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Texto completo SciELO Saúde Pública
Araujo, Timoteo Leandro
Matsudo, Victor Keihan Rodrigues
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Id: biblio-898585
Autor: Lima, Josivaldo de Souza; Ferrari, Gerson Luis de Moraes; Ferrari, Tatiane Kosimenko; Araujo, Timóteo Leandro; Matsudo, Victor Keihan Rodrigues.
Título: Mudanças no deslocamento para o trabalho e na atividade física da população de três municípios da região de São Paulo nos anos de 2000 e 2010 / Changes in commuting to work and physical activity in the population of three municipalities in the São Paulo region in 2000 and 2010
Fonte: Rev. bras. epidemiol;20(2):274-285, Abr.-Jun. 2017. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO: Objetivo: Verificar as mudanças no deslocamento para o trabalho e na atividade física (AF) na população de três municípios da região de São Paulo nos anos 2000 e 2010. Métodos: Estudo de coorte transversal com amostra representativa de 602 adultos (62,3% homens), realizado nos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul nos anos 2000 (n = 304; 66,1% homens) e 2010 (n = 298; 58,4% homens). A AF foi analisada pelo Questionário Internacional de Atividade Física e os participantes foram classificados em ativos (≥ 150 min/sem) e insuficientemente ativos (< 150 min/sem). O deslocamento para o trabalho foi rotulado em transporte ativo (a pé e bicicleta), privado (moto, carro, vans e ônibus) e público (ônibus, vans, trem ou metrô). Resultados: As médias (min/sem) de AF de caminhada (229,4 versus 190,6), moderada (449,1 versus 347,4), vigorosa (354,4 versus 317,4) e total (552,3 versus 442,5) dos participantes foram maiores em 2010 do que em 2000. A prevalência de ativos aumentou de 62,2 para 78,2%, respectivamente. Foi encontrada relação negativa entre transporte ativo e público com nível socioeconômico; transporte ativo e grau de escolaridade; transporte público e faixa etária. Relação positiva foi verificada somente entre transporte privado e nível socioeconômico. A média da AF total (min/sem) foi maior (p = 0,024; 32,2%) em 2010 do que em 2000 para o transporte ativo. Conclusão: Os dados de vigilância em AF total nos três municípios de São Paulo indicam que a média do transporte ativo para o trabalho aumentou após dez anos, enquanto o transporte público diminuiu.

ABSTRACT: Objective: To evaluate the changes in commuting to work and physical activity (PA) in the population of three municipalities in the São Paulo region in 2000 and 2010. Methods: Cross-sectional study with a representative sample of 602 adults (62.3% men) carried out in the municipalities of Santo André, São Bernardo do Campo and São Caetano do Sul in 2000 (n = 304; 66.1% men) and 2010 (n = 298; 58.4% men). Physical activity was assessed by the International Physical Activity Questionnaire and participants were classified into active (≥ 150 min/week) and insufficiently active (< 150 min/week). The commuting to work was classified in active transport (walking and cycling), private (bike, car, vans and buses) and public (buses, vans, train or subway). Results: Average (min/week) PA walk (229.4 versus 190.6), moderate (449.1 versus 347.4), vigorous (354.4 versus 317.4) and total (552.3 versus 442.5) shows the participants were greater in 2010 than in 2000. The prevalence assets increased from 62.2 to 78.2%, respectively. A negative relationship was found between active transport and public with socioeconomic status; active transport and education level; public transport and age. Positive relationship was found only among private transport and socioeconomic status. The average of the total PA (min/week) was higher (p = 0.024; 32.2%) in 2010 than in 2000 for active transport. Conclusions: Surveillance data in full PA in the three municipalities of São Paulo indicate that the average active commuting to work increased after ten years, while public transport has decreased.
Descritores: Transportes
Trabalho
Exercício Físico
-Fatores de Tempo
População Urbana
Brasil
Estudos Transversais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-745225
Autor: Garaycochea, Octavio; Ticona, Eduardo.
Título: Rutas de transporte público y situación de la tuberculosis en Lima, Perú / Routes of public transport and the situation of tuberculosis in Lima, Peru
Fonte: Rev. peru. med. exp. salud publica;32(1):93-97, ene.-mar. 2015. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: Con el objetivo de determinar la asociación entre el número de rutas formales de transporte público urbano y la situación de la tuberculosis (TB) en cada distrito de Lima, se realizó un análisis correlacional y un modelo de regresión lineal entre ambas variables. Asimismo, se determinó el número de rutas de transporte público de mayor probabilidad de transmisión de TB, las zonas de mayor circulación de dichas rutas y un mapeo de estas. Existe una correlación positiva entre el número de rutas formales que recorren cada distrito de Lima y la situación de TB; un porcentaje de la situación de TB podría ser explicada por el número de rutas de transporte público. De las 404 rutas formales que recorren Lima Metropolitana, 147 (36,4%) son rutas de mayor probabilidad de transmisión de TB. El transporte público debería ser considerado en la lucha actual contra la TB.

In order to determine the association between the number of formal urban public transport routes and the situation of tuberculosis (TB) in each district of Lima, a correlational analysis and linear regression model between the two variables was performed. Also determined were the number of public transport routes most likely to transmit TB, the areas of greatest activity of these routes and a mapping of these routes. There is a positive correlation between the number of formal routes through each district of Lima and the situation of tuberculosis; a percentage of the TB situation could be explained by the number of public transport routes. Of the 404 formal routes that run through Lima, 147 (36.4%) are routes of greater probability of transmission of TB. Public transport should be considered in the ongoing fight against TB.
Descritores: Transportes
Tuberculose
Vigilância Sanitária
-Estudos Ecológicos
Peru
Limites: Humanos
Responsável: PE14.1 - Biblioteca de la Sede Central


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Texto completo SciELO Brasil
Assunçäo, Ada Avila
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Id: biblio-990730
Autor: Souza, Luís Paulo Souza e; Assunção, Ada Ávila; Pimenta, Adriano Marçal.
Título: Fatores associados à obesidade em rodoviários da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil / Factors associated with obesity in urban collective transportation workers of the Metropolitan Region of Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Fonte: Rev. bras. epidemiol;22:e190029, 2019. tab.
Idioma: pt.
Projeto: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Resumo: RESUMO: Objetivo: Analisar os fatores demográficos, comportamentais e ocupacionais associados à obesidade em trabalhadores do transporte coletivo urbano de cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Minas Gerais, Brasil. Método: Estudo transversal com 1.448 motoristas e cobradores da RMBH. Dados antropométricos, demográficos, comportamentais, de vínculo com a empresa e condições do ônibus foram coletados, em 2012, por meio de questionário aplicado face a face por entrevistador. Para o cálculo da obesidade, utilizou-se como ponto de corte o índice de massa corporal ≥ 30 kg/m2. Razões de prevalência (RP) e seus respectivos intervalos de confiança de 95% (IC95%) foram ajustados pela técnica de regressão multivariada de Poisson. Resultados: A prevalência da obesidade entre os trabalhadores foi de 16,1%. O sexo feminino (RP = 1,84; IC95% 1,37 - 2,49), estar nas faixas etárias dos 30 aos 39 anos (RP = 1,66; IC95% 1,17 - 2,37) e dos 40 aos 49 anos (RP = 1,59; IC95% 1,04 - 2,42), tempo no cargo de 5,01 a 10 anos (RP = 1,52; IC95% 1,04 - 2,42) e 20,01 a 47 anos (RP = 1,90; IC95% 1,21 - 3,00) e inatividade física (RP 1,32; IC95% 1,01 - 1,73) permaneceram independentemente associados à obesidade após o ajuste multivariado dos dados. Conclusão: Tais achados evidenciam a necessidade de considerar, nas discussões sobre promoção da saúde dos rodoviários, ações que incentivem a participação dos trabalhadores em atividades saudáveis, assim como a melhoria da organização e gestão do trabalho, para que este seja um promotor de saúde e bem-estar nesta população.

ABSTRACT: Objective: To analyze the demographic, behavioral and occupational factors associated with obesity among urban collective transportation workers of the Metropolitan Region of Belo Horizonte, Minas Gerais State, Brazil. Method: This is a cross-sectional study conducted with 1,448 drivers and collectors in the Metropolitan Region of Belo Horizonte. Anthropometric, demographic, behavioral data, as well as participants' link to the company and bus conditions were gathered in 2012 through a questionnaire applied by an interviewer. To calculate obesity, the body mass index cut off point was ≥ 30 kg/m2. Prevalence ratios (PR) and respective 95% confidence intervals (95%CI) were adjusted by Poisson's multivariate regression. Results: The prevalence of obesity among urban collective transportation workers was 16.1%. Female sex (PR = 1.84; 95%CI 1.37 - 2.49), aging 30 to 39 years old (PR = 1.66; 95%CI 1.17 - 2.37) and 40 to 49 years old (PR = 1.59; 95%CI 1.04 - 2.42), being in the same job role from 5.01 to 10 years (PR = 1.52; 95%CI 1.04 - 2,42) and from 20.01 to 47 years (PR = 1.90; 95%CI 1.21 - 3.00), and physical inactivity (PR = 1.32; 95%CI 1.01 - 1.73) remained independently associated with obesity after multivariate adjustment data. Conclusion: These findings highlight the need to consider actions that encourage employees to participate in healthy activities when discussing health promotion for public transport workers, as well as actions to improve the organization and management of work, so it becomes a health and well-being feature for this population.
Descritores: Obesidade/epidemiologia
Doenças Profissionais/epidemiologia
-Fatores Socioeconômicos
Condução de Veículo
Transportes
População Urbana
Brasil/epidemiologia
Índice de Massa Corporal
Saúde do Trabalhador
Pessoa de Meia-Idade
Obesidade/etiologia
Doenças Profissionais/etiologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-707906
Autor: São Paulo (Estado). Secretaria da Saúde. Coordenadoria de Controle de Doenças. Instituto Adolfo Lutz.
Título: Protocolo laboratorial: meningites bacterianas / Laboratory protocol: bacterial meningitis.
Fonte: São Paulo; São Paulo (Estado). Secretaria da Saúde; maio 2013. 9 p.
Idioma: pt.
Descritores: Haemophilus influenzae
Meningites Bacterianas
Neisseria meningitidis
Streptococcus pneumoniae
Transportes
Responsável: BR76.1 - Biblioteca
BR91.2; Digital; BR76.1; Digital


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Id: biblio-901598
Autor: Costa, Marta Cocco da; Silva, Ethel Bastos da; Soares, Joannie dos Santos Fachinelli; Borth, Luana Cristina; Honnef, Fernanda.
Título: Mulheres rurais e situações de violência: fatores que limitam o acesso e a acessibilidade à rede de atenção à saúde / Mujeres rurales y situaciones de violencia: límites de acceso y accesibilidad a la red de atención de salud / Rural women and violence situation: access and accessibility limits to the healthcare network
Fonte: Rev. gaúch. enferm;38(2):e59553, 2017.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Analisar o acesso e a acessibilidade à rede de atenção às mulheres em situação de violência, residentes em contextos rurais, a partir dos discursos de profissionais. Métodos Estudo qualitativo, exploratório descritivo, com profissionais dos serviços da rede de atenção à violência de quatro municípios da região norte do Rio Grande do Sul. As informações foram geradas por meio de entrevistas realizadas entre agosto e dezembro de 2014 e analisadas pela modalidade temática. Resultados (Des)informação das mulheres, distância, acesso restrito ao transporte, dependência do companheiro, (des)atenção dos profissionais para acolher as mulheres em situação de violência e (des)articulação da rede são fatores limitantes do acesso e têm como consequência o não enfrentamento dessa problemática. Conclusão Aproximar os serviços que integram a rede de atenção à violência contra a mulher e qualificar os profissionais para acolher essas situações pode facilitar o acesso e a adesão das mulheres rurais a esses serviços.

RESUMEN Objetivo Analizar el acceso y la accesibilidad a la red de atención de las mujeres en situación de violencia, residentes en contextos rurales, desde los discursos de los profesionales. Método Estudio cualitativo, exploratorio descriptivo, con profesionales de los servicios de la red de atención en el enfrentamiento a la violencia en cuatro municipalidades de la región norte de Rio Grande do Sul. Se generaron las informaciones por medio de entrevista que fueron analizadas según la modalidad temática. Resultados (Des)información de las mujeres, distancia, acceso restricto a transporte, dependencia del compañero, (des)atención de los profesionales para acoger a las mujeres en situación de violencia así como (des)articulación de la red son factores que limitan el acceso y, a consecuencia, resultan en la falta de enfrentamiento de esa problemática. Conclusión Aproximar los servicios que integran la red de enfrentamiento de la violencia contra la mujer y calificar a los profesionales para acoger desde la perspectiva de género pueden facilitar el acceso y la adhesión de las mujeres rurales a los servicios.

ABSTRACT Objective To analyze the access and accessibility to the healthcare network of women dwelling in rural contexts undergoing violence situation, as seen from the professionals' speeches. Method A qualitative, exploratory, descriptive study with professionals from the healthcare network services about coping with violence in four municipalities in the northern region of Rio Grande do Sul. The information derived from interviews, which have been analyzed by thematic modality. Results (Lack of) information of women, distance, restricted access to transportation, dependence on the partner and (lack of) attention by professionals to welcome women undergoing violence situation and (non)-articulation of the network are factors that limit the access and, as a consequence, they result in the lack of confrontation of this problem. Conclusion To bring closer the services which integrate the confrontation network of violence against women and to qualify professionals to welcome these situations are factors that can facilitate the access and adhesion of rural women to the services.
Descritores: Atenção Primária à Saúde
População Rural
Serviços de Saúde da Mulher/estatística & dados numéricos
Mulheres Maltratadas/psicologia
Violência de Gênero
Acesso aos Serviços de Saúde
-Fatores Socioeconômicos
Transportes
Brasil
Parceiros Sexuais/psicologia
Serviços de Saúde da Mulher/provisão & distribução
Atitude do Pessoal de Saúde
Pesquisa Qualitativa
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Estudo Multicêntrico
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1121605
Autor: Ferro, Catarina Fábia Tenorio.
Título: Plano regional para redução da mortalidade por acidentes de transporte terrestre na v regional de saúde de Pernambuco / Regional plan to reduce mortality from land transport accidents in the regional health v of Pernambuco.
Fonte: Garanhuns; s.n; 2017. 48 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Escola de Saúde Pública do Estado de Pernambuco Curso de Especialização em Saúde Pública para obtenção do grau de Especialista.
Resumo: Segundo a Organização Mundial de Saúde o número de pessoas que morrem a cada ano vítimas de Acidentes de Transporte Terrestre (ATT) é estimado em cerca de 1,2 milhões no mundo. Foram registrados no Brasil no ano de 2013 mais de 42.000 mortes no trâsito e em 2016 mais de 1.000 ATT apenas no município de Garanhuns. Deste modo, considera-se imprescindível a adoção de atividades de promoção e prevenção para o enfrentamento deste agravo. Devido aos aspectos citados e a inexistência de um documento que revele a responsabilidade dos atores envolvidos na redução dessa problemática, este trabalho objetivou a estruturação de um plano de promoção e prevenção para o enfrentamento dos ATT na V regional de saúde de Pernambuco. Tendo como ponto de partida os dados epidemiológicos sobre os ATT e algumas atividades de promoção e prevenção ocorridas anteriormente, foi proposto um projeto piloto para o município de Garanhuns que posteriormente será discutido com os atores envolvidos e ampliado para os demais municípios que compõem a V GERES, com a finalidade de contribuir para a redução das ocorrências deste agravo.(AU)
Descritores: Prevenção de Acidentes
-Transportes
Acidentes de Trânsito
Mortalidade
Responsável: BR1903.1 - Biblioteca Nelson Chaves
BR1903.1; 614.8-084(813.42), F395p


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Id: biblio-1119503
Autor: Silveira, Edilene Aparecida Araújo da; Chagas, Franciele Cristina Corrêa; Silva, Jéssica Maria Dalivete; Magalhães, Leiliane Rodrigues; Jesus, Sara Batista de; Oliveira, Patrícia Peres de.
Título: Vivência de caminhoneiros sobre o uso de substâncias psicoativas: estudo descritivo / Truck drivers experience on the use of psychoactive substances: a descriptive study / Experiencia de los conductores de camiones en el consumo de sustancias psicoactivas: un estudio descriptivo
Fonte: Online braz. j. nurs. (Online);17(4), dec. 2018. ilus.
Idioma: en; es; pt.
Resumo: OBJETIVO: compreender a vivência e os motivos que levaram ao uso de substâncias psicoativas por caminhoneiros. MÉTODO: estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado por meio da técnica em cadeias, norteada pelo referencial teórico do interacionismo simbólico. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com 30 entrevistas caminhoneiros, que transitam por toda malha rodoviária do Brasil, no período de março a agosto de 2016. Para a análise dos elementos, foi utilizada como estratégia a análise temática. RESULTADOS: emergiram três categorias analíticas: "facilitador para o desenvolvimento do trabalho", "repercussão das substâncias psicoativas na saúde" e "alterações comportamentais e impacto nas relações interpessoais". Verificou-se que a trajetória profissional do motorista de caminhão interfere em sua saúde, uma vez que o torna vulnerável ao uso de substâncias psicoativas. CONCLUSÃO: a manutenção da saúde ou sua promoção não deve ser somente responsabilidade do setor saúde, mas resultado de ações intersetoriais e multidisciplinares apoiadas por políticas públicas saudáveis.

OBJECTIVE: To understand the experience and the reasons that led truck drivers to use psychoactive substances. METHOD: A descriptive study with a qualitative approach, performed by means of the technique in chains, guided by the theoretical framework of symbolic interactionism. Data was collected through interviews with 30 truck drivers, who transit through the entire Brazilian road network, from March to August 2016. For the elements analysis, thematic analysis was used as a strategy. RESULTS: Three analytical categories emerged: "work development facilitator"; "health repercussions of psychoactive substances"; "behavioral changes and impact on interpersonal relationships". It was verified that the truck driver's professional trajectory interferes with his health, since it makes him vulnerable to the use of psychoactive substances. CONCLUSION: Maintaining health or promoting it should not only be the responsibility of the health sector, but the result of inter-sectional and multidisciplinary actions supported by healthy public policies.

OBJETIVO: entender la experiencia y las razones que llevaron a los camioneros a consumir sustancias psicoactivas. MÉTODO: estudio descriptivo con enfoque cualitativo, realizado utilizando la técnica en cadenas,guiado por el marco teórico del interaccionismo simbólico.Los datos se recopilaron entre marzo y agosto de 2016 mediante entrevistas con 30 camioneros, que transitan por toda la red de carreteras de Brasil.Para el análisis de los elementos se utilizó el análisis temático como estrategia. RESULTADOS: surgieron trescategorías analíticas: "facilitador para el desarrollo del trabajo"; "repercusión de las sustancias psicoactivas en la salud"; "cambios de comportamiento e impacto en las relaciones interpersonales".Se verificó que la trayectoria profesional del camionero interfiere con su salud, ya que lo hace vulnerable al consumo de sustancias psicoactivas. CONCLUSIÓN: mantener o promover la salud no solo deben ser responsabilidades del sector de la salud, sino el resultado de acciones intersectoriales y multidisciplinarias respaldadas por políticas públicas saludables.
Descritores: Psicotrópicos
Saúde Mental
Saúde do Trabalhador
Dirigir sob a Influência
-Transportes
Riscos Ocupacionais
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias
Limites: Humanos
Masculino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF


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Id: biblio-1120862
Autor: Tocantins. Secretaria de Estado da Saúde.; .Superintendência de Vigilância em Saúde; .Diretoria de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Gerência em Saúde do Trabalhador.
Título: Nota informativa nº 01/2020-GST/DVAST/SVS/SES: nota técnica recomendações aos caminhoneiros ­ prevenção ao Covid-19 / Informative note nº 01/2020-GST / DVAST / SVS / SES: technical note recommendations to truck drivers - prevention to Covid-19.
Fonte: Palmas; [Secretaria de Estado da Saúde]; 20200000. 2 p.
Idioma: pt.
Resumo: Recomendações para assegurar a proteção dos caminhoneiros em período de pandemia no enfrentamento a Covid-19.

Recommendations to ensure the protection of truck drivers in a pandemic period when facing Covid-19.

Recomendaciones para garantizar la protección de los camioneros en un período pandémico frente al Covid-19.
Descritores: Veículos Automotores/classificação
-Autocuidado/métodos
Transportes/classificação
Higiene das Mãos/métodos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Guia
GOVERNMENT PUBLICATIONS
Livro-Texto
Responsável: BR1965


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1092622
Autor: Gama, Luiz Carlos Day; Golgher, André Braz.
Título: Traçando o perfil dos commuters no Brasil / Defining commuters profiles in Brazil / Definición de perfiles de commuters en Brasil
Fonte: Rev. bras. estud. popul;37:e0106, 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste artigo é a construção de tipologias para os trabalhadores brasileiros, em especial, com relação ao tempo de deslocamento até o trabalho. A partir do método GoM (Grade of Membership), estabeleceram-se perfis puros e mistos de trabalhadores no mercado de trabalho brasileiro, com utilização dos dados das PNADs de 2009 e 2014. Três características básicas marcaram aqueles que gastam bastante tempo comutando: sexo masculino, residentes em áreas metropolitanas e em baixa posição socioeconômica. Analisando o extremo oposto, mulheres em baixa posição socioeconômica são mais presentes em perfis caracterizados por alta prevalência de trabalhadores que nada comutam. A distribuição espacial da população, como esperado, não se dá de forma aleatória. Resumindo, os mais pobres tendem a residir longe do centro e o oposto para os indivíduos em melhor situação financeira.

The aim of this article is the construction of typologies for Brazilian workers, especially regarding commuting time to work. Through the GoM (Grade of Membership) method, pure and mixed worker profiles in the Brazilian labor market were established, using data from 2009 and 2014 PNADs. Three basic characteristics marked those who spend a lot of time commuting: they are male, residents of metropolitan areas and have a low socioeconomic status. Analyzing the opposite end, profiles associated with workers who do not commute present a higher prevalence of women with low socioeconomic status. The spatial distribution of the population, as expected, is not random. In short, the poorest people tend to reside far from the town center and the opposite applies to individuals in a more favorable financial situation.

El propósito de este artículo es la construcción de tipologías para los trabajadores brasileños, en particular, con respecto al tiempo de trabajo. Mediante el método GoM (Grade of Membership), se establecieron perfiles puros y mixtos de trabajadores en el mercado laboral brasileño, utilizando datos de las PNAD de 2009 y 2014. Tres características básicas marcaron a aquellos trabajadores que pasan mucho tiempo viajando: son hombres, residen en áreas metropolitanas y tienen bajo nivel socioeconómico. Si se analiza el extremo opuesto, las mujeres en posición socioeconómica baja están más presentes en los perfiles caracterizados por una alta prevalencia de trabajadores que no viajan diariamente. La distribución espacial de la población, como se esperaba, no ocurre al azar. En resumen, los más pobres tienden a residir lejos del centro y lo contrario sucede con las personas que están en una mejor situación financiera.
Descritores: Brasil
Demografia
Mercado de Trabalho
Categorias de Trabalhadores
-Classe Social
Tempo
Transportes
Mulheres Trabalhadoras
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-785047
Autor: Sepulchro, L C O 'R; Carvalho, M A G; Gomes, L C.
Título: Salinity does not alter the effectiveness of menthol as an anesthetic and sedative during the handling and transport of juvenile fat snook (Centropomus parallelus) / Salinidade não altera a eficácia de mentol como um anestésico e sedativo durante a manipulação e transporte de juvenis de robalo peva (Centropomus parallelus)
Fonte: Braz. j. biol;76(3):757-763tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: CNPq; . FAPES.
Resumo: Abstract The effectiveness of menthol as anesthetic and sedative for fat snook (Centropomus parallelus) was tested at different salinities. In the first experiment, the fish were exposed to different concentrations of menthol (25, 37 and 50 mg L–1) in water at different salinities (0, 17 and 36 ppt). In the second experiment, the fish were transported for 10 hours in water with menthol at concentrations of 0, 3.7 and 7.4 mg L–1 under different salinities. Na+ and K+ ions from fish body and water were analyzed after transport. The optimal concentrations of menthol for a short handling period and surgical induction was 37 and 50 mg L–1, respectively, and these values were independent of salinity. After transport, neither mortality nor significant changes in ammonia or dissolved oxygen were observed between treatments at the different salinities. The nitrite levels were lower in freshwater than in brackish and saltwater, but did not change with mentol. The total body levels of Na+ increased with the salinity increase. Menthol is an effective anesthetic for handling of juvenile fat snook at different salinities. Menthol did not influence the measured water parameters and body ions, and it is not necessary for the transport of fat snook.

Resumo A eficácia de mentol como anestésico e sedativo para o robalo peva (Centropomus parallelus) foi testada em diferentes salinidades. No primeiro experimento, os peixes foram expostos a diferentes concentrações de mentol (25, 37 e 50 mg L–1) em diferentes salinidades na água (0, 17 e 36 ppt). No segundo experimento, os peixes foram transportados por 10 horas em água com mentol nas concentrações de 0, 3,7 e 7,4 mg L–1 sob diferentes salinidades. O Na+ e K+ do corpo do peixe e a água foram analisados após o transporte. As concentrações ideais de mentol para um período curto de manipulação e indução cirúrgica foi 37 e 50 mg/L, respectivamente, sendo esses valores independentes da salinidade da água. Após o transporte, não foi verificado mortalidades e nem alterações significativas nos níveis da amônia e oxigênio dissolvido entre os tratamentos para as diferentes salinidades. Os níveis de nitrito foram mais baixos em água doce do que em água salobra e água salgada, mas não se alterou com o mentol. Os níveis corporais de Na+ e K+ aumentaram com o aumento da salinidade. Mentol é um eficaz anestésico para manipulação de robalo peva juvenil em diferentes salinidades. Mentol não influenciou os parâmetros de medição de água e íons do corpo, e não é necessário para o transporte de robalo peva.
Descritores: Transportes/métodos
Perciformes/cirurgia
Perciformes/metabolismo
Salinidade
Mentol/farmacologia
-Brasil
Relação Dose-Resposta a Droga
Hipnóticos e Sedativos/farmacologia
Anestésicos/farmacologia
Limites: Animais
Responsável: BR1.1 - BIREME



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