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Id: biblio-1022616
Autor: Scarpin, Tamires Baptista; Oliveira, Luciana Butini; Bergamaschi, Cristiane de Cássia; Ramacciato, Juliana Cama; Motta, Rogério Heládio Lopes.
Título: Comparação de estratégias para aprimoramento de graduandos de Odontologia na prescrição medicamentosa / Comparison of different teaching strategies to improve the knowledge of Dental students about prescribing standards
Fonte: Rev. ABENO;19(1):66-72, 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar diferentes estratégias para o aprimoramento de graduandos de Odontologia sobre normas de prescrição medicamentosa. Foram avaliados 72 estudantes, os quais foram divididos aleatoriamente em 3 grupos (n=24): Grupo 1 ­ em cada etapa de avaliação foi apresentado um vídeo explicativo sobre normas de prescrição com duração de 15 minutos; Grupo 2 ­ o mesmo vídeo foi disponibilizado em uma plataforma virtual (com acesso ilimitado); Grupo 3 ­ controle: os estudantes não tiveram atividades adicionais sobre o tema. Foram realizadas 4 avaliações e os voluntários receberam um caso clínico diferente em cada avaliação, realizando uma prescrição para a situação clínica proposta. Para cada prescrição realizada foi atribuída uma pontuação considerando diferentes itens: identificação do profissional e do paciente, concentração, dose e quantidade do medicamento, instruções, dentre outros. Os resultados obtidos foram submetidos à análise estatística, com nível de significância de 5%. Não foram observadas diferenças significativas na avaliação basal entre os grupos (p>0,05). Após o uso das diferentes estratégias foram observados melhores resultados para G1 quando comparados a G2 e G3 (p<0,05). Concluiuse que o uso do vídeo presencial foi o que proporcionou melhores resultados em relação às normas de prescrição de medicamentos (AU).

The aim of this study was to evaluate different teaching strategies to improve the knowledge of dental students about prescribing standards. We evaluated 72 students who were randomly separated into 3 groups (n = 24): Group 1 - at each evaluation stage, an explanatory video about prescription rules was presented; Group 2 - the same video was made available on a virtual platform (with unlimited access); Group 3 - control: the students did not have additional activities on the subject. During the study period 4 evaluations were performed, and all participants received a different clinical case to carry out a prescription for the proposed clinical situation. For each prescription performed, a score was given to different items: identification of professional and patient, concentration, dosage and quantity of the medicine, instructions, among others. The results were submitted to statistical analysis and the level of significance was set at 5%. No significant differences were observed at baseline between groups (p> 0.05). However, after using the strategies better results were observed for G1 when compared with G2 and G3 (p<0.05). It could be concluded that among the strategies used, the use of video was the one that provided an improvement in knowledge of dental students in relation to prescribing standards (AU).
Descritores: Prescrições de Medicamentos/normas
Recursos Audiovisuais
Estudantes de Odontologia
Educação em Odontologia
-Brasil
Estatísticas não Paramétricas
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Estudos de Avaliação
Responsável: BR1264.1 - Biblioteca Setorial Prof Alberto M Campos


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Id: biblio-1021556
Autor: Carvalho, Luciomar de; Lisboa Filho, Flavi Ferreira.
Título: Representações LGBTQIA+ e estudos culturais: invisibilidades da diversidade de gênero em audiovisuais publicitários de moda / LGBTQIA+ representations and cultural studies: invisibility of gender diversity in fashionable audiovisuals / Representaciones LGBTQIA+ y estudios culturales: invisibilidades de la diversidad de género en audiovisuales publicitarios de moda
Fonte: RECIIS (Online);13(3):671-680, jul.-set. 2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A moda, não raras vezes, é utilizada como marca de distinção social e de apagamentos de gêneros. Mesmo nos dias atuais, sua produção hegemônica distingue os gêneros feminino e masculino e deixa os demais sem representatividade. Por outro lado, a crítica a um modelo de produção publicitário, que robustece os padrões hegemônicos dos binarismos compulsórios entre sexo e gênero, tem sido efetivada por um movimento acanhado e ainda recente que clama por novos modelos de representação. Por meio dos estudos culturais, este ensaio teórico busca refletir sobre as representações LGBTQIA+ nas publicidades de moda, salientando a importância das diversidades de gênero estarem representadas, de forma não estereotipada, dando-lhes visibilidade, evitando seu silenciamento e apagamento.

Fashion is often used as a sign of social distinction and erasure of genres. Nowadays its hegemonic production still distinguishes female and male gender but the others have no representation in it. On the other hand, the criticism about a model of advertising production, which strengthens the hegemonic patterns of compulsory binarisms between sex and gender, has been effected by means of a few expressive and still recent movement that calls for new models of representation. This theoretical essay seeks through cultural studies to reflect on LGBTQIA+ representations in fashion advertising, stressing the importance of gender diversity to be represented in a non-stereotyped way, giving them visibility, avoiding to silence them and their erasure.

La moda se usa a menudo como una marca de distinción social y borradura de géneros. Incluso hoy, su producción hegemónica distingue el género femenino y el masculino y deja otros géneros sin representatividad. Por otro lado, la crítica a un modelo de producción publicitario, que fortalece los patrones hegemónicos de binarismos obligatorios entre el sexo y el género, tiene sido efectuada por medio de un movimiento tímido y aún reciente que exige nuevos modelos de representación. A través de estudios culturales, este ensayo teórico busca reflexionar sobre las representaciones LGBTQIA+ en las publicidades de moda, enfatizando la importancia de que las diversidades de género estén representadas de manera no estereotipada, dándoles visibilidad, evitando su silenciamiento y borradura.
Descritores: Recursos Audiovisuais
Publicidade como Assunto
Cultura
Minorias Sexuais e de Gênero
FREE RADICALSABDOMEN, ACUTE
-Propaganda
Comunicação
Mídia Audiovisual
Identidade de Gênero
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Id: biblio-1016675
Autor: Fernandes, Guilherme Moreira.
Título: 1979: A (quase) primeira bissexual protagonista em telenovela / 1979: The (almost) first bisexual protagonist in telenovela / 1979: La (casi) primera bisexual protagonista en telenovela
Fonte: RECIIS (Online);13(3):509-524, jul.-set. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir a representação da primeira protagonista bissexual de telenovela. Trata-se de Paloma, da obra Os Gigantes de Lauro César Muniz exibida pela TV Globo entre os anos de 1979 e 1980 na faixa das 20h. Por meio de uma análise documental, a partir do entendimento da TV de Papel e do Recurso Comunicativo, estudamos a repercussão da identidade bissexual da personagem em jornais e revistas massivos, de cunho geral e especializado. Também consultamos documentos da Divisão de Censura de Diversões Públicas com o objetivo de perceber a interferência censória na telenovela, no tocante à lesbianidade.

This paper aims to present and discuss the representation of the first bisexual protagonist of a telenovela. This is Paloma, from the play Os Gigantes by Lauro César Muniz shown by TV Globo between the years of 1979 and 1980 in the band of 8pm. Through a documentary analysis, based on the understanding of the TV de Papel and the Communicative Resource, we study the repercussion of the bisexual identity of the character in mass and specialized newspapers and magazines. Also consulted the documents of the Divisão de Censura de Diversões Públicas with the objective of perceiving the censoring interference in the telenovela, regarding lesbianity.

Este artículo tiene como objetivo presentar y discutir la representación de la primera protagonista bisexual de telenovela. Se trata de Paloma, de la obra Os Gigantes de Lauro César Muniz exhibida por la TV Globo entre los años 1979 y 1980 en lo prime time (20h). Por medio de un análisis documental, a partir del entendimiento de la TV de Papel y del Recurso Comunicativo estudiamos la repercusión de la identidad bisexual del personaje en periódicos y revistas masivos, de carácter general y especializado. También se consultó los documentos de la División de Censura de Diversiones Públicas con el objetivo de percibir la interferencia censoria en la telenovela, en lo que se refiere a la lesbianidad.
Descritores: Comunicação
Homossexualidade Feminina
Minorias Sexuais e de Gênero
FRAUDTEMEFOS
Identidade de Gênero
-Recursos Audiovisuais
Bissexualidade
Jornalismo
Mídia Audiovisual
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Id: biblio-1007028
Autor: Alarco-Cadillo, Lorena; Casas Apayco, Leslie; Reyes Bossio, Mario; Ramírez Torres, María Cecilia.
Título: Uso de dos técnicas alternativas de manejo de conducta: musicoterapia y distracción audiovisual, en el control y manejo de ansiedad en pacientes pediátricos de 5 a 10 años / Uso de duas técnicas alternativas de manejo da conduta: musicoterapia e distração audiovisual no controle e manejo da ansiedade em pacientes pediátricos de 5 a 10 anos / Use of two alternative techniques for the management of behavior: music therapy and audiovisual distraction, for the control and management of anxiety and child's behavior
Fonte: Rev. odontopediatr. latinoam;7(1):16-24, 2017. ilus, graf.
Idioma: es; pt.
Resumo: En la actualidad, se ha demostrado que la ansiedad influye significativamente en la conducta de los niños durante la consulta dental ocasionando un rechazo total del niño a la atención odontológica, optándose por el uso de técnicas no farmacológicas para el control y manejo de la ansiedad, así conseguir un comportamiento receptivo. Objetivo: Comparar dos técnicas no farmacológicas (musicoterapia y distracción audiovisual) en el control de la ansiedad antes, durante y después del tratamiento dental de niños entre 5 y 10 años atendidos en el Centro Universitario de Salud (UPC). Materiales y métodos: Se realizó un estudio cuasi experimental, comparándose los niveles de ansiedad obtenidos con el Test de Dibujos de Venham (1 -8) y la Escala de Ansiedad de Venham (0-5) a un total de 60 pacientes pediátricos bajo las técnicas no farmacológicas musicoterapia y audio visual. Resultados: El promedio de puntaje obtenido antes de la consulta dental con el Test de Dibujos de Venham para el grupo control fue de 2, para el grupo musicoterapia fue de 1,4 y de 1,45 para el grupo audio visual; el promedio de la escala de Ansiedad durante la consulta para el grupo control fue de 1,4 y de 0,2 para musicoterapia y audiovisual. Por último, el puntaje después de la consulta dental para el grupo control fue de 1,95, para musicoterapia fue de 0,45 y para el grupo audio visual fue de 0,3. Sí se encontraron diferencias significativas para la evaluación de la ansiedad con la Escala de Ansiedad de Venham aplicada durante el tratamiento dental entre los tres grupos de estudio (p=0,001). Conclusiones: Se concluye que existe una reducción de los niveles de ansiedad durante y después de emplear ambas técnicas no farmacológicas.

Atualmente pode-se adotar por técnicas não farmacológicas para o controle e manipulação dos problemas de ansiedade em crianças, já que afeta significativamente na conduta delas durante o atendimento odontológico, além terá um efeito negativo na saúde oral, já que um elevado nível de ansiedade produz a rejeição total do tratamento dental. Objetivo: Comparar duas técnicas não farmacológicas (musicoterapia e distração audiovisual) no controle da ansiedade antes, durante e após o tratamento dental em crianças de 5 a 10 anos de idade atendidas no Centro Universitário de Saúde (UPC). Materiais e Métodos: Realizou-se um estudo quase experimental e compararam-se os niveles de ansiedade obtidos pelos desenhos de teste de Venham (1 -8) e a escala de ansiedade Venham (0-5) num total de 60 pacientes pediátricos sob técnicas não farmacológicas musicoterapia e audiovisual. Resultados: A média da porcentagem obtido antes da atenção odontológica utilizando os desenhos de teste de Venham para o grupo controle foi 2, para o grupo musicoterapia 1,4 e de 1,45 para o grupo audiovisual; por outro lado a media após da atenção odontológica para o grupo controle foi 1,95, para musicoterapia 0,45 e para o grupo audiovisual 0,3. A media da escala da Ansiedade durante a consulta para o grupo controle foi de 1,4 e de 0,2 para musicoterapia e audiovisual. Houve diferença significativa entre os três grupos de estudo para avaliação da ansiedade (p=0,001). Conclusões: Os resultados indicam que houve redução dos níveis de ansiedade após empregar ambas as técnicas não farmacológicas na população estudada.

It has been shown that anxiety has a significant influence on a child's behavior during a dental appointment and consequently a negative impact on their oral health. It may cause the child to reject their dental treatment. Today, dentists can choose non-pharmacological techniques for the management and control of anxiety to achieve a receptive patient behaviour. Objectives: The aim of this study was to compare two non-pharmacological techniques and for managing anxiety before, during and after dental treatment in 5 to 10 year-old children treated at the university health center. Material and Methods: A quasi experimental study was carried out and the anxiety levels obtained with the Venham Picture Test (1-8) Venham Anxiety Scale (0-5), were applied in 60 pediatric patients in total, using the non-pharmacological techniques: music therapy and audiovisual distraction. Results: The mean score obtained before the dental appointment with the Venham Picture Test was 2 for the control group; 1.4 for the music therapy group and 1.45 for the audiovisual group. The mean score of Venham Anxiety scale during a dental appointment was 1.4 for the control group and 0.2 for the music therapy and audiovisual group. Lastly, the score after dental appointment was 1.95 for the control group, 0.45 for the music therapy group and 0.3 for the audiovisual group. There is a significant difference among the three groups (p=0,001) for anxiety. Conclusions: We conclude that there was a reduction of anxiety levels during and after using both non-pharmacological techniques in the studied population.
Descritores: Terapias Complementares
-Ansiedade
Recursos Audiovisuais
Musicoterapia
Limites: Seres Humanos
Pré-Escolar
Responsável: CO5.1 - Centro de Información y Conocimiento


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Id: biblio-1015063
Autor: Iñurrategui, María Celia.
Título: Búsqueda en Internet sobre suicidio tras el lanzamiento de la serie "Por 13 razones" / Internet search on suicide after the release of the series "13 reasons why"
Fonte: Evid. actual. práct. ambul;22(1):e001078, abr. 2019.
Idioma: es.
Descritores: Suicídio/tendências
Meios de Comunicação/tendências
/tendências
FREUDIAN THEORYABDOMEN, ACUTE/tendências
-Serviços Preventivos de Saúde/organização & administração
Serviços Preventivos de Saúde/tendências
Recursos Audiovisuais/tendências
Suicídio/prevenção & controle
Suicídio/estatística & dados numéricos
Televisão/tendências
Bullying/prevenção & controle
/estatística & dados numéricos
FREUDIAN THEORYABDOMEN, ACUTE/estatística & dados numéricos
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Comentário
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
Texto completo SciELO Saúde Pública
Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-1002315
Autor: Lima, Juliano de Carvalho.
Título: Uso público da razão e argumentação: análise dos debates sobre o Programa Mais Médicos / Public use of reason and argumentation: analysis of discussions about the More Doctors Program / Uso público de la razón y de la argumentación: análisis de los debates sobre el Programa Más Médicos
Fonte: Interface (Botucatu, Online);21(supl.1):1115-1127, 2017. ilus.
Idioma: en; es; pt.
Resumo: Este estudo tem como objetivos identificar os principais argumentos utilizados durante as discussões públicas sobre o Programa Mais Médicos e analisar a estrutura das argumentações e sua adequação às regras de uma discussão crítica. São analisados debates veiculados na televisão e na internet envolvendo agentes públicos e da sociedade civil. A análise foi realizada a partir da abordagem pragma-dialética de Van Eemeren e Grootendorst e seu modelo de discussão crítica. Em todos os debates são observadas falácias nas argumentações, o que dificulta o avanço no sentido de se chegar à resolução das diferenças de opiniões. Esses entraves no diálogo acabam por dificultar também a resolução de problemas concretos que poderia fazer avançar o Programa Mais Médicos e, assim, melhorar as condições de acesso à saúde da população.

The objective of this study was to identify the main arguments used during public discussions of the More Doctors Program and analyze the structure of the arguments and their compliance with the rules for critical discussions. Discussions broadcast on television and the Internet involving public and civil society actors were examined. The analysis was based on the pragmadialectical approach and critical discussion model developed by van Eemeren and Grootendorst. In all the discussions, fallacies in the arguments can be detected, which hinders resolving differences of opinion. These impediments to dialogue also make it difficult to solve concrete problems that could help move the More Doctors Program forward and improve the access of the population to health care.

El objetivo de este estudio es identificar los principales argumentos utilizados durante las discusiones públicas sobre el Programa Más Médicos y analizar la estructura de las argumentaciones y su adecuación a las reglas de una discusión crítica. Se analizan debates exhibidos en la televisión y en internet, envolviendo a agentes públicos y de la sociedad civil. El análisis se realizó a partir del abordaje pragma-dialéctico de Van Eemeren y Grootendorst y su modelo de discusión crítica. En todos los debates se observan falacias en las argumentaciones, lo que dificulta el avance en el sentido de llegar a la resolución de las diferencias de opinión. Esos obstáculos en el diálogo terminan dificultando también la resolución de problemas concretos que podría hacer que avanzara el Programa Más Médicos y de esa forma mejorar las condiciones de acceso a la salud de la población.
Descritores: Atitude
Argumento Refutável
Consórcios de Saúde
Política de Saúde
-Recursos Audiovisuais
Distribuição de Médicos
Brasil
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR33.1 - Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação


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Id: biblio-970939
Autor: Oliveira, Gustavo Vieira de; Abreu, Paula Alvarez.
Título: A divulgação de vídeos de anatomia do sistema nervoso central no Youtube / Dissemination of videos on the anatomy of the central nervous system by Youtube
Fonte: Saude e pesqui. (Impr.);11(3):459-465, Set-Dez 2018. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo visa avaliar os métodos de exposição de conteúdos de neuroanatomia utilizados nos vídeos compartilhados no YouTube, o impacto destes vídeos e a aceitação dos usuários. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, com abordagem descritiva e analítica observacional, envolvendo a análise de vídeos de neuroanatomia divulgados em português no site do YouTube. A pesquisa foi realizada no Youtube utilizando as palavras-chave "telencéfalo", "diencéfalo" e "tronco encefálico". Os vídeos foram categorizados de acordo com o método de exposição do conteúdo de neuroanatomia como equipamentos multimídia (EM), peças plásticas (PPT), peças plastinadas (PPN), e peças cadavéricas formolizadas (PCF) para avaliação do número de visualizações e aceitação dos usuários (número de likes e dislikes). Foi observado que as PPT foram mais utilizadas nos vídeos de neuroanatomia. Porém, os vídeos que utilizaram EM tiveram mais visualizações diárias e maior aceitação pelos usuários do Youtube. Os resultados do presente estudo sugerem que os vídeos de neuroanatomia utilizando EM podem contribuir de forma complementar para o ensino-aprendizado destes conteúdos.

The aim of this work is to access the exposure methods of neuroanatomy used in YouTube-shared videos, their impact and acceptance by users, by a quantitative, descriptive and analytic research. Research was undertaken in YouTube with keywords "telencephalon", "diencephalon" and "brainstem". Videos were categorized according to the exposure method of the neuroanatomic contents, such as multimedia equipments (ME), plastic parts (PPT), plastinated parts (PPN), and cadaver pieces in formaldehyde (PCF), to evaluate the number of visualizations and acceptance by the users (number of likes and dislikes). The exposure method based on PPT was the most used one in neuroanatomy videos. However, ME videos had more daily visualizations and greater acceptance by the Youtube users. Results suggest that neuroanatomy videos with ME may contribute in a complementary manner towards the teaching-learning of these contents.
Descritores: Educação
Anatomia
Neuroanatomia
-Recursos Audiovisuais
Responsável: BR313.1 - Biblioteca Ana Bove


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Id: biblio-1005723
Autor: Lima, Verineida Sousa; Azevedo, Narceli América de Alencar; Guimarães, José Maria Ximenes; Pereira, Mariana Monteiro; Agostinho Neto, João; Souza, Lívia Marques; Pequeno, Alice Maria Correia; Sousa, Maria do Socorro de.
Título: Produção de vídeo educacional: estratégia de formação docente para o ensino na saúde / Educational video production: professional training strategy for health teaching / Producción de vídeo educativo: estrategia de formación docente para la enseñanza en el área de la salud
Fonte: RECIIS (Online);13(2):428-438, abr.-jun. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: As rápidas mudanças no contexto educacional, somadas aos grandes avanços tecnológicos, nos últimos anos, têm exigido dos atores envolvidos no processo de construção do conhecimento mudanças significativas no ato de ensinar e aprender. O objetivo deste artigo é relatar e analisar a experiência de produção de um vídeo educacional, como estratégia de formação pedagógica, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional Ensino na Saúde. A construção do vídeo foi proposta como atividade da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada ao Ensino na Saúde. Elegeu-se, para o roteiro, a temática Reforma Psiquiátrica. Na dimensão da aplicabilidade da tecnologia educacional, optou-se por exibir o vídeo na abertura do módulo de psiquiatria de um curso de medicina. A experiência de produção e utilização do vídeo contribuiu significativamente para a formação docente de profissionais de saúde, além de propiciar maior dinamicidade e interação em sala de aula, permitindo melhor compreensão e contextualização, por parte dos alunos, da temática abordada.

The fast changes in the educational context and the great technological advances in recent years have demanded that the actors involved in the process of knowledge construction change significantly the act of teaching and learning. The objective of this article is to report and analyze the experience of recording an educational video, as a pedagogical training strategy, developed within the scope of the Mestrado Profissional Ensino na Saúde (Profissional master's degree health teaching) in Ceará, Brazil. The video was proposed as an activity of the subject of study Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada ao Ensino na Saúde (Information and communication technologies applied to teaching in health). The Psychiatric Reform was chosen to be the theme of the script. With regard to the applicability of the educational technology, it was chosen to display the video in the opening of the module of psychiatry of a course of medicine. The experience of production and use of the video contributed significantly to the professional training in health teaching, in addition to provide greater dynamicity and interaction with the students in the classroom, allowing better understanding and contextualization of the subject by them.

Los rápidos cambios en el contexto educativo, sumados a los grandes avances tecnológicos, en los últimos años, han exigido a los actores envueltos en el proceso de construcción del conocimiento, transformaciones significativas en el acto de enseñar y aprender. Este artículo tiene el objetivo de relatar y analizar la experiencia de producción de un vídeo educativo como estrategia de formación pedagógica, desarrollada en el ámbito del Mestrado Profissional Ensino na Saúde (Postgrado profesional enseñanza en salud). La elaboración del vpídeo fue propuesta como actividad de la asignatura Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada ao Ensino na Saúde (Tecnología de la información y comunicación aplicada a la enseñanza en la salud). Se eligió para el guión, la temática Reforma Psiquiátrica. En cuanto a la aplicabilidad de la tecnología educativa, se optó por exhibir el vídeo en la apertura del módulo de psiquiatría de un curso de medicina. La experiencia de producción y utilización del vídeo ha contribuido significativamente a la formación docente de profesionales de la salud, además de propiciar mayor dinamismo e interacción en la sala de aula, permitiendo una mejor comprensión y contextualización, por parte de los alumnos, de la temática abordada.
Descritores: Recursos Audiovisuais
Materiais de Ensino
Tecnologia Educacional
Filmes e Vídeos Educativos
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Docentes
-Saúde
Tecnologia da Informação
Aprendizagem
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Id: biblio-1005647
Autor: Toscano, Rafael Moura; Becker, Valdecir.
Título: Mapeamento sistemático: sistemas audiovisuais para o ensino de crianças com o transtorno do espectro autista / Systematic mapping: audiovisual systems for teaching children with autism spectrum disorder / Mapeo sistemático: sistemas audiovisuales para la enseñanza de niños con el trastorno del espectro autista
Fonte: RECIIS (Online);13(2):411-427, abr.-jun. 2019. ilus, tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo apresenta um mapeamento sistemático do estado de conhecimento das técnicas e dos métodos de utilização de sistemas audiovisuais, tais como vídeos, apps e jogos no processo de ensino de habilidades aos portadores do transtorno do espectro autista. O mapeamento contempla artigos de quatro bases de dados e classifica os resultados por meio dos problemas e soluções de pesquisa dos estudos. Como resultado, percebe-se o uso de soluções com foco em conteúdo, tecnologia e contexto para atingir problemas de habilidades sociais, mentalização, aspectos recreativos e acadêmicos. As soluções identificadas atuam em quatro cenários de interação e, por meio de medidas clínicas, acompanham a intervenção e mapeiam novas estratégias. Por fim, percebe-se a necessidade de integrar os processos de intervenção aos cenários de interação, além das particularidades de uso dos indivíduos com o intuito de construir sistemas audiovisuais modulares e adaptativos para o treinamento das habilidades sociais.

This article presents a systematic mapping of the state of knowledge of techniques and methods of using audio and video systems, such as videos, apps and games in the process of teaching skills to people with autism spectrum disorder. The mapping comprises articles from four databases and classifies the results through the problems and research solutions of the studies. The results reveal the use of solutions focused on content, technology and context to reach problems of social skills, mentalization, recreational and academic aspects. The identified solutions act on four interaction scenarios and by means of clinical measures they accompany the intervention and map out new strategies. Finally, we observe there is a need for integrate the intervention processes into the interaction scenarios, as well as the use of the particularities of individuals should be take into account in order to build modular and adaptive audiovisual systems for training social skills.

Este artículo presenta un mapeo sistemático del estado de conocimiento de las técnicas y de los métodos de utilización de sistemas de audio y vídeo, tales como videos, aplicaciones y juegos en el proceso de enseñanza de habilidades a los portadores del trastorno del espectro autista. El mapeo comprende artículos de cuatro bases de datos y clasifica los resultados por medio de los problemas y soluciones de investigación de los estudios. Como resultado, se percibe el uso de soluciones con foco en contenido, tecnología y contexto para alcanzar problemas de habilidades sociales, mentalización, aspectos recreativos y académicos. Las soluciones identificadas actúan en cuatro escenarios de interacción y por medio de medidas clínicas acompañan la intervención y mapean nuevas estrategias. Por último, se percibe la necesidad de integrar los procesos de intervención a los escenarios de interacción, además de las particularidades de uso de los individuos con el propósito de construir sistemas audiovisuales modulares y adaptativos para el entrenamiento de las habilidades sociales.
Descritores: Recursos Audiovisuais
Transtorno Autístico
Criança
Jogos de Vídeo
Habilidades Sociais
-Recursos Audiovisuais
Tecnologia Educacional
Tecnologia da Informação
Transtornos do Neurodesenvolvimento
Aprendizagem
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Id: biblio-947698
Autor: Salvador, Pétala Tuani Candido de Oliveira; BezerrilI, Manacés dos Santos; Rodrigues, Cláudia Cristiane Filgueira Martins; Alves, Kisna Yasmin Andrade; Costa, Theo Duarte da; Santos, Viviane Euzébia Pereira.
Título: Vídeos como tecnologia educacional na enfermagem: avaliação de estudantes / Videos as educational technology in nursing: students' evaluation / Videos como tecnología educacional en enfermería: evaluación de estudiantes
Fonte: Rev. enferm. UERJ;25:[e18767], jan.-dez. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: analisar a avaliação discente sobre sua participação na gravação de vídeos para o ensino de procedimentos de enfermagem. Método: estudo descritivo, de abordagem quantitativa, com seis estudantes de universidade pública do Nordeste brasileiro que participaram da gravação dos vídeos dos procedimentos. A coleta de dados foi realizada em março de 2015 por meio de formulário eletrônico via Google forms. O projeto do estudo foi aprovado por Comitê de Ética e Pesquisa com CAAE nº 41875415.9.0000.5537. Os dados foram tratados por estatística descritiva simples. Resultados: evidenciou-se que a participação na gravação de vídeos educativos contribuiu para o aprendizado e/ou realização da técnica. Conclusão: a participação na gravação dos vídeos propiciou uma experiência significativa aos estudantes que atuaram como atores, com muito alto ou alto impacto em seu aprendizado.

Objective: to analyze students' evaluations of their participation in the recording of videos for teaching nursing procedures. Method: in this quantitative, descriptive study of six public university students in northeast Brazil, who participated in video recording of procedures, data were collected in March 2015 by means of electronic form via Google forms. The study project was approved by the research ethics committee (CAAE No. 41875415.9.0000.5537). Data were treated by simple descriptive statistics. Results: it was shown that participation in recording educational videos contributed to learning and/or performing the technique. Conclusion: participation in the video recordings provided meaningful experience for the students who performed as actors, and had high or very high impact on their learning.

Objetivo: analizar la evaluación discente sobre su participación en la grabación de videos para la enseñanza de procedimientos de enfermería. Método: estudio descriptivo, de enfoque cuantitativo, junto a seis estudiantes de universidad pública del noreste de Brasil que participaron en la grabación de vídeos de los procedimientos. La recolección de datos se realizó en marzo 2015 por medio de formulario electrónico a través de Google forms. El proyecto del estudio fue aprobado por el Comité de Ética e Investigación con CAAE Nº 41875415.9.0000.5537. Los datos fueron tratados por estadística descriptiva simple. Resultados: quedó evidente que la participación en la grabación de videos educativos contribuyó al aprendizaje y/o la realización de la técnica. Conclusión: la participación en la grabación de vídeos les proporcionó, a los estudiantes, una experiencia significativa ya que trabajaron como actores con un impacto alto o muy alto sobre su aprendizaje
Descritores: Recursos Audiovisuais
Estudantes de Enfermagem
Tecnologia
Gravação em Vídeo
Filmes e Vídeos Educativos
Educação em Enfermagem
Inovação
-Ensino
Programas de Graduação em Enfermagem
Aprendizagem
Limites: Seres Humanos
Feminino
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Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)



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