Base de dados : LILACS
Pesquisa : J01.937 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 326 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 33 ir para página                         

  1 / 326 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1250090
Autor: Pardo, Carlos Felipe; Zapata-Bedoya, Silvana; Ramirez-Varela, Andrea; Ramirez-Corrales, Daniel; Espinosa-Oviedo, Jairo-José; Hidalgo, Darío; Rojas, Nestor; González-Uribe, Catalina; García, Juan David; Cucunubá, Zulma M.
Título: COVID-19 and public transport: an overview and recommendations applicable to Latin America / COVID-19 y transporte público: una revisión y recomendaciones aplicables a América Latina
Fonte: Infectio;25(3):182-188, jul.-set. 2021. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract The article presents a general overview on COVID-19 transmission in the context of public transport, particularly applicable to decision making in Latin America. Based on recent findings on COVID-19 transmission and the relative importance of each factor (droplets, fomites, and aerosol routes) in such transmission, we seek to update the discussion on the topic that has generally been based on social distance as the only parameter for reducing the risk of transmission and broadens the vision to integrate ventilation, users' behavior (mask and eye protection use, silence while in the transport system) and travel distance. Recommendations to improve mobility conditions reducing the risk of COVID-19 contagion are provided.

Resumen El artículo presenta una revisión de transmisión de COVID-19 en el contexto de transporte público, con aplicación particular para toma de decisiones en América Latina. Con base en los hallazgos recientes sobre transmisión de Covid-19 y la importancia relativa de cada factor (gotículas, fómites y rutas de aerosoles) en dicha transmisión, buscamos actualizar la discusión sobre el tema que generalmente se ha basado en la "distancia social" como parámetro único de reducción de riesgo de transmisión y amplía esta visión para integrar la ventilación, el comportamiento de usuarios (uso de mascarilla, protección ocular, silencio), y la distancia de viaje. Se indican al final recomendaciones para mejorar las condiciones de movilidad en general sin aumentar el riesgo de contagio de Covid-19.
Descritores: Transportes
Estratégias de Saúde
COVID-19
-Viagem
Ventilação
Visão Ocular
Saneamento Urbano
Proteção
América Latina
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CO359.1 - ACIN - Asociación Colombiana de Infectologia


  2 / 326 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1248264
Autor: Silva, Alda Karoline Lima da(edt); Queiroz, Jéssica Luana Fernandes de(edt); Mota, Cynthia Araújo; Rocha, Larissa Saionara Fernandes(edt); Mafra, Anthonieta Looman.
Título: Assédio moral no trabalho e sofrimento psíquico em motoristas de ônibus / Harassment at work and psychic distress in bus drivers
Fonte: Rev. psicol. (Fortaleza, Online);11(1):24-34, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: O assédio moral e o sofrimento psíquico estão presentes na profissão do motorista pela tipicidade da atividade: exigências e cobranças de seus superiores, violência urbana, relação com os passageiros, o trânsito e a organização urbana de um modo geral. Este estudo tem como objetivo analisar qual é o efeito do assédio moral sobre os sofrimentos psíquicos adquiridos pelos motoristas de transportes urbanos na cidade de Natal/Rio Grande do Norte (RN). Para tanto, foi realizado um estudo quantitativo, descritivo e exploratório, tendo como público alvo os motoristas vinculados ao Sindicato dos Transportes Rodoviários do RN (SINTRO/RN). Foram entrevistados 161 motoristas, utilizando o Self Reporting Questionnaire (SRQ-20) e o Negative Acts Questionnaire, versão revisada (NAQ-R), além de questionário socioprofissional. Os resultados apontam que o assédio moral no trabalho causa o sofrimento psíquico e é causa direta dos transtornos mentais comuns (TMC) nos motoristas. Deste modo, este levantamento realizado permitiu conclusões estatísticas sobre o cotidiano dos motoristas de ônibus do Natal-RN, servindo como direcionamento de ações no âmbito das políticas públicas a fim de fomentar intervenções de promoção e prevenção à saúde, adjacentes aos atores do campo da saúde do trabalhador, bem como, sindicatos, serviços de saúde especializados (CEREST) e Ministério Público.

Psychological harassment and psychological suffering are present in the driver's profession due to the typical activity: demands and charges from his superiors, urban violence, relation with passengers, traffic and urban organization in general. The purpose of this study is to analyze the effect of bullying on psychic suffering acquired by urban transport drivers in the city of Natal/Rio Grande do Norte (RN). For that, a quantitative, descriptive and exploratory study was carried out, with the target audience being the drivers linked to the Road Transport Union of the RN (SINTRO/RN). A total of 161 drivers were interviewed, using the Self Reporting Questionnaire (SRQ-20) and the Negative Acts Questionnaire, revised version (NAQ-R), as well as a socio-professional questionnaire. The results point out that work place bullying causes psychic suffering and is a direct cause of common mental disorders (CMD) in motorists. Thus, this survey allowed statistical conclusions about the daily routine of the bus drivers of Natal, serving as a guide for actions in the scope of public policies in order to promote heal the promotion and prevention interventions adjacent to the actor in the field of worker health, as well as trade unions, specialized health services and public prosecutors
Descritores: Transportes
Transtornos Mentais
-Estresse Psicológico
Bullying
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR6.3 - Biblioteca de Ciências Humanas


  3 / 326 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1143538
Autor: Cristo, Fábio de; Soares Júnior, Renan da Cunha; Luiz, Karla Garcia; Nascimento, Andrea dos Santos.
Título: Impactos da Covid-19 na mobilidade, na acessibilidade e no trabalho do psicólogo do trânsito / Impacts of Covid-19 at mobility, accessibility and work of the traffic psychologist / Impactos del Covid-19 en la movilidad, la accesibilidad y el trabajo del psicólogo de tránsito
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:e242863, jan.-maio 2020. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Neste artigo, discutem-se os impactos da Covid-19 na mobilidade, na acessibilidade de pessoas com deficiência e no trabalho do psicólogo do trânsito. Em relação à mobilidade, são apontados dados sobre a demanda de viagem nos transportes urbanos e suas repercussões sociais e econômicas, como o desemprego e o incremento do transporte clandestino com o fechamento de empresas de transporte. São discutidos também o uso de transportes sustentáveis como alternativa e o investimento em comunidades locais autossuficientes para diminuir os deslocamentos. Em relação aos impactos na acessibilidade, comentaremos sobre os avanços na legislação e a mudança de cultura visando à concretização das práticas de inclusão. Também exemplificamos como pessoas com deficiência vivenciam riscos adicionais de contrair a Covid-19 nos deslocamentos. Quanto aos impactos no trabalho do psicólogo do trânsito, analisam-se a suspensão das atividades presenciais e seu retorno e como os psicólogos continuaram desempenhando seu trabalho, desde a perícia psicológica para a habilitação e docência, passando pela gestão de projetos e políticas públicas (e.g., educação para o trânsito) e de associações profissionais. As expectativas para o pós-pandemia e os seus aprendizados também são discutidas. Conclui-se que a pandemia da Covid-19 potencializou o contexto, já presente antes da pandemia, de desigualdade estrutural nas cidades, na mobilidade e na acessibilidade, bem como acentuou a necessidade de adaptação dos processos de trabalho da psicologia. Vislumbram-se mudanças e avanços possíveis, priorizando a diversidade da coletividade na busca de soluções que atendam aos mais diversos grupos de pessoas.

Abstract In this article, there is a discussion about the impacts of Covid-19 at the mobility, accessibility of people with disabilities and the work of the traffic psychologist. Concerning to mobility, the data of requests about using urban transportation and social and economic repercussion are emphasize, such as unemployment and illegal transportation increase, resulting in transport companies closure. The employ of the sustainable transportation as an alternative and investment on sustainable local communities to reduce travels are also discussed. Regarding to accessibility impacts, it will be comment about the law advances and the culture changes, with the aim of concretize inclusion practices. It also exemplifies how disable people live with additional risks of contracting Covid-19 when they travel. As for the impacts of traffic psychologist work, the suspension of face-to-face and their return are analyzed, and how those professionals will do their jobs, from psychologist expertise to qualification and teaching, going through projects and public policies management, just as traffic education, and professional association management. Expectations for the post-pandemic and its learning are also discussed. It is concluded that the Covid-19 pandemic has enhanced the context of structural inequality in cities, mobility and accessibility already present before the pandemic, as well as emphasizing the need to adapt psychology's work processes. Changes and possible advances are envisaged, prioritizing the community diversity at the pursuit of solutions that can assist the most diverse group of people.

Resumen En este artículo, discutimos los impactos del Covid-19 en la movilidad, la accesibilidad para personas con discapacidad y el trabajo del psicólogo de tránsito. En relación a la movilidad, se señalan datos sobre la demanda de viajes en el transporte urbano y sus repercusiones sociales y económicas, como el desempleo y el incremento del transporte ilegal con el cierre de empresas de transporte. También se discute el uso del transporte sostenible como alternativa y la inversión en comunidades locales autosuficientes para reducir los desplazamientos. En cuanto a los impactos en la accesibilidad, comentaremos los avances en la legislación y el cambio de cultura con miras a implementar prácticas de inclusión. También se ejemplifica cómo las personas con discapacidades experimentan riesgos adicionales de contraer el Covid-19 en los desplazamientos. En cuanto a los impactos en el trabajo del psicólogo de tránsito, se analiza la suspensión de las actividades presenciales y su retorno, y cómo los psicólogos continuaron realizando su labor, desde la pericia psicológica hasta la capacitación y docencia, pasando por la gestión de proyectos y políticas públicas (como la educación vial) y la gestión de asociaciones profesionales. Además, se analizan las expectativas para la pospandemia y su aprendizaje. Se concluye que la pandemia de Covid-19 ha potenciado el contexto de desigualdad estructural en las ciudades, la movilidad y la accesibilidad, ya presentes antes de la pandemia, además de enfatizar la necesidad de adecuar los procesos de trabajo de la psicología. Se perciben posibles cambios y avances priorizando la diversidad de la colectividad en la búsqueda de soluciones que atiendan a los más diversos grupos de personas.
Descritores: Acessibilidade Arquitetônica
Psicologia
Transportes
Viagem
Pessoas com Deficiência
Infecções por Coronavirus
Adaptação
Limitação da Mobilidade
Pandemias
-Política Pública
Sociedades
Fatores Socioeconômicos
Desemprego
Trabalho
Risco
Projetos
Inclusão Social
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


  4 / 326 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-962129
Autor: Herrero, María Belén; Arrossi, Silvina; Ramos, Silvina; Braga, Jose Ueleres.
Título: Spatial analysis of the tuberculosis treatment dropout, Buenos Aires, Argentina / Análisis espacial del abandono del tratamiento de tuberculosis, Buenos Aires, Argentina
Fonte: Rev. saúde pública (Online);49:49, 2015. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: OBJECTIVE Identify spatial distribution patterns of the proportion of nonadherence to tuberculosis treatment and its associated factors.METHODS We conducted an ecological study based on secondary and primary data from municipalities of the metropolitan area of Buenos Aires, Argentina. An exploratory analysis of the characteristics of the area and the distributions of the cases included in the sample (proportion of nonadherence) was also carried out along with a multifactor analysis by linear regression. The variables related to the characteristics of the population, residences and families were analyzed.RESULTS Areas with higher proportion of the population without social security benefits (p = 0.007) and of households with unsatisfied basic needs had a higher risk of nonadherence (p = 0.032). In addition, the proportion of nonadherence was higher in areas with the highest proportion of households with no public transportation within 300 meters (p = 0.070).CONCLUSIONS We found a risk area for the nonadherence to treatment characterized by a population living in poverty, with precarious jobs and difficult access to public transportation.

OBJETIVO Identificar patrones de distribución espacial de la proporción de la no-adherencia al tratamiento de la tuberculosis y sus factores asociados.METODOS Estudio ecológico con datos secundarios y primarios en municipios seleccionados del Área Metropolitana de Buenos Aires. Se realizó un análisis exploratorio de las características del área y de las distribuciones de los casos incluidos en la muestra (proporción de no-adherencia) y un análisis de múltiples factores por regresión lineal. Se analizaron variables referidas a las características de la población, las viviendas y los hogares.RESULTADOS Las áreas con mayor proporción de población que no realizaba aportes jubilatorios (p = 0,007) y con mayor proporción de hogares con necesidades básicas insatisfechas según capacidad de subsistencia presentaron mayor riesgo de no-adherencia (p = 0,032). La proporción de no-adherencia fue más elevada en las áreas con mayor proporción de viviendas sin servicio de transporte público a menos de 300 m (p = 0,070).CONCLUSIONES Existe un área de riesgo para la no-adherencia al tratamiento, caracterizada por tener una población que vive en condiciones de pobreza y precariedad laboral, con dificultades de acceso al servicio de transporte público.
Descritores: Pacientes Desistentes do Tratamento/estatística & dados numéricos
Tuberculose/tratamento farmacológico
-Argentina/epidemiologia
Transportes/estatística & dados numéricos
População Urbana
Análise Espacial
Acesso aos Serviços de Saúde
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Adolescente
Adulto
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Research Support, Non-U.S. Gov't
Responsável: BR1.1 - BIREME


  5 / 326 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Monteiro, Carlos Augusto
Texto completo
Id: biblio-962215
Autor: Sá, Thiago Hérick de; Pereira, Rafael Henrique Moraes; Duran, Ana Clara; Monteiro, Carlos Augusto.
Título: Socioeconomic and regional differences in active transportation in Brazil / Diferenças socioeconômicas e regionais na prática do deslocamento ativo no Brasil
Fonte: Rev. saúde pública (Online);50:37, 2016. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Resumo: ABSTRACT OBJECTIVE To present national estimates regarding walking or cycling for commuting in Brazil and in 10 metropolitan regions. METHODS By using data from the Health section of 2008's Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Brazil's National Household Sample Survey), we estimated how often employed people walk or cycle to work, disaggregating our results by sex, age range, education level, household monthly income per capita, urban or rural address, metropolitan regions, and macro-regions in Brazil. Furthermore, we estimated the distribution of this same frequency according to quintiles of household monthly income per capita in each metropolitan region of the country. RESULTS A third of the employed men and women walk or cycle from home to work in Brazil. For both sexes, this share decreases as income and education levels rise, and it is higher among younger individuals, especially among those living in rural areas and in the Northeast region of the country. Depending on the metropolitan region, the practice of active transportation is two to five times more frequent among low-income individuals than among high-income individuals. CONCLUSIONS Walking or cycling to work in Brazil is most frequent among low-income individuals and the ones living in less economically developed areas. Active transportation evaluation in Brazil provides important information for public health and urban mobility policy-making

RESUMO OBJETIVO Apresentar estimativas nacionais sobre o deslocamento a pé ou de bicicleta no trajeto casa-trabalho no Brasil e em 10 de suas regiões metropolitanas. MÉTODOS Utilizando dados do Suplemento sobre Saúde da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2008, estimamos a frequência de pessoas empregadas que se deslocam a pé ou de bicicleta no trajeto casa-trabalho estratificada por sexo, e segundo faixa etária, escolaridade, renda domiciliar per capita, residência em área urbana ou rural, regiões metropolitanas e macrorregiões do país. Adicionalmente, estimamos a distribuição da mesma frequência segundo quintos da distribuição da renda domiciliar per capita em cada região metropolitana. RESULTADOS Um terço dos homens e mulheres empregados desloca-se a pé ou de bicicleta de casa para o trabalho no Brasil. Em ambos os sexos, esta proporção diminui com o aumento da renda e da escolaridade e é maior entre os mais jovens, entre os que residem em área rural e naqueles residentes na região Nordeste. A depender da região metropolitana, a prática de deslocamento ativo entre os mais pobres é de duas a cinco vezes maior do que entre os mais ricos. CONCLUSÕES O deslocamento a pé ou de bicicleta para o trabalho no Brasil é mais frequente entre os mais pobres e entre pessoas que vivem em áreas e regiões economicamente menos desenvolvidas. A avaliação do deslocamento ativo no País traz informações importantes para a discussão de políticas públicas de mobilidade.
Descritores: Transportes/métodos
Ciclismo/estatística & dados numéricos
-População Rural
Fatores Socioeconômicos
Transportes/estatística & dados numéricos
População Urbana
Brasil
Fatores Sexuais
Caminhada/estatística & dados numéricos
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Idoso
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


  6 / 326 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-903217
Autor: Sousa, Daiane Castro Bittencourt de; Pitombo, Cira Souza; Rocha, Samille Santos; Salgueiro, Ana Rita; Delgado, Juan Pedro Moreno.
Título: Violence in public transportation: an approach based on spatial analysis / Violência em transporte público: uma abordagem baseada em análise espacial
Fonte: Rev. saúde pública (Online);51:127, 2017. graf.
Idioma: en.
Projeto: National Council for Scientific and Technological Development (CNPq).
Resumo: ABSTRACT OBJECTIVE To carry out a spatial analysis of the occurrence of acts of violence (specifically robberies) in public transportation, identifying the regions of greater incidence, using geostatistics, and possible causes with the aid of a multicriteria analysis in the Geographic Information System. METHODS The unit of analysis is the traffic analysis zone of the survey named Origem-Destino, carried out in Salvador, state of Bahia, in 2013. The robberies recorded by the Department of Public Security of Bahia in 2013 were located and made compatible with the limits of the traffic analysis zones and, later, associated with the respective centroids. After determining the regions with the highest probability of robbery, we carried out a geographic analysis of the possible causes in the region with the highest robbery potential, considering the factors analyzed using a multicriteria analysis in a Geographic Information System environment. RESULTS The execution of the two steps of this study allowed us to identify areas corresponding to the greater probability of occurrence of robberies in public transportation. In addition, the three most vulnerable road sections (Estrada da Liberdade, Rua Pero Vaz, and Avenida General San Martin) were identified in these areas. In these sections, the factors that most contribute with the potential for robbery in buses are: F1 - proximity to places that facilitate escape, F3 - great movement of persons, and F2 - absence of policing, respectively. CONCLUSIONS Indicator Kriging (geostatistical estimation) can be used to construct a spatial probability surface, which can be a useful tool for the implementation of public policies. The multicriteria analysis in the Geographic Information System environment allowed us to understand the spatial factors related to the phenomenon under analysis.

RESUMO OBJETIVO Realizar uma análise espacial da ocorrência de atos de violência (específicamente roubos) em transporte público, identificando as regiões de maior incidência, por meio da geoestatística, e possíveis causas com auxílio de análise multicritério em Sistema de Informação Geográfica. MÉTODOS A unidade de análise é a zona de tráfego da pesquisa Origem-Destino, realizada em Salvador, BA, Brasil, em 2013. Os roubos registrados pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia, no mesmo ano, foram localizados e compatibilizados aos limites das zonas de tráfego e, posteriormente, associados aos respectivos centroides. Após determinação das regiões de maior probabilidade de ocorrências, foi feita uma análise geográfica de possíveis causas na região de maior potencial, considerando fatores analisados por meio de uma análise multicritério em ambiente de Sistema de Informação Geográfica. RESULTADOS A execução das duas etapas deste trabalho permitiu identificar áreas correspondentes à maior probabilidade de ocorrência de roubo em transporte público. Além disso, foram identificados três trechos viários (Estrada da Liberdade, Rua Pero Vaz e Avenida General San Martin) mais vulneráveis, localizados nessas áreas. Nesses trechos, os fatores que mais contribuem para o potencial de ocorrência de roubo em ônibus são: F1 - proximidade a locais que facilitam a fuga, F3 - grande movimentação de pessoas e F2 - ausência de policiamento, respectivamente. CONCLUSÕES Com o uso da Krigagem indicativa (estimação geoestatística), é possível a construção de uma superfície espacial de probabilidades de ocorrências, que pode ser uma ferramenta útil para implementação de políticas públicas. A análise multicritério no ambiente do Sistema de Informação Geográfica permitiu a compreensão dos fatores espaciais relacionados ao fenômeno em análise.
Descritores: Roubo/estatística & dados numéricos
Transportes
População Urbana
Violência/estatística & dados numéricos
Sistemas de Informação Geográfica/estatística & dados numéricos
-Brasil
Setor Público
Veículos Automotores
Análise Espacial
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


  7 / 326 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Saúde Pública
Texto completo
Id: biblio-979030
Autor: Silva, Alexandre Augusto de Paula da; Fermino, Rogério César; Souza, Carla Adriane; Lima, Alex Vieira; Rodriguez-Añez, Ciro Romelio; Reis, Rodrigo Siqueira.
Título: Socioeconomic status moderates the association between perceived environment and active commuting to school
Fonte: Rev. saúde pública (Online);52:93, 2018. tab.
Idioma: en.
Projeto: National Institutes of Health (NIH).
Resumo: ABSTRACT OBJECTIVE: To analyze the moderator effect of socioeconomic status in the association between the perceived environment and active commuting to school. METHODS: A total of 495 adolescents and their parents were interviewed. Perceived environment was operationalized in traffic and crime safety and assessed with the Neighborhood Environment Walkability Scale. Active commuting was self-reported by the adolescents, categorized in walking, bicycling or skating at least one time/week. Socioeconomic status was used as moderator effect, reported from adolescents' parents or guardians using Brazilian standardized socioeconomic status classification. Analyses were performed with Poisson regression on Stata 12.0. RESULTS: Prevalence of active commuting was 63%. Adolescents with low socioeconomic status who reported "it is easy to observe pedestrians and cyclists" were more likely to actively commute to school (PR = 1.18, 95%CI 1.03-1.13). Adolescents with low socioeconomic status whose parents or legal guardians reported positively to "being safe crossing the streets" had increased probability of active commuting to school (PR = 1.10, 95%CI 1.01-1.20), as well as those with high socioeconomic status with "perception of crime" were positively associated to the outcome (PR = 1.33, 95%CI 1.03-1.72). CONCLUSIONS: Socioeconomic status showed moderating effects in the association between the perceived environment and active commuting to school.
Descritores: Instituições Acadêmicas
Meio Social
Percepção Social
Características de Residência/estatística & dados numéricos
-Pais/psicologia
Valores de Referência
Segurança/estatística & dados numéricos
Classe Social
Fatores Socioeconômicos
Estudantes/psicologia
Transportes/estatística & dados numéricos
Brasil
Distribuição de Poisson
Estudos Transversais
Entrevistas como Assunto
Análise Multivariada
Inquéritos e Questionários
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Estudo Multicêntrico
Responsável: BR1.1 - BIREME


  8 / 326 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-991643
Autor: Giraldo-Rodríguez, Liliana; Mino-León, Dolores; Murillo-González, Juana Catalina; Agudelo-Botero, Marcela.
Título: Factors associated with environmental barriers of people with disabilities in Mexico
Fonte: Rev. saúde pública (Online);53:27, jan. 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT OBJECTIVE: To examine the associations between sociodemographic, health and disability-related factors and the perception of environmental barriers outside the home environment by individuals with permanent disabilities in Mexico. METHODS: In this cross-sectional, population-based study, we used data from the 2010 National Survey of Perceptions of Disability in the Mexican Population of 2,041 participants older than 18 with permanent disability. The perceptions of barriers take into consideration the challenges of getting around and using transportation outside the home environment. The covariates consisted of sociodemographic, health-related and disability-related factors. Multivariate logistic regression was used. RESULTS: The perception of environmental barriers outside the home environment was associated with being a woman, living in an urban area, speaking an indigenous language, experiencing emotional symptoms, having walking/movement, visual or self-care disabilities, having severe/extreme disability, having disability caused by illness, using physical devices, and receiving assistance and care in the home environment. CONCLUSIONS: This information is valuable for the design of public policies and programs that promote the participation of individuals with permanent disabilities, a high-priority issue in low- and middle-income countries.
Descritores: Pessoas com Deficiência/estatística & dados numéricos
Limitação da Mobilidade
-Apoio Social
Fatores Socioeconômicos
Transportes
Atividades Cotidianas
Características de Residência
Fatores Sexuais
Estudos Transversais
México
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


  9 / 326 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Saúde Pública
Texto completo
Id: biblio-1127236
Autor: Camargo, Edina Maria de; Silva, Michael Pereira da; Mota, Jorge; Campos, Wagner de.
Título: Prevalence and factors associated with active transportation to school for adolescents / Prevalência e fatores associados ao transporte ativo para a escola em adolescentes
Fonte: Rev. saúde pública (Online);54:78, 2020. tab.
Idioma: en.
Projeto: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); . FCT.
Resumo: ABSTRACT OBJECTIVE: To verify the prevalence and factors associated with active transportation to school (ATS) among Brazilian adolescents attending public schools. METHODS: Crossectional study with a representative sample of 1,984 adolescents (55.9% girls). Sociodemographic variables included were: gender, age, parental schooling, and socioeconomic status. Psychosocial factors included were: social support from parents and friends for physical activity. Walking, cycling, or skateboarding to school were considered models of active transportation. Binary logistic regression models verified sociodemographic and psychosocial factors association with ATS, adopting p < 0.05. RESULTS: The prevalence of active transportation to school was 37.7% (16.2% boys and 21.5% girls). For boys, ATS was associated with: social support from parents in practicing physical activity together as a family (OR = 1.57; 95%CI 1.09-2.25), giving them rides (OR = 1.56; 95%CI 1.04-2.32), and remarking their good performance on it (OR = 1.73; CI95 1.08-2.76); as well as the social support from friends in practicing physical activity together (OR = 2.23; 95%CI 1.35-3.69). For girls, the likelihood of using ATS increased with age (OR = 1.43; 95%CI 1.06-1.92) and having friends who practice physical activity together with them (OR = 1.48, 95%CI 1.04-2.10). CONCLUSION: Age and social support for physical activity were associated with ATS. Parents who practice together, give rides, and remark on physical activities increase the likelihood of adolescent boys using ATS. Social support from friends to physical activity increased the likelihood of both genders using ATS.

RESUMO OBJETIVO: Verificar a prevalência e os fatores associados ao transporte ativo para a escola em adolescentes brasileiros de escolas públicas. MÉTODOS: Estudo transversal, com amostra representativa de 1.984 adolescentes (55,9% meninas). Os fatores sociodemográficos incluídos foram sexo, idade, escolaridade dos pais e nível socioeconômico. Os fatores psicossociais incluídos foram apoio social dos pais e dos amigos para a atividade física. Foi considerado transporte ativo o ato de caminhar, pedalar ou usar skate no deslocamento para a escola. Modelos de regressão logística binária verificaram a associação dos fatores sociodemográficos e psicossociais ao transporte ativo para a escola adotando p < 0,05. RESULTADOS: A prevalência de transporte ativo para a escola foi de 37,7% (16,2% meninos e 21,5% meninas). Para meninos, o apoio social dos pais ao praticar atividade física junto (RC = 1,57; IC95% 1,09-2,25), transportar para a atividade física (RC = 1,56; IC95% 1,04-2,32) e comentar que o adolescente faz a atividade física bem (RC = 1,73; IC95% 1,08-2,76), assim como o apoio dos amigos ao praticar junto (RC = 2,23; IC95% 1,35-3,69), foram associados ao transporte ativo. Para meninas, a idade (RC = 1,43; IC95% 1,06-1,92) e ter amigos que praticam atividade física junto (RC = 1,48; IC95% 1,04-2,10) aumentaram as chances de transporte ativo para a escola. CONCLUSÃO: A idade e o apoio social para a prática de atividade física foram associados ao transporte ativo para a escola. Pais que praticam junto, transportam e comentam sobre a atividade aumentaram as chances para adolescentes meninos. O apoio social dos amigos para a atividade física aumentou as chances para ambos os sexos.
Descritores: Instituições Acadêmicas
Transportes/estatística & dados numéricos
-Fatores Socioeconômicos
Brasil
Prevalência
Estudos Transversais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Responsável: BR1.1 - BIREME


  10 / 326 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1254506
Autor: Aragón, Milton.
Título: Movilidad urbana y bienestar subjetivo: reflexiones desde la ética / Urban mobility and subjective well-being: reflections from ethics
Fonte: Salud bienestar colect;4(2):44-52, may.-ago. 2020.
Idioma: es.
Resumo: Los planes urbanísticos de las agencias gubernamentales se sustentan en el discurso de la ONU-Hábitat. El cual dicta los lineamientos del hacer ciudad. Donde la movilidad urbana, es un tema prioritario en las agendas de los gobiernos, buscando alternativas centradas en promover el uso del transporte colectivo, como principal forma de movilidad cotidiana. Pero en su movilidad cotidiana, los sujetos en su día a día se encuentran con problemas, amenazas y conflictos que son factores de estrés. De ahí que sea necesaria una reflexión ética sobre los planes urbanísticos para buscar el bienestar colectivo y subjetivo.

The urban plans of the government agencies are based on the discourse promoted by the UN-Habitat. That dictates the guidelines of making a city. Where urban mobility is a priority issue on government agendas, seeking alternatives focused on promoting the use of collective transport, as the main form of daily mobility.Subjects in their daily mobility encounter problems, threats and conflicts that are stressors. Therefore, an ethical reflection on urban planning is necessary to seek collective and subjective well-being.
Descritores: Transportes/estatística & dados numéricos
População Urbana/estatística & dados numéricos
Saúde Mental
Política de Saúde
-Organização Mundial da Saúde
Cidades
Ética
Limites: Humanos
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central



página 1 de 33 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde