Base de dados : LILACS
Pesquisa : J01.897.280.500.668.800.250.200 [Categoria DeCS]
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Martins, Monica
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Id: lil-278050
Autor: Campos, Mônica R; Martins, Mônica; Noronha, José de C; Travassos, Claudia.
Título: Proposta de integraçäo de Dados do sistema de informaçoës hospitalares do sistema único de saúde (SIH-SUS) para pesquisa / A proposal to integrate data from the hospitais information system of the unfied health system (SIH-SUS) for research use
Fonte: Inf. epidemiol. SUS;9(1):51-58, jan.-mar. 2000. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Nesta nota técnica apresenta-se um método para a criaçäo de banco de dados gerado dos arquivos do Sistema de Informaçäo Hospitalares do Sistema único de Saúde (SIH-SUS), colocados à disposiçäo em CD-ROM pelo Minitério da Saúde. O banco de dados resultante deste processo contém dados que estäo dispersos em vários arquivos com estrutura e objetivos diversos. Neste exemplo específico utilizaram-se os seguintes arquivos mensais: Movimento de AIH (MA): Moviemnto de Prestadores (MT) e Procedimento Autorizados (PA)
Descritores: Sistema Único de Saúde
Bases de Dados Factuais
Hospitais Públicos
Sistemas Computadorizados de Registros Médicos
Sistemas de Informação Hospitalar
-Brasil
CD-ROM
Responsável: BR275.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
Monteiro, Ana Ruth Macêdo
Moreira, Thereza Maria Magalhäes
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Id: lil-566334
Autor: Silva, Kely Vanessa Leite Gomes da; Almeida, Arisa Nara Saldanha de; Monteiro, Ana Ruth Macedo; Silveira, Lia Carneiro; Fialho, Ana Virgínia de Melo; Moreira, Thereza Maria Magalhães.
Título: Analysis of Nursing Dissertations and Theses on Mental Health, Brazil, 1979-2007 / Análise das dissertações e teses de enfermagem sobre saúde mental, Brasil, 1979-2007 / Análisis de las disertaciones y tesis de enfermería sobre salud mental, Brasil, 1979-2007
Fonte: Rev. latinoam. enferm;18(5):1031-1038, Sept.-Oct. 2010. ilus.
Idioma: en.
Resumo: This bibliographic study analyzes scientific texts published in the CEPEn database in the mental health field (1979-2007). A total of 280 abstracts were investigated, of which 208 were Master's theses. The individuals investigated in these studies were professionals (57), patients (50), and professors and/or students (18). Among the themes addressed between 2000 and 2007 were the following: Nursing Care in Mental Health (40), Perception in Mental Health (37); and Transversality in Mental Health Care (27). This study provided an overview of the scientific research produced in the mental health field in Brazilian nursing graduate programs. We expect this study to elicit reflections concerning mental health care practice and enable new approaches for nursing promoting health and the prevention of diseases in order to enable patients to recover their citizenship, autonomy and quality of life.

Trata-se de estudo bibliográfico, com o objetivo de analisar os textos científicos, divulgados na base de dados CEPEn, na área de saúde mental (1979-2007). O total de resumos estudados foi 280, dos quais 208 constituíam-se de dissertações de mestrado. Os sujeitos que se destacaram foram os profissionais (57) e pacientes (50). Dentre as temáticas abordadas evidenciaram-se (2000-2007): o cuidado de enfermagem em saúde mental (40) e a percepção em saúde mental (37). Este trabalho possibilitou visualização panorâmica acerca da produção científica em saúde mental nos cursos de pós-graduação em enfermagem, no Brasil. Espera-se, aqui, que o estudo suscite reflexões acerca das práticas de cuidado em saúde mental e possibilite novas abordagens em enfermagem, com vistas à promoção da saúde e prevenção de agravos que favoreçam a cidadania, autonomia e qualidade de vida dos sujeitos envolvidos.

Se trata de un estudio bibliográfico, con el objetivo de analizar los textos científicos divulgados en la base de datos CEPEn en el área de salud mental (1979-2007). El total de resúmenes estudiados fueron 280, de los cuales 208 eran disertaciones de maestría. Los sujetos que se destacaron fueron los profesionales (57) y pacientes (50). Entre las temáticas abordadas se evidenciaron (2000-2007): el Cuidado de Enfermería en Salud Mental (40) y la Percepción en Salud Mental (37). Este trabajo posibilitó obtener una visión panorámica sobre la producción científica en salud mental en los cursos de Posgraduación en Enfermería en Brasil. Esperamos que el estudio incentive la reflexión sobre las prácticas de cuidado en salud mental y posibilite nuevos abordajes en enfermería con el objetivo de promover la salud y prevenir daños, de forma a favorecer la ciudadanía, la autonomía y la calidad de vida de los sujetos envueltos.
Descritores: Dissertações Acadêmicas como Assunto
Saúde Mental
Pesquisa em Enfermagem
Enfermagem Psiquiátrica
-CD-ROM
Brasil
Coleta de Dados
Dissertações Acadêmicas como Assunto/história
Promoção da Saúde
Autonomia Pessoal
Qualidade de Vida
Limites: História do Século XX
História do Século XXI
Humanos
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Artigo Histórico
Research Support, Non-U.S. Gov't
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
Barbosa, Vera Lúcia
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Id: lil-438520
Autor: Fernandes, Maria das Graças O; Barbosa, Vera Lúcia; Naganuma, Masuco.
Título: Estudo com módulos auto-instrucionais como uma estratégia de ensino na disciplina de Enfermagem Neonatológica / Study with self-instructional modules as a teaching strategy in the neonatological nursing
Fonte: Acta paul. enferm;18(1):110-113, jan.-mar. 2005.
Idioma: pt.
Resumo: Nota prévia de um estudo quase experimento com delineamento de série de tempo, que procura descrever uma estratégia de ensino na disciplina de enfermagem neonatológica, com módulos auto-instrucionais de exame físico do Recém-Nascido a Termo (RNT). O locus desta pesquisa é uma Universidade privada do Estado de São Paulo. Os participantes utilizarão módulos auto-instrucionais em forma de CD-ROM para aprendizagem do exame físico do RNT. Este estudo trará contribuição aos docentes de enfermagem e aos alunos quanto a auto aprendizagem e desenvolvimento da habilidade na realização do exame físico do RNT.
Descritores: Educação Continuada em Enfermagem
Enfermagem Neonatal
Exame Físico
Instrução por Computador
Modelos Educacionais
Recém-Nascido
-CD-ROM
Responsável: BR1.2 - Biblioteca Central


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Ramos, Mônica Parente
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Id: biblio-873703
Autor: Abranches, Denise Caluta; Bardauil, Márcia Regina Ramalho da Silva; Davidowicz, Harry; Moura, Abílio Albuquerque Maranhão; Ramos, Monica Parente.
Título: Composição e avaliação de aplicativo hipermídia como recurso educacional na graduação de Endodontia / Composition and evaluation of applicatory hypermedia as educational resource in Endodontics graduation
Fonte: J. Health Sci. Inst = Rev. Inst. Ciênc. Saúde;25(2):165-172, abr.-jun. 2007. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução - O computador tornou-se uma necessidade no mundo em que vivemos, e o ensino representado pela universidade, na missão de preparar o aluno para a carreira profissional, sente a responsabilidade de não fechar os olhos para essa realidade. Atualmente, a presença da informática na didática de ensino representa novas configurações e metodologias para a condução do processo de ensino e aprendizado, bem como a difusão das diferentes formas de conhecimentos. No desenvolvimento da computação, a hipermídia retrata com fidelidade, som, texto, imagem e animação. Aplicados em sala de aula esses recursos caracterizam interatividade e interferência na seqüência de apresentações. Frente a esta nova temática, o presente estudo teve como objetivo a introdução de um CD-ROM como coadjuvante no estudo da Endodontia, especificamente a técnica endodôntica, a fim de verificar os benefícios da hipermídia dentro do contexto educacional. Material e Métodos - A hipermídia em formato de CD-ROM foi desenvolvida a partir da coleta de todo material endodôntico, bem como o tratamento das mídias com auxílio de softwares específicos. Possibilitando assim, a realização de um arquivo auto-executável quando inserido no drive do computador, permitindo uma navegação da hipermídia de forma não linear pelo usuário. Resultados- A avaliação do CD-ROM foi realizada com alunos da disciplina de Endodontia onde foi verificada a sua aplicabilidade. Conclusão - Os resultados estatísticos mostraram que o uso da hipermídia pode ser uma ferramenta motivadora no ensino da Endodontia
Descritores: CD-ROM
Hipermídia
Instrução por Computador
-Endodontia/educação
Faculdades de Odontologia
Interpretação de Imagem Assistida por Computador
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR12.1 - Biblioteca Setorial da Ciências da Saúde


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Id: biblio-937872
Autor: Pimenta, Denise Nacif.
Título: Disseminação de informação sobre dengue: o ergodesign no desenvolvimento e avaliação de material multimídia paraeducação em saúde.
Fonte: Belo Horizonte; s.n; 2008. 317 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Centro de Pesquisa René Rachou para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: A produção e avaliação de tecnologias de informação e comunicação, como CD-ROM educativos e interativos, a partir dos princípios do ergodesign podem servir como instrumentos facilitadores na disseminação da informação e redução de fronteiras entre as áreas de educação e da saúde. Este trabalho se pautou em princípios do ergodesign, com vistas a colaborar para o acesso e disseminação da informação em saúde e auxiliar na aprendizagem interativa para profissionais de saúde de nível superior. Interfaces desenvolvidas sem o atendimento aos requisitos de usabilidade levam a um desempenho deficiente e a uma redução da qualidade da interação do interagente com um aplicativo. Dessa forma, pretendeu-se aumentar o acesso a informações sobre dengue através de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), aqui caracterizadas pelo desenvolvimento de CD-ROM com interfaces que atendam a critérios de qualidade e adequação do processo interativo ao interagente. Para tal, realizou-se uma pesquisa dividida em quatro etapas: 1) levantamento de material multimídia sobre dengue e doença de Chagas disponível no Brasil e sua avaliação quantitativa (lista de verificação Ergolist) e qualitativa (análise baseada na antropologia. visual); 2) tradução e adaptação do CD-ROM Dengue, produzido originalmente em inglês, pela Wellcome Trust – Publishing Group International Health (PGIH) em colaboração com o UNICEF-UNDP - World Bank-WHO Special Programme for Research and Training in Tropical Diseases (TDR); 3) avaliação da interface do CD-ROM Dengue (versão atualizada em português) com especialistas em ergonomia (avaliação heurística) e com interagentes (entrevistas semi-estruturadas); 4) desenvolvimento de lista de recomendações para desenvolvimento de interfaces similares.

Na interseção entre saúde, educação e o controle e prevenção de doenças infecciosas e parasitárias, consideram-se os conceitos e práticas de ergodesign como elementos fundamentais para geração de interfaces de materiais para aprendizagem interativa em saúde, que reflitam a relação entre interagente, tarefas e ambientes
Descritores: CD-ROM
Dengue
Materiais Educativos e de Divulgação
Educação em Saúde/tendências
Limites: Masculino
Feminino
Humanos
Responsável: BR1719.1 - Biblioteca do CPqRR
BR1719.1; 616.918, P644d, 2008. 014261


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Bussadori, Sandra Kalil
Id: biblio-872482
Autor: Bussadori, Sandra Kalil.
Título: Motivação do paciente infantil na clínica de Odontopediatria através de CD-ROM / Motivation of the pedodontic patient in the Odontopediatric clinic through CD-ROM
Fonte: JBP, j. bras. odontopediatr. odontol. bebê;2(6):107-10, mar.-abr. 1999. ilus, tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo avaliar a motivação do paciente infantil através de desenvolvimento de projeto didático, criando personagens e estórias em CD-ROM para facilitar o entendimento em relação aos problemas que ocorrem na cavidade bucal e a resolução por parte dos profissionais, bem como a aceitabilidade do método de ensino-aprendizagem proposto. O CD-ROM foi aplicado em crianças na faixa etária de 6 a 8 anos que responderam um questionário antes e após a apresentação do mesmo. Após obtenção dos resultados, constatou-se que houve uma aceitabilidade do método de 84 por cento e entendimento em relação aos acontecimentos na cavidade bucal para a cárie de 90 por cento, "bafo" de 86 por cento e tártaro de 64 por cento favorecendo a utilização do método proposto
Descritores: CD-ROM
Educação em Saúde Bucal/métodos
Motivação
-Inquéritos e Questionários
Limites: Humanos
Criança
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico


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Id: lil-658721
Autor: Pimenta, Denise Nacif.
Título: Disseminação de informação sobre dengue: o ergodesign no desenvolvimento e avaliação de material multimídia paraeducação em saúde / Dissemination of information on dengue: ergodesign in the development and evaluation of multimedia material paraeducação health.
Fonte: Belo Horizonte; s.n; 2008. 317 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Centro de Pesquisa René Rachou para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: A produção e avaliação de tecnologias de informação e comunicação, como CD-ROM educativos e interativos, a partir dos princípios do ergodesign podem servir como instrumentos facilitadores na disseminação da informação e redução de fronteiras entre as áreas de educação e da saúde. Este trabalho se pautou em princípios do ergodesign, com vistas a colaborar para o acesso e disseminação da informação em saúde e auxiliar na aprendizagem interativa para profissionais de saúde de nível superior. Interfaces desenvolvidas sem o atendimento aos requisitos de usabilidade levam a um desempenho deficiente e a uma redução da qualidade da interação do interagente com um aplicativo. Dessa forma, pretendeu-se aumentar o acesso a informações sobre dengue através de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), aqui caracterizadas pelo desenvolvimento de CD-ROM com interfaces que atendam a critérios de qualidade e adequação do processo interativo ao interagente. Para tal, realizou-se uma pesquisa dividida em quatro etapas: 1) levantamento de material multimídia sobre dengue e doença de Chagas disponível no Brasil e sua avaliação quantitativa (lista de verificação Ergolist) e qualitativa (análise baseada na antropologia. visual); 2) tradução e adaptação do CD-ROM Dengue, produzido originalmente em inglês, pela Wellcome Trust – Publishing Group International Health (PGIH) em colaboração com o UNICEF-UNDP - World Bank-WHO Special Programme for Research and Training in Tropical Diseases (TDR); 3) avaliação da interface do CD-ROM Dengue (versão atualizada em português) com especialistas em ergonomia (avaliação heurística) e com interagentes (entrevistas semi-estruturadas); 4) desenvolvimento de lista de recomendações para desenvolvimento de interfaces similares.

Na interseção entre saúde, educação e o controle e prevenção de doenças infecciosas e parasitárias, consideram-se os conceitos e práticas de ergodesign como elementos fundamentais para geração de interfaces de materiais para aprendizagem interativa em saúde, que reflitam a relação entre interagente, tarefas e ambientes
Descritores: CD-ROM
Dengue
Materiais Educativos e de Divulgação
Educação em Saúde/tendências
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1719.1 - Biblioteca do CPqRR
BR1719.1; 616.918, P644d, 2008. 014261


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Texto completo SciELO Brasil
Tanure, Marco Antonio Guarino
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Id: lil-654993
Autor: Tanure, Marco Antonio Guarino; Rocha, Fábio Medina Rodrigues.
Título: Trauma ocular por explosão acidental de disco compacto / Ocular trauma due to accidental compact disc outburst
Fonte: Rev. bras. oftalmol;71(5):322-324, set.-out. 2012. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Apesar de rara, a ocorrência de lesão ocular devido à explosão acidental de disco compacto pode ser responsável por graves lesões no globo ocular. No presente artigo é relatado caso de perfuração corneana com trauma cristaliniano causado pela quebra intencional de disco compacto. Trata-se de paciente com 44 anos, sexo feminino, médica, avaliada em caráter de urgência com queixas de BAV, fotofobia, lacrimejamento e sensação de corpo estranho no OD, iniciados após presenciar quebra intencional de disco compacto. Apresentava perfuração corneana central, com sinal de Seidel positivo e lesão de cápsula anterior do cristalino com opacificação cortical anterior subjacente. A AV corrigida no OD era de 0,1. Tratada com lente de contato hidrofílica terapêutica e instilações tópicas regulares de solução antibiótica e hipotensora ocular, evoluiu com cicatrização da lesão corneana e estabilização da opacidade do cristalino. Decorridos 24 meses do trauma, sua refração encontrava-se semelhante aos valores prévios ao acidente e a acuidade visual era de 1,0 (-1).

Despite being rare, ocular injury due to a compact disc burst can be responsible for severe ocular damage. We present in this article a case of corneal perforation in addition to lens trauma caused by intentional compact disc break. A 44 year old female physician was examined complaining of visual acuity decrease, light sensitivity, tearing and foreign body sensation on OD after watching a compact disc being broken intentionally. In the first examination, she had a corneal perforation with aqueous humor leakage, anterior lens capsule lesion and anterior cortical opacity. The visual acuity was 0.1. She was treated with a therapeutic soft contact lens and the regular use of topical antibiotic and hypotension solutions, evolving with the healing of the corneal injury and lens opacity stabilization. Twenty four months later, the OD refraction was similar to that measured before the trauma and the visual acuity was 1.0 (-1).
Descritores: CD-ROM
Lentes de Contato Hidrofílicas
Perfuração da Córnea
Corpos Estranhos no Olho
Fotofobia
Limites: Humanos
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1.2 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-644454
Autor: Crespi-Flores, Vanessa Gonçalves; Minguini, Nilza; Temporini, Edméia Rita; Carvalho, Keila Monteiro de.
Título: Strabismus surgery learning for Ophthalmology residents of university service / Aprendizado cirúrgico de estrabismo para residentes de Oftalmologia de serviço universitário
Fonte: Arq. bras. oftalmol;75(3):188-191, maio-jun. 2012. ilus, tab.
Idioma: en.
Resumo: PURPOSE: To verify Ophthalmology resident's and supervisor's perceptions regarding learning and teaching strabismus surgery. DESIGN: Descriptive Study. METHODS: Subjects: 1st and 2nd year residents. Each resident studied the standard strabismus surgery technique on a CD-ROM, then performed a rabbit rectus muscle recession and a strabismus surgery on a patient. A structured questionnaire was handed to the residents, and the authors made observations including variables referring to the surgical technique applied, self-evaluation of this technique and if appropriate training was given. RESULTS: Thirty-eight questionnaires were analysed. All 1st year residents (R1) had had some difficulty remembering the surgery sequence and 69.6% of 2nd year residents (R2). Concerning the surgical material handling, 93.3% of R1 and 52.2% of R2 had had any difficulty. The residents reported that during the surgery in humans, 50% remembered the experimental stage and that this training completely fulfilled their needs for 47% and partially for other 47%. CONCLUSION: Experimental surgery, more practice opportunities and resident's supervision may improve the teaching of strabismus surgery.

OBJETIVO: Verificar percepções do residente de Oftalmologia e do supervisor em relação ao método de ensino e ao aprendizado cirúrgico de estrabismo. DESENHO: Estudo descritivo. MÉTODOS: Participantes: residentes do 1º (R1) e 2º (R2) ano. Cada residente estudou a técnica cirúrgica padrão em CD-ROM, então, realizou um retrocesso de músculo reto de coelho albino, e em sequência, cirurgia de correção de estrabismo em pacientes. Foi aplicado questionário estruturado aos residentes, e registradas observações do aprendizado pelo supervisor, incluindo-se variáveis referentes à aplicação da técnica cirúrgica de estrabismo, autoavaliação do domínio da técnica e do treinamento recebido. RESULTADOS: Foram estudados 38 questionários. Todos R1 relataram ter pouca ou média dificuldade em relação à lembrança da sequência de passos do procedimento e 69,6% dos R2. No manuseio do instrumental 93,3% dos R1 relataram algum grau de dificuldade e 52,2% dos R2. Os residentes relatam que no momento cirúrgico lembram do que foi ensinado na fase experimental (50%), e que este treinamento atende totalmente suas necessidades para 47% dos residentes e em parte para outros 47%. CONCLUSÃO: Cirurgia experimental, mais oportunidades práticas e supervisão dos residentes pode aprimorar o ensinamento cirúrgico de estrabismo.
Descritores: Internato e Residência
Corpo Clínico Hospitalar/educação
Procedimentos Cirúrgicos Oftalmológicos/educação
Estrabismo/cirurgia
-CD-ROM
Competência Clínica
Hospitais Universitários
Modelos Animais
Corpo Clínico Hospitalar/psicologia
Procedimentos Cirúrgicos Oftalmológicos/métodos
Procedimentos Cirúrgicos Oftalmológicos/psicologia
Inquéritos e Questionários
Limites: Animais
Feminino
Humanos
Masculino
Coelhos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-644128
Autor: Sciarra, A. M. P; Batigália, F; Cabral, R. H.
Título: Development of an educational software for the learningof obstetric anatomy addressed to nursing
Fonte: Braz. j. morphol. sci = Rev. bras. ciênc. morfol;28(1):57-61, Jan.-Mar. 2011. ilus.
Idioma: en.
Resumo: Computational technology, such as software, computer program, has been a great tool for the Teaching-Learning process, mainly in Health Sciences. The aim of this study was to develop software (didactic CD‑ROM)on the Learning process of Obstetric Anatomy for Nursing by means of a judicious choice (Portuguese andEnglish languages) of 107 anatomical keywords related to the Obstetrics and sites related to the theme.This CD-ROM (Macromedia Dreamweaver® a computational tool), addressed to the Learning of ObstetricAnatomy for Nursing, could provide logical apprehension of obstetric anatomical terms from didactic texts,images and sites from Web. The educational software development favors an interaction between experts ofHuman Anatomy, Pedagogy and Computer Science. Computing tools applied to Health Sciences are useful topromote knowledge on virtual environments and to complement the Learning of Obstetric Anatomy.
Descritores: Anatomia
Enfermeiras Obstétricas/educação
Obstetrícia/educação
-CD-ROM
Enfermagem Obstétrica
Software
Limites: Humanos
Gravidez
Responsável: BR734.1 - Biblioteca Central Cesar Lattes - BCCL



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