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Pesquisa : J01.897.280.500.846.734 [Categoria DeCS]
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Id: biblio-1087541
Autor: Cunha, Divany Guedes Pereira da; Almeida, Larissa Nadjara Alves; Wanderley, Renata Maria Mota; Bittencourt, Greicy Kelly Gouveia Dias; Alves, Giorvan Anderson dos Santos; Amaral, Ana Karênina de Freitas J. do; Bezerra, Roberta Gouveia da Silva.
Título: Alimentação e Comunicação: Vídeo para Orientação de Cuidadores de Idosos / Food and Communication: Video for Guiding Elderly Caregivers
Fonte: Rev. bras. ciênc. saúde;24(1):147-158, 2020. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Analisar o conhecimento dos cuidadores formais com relação aos aspectos da alimentação e da comunicação com a pessoa idosa e elaborar um vídeo com orientações para o cuida-dor formal. Metodologia: Pesquisa realizada em instituições de longa permanência para idosos no Município de João Pessoa, Paraíba. Tornaram-se participantes 34 cuidadores de idosos. O instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário construído a partir das explanações da literatura sobre disfagia, linguagem e cognição. Na análise dos dados foi utilizada a es-tatística descritiva por meio da frequência absoluta, percentual e do teste de proporções. Foi elaborado o script do vídeo e as cenas avaliadas por 6 juízes. Todos concordaram com as cenas de forma unânime, sendo então o vídeo considerado confiável. Os juízes realizaram sugestões nas cenas e as mesmas foram analisadas por meio da estatística descritiva. Em seguida, foi realizada a edição do vídeo. Resultados:Os cuidadores não têm conhecimento das dificuldades de fala, audição, cognição do idoso e das estratégias que facilitam essas funções. Tam-bém, não mostram conhecer as dificuldades de alimentação dos idosos, embora realizem estratégias facilitadoras. Como produto final foi elaborado um vídeo de orientação ao profissio-nal cuidador. Conclusão: Ressalta-se a importância do vídeo para orientações com relação a alimentação e a comunicação, propiciando melhora na qualidade de vida da pessoa idosa institucionalizada. (AU)

Objective: To analyze the knowledge of formal caregivers regarding aspects of eating and communication of the elderly and to elaborate a video with guidelines for the formal caregiver. Methodology: Methodological research conducted in long-term care facilities for the elderly in the city of João Pessoa, Paraiba. 34 elderly caregivers became participants. The instrument used for data collection was a questionnaire built from the literature explanations on dysphagia, language and cognition. Data analysis was performed using descriptive statistics through the absolute frequency, percentage and the proportions test. The script of the video was elaborated and the scenes evaluated by 6 judges. Everyone agreed with the scenes unanimously, so the video was considered reliable. The judges made sugges-tions in the scenes and they were analyzed using descriptive statistics. Then, the video was edited. Results: Caregivers are unaware of the difficulties in speech, hearing, and cognition of the elderly and the strategies that facilitate these functions. They also do not show knowledge of the feeding difficulties of the elderly although they perform facilitating strategies. As a final product, a guidance video was prepared for the professional caregiver. Conclusion: We emphasize the importance of the video for guidance regarding food and communication, providing improvement in the quality of life of the institutionalized elderly, (AU)
Descritores: Transtornos de Deglutição/enfermagem
Saúde do Idoso
Gravação de Videoteipe
Cuidadores/educação
Transtornos da Linguagem/enfermagem
-Cognição
Comportamento Alimentar
Manobra de Heimlich
Instituição de Longa Permanência para Idosos
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Idoso
Responsável: BR8.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-974354
Autor: Taveira, Karinna Veríssimo Meira; Santos, Rosane Sampaio; Leão, Bianca Lopes Cavalcante de; Stechman Neto, José; Pernambuco, Leandro; Silva, Letícia Korb da; Canto, Graziela De Luca; Porporatti, André Luís.
Título: Diagnostic validity of methods for assessment of swallowing sounds: a systematic review / Validade diagnóstica dos métodos de avaliação dos sons de deglutição: uma revisão sistemática
Fonte: Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.);84(5):638-652, Sept.-Oct. 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Introduction: Oropharyngeal dysphagia is a highly prevalent comorbidity in neurological patients and presents a serious health threat, which may lead to outcomes of aspiration pneumonia, ranging from hospitalization to death. This assessment proposes a non-invasive, acoustic-based method to differentiate between individuals with and without signals of penetration and aspiration. Objective: This systematic review evaluated the diagnostic validity of different methods for assessment of swallowing sounds, when compared to videofluroscopy swallowing study to detect oropharyngeal dysphagia. Methods: Articles in which the primary objective was to evaluate the accuracy of swallowing sounds were searched in five electronic databases with no language or time limitations. Accuracy measurements described in the studies were transformed to construct receiver operating characteristic curves and forest plots with the aid of Review Manager v. 5.2 (The Nordic Cochrane Centre, Copenhagen, Denmark). The methodology of the selected studies was evaluated using the Quality Assessment Tool for Diagnostic Accuracy Studies-2. Results: The final electronic search revealed 554 records, however only 3 studies met the inclusion criteria. The accuracy values (area under the curve) were 0.94 for microphone, 0.80 for doppler, and 0.60 for stethoscope. Conclusion: Based on limited evidence and low methodological quality because few studies were included, with a small sample size, from all index testes found for this systematic review, doppler showed excellent diagnostic accuracy for the discrimination of swallowing sounds, whereas microphone-reported good accuracy discrimination of swallowing sounds of dysphagic patients and stethoscope showed best screening test.

Resumo Introdução: A disfagia orofaríngea é uma comorbidade altamente prevalente em pacientes neurológicos e representa uma séria ameaça à saúde, pode levar a desfechos como pneumonia por aspiração, hospitalização e até morte. A avaliação propõe um método não invasivo, acústico, para diferenciar entre indivíduos com e sem sinais de penetração e aspiração. Objetivo: Esta revisão sistemática analisou a validade diagnóstica de diferentes métodos para avaliação dos sons de deglutição, quando comparados com a videofluoroscopia da deglutição para detectar disfagia orofaríngea. Método: Artigos nos quais o objetivo principal era avaliar a acurácia dos sons de deglutição foram pesquisados em cinco bancos de dados eletrônicos sem limitações de idioma ou tempo de publicação. As medidas de acurácia descritas nos estudos foram transformadas para construir curvas ROC (Receptor Operating Characteristic) e gráfico em floresta (forest plot) com o auxílio do software Review Manager v. 5.2 (The Nordic Cochrane Centre, Copenhagen, Dinamarca). A metodologia dos estudos selecionados foi avaliada com a ferramenta Avaliação da Qualidade de Estudos de Acurácia de Testes Diagnósticos-2. Resultados: A busca eletrônica final resultou na identificação de 554 artigos; no entanto, apenas três estudos preencheram os critérios de inclusão. Os valores de acurácia (área abaixo da curva) foram 0,94 para microfone, 0,80 para doppler e 0,60 para estetoscópio. Conclusão: Baseado nas evidências limitadas e da baixa qualidade metodológica, pois foram poucos os estudos incluídos, e com pequeno tamanho amostral, de todos os testes diagnósticos (index testes) encontrados para essa revisão sistemática o doppler mostrou excelente acurácia diagnóstica na discriminação dos sons de deglutição, o microfone demonstrou uma boa acurácia na discriminação dos sons de pacientes disfágicos e o estetoscópio revelou o melhor teste de triagem.
Descritores: Transtornos de Deglutição/diagnóstico
Técnicas e Procedimentos Diagnósticos
-Auscultação/métodos
Som
Acústica
Fluoroscopia
Gravação de Videoteipe
Deglutição
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Revisão Sistemática
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-422153
Autor: Semina Educativa.
Título: Semina Educativa / Educative Semina.
Fonte: Sao Paulo; Semina Educativa; 2004. 15 p. ilus.
Idioma: pt.
Descritores: Materiais de Ensino
Gravidez
Autoexame
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Educação Sexual
Gravação de Videoteipe
Medicina Reprodutiva
Saúde da Família
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Responsável: BR1310.1 - Núcleo de Biblioteca
BR1310.1; F0717


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Id: lil-592756
Autor: Barbosa, Régia Moura; Bezerra, Ana Karina.
Título: Validação de um vídeo educativo para promoção do apego entre mãe soropositiva para HIV e seu filho / Validation of an educational video for the promotion of attachment between seropositive HIV mother and her child / Validación de un video educativo para la promoción del apego entre madre seropositiva para VIH y su hijo
Fonte: Rev. bras. enferm;64(2):328-334, mar.-abr. 2011. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo da pesquisa foi construir um vídeo educativo para promoção do apego entre mãe HIV positiva e seu filho. Tratou-se de um ensaio clínico randomizado. As fases do estudo foram constituídas por desenvolvimento de um roteiro, avaliação, gravação e edição do vídeo, coleta de dados, filmagem do binômio e validação. O roteiro foi avaliado por especialistas técnicos e de conteúdo. Participaram 24 gestantes HIV positivas atendidas no período (Grupo Controle=12 e Grupo Experimental=12). O vídeo foi validado com um protocolo de observação da interação mãe-bebê. As mães do grupo intervenção obtiveram resultados mais favoráveis do que o controle, mostrando a eficácia do vídeo.

The objective of this research was to build an educational video to promote the attachment of HIV-positive mother and her child. That was a randomized clinical trial. The phases of the study was constituted by the developedment of the script, followed by the assessment, recording and editing of video, data collection, and validation and filming of the binomial. The roadmap has been assessed by technical experts and content. Data collection occurred between May and October 2008. 24 women attending HIV in the period, 12 of the control group and 12 in the intervention group took part of the study. We validated the video with the Protocol for Observation of mother-infant interaction. The mothers in the intervention group obtained more favorable results than the control one, showing the effectiveness of the video.

El objetivo de esta investigación fue la creación, evaluación y validación de un vídeo educativo para promover el adjunto de madres seropositivas para el VIH y sus hijos. Estudio metodológico, del tipo ensayo clínico aleatorizado. Primero, fue desarrollado el guión, y seguimos por la evaluación, produción de la pelicula y edición del vídeo, la recogida de datos, la validación y la filmación del binomio. El guión ha sido evaluado por expertos técnicos y de contenido. La recopilación de datos ocurrió entre mayo y octubre de 2008. Participaron, 24 mujeres seropositivas para el HIV que fueron atendidas en el periodo. 12 participaron del grupo control y 12, del grupo de intervención. Validamos el vídeo con el Protocolo para la Observación de la interacción madre-hijo. Madres en el grupo de intervención obtuvo resultados más favorables que los de control, demostrando la eficacia del vídeo.
Descritores: Soropositividade para HIV/psicologia
Relações Mãe-Filho
Apego ao Objeto
Gravação de Videoteipe
Limites: Adulto
Feminino
Humanos
Lactente
Recém-Nascido
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Ensaio Clínico Controlado Aleatório
Estudo de Validação
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1055342
Autor: Laskoski, Pricilla B; Serralta, Fernanda B; Passos, Ives C; Hauck, Simone.
Título: Machine-learning approaches in psychotherapy: a promising tool for advancing the understanding of the psychotherapeutic process
Fonte: Braz. J. Psychiatry (São Paulo, 1999, Impr.);41(6):568-569, Nov.-Dec. 2019. graf.
Idioma: en.
Descritores: Transtornos da Personalidade/terapia
Psicoterapia/instrumentação
Processos Psicoterapêuticos
Aprendizado de Máquina
-Psicoterapia/métodos
Reprodutibilidade dos Testes
Gravação de Videoteipe
Resultado do Tratamento
Sintomas Inexplicáveis
Limites: Humanos
Feminino
Idoso
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Carta
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Id: biblio-1012580
Autor: Alcântara, Erikson Custódio; Corrêa, Krislainy de Sousa; Jardim, José Roberto; Rabahi, Marcelo Fouad.
Título: Multidisciplinary education with a focus on COPD in primary health care / Educação multiprofissional com foco na DPOC na atenção primária à saúde
Fonte: J. bras. pneumol;45(6):e20180230, 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To evaluate the use of video lessons on the topic of COPD as a training tool for a multidisciplinary team working in the primary health care sector. Methods: This was a quasi-experimental study involving a multidisciplinary team working at a primary health care clinic. The level of knowledge about COPD was measured by applying a specific, 16-item questionnaire - before, immediately after, and three months after the video lessons. In a set of six structured video lessons, the training focused on the prevention, case-finding, treatment, and monitoring of cases of COPD. The data were analyzed with the Friedman test, the Kruskal-Wallis test, Tukey's post hoc test, Dunnett's test, and the Bonferroni test. Results: There was a significant difference between the periods before and immediately after the training in terms of the scores on 15 of the 16 items on the questionnaire regarding the level of knowledge about COPD. The median total score of the participants increased significantly, from 60 points before the training to 77 points immediately thereafter and 3 months thereafter (p < 0.001 for both). Before the training, 23 (63.9%) and 13 (36.1%) of the members of the multidisciplinary team presented strong and very strong levels of agreement, respectively, among the 16 questionnaire items. After the training, 100% of the individuals presented a very strong degree of agreement. Conclusions: Multidisciplinary education through video lessons increased the knowledge of COPD on the part of a primary health care team, and the knowledge acquired was retained for at least three months after the intervention.

RESUMO Objetivo: Avaliar o uso de videoaulas como instrumento de capacitação de uma equipe multiprofissional na atenção primária à saúde sobre DPOC. Métodos: Estudo quase-experimental realizado com uma equipe multiprofissional da atenção primária à saúde. O nível de conhecimento sobre DPOC foi mensurado por um questionário específico em três momentos: antes, imediatamente depois e três meses depois da capacitação por videoaulas. Durante a capacitação abordaram-se os seguintes eixos temáticos: prevenção, busca ativa do paciente com DPOC, tratamento e monitoramento - num conjunto de seis videoaulas estruturadas. A análise foi conduzida através dos testes de Friedman, Kruskal-Wallis, post hoc de Tukey, Dunnett e Bonferroni. Resultados: Dos 16 itens do questionário sobre o nível de conhecimento em DPOC, 15 apresentaram diferenças significativas antes e logo depois da capacitação. A mediana do escore total do questionário dos participantes passou de 60 pontos antes da capacitação para 77 pontos nos momentos logo depois e três meses depois da capacitação (p < 0,001 para ambos). Antes da capacitação, 23 (63,9%) e 13 (36,1%) dos indivíduos da equipe multiprofissional apresentaram grau de concordância forte e muito forte para os 16 itens do questionário, respectivamente. Após a capacitação, 100% dos indivíduos passaram a apresentar grau de concordância muito forte. Conclusões: A capacitação multiprofissional por videoaulas aumentou o conhecimento da equipe de atenção primária à saúde sobre DPOC, e houve manutenção do conhecimento adquirido até três meses da intervenção.
Descritores: Atenção Primária à Saúde/métodos
Gravação de Videoteipe
Pessoal de Saúde/educação
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica/terapia
Educação Médica/métodos
-Fatores de Tempo
Brasil
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde
Inquéritos e Questionários
Reprodutibilidade dos Testes
Telemedicina/métodos
Estatísticas não Paramétricas
Ensaios Clínicos Controlados não Aleatórios como Assunto
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Adulto Jovem
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Id: biblio-893166
Autor: Hulme, Anneliese; Strkalj, Goran.
Título: Videos in anatomy education: history, present usage and future prospects / Videos en la educación de la anatomía: historia, uso actual y perspectivas futuras
Fonte: Int. j. morphol;35(4):1540-1546, Dec. 2017.
Idioma: en.
Resumo: SUMMARY: Anatomy has a history as a critical area of study for medical and health professional programs. Over the last several decades the way in which anatomy is taught and the resources available to aid the delivery of material has evolved significantly. One of these resources has been videos, and their role in anatomy education has transformed over this time due to technological advancements and curricula reform. While there have been significant advances in video technology and their usage, there is still a scarcity of research supporting the various purposes of anatomy videos. Differences in the results of studies that have been published highlight the complexity of successfully integrated anatomy videos into curricula. However, they have been shown to be a potential supplement to reduced teaching time in anatomy, as a pre-conditioning tool prior to laboratory, and as a summary method for classes. Students perceive them as a highly important resource for revision and preparation for examinations. Further research is needed to identify the important components of anatomy videos that lead to their successful implementation. These factors seem to be important to define as many programs face reduced hours with cadaveric material and institutions utilise greater components of computer based instruction into their educational design.

RESUMEN: La anatomía es una asignatura crítica en los programas médicos y profesionales de la salud. En las últimas décadas, la forma en que se enseña la anatomía y los recursos disponibles para ayudar a la entrega de material ha evolucionado significativamente. Uno de estos recursos han sido los videos, y su papel en la educación de la anatomía se ha transformado durante este tiempo debido a los avances tecnológicos y la reforma curricular. Aunque existen avances significativos en la tecnología del video y su uso, todavía hay una escasez de investigación en relación a los diversos fines de los videos de anatomía. Las diferencias en los resultados de los estudios que se han publicado destacan la complejidad de integrar exitosamente videos de anatomía en la currícula. Sin embargo, se ha demostrado que son un suplemento potencial para reducir el tiempo de enseñanza en anatomía, como un instrumento de pre-acondicionamiento previo al laboratorio, y como un método de resumen para las clases. Los estudiantes los perciben como un recurso muy importante para la revisión y preparación de exámenes. Se necesitan más investigaciones para identificar los componentes importantes de los videos de anatomía que conducen a su implementación exitosa. Estos factores parecen ser importantes para definir cuántos programas enfrentan horas reducidas con material cadavérico y que instituciones utilizan componentes mayores para la instrucción computarizada en su diseño educativo.
Descritores: Anatomia/educação
Educação Médica/tendências
Gravação de Videoteipe/estatística & dados numéricos
Limites: Humanos
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-755871
Autor: Spiess, Philippe E..
Título: Best videos of the year for the International Brazilian Journal of Urology 2014
Fonte: Int. braz. j. urol;41(3):406-407, May-June 2015.
Idioma: en.
Descritores: Publicações Periódicas como Assunto
Urologia
Gravação de Videoteipe
-Procedimentos Cirúrgicos Urológicos/métodos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-748309
Autor: Favorito, Luciano A..
Título: The importance of Renal Anatomy in Endourologic Procedures
Fonte: Int. braz. j. urol;41(2):193-194, Mar-Apr/2015.
Idioma: en.
Descritores: Cãibra Muscular/diagnóstico
Cãibra Muscular/metabolismo
-Creatina Quinase/metabolismo
Eletromiografia
Cãibra Muscular/genética
Neuroimagem
Receptores Androgênicos/genética
Repetições de Trinucleotídeos/genética
Gravação de Videoteipe
Limites: Adulto
Humanos
Masculino
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Research Support, Non-U.S. Gov't
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Maciel, Antônio Carlos
Barros, Sérgio Gabriel Silva de
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Id: lil-723854
Autor: SCHEEREN, Betina; MACIEL, Antônio Carlos; BARROS, Sérgio Gabriel Silva de.
Título: VIDEOFLUOROSCOPIC SWALLOWING STUDY: esophageal alterations in patients with dysphagia / Videofluoroscopia da deglutição: alterações esofágicas em pacientes com disfagia
Fonte: Arq. gastroenterol;51(3):221-225, Jul-Sep/2014. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Context Videofluoroscopic swallowing study is a dynamic exam and allows the evaluation of the complete swallowing process. However, most published studies have only reported alterations in the oropharynx and pharyngoesophageal transition, leaving the analysis of the esophagus as a secondary goal. Objectives The goal of this study was to investigate the prevalence of alterations in the esophageal phase thorough videofluoroscopic swallowing study in patients with dysphagia. Methods Consecutive patients with dysphagia who underwent videofluoroscopic swallowing study including esophageal analysis between May 2010 and May 2012 had their exams retrospectively reviewed. Patients were classified into two groups: Group I - without a pre-established etiological diagnosis and Group II - with neurological disease. During the exam, the patients ingested three different consistencies of food (liquid, pasty and solid) contrasted with barium sulfate and 19 items were analyzed according to a protocol. The esophageal phase was considered abnormal when one of the evaluated items was compromised. Results Three hundred and thirty-three (n = 333) consecutive patients were studied - 213 (64%) in Group I and 120 (36%) in Group II. Esophageal alterations were found in 104 (31%) patients, with a higher prevalence in Group I (36.2%), especially on the items esophageal clearance (16.9%) and tertiary contractions (16.4%). It was observed that 12% of individuals in Group I only presented alterations on the esophageal phase. Conclusion Evaluation of the esophageal phase of swallowing during videofluoroscopic swallowing study detects abnormalities in patients with cervical dysphagia, especially in the group without pre-established etiological diagnosis. .

Contexto A videofluoroscopia da deglutição é um exame dinâmico e permite a avaliação de todo o processo da deglutição, entretanto, a maioria dos estudos publicados relata apenas alterações na orofaringe e transição faringoesofágica, não considerando como importante as alterações esofágicas. Objetivos O objetivo da presente pesquisa foi verificar a prevalência de alterações na fase esofágica à videofluoroscopia da deglutição em pacientes com disfagia. Métodos Pacientes com queixa de disfagia submetidos à videofluoroscopia da deglutição incluindo estudo esofágico entre maio de 2010 e maio de 2012 tiveram seus exames revisados retrospectivamente. Os pacientes foram classificados em dois grupos: Grupo I - sem diagnóstico etiológico pré-estabelecido e Grupo II - com diagnóstico de doença neurológica. Durante o exame os pacientes ingeriram três consistências de alimento (líquido, pastoso e sólido) contrastadas com sulfato de bário e 19 itens foram analisados segundo protocolo. A fase esofágica foi considerada alterada quando um dos itens avaliados estivesse comprometido. Resultados Trezentos e trinta e três (n = 333) pacientes consecutivos foram estudados com 213 (64%) no Grupo I e 120 (36%) no Grupo II. Alterações esofágicas foram identificadas em 104 (31%) pacientes, sendo a prevalência maior no Grupo I (36,2%), principalmente, nos itens clareamento esofágico (16,9%) e contrações terciárias (16,4%). Pudemos observar que 12% dos indivíduos do Grupo I apresentaram somente alteração em fase esofágica. Conclusão Avaliação da fase esofágica durante a videofluoroscopia da deglutição identificou alterações esofágicas em 1/3 dos ...
Descritores: Transtornos de Deglutição/fisiopatologia
Esôfago/fisiopatologia
Fluoroscopia/métodos
-Estudos Retrospectivos
Gravação de Videoteipe
Limites: Adulto
Feminino
Humanos
Masculino
Pessoa de Meia-Idade
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