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Id: biblio-1056044
Autor: Ritti-Dias, Raphael Mendes; Correia, Marilia de Almeida; Farah, Breno Quintella.
Título: Visual data: a new tool to improve the presentation of clinical trial results / Dados visuais: uma nova ferramenta para melhorar a interpretação dos resultados de ensaios clínicos
Fonte: Einstein (Säo Paulo);18:eAE4729, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Randomized controlled trials are known to be the best tool to determine the effects of an intervention; however, most healthcare professionals are not able to adequately understand the results. In this report, concepts, applications, examples, and advantages of using visual data as a complementary tool in the results section of original articles are presented. Visual simplification of data presentation will improve general understanding of clinical research.

RESUMO Ensaios clínicos randomizados são conhecidos por serem a melhor ferramenta para determinar os efeitos de uma intervenção. No entanto, a maioria dos profissionais de saúde não é capaz de compreender os resultados de forma adequada. Neste artigo, são apresentados conceitos, aplicações, exemplos e vantagens do uso de dados visuais como uma ferramenta complementar na seção dos resultados de artigos originais. A simplificação da visualização da apresentação dos dados deve melhorar o entendimento geral de pesquisas clínicas.
Descritores: Recursos Audiovisuais
Ensaios Clínicos como Assunto
Ensaios Clínicos Controlados não Aleatórios como Assunto
-Pessoal de Saúde
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1135846
Autor: Palombini, Analice; Pasini, Vera; Zanchet, Lívia; Bongiovanni, Julia; Zambillo, Marciana; Guerra, Sandra Zanatta; Oliveira Neto, Antonio B; Ehlers, Letícia Presser.
Título: Autonomia e exercício de direitos na experiência da gestão autônoma da medicação / Autonomy and rights exercise in autonomous management of medication experience / Autonomía y ejercicio de derechos en la experiencia de la gestión autónoma de la medicación
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:e190411, jan.-maio 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O artigo investigou os efeitos de uso da versão brasileira do Guia da Gestão Autônoma da Medicação (GAM-BR) em grupos de intervenção em serviços públicos saúde mental. Objetiva-se analisar narrativas de usuários, psiquiatras e demais profissionais a partir da relação de cada um deles com a prescrição medicamentosa, mote do trabalho com o Guia. Participaram da pesquisa três CAPS do sul do país, integrantes da pesquisa multicêntrica GAM-BR. O áudio das falas produzidas nos grupos focais e nas entrevistas foi gravado, transcrito e transformado em narrativas por meio da extração dos núcleos argumentais. Os resultados apontam para a ampliação da concepção de autonomia e maior reconhecimento dos direitos dos usuários. Sugere, porém, dificuldades no exercício desses direitos, especialmente com relação ao tratamento medicamentoso, visto como condição para manutenção do vínculo com os serviços. Ressalta a importância de maior reflexão, tendo em vista a manutenção da lógica da escolha, privatizante e individualista, em detrimento da lógica do cuidado que valoriza o trabalho em rede e a corresponsabilização.

Abstract This article analyzed the effects of using the Brazilian version of the Autonomous Medication Management Guide (GAM-BR) in intervention groups in mental health services. Users, psychiatrists and other professionals' narratives were verified to check the relationship of each one with the prescription, the main principle of the guide. Three CAPS (mental health care services) from the south of the country have participated in this research, all members of the multicentric research GAM-BR. The material was audio-recorded, transcribed and transformed in narratives. The results show increase of the conception of autonomy and wider acknowledgment of users' rights. A broadening concept of users' autonomy and a greater recognition of their rights was observed. However, issues were found in the exercise of rights, especially regarding drug treatment, which was seen as a condition for their bond maintenance with services. Further reflection on this subject is emphasized, owing to maintaining the logic of choice, which focuses on privatization and individualism, instead of the care that enhances network and co-responsibility.

Resumen El artículo investiga los efectos de uso de la Guía de Gestión Autónoma de la Medicación (GAM-BR), versión brasileña, en grupos de intervención en servicios de salud mental. El objetivo fue analizar narrativas de usuarios, psiquiatras y otros profesionales a partir de su relación con la prescripción de medicamentos, principio del trabajo con la Guía. Participaron en la investigación tres CAPS (Centros de atención psicosocial) del Sur del país, todos miembros de la investigación multicéntrica acerca de la GAM. Todo el material de audio fue grabado, transcrito y transformado en narrativas por medio de la extracción de los núcleos de significación. Se señala la expansión de la noción de autonomía de los usuarios y un mayor reconocimiento de sus derechos. Se presentaron dificultades para avanzar en el ejercicio de esos derechos, especialmente en cuanto al tratamiento farmacológico, que todavía se ve como una condición a la manutención del vínculo con los servicios. Es necesaria una mayor reflexión acerca del tema, considerando la manutención de la lógica de la elección, privatizante e individualista, en lugar de una lógica del cuidado que valorice el trabajo en la red y la corresponsabilización.
Descritores: Psiquiatria
Autonomia Pessoal
Tratamento Farmacológico
Prescrições
-Pesquisa
Recursos Audiovisuais
Terapêutica
Preparações Farmacêuticas
Grupos Focais
Serviços de Saúde Mental
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo Multicêntrico
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1042851
Autor: Jordán-Quintero, Martha Isabel; Ayala Corredor, Catalina; Cepeda Torres, José Francisco; Porras Chaparro, Carolina; Sánchez Arenas, Virginia Coromoto.
Título: Concordancia entre observadores de videos de pacientes con sospecha diagnóstica de autismo y psicosis infantiles / Inter-rater Reliability in Videos of Patients with a Suspected Diagnostic of Autism and Child Psychosis
Fonte: Rev. colomb. psiquiatr;48(2):80-87, ene.-jun. 2019. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN Introducción: Dados la complejidad del abordaje y el tratamiento del autismo y las psicosis infantiles y el impacto que tienen en la vida del niño y su familia, es fundamental ser cautos a la hora de hacer un diagnóstico que tiene implicaciones pronosticas. Se utiliza la perspectiva psicodinámica para acceder a la posibilidad de incluir en el diagnóstico aspectos tanto patológicos como sanos y promover el potencial evolutivo de cada paciente. Objetivo: Determinar la concordancia entre evaluadores y evaluar cuantitativa y cualitativa mente las variables que influyen en el diagnóstico de pacientes con sospecha de autismo y psicosis infantiles desde la perspectiva psicodinámica. Métodos: Se realizó un estudio de concordancia entre observadores basado en la evaluación diagnóstica de videos de pacientes con sospecha de autismo o psicosis infantiles que asisten a junta diagnóstica (sesión de observación) en el Instituto de Ortopedia Infantil Roosevelt. Resultados: Se obtuvieron valores de kappa que oscilaron en general entre 0,24 y 0,50, con una fuerza de concordancia que varió de leve a moderada y K = 0,24 para la organización de personalidad. Esta manera de diagnosticar toma en consideración los aspectos tanto patológicos como saludables que constituyen la organización de personalidad. Al final se discuten las limitaciones y los puntos que tener en cuenta en los estudios posteriores. Conclusiones: Se recomienda que evalúe al niño con perturbaciones mayores un equipo interdisciplinario, y no un solo observador, pues este espacio favorece la discusión, que es crucial a la hora de establecer un diagnóstico y evita lecturas parciales del funcionamiento psíquico del paciente que consulta.

ABSTRACT Introduction: Diagnosing and treating autism and child psychoses is very difficult; these pathologies impact not only the child's life but also the family as a whole. Therefore caution is required when giving a diagnosis with prognostic implications. We use the psychodynamic perspective in order to take into consideration both pathological and healthy diagnostic aspects, and to promote evolutionary potential of each patient. Objective: To determine the inter-rater reliability and to test quantitatively and qualitati vely the variables involved in the diagnoses of patients with suspected autism and child psychoses, based upon psychodynamic concepts. Methods: An inter-rater reliability study was carried on, based upon the diagnostic evaluation of videos of patients with suspected autism or child psychoses who attended the diagnostic meeting (observation session) at the Instituto de Ortopedia Infantil Roosevelt. Results: Kappa values were obtained, ranging from .24 to .50, with a reliability force varying from slight to moderate, and K=.24 for personality organization. This type of diagnosis takes into account both the pathological and healthy aspects which make up personality orga nization. Finally, limitations and aspects that should be considered in further studies were discussed. Conclusions: The results reinforce the need to evaluate a child with major disorders in an interdisciplinary team, and but a single observer, in order to allow discussion, and debate, and therefore, avoid partial readings of the patient's psychological functioning.
Descritores: Transtornos Psicóticos
Recursos Audiovisuais
Transtorno Autístico
-Patologia
Pacientes
Encaminhamento e Consulta
Família
Observação
Diagnóstico
Limites: Humanos
Masculino
Criança
Responsável: CO78 - Asociación Colombiana de Psiquiatría


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Id: biblio-1136421
Autor: Souza, Tâmara Oliveira de; Morais, Thaize Estrela do Vale; Martins, Camilla da Cruz; Bessa Júnior, José de; Vieira, Graciete Oliveira.
Título: Effect of an educational intervention on the breastfeeding technique on the prevalence of exclusive breastfeeding / Efeito de uma intervenção educativa sobre a técnica de amamentação na prevalência do aleitamento materno exclusivo
Fonte: Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. (Online);20(1):297-304, Jan.-Mar. 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objectives: to evaluate the effect of an intervention directed to the breastfeeding technique in the prevalence of exclusive breastfeeding in the first month of life. Methods: this is a quasi-randomized intervention study conducted in a public maternity ward accredited in the Baby-Friendly Hospital Initiative. The intervention consisted of individual orientations on the breastfeeding technique in the first 48 hours after delivery, with the help of a breast model, doll, and movie. The control group was oriented by researchers about the importance of breastfeeding, and received hospital orientations. Data were collected in the maternity ward, and at the end of the first month in the hospital's outpatient service by implementing a questionnaire, observing the baby's breastfeeding technique and examining breasts. Results: the prevalence of exclusive breastfeeding in the first month of life of the infant was 76.6% in the experimental group, and 52.2% in the control group. RR=1.46 (CI95%=1.16-1.84); NNT=4.09; p=0.001. The trained women presented a correct breast-feeding technique in 64.04%, much higher when compared to those who did not receive training (15.11%;RR=4.87[CI95%=2.93-8.34]; NNT=1.96;p<0.001). Conclusions: the use of audiovisual resources, use of instruments (model breast and doll), and type of individualized approach contributed to an increased prevalence of exclusive breastfeeding up to 30 days after delivery.

Resumo Objetivos: avaliar o efeito de uma intervenção direcionada à técnica de amamentação na prevalência de aleitamento materno exclusivo no primeiro mês de vida. Métodos: foi realizado um estudo de intervenção quasi randomizado em uma maternidade pública, credenciada como Amigo da Criança. A intervenção consistiu em orientações individuais sobre a técnica de amamentação nas primeiras 48 horas após o parto, com ajuda de seio cobaia, boneca e filme. O grupo controle foi orientado sobre a importância do aleitamento materno pelas pesquisadoras, além das orientações fornecidas pelo hospital. A coleta de dados ocorreu na maternidade e ao final do primeiro mês em serviço ambulatorial do hospital, mediante a aplicação de um questionário, observação da mamada e exame das mamas. Resultados: a prevalência do aleitamento materno exclusivo, no primeiro mês de vida do lactente, foi de 76,6% no grupo experimental e 52,2% no grupo controle. RR=1,46 (IC95%=1,16-1,84); NNT=4,09; p=0,001. As mulheres que sofreram a intervenção, apresentaram técnica correta de amamentação em proporção significativamente maior que os controles: 64,04% vs 15,11%, RR= 4,87 [IC95%= 2,93-8,34] NNT= 1,96; p<0,001. Conclusões: a utilização de recursos audiovisuais, uso de instrumentos (seio cobaia e boneca) e tipo de abordagem individualizada contribuíram para o aumento da prevalência do aleitamento materno exclusivo até 30 dias pós parto.
Descritores: Recursos Audiovisuais
Aleitamento Materno/métodos
Educação em Saúde
Período Pós-Parto
Promoção da Saúde
-Prevalência
Assistência Ambulatorial
Limites: Humanos
Gravidez
Recém-Nascido
Responsável: BR663.1 - Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança


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Id: biblio-1280891
Autor: Silva, Marcela Costa de Almeida; Santos, Paulo Ricardo dos; Dias, Letícia Cristina Oliveira; Silva, Johnatan Reis da; Ribeiro, Aridiane Alves.
Título: Uso de Tecnologia da Informação e Comunicação YouTube para produção e divulgação de conteúdo sobre o curso de medicina: experiências dos acadêmicos / Use of the Information and Communication Technology YouTube for production and diffusion of content about a medical course: students' experiences / Uso de la tecnología de la información y la comunicación de YouTube para la producción y difusión de contenido sobre el curso de medicina: experiencias de los estudiantes
Fonte: RECIIS (Online);15(2):490-504, abr.-jun. 2021. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo objetivou descrever a experiência e a avaliação do uso de tecnologias digitais como estratégia de divulgação por discentes de um curso de medicina criado pelo Programa Mais Médicos. Trata-se de relato de experiência sobre o desenvolvimento de um canal no YouTube para divulgar a graduação de medicina da Universidade Federal de Jataí. Procedeu-se avaliação quantitativa e qualitativa dos indicadores do canal. A partir de setembro de 2017, a equipe se organizou em cinco grupos de trabalho: pauta, redação, atualização, gravação e edição. Ressaltam-se como resultados: 17 vídeos, 607 inscritos e 34.757 visualizações. Percebeuse engajamento e demanda de informações pelos usuários, aumento contínuo do número de acessos e picos em períodos de abertura de vagas de vestibulares e comentários. As experiências contribuíram para aprimoramento de habilidades extracurriculares dos estudantes envolvidos. O canal pôde auxiliar ingressantes no Ensino Superior na tomada de decisão e motivação pela escolha do curso.

This article aimed at describing the experience and evaluation of use of digital technologies by medical students as a dissemination strategy of a course created by "More Doctors" Program. This is an experience report on the development of a YouTube channel to publicize the medical degree at the Federal University of Jataí. Quantitative and qualitative evaluation of channel indicators was carried out. From September 2017, the team was organized into five working groups: timetable, writing, updating, recording and editing. The main results were 17 videos, 603 subscribers and 34,757 views. We noticed users' engagement and direct demand for information, a continuous increase in the number of accesses, and peaks in vestibular opening periods, in addition to comments. The experiences contributed to improvement of students' extracurricular skills. The channel was able to assist interested people in Higher Education in decision making and motivation for choosing the course.

Este artículo describe la experiencia y evaluación del uso de las tecnologías digitales como estrategia de difusión por parte de los estudiantes de un curso de medicina creado por el Programa "Mais Médicos". Relato de experiencia sobre el desarrollo de un canal de YouTube para dar a conocer la graduación médica de la Universidad Federal de Jataí. Se realizó una evaluación cuantitativa y cualitativa de los indicadores del canal. En septiembre de 2017, equipo se organizó en grupos: agenda, redacción, actualización, grabación y edición. Resultados: 17 videos, 603 suscriptores y 34,757 visualizaciones. Se notó el compromiso y demanda de información de los usuarios, aumento continuo en el número de accesos y picos en los períodos de apertura de exámenes de ingreso. Las experiencias contribuyeron a la mejora de las habilidades extracurriculares de los estudiantes. El canal pudo ayudar a los estudiantes en la toma de decisiones para elegir el curso.
Descritores: Multimídia
Educação Superior
Educação Médica
Tecnologia da Informação
Medicina
-Recursos Audiovisuais
Notícias
Jornalismo
Limites: Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Id: biblio-1280887
Autor: Costa, Juliana; Maia, Kênia.
Título: Legitimidade de fontes e opinião sobre coronavírus em O Grande Debate / Legitimacy of sources and opinion about coronavirus in O Grande Debate / Legitimidad de fuentes y opinión sobre coronavirus en O Grande Debate
Fonte: RECIIS (Online);15(2):505-524, abr.-jun. 2021. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A partir do tensionamento de conceitos como objetividade e opinião no jornalismo, polarização espetacularizada e abordagem da saúde pelo jornalismo, o artigo reflete sobre a legitimidade das fontes às quais recorrem os participantes de O Grande Debate, da CNN Brasil. Foram observadas 14 edições do quadro, com o registro das estratégias empregadas pelos comentaristas, a fim de identificar os padrões de legitimidade e de legitimação das fontes. Percebemos que foram acionadas fontes oficiais ou documentais e também fontes falsas ou pseudofontes, contribuindo para a equiparação entre opinião, fato e inverdade nos debates sobre o novo coronavírus.

Based on the tension between concepts such as objectivity and opinion in journalism, spectacular polarization and the approach to health by journalism, this article reflects on the legitimacy of the sources to which participants in O Grande Debate, transmitted by CNN Brazil, resort. Fourteen editions of this panel were observed, recording the strategies employed by commentators in order to identify patterns of legitimacy and legitimation of the sources. We could detect that official or documentary sources were exploited, as well as false or pseudo sources, contributing to the equivalence between opinion, fact and untruth in the debates about the new coronavirus.

A partir de la tensión de conceptos como la objetividad y la opinión en el periodismo, la polarización espectacular y la manera de plantear la salud por parte del periodismo, este artículo reflexiona sobre la legitimidad de las fuentes a que recurren los participantes de O Grande Debate, de la CNN Brasil. Se observaron catorce ediciones del programa y se registraron las estrategias empleadas por los comentaristas para identificar las configuraciones de legitimidad y de legitimación de las fuentes. Notamos que fueron empleadas fuentes oficiales o documentales, así como fuentes falsas o pseudo-fuentes, contribuyendo a la equiparación entre opinión, hecho y falsedad en los debates sobre el nuevo coronavirus.
Descritores: Recursos Audiovisuais
Jornalismo
Pandemias
COVID-19
-Opinião Pública
Controle Social Formal
Comunicação e Divulgação Científica
Mídia Audiovisual
Limites: Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Id: biblio-1255007
Autor: Rocha, Rose de Melo.
Título: Artivismo musical e feminismos: arte e política nas disputas visuais e no direito de existir das dissidências sexuais e de gêneros / Musical artivism and feminisms: art and politics in the visual disputes and concerning the right to exist of the sexual and gender dissidence / Artvismo musical y feminismos: arte y política en las disputas visuales y relacionadas con el derecho de existir de las disensiones sexuales y de géneros
Fonte: RECIIS (Online);15(2):476-488, abr.-jun. 2021. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Em entrevista à Reciis, a cientista Rose de Melo Rocha compreende seus estudos baseados em um conhecimento encarnado que se espraia por suas atuações como pesquisadora, professora e cidadã. Em sua trajetória intelectual, procura pensar a comunicação como um processo de vinculação com implicações afetuais e subjetivas em temas como culturas urbanas, juvenis e audiovisualidades. Tais temáticas se entrecruzam e se reencontram nos seus estudos recentes sobre corporalidades e dissidências sexuais e de gênero. Rose de Melo Rocha observa o entretenimento e, particularmente, o que denomina de artivismo musical de gênero como um campo de ruptura em relação à arte e a um posicionamento ativista que problematiza a política institucional. As cantoras Pabllo Vittar e Linn da Quebrada são pensadas como entradas protagônicas e dissidentes nas disputas audiovisuais, construindo outras audiovisualidades como projeções de utopias realizáveis. O que importa para a pesquisadora, e para os grupos nos quais se aliança, é ir além do discurso da resistência a fim de fortalecer o direito de existir, o direito à presença. Nesse sentido, defende um feminismo que não se restrinja a um essencialismo identitário. Rose de Melo Rocha é professora titular e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM/SP).

In an interview given to Reciis (Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde ­ Electronic Journal of Communication, Information & Innovation in Health), Fiocruz, Brazil, the scientist Rose de Melo Rocha reveals how her studies are based on an embodied knowledge that spreads over her acting as reseacher, professor and citizen. In her intellectual trajectory, she searches for a thinking on communication as a bonding process that has 'affective' and subjective implications for themes such as urban and youthful cultures, and audiovisuals. Such thematic approaches intersect as well come together in her recent studies about corporality and sexual and gender dissidence. Rose de Melo Rocha observes the entertainment and particularly what she calls the 'gender musical artivism' and she see them as a field of rupture regarding the art and an activist posture that poses under discussion the institutional politics. The singers Pabllo Vittar and Linn da Quebrada are seen as emblematic protagonists and dissidents in audiovisual disputes, building others audiovisuals as projections of attainable utopias. What is important to the researcher and to groups with she has alliances is go beyond the discourse of resistance so that to strengthen the right to exist, the right to the presence. In this sense, she advocates a feminism that is not restricted to an identity essentialism. Rose de Melo Rocha is a professor and reseacher in the Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo at Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM/SP), Brazil.

En una entrevista concedida a Reciis (Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde ­ Revista Electrónica de Comunicación, Información & Innovación en Salud), Fiocruz, Brasil, la científica Rose de Melo Rocha revela cómo sus estudios se basan en un conocimiento encarnado que se extiende en sus actuaciones como investigadora, profesora universitaria y ciudadana. En su trayectoria intelectual busca pensar en la comunicación como un proceso de vinculación que tiene implicaciones 'afectivas' y subjetivas para temas como las culturas urbanas y juvenis y los audiovisuales. Estos enfoques temáticos se entrecruzan y se reencuentran en sus recientes estudios sobre corporalidad y disensiones sexuales y de género. Rose de Melo Rocha observa el entretenimiento y, en particular, el que ella denomina 'artvismo musical de género' y los ve como un campo de ruptura con respecto al arte y un posicionamiento activista que problematiza la política institucional. Las cantoras Pabllo Vittar and Linn da Quebrada son vistas como protagonistas y disidentes emblemáticas en disputas audiovisuales, construyendo otros audiovisuales como proyección de utopias realizables. El que es de importancia para la investigadora y para los grupos con los cuales ella tiene alianza es ir más allá del discurso de resistencia para que se fortalezca el derecho de existir, el derecho a la presencia. En este sentido, ella aboga por un feminismo que no se limite al esencialismo identitario. Rose de Melo Rocha es profesora universitaria y investigadora en el Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo de la Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM/SP), Brasil.
Descritores: Comunicação
Sexualidade
Feminismo
Identidade de Gênero
-Recursos Audiovisuais
Dissidências e Disputas
Minorias Sexuais e de Gênero
Violência de Gênero
Limites: Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Id: biblio-1254954
Autor: Silva, Catherine Menegaldi; Benetti, Raelly Beatriz Gomes; Cortellete, Camila; Lucena, Tiago Franklin Rodrigues; Grossi-Milani, Rute.
Título: Youtubers e juventude: uma análise dos vídeos mais populares e suas implicações na saúde mental / Youtubers and youth: an analysis of the most popular videos and their consequences for the mental health / Youtubers y jóvenes: un análisis de los videos más populares y sus consecuencias para la salud mental
Fonte: RECIIS (Online);15(2):446-462, abr.-jun. 2021. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Estudo de caráter exploratório que tem como objetivo analisar as temáticas abordadas em vídeos produzidos por youtubers brasileiros. Foram levantados os 10 principais canais para o público jovem na plataforma de vídeos YouTube, de 19 de março de 2019 até 08 de abril de 2019, criados e apresentados pelos chamados youtubers. Após seleção e análise foram obtidas as seguintes categorias: cultura tecnológica, relações familiares e sexualidade. Os vídeos possuem expressivo número de visualizações e abordam temáticas de interesse do público jovem, porém revelam carência de fundamentos teórico-científicos sobre as implicações que têm em sua saúde mental. Conclui-se que é preciso inserir os pais e os jovens em discussões de educação digital, de modo a conscientizá-los dos possíveis riscos provocados por alguns conteúdos e a dialogarem a respeito do uso consciente e saudável da tecnologia.

Exploratory study aiming to analyse themes ­ addressed in videos produced by Brazilian Youtubers ­ focusing on mental health. The ten most-viewed channels aimed at teen audience on the video platform YouTube from March 19, 2019 to April 8, 2019 created and presented by the so-called Youtubers were searched out. After selecting and analysing, the following categories were obtained: technological culture, family relationships and sexuality. These videos have a significant number of users and deal with topics of interest to the young audience, nevertheless they have no scientific basis concerning the possible consequences of their contents for the mental health of their public. It was concluded that it is necessary parents and young people become involved with discussions on digital education, in order to have aware of the possible risks produced by some contents and to dialogue about the conscious and healthy use of technology.

Este artículo presenta un estudio exploratório con el objetivo de analizar los temas tratados en vídeos producidos por youtubers brasileños. Fueron rastreados los 10 principales canales dirigidos a la audiencia adolescente en la plataforma YouTube, desde 19 de marzo de 2019 hasta 8 de abril de 2019, creados y presentados por los llamados youtubers. Después de la selección y del análisis, se obtuvieron las categorías siguientes: cultura tecnológica, relaciones familiares y sexualidad. Los vídeos tienen un número significativo de visualizaciones y se ocupan de temas de interés del público joven, pero no tienen fundamentos científicos acerca de las implicaciones de su contenido para ese público. Ha sido concluido que es necesario que los padres y los jóvenes se reúnan en discusiones sobre educación digital, a fin de generar consciencia acerca de los posibles riesgos originados de algunos contenidos y diálogo sobre el uso consciente y saludable de la tecnologia.
Descritores: Psicologia
Comportamento
Adolescente
Acesso à Internet
Promoção da Saúde
-Recursos Audiovisuais
Saúde Mental
Impactos na Saúde
Limites: Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Id: biblio-1143554
Autor: Rossato, Lucas; Santeiro, Tales Vilela; Barbieri, Valeria.
Título: Pensando famílias na formação em psicologia: experiência grupo-operativa com calouros / Considerations on families in psychology training: group-operative experience with beginning students / Pensando familias en la formación en psicología: experiencia grupo-operativa con novatos
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:e208770, jan.-maio 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo A instituição familiar tem sido caracterizada por pluralidade de configurações e constantes transformações nos modos de reflexão a seu respeito. Na formação em Psicologia, dialogar sobre diferentes possibilidades de ser família é necessário, pois essa instituição é tida como um dos pilares da vida psicológica das pessoas e das sociedades. Este estudo tem como objetivo geral relatar uma experiência de criação coletiva de espaço e tempo para dialogar com estudantes calouros de Psicologia sobre famílias após a exibição de filmes comerciais retratando-as. Dezesseis estudantes de universidade pública do interior de Minas Gerais participaram da pesquisa. A equipe executora foi composta por três psicólogos. Nove encontros semanais foram desenvolvidos, tendo como estratégia de coleta de dados grupos operativos de ensino-aprendizagem e filmes comerciais como recursos disparadores de diálogos. Os encontros foram audiogravados e transcritos na íntegra. Os resultados foram analisados por meio de emergentes grupais e interpretados à luz do referencial teórico da psicanálise, em especial de autores latino-americanos estudiosos de famílias. Cinco eixos de diálogos foram observados: famílias formadas por casais do mesmo sexo; famílias unipessoais; famílias com filhos adotivos; famílias extensas/ampliadas; e famílias recompostas/recasadas. Os resultados evidenciaram a importância do grupo operativo de ensino-aprendizagem como recurso a ser utilizado em ambiente de formação de psicólogos, para construção dialogada e vivenciada de saberes sobre a instituição familiar, suas potencialidades e seus limites.

Abstract The family institution has been characterized by a plurality of configurations and constant transformations in the ways of reflection about it. In Psychology training, a dialogue about different family possibilities becomes necessary, because this institution constitutes one of the pillars of the psychological life of people and societies. This study reports an experience of collective creation of space and time to dialogue with beginning Psychology students about families, after commercial films portraying them have been exhibited. Sixteen students enrolled in a public university in the countryside of Minas Gerais participated in the study. The research team was composed of three psychologists. Nine weekly meetings were held, with a duration of approximately 3 hours each, using as a data collection strategy teaching-learning operative groups and commercial films as triggering resources for dialogues. The meetings were audiographed and transcribed in full. The results were analyzed through group emergents and interpreted in the light of the theoretical framework of psychoanalysis, especially papers from Latin American authors who study families. Five dialogue axes were observed: families formed by same-sex couples; single-parent households; families with adopted children; extended/enlarged families; and recaptured/reassessed families. The results evidenced the importance of the teaching-learning operative group as a resource to be used in the training environment of psychologists, for a dialogical and experienced construction of knowledge about the family institution, its potential and limits.

Resumen La institución familiar ha sido caracterizada por la pluralidad de configuraciones y por constantes transformaciones en los modos de reflexión relacionados a ella. En la formación en Psicología, dialogar sobre diferentes posibilidades de ser familia se hace necesario, pues esa institución se caracteriza como uno de los pilares de la vida psicológica de las personas y de las sociedades. Este estudio tiene como objetivo general relatar la experiencia de creación colectiva de espacio y tiempo para dialogar con estudiantes novatos de Psicología sobre familias, después de la exhibición de películas comerciales que las retrataban. Dieciséis estudiantes de una universidad pública del interior de Minas Gerais participaron en la investigación. El equipo ejecutante fue compuesto por tres psicólogos. Se llevaron a cabo nueve encuentros semanales, teniendo como estrategia de recopilación de datos grupos operativos de enseñanza-aprendizaje y películas comerciales como recursos disparadores de diálogos. Los encuentros fueron grabados en audio y después transcritos en su totalidad. Los resultados fueron analizados por medio de emergentes grupales e interpretados a la luz del referencial teórico del psicoanálisis, en especial de autores latinoamericanos que estudian las familias. Se observaron cinco ejes de diálogos: familias formadas por parejas del mismo sexo; familias unipersonales; familias con hijos adoptivos; familias amplias/ampliadas; y familias recompuestas/recasadas. Los resultados evidenciaron la importancia del grupo operativo de enseñanza-aprendizaje como el recurso a ser utilizado en la formación de psicólogos, para construcción dialogada y vivenciada del saber sobre la institución familiar, sus potencialidades y límites.
Descritores: Psicologia
Estudantes
Universidades
Família
Características da Família
-Papel
Psicanálise
Pesquisa
Recursos Audiovisuais
Sociedades
Ensino
Tempo
Indústria da Construção
Coleta de Dados
Estratégias de Saúde
Conhecimento
Vida
Relatório de Pesquisa
Criança Adotada
Respeito
Recursos em Saúde
Aprendizagem
Filmes Cinematográficos
Pessoas
Limites: Humanos
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1251516
Autor: Gómez-Zuleta, Martín Alonso; Cano-Rosales, Diego Fernando; Bravo-Higuera, Diego Fernando; Ruano-Balseca, Josué André; Romero-Castro, Eduardo.
Título: Detección automática de pólipos colorrectales con técnicas de inteligencia artificial / Artificial intelligence techniques for the automatic detection of colorectal polyps
Fonte: Rev. colomb. gastroenterol;36(1):7-17, ene.-mar. 2021. tab, graf.
Idioma: es.
Resumo: Resumen El cáncer colorrectal (CCR) es uno de los tumores malignos con mayor prevalencia en Colombia y el mundo. Estas neoplasias se originan en lesiones adenomatosas o pólipos que deben resecarse para prevenir la enfermedad, lo cual se puede realizar con una colonoscopia. Se ha reportado que durante una colonoscopia se detectan pólipos en el 40 % de los hombres y en el 30 % de las mujeres (hiperplásicos, adenomatosos, serrados, entre otros), y, en promedio, un 25 % de pólipos adenomatosos (principal indicador de calidad en colonoscopia). Sin embargo, estas lesiones no son fáciles de observar por la multiplicidad de puntos ciegos en el colon y por el error humano asociado con el examen. Diferentes investigaciones han reportado que alrededor del 25 % de pólipos colorrectales no son detectados o se pasan por alto durante la colonoscopia y, como consecuencia, el paciente puede tener un cáncer de intervalo. Estas cifras muestran la necesidad de contar con un segundo observador (sistema de inteligencia artificial) que reduzca al mínimo la posibilidad de no detectar estos pólipos y, de este modo, sea posible prevenir al máximo el cáncer de colon. Objetivo: crear un método computacional para la detección automática de pólipos colorrectales usando inteligencia artificial en videos grabados de procedimientos reales de colonoscopia. Metodología: se usaron bases de datos públicas con pólipos colorrectales y una colección de datos construida en un Hospital Universitario. Inicialmente, se normalizan todos los cuadros de los videos para disminuir la alta variabilidad entre bases de datos. Posteriormente, la tarea de detección de pólipos se hace con un método de aprendizaje profundo usando una red neuronal convolucional. Esta red se inicia con pesos aprendidos en millones de imágenes naturales de la base de datos ImageNet. Los pesos de la red se actualizan usando imágenes de colonoscopia, siguiendo la técnica de ajuste fino. Finalmente, la detección de pólipos se realiza asignando a cada cuadro una probabilidad de contener un pólipo y determinando el umbral que define cuando el pólipo se encuentra presente en un cuadro. Resultados: este enfoque fue entrenado y evaluado con 1875 casos recopilados de 5 bases de datos públicas y de la construida en el hospital universitario, que suman aproximadamente 123 046 cuadros. Los resultados obtenidos se compararon con las marcaciones de diferentes expertos en colonoscopia y se obtuvo 0,77 de exactitud, 0,89 de sensibilidad, 0,71 de especificidad y una curva ROC (receiver operating characteristic) de 0,87. Conclusión: este método logra detectar pólipos de manera sobresaliente, superando la alta variabilidad dada por los distintos tipos de lesiones, condiciones diferentes de la luz del colon (asas, pliegues o retracciones) con una sensibilidad muy alta, comparada con un gastroenterólogo experimentado, lo que podría hacer que se disminuya el error humano, el cual es uno de los principales factores que hacen que no se detecte o se escapen los pólipos durante un examen de colonoscopia.

Abstract Colorectal cancer (CRC) is one of the most prevalent malignant tumors worldwide. These neoplasms originate from adenomatous lesions or polyps that must be resected to prevent the development of the disease, and that can be done through a colonoscopy. Polyps are reported during colonoscopy in 40% of men and 30% of women (hyperplastic, adenomatous, serrated, among others), and, on average 25% are adenomatous polyps (the main indicator of quality in colonoscopy). However, these lesions are not easy to visualize because of the multiplicity of blind spots in the colon and human errors associated with the performance of the procedure. Several research works have reported that about 25% of colorectal polyps are overlooked or undetected during colonoscopy, and as a result, the patient may have interval cancer. These figures show the need for a second observer (artificial intelligence system) to reduce the possibility of not detecting polyps and prevent colon cancer as much as possible. Objective: To create a computational method for the automatic detection of colorectal polyps using artificial intelligence using recorded videos of colonoscopy procedures. Methodology: Public databases of colorectal polyps and a data collection constructed in a university hospital were used. Initially, all the frames in the videos were normalized to reduce the high variability between databases. Subsequently, polyps were detected using a deep learning method with a convolutional neural network. This network starts with weights learned from millions of natural images taken from the ImageNET database. Network weights are updated using colonoscopy images, following the fine-tuning technique. Finally, polyps are detected by assigning each box a probability of polyp presence and determining the threshold that defines when the polyp is present in a box. Results: This approach was trained and evaluated with 1 875 cases collected from 5 public databases and the one built in the university hospital, which total approximately 123 046 frames. The results obtained were compared with the markings of different experts in colonoscopy, obtaining 0.77 accuracy, 0.89 sensitivity, 0.71 specificity, and a receiver operating characteristic curve of 0.87. Conclusion: This method detected polyps in an outstanding way, overcoming the high variability caused by the types of lesions and bowel lumen condition (loops, folds or retractions) and obtaining a very high sensitivity compared with an experienced gastroenterologist. This may help reduce the incidence of human error, as it is one of the main factors that cause polyps to not be detected or overlooked during a colonoscopy.
Descritores: Pólipos
Inteligência Artificial
Pólipos Adenomatosos
-Recursos Audiovisuais
Neoplasias Colorretais
Determinação
CYCLAMATESABDOMINAL INJURIES
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: CO354 - Sociedad Colombiana de Gastroenterología



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