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Id: biblio-1013284
Autor: Burgos, Miria Suzana; Tornquist, Debora; Tornquist, Luciana; Reuter, Cézane Priscila; Garcia, Edna Linhares; Renner, Jane Dagmar Pollo; Valim, Andréia Rosane de Moura.
Título: Cardiometabolic risk factors associated with active commuting to school / Fatores de risco cardiometabólicos associados ao deslocamento ativo à escola
Fonte: Rev. Paul. Pediatr. (Ed. Port., Online);37(2):181-187, Apr.-June 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To verify if there is an association between cardiometabolic risk factors and active daily commuting to school among children and adolescents. Methods: A total of 1,743 schoolchildren aged 7 to 17 years old were evaluated in the city of Santa Cruz do Sul (RS). The way of commuting to school was investigated with a questionnaire, and the cardiometabolic risk factors analyzed were body mass index (BMI), waist circumference (WC), systolic (SBP) and diastolic (DBP) blood pressure, blood glucose, triglycerides, total cholesterol (TC) and fractions, LDL and HDL. Results: The prevalence of active commuting among schoolchildren was 48.0% (95%CI 45.7-50.4), and it was associated, in the crude analysis, with blood glucose and LDL cholesterol levels. Passive schoolchildren had a 1.1 higher prevalence ratio of high glucose and LDL cholesterol levels. However, when sociodemographic variables were included in the model, these associations were not maintained. Conclusions: The prevalence of active commuting in the sample studied is low and it was shown to have a crude association with glucose and LDL cholesterol levels in students. However, sociodemographic factors seem to influence these associations.

RESUMO Objetivo: Verificar se existe associação entre fatores de risco cardiometabólicos e deslocamento ativo à escola em crianças e adolescentes. Métodos: Foram avaliados 1.743 escolares, de sete a 17 anos, do município de Santa Cruz do Sul (RS). A forma de deslocamento até a escola foi investigada por meio de questionário e os fatores de risco cardiometabólicos analisados foram: o índice de massa corpórea (IMC), a circunferência da cintura (CC), a pressão arterial sistólica (PAS) e a diastólica (PAD), glicose, triglicerídeos, colesterol total (CT), LDL e HDL. Resultados: A prevalência de deslocamento ativo entre os escolares foi de 48,0% (IC95% 45,7-50,4) e associou-se, na análise bruta, com os níveis de glicose e colesterol LDL. Escolares que se deslocavam de forma passiva apresentaram uma razão de prevalência (RP) 1,1 vez maior de glicose e colesterol LDL elevados. No entanto, ao serem incluídas variáveis sociodemográficas no modelo, essas associações não se mantiveram. Conclusões: Conclui-se que a prevalência de deslocamento ativo na amostra estudada é baixa e que o deslocamento ativo à escola apresentou associação bruta com os níveis sanguíneos de glicose e de colesterol LDL dos escolares, sendo que se deslocar de forma ativa parece auxiliar na redução desses níveis. Porém, fatores sociodemográficos parecem exercer influência sobre estas associações.
Descritores: Glicemia/análise
LDL-Colesterol/análise
-Transportes/métodos
Transportes/estatística & dados numéricos
Brasil
Doenças Cardiovasculares/fisiopatologia
Doenças Cardiovasculares/prevenção & controle
Doenças Cardiovasculares/sangue
Exercício/fisiologia
Exercício/psicologia
Índice de Massa Corporal
Demografia
Prevalência
Fatores de Risco
Medição de Risco/métodos
Fatores Sociológicos
Limites: Seres Humanos
Animais
Masculino
Criança
Adolescente
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-734304
Autor: Agote, Luis.
Título: El cuidado de la vida II / The care of life II
Fonte: Arch. argent. pediatr;113(1):e79-e80, ene. 2015.
Idioma: es.
Descritores: Cintos de Segurança
Transportes
Viagem
Gravidez
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Carta
Responsável: AR94.1 - Centro de Información Pediatrica


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Id: biblio-884038
Autor: Silva Junior, Adalberton Guarani Dias da.
Título: Produtos químicos: acidentes rodoviários no estado de São Paulo e a divulgação dos riscos para a sociedade / Chemicals accidents during road transportation at São Paulo state, Brazil and disclosure of its risks to society.
Fonte: São Paulo; s.n; 2018. 79 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Os acidentes com produtos químicos e seus riscos para sociedade, principalmente quando estes são classificados como perigosos para transporte pela ONU, são o objeto deste estudo descritivo da atividade de transporte rodoviário no Estado de São Paulo. Os dados estudados foram as ocorrências registradas pela Setor de Atendimento à Emergências da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) em seu Sistema de Informações de Emergência Químicas (SIEQ). Neste foram analisados 2.432 eventos na atividade de transporte rodoviário do início de 2005 ao final do ano de 2015. A metodologia contou com a pesquisa e revisão bibliográfica de normas técnicas e legislações de destaque, materiais impressos e digitais (manuais, guias e Fichas de Informações de Segurança de Produtos Químicos), sistemas de informações sobre produtos químicos e emergências ambientais disponíveis na internet, bem como as dissertações e teses acadêmicas relacionadas ao objeto deste estudo. Como resultado da análise dos dados constatou-se que 59,6% dos acidentes ocorreram nas atividades de transporte, sendo que 53,6 %, no transporte rodoviário. Os produtos de maior ocorrência foram os líquidos inflamáveis (classe 3) com 47,5 %, as substâncias corrosivas (classe 8) com 14,1% e os não classificados como perigosos com 28,3 %. O número de vítimas no período (505) foi alto para este tipo de acidente, correspondendo a 8,7% do total de vítimas das emergências químicas no Estado de São Paulo. Os resultados finais mostraram que apesar da importância fundamental do transporte rodoviário de produtos químicos para a indústria química e a economia do país, há riscos significativos inerentes a essa atividade, os quais não podem ser negligenciados, devem ser conhecidos e divulgados à sociedade, devendo ainda ser alvo de políticas públicas específicas. Para facilitar a divulgação desses riscos junto à população, foram estudados mecanismos de comunicação. O produto final obtido foi uma plataforma digital composta por página no Facebook, aplicativo (celulares e tablets) e blog contendo informações simplificadas e fichas sobre os riscos dos principais produtos químicos envolvidos nestas ocorrências rodoviárias

Accidents with chemical products and their risks to society, especially when classified as dangerous for transport by the UN, are the object of this descriptive study of road transport activity in the State of São Paulo. The data studied were the occurrences recorded by the Emergency Operations Division of the Environmental Company of the State of São Paulo (CETESB) in the Emergency Chemical Information System (SIEQ). In this system 2,432 events were analyzed on the activity of road transportation from the beginning of 2005 to the end of the year 2015. The methodology included the research and bibliographic reviews of technical standards and prominent legislation, printed and digital materials (manuals, guides and chemical safety data sheets), chemical and environmental emergency data systems available on the internet, as well as dissertations and academic theses related to the object of this study. As a result of these data analysis, it was found that 59.6% occurred in transportation activities, 53.6% in road transport. The most frequent products were flammable liquids (class 3) with 47.5%, corrosive substances (class 8) with 14.1% and those not classified as dangerous with 28.3%. The number of victims in the period (505) was high for this type of accident, corresponding to 8.7% of the total number of chemical emergencies in the State of São Paulo. The final results showed that despite the fundamental importance of road transport of chemical products to the chemical industry and the economy of the country, there are significant risks inherent to this activity, which can\'t be neglected, must be known and disseminated to society, and specific public policies. To facilitate the dissemination of these risks to the population, communication mechanisms were studied. The final product was a digital platform composed of a Facebook page, an application (cell phones and tablets) and a blog containing simplified information and safety data sheets containing the risks of the main chemicals involved in these road events
Descritores: Transportes
Estradas
Acidentes de Trânsito
Risco
Compostos Químicos
Comunicação em Saúde
-Saneamento
Saúde Pública
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: lil-520096
Autor: Lobo, Marcelo G; Marostica, Leisa; Storrer, Karin M; Pereira, Patrícia C. G; Tecchio, Letícia T.
Título: Como nossas crianças estão sendo transportadas nos veículos?: estudo em um Centro Educacional de Curitiba - PR com crianças de 1 a 4 anos / How are our children being transported?: a study in a Curitiba - PR preschool
Fonte: Pediatr. mod;45(3):09-112, maio-jun. 2009.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Avaliar as condições do transporte de crianças (um a quatro anos) em veículos particulares em Curitiba - PR. Métodos: Delineamento - estudo transversal não controlado. Observação da colocação das crianças no interior dos veículos e preenchimento de protocolo previamente elaborado na saída de uma escola. Não foram avaliados tipo, certificação ou instalação das cadeiras. Resultados: Das 23 crianças do estudo, seis (26,08%) estavam soltas no banco traseiro, cinco (21,73%) presas ao cinto de segurança do banco traseiro, sem nenhum dispositivo de segurança, e nove (39,13%) estavam em cadeiras de segurança fixadas no banco traseiro, viradas para a frente. Três crianças foram transportadas no banco dianteiro, sendo que duas (8,69%) estavam sem o cinto de segurança e a outra (4,34%) presa a ele, todas sem cadeirinhas. Conclusão: As causas externas ocupam o segundo lugar na mortalidade pediátrica brasileira e os transportes o segundo lugar neste grupo. A National Highway Traffic Safety Administration orienta que crianças de um a quatro anos sejam transportadas em cadeirinhas de segurança certificadas e instaladas no banco traseiro dos veículos, viradas para a frente. Mesmo não tendo sido avaliados todos os critérios para o transporte seguro das crianças, em veículos de passeio, 60,86% estavam sendo transportadas incorretamente e apenas 39,13% adequadamente. Os resultados apresentados servem de alerta aos pediatras, para que maior atenção seja dada a esta orientação.
Descritores: Acidentes de Trânsito/prevenção & controle
Cintos de Segurança
Cuidado da Criança/normas
-Transportes/normas
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Lactente
Pré-Escolar
Tipo de Publ: Estudos de Avaliação
Responsável: BR12.1 - Biblioteca Setorial da Ciências da Saúde


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Id: biblio-1021593
Autor: Paiva, Raquel; Carmelini, Leandro José.
Título: Circulação e cidadania: modos de comunicar na cidade / Circulation and citizenship: ways of communicating in the city / Circulación y ciudadanía: formas de comunicación en la ciudad
Fonte: RECIIS (Online);13(3):681-690, jul.-set. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este texto pretende discutir, a partir de uma perspectiva comunicacional, a relação entre circulação urbana e cidadania. Em um primeiro momento introdutório, nos deteremos principalmente nos conceitos de sistemas comunicacionais, comum e comunicação. Em seguida, pensaremos como o paradigma moderno de circulação, histórica e contemporaneamente, interfere na organização do comum e nos espaços da cidade de modo a privilegiar circuitos domésticos e de consumo em detrimento de usos e ocupações mais livres do espaço público. Por fim, discutiremos sobre a ideia de cidadania no Brasil para pensar com há uma relação explícita no modo como se circula na cidade, se constitui o comum urbano e se dispõe de certos direitos, especificamente o de liberdade de locomoção, ou, se quisermos, o direito de ir e vir.

This text intends to discuss, from a communicational perspective, the relationship between urban circulation and citizenship. In the first introductory moment, we will focus mainly on the concepts of communication, common and communication systems. Next, we will think about how the modern paradigm of circulation, historically and contemporarily, interferes with the organization of the commons and the city spaces in order to privilege domestic and consumption circuits over the freer uses and occupations of public space. Finally, we will discuss about the idea of citizenship in Brazil to think with there is an explicit relation in the way it circulates in the city, if it constitutes the urban common and if it has certain rights, specifically freedom of movement, or, if we wish, the right to come and go.

Este texto pretende discutir, desde una perspectiva comunicacional, la relación entre la circulación urbana y la ciudadanía. En el primer momento introductorio, nos centraremos principalmente en los conceptos de comunicación, sistemas comunes y de comunicación. A continuación, pensaremos cómo el paradigma moderno de la circulación, histórica y contemporáneamente, interfiere con la organización de los espacios comunes y municipales para privilegiar los circuitos domésticos y de consumo sobre los usos y ocupaciones más libres del espacio público. Finalmente, discutiremos sobre la idea de ciudadanía en Brasil para pensar que existe una relación explícita en la forma en que circula en la ciudad, si constituye el común urbano y si tiene ciertos derechos, específicamente la libertad de movimiento o, si lo deseamos, El derecho a ir y venir.
Descritores: Transportes
Comunicação
Área Urbana
Participação da Comunidade
Liberdade de Circulação
-Reforma Urbana
Cidades
Planejamento de Cidades
Veículos Automotores
Direitos Socioeconômicos
AMERICAN NURSES' ASSOCIATIONABDOMINAL INJURIESABDOMEN
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Id: lil-633040
Autor: Cerrone, Omar Jorge; Massol, René.
Título: Sisteg®-Sistema de transporte para muestras diagnósticas y sustancias infecciosas / Sisteg®-Transport system for biological material and infectious substances
Fonte: Acta bioquím. clín. latinoam;42(1):39-46, ene.-mar. 2008. ilus, graf.
Idioma: es.
Resumo: El propósito de este trabajo es presentar un envase que cumple con las regulaciones de seguridad tanto para el transporte de muestras diagnósticas como el de sustancias infecciosas, basado en las Normas IATA (Asociación de Transporte Aéreo Internacional), en las Recomendaciones para el Transporte de Muestras Peligrosas de Naciones Unidas y en las legislaciones internas vigentes. Este envase logra dar tranquilidad a todos los sectores involucrados en un transporte de muestras: personal del laboratorio derivante, de la empresa de transporte y del laboratorio efector, además de minimizar el riesgo de contaminación del medio ambiente y de la población en general. Por otro lado, también se buscó asegurar la integridad de la muestra, realizando un transporte seguro y eficiente, cuidando la cadena del frío cuando fuese necesario, para permitir un análisis exacto por parte del laboratorio destinatario. Para todo esto se contó con la participación del Instituto Nacional de Tecnología Industrial (INTI) el que una vez realizados todos los ensayos, elaboró un documento con los resultados, que permitió a la Comisión de Prevención de Accidentes en la Aviación Civil (PREVAC) -organismo dependiente de las FFAA- determinar que dicho Sistema puede ser utilizado para el envío sin riesgo por vía aérea tanto de muestras diagnósticas como de sustancias infecciosas.

The purpose of the work is to introduce a package that fulfills the safety guidelines for transportation of Diagnostic Specimens as well as Infectious Substances, based on the IATA (Internacional Air Transport Association) Standards, the United Nations Recommendations on the Transport of Dangerous Goods and the internal legislation in force. In this way, none of the sectors involved in Specimen Transportation should not be worried since shipping laboratory personnel, carrier personnel, the receiving laboratory personnel, and, additionally, the risk of polluting the environment or the population in general are minimized. Besides, specimen integrity has been intended to be ensured, by providing safe and efficient transport, taking care of the cold chain when required, in order to obtain an accurate analysis from the receiving laboratory. For this purpose, upon completion of the tests, the Instituto Nacional de Tecnología Industrial (INTI - National Institute of Industrial Technology) enabled the Comisión de Prevención de Accidentes en la Aviación Civil (PREVAC - Commission for the Prevention of Civil Aviation Accidents) --dependent on the Air Forces- to set out that said System can be used for sending diagnostic specimens and infectious substances whithout risk by air mail.
Descritores: Transportes/normas
Contenção de Riscos Biológicos/normas
-Controle de Qualidade
Preservação de Amostras
Transporte de Substâncias, Produtos e Materiais
Responsável: AR144.1 - CIBCHACO - Centro de Información Biomedica del Chaco


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Id: lil-603305
Autor: Prange, Ana Paula Lobão.
Título: "Quem dá mais, cobra mais!": Uma análise das normas antecedentes do ofício de motorista de ônibus em um contexto específico / "Who gives more, charges more!": An analysis about the job of bus driver in a specific context
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;11(2):551-565, ago. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar o trabalho prescrito e as normas antecedentes do trabalho dos motoristas de ônibus de uma empresa de transporte urbano do município de Rio de Janeiro. O referido estudo baseou-se em conceitos vindos da Ergonomia e da Ergologia e em dados de outra pesquisa já realizada sobre o ofício de motorista de ônibus (CAIAFA, 2002). Contou ainda com uma pesquisa de metodologia qualitativa que buscou analisar a linguagem utilizada pelos responsáveis por transmitir as normas antecedentes e prescrições de trabalho de certa empresa de ônibus aos seus funcionários. O material para análise foi colhido a partir de duas situações: uma entrevista com um inspetor, que pelas atribuições de seu cargo tem como rotina observar, controlar e corrigir aspectos do trabalho dos motoristas e cobradores, e a participação em um processo de integração para funcionários recém-admitidos na referida empresa.

The goal of this article is analyze the prescribed work norms and the antecedent norms of the bus drivers work in a specific context. The reported study was inspired in the concepts given respectively for the Ergonomy and the Ergology, and in the observations from another research about bus journeys in Rio de Janeiro (CAIAFA, 2002). It counted also with a qualitative research methodology that sought to analyze the language used by the person responsible for the transmission of prescribed work norms and the antecedent norms of a certain company to its employees. The content for analyze was collected from two situations: an interview held with an inspector, with the assignments to observe, monitor and correct aspects of the bus driver's work and conductor's work, and the participant observation of a process of integration for admitted workers in the already mentioned company.
Descritores: Transportes/normas
Trabalhadores
-Ergonomia
Limites: Seres Humanos
Adulto
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


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Id: biblio-895461
Autor: Silva, Fredson V; Borges, Iran; Lana, Ângela M. Q; Borges, Ana L. C. C; Sá, Hemilly C. M; Silva, Vandenberg L; Alves, Leonardo R. N; Souza, Fernando A.
Título: Bem-estar dos cordeiros submetidos ao transporte rodoviário e avaliação das carcaças e carnes / Welfare of lambs subjected to road transport and assessment of carcasses and meat
Fonte: Pesqui. vet. bras = Braz. j. vet. res;37(6):630-636, jun. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivou-se avaliar o grau de bem-estar dos cordeiros submetidos ao transporte rodoviário e suas carcaças e carnes. Para isto, fez-se a avaliação dos parâmetros comportamentais durante o transporte, dos parâmetros fisiológicos após o desembarque e antes do abate e a caracterização das carcaças e carnes dos cordeiros. Realizaram-se quatro transportes rodoviários com durações crescentes (1h45min, 3h52min, 7h30min e 10h30min), cada transporte continha vinte cordeiros. O peso corporal dos animais foi de 36,64±2,13 kg antes do transporte. Os cordeiros foram abatidos 15 horas após o desembarque. Os cordeiros deitaram por pouco tempo (mediana igual à zero a cada 20min) em jornadas menores que 3h52min. O número de eventos potencialmente traumáticos foi baixo (mediana próxima a zero, a cada 20min) para quaisquer durações dos transportes. As concentrações de adrenalina e cortisol, bem como os metabólitos que são controlados por eles, foram semelhantes entre os tratamentos. Contudo, a massa das carcaças diminuiu e as concentrações de creatina quinase aumentaram linearmente quando os transportes foram mais longos, o que podem revelar diminuição do bem-estar. A qualidade da carne de cordeiros não sofreu interferências da duração dos transportes.(AU)

This study aimed to assess the level of welfare in lambs by road transport and their carcasses and meat. Thus, we assessed behavioral parameters during transport, physiological parameters after landing and before slaughter and carcass and meat characteristics of lambs. Four road transports were achieved with increasing durations (1h45min, 3h52min, 7h30min and 10h30min), there were twenty lambs in each transport. Animals body weight was 36.64±2.13 kg before transport. The lambs were slaughtered 15 hours after landing. The lambs lie down (median equal to zero every 20min) for a short time in journeys shorter than 3h52min. The number of potentially traumatic events is low (median near zero every 20min) for any transport duration. The adrenaline and cortisol concentrations, as well as metabolites that are controlled by them, did not testify that longer transport. However, the carcasses mass decreased and creatine kinase concentrations increased linearly with longer transports, which may reveal decrease in welfare. The meat quality of lambs was not influenced by the transport duration.(AU)
Descritores: Estresse Psicológico/diagnóstico
Transportes/métodos
Bem-Estar do Animal
Ovinos/fisiologia
Carne Vermelha/análise
-Qualidade dos Alimentos
Abate de Animais
Limites: Animais
Responsável: BR68.1 - Biblioteca Virginie Buff D'Ápice


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Texto completo SciELO Brasil
Solé, Dirceu
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Id: biblio-958385
Autor: Ferrari, Gerson Luis de Moraes; Victo, Eduardo Rossato de; Ferrari, Tatiane Kosimenko; Solé, Dirceu.
Título: Active transportation to school for children and adolescents from Brazil: a systematic review / Transporte ativo para escola de crianças e adolescentes do Brasil: uma revisão sistemática
Fonte: Rev. bras. cineantropom. desempenho hum;20(4):406-414, July-Aug. 2018. tab, ilus.
Idioma: en.
Resumo: Abstract The aim of this study was to describe the use of active transportation to school (ATS) for Brazilian children and adolescents through a systematic review. This review was carried out from February to March of 2018 by using databases from the area, governmental policies and research and by contacting researchers from this area. The databases used were: LILACS; BIREME; SCIELO; MEDLINE and SCOPUS. The search was performed in articles published from January 2007 to December 2017. The inclusion criteria were: original articles published in journals; articles that measured ATS; articles that evaluated Brazilian children and/or adolescents with ages ranging between 0 and 19 years of age, without specific clinical conditions, without diagnoses of diseases and non-athletes. Overall, 19 articles were selected for this study. Only 8 presented ATS values for gender, with boys and girls using ATS similarly, 4 for each gender. Regarding regions, 11 studies presented data from the Southern regions, 3 studies presented data from the Southeastern region, 3 from the Northeastern region and 2 studies presented data from Brazil as a whole. The Northern and Midwestern regions were not studied in any of the articles. Based on the results, the prevalence of ATS for children and adolescents varies according to the studies and regions in Brazil. Authorities should be encouraged to build monitoring systems for ATS to support planning and evaluation of public policies.

Resumo O objetivo desse estudo foi descrever o uso do transporte ativo para escola (TAE) em crianças e adolescentes brasileiros em uma revisão sistemática. A revisão foi realizada no período de vevereiro à março de 2018, utilizando bases de dados da área, e pesquisas políticas e governamentais através de pesquisadores da área. As bases de dados utilizadas foram: LILACS; BIREME; SCIELO; MEDLINE e SCOPUS. A busca foi realizada em artigos publicados no período de Janeiro de 2007 à Dezembro de 2017. Os critérios de inclusão foram: artigos originais publicados em periódicos; artigos que mediram TAE; artigos que avaliaram crianças e / ou adolescentes Brasileiros com idade entre 0 e 19 anos, sem condições clínicas específicas, sem diagnósticos de doenças e não atletas. No total, 19 artigos foram selecionados para este estudo. Apenas 8 apresentaram valores de TAE conforme o sexo, sendo que meninos e meninas usaram TAE de forma semelhante, sendo 4 para cada sexo. Em relação às regiões, 11 estudos apresentaram dados das regiões do Sul, 3 estudos apresentaram dados da região Sudeste, 3 da região Nordeste e 2 estudos apresentaram dados do Brasil como um todo. As regiões Norte e Centro-Oeste não foram analisadas em nenhum dos artigos. Com base nos resultados, a prevalência de TAE para crianças e adolescentes varia de acordo com os estudos e regiões no Brasil. As autoridades devem ser incentivadas a criar sistemas de monitoramento para o TAE para apoiar o planejamento e a avaliação de políticas públicas.
Descritores: Transportes/métodos
Criança
Adolescente
Estilo de Vida
-Atividade Motora
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: biblio-960691
Autor: Alcantara, Vanessa Carine Gil de; Silva, Rose Mary Rosa Costa Andrade; Pereira, Eliane Ramos.
Título: As condições de trabalho e o mundo da vida de motoristas de ônibus: estudo fenomenológico / The working conditions and the lifeworld of bus drivers: phenomenological study / Las condiciones de trabajo y el mundo de la vida de conductores de autobús: estudio fenomenológico
Fonte: Rev. enferm. UERJ;24(6):e12514, nov.-dez. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: descrever as percepções de motoristas de ônibus no leste do Estado do Rio de Janeiro quanto às possíveis melhorias para a condição do trabalho. Método: estudo qualitativo, descritivo, realizado entre em 2014, com 16 motoristas de ônibus, utilizando-se a técnica de entrevista semiestruturada. A análise das unidades de significados foi subsidiada pela fenomenologia de Merleau-Ponty. A pesquisa obteve aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa (CAAE nº 19593513.2.0000.5243). Resultados: os motoristas destacam o relacionamento interpessoal como fator importante para ter um bom dia de trabalho. A percepção do seu mundo da vida se dá a partir de suas condições sócio-históricas, existenciais. Também estão ligadas às condições econômicas e de subsistência relativas ao trabalho e renda. Conclusão: considerar a percepção do motorista significa valoriza-lo não apenas como profissional, mas também como parte principal para o serviço e ser protagonista em seu mundo da vida.

Objective: to describe the perceptions of bus drivers in the east of Rio de Janeiro, Brazil, about possible improvements to their work condition. Method: qualitative, descriptive study conducted in 2014, with 16 bus drivers, using a semi-structured interview technique. Data analysis was carried out by meaning units supported by the Merleau-Ponty's phenomenology. The study was approved by the Ethics and Research Committee (CAAE No 19593513.2.0000.5243). Results: drivers highlight the interpersonal relationship as an important factor to have a good working day. Their perception of their lifeworld is given from their socio-historical, existential conditions. They are also linked to economic and livelihood on working and income. Conclusion: to take the driver's perception under consideration means to value them not only as a professional but also as the main part for the service as well as to see them as protagonists in their lifeworld.

Objetivo: describir las percepciones de los conductores de autobuses en Río de Janeiro, Brasil, sobre posibles mejoras a su condición de trabajo. Método: estudio cualitativo y descriptivo realizado en 2014, con 16 conductores de autobuses, mediante técnica de entrevista semi-estructurada. El análisis de los datos se llevó a cabo mediante unidades de significado apoyadas por la fenomenología de Merleau-Ponty. El estudio fue aprobado por el Comité de Ética e Investigación (CAAE 19593513.2.0000.5243). Resultados: los conductores destacan la relación interpersonal como un factor importante para tener un buen día de trabajo y su percepción de su mundo de vida se da a partir de sus condiciones socio-históricas, existenciales. También están relacionados con la economía y los medios de vida sobre el trabajo y los ingresos. Conclusión: considerar la percepción del conductor significa valorarlos no sólo como profesionales, sino también como la parte principal del servicio, así como para verlos como protagonistas en su mundo de vida.
Descritores: Percepção
Transportes
Condições de Trabalho
Perfil de Saúde
Veículos Automotores
Estresse Ocupacional
-Estresse Psicológico
Comportamentos Relacionados com a Saúde
Análise Qualitativa
Saúde Mental
Epidemiologia Descritiva
Saúde do Trabalhador
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Adulto Jovem
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)



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