed health educational resource for self-care purposes is not guaranteed. Keywords: Self-Care, Nursing Systems, Printed Health Educational Resources, Readability.
Descritores: Recursos Audiovisuais
Autocuidado
Compreensão
Linguística
Cuidados de Enfermagem/métodos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: PY40.1 - Biblioteca


  4 / 249 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: biblio-891341
Autor: Contreras Pérez, Julita Miosotis; Mirabal Díaz, Juan Miguel; Fong Zurbano, Gustavo Luis; Machado Contreras, Mónica Dayana; de la Hoz Rojas, Liset; Cobo Lueje, María del Rosario.
Título: Visita virtual a la Facultad de Estomatología: pertinencia en la orientación profesional de la carrera / Virtual visit to the Dentistry Faculty: its pertinence in career professional orientation
Fonte: Edumecentro;9(3):232-248, jul.-set. 2017. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: la orientación profesional a través de medios audiovisuales es una estrategia novedosa y efectiva para motivar a estudiantes en la selección de la carrera de Estomatología. Objetivo: valorar la pertinencia del audiovisual Visita virtual a la Facultad de Estomatología, dirigido a estudiantes de primer año y aspirantes a la carrera, según criterios de especialistas y usuarios. Métodos: se realizó una investigación descriptiva en la Facultad de Estomatología de la Universidad de Ciencias Médicas de Villa Clara. Para ello se emplearon métodos teóricos: análisis-síntesis, histórico-lógico e inductivo-deductivo; y empíricos: la encuesta en forma de cuestionario y de entrevista a los estudiantes. Para la valoración del producto se utilizó el criterio de especialistas y usuarios. Resultados: entre las causas motivadoras de los estudiantes para optar por la carrera predominó la colaboración con otros países; en cuanto a los criterios asumidos sobre la Estomatología: los de primer año tuvieron los mayores aciertos, dados por su participación en el curso introductorio; con respecto a las formas en que recibieron orientación profesional, sobresalen la asistencia masiva a las puertas abiertas por los aspirantes y la escasa participación en círculos de interés por ambos grupos; por lo que se elaboró un recurso audiovisual el cual fue valorado por especialistas y usuarios. Conclusiones: el medio fue valorado como pertinente por el dinamismo de sus secuencias, los efectos visuales, el equilibrio entre los diálogos y su aire juvenil; todo lo cual lo convierte en apropiado para la orientación profesional.

Background: professional orientation through audiovisual media is a novel and effective strategy to motivate students in the enrollment to the Dentistry career. Objective: to assess the pertinence of the audiovisual Virtual visit to the Dentistry Faculty, aimed at first year students and aspirants to the career, according to the criteria of specialists and users. Methods: a descriptive research was carried out at Villa Clara University of Medical Sciences Dentistry Faculty. For this purpose theoretical methods were used: analysis-synthesis, historical-logical and inductive-deductive; and empirical ones: the survey in questionnaire form and an interview was applied to students. The users and specialists´ criteria was used for the assessment of the product. Results: among the motivating causes of the students to opt for the career predominated the collaboration with other countries; In terms of the criteria adopted on Dentistry: the first year students had the greatest success, because of their participation in the introductory course; With regard to the ways in which they received professional orientation, the massive attendance to the opened doors by the aspirants and the low participation in vocational training activities by both groups stand out; For which an audiovisual teaching aid was elaborated which was valued by specialists and users. Conclusions: the teaching aid was valued as relevant by the dynamism of its sequences, the visual effects, the balance between the dialogues and its youthful air; all of which makes it suitable for career professional orientation.
Descritores: Recursos Audiovisuais
Estudantes de Odontologia
Orientação Vocacional
Responsável: CU425.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas de Villa Clara


  5 / 249 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Id: lil-265055
Autor: Marcelino, Miguel Abud.
Título: Análise da série de fitas de vídeo do programa AIDS/DST do Ministério da Saúde Secretaria de Assistência à Saúde Programa de DST/AIDS / Analysis of video strips serie of SIDA/STD program of Ministérioo da Saúde Secretaria de Assistência à Saúde STD/SIDA National Program.
Fonte: Petrópolis; Rio de Janeeiro (Cidade). Secretaria de Saúde de Petrópolis; nov. 1995. 34 p.
Idioma: pt.
Descritores: Recursos Audiovisuais
Catálogos
Educação em Saúde
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/2929.00; BR599.1; M01705


  6 / 249 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-906620
Autor: Gonçalves, Vagner Mendonça; Nunes, Fátima de Lourdes dos Santos.
Título: A systematic review on content-based medical video retrieval
Fonte: J. health inform;8(supl.I):799-808, 2016. ilus, tab.
Idioma: en.
Conferência: Apresentado em: Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 15, Goiânia, 27-30 nov. 2016.
Resumo: OBJETIVO: Identificar o estado da arte com relação à aplicação de recuperação de vídeos baseada em conteúdo no contexto de vídeos médicos. Nossa contribuição é fornecer uma visão geral sobre estudos anteriores, bem como vantagens e desafios a serem explorados no tema por pesquisadores da área de aplicações de informática em saúde. MÉTODOS: Nós conduzimos uma revisão sistemática nas principais bases de trabalhos científicos das áreas da computação e medicina. Depois de definir um protocolo, nós conduzimos uma busca por artigos e tecemos uma discussão crítica sobre os estudos encontrados. RESULTADOS: Os resultados mostraram que a aplicação do conceito de recuperação de vídeos baseada em conteúdo na área médica é recente e ainda pouco explorada. CONCLUSÕES: Nos trabalhos analisados, as aplicações de interesse consistem na identificação e descrição de estruturas representadas nos vídeos para posterior indexação e recuperação. Os objetivos mais comuns verificados são auxílio ao diagnóstico, análise de procedimentos e tomada de decisão.

OBJECTIVE: Identify the state of the art about the application of content-based video retrieval in the context ofmedical videos. Our contribution is to provide an overview of previous studies as well as advantages and challenges tobe explored on this subject to the researchers interested in the applied health informatics field. METHODS: We conducta systematic review in the main scientific databases of the computing and medical fields. After defining a protocol, we conducted a search and, then, a critical discussion about the studies. RESULTS: The results showed that the application of the concept of content-based video retrieval in the medical field is recent and has been little explored. CONCLUSIONS: Applications of interest in the analyzed works consist in the identification and description of structures depicted in thevideos for later indexing and retrieval. The most common goals are to aid diagnosis, procedures analysis, and decision making.
Descritores: Aplicações da Informática Médica
Armazenamento e Recuperação da Informação
Diagnóstico por Computador
-Recursos Audiovisuais
Congressos como Assunto
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


  7 / 249 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-60508
Autor: Marroquín Cajas, Orlando; Alvarez Fernández, Rodrigo.
Título: Tecnologia educativa / Educational technology
Fonte: In: Marroquín Cajas, Orlando; Alvarez Fernández, Rodrigo. Modulo de educación y participación comunitaria. s.l, Instituto de Nutrición de Centro América y Panamá, 1987. p.80-80, ilus.
Idioma: es.
Descritores: Recursos Audiovisuais
Educação em Saúde/métodos
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME
GT3.1; Esp/INCAP/L-51; BR1.1/928.02


  8 / 249 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-967679
Autor: Prudente, Paola Luzia Gomes.
Título: A dança na perspectiva de um jogo digital / Dance: an overview from digital games
Fonte: Licere (Online);21(3):i:386-f:409, set.2018.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo insere-se no campo dos estudos sobre a relação entre dança e jogos digitais e tem como objetivo analisar os jogos digitais de dança buscando compreender, por meio de uma revisão literária, como a dança se constitui na perspectiva de um jogo digital. Ao se voltar o olhar para o contexto específico dos jogos digitais de dança, percebe-se que esses recursos tecnológicos já expressam novas tendências, ampliando, sobremaneira, as possibilidades de experiências enquanto corpos dançantes. Os jogos digitais de dança proporcionam conhecimento do corpo, de suas habilidades, potencialidades e limites podendo chegar a transformação e criação de novas formas de se movimentar e consequentemente novas formas de dançar.

The following article is part of the studies about the connection between dance and digital games and its main purpose is to analyze the digital dance games in order to comprehend it from literary review, the way dance can be perceived from the perspective of a digital game. By taking a close look at a specific context of digital dance games, it is possible to realize that these technological resources present new trends, expanding specially the possibilities of experiences while dancing bodies. The digital dance games provide body knowledge and its skills, its strengths and limits allowing transformation and creation of new ways of moving oneself and thus new ways of dancing.
Descritores: Recursos Audiovisuais
Desenvolvimento Tecnológico
Jogos de Vídeo
Dança
Cinésica
Atividades de Lazer
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


  9 / 249 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1026685
Autor: Romão, Ricardo Aurore.
Título: Jogos teatrais na pediatria, brincando com os objetos do teatro: dispositivos para cuidar / Theatrical games in pediatrics, playing with theater objects: devices for caring.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 20160000. 96 p. graf, ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Este trabalho está associado à pesquisa de mestrado profissional intitulada JOGOS TEATRAIS NA PEDIATRIA, BRINCANDO COM OS OBJETOS DO TEATRO: dispositivos para cuidar. A pesquisa foi realizada a partir das questões norteadoras: Como identificar nos jogos teatrais o significado das imagens produzidas pelas crianças no vídeo ou nos desenhos sobre a experiência de internar? Os significados das imagens ou desenhos podem ser indicadores de respostas para o cuidado em pediatria? Os objetivos foram: Identificar o que os jogos teatrais provocam na criança, ao criarem cenas e/ou desenhos sobre suas experiências da internação; destacar, nas cenas/imagens produzidas pelas crianças depois das atividades do jogo teatral, informações sobre sua experiência de internação. A metodologia da pesquisa é descritiva, observacional com caráter qualitativo, por produção de dados que indicassem significados sobre a experiência do brincar/jogar das crianças internadas. O jogo foi realizado com treze crianças, no qual 11 crianças estavam tristes e com dor, e duas estavam indiferentes antes de jogar/brincar. Depois das atividades do jogo, 12 crianças se apresentaram alegres e uma se manteve indiferente. Após a realização da organização da análise, destacam-se duas categorias centralizadas em relação ao estado emocional: a) as crianças se mostraram tristes antes de jogar; b) as crianças mostram alívio da dor após o jogar/brincar na internação. A conclusão deste estudo é que o brincar dentro de um hospital torna-se elemento importante para o desenvolvimento, saúde e bem-estar da criança enferma; as imagens produzidas falam do espaço de casa e do hospital, onde o segundo só é bom porque podem brincar/jogar e pintar como se estivessem em sua própria casa. Verificou-se também que os jogos cênicos podem contribuir atuando como ferramenta facilitadora no processo de cuidar da criança, além de auxiliar no resgate de algo tão natural e necessário na infância: o brincar. O jogo teatral favorece a liberação de conteúdos ocultos e emergentes, por meio da brincadeira, não se constituindo somente como instrumento para brincar, mas como ação terapêutica para diminuir a tensão, estresse e sofrimento decorrente da hospitalização. E, por fim, percebeu-se que a arte compõe o conjunto de ações do cuidado na saúde

Ce travail est lié au programme de recherche du Master professionnel intitulé LES JEUX THÉÂTRAUX À LA PÉDIATRIE, JOUER AVEC LES OBJETS DU THÉÂTRE: dispositifs pour le soin. Il a été réalisé à partir de questionnements spécifiques: Comment identifier dans les jeux théâtraux, la signification des images produites par les enfants dans la vidéo ou dans les dessins autour de l'expérience de l'internation ? Les significations des images ou des dessins peuvent être des indicateurs de réponses pour le soin dans la pédiatrie ? Et par rapport aux objectifs: identifier ce que les jeux théâtraux provoquent chez l'enfant à partir de la création de scènes et/ou de dessins sur leurs expériences d'internation; Remarquer dans les scènes/images produites par les enfants, les informations sur l'expérience de l'internation après les activités du jeu théâtral. La méthodologie de la recherche a eu un caractère qualitatif par production de données qui indiquent des significations sur l'expérience du jeu par les enfants hospitalisés. Le jeu a été réalisé avec treize enfants, dont onze étaient tristes et avec douleur et deux étaient indifférents avant de jouer. Après les jeux, douze enfants sont devenus contents et un enfant a continué indifférent. Après l'organisation de l'analyse, nous avons défini deux catégories par rapport à l'état émotionnel: a) Les enfants sont tristes avant de jouer. b) Après avoir joué dans l'internation, les enfants présentent un soulagement par rapport à la douleur. Nous arrivons ainsi à la conclusion que jouer dans un hôpital est un élément important pour le développement, la santé et le bien-être de l'enfant malade ; les images produites montrent un discours sur la maison et sur l'hôpital, où le deuxième est seulement agréable parce qu'ils peuvent y jouer et peindre comme s'ils étaient à la maison. On a pu vérifier aussi que les jeux scéniques peuvent contribuer comme outil facilitateur dans le processus de soin de l'enfant, et aussi comme auxiliaire dans la récupération de ce qui est si naturel et nécessaire à l'enfance : le jouer. Le jeu théâtral favorise la libération des contenus ocultés et emergents à travers l'acte de jouer, non seulement comme un instrument pour cet acte, mais également comme action thérapeutique pour la diminution de la tension, du stress et de la souffrance issus de l'hospitalisation. Enfin, l'art compose l'ensemble d'actions de soin dans le domaine de la santé
Descritores: Ludoterapia/métodos
Recursos Audiovisuais
Criança Hospitalizada/psicologia
-Ludoterapia/educação
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


  10 / 249 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1026086
Autor: Silva, Milena Regina da; Andrade, Letícia de; Gomes, Allan Henrique.
Título: Neguinho e Kika: (re)significações audiovisuais / Neguinho e Kika": audiovisual meanings / Neguinho e Kika: (re)significación audiovisual
Fonte: Estud. Interdiscip. Psicol;10(2):159-173, ago.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo a análise de um filme de curta metragem Neguinho e Kika. O filme conta a história de Neguinho, um jovem trabalhador do tráfico de drogas, que vive um amor em meio aos dramas da vida. Para pensar o filme e as relações estéticas a partir da obra, tomamos como interlocutor o filósofo Jacques Rancière. A análise foi orientada pelo paradigma indiciário, método de investigação que se atenta aos detalhes das narrativas, cenários e atuações. As cenas escolhidas para análise têm em comum a presença de instituições que, de certa maneira, (des)ordenam a vida na comunidade: o estado, a família e o tráfico. Compreendemos, a partir de nossa análise, que o filme mostra sua potência nas relações que estabelece, além do que é visível e dizível, no fazer sentir e pensar para além do que o autor nos apresenta (AU).

This article presents the results of a research whose objective was to analyze a short movie Neguinho and Kika. The movie tells the story of Neguinho, a young drug dealer who lives a love affair in the midst of life dramas. To think about the movie and its aesthetic relations, we took the philosopher Jacques Rancière as an interlocutor. The analysis was driven by the indiciary paradigm, an investigation method that attains to the details of the narratives, set design and performances. The scenes chosen for analysis have in common the presence of institutions that, in a certain way, (dis) order the life in the community: the state, the family and the drug traffic. We understood, from our analysis, that the movie shows its power through the relationships that it builds, beyond what is visible and sayable, in making us feel and think beyond what the author presents us (AU).

El presente estudio presenta resultados de una investigación que tuvo como objetivo el análisis de la película de cortometraje Neguinho y Kika. La película narra la historia de Neguinho, un joven trabajador del narcotráfico, que vive un amor en medio a las tragedias de la vida. Para pensar la película y las relaciones estéticas desde la obra, tomamos como interlocutor el filósofo Jacques Rancière. El análisis se orientó por el paradigma indiciario, método de investigación que atenta a todos los detalles de las narrativas, escenarios y actuaciones. Las cenas elegidas para el análisis tienen en común la presencia de instituciones que en cierto modo (des)ordenaron la vida en la comunidad: el estado, la familia y el narcotráfico. Entendemos, a partir de nuestro análisis, que la película demuestra su potencia en las relaciones que establece, más allá de lo que es visible y de lo que puede decirse, en el hacer experimentar y pensar más allá de lo que el autor nos presenta (AU).
Descritores: Recursos Audiovisuais
Pesquisa Comportamental
Mídia Audiovisual
-Psicologia
Estética
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde



página 1 de 25 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde