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Id: biblio-906620
Autor: Gonçalves, Vagner Mendonça; Nunes, Fátima de Lourdes dos Santos.
Título: A systematic review on content-based medical video retrieval
Fonte: J. health inform;8(supl.I):799-808, 2016. ilus, tab.
Idioma: en.
Conferência: Apresentado em: Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 15, Goiânia, 27-30 nov. 2016.
Resumo: OBJETIVO: Identificar o estado da arte com relação à aplicação de recuperação de vídeos baseada em conteúdo no contexto de vídeos médicos. Nossa contribuição é fornecer uma visão geral sobre estudos anteriores, bem como vantagens e desafios a serem explorados no tema por pesquisadores da área de aplicações de informática em saúde. MÉTODOS: Nós conduzimos uma revisão sistemática nas principais bases de trabalhos científicos das áreas da computação e medicina. Depois de definir um protocolo, nós conduzimos uma busca por artigos e tecemos uma discussão crítica sobre os estudos encontrados. RESULTADOS: Os resultados mostraram que a aplicação do conceito de recuperação de vídeos baseada em conteúdo na área médica é recente e ainda pouco explorada. CONCLUSÕES: Nos trabalhos analisados, as aplicações de interesse consistem na identificação e descrição de estruturas representadas nos vídeos para posterior indexação e recuperação. Os objetivos mais comuns verificados são auxílio ao diagnóstico, análise de procedimentos e tomada de decisão.

OBJECTIVE: Identify the state of the art about the application of content-based video retrieval in the context ofmedical videos. Our contribution is to provide an overview of previous studies as well as advantages and challenges tobe explored on this subject to the researchers interested in the applied health informatics field. METHODS: We conducta systematic review in the main scientific databases of the computing and medical fields. After defining a protocol, we conducted a search and, then, a critical discussion about the studies. RESULTS: The results showed that the application of the concept of content-based video retrieval in the medical field is recent and has been little explored. CONCLUSIONS: Applications of interest in the analyzed works consist in the identification and description of structures depicted in thevideos for later indexing and retrieval. The most common goals are to aid diagnosis, procedures analysis, and decision making.
Descritores: Aplicações da Informática Médica
Armazenamento e Recuperação da Informação
Diagnóstico por Computador
-Recursos Audiovisuais
Congressos como Assunto
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1047139
Autor: Arévalos Ramírez, Romina Elizabeth; Martínez-Mercado, Arnaldo; Vera Almirón, Yenny Gabriela; Báez Larrea, Nelson David; Báez Larrea, Nelson Federico; Paniagua Cristaldo, Dina Raquel.
Título: Legibilidad lingüística de materiales informativos impresos, divulgados por el Ministerio de Salud Pública y Bienestar Social, Paraguay, aplicando el Índice de Niebla de Gunning / Linguistic legibility of printed informational materials, disclosed by the Ministry of Public Health and Social Welfare, Paraguay, applying the Gunning Fog Index
Fonte: Rev. salud pública Parag;9(2):[P53-P57], Dic 2019.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: Para la Teoría de Enfermería del Déficit de Autocuidado (TEDA), el enfermero trabaja con "sistemas de enfermería": parcialmente compensatorio, totalmente compensatorio y sistema de apoyo educativo. Para este último, los materiales informativos (educativos) impresos son importantes. De la legibilidad de ellos depende la eficacia de los programas del Ministerio de Salud Pública y Bienestar Social (MSP y BS) del Paraguay. Sin embargo, esta legibilidad no ha sido estudiada en el país. Objetivo: Analizar la legibilidad lingüística de materiales informativos impresos, divulgados por el MSP y BS, aplicando el Índice de Niebla de Gunning (ING). Materiales y métodos: De los materiales informativos impresos, publicados por el MSP y BS entre 2003 y 2018, se identificó un corpus de 49 materiales. De ellos, por muestreo aleatorio polietápico, fueron seleccionados 250 párrafos. Se calculó el ING de cada uno. La media de ING de dichos párrafos se comparó con un "patrón oro", elaborado para el español paraguayo estándar a partir de una muestra artículos de opinión de periódicos de circulación nacional. Resultados: La media de legibilidad lingüística calculada fue 20,50, valor de un nivel de dificultad "normal" en la escala del patrón oro elaborado con artículos periodísticos de opinión. Conclusión: Los párrafos estudiados, en promedio, tienen niveles de legibilidad comparables con los de artículos de opinión de periódicos de circulación nacional. Dado que la media de años de escolaridad de la población del país (8,4 años) es baja, la eficacia de los materiales informativos impresos, para fines de autocuidado, no está garantizada. Palabras clave: Autocuidado, Sistemas de enfermería, Materiales informativos impresos, Legibilidad lingüística.

Introduction: The Orem's Self-Care Deficit Nursing Theory (SCDNT) states that nurses work with "nursing systems": Partly compensatory, Wholly compensatory and Supportive-educative. For the latter, printed health instructional resources are important. The efficacy of the programs of the Ministry of Public Health and Social Welfare (MPH & SW) of Paraguay depends on the readability of those informational aids. However, there are no studies about the readability of these health educational resources in the country. Objective: To analyze the readability of printed health educational resources published by the MPH & SW, applying the Gunning Fog Index (GFI). Methods: A corpus of 49 health informational resources, published by the MPH & SW between 2003 and 2018, was identified. From these, by random multi-stage sampling, 250 paragraphs were selected. The GFI of each one was calculated. The mean of GFI of these paragraphs was compared with a "gold standard", designed for the Paraguayan Spanish, based on a sample of opinion articles of national newspapers. Results: The mean of GFI calculated was 20.50, which can be read as a "normal" difficulty level on the gold standard scale developed with newspaper opinion articles. Conclusion: The paragraphs studied, on average, have comparable readability levels with opinion articles of national newspapers. Since the schooling year average of the country's population is low (8.4 years), the efficacy of the printed health educational resource for self-care purposes is not guaranteed. Keywords: Self-Care, Nursing Systems, Printed Health Educational Resources, Readability.
Descritores: Recursos Audiovisuais
Autocuidado
Compreensão
Linguística
Cuidados de Enfermagem/métodos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: PY40.1 - Biblioteca


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Id: lil-60508
Autor: Marroquín Cajas, Orlando; Alvarez Fernández, Rodrigo.
Título: Tecnologia educativa / Educational technology
Fonte: In: Marroquín Cajas, Orlando; Alvarez Fernández, Rodrigo. Modulo de educación y participación comunitaria. s.l, Instituto de Nutrición de Centro América y Panamá, 1987. p.80-80, ilus.
Idioma: es.
Descritores: Recursos Audiovisuais
Educação em Saúde/métodos
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME
GT3.1; Esp/INCAP/L-51; BR1.1/928.02


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Id: biblio-967679
Autor: Prudente, Paola Luzia Gomes.
Título: A dança na perspectiva de um jogo digital / Dance: an overview from digital games
Fonte: Licere (Online);21(3):i:386-f:409, set.2018.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo insere-se no campo dos estudos sobre a relação entre dança e jogos digitais e tem como objetivo analisar os jogos digitais de dança buscando compreender, por meio de uma revisão literária, como a dança se constitui na perspectiva de um jogo digital. Ao se voltar o olhar para o contexto específico dos jogos digitais de dança, percebe-se que esses recursos tecnológicos já expressam novas tendências, ampliando, sobremaneira, as possibilidades de experiências enquanto corpos dançantes. Os jogos digitais de dança proporcionam conhecimento do corpo, de suas habilidades, potencialidades e limites podendo chegar a transformação e criação de novas formas de se movimentar e consequentemente novas formas de dançar.

The following article is part of the studies about the connection between dance and digital games and its main purpose is to analyze the digital dance games in order to comprehend it from literary review, the way dance can be perceived from the perspective of a digital game. By taking a close look at a specific context of digital dance games, it is possible to realize that these technological resources present new trends, expanding specially the possibilities of experiences while dancing bodies. The digital dance games provide body knowledge and its skills, its strengths and limits allowing transformation and creation of new ways of moving oneself and thus new ways of dancing.
Descritores: Recursos Audiovisuais
Desenvolvimento Tecnológico
Jogos de Vídeo
Dança
Cinésica
Atividades de Lazer
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1026685
Autor: Romão, Ricardo Aurore.
Título: Jogos teatrais na pediatria, brincando com os objetos do teatro: dispositivos para cuidar / Theatrical games in pediatrics, playing with theater objects: devices for caring.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 20160000. 96 p. graf, ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Este trabalho está associado à pesquisa de mestrado profissional intitulada JOGOS TEATRAIS NA PEDIATRIA, BRINCANDO COM OS OBJETOS DO TEATRO: dispositivos para cuidar. A pesquisa foi realizada a partir das questões norteadoras: Como identificar nos jogos teatrais o significado das imagens produzidas pelas crianças no vídeo ou nos desenhos sobre a experiência de internar? Os significados das imagens ou desenhos podem ser indicadores de respostas para o cuidado em pediatria? Os objetivos foram: Identificar o que os jogos teatrais provocam na criança, ao criarem cenas e/ou desenhos sobre suas experiências da internação; destacar, nas cenas/imagens produzidas pelas crianças depois das atividades do jogo teatral, informações sobre sua experiência de internação. A metodologia da pesquisa é descritiva, observacional com caráter qualitativo, por produção de dados que indicassem significados sobre a experiência do brincar/jogar das crianças internadas. O jogo foi realizado com treze crianças, no qual 11 crianças estavam tristes e com dor, e duas estavam indiferentes antes de jogar/brincar. Depois das atividades do jogo, 12 crianças se apresentaram alegres e uma se manteve indiferente. Após a realização da organização da análise, destacam-se duas categorias centralizadas em relação ao estado emocional: a) as crianças se mostraram tristes antes de jogar; b) as crianças mostram alívio da dor após o jogar/brincar na internação. A conclusão deste estudo é que o brincar dentro de um hospital torna-se elemento importante para o desenvolvimento, saúde e bem-estar da criança enferma; as imagens produzidas falam do espaço de casa e do hospital, onde o segundo só é bom porque podem brincar/jogar e pintar como se estivessem em sua própria casa. Verificou-se também que os jogos cênicos podem contribuir atuando como ferramenta facilitadora no processo de cuidar da criança, além de auxiliar no resgate de algo tão natural e necessário na infância: o brincar. O jogo teatral favorece a liberação de conteúdos ocultos e emergentes, por meio da brincadeira, não se constituindo somente como instrumento para brincar, mas como ação terapêutica para diminuir a tensão, estresse e sofrimento decorrente da hospitalização. E, por fim, percebeu-se que a arte compõe o conjunto de ações do cuidado na saúde

Ce travail est lié au programme de recherche du Master professionnel intitulé LES JEUX THÉÂTRAUX À LA PÉDIATRIE, JOUER AVEC LES OBJETS DU THÉÂTRE: dispositifs pour le soin. Il a été réalisé à partir de questionnements spécifiques: Comment identifier dans les jeux théâtraux, la signification des images produites par les enfants dans la vidéo ou dans les dessins autour de l'expérience de l'internation ? Les significations des images ou des dessins peuvent être des indicateurs de réponses pour le soin dans la pédiatrie ? Et par rapport aux objectifs: identifier ce que les jeux théâtraux provoquent chez l'enfant à partir de la création de scènes et/ou de dessins sur leurs expériences d'internation; Remarquer dans les scènes/images produites par les enfants, les informations sur l'expérience de l'internation après les activités du jeu théâtral. La méthodologie de la recherche a eu un caractère qualitatif par production de données qui indiquent des significations sur l'expérience du jeu par les enfants hospitalisés. Le jeu a été réalisé avec treize enfants, dont onze étaient tristes et avec douleur et deux étaient indifférents avant de jouer. Après les jeux, douze enfants sont devenus contents et un enfant a continué indifférent. Après l'organisation de l'analyse, nous avons défini deux catégories par rapport à l'état émotionnel: a) Les enfants sont tristes avant de jouer. b) Après avoir joué dans l'internation, les enfants présentent un soulagement par rapport à la douleur. Nous arrivons ainsi à la conclusion que jouer dans un hôpital est un élément important pour le développement, la santé et le bien-être de l'enfant malade ; les images produites montrent un discours sur la maison et sur l'hôpital, où le deuxième est seulement agréable parce qu'ils peuvent y jouer et peindre comme s'ils étaient à la maison. On a pu vérifier aussi que les jeux scéniques peuvent contribuer comme outil facilitateur dans le processus de soin de l'enfant, et aussi comme auxiliaire dans la récupération de ce qui est si naturel et nécessaire à l'enfance : le jouer. Le jeu théâtral favorise la libération des contenus ocultés et emergents à travers l'acte de jouer, non seulement comme un instrument pour cet acte, mais également comme action thérapeutique pour la diminution de la tension, du stress et de la souffrance issus de l'hospitalisation. Enfin, l'art compose l'ensemble d'actions de soin dans le domaine de la santé
Descritores: Ludoterapia/métodos
Recursos Audiovisuais
Criança Hospitalizada/psicologia
-Ludoterapia/educação
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Id: biblio-1026086
Autor: Silva, Milena Regina da; Andrade, Letícia de; Gomes, Allan Henrique.
Título: Neguinho e Kika: (re)significações audiovisuais / Neguinho e Kika": audiovisual meanings / Neguinho e Kika: (re)significación audiovisual
Fonte: Estud. Interdiscip. Psicol;10(2):159-173, ago.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo a análise de um filme de curta metragem Neguinho e Kika. O filme conta a história de Neguinho, um jovem trabalhador do tráfico de drogas, que vive um amor em meio aos dramas da vida. Para pensar o filme e as relações estéticas a partir da obra, tomamos como interlocutor o filósofo Jacques Rancière. A análise foi orientada pelo paradigma indiciário, método de investigação que se atenta aos detalhes das narrativas, cenários e atuações. As cenas escolhidas para análise têm em comum a presença de instituições que, de certa maneira, (des)ordenam a vida na comunidade: o estado, a família e o tráfico. Compreendemos, a partir de nossa análise, que o filme mostra sua potência nas relações que estabelece, além do que é visível e dizível, no fazer sentir e pensar para além do que o autor nos apresenta (AU).

This article presents the results of a research whose objective was to analyze a short movie Neguinho and Kika. The movie tells the story of Neguinho, a young drug dealer who lives a love affair in the midst of life dramas. To think about the movie and its aesthetic relations, we took the philosopher Jacques Rancière as an interlocutor. The analysis was driven by the indiciary paradigm, an investigation method that attains to the details of the narratives, set design and performances. The scenes chosen for analysis have in common the presence of institutions that, in a certain way, (dis) order the life in the community: the state, the family and the drug traffic. We understood, from our analysis, that the movie shows its power through the relationships that it builds, beyond what is visible and sayable, in making us feel and think beyond what the author presents us (AU).

El presente estudio presenta resultados de una investigación que tuvo como objetivo el análisis de la película de cortometraje Neguinho y Kika. La película narra la historia de Neguinho, un joven trabajador del narcotráfico, que vive un amor en medio a las tragedias de la vida. Para pensar la película y las relaciones estéticas desde la obra, tomamos como interlocutor el filósofo Jacques Rancière. El análisis se orientó por el paradigma indiciario, método de investigación que atenta a todos los detalles de las narrativas, escenarios y actuaciones. Las cenas elegidas para el análisis tienen en común la presencia de instituciones que en cierto modo (des)ordenaron la vida en la comunidad: el estado, la familia y el narcotráfico. Entendemos, a partir de nuestro análisis, que la película demuestra su potencia en las relaciones que establece, más allá de lo que es visible y de lo que puede decirse, en el hacer experimentar y pensar más allá de lo que el autor nos presenta (AU).
Descritores: Recursos Audiovisuais
Pesquisa Comportamental
Mídia Audiovisual
-Psicologia
Estética
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Id: biblio-991317
Autor: Galindo-Neto, Nelson Miguel; Alexandre, Ana Carla Silva; Barros, Lívia Moreira; Sá, Guilherme Guarino de Moura; Carvalho, Khelyane Mesquita de; Caetano, Joselany Áfio.
Título: Creation and validation of an educational video for deaf people about cardiopulmonary resuscitation / Construção e validação de vídeo educativo para surdos acerca da ressuscitação cardiopulmonar / Construcción y validación de un vídeo educativo para sordos acerca de la reanimación cardiopulmonar
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);27:e3130, 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: to create and validate an educational video for teaching deaf students about cardiopulmonary resuscitation. Method: methodological study consisting in the creation of an educational video, validation of its content by 22 nurses with expertise in cardiorespiratory arrest, and evaluation by 16 deaf students. For data collection, the following validated instruments were used: the Instrument for Validation of Educational Content used for the validation by nurses and the Assistive Technology Assessment Questionnaire for the evaluation by deaf students. The criterion for validation was concordance higher than 80%, analyzed through the content validation index and binomial test. Results: the final version of the video lasted seven minutes and thirty seconds, covered the steps that should be performed by a lay person to help a victim of cardiorespiratory arrest, presented animations and the narration in the Brazilian sign language. All the items obtained agreement among nurses and of among deaf students equal or superior to 80%. Conclusion: the video was considered to present valid content by the judges and comprehensible content by deaf students. Thus the video represents an inclusive technology for health education of deaf people about cardiopulmonary resuscitation.

RESUMO Objetivo: construir e validar vídeo educativo para ensino de alunos surdos acerca da ressuscitação cardiopulmonar. Método: estudo metodológico composto pela construção do vídeo educativo, validação de conteúdo por 22 enfermeiros com expertise em parada cardiorrespiratória e avaliação por 16 alunos surdos. Para coleta dos dados, utilizaram-se instrumentos validados: Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional para validação pelos enfermeiros e Questionário de Avaliação de Tecnologia Assistiva para avaliação dos alunos surdos. O critério para validação foi concordância superior a 80%, analisada por meio do índice de validação de conteúdo e teste binomial. Resultados: a versão final do vídeo possuiu 7 minutos e 30 segundos, contemplando as etapas que devem ser realizadas pelo leigo para socorrer a vítima de parada cardiorrespiratória, apresentadas com animação e narração na língua brasileira de sinais. Todos os itens obtiveram concordância dos enfermeiros e dos alunos surdos igual ou superior a 80%. Conclusão: o vídeo foi considerado válido quanto ao conteúdo, por juízes, e compreensível, por alunos surdos, de forma que consiste em uma tecnologia inclusiva para educação em saúde de surdos acerca da ressuscitação cardiopulmonar.

RESUMEN Objetivo: construir y validar un vídeo educativo para enseñanza de alumnos sordos acerca de la reanimación cardiopulmonar. Método: estudio metodológico compuesto por la construcción de un vídeo educativo; validez de contenido por 22 enfermeros con dominio en paro cardiorrespiratorio y evaluado por 16 alumnos sordos. Para la recolección de los datos fueron utilizados los instrumentos: Instrumento de Validez de Contenido Educacional para validez por los enfermeros y Cuestionario de Evaluación de Tecnología Asistida para evaluación de los alumnos sordos. El criterio para validación fue tener una concordancia superior a 80%, analizada por medio del índice de validez de contenido y prueba binomial. Resultados: la versión final del vídeo poseía siete minutos y treinta segundos, contempló las etapas que deben ser realizadas por el lego para socorrer la víctima de paro cardiorrespiratorio, presentadas con animación y narración en la lengua brasilera de señas. Todos los ítems obtuvieron concordancia de los enfermeros y de los alumnos sordos igual o superior a 80%. Conclusión: el vídeo fue considerado válido cuanto al contenido, por jueces, y comprensible, por alumnos sordos, de forma que consiste en una tecnología inclusiva para educación en salud de sordos acerca de la reanimación cardiopulmonar.
Descritores: Materiais de Ensino
Educação em Saúde/organização & administração
Reanimação Cardiopulmonar
Pessoas com Deficiência Auditiva
-Recursos Audiovisuais
Filmes e Vídeos Educativos
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1022616
Autor: Scarpin, Tamires Baptista; Oliveira, Luciana Butini; Bergamaschi, Cristiane de Cássia; Ramacciato, Juliana Cama; Motta, Rogério Heládio Lopes.
Título: Comparação de estratégias para aprimoramento de graduandos de Odontologia na prescrição medicamentosa / Comparison of different teaching strategies to improve the knowledge of Dental students about prescribing standards
Fonte: Rev. ABENO;19(1):66-72, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar diferentes estratégias para o aprimoramento de graduandos de Odontologia sobre normas de prescrição medicamentosa. Foram avaliados 72 estudantes, os quais foram divididos aleatoriamente em 3 grupos (n=24): Grupo 1 ­ em cada etapa de avaliação foi apresentado um vídeo explicativo sobre normas de prescrição com duração de 15 minutos; Grupo 2 ­ o mesmo vídeo foi disponibilizado em uma plataforma virtual (com acesso ilimitado); Grupo 3 ­ controle: os estudantes não tiveram atividades adicionais sobre o tema. Foram realizadas 4 avaliações e os voluntários receberam um caso clínico diferente em cada avaliação, realizando uma prescrição para a situação clínica proposta. Para cada prescrição realizada foi atribuída uma pontuação considerando diferentes itens: identificação do profissional e do paciente, concentração, dose e quantidade do medicamento, instruções, dentre outros. Os resultados obtidos foram submetidos à análise estatística, com nível de significância de 5%. Não foram observadas diferenças significativas na avaliação basal entre os grupos (p>0,05). Após o uso das diferentes estratégias foram observados melhores resultados para G1 quando comparados a G2 e G3 (p<0,05). Concluiuse que o uso do vídeo presencial foi o que proporcionou melhores resultados em relação às normas de prescrição de medicamentos (AU).

The aim of this study was to evaluate different teaching strategies to improve the knowledge of dental students about prescribing standards. We evaluated 72 students who were randomly separated into 3 groups (n = 24): Group 1 - at each evaluation stage, an explanatory video about prescription rules was presented; Group 2 - the same video was made available on a virtual platform (with unlimited access); Group 3 - control: the students did not have additional activities on the subject. During the study period 4 evaluations were performed, and all participants received a different clinical case to carry out a prescription for the proposed clinical situation. For each prescription performed, a score was given to different items: identification of professional and patient, concentration, dosage and quantity of the medicine, instructions, among others. The results were submitted to statistical analysis and the level of significance was set at 5%. No significant differences were observed at baseline between groups (p> 0.05). However, after using the strategies better results were observed for G1 when compared with G2 and G3 (p<0.05). It could be concluded that among the strategies used, the use of video was the one that provided an improvement in knowledge of dental students in relation to prescribing standards (AU).
Descritores: Prescrições de Medicamentos/normas
Recursos Audiovisuais
Estudantes de Odontologia
Educação em Odontologia
-Brasil
Estatísticas não Paramétricas
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Estudos de Avaliação
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Id: biblio-1021556
Autor: Carvalho, Luciomar de; Lisboa Filho, Flavi Ferreira.
Título: Representações LGBTQIA+ e estudos culturais: invisibilidades da diversidade de gênero em audiovisuais publicitários de moda / LGBTQIA+ representations and cultural studies: invisibility of gender diversity in fashionable audiovisuals / Representaciones LGBTQIA+ y estudios culturales: invisibilidades de la diversidad de género en audiovisuales publicitarios de moda
Fonte: RECIIS (Online);13(3):671-680, jul.-set. 2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A moda, não raras vezes, é utilizada como marca de distinção social e de apagamentos de gêneros. Mesmo nos dias atuais, sua produção hegemônica distingue os gêneros feminino e masculino e deixa os demais sem representatividade. Por outro lado, a crítica a um modelo de produção publicitário, que robustece os padrões hegemônicos dos binarismos compulsórios entre sexo e gênero, tem sido efetivada por um movimento acanhado e ainda recente que clama por novos modelos de representação. Por meio dos estudos culturais, este ensaio teórico busca refletir sobre as representações LGBTQIA+ nas publicidades de moda, salientando a importância das diversidades de gênero estarem representadas, de forma não estereotipada, dando-lhes visibilidade, evitando seu silenciamento e apagamento.

Fashion is often used as a sign of social distinction and erasure of genres. Nowadays its hegemonic production still distinguishes female and male gender but the others have no representation in it. On the other hand, the criticism about a model of advertising production, which strengthens the hegemonic patterns of compulsory binarisms between sex and gender, has been effected by means of a few expressive and still recent movement that calls for new models of representation. This theoretical essay seeks through cultural studies to reflect on LGBTQIA+ representations in fashion advertising, stressing the importance of gender diversity to be represented in a non-stereotyped way, giving them visibility, avoiding to silence them and their erasure.

La moda se usa a menudo como una marca de distinción social y borradura de géneros. Incluso hoy, su producción hegemónica distingue el género femenino y el masculino y deja otros géneros sin representatividad. Por otro lado, la crítica a un modelo de producción publicitario, que fortalece los patrones hegemónicos de binarismos obligatorios entre el sexo y el género, tiene sido efectuada por medio de un movimiento tímido y aún reciente que exige nuevos modelos de representación. A través de estudios culturales, este ensayo teórico busca reflexionar sobre las representaciones LGBTQIA+ en las publicidades de moda, enfatizando la importancia de que las diversidades de género estén representadas de manera no estereotipada, dándoles visibilidad, evitando su silenciamiento y borradura.
Descritores: Recursos Audiovisuais
Publicidade como Assunto
Cultura
Minorias Sexuais e de Gênero
FREE RADICALSABDOMEN, ACUTE
-Propaganda
Comunicação
Mídia Audiovisual
Identidade de Gênero
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Id: biblio-1016675
Autor: Fernandes, Guilherme Moreira.
Título: 1979: A (quase) primeira bissexual protagonista em telenovela / 1979: The (almost) first bisexual protagonist in telenovela / 1979: La (casi) primera bisexual protagonista en telenovela
Fonte: RECIIS (Online);13(3):509-524, jul.-set. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir a representação da primeira protagonista bissexual de telenovela. Trata-se de Paloma, da obra Os Gigantes de Lauro César Muniz exibida pela TV Globo entre os anos de 1979 e 1980 na faixa das 20h. Por meio de uma análise documental, a partir do entendimento da TV de Papel e do Recurso Comunicativo, estudamos a repercussão da identidade bissexual da personagem em jornais e revistas massivos, de cunho geral e especializado. Também consultamos documentos da Divisão de Censura de Diversões Públicas com o objetivo de perceber a interferência censória na telenovela, no tocante à lesbianidade.

This paper aims to present and discuss the representation of the first bisexual protagonist of a telenovela. This is Paloma, from the play Os Gigantes by Lauro César Muniz shown by TV Globo between the years of 1979 and 1980 in the band of 8pm. Through a documentary analysis, based on the understanding of the TV de Papel and the Communicative Resource, we study the repercussion of the bisexual identity of the character in mass and specialized newspapers and magazines. Also consulted the documents of the Divisão de Censura de Diversões Públicas with the objective of perceiving the censoring interference in the telenovela, regarding lesbianity.

Este artículo tiene como objetivo presentar y discutir la representación de la primera protagonista bisexual de telenovela. Se trata de Paloma, de la obra Os Gigantes de Lauro César Muniz exhibida por la TV Globo entre los años 1979 y 1980 en lo prime time (20h). Por medio de un análisis documental, a partir del entendimiento de la TV de Papel y del Recurso Comunicativo estudiamos la repercusión de la identidad bisexual del personaje en periódicos y revistas masivos, de carácter general y especializado. También se consultó los documentos de la División de Censura de Diversiones Públicas con el objetivo de percibir la interferencia censoria en la telenovela, en lo que se refiere a la lesbianidad.
Descritores: Comunicação
Homossexualidade Feminina
Minorias Sexuais e de Gênero
FRAUDTEMEFOS
Identidade de Gênero
-Recursos Audiovisuais
Bissexualidade
Jornalismo
Mídia Audiovisual
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública



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