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Id: biblio-1089463
Autor: Nascimento, Israel Ribeiro do; Neves, André Luiz Machado das; Rodrigues, Priscila Freire; Teixeira, Elizabeth.
Título: Representações sociais de masculinidades no curta-metragem "Aids, escolha sua forma de prevenção" / Social representations of masculinities in the short film "Aids, choose your form of prevention"
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;25(3):879-890, mar. 2020. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este artigo tem por objetivo compreender as representações sociais de masculinidades na campanha do Ministério da Saúde sobre Prevenção Combinada/2016, do curta-metragem "Aids, escolha sua forma de prevenção". Realizou-se uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, realizada no Portal sobre Aids, infecções sexualmente transmissíveis e hepatites virais, do Departamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais. Os resultados apontaram cinco categorias organizadoras das representações sociais sobre masculinidades. Concluiu-se que as representações sociais de masculinidades no curta-metragem reproduziram valores hegemônicos do papel social masculino.

Abstract This article aims to understand the social representations of masculinities in the campaign by the Ministry of Health on Combined Prevention/2016, from the short film "AIDS, choose your form of prevention". An exploratory, qualitative approach was conducted at the AIDS Portal, Sexually Transmitted Infections and Viral Hepatitis, Department of Sexually Transmitted Infections, AIDS and Viral Hepatitis. The results pointed out five organizing categories of social representations about masculinities. It was concluded that the social representations of masculinity in the short film reproduced hegemonic values of the masculine social role.
Descritores: Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Masculinidade
Fatores Sociológicos
Filmes Cinematográficos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1043583
Autor: IMBRIZI, JAQUELINA MARIA; ROSA, MIRIAM DEBIEUX.
Título: The deconstruction of the discourse on trauma in two Eastwood films: a contribution from clinical-political psychoanalytic interventions / A desconstrução do discurso sobre trauma em dois filmes de eastwood: uma contribuição das intervenções psicanalíticas clínico-políticas
Fonte: Ágora (Rio J. Online);22(3):280-289, set.-dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO: Como algumas produções cinematográficas contribuem ao debate sobre noções de trauma em psicanálise? Analisamos dois filmes dirigidos por Clint Eastwood, "Sobre meninos e lobos" e "Sniper americano" retomando, como método de trabalho, os conceitos de narcisismo das pequenas diferenças, trauma, fala como acontecimento, acontecimento e acontecimento-ruptura, de modo a colocar em questão os pensamentos por oposição binária e ego-referenciados, que podem reforçar estereótipos e preconceitos e que obturam a mobilidade e a transformação do acontecimento traumático em propulsão para a vida. Nossa intenção é desconstruir alguns discursos que pautam a cultura contemporânea e contribuir para intervenções psicanalíticas clínico-políticas.

ABSTRACT: How can some film productions feed the debate on the psychoanalytical notions of trauma? We analyze two films by Clint Eastwood, "Mystic River" and "American Sniper" based on the psychoanalytic view of trauma. As a working method, we resume the concepts of narcissism of minor differences, trauma, speech as an event, event and event break-up to call into question binary opposition and ego-referenced thinking that can reinforce stereotypes and prejudices that hinder the mobility and transformation of traumatic events in thrusts toward life. Our intention is to deconstruct some speeches guiding contemporary culture and to contribute to clinical-political psychoanalytic interventions.
Descritores: Psicanálise
Trauma Psicológico/psicologia
Filmes Cinematográficos
-Política
Violência/psicologia
Mulheres/psicologia
Narcisismo
Transtornos Neuróticos/psicologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1194.1 - BT - Biblioteca


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Id: biblio-1145566
Autor: Malta, Renata Barreto; Santos, Jônatas Breno Silva.
Título: A encenação da violência obstétrica: (dis)junções entre ficção e realidade / The representation of obstetric violence: (dis)junctions between fiction and reality / La representación de la violencia obstétrica: (dis)yuncións entre ficción y realidad
Fonte: RECIIS (Online);14(4):892-911, out.-dez. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo se propõe a analisar cenas de parto exibidas em telenovelas brasileiras, criteriosamente selecionadas, com o objetivo de identificar as representações de diferentes formas de violência obstétrica, explícitas ou veladas. Para tanto, optamos por dois métodos complementares: a análise de conteúdo e a análise de imagens em movimento. Como resultado, identificamos três eixos que abarcam as diferentes expressões midiatizadas da violência contra a parturiente: violência pela situação, violência pelo abandono e violência direta. Na discussão, pontuamos consonâncias e dissonâncias entre ficção e realidade, além da falta de problematização acerca do tema, o que, de forma sintomática, contribui para a sua naturalização.

This article proposes to analyze scenes of childbirth broadcasted by Brazilian soap operas, carefully selected, aiming to identify the representation of different forms of obstetric violence, explicit or veiled. Therefore, we selected two complementary methods: the content analysis and the analysis of moving images. As a result, we have identified three axes that include the different expressions of the violence against the parturient by the media: violence by situation, violence by abandonment and direct violence. Through the discussion, we pointed consonances and dissonances between fiction and reality, as well as the lack of problematization regarding the theme, which, symptomatically, contributes to its naturalization.

Este artículo se propone a analizar escenas de parto exhibidas en telenovelas brasileñas, criteriosamente seleccionadas, con el objetivo de identificar las representaciones de diferentes formas de violencia obstétrica, explicitas o veladas. Para eso, optamos por dos métodos complementares: el análisis de contenido y el análisis de imágenes en movimiento. Como resultado, identificamos tres ejes que abarcan las diversas expresiones mediatizadas de la violencia contra la parturiente: violencia por la situación, violencia por abandono y violencia directa. En la discusión, puntuamos consonancias y disonancias entre ficción y realidad, además de la falta de problematización acerca del tema, lo que, de forma sintomática, contribuye para su naturalización.
Descritores: Televisão
Violência
Encenação
Parto
Gestantes
-Comportamento Social
Saúde da Mulher
Comunicação
Participação da Comunidade
Obra de Ficção
Narração
Filmes Cinematográficos
Limites: Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Id: lil-728187
Autor: Kerr Junior, Donald Hugh de Barros.
Título: A produção de uma educação contemporânea: experiência como cinema e o esquecimento / La producción de una educación contemporánea: la experiencia con el cine y el olvido / The production of a contemporary education: the experience with films and the forgetfulness
Fonte: Educ. fis. deporte;33(1):93-105, Ene-Jun. 2014.
Idioma: pt.
Resumo: Uma vez que j  se sabe dos tantos m‚todos para “formar” um professor que, em sua maioria, privilegiam a mem¢ria, o pensamento racional, o retorno ao mesmo e a identidade, a partir de algumas rela‡ães entre experiˆncia com cinema e squecimento. Pergunta-se: por onde andar? Como trabalhar a “forma‡Æo” docente buscando encontrar o que nÆo se sabe? Como permitir um encontro quando se quer apostar no esquecimento? Neste artigo, aproximam-se as imagens do cinema, segundo Gilles Deleuze, e o conceito de esquecimento, a partir de Jean-Louis Chr‚tien, desejando trabalhar outra ideia de “forma‡Æo” de professores. Junto a esta aproxima‡Æo, tamb‚m se considera o texto do artigo em suas rupturas e reflexães, modo necess rio para se pensar em educa‡Æo como cria‡Æo e inven‡Æo.

Una vez que ya se sabe de tantos m‚todos para “formar” un profesor que, en su mayor¡a privilegian la memoria, el pensamiento racional, el retorno al mismo y la identidad, a partir de algunas relaciones entre experiencias con el cine y el olvido. ¨Se pregunta por donde va? ¨C¢mo trabajar una “formaci¢n” docente buscando encontrar lo que no se sabe? ¨C¢mo permitir un encuentro cuando se quiere apostar a olvido? En este art¡culo se aproximan las im genes del cine, seg£n Gilles Deleuze, y el concepto de olvido, a partir de Jean – Louis Chr‚hen, deseando trabajar otra idea de “formaci¢n” de profesores. Junto a esta aproximaci¢n, tambi‚n se considera el texto del art¡culo en sus rupturas y reflexiones, modo necesario para pensar en educaci¢n como reaci¢n e invenci¢n.

It is known a lot of methods to train professors, who most of them work with rational thinking, memory, old ways of educational structures, and identity trough some experiences between cinema and forgetfulness. The question is ¨where I'm going? How to work training professors looking for something unknown? How to allow an encounter when the forgetfulness is the aim? This article does an approximation between movie and images according Gilles Deleuze, and the Jean-Louis Chr‚hen's “forgetfulness” concept wishing to work another idea to train professors. In addition, it is necessary to consider the text breakdowns, and reflections to think the education as a way of creation and invention.
Descritores: Arte
Filmes Cinematográficos
Docentes
Educação
Responsável: CO197.1 - Biblioteca de Educación Física


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Id: biblio-904340
Autor: Oliveira, Alexandre Barbosa de.
Título: Uso de fontes fílmicas em pesquisas sócio históricas da área da saúde / Uso de fuentes fílmicas en investigaciones socio-históricas del área de la salud / The use of filmic sources in socio-historical research in the healthcare area
Fonte: Texto & contexto enferm;26(4):e0320017, 2017. tab.
Idioma: pt.
Projeto: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Resumo: RESUMO Objetivo: refletir acerca das perspectivas metodológicas para o desenvolvimento de análise fílmica em pesquisas sócio históricas na área da saúde. Método: análise crítico-reflexiva organizada em três seções, que foi fundamentada a partir de textos de pesquisadores reconhecidos nas áreas de cinema, história, sociologia e semiótica. O estudo aborda criticamente as principais características, desafios e potencialidades inerentes aos usos de fontes fílmicas. Resultados: foram indicados elementos para a composição de matrizes para tratamento metodológico das fontes fílmicas, considerando aspectos relacionados à descrição, decomposição, crítica e análise histórico-sociológica, conteudística e discursal. Conclusão: no processo contemporâneo de audiovisualização do mundo social, aponta-se a análise fílmica como método potencial para a abordagem de problemáticas inerentes ao campo da saúde e aos fenômenos do cuidado em seus processos evolucionários, históricos e culturais.

RESUMEN Objetivo: reflexionar acerca de las perspectivas metodológicas para el desarrollo de análisis fílmico en investigaciones socio-históricas en el área de la salud. Método: análisis crítico-reflexivo organizado en tres secciones, que fue fundamentada a partir de textos de investigadores reconocidos en las áreas de cine, historia, sociología y semiótica. El estudio aborda críticamente las principales características, desafíos y potencialidades inherentes a los usos de fuentes fílmicas. Resultados: se indican elementos para la composición de matrices para tratamiento metodológico de fuentes fílmicas, considerando aspectos relacionados a la descripción, descomposición, crítica y análisis histórico-sociológico, conteudístico y discursal. Conclusión: En el proceso contemporáneo de audiovisualización del mundo social, se apunta el análisis fílmico como método potencial para el abordaje de problemáticas inherentes al campo de la salud ya los fenómenos del cuidado en sus procesos evolutivos, históricos y culturales.

ABSTRACT Objective: to reflect on the methodological perspectives for the development of film analysis in socio-historical researches in the healthcare area. Method: critical-reflexive analysis organized in three sections which was based on texts from recognized researchers in the areas of cinema, history, sociology and semiotics. The study critically addresses the main characteristics, challenges and potentialities inherent in the use of film sources. Results: elements for the composition of matrices for methodological treatment of these sources were indicated, considering aspects related to description, decomposition, criticism and historical-sociological, content and discourse analysis. Conclusion: in the contemporary process of audiovisual visualization of the social world, film analysis is proposed as a potential method for approaching issues inherent to the healthcare field and to the phenomena of care in its evolutionary, historical and cultural processes.
Descritores: Pesquisa
Sociologia
Saúde
Documentários Cinematográficos
Metodologia
História
História da Enfermagem
Filmes Cinematográficos
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: biblio-1054633
Autor: Cambra-Badii, Irene; Mastandrea, Paula Belén; Martínez, Delfina; Paragis, María Paula.
Título: Perspectiva bioética sobre el aborto en Argentina a través del aporte del cine / Perspectiva bioética sobre o aborto na Argentina através das contribuições do cinema / Bioethical perspective on abortion in Argentina through the contribution of cinema
Fonte: Acta bioeth;25(2):253-264, dic. 2019.
Idioma: es.
Resumo: Resumen: A partir de las campañas por el Aborto Legal, Seguro y Gratuito, en marzo de 2018 se debate en el Congreso argentino una propuesta sobre la Interrupción Voluntaria del Embarazo, que luego no es aprobada en el Senado. El tema adquiere una notable difusión en los medios y una participación masiva de los ciudadanos, manifestándose a favor y en contra de dicho proyecto de ley. Resulta pertinente abordar el tema del aborto en Argentina desde una perspectiva bioética que trascienda cuestiones ideológicas y morales. El presente artículo se propone analizar una película argentina contemporánea, cuyo argumento gira en torno al aborto que intenta practicar una joven de diecisiete años en un contexto donde es ilegal. La metodología empleada tiene un enfoque cualitativo y propone un análisis de contenido de la narrativa del film para responder dos preguntas de investigación: cómo se expone el tema del aborto en la película, desde una perspectiva bioética, y cómo se describe el contacto de la persona gestante con los profesionales de la salud. Entre los resultados encontrados se puede observar cómo la ilegalidad repercute en la decisión de la protagonista y cómo se articula con los principios bioéticos.

Resumo: A partir das campanhas pelo Aborto Legal, Seguro e Gratuito, em março de 2018 se debate no Congresso argentino uma proposta sobre a Interrupção Voluntaria da Gravidez, que não foi aprovada no Senado. O tema adquiri uma notável difusão na mídia e uma participação maciça dos cidadãos, manifestando-se a favor e contra tal projeto de lei. Disto resulta pertinente abordar o tema do aborto na Argentina desde uma perspectiva bioética que transcenda questões ideológicas e morais. O presente artigo se propõe a analisar uma película argentina contemporânea, cujo argumento gira em torno do aborto que uma jovem de dezessete anos tenta realizar em um contexto onde é ilegal. A metodologia empregada tem um enfoque qualitativo e propõe uma análise de conteúdo da narrativa do filme para responder duas perguntas de investigação: como se expõe o tema do aborto na película, desde uma perspectiva bioética, e como se descreve o contato da gestante com os professionais da saúde. Entre os resultados encontrados se pode observar como a ilegalidade repercute na decisão da protagonista e como se articula com os princípios bioéticos.

Abstract: Campaigns for Legal, Safe and Free abortion have led to the discussion in March of 2018 of a proposal on voluntary termination of pregnancy at the Argentine Congress, which was not approved afterwards at the Senate. The subject acquired remarkable diffusion in the media and massive participation of citizens in the streets, standing for and against the draft legislation. In this context, it is relevant to address the issue of abortion in Argentina from the bioethical perspective aiming to transcend ideological and moral issues. This article intends to analyse a contemporary Argentine film in which the plot revolves around the attempts of a seventeen-year-old girl who tries to have an abortion in a context where it is illegal. The methodology chosen is qualitative, and proposes content analysis to answers two research questions: how is the issue of abortion exposed in the film, from a bioethical perspective, and how is the contact between the pregnant person and health professionals described. Amongst the results found, considering the basic principles of bioethical principlism, such context of illegality affects the decision of the protagonist.
Descritores: Bioética
Aborto
Filmes Cinematográficos
-Argentina
Jurisprudência
Limites: Humanos
Responsável: CL58.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1120234
Autor: Lopes, Vanessa Caminha Aguiar; Moura, Elaine Cristina Carvalho; Sales, Isabela Maria Magalhães; Rocha, Silvana Santiago da.
Título: Vídeo educativo para promoção da saúde do homem: estudo comparativo descritivo / Educational video for promoting men's health: a descriptive comparative study / Vídeo educativo para promover la salud del hombre: estudio comparativo descriptivo
Fonte: Online braz. j. nurs. (Online);16(4):431-438, dez. 2017. tab.
Idioma: en; es; pt.
Resumo: OBJETIVO: Avaliar o conhecimento de homens adultos sobre a promoção do bem-estar, da alimentação saudável e da saúde mental no trabalho do homem, antes e após a aplicação de vídeo educativo. MÉTODO: Estudo comparativo descritivo, do tipo antes e depois, realizado em estabelecimento comercial na abrangência de uma unidade de saúde, em junho de 2015. A amostra incluiu 20 homens trabalhadores. RESULTADOS: A idade média foi 26,8 (±6,7) anos. Apenas 25% realizavam exames clínicos anualmente. Após a aplicação do vídeo, houve aumento nos escores totais (p<0,01). As sentenças com aumento de acertos significativos abordaram o alcoolismo (p<0,01; p=0,02) e a higiene (p=0,02; p=0,04). DISCUSSÃO: As informações do vídeo educativo evidenciaram a necessidade de esclarecimentos das temáticas e importância da realização de exames preventivos. CONCLUSÃO: O vídeo educativo constituiu intervenção acessível e promissora para efetiva promoção da saúde, diante da melhora significativa dos escores da avaliação do conhecimento.

AiIM To evaluate the knowledge of adult men about promoting well-being, healthy eating and mental health in the work of men, before and after the application of educational video. METHOD: Descriptive, before-and-after, comparative study performed in a commercial facility within the scope of a health unit in June 2015. The sample included 20 working men. RESULTS: The mean age was 26.8 (± 6.7) years. Only 25% performed clinical examinations annually. After video application, there was an increase in total scores (p<0.01). The sentences with increase of significant hits approached alcoholism (p<0.01, p=0.02) and hygiene (p=0.02, p=0.04). DISCUSSION: The information of the educational video evidenced the need for clarification of the themes and importance of conducting preventive exams. CONCLUSION: The educational video was an accessible and promising intervention for effective health promotion, in the face of a significant improvement in knowledge assessment scores.

OBJETIVO: Evaluar el conocimiento que los hombres adultos tienen sobre la promoción del bienestar, de la alimentación sana y de la salud mental en el trabajo, antes y después de la aplicación del vídeo educativo. MÉTODO: Estudio comparativo descriptivo, del tipo antes y después, realizado en un estabelecimiento comercial correspondiente a una unidad de salud, en junio de 2015. La muestra incluyó a 20 hombres trabajadores. RESULTADOS: La edad media fue 26,8 (±6,7) años. Solamente 25% realizaban exámenes clínicos anualmente. Tras aplicar el vídeo, hubo un aumento de los escores totales (p<0,01). Las sentencias con aumento de aciertos significativos abordaron el alcoholismo (p<0,01; p=0,02) y la higiene (p=0,02; p=0,04). DISCUSIÓN: Las informaciones del vídeo educativo evidenciaron la necesidad de esclarecer las temáticas y la importancia de realizar exámenes preventivos. CONCLUSIÓN: El vídeo educativo constituye una intervención accesible y promisora para promover efectivamente la salud, por mostrar el aumento de los escores de la evaluación del conocimiento.
Descritores: Educação em Saúde
Saúde do Homem/estatística & dados numéricos
Promoção da Saúde
Filmes Cinematográficos
Limites: Humanos
Masculino
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF


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Id: biblio-1091863
Autor: Cantarelli, Natalia.
Título: Quando o olhar é capturado: o interesse dos adolescentes pelo cinema de horror na atualidade: a adolescência e suas imagens / When the view is captured: adolescents' interest in horror movies nowadays: adolescence and its images / Cuando la mirada es capturada: el interés de los adolescentes por el cine de horror en la actualidad: adolescencia y sus imágenes
Fonte: Psicol. rev. (Belo Horizonte);25(1):99-117, jan.-abr. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Esta pesquisa objetivou compreender o grande interesse dos adolescentes pelo cinema de horror na atualidade. O estudo realizou-se por uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, e utilizou o grupo focal como técnica para a coleta de dados. Participaram 16 adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 12 e 17 anos, alunos de uma escola do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Realizaram-se três grupos focais, número determinado pelo critério de saturação. Utilizou-se a análise de conteúdo para processar os dados, sendo duas as categorias emergentes: "O horror no lugar da ausência", a qual contempla a íntima relação entre a adolescência e o cinema de horror, apresentando e discutindo os momentos de início e de importância dos encontros com a filmografia; "Do horror solitário ao laço simbólico", que aponta para a experiência de assistir aos filmes como espaço de expressão, de compartilhamento de experiências, de construção de laço simbólico.

This research aimed to understand teenagers' interest in horror movies nowadays. The study was carried out by means of a qualitative, exploratory approach using the focal group technique to collect data. The participants are sixteen adolescents, male and female, aged from 12 to 17 years old, attending a school in the State of Rio Grande do Sul, Brazil. Three focal groups were carried out, which were based on saturation criterion. Content analysis was used for data analysis, emerging two categories: "The horror in the place of absence" which overlooks the intimate relation between adolescence and horror movies, presenting and discussing the initial moments and those marked by importance within the relationship with the filmography; "From the solitary horror to the symbolic bound" which approaches the experience of watching movies as a possibility of expression of subjective truth, of sharing experiences, and the construction of a symbolic tie.

Esta investigación tuvo como objetivo comprender el gran interés de los adolescentes por el cine de horror en la actualidad. El estudio se realizó a través de un abordaje cualitativo, de carácter exploratorio y utilizó el grupo focal como técnica para recolección de datos. Participaron 16 adolescentes de ambos los sexos, con edades entre 12 y 17 años, alumnos de una escuela del Estado de Rio Grande del Sur, Brasil. Fueron realizados 3 grupos focales, número determinado por criterio de saturación. Se utilizó el análisis de contenido para análisis de los datos, siendo dos las categorías emergentes: "El horror en el lugar de la ausencia", la cual contempla la íntima relación entre la adolescencia y el cine de horror, presentando y discutiendo los momentos del inicio y de la importancia de los encuentros con la filmografía; "Del horror solitario al lazo simbólico", que aborda la experiencia de ver a las películas como posibilidad de expresión de verdades subjetivas, de compartimiento de experiencias, de construcción de lazo simbólico.
Descritores: Adolescente
-Psicanálise
Imagens, Psicoterapia
Filmes Cinematográficos
Responsável: BR370.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1012808
Autor: Fortunato, Ivan; Schwartz, Gisele Maria.
Título: Cinema, psicologia positiva e a resiliência do corpo: superar para a felicidade / Cinema, psicología positiva y la resiliencia del cuerpo: superar para la felicidad / Movies, positive psychology and body resilience: overcoming for happiness
Fonte: Psicol. Estud. (Online);24:e42384, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Este artigo trata de uma investigação centrada na relação humana com o cinema, do ponto de vista da Psicologia Positiva, cujo propósito é a promoção de valores e bem-estar. Essa busca emerge da seguinte inquietação: poderia o cinema potencializar o enfrentamento para superação de contundentes adversidades contingenciais à vida humana? Especificamente, o propósito do artigo é discutir como o cinema pode potencializar a resiliência do corpo. Dessa forma, explora-se o sentido da resiliência quando o próprio corpo aparenta limitar alguém a realizar tarefas corriqueiras. Para tanto, os filmes Meu pé esquerdo (1989) e A teoria de tudo (2014), que retratam, respectivamente, as histórias de Christy Brown e Stephen Hawking são utilizados como exemplos de que a limitação do corpo não é suficiente para limitação da felicidade. Ao final, espera-se que os elementos identificados, nas narrativas cinematográficas, ajudem a fortalecer o cinema como uma tecnologia fundante para o desenvolvimento humano, especialmente pela ótica da psicologia positiva.

RESUMEN Este artículo trata de una investigación centrada en la relación humana con el cine desde el punto de vista de la Psicología Positiva, cuyo propósito es la promoción de valores y bienestar. Esta búsqueda surge de la siguiente inquietud: ¿podría el cine potenciar el enfrentamiento para superar las contundentes adversidades contingentes a la vida humana? En concreto, el propósito del artículo es discutir cómo el cine puede potenciar la resiliencia del cuerpo. De esta forma, se explora el sentido de la resiliencia cuando el propio cuerpo aparenta limitar a alguien a realizar tareas corrientes. Para tanto, las películas Meu pé esquerdo (1989) y A teoria de tudo (2014), que retratan, respectivamente, las historias de Christy Brown y Stephen Hawking se utilizan como ejemplos claros de que la limitación del cuerpo no es suficiente para limitar la felicidad. Al final, se espera que los elementos identificados en las narrativas cinematográficas seleccionadas, ayuden a fortalecer el cine como una tecnología fundadora para el desarrollo humano, especialmente por la óptica de la Psicología Positiva.

ABSTRACT This paper deals with an investigation centered on the human relationship with the movies, from a Positive Psychology point of view, which focuses on the promotion of values and well-being. This search emerges from the following question: could movies potentiate the confrontation to overcome strong contingent adversities to human life? Specifically, the purpose of the paper is to discuss how movies can enhance the body resilience. Therefore, the sense of resilience is explored when the body itself seems to limit someone to perform ordinary tasks. For that, the movies Meu pé esquerdo (1989) and A teoria de tudo (2014), which portray, respectively, the stories of Christy Brown and Stephen Hawking are both used as clear examples that the limitation of the body is not enough to limit the happiness. In the end, the elements identified in the selected narratives are expected to help strengthen movies as foundational technology for human development, especially from the perspective of Positive Psychology.
Descritores: Adaptação Psicológica
Filmes Cinematográficos
-Agitação Psicomotora/psicologia
Resiliência Psicológica
Psicologia Positiva
Felicidade
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-735458
Autor: Stucchi-Portocarrero, Santiago; Herrera-Lopez, Vanessa.
Título: Cine peruano actual y psicopatología / Current Peruvian cinema and psychopathology
Fonte: Rev. neuropsiquiatr;77(4):207-213, oct. 2014.
Idioma: es.
Resumo: La conducta humana anormal ha sido fuente inagotable para la industria cinematográfica, difusora muchas veces de prejuicios, mas también creadora de personajes memorables para la psiquiatría. En el presente artículo se presenta un análisis psicopatológico de cinco películas peruanas actuales: “Maruja en el infierno” (1983), “Caídos del cielo” (1990), “Bajo la piel” (1996), “Días de Santiago” (2004) y “La teta asustada” (2009).

Abnormal human behavior has been an inexhaustible source for the film industry, often disseminating prejudice, but also cinema has created memorable characters for psychiatry. A psychopathological analysis of five current Peruvian films are presented in this article: “Maruja en el infierno” (1983), “Caídos del cielo” (1990), “Bajo la piel” (1996), “Días de Santiago” (2004) y “La teta asustada” (2009).
Descritores: Filmes Cinematográficos
Psicopatologia
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca



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