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Id: biblio-957536
Autor: Leite, Cristiane Kerches da Silva; Cruz, Maurício Feijó; Rosin, Lucas Bravo.
Título: Difusão da política cicloviária no município de São Paulo: resistências, apoios e o papel da mídia / Difusión de la política cicloviaria en el municipio de São Paulo: resistencias, apoyos y el papel de los medios / Difusion of cycling policy in the city of São Paulo: resistance, support and the role of the media
Fonte: Rev. adm. pública (Online);52(2):244-263, Mar.-Apr. 2018. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo São Paulo é uma megalópole com um padrão de ocupação marcado pelo protagonismo do automóvel, mas, recentemente, a agenda de mobilidade urbana ganhou novos significados e mobilizou novos atores. A partir da perspectiva teórica pós-positivista e das teorias de difusão de políticas públicas, buscou-se discutir como a ideia da política cicloviária se originou, se adaptou e enfrentou resistências no contexto político e social do município de São Paulo no governo Fernando Haddad (Partido dos Trabalhadores). Como resultado de pesquisa destacam-se, de um lado, o papel da comunidade política e epistêmica dos cicloativistas e o papel empreendedor do prefeito Haddad como elementos de apoio político. Em contraste, a imprensa paulistana desempenhou papel opositor à implementação da política, agindo como ator político no subsistema da política cicloviária, por meio do ataque sistemático à imagem das infraestruturas implantadas para as bicicletas.

Resumen São Paulo es una megalópolis con un patrón de ocupación marcado por el protagonismo del automóvil. Sin embargo, la agenda de movilidad urbana recientemente ganó nuevos significados y movilizó nuevos actores. Desde una perspectiva teórica post-positivista y de difusión de políticas públicas, se intentó reflexionar sobre como la idea de la política de ciclo movilidad surgió, se adaptó y enfrentó resistencias en el contexto político y social del municipio de São Paulo en el gobierno de Fernando Haddad (Partido de los Trabajadores). Como resultado de la investigación gana relevo el papel de la comunidad política y epistémica de los ciclo-activistas y el papel de emprendedor del alcalde Haddad como elementos de apoyo político. En contraste, la prensa paulistana ha jugado un papel de oposición a la implementación de la política, actuando como actor político en el subsistema de la política, por medio de ataques sistemáticos a la policy image de la infraestructura implantadas para bicicletas.

Abstract São Paulo is a megalopolis with a pattern of occupation marked by the prominence of the automobile. However, recently, the urban mobility agenda gained new meaning and new actors were mobilized. From the post-positivist and diffusion theoretical perspectives of public policies, the present work discusses how the idea of the cycling policy arose, adapted and faced resistance in the political and social context of the municipality of São Paulo under Fernando Haddad's government (Workers' Party). As a result of the research, on one hand, the role of the political and epistemic community of the cycling-activists and the entrepreneurial role of Mayor Haddad as elements of political support stand out. On the other hand, the São Paulo press played an oppositional role in the implementation of the policy, acting as a political actor in the subsystem of the cycling policy, by systematically attacking the image of the infrastructures implemented for the bicycles.
Descritores: Política Pública
Transportes
Área Urbana
Meios de Comunicação de Massa
Governo Local
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: lil-784123
Autor: Drumond Moraes, Thiago.
Título: O uso de simuladores em atividades de formação para profissionais dos transportes rodoviários / El uso de simuladores en las actividades de formación para los profesionales del transporte de carretera / The use of simulators in training activities for road transport professionals
Fonte: Cienc. Trab;18(55):48-57, 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Profissionais de transportes rodoviários terrestre figuram entre as principais vítimas em acidentes de trabalho. Entre as soluções para o quadro dos acidentes envolvendo esses condutores, sugerem-se aprimoramento das formações profissionais. Entre os métodos para viabilizar tais treinamentos, verifica-se aumento do uso de simuladores de direção. verifica-se também aumento de estudos investigando seus usos, eficácia e efetividade. Revisões sobre a eficácia dos usos de simuladores de condução foram publicados, porém nenhum restringe-se às formações direcionadas aos profissionais rodoviários. Contribuindo para superar tal lacuna, realizamos uma revisão da literatura internacional sobre o uso de simuladores de direção para a formação dos profissionais rodoviários, verificando suas potencialidades, bem como os pressupostos teórico-epistemológicos embasando as decisões metodológicas e as possibilidades ainda não exploradas. Recorremos a: artigos de revistas indexadas, resumos de conferências e relatórios de pesquisas, consultados por diversas bases de dados internacionais. Observamos que não há grandes justificativas para se investir em simuladores, eles são instrumentos promissores, apesar de tudo, sobretudo por haver possibilidades de usos ainda não estudadas, sendo necessárias mais pesquisas sobre o assunto. Apresentamos algumas dessas possibilidades ainda não investigadas, demonstrando suas viabilidades.

Trabajadores del transporte de carretera se encuentran entre las principales víctimas de accidentes. Entre las soluciones al asunto los de accidentes que envuelven a esos conductores se sugiere la mejora de la formación profesional. Entre los métodos para viabilizar tales entrenamientos, se verifica un aumento del uso de simuladores de conducción. Se verifica también un aumento de estudios investigando sus usos, eficacia e efectividad. Revisiones sobre la eficacia de los usos de simuladores de conducción fueron publicados, pero ninguno se restringe a las formaciones direccionadas a los profesionales del transporte. Contribuyendo para superar tal laguna, realizamos una revisión de la literatura internacional sobre el uso de simuladores de dirección para la formación de los profesionales del transporte, verificando sus potencialidades, también como los presupuestos teórico-epistemológicos basando las decisiones metodológicas y las posibilidades todavía no exploradas. Recurrimos a: artículos de revistas indexadas, resúmenes de conferencias e informes de investigaciones, consultados por diversas bases de dados internacionales. Observamos que no hay grandes justificaciones para invertir en simuladores, estos son instrumentos promisorios, a pesar de todo, sobre todo por haber posibilidades de usos todavía no estudiadas, siendo necesarias más investigaciones sobre el asunto. Presentamos algunas de esas posibilidades todavía no investigadas, demostrando sus viabilidades.
Descritores: Condução de Veículo/educação
Transportes
Acidentes de Trânsito/prevenção & controle
Treinamento por Simulação
-Capacitação Profissional
Desenvolvimento Humano
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-625636
Autor: Romero, Marlyn H; Sánchez, Jorge A; Gutiérrez, Carolina.
Título: Evaluación de prácticas de bienestar animal durante el transporte de bovinos para sacrificio / Evaluating animal welfare practice when transporting cattle to slaughter
Fonte: Rev. salud pública;13(4):684-690, agosto 2011. tab.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo Evaluar las prácticas de bienestar animal durante el transporte terrestre de bovinos para el sacrificio. Métodos Se realizó un estudio transversal analítico en 194 transportadores de bovinosde dos zonas comerciales del occidente colombiano. Se analizaron variables de mográficas, actitudes de los conductores frente a los animales, y las condiciones de los vehículos, de acuerdo con los lineamientos de la legislación sanitaria. Resultados El transporte de bovinos es realizado por personas con edades comprendidas entre los 31 y 60 años (69 %), con escasa capacitación en manejo animal (4,1 %). Los conductores no vigilan las condiciones físicas de los animales durante el viaje, y los manejan con métodos como la picana eléctrica (46,8 %), torciendo la cola u otros métodos que generan dolor (24,2 %), por medio de palos (16,1 %) y lazos (12,9 %), los cuales no garantizan el bienestar animal. El transporte no es especializado (79,4 %) y las condiciones de los vehículos cumplen parcialmente con los requerimientos sanitarios. Conclusiones Se requiere el mejoramiento de la infraestructura de transporte de los bovinos en el área de estudio, la capacitación de los conductores, el fomento de prácticas de bienestar animal en todos los usuarios de la cadena cárnica y el desarrollo de investigación en el área.(AU)

Objective Evaluating animal welfare practices during land transport of cattle to slaughter. Methods A cross-sectional analytical study was carried out regarding 194 livestock transporters from two cattle-producing areas in western Colombia. Demographic variables, drivers' attitudes towards the animals and trucking conditions were analyzed according to sanitary legislation guidelines. Results The livestock are transported by people aged 31 to 60 (69 %) having little animal management training (4.1 %). The drivers do not supervise the cattle's physical conditions when they are being transported and handled by methods such as electric prodding (46.8 %), twisting their tails or other pain-inducing methods (24.2 %), using sticks (16.1 %) and ropes (12.9 %) which do not guarantee appropriate animal welfare. Transportation is not specialised (79.4 %) and the conditions of the vehicles only partially meet sanitary requirements. Conclusions Cattle transport infrastructure must be improved in the area being studied, as must driver training; animal welfare practice must be promoted in all users of the meat chain and research developed in this particular area.(AU)
Descritores: Transportes/instrumentação
Bem-Estar do Animal
Bovinos
-Estudos Transversais/instrumentação
Colômbia
Limites: Humanos
Animais
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Marcon, Sônia Silva
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Id: lil-771979
Autor: Silva, Regina Lúcia Dalla Torre; Barreto, Mayckel da Silva; Arruda, Guilherme Oliveira de; Marcon, Sonia Silva.
Título: Avaliação da implantação do programa de assistência às pessoas com hipertensão arterial / Evaluación de la implantación del programa de asistencia a las personas con hipertensión arterial / Evaluation of the care program implementation to people with high blood pressure
Fonte: Rev. bras. enferm;69(1):79-87, jan.-fev. 2016. tab.
Idioma: en.
Resumo: RESUMO Objetivo: avaliar a implantação do programa de assistência às pessoas com hipertensão arterial em Maringá-PR. Método: pesquisa avaliativa de desenho transversal. Os dados foram coletados por meio de entrevista estruturada, junto a 63 enfermeiros, entre abril e junho de 2013. Resultados: identificaram-se como ausentes ou insuficientes: transporte para atividades externas; equipamentos de trabalho; materiais educativos; capacitação dos recursos humanos; inclusão da família no plano de cuidados; classificação do risco dos indivíduos; determinação da terapêutica a partir da classificação do risco e referenciação do paciente para médicos e/ou exames especializados. Conclusão: além de qualificar a estrutura, destacam-se: a necessidade de identificar pessoas com hipertensão conforme fatores de risco, realizar a estratificação de risco e o planejamento sistematizado de cuidados, instituir práticas clínicas avançadas, como o apoio ao autocuidado e a gestão de casos, cumprir os protocolos já existentes e desenvolver ações coletivas com base em sistemas de informações.

RESUMEN Objetivo: evaluar la implantación del programa de asistencia a las personas con hipertensión arterial en Maringá-PR. Método: investigación evaluativa de diseno transversal. Los datos fueron recogidos por medio de entrevista estructurada, junto a 63 enfermeros, entre abril y junio de 2013. Resultados: se identificaron como ausentes o insuficientes: transporte para actividades externas; equipamientos de trabajo; materiales educativos; capacitación de los recursos humanos; inclusión de la familia en el plano de cuidados; clasificación del riesgo de los individuos; determinación de la terapia a partir de la clasificación del riesgo y referenciación del paciente para médicos y/o exámenes especializados. Conclusión: además de cualificar la estructura, se destacan: la necesidad de identificar personas con hipertensión conforme factores de riesgo, realizar la estratificación de riesgo y el planeamiento sistematizado de cuidados, instituir prácticas clínicas avanzadas, como el apoyo al autocuidado y la gestión de casos, cumplir con los protocolos ya existentes y desarrollar acciones colectivas con base en sistemas de informaciones.

ABSTRACT Objective: to evaluate the implementation of the care program for people with hypertension in Maringá-PR. Method: it is an evaluative research of cross-sectional design. Data were collected through structured interviews with 63 nurses between April and June 2013. Results: as missing or insufficient, there were: transportation for outside activities; work equipment; educational materials; training resources; inclusion of the family in the care plan; risk classification of individuals; determination of therapy from the risk classification and referral of the patient to medical and/or specialized tests. Conclusion: in addition to qualifying structure, there are: the need to identify people with hypertension as risk factors, perform risk stratification and systematic care planning, establishing an advanced clinical practice, such as support for self-care and management cases, accomplish with existing protocols and develop collective actions based on information systems.
Descritores: Autocuidado
Hipertensão/tratamento farmacológico
Enfermeiras e Enfermeiros
-Encaminhamento e Consulta
Transportes
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Educação de Pacientes como Assunto
Estudos Transversais
Fatores de Risco
Medição de Risco
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1120862
Autor: Tocantins. Secretaria de Estado da Saúde.; .Superintendência de Vigilância em Saúde; .Diretoria de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Gerência em Saúde do Trabalhador.
Título: Nota informativa nº 01/2020-GST/DVAST/SVS/SES: nota técnica recomendações aos caminhoneiros ­ prevenção ao Covid-19 / Informative note nº 01/2020-GST / DVAST / SVS / SES: technical note recommendations to truck drivers - prevention to Covid-19.
Fonte: Palmas; [Secretaria de Estado da Saúde]; 2020. 2 p.
Idioma: pt.
Resumo: Recomendações para assegurar a proteção dos caminhoneiros em período de pandemia no enfrentamento a Covid-19.

Recommendations to ensure the protection of truck drivers in a pandemic period when facing Covid-19.

Recomendaciones para garantizar la protección de los camioneros en un período pandémico frente al Covid-19.
Descritores: Veículos Automotores/classificação
-Autocuidado/métodos
Transportes/classificação
Higiene das Mãos/métodos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Guia
GOVERNMENT PUBLICATIONS
Livro-Texto
Responsável: BR1965


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Id: lil-748750
Autor: Cerda Díaz, Eduardo; Rodríguez Bustos, Héctor Hernán; Leveke González, Felipe David; Reyes Martínez, Sebastián Israel; Olivares Péndola, Giovanni.
Título: Calidad de vida en conductores de taxis colectivos usando el cuestionario short form 36 Versión 2 / Quality of life in taxis drivers using the questionnaire short form 36 version 2
Fonte: Cienc. Trab;17(52):43-48, abr. 2015. graf, tab.
Idioma: es.
Resumo: El presente estudio -no experimental, transversal y descriptivo- tiene por objetivo determinar la calidad de vida mediante el cuestionario de salud SF-36v.2 en conductores de taxis colectivos en Santiago de Chile. La recolección de datos fue realizado entre septiembre y noviembre del año 2013 a 76 conductores de la Empresa de Transportes Unidos de Maipú (ETRUM) S.A, seleccionados mediante participación voluntaria. La técnica de muestreo es mediante registro de información y el muestreo fue no aleatorio. Se utilizó el cuestionario autoadministrado SF-36v.2, para evaluar el perfil de estado de salud respecto a su calidad de vida, calculándose puntuaciones netas que se estandarizaron con la población chilena. La edad media de los participantes fue de 48,1 años (DE = 10,95) (DE = Desviación Estándar). Las dimensiones más afectadas con valores crudos fueron Salud General, Vitalidad, Dolor Corporal y Función Social. Al estandarizar los datos con la población chilena, las dimensiones más afectadas fueron Salud General, Vitalidad, Función Física y Función Social. Sin embargo, las diferencias encontradas al estandarizar los datos no superan el 0,5 de DE respecto a la media de referencia, lo que no supone significancia clínica.

This is a non experimental transversal, descriptive. Our aim is to determine the quality of life using the health questionnaire SF-36v.2 in taxi drivers in Santiago de Chile. Data collection was conducted between September and November 2013. -76 drivers from the United Transport Company of Maipú (ETRUM) S.A., were selected through voluntary participation. The sampling technique is a non random registration of the information. The self-administered questionnaire SF-36v.2 was used to assess the health status profile regarding their quality of life, the overall scores were calculated and standardized with the Chilean population. The average age was 48,1 years (SD = 10,95) (SD = Standard Deviation). The most affected dimensions on raw values are "General Health", "Vitality", "Body Pain" and "Social Function". Once standardized, the most affected dimensions were "General Health", "Vitality", "Physical Function" and "Social Function". However, the differences found by standardizing the data do not exceed 0,5 SD from the mean baseline, which means a lack of clinical significance.
Descritores: Qualidade de Vida
Condução de Veículo/psicologia
-Condução de Veículo/estatística & dados numéricos
Transportes
Chile
Nível de Saúde
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Distribuição por Idade
Autorrelato
Limites: Humanos
Masculino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-724761
Autor: Silva Bustos, Helia; Lefio Celedón, Álvaro; Marchetti Pareto, Nella; Benoit Marchetti, Philippe.
Título: Riesgos psicosociales en conductores de transporte de carga y pasajeros urbanos e interurbanos, y su asociación con la autopercepción de salud y siniestralidad laboral / Psychosocial risks in freight and passengers, urban and intercity drivers and its association with Self-Rated Health and workplace accidents
Fonte: Cienc. Trab;16(50):67-74, ago. 2014. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: La exposición a factores de riesgo psicosociales presentes en el lugar de trabajo constituye un tema prioritario para la salud ocupacional. El OBJETIVO del estudio es estimar la asociación entre factores de riesgo psicosocial presentes en el trabajo, y autopercepción de salud y siniestralidad laboral, en conductores de vehículos de transporte de carga y pasajeros, urbanos e interurbanos, de empresas afiliadas a la Asociación Chilena de Seguridad. Se aplicaron 4 cuestionarios a una muestra de 356 conductores de 4 empresas de transporte, en que 100% fue hombre con una edad promedio de 45,4 ± 9,7 años; el 70,8% transporta pasajeros, con jornadas de 11,4 horas/día. Todas las dimensiones de ISTAS-21 resultaron con promedios inferiores a la referencia salvo "trabajo activo y desarrollo de habilidades". El 93,8% se reportó como "sin alteraciones de salud mental". Se demostraron asociaciones estadísticamente significativas entre dimensiones del ISTAS 21 con, GHQ-12 y participación en accidentes de tránsito (sólo compensaciones), aun después de ajustar por variables de confusión. Esto permitió el diseño de intervenciones, consensuadas con las empresas, a fin de controlar/eliminar estas exposiciones para mejorar la salud y calidad de vida de los trabajadores y reducir las enfermedades profesionales y accidentes del trabajo relacionados.

Exposure to psychosocial risk factors present in the workplace is a priority topic for occupational health. The AIM of the study is to estimate the association between psychosocial risk factors present at work, and self-rated health and occupational accidents in drivers of passenger and freight transport, urban and intercity, of companies affiliated with the Chilean Safety Association. Four questionnaires were applied to a sample of 356 drivers from 4 Transport companies, in which 100% were male with a average age of 45,4 ± 9,7 years; 70,8% carry passengers, with working days of 11,4 hours / day. All dimensions of ISTAS-21 resulted with lower averages to the reference except for "active job and skill development." 93,8% was reported as "no mental health disorders". Statistically significant associations between dimensions of ISTAS 21, GHQ-12 and involvement in traffic accidents (just compensation), even after adjusting for confounding variables were demonstrated. This allowed the design of interventions, agreed with the companies, in order to control/eliminate these exposures to improve the health and quality of life of workers and reduce occupational diseases and work-related accidents.
Descritores: Condução de Veículo/psicologia
Transportes
Riscos Ocupacionais
Acidentes de Trânsito/psicologia
Estresse Ocupacional/diagnóstico
-Autoimagem
Jornada de Trabalho
Acidentes de Trabalho
Acidentes de Trânsito/estatística & dados numéricos
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Fatores de Risco
Autorrelato
Limites: Humanos
Masculino
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-700436
Autor: Olivares Faúndez, Víctor E; Jélvez Wilke, Carolina; Mena Miranda, Luis; Lavarello Salinas, Julio.
Título: Estudios sobre burnout y carga mental en conductores del transporte público de Chile (Transantiago) / Studies on burnout and mental workload in drivers of public transportation in chile (Transantiago)
Fonte: Cienc. Trab;15(48):173-178, dic. 2013. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo: Conocer los niveles de Burnout y Carga mental en una muestra de conductores del transporte público de Chile (Transantiago), y la posible relación entre estas variables. Material y Métodos: La muestra del estudio la componen 112 conductores de transporte público de la ciudad de Santiago de Chile. Los instrumentos utilizados fueron el CESQT y el NASA-TLX (Task Load Index). Los análisis descriptivos y correlacionales se realizaron mediante el programa SPSS 22. Resultados: Confirmaron la hipótesis, Burnout se correlaciona con Carga mental, pues los niveles del síndrome se asociaron positiva y significativamente. Todas las subescalas presentaron valores de consistencia interna superiores a 0,70. La prevalencia del Burnout fue del 23,22% para el Perfil 1 y un 6,25% para el nivel clínico (Perfil 2) (Gil-Monte, 2005). Conclusiones: Los niveles de Burnout en la muestra recabada, de acuerdo a la literatura internacional, es alto, y se confirma la importancia de estos fenómenos en la salud mental de los conductores del transporte público de Santiago de Chile.

Objective: Knowing Burnout levels and mental workload in a sample of drivers of public transportation in Chile (Transantiago), and the possible relationship between these variables. Material and Methods: The study sample comprised 112 public transportation drivers in the city of Santiago de Chile. The instruments used were the CESQT and NASA TLX (Task Load Index). Descriptive and correlational analyzes were performed using the SPSS 22 program. Results: The results confirmed the hypothesis, Burnout correlates with mental workload, as levels of the syndrome were associated positively and significantly. All subscales had internal consistency values higher than 0,70. Burnout prevalence was 23,22% for Profile 1 and 6,25% for the clinical level (Profile 2) (Gil-Monte, 2005). Conclusions: Burnout levels in the sample collected, according to the international literature, are high, and the importance of these phenomena on the mental health of drivers of public transport is confirmed in Santiago, Chile.
Descritores: Condução de Veículo/psicologia
Transportes
Esgotamento Profissional/diagnóstico
Carga de Trabalho
-Esgotamento Profissional/epidemiologia
Chile
Saúde Mental
Inquéritos e Questionários
Esgotamento Psicológico/diagnóstico
Correlação de Dados
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1119503
Autor: Silveira, Edilene Aparecida Araújo da; Chagas, Franciele Cristina Corrêa; Silva, Jéssica Maria Dalivete; Magalhães, Leiliane Rodrigues; Jesus, Sara Batista de; Oliveira, Patrícia Peres de.
Título: Vivência de caminhoneiros sobre o uso de substâncias psicoativas: estudo descritivo / Truck drivers experience on the use of psychoactive substances: a descriptive study / Experiencia de los conductores de camiones en el consumo de sustancias psicoactivas: un estudio descriptivo
Fonte: Online braz. j. nurs. (Online);17(4), dez. 2018. ilus.
Idioma: en; es; pt.
Resumo: OBJETIVO: compreender a vivência e os motivos que levaram ao uso de substâncias psicoativas por caminhoneiros. MÉTODO: estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado por meio da técnica em cadeias, norteada pelo referencial teórico do interacionismo simbólico. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com 30 entrevistas caminhoneiros, que transitam por toda malha rodoviária do Brasil, no período de março a agosto de 2016. Para a análise dos elementos, foi utilizada como estratégia a análise temática. RESULTADOS: emergiram três categorias analíticas: "facilitador para o desenvolvimento do trabalho", "repercussão das substâncias psicoativas na saúde" e "alterações comportamentais e impacto nas relações interpessoais". Verificou-se que a trajetória profissional do motorista de caminhão interfere em sua saúde, uma vez que o torna vulnerável ao uso de substâncias psicoativas. CONCLUSÃO: a manutenção da saúde ou sua promoção não deve ser somente responsabilidade do setor saúde, mas resultado de ações intersetoriais e multidisciplinares apoiadas por políticas públicas saudáveis.

OBJECTIVE: To understand the experience and the reasons that led truck drivers to use psychoactive substances. METHOD: A descriptive study with a qualitative approach, performed by means of the technique in chains, guided by the theoretical framework of symbolic interactionism. Data was collected through interviews with 30 truck drivers, who transit through the entire Brazilian road network, from March to August 2016. For the elements analysis, thematic analysis was used as a strategy. RESULTS: Three analytical categories emerged: "work development facilitator"; "health repercussions of psychoactive substances"; "behavioral changes and impact on interpersonal relationships". It was verified that the truck driver's professional trajectory interferes with his health, since it makes him vulnerable to the use of psychoactive substances. CONCLUSION: Maintaining health or promoting it should not only be the responsibility of the health sector, but the result of inter-sectional and multidisciplinary actions supported by healthy public policies.

OBJETIVO: entender la experiencia y las razones que llevaron a los camioneros a consumir sustancias psicoactivas. MÉTODO: estudio descriptivo con enfoque cualitativo, realizado utilizando la técnica en cadenas,guiado por el marco teórico del interaccionismo simbólico.Los datos se recopilaron entre marzo y agosto de 2016 mediante entrevistas con 30 camioneros, que transitan por toda la red de carreteras de Brasil.Para el análisis de los elementos se utilizó el análisis temático como estrategia. RESULTADOS: surgieron trescategorías analíticas: "facilitador para el desarrollo del trabajo"; "repercusión de las sustancias psicoactivas en la salud"; "cambios de comportamiento e impacto en las relaciones interpersonales".Se verificó que la trayectoria profesional del camionero interfiere con su salud, ya que lo hace vulnerable al consumo de sustancias psicoactivas. CONCLUSIÓN: mantener o promover la salud no solo deben ser responsabilidades del sector de la salud, sino el resultado de acciones intersectoriales y multidisciplinarias respaldadas por políticas públicas saludables.
Descritores: Psicotrópicos
Saúde Mental
Saúde do Trabalhador
Dirigir sob a Influência
-Transportes
Riscos Ocupacionais
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias
Limites: Humanos
Masculino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF


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Texto completo SciELO Saúde Pública
Araujo, Timoteo Leandro
Matsudo, Victor Keihan Rodrigues
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Id: biblio-898585
Autor: Lima, Josivaldo de Souza; Ferrari, Gerson Luis de Moraes; Ferrari, Tatiane Kosimenko; Araujo, Timóteo Leandro; Matsudo, Victor Keihan Rodrigues.
Título: Mudanças no deslocamento para o trabalho e na atividade física da população de três municípios da região de São Paulo nos anos de 2000 e 2010 / Changes in commuting to work and physical activity in the population of three municipalities in the São Paulo region in 2000 and 2010
Fonte: Rev. bras. epidemiol;20(2):274-285, Abr.-Jun. 2017. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO: Objetivo: Verificar as mudanças no deslocamento para o trabalho e na atividade física (AF) na população de três municípios da região de São Paulo nos anos 2000 e 2010. Métodos: Estudo de coorte transversal com amostra representativa de 602 adultos (62,3% homens), realizado nos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul nos anos 2000 (n = 304; 66,1% homens) e 2010 (n = 298; 58,4% homens). A AF foi analisada pelo Questionário Internacional de Atividade Física e os participantes foram classificados em ativos (≥ 150 min/sem) e insuficientemente ativos (< 150 min/sem). O deslocamento para o trabalho foi rotulado em transporte ativo (a pé e bicicleta), privado (moto, carro, vans e ônibus) e público (ônibus, vans, trem ou metrô). Resultados: As médias (min/sem) de AF de caminhada (229,4 versus 190,6), moderada (449,1 versus 347,4), vigorosa (354,4 versus 317,4) e total (552,3 versus 442,5) dos participantes foram maiores em 2010 do que em 2000. A prevalência de ativos aumentou de 62,2 para 78,2%, respectivamente. Foi encontrada relação negativa entre transporte ativo e público com nível socioeconômico; transporte ativo e grau de escolaridade; transporte público e faixa etária. Relação positiva foi verificada somente entre transporte privado e nível socioeconômico. A média da AF total (min/sem) foi maior (p = 0,024; 32,2%) em 2010 do que em 2000 para o transporte ativo. Conclusão: Os dados de vigilância em AF total nos três municípios de São Paulo indicam que a média do transporte ativo para o trabalho aumentou após dez anos, enquanto o transporte público diminuiu.

ABSTRACT: Objective: To evaluate the changes in commuting to work and physical activity (PA) in the population of three municipalities in the São Paulo region in 2000 and 2010. Methods: Cross-sectional study with a representative sample of 602 adults (62.3% men) carried out in the municipalities of Santo André, São Bernardo do Campo and São Caetano do Sul in 2000 (n = 304; 66.1% men) and 2010 (n = 298; 58.4% men). Physical activity was assessed by the International Physical Activity Questionnaire and participants were classified into active (≥ 150 min/week) and insufficiently active (< 150 min/week). The commuting to work was classified in active transport (walking and cycling), private (bike, car, vans and buses) and public (buses, vans, train or subway). Results: Average (min/week) PA walk (229.4 versus 190.6), moderate (449.1 versus 347.4), vigorous (354.4 versus 317.4) and total (552.3 versus 442.5) shows the participants were greater in 2010 than in 2000. The prevalence assets increased from 62.2 to 78.2%, respectively. A negative relationship was found between active transport and public with socioeconomic status; active transport and education level; public transport and age. Positive relationship was found only among private transport and socioeconomic status. The average of the total PA (min/week) was higher (p = 0.024; 32.2%) in 2010 than in 2000 for active transport. Conclusions: Surveillance data in full PA in the three municipalities of São Paulo indicate that the average active commuting to work increased after ten years, while public transport has decreased.
Descritores: Transportes
Trabalho
Exercício Físico
-Fatores de Tempo
População Urbana
Brasil
Estudos Transversais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME



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