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Id: lil-771404
Autor: Bianco, André Amaral Gonçalves.
Título: Análise do conteúdo imagético de nutrição humana em livros didáticos de ciências aprovados pelo programa nacional do livro didático 2014 / Analysis of human nutrition imagery content in science textbooks approved by the national textbook program 2014
Fonte: ABCS health sci;40(3):247-251, set.-dez. 2015. tab.
Idioma: pt.
Resumo: INTRODUÇÃO: As mudanças de hábitos alimentares e estilo de vida da população brasileira nas últimas décadas têm contribuído para o aumento do número de casos de sobrepeso e obesidade. A educação nutricional é estratégia fundamental para o enfrentamento desse problema e, no Brasil, é recente a preocupação com ela. Mesmo após décadas de debates sobre esse assunto, ainda é escasso o número de materiais didáticos adequados. OBJETIVO: Nesta pesquisa objetivou-se analisar quantitativamente e qualitativamente as imagens relacionadas à educação nutricional de livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). MÉTODOS: Foi realizado um estudo transversal descritivo, no qual se utilizou o método de análise de conteúdo. Foram analisadas nove coleções de livros didáticos de Ciências aprovadas pelo PNLD 2014. RESULTADOS: A análise de nove coleções de livros didáticos de Ciências aprovados pelo PNLD 2014 revelou falhas no conteúdo imagético. Foram encontradas 328 imagens com distinção para os temas anatomia e fisiologia do sistema digestório, em detrimento da apresentação de conteúdos relacionados ao sobrepeso e à obesidade. Em relação às patologias associadas à nutrição, ainda são enfatizadas patologias tradicionalmente apresentadas nos livros didáticos, como o bócio. CONCLUSÃO: Há necessidade de revisão do conteúdo imagético presente nos livros didáticos para que este sirva de contribuição ao combate do sobrepeso e da obesidade.

INTRODUCTION: Changes in eating habits and lifestyle of the population in recent decades have contributed to the increased number of cases of overweight and obesity. Nutrition education is strategically important to face this problem and in Brazil is recent concern for nutrition education. Even after decades ofdebate on this subject is still scarce the number of suitable teaching materials. OBJECTIVE: In this study we aimed to analyze quantitatively and qualitatively the images of nutrition education textbooks approved in the National Textbook Program (PNLD). METHODS: A descriptive cross-sectional study in which we used the method of content analysis. Nine collections ofSciences textbooks approved by PNLD 2014 were analyzed. RESULTS: The analysis of nine collections of Sciences textbooks approved by the PNLD 2014 revealed flaws in imagery content. 328 images with distinction were found to the issues anatomy and physiology of the digestive system, rather than submitting to the related overweight and obesity content. Regarding the diseases associated with nutrition, they are still emphasized pathologies traditionally presented in textbooks, such as goiter. CONCLUSION: There is a need for revision of this imagery content in textbooks to have it as a contribution to the fight against overweight and obesity.
Descritores: Educação Alimentar e Nutricional
Ensino Fundamental e Médio
Livros Ilustrados
Materiais de Ensino
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF


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Id: biblio-907640
Autor: Jiménez R, Cristian.
Título: Este es mi dragón: viviendo con una enfermedad inflamatoria intestinal / This is my dragon: living with inflammatory bowel disease
Fonte: Gastroenterol. latinoam;27(4):219-222, 2016. ilus.
Idioma: es.
Descritores: Livros Ilustrados
Doenças Inflamatórias Intestinais
Narração
-Colite Ulcerativa
Doença de Crohn
Limites: Humanos
Adolescente
Criança
Responsável: CL61.1 - Biblioteca Central Campus Sur


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Altmann, Helena
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Id: biblio-834928
Autor: González-Palomares, Alba; Altmann, Helena; Rey-Cao, Ana.
Título: Estereótipos de gênero nas imagens dos livros didáticos de educação física do Brasil / Estereotipos de género en las imágenes de los libros didácticos de educación física de Brasil / Gender stereotypes in images of physical education textbooks in Brazil
Fonte: Movimento (Porto Alegre);21(1):219-232, 2015. ilus, tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo analisa se existem estereótipos de gênero nas imagens de livros didáticos da Educação Física brasileira. Foram analisadas 929 fotografias de livros publicados entre 2006 e 2012 e destinados a estudantes do ensino fundamental e médio. Para a análise de conteúdo se utilizou uma adaptação ad hoc de um instrumento empregado em investigações precedentes. Os resultados mostram um ligeiro predomínio da representação de homens frente à de mulheres e muitas imagens de grupos mistos de homens e mulheres. As imagens reproduzem parcialmente os padrões hegemônicos que vinculam o tipo de prática corporal com o gênero. Os homens se associam com os esportes enquanto as mulheres se vinculam às atividades de fitness e condicionamento físico. O âmbito competitivo e os esportes de elite são accessíveis tanto para homens como para mulheres e não existe vinculação do uso do espaço esportivo em função do gênero.

This study examines whether or not Brazilian Physical Education textbooks contain images of gender stereotypes. It looked at 929 photographs of textbooks published between 2006 and 2012 to be used by Basic and Secondary Education students. Content analysis was conducted through an ad hoc adaptation of an instrument used in previous studies. Results show a slight predominance of the male representation over female, and many images of mixed groups. Images partially reproduce hegemonic patterns linking physical activity with gender. Men are associated to sports while women are linked to fitness activities. The competitive environment and elite sports are accessible to both men and women and there is no relation between gender and the use the sports space.

Este estudio analiza si existen estereotipos de género en las imágenes de los libros didácticos de Educación Física brasileños. Se analizaron 929 fotografías de libros publicados entre 2006 y 2012 destinados a estudiantes de Enseñanza Fundamental y Media. Para el análisis de contenido se utilizó una adaptación ad hoc de un instrumento empleado en investigaciones precedentes. Los resultados muestran un ligero predominio de la representación de hombres frente a la de mujeres y muchas imágenes de grupos mixtos de ambos sexos. Las imágenes reproducen parcialmente los patrones hegemónicos que vinculan el tipo de actividad física con el género. Los hombres son asociados a los deportes, mientras que las mujeres son vinculadas a las actividades de fitness y preparación física. El ámbito competitivo y los deportes de élite son accesibles tanto para hombres como para mujeres y no existe vinculación del uso del espacio deportivo en función del género.
Descritores: Livros Ilustrados
Ensino Fundamental e Médio
Identidade de Gênero
Educação Física e Treinamento
Materiais de Ensino
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR18.1 - Biblioteca FAMED/HCPA


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-770160
Autor: González-Palomares, Alba; Rey-Cao, Ana; Táboas-Pais, María Inés.
Título: La discapacidad en la enseñanza pública: estudio exploratorio de los libros de texto de educación física de Brasil / Disability in public education: an exploratory study in physical education textbooks in Brazil
Fonte: Saúde Soc;24(4):1316-1331, oct.-dic. 2015. tab.
Idioma: es.
Resumo: El objetivo del estudio es mostrar cómo se representa y configura la participación de las personas con discapacidad en las prácticas corporales a través de las fotografías de los libros de texto de Educación Física. El estudio es de tipo empírico, descriptivo y comparativo entre los libros analizados. La muestra fue de 929 fotografías de libros publicados en Brasil entre los años 2006 y 2012 para la Educación Física en la Enseñanza Fundamental y Media. La técnica de investigación fue el análisis de contenido mediante un instrumento de observación elaborado ad hoc. La prueba piloto, la consulta a expertos/as y la prueba intercodificadores son los criterios científicos que avalan el instrumento. Para el análisis estadístico se utilizó el software SPSS 19.0. Se realizó un análisis univariante y bivariante y se aplicó el test Ji-cuadrado de Pearson con un nivel de significación en el 5%. La representación de las personas con discapacidad en las imágenes de los libros de texto de Educación Física es prácticamente invisible y está sesgada. Las personas con discapacidad aparecen representadas en prácticas deportivas realizadas en contextos competitivos de máximo nivel de profesionalidad. La participación de este colectivo está limitada a determinadas prácticas corporales no inclusivas y alejadas de ámbitos educativos o utilitarios. Las mujeres con discapacidad son mínimamente representadas en las imágenes de los libros de texto. Los tipos de deficiencias mostradas en las imágenes se alejan del estereotipo tradicional que asocia la discapacidad al uso de la silla de ruedas.

Abstract The aim of this study is to show how people with physical disabilities are represented and how their participation is configured in Physical Education textbook images. The study is empiric, descriptive and comparative among analyzed books. The sample consisted of 929 photographs from Physical Education textbooks, published from 2006 to 2012 and used on basic and high school teaching in Brazil. The method used was to analyze the content through the elaboration of an ad hoc coding scheme. The trial test, consultation with experts, and intercoder reliability tests are the demarcation criteria used to support the observation tool. The software SPSS 19.0 was used for statistic analysis. Univariate and bivariate analysis were performed and the Pearson Chi-square test with a significance level of 5% was applied. The representation of disabled people in Physical Education textbooks images is virtually invisible and biased. People with physical disabilities are represented on high-performance competitive sport contexts. The participation of this group is limited to specific non-inclusive physical activities and distant from educational or useful scopes. Physically disabled women are scarcely represented on textbooks images. The kinds of disability shown on those images are far from the traditional stereotype that associate disability with the use of a wheelchair.
Descritores: Imagem Corporal
Livros Ilustrados
Pessoas com Deficiência
Exercício Físico
Saúde
Educação em Saúde
Meios de Comunicação de Massa
Educação Física e Treinamento
-Promoção da Saúde
Atividades de Lazer
Fotografação
Socialização
Estatística como Assunto
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: lil-733975
Autor: Baptista, Sylvia Mello Silva.
Título: A palavra, a canção e a imagem: o malandro e a fidelidade no encontro de Jorge Amado com Jung / The word, the song and the image: the trickster and faithfulness in the encounter of Jorge Amado and Jung
Fonte: Junguiana;32(2):49-58, jul.-dez. 2014.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo propõe uma reflexão sobre a figura do malandro em duas obras de Jorge Amado - Capitães de areia e A morte e a morte de Quincas Berro Dágua - sob a perspectiva da psicologia analítica.

This paper proposes a reflection on the figure of the trickster im two works by Jorge Amado - Capitans of the sand and The two deaths of Quincas Wateryell - from the perspective of analytical psychology.
Descritores: Livros Ilustrados
Criança Abandonada
Amigos
Individualidade
Literatura
Música
Responsável: BR902.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-722643
Autor: Flores, Eileen Pfeiffer; Pires, Laís Fernandes; Souza, Carlos Barbosa Alves de.
Título: Dialogic reading of a novel for children: effects on text comprehension / Leitura dialógica de um romance infanto-juvenil: efeitos sobre a compreensão textual / Lectura dialógica de una novela para niños: efectos sobre la comprensión de textos
Fonte: Paidéia (Ribeiräo Preto);24(58):243-252, May-August/2014. graf.
Idioma: en.
Resumo: Experimental studies have shown positive effects of dialogic reading of picture books (reading aloud interspersed with prompts and feedback for verbalizations by the listener) on the vocabulary and verbal expression of small children. This study assessed the effect of dialogic reading on the comprehension of a children's novel by three children aged 7-8 years, using a single-subject reversal design. In Condition A, the text was read without intervention. In Condition B, reading was interspersed with dialogic interventions based on narrative functions. Comprehension was superior in all measures in Condition B for the two participants who underwent the B-A-B design, however, not for the participant who underwent the A-B-A design. We discuss possible interactions of dialogic reading with characteristics of text genre and the need for systematic replications with more sessions and reversals of conditions...

Estudos experimentais têm demonstrado efeitos positivos da leitura dialógica de livros ilustrados (leitura em voz alta intercalada com prompts e feedback para verbalizações por parte do ouvinte) sobre o vocabulário e a expressão verbal de crianças pequenas. Este estudo verificou o efeito da leitura dialógica sobre a compreensão textual de um romance infanto-juvenil por três crianças de 7-8 anos, utilizando um delineamento de sujeito único. Na Condição A, o texto era lido sem intervenções. Na Condição B, a leitura era intercalada com intervenções dialógicas baseadas nas funções narrativas presentes no texto. As medidas de compreensão mostraram um desempenho superior na Condição B para os dois participantes submetidos ao delineamento B-A-B, mas não para o participante submetido ao delineamento A-B-A. São discutidas possíveis interações da leitura dialógica com características do gênero textual e a necessidade de replicações sistemáticas com um maior número de sessões e reversões das condições...

Estudios experimentales han demostrado efectos positivos de la lectura dialógica de libros ilustrados (lectura en voz alta intercalada con indicaciones y feedback para verbalizaciones del oyente) sobre el vocabulario y la expresión verbal de niños pequeños. Este estudio investigó efectos de la lectura dialógica sobre la comprensión de una novela infanto-juvenil por tres niños (7-8 años), usando un diseño de sujeto único. En la condición A, el texto fue leído sin intervención. En la condición B (lectura dialógica), la lectura se intercaló con intervenciones dialógicas preparadas a partir de las funciones narrativas presentes en el texto. Las medidas de comprensión mostraron un desempeño superior en la Condición B para los dos participantes sometidos al diseño B-A-B, pero no para el participante sometido al diseño A-B-A. Son discutidas las posibles interacciones de lectura dialógica con características del género textual y la necesidad de repeticiones sistemáticas con un número mayor de sesiones experimentales y de reversiones de las condiciones...
Descritores: Livros Ilustrados
Compreensão
Leitura
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-487651
Autor: Diaz Ugarte, Oscar.
Título: Citas medicas en el libro recuerdos de Francisco Burdett O'Connor / Medical citations in the book of Francisco Burdett O'Connor
Fonte: Arch. boliv. hist. med;6(1):45-52, jun. 2000.
Idioma: es.
Resumo: Aparte de la abundancia de documentación eixixtente sin habérsele dado el lugar que corresponde dentro de la historia de Bolivia.Se considera que dos son las obras históricas basicas para escribir la verdadera historia de la republica,las guerras de la Independencia y los primeros años de vida independiente.Ests obras son:"Juan de la Rosa" DE Nataniel Aguirre y "Recuerdos"de Francisco Burdett O´Connor. En el aspecto médico considero a esta última como la que tienereferencias importantes para poder apreciar el gradode evolución que ha existido en años previos a la guerra de la independencia...
Descritores: Obras Médicas de Referência
-Bolívia
Livros Ilustrados
Limites: Masculino
Feminino
Humanos
Responsável: BO2.1 - Centro de Información y Documentación


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Id: lil-407492
Autor: Brandão, maria Lucia.
Título: Atualização das normas para referências bibliográficas e ilustrações / Updating of norms for bibliographical references and illustrations
Fonte: Rev. SOCERJ;18(2):148-153, Mar-Abr. 2005. tab.
Idioma: pt.
Descritores: Livros Ilustrados
MEDLARS
Organizações de Normalização Profissional/normas
Organizações de Normalização Profissional
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: BR44.1 - Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Didática Prof. Dr. Luiz Venere Décourt


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Id: lil-291720
Autor: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Projetos Especiais de Saúde. Coordenaçäo Nacional de DST e Aids; .Brasil. Ministério da Educaçäo e do Desporto.
Título: A festa: crianças de 10 a 12 anos: saúde na escola / The Party - Children of 10 to 12 Years Old - Health at School.
Fonte: Brasília; Brasil. Ministério da Saúde; 1997. 18 p. ilus. (Crescendo de Bem Com a Vida, 5).
Idioma: pt.
Descritores: Criança
Educação em Saúde
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias
-Livros Ilustrados
Limites: Humanos
Criança
Responsável: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)
BR599.1; WA590, B823c, 1997


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Id: lil-291719
Autor: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Projetos Especiais de Saúde. Coordenaçäo Nacional de DST e Aids; .Brasil. Ministério da Educaçäo e do Desporto.
Título: É preciso falar: crianças de 10 a 12 anos: saúde na escola / We Have to Talk About it - Children of 10 to 12 Years Old - Health at School.
Fonte: Brasília; Brasil. Ministério da Saúde; 1997. 18 p. ilus. (Crescendo de Bem Com a Vida, 4).
Idioma: pt.
Descritores: Criança
Educação em Saúde
Educação Sexual
-Livros Ilustrados
Limites: Humanos
Criança
Responsável: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)
BR599.1; WA590, B823c, 1997



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