Base de dados : LILACS
Pesquisa : J01.937.285 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 53 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 6 ir para página                

  1 / 53 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1011616
Autor: Korn, Gustavo Polacow; Villar, Anna Carolina; Azevedo, Renata Rangel.
Título: Hoarseness and vocal tract discomfort and associated risk factors in air traffic controllers / Rouquidão, desconforto do trato vocal e fatores de risco associados em controladores de tráfego aéreo
Fonte: Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.);85(3):329-336, May-June 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Introduction: An air traffic controller is a professional who performs air traffic control functions in air traffic control units and is responsible for controlling the various stages of a flight. Objective: To compare hoarseness and vocal tract discomfort and their risk factors among air traffic controllers in the approach control of São Paulo. Methods: In a cross-sectional survey, a voice self-evaluation adapted from to self-evaluation prepared by the Brazilian Ministry of Labor for teachers was administered to 76 air traffic controllers at approach control of São Paulo, Brazil. Results: The percentage of hoarseness and vocal tract discomfort was 19.7% and 38.2%, respectively. In relation to air pollution, the percentages of hoarseness and vocal tract discomfort were higher among those who consider their working environment to be intolerable than among those in a comfortable or disturbing environment. The percentage of hoarseness was higher among those who seek medical advice due to vocal complaints and among those who experience difficulty using their voice at work than among those who experience mild or no difficulty. The percentage of vocal tract discomfort was higher among those in a very tense and stressful environment than among those who consider their work environment to be mild or moderately tense and stressful. The percentage of vocal tract discomfort was higher among those who describe themselves as very tense and stressed or tense and stressed than among those who describe themselves as calm. Additionally, the percentage of vocal tract discomfort was higher among those who care about their health. Conclusion: Among air traffic controllers, the percentage of vocal tract discomfort was almost twice that of hoarseness. Both symptoms are prevalent among air traffic controllers who considered their workplace intolerable in terms of air pollution. Vocal tract discomfort was related to a tense and stressful environment, and hoarseness was related to difficulty using the voice at work.

Resumo Introdução: O controlador de tráfego aéreo é um profissional que executa funções de controle de tráfego aéreo em unidades de controle de tráfego aéreo e são responsáveis por controlar as várias fases de um voo. Objetivo: Comparar a rouquidão e o desconforto no trato vocal e seus fatores de risco em controladores de tráfego aéreo no centro de controle de aproximação de São Paulo. Método: Em um estudo transversal, uma autoavaliação de voz adaptada da autoavaliação preparada pelo Ministério do Trabalho para professores foi administrada a 76 profissionais do centro de controle de aproximação de São Paulo, Brasil. Resultados: A porcentagem de rouquidão e desconforto no trato vocal foi de 19,7% e 38,2%, respectivamente. Em relação à poluição do ar, as porcentagens de rouquidão e desconforto no trato vocal foram maiores entre aqueles que consideram seu ambiente de trabalho como intolerável do que entre aqueles em um ambiente confortável ou incômodo. A porcentagem de rouquidão foi maior entre aqueles que procuram assistência médica devido a queixas vocais e entre aqueles que têm dificuldade de usar a voz no trabalho do que entre aqueles que experimentam dificuldade leve ou não apresentam dificuldades. A porcentagem de desconforto no trato vocal foi maior entre aqueles em um ambiente muito tenso e estressante do que entre aqueles que consideram seu ambiente de trabalho leve ou moderadamente tenso e estressante. A porcentagem de desconforto no trato vocal foi maior entre aqueles que se descrevem como muito tensos e estressados ou tensos e estressados do que entre aqueles que se descrevem como calmos. Além disso, a porcentagem de desconforto no trato vocal foi maior entre aqueles que se preocupam com sua saúde. Conclusão: Entre os controladores de tráfego aéreo, a porcentagem de desconforto no trato vocal foi quase o dobro da rouquidão. Ambos os sintomas são prevalentes entre os controladores de tráfego aéreo que consideram o seu local de trabalho intolerável em termos de poluição do ar. O desconforto no trato vocal foi associado a um ambiente tenso e estressante e a rouquidão foi associada à dificuldade de usar a voz no trabalho.
Descritores: Aviação/estatística & dados numéricos
Distúrbios da Voz/epidemiologia
Rouquidão/epidemiologia
Doenças Profissionais/epidemiologia
-Autoavaliação
Brasil/epidemiologia
Distúrbios da Voz/etiologia
Incidência
Estudos Transversais
Fatores de Risco
Carga de Trabalho
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR1.1 - BIREME


  2 / 53 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-670701
Autor: Melo, Marília Fernandes Soares de; Silvany Neto, Annibal Muniz.
Título: Perfil de morbidade, aspectos ergonômicos e psicossociais, fadiga e perturbação do ciclo circadiano de pilotos de aviação comercial: uma revisão narrativa / Morbidity profile, ergonomic and psychosocial aspects, fatigue and disturbance of the circadian rythm of commercial airline pilots: a narrative review / Perfil de morbilidad, aspectos ergonómicos y psicosociales, fatiga y trastorno del ciclo circadiano de pilotos de la aviación comercial: una revisión narrativa
Fonte: Rev. baiana saúde pública;36(3), jul.-set. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: O processo de informatização diminuiu o esforço físico do piloto, contudotornou o trabalho monótono e, em alguns momentos, pode levá-lo à perda de sua identidade de aviador, passando a ver-se como um operador de sistemas cujas jornadas de trabalho são irregulares e as alterações diárias dos horários de alimentação e sono proporcionam uma desarmonia na vida familiar e no relacionamento social, além de submetê-los a agravos à saúde. Este estudo propõe-se a identificar fatores ergonômicos, aspectos psicossociais, fadiga e perturbação do ciclo circadiano e situação de saúde de pilotos comerciais relatadas naliteratura nacional e internacional. A metodologia adotada foi a revisão narrativa de artigos publicados em bases informatizadas. Quanto ao perfil de morbidade, a maior parte dos artigos abordava as doenças cardiovasculares com aumento do perfil de lipídeos e IMC. Dentre os aspectos ergonômicos e psicossociais, os estudos avaliaram que os pilotos não têm convivência social com amigos e familiares, como outros trabalhadores, porque a organização do trabalho não lhes permite. Em relação à fadiga e à perturbação do ciclo circadiano, quase todos os trabalhos reconheceram a fadiga como fator importante e resultante de múltiplos riscos. A perturbação do ciclo circadiano acontece principalmente nos pilotos que cruzam fusos horários. Relatou-se também o consumo elevado de cafeína e substâncias estimulantes. Esta revisão permitiu perceber-se que a categoria estudada apresenta riscos ocupacionais específicos, alguns deles já bem definidos na literatura.

The process of computerization has reduced the physical effort of the pilot. However, his work became monotonous and at times can lead to loss of their identity as a flyer resulting in seeing himself as a system operator. The journeys of these workers are irregular; therefore there are daily changes in their meal and sleeping schedules providing a disharmony in their family life and social relationships, in addition to health problems that they are submitted. This study aims to identify the ergonomic and psychosocial factors, fatigue, circadian rhythm disruption and health status of commercial pilots reported in the national and international literature. The methodology adopted was a narrative review of articles published in computerized databases. In regards to the profile of morbidity, most of the articles dealt with the cardiovascular diseases which showed increased lipid profile and Body mass index (BMI). Among the ergonomic and psychosocial aspects the studies accomplished that the pilots cannot have a social life with friends and family such as other employees because the organization of their work does not allow them to do so. In relation to fatigue and disturbance of the circadian rhythm, almost all workers acknowledged that fatigue is an important factor in the life of the pilots that results in multiple risks. The disturbance of the circadian rhythm happens mainly with the pilots who cross time zones. It was also reported a high consumption of caffeine and stimulant medication. This study led us to realize that the airline pilots have specific occupational risks, some of them already well established in the literature.

El proceso de informatización ha reducido el esfuerzo físico del piloto, sin embargo, ha transformado el trabajo monótono y, en ciertas ocasiones, puede conducirlo a la pérdida de su identidad como aviador, viéndose como un operador de sistemas, cuyas jornadas de trabajo son irregulares y, las alteraciones cotidianas de alimentación y sueño provocan unadesarmonía en la vida familiar y en las relaciones sociales, además de agravar su salud. Este estudio tiene como objetivo identificar los factores ergonómicos, aspectos psicosociales, fatiga, y el trastorno del ciclo circadiano y el estado de salud de los pilotos comerciales, relatados enla literatura nacional e internacional. La metodología adoptada fue una revisión narrativa de los artículos publicados en bases de datos informatizadas. En cuanto al perfil de morbilidad, la mayoría de los artículos abordaban enfermedades cardiovasculares, con elevación delperfil lipídico y del índice de masa corporal (IMC). Con relación a los estudios ergonómicos y psicosociales, los estudios evaluaron que los pilotos no tienen una vida social con amigos y familiares, al igual que otros trabajadores, debido a que la organización de su trabajo no se los permite. Respecto a la fatiga y al trastorno del ciclo circadiano, casi todos los estudios han reconocido la fatiga como importante factor, el cual puede resultar en múltiples riesgos. El trastorno de ciclo circadiano se manifiesta, principalmente, en los pilotos que cruzan husos horarios. También se ha relatado un elevado consumo de cafeína y sustancias estimulantes. Esta revisión ha permitido percibir que la categoría estudiada presenta riesgos laborales específicos y, algunos de ellos, ya bien definidos en la literatura.
Descritores: Aviação
Riscos Ocupacionais
Morbidade
Esforço Físico
Pilotos
Ergonomia
Categorias de Trabalhadores
Responsável: BR15.1 - Biblioteca de Ciências Biomédicas


  3 / 53 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: biblio-942043
Autor: CANAL SAÚDE - FIOCRUZ/MINISTÉRIO DA SAÚDE.
Título: MUSEU AEROESPACIAL.
Fonte: RIO DE JANEIRO; s.n; 2011. 1v p.
Idioma: pt.
Descritores: Aviação/história
Museus
Limites: Masculino
Feminino
Humanos
Responsável: BR1719.1 - Biblioteca do CPqRR
BR1719.1; Digital 1420, DVD, 2011. 017670


  4 / 53 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-880199
Autor: Krebs, Juliana Mazzaferro; Sgarabotto, Aline Rosés; Castro, João de Carvalho.
Título: Barotrauma otológico na aviação / Otological barotrauma in aviation
Fonte: Acta méd. (Porto Alegre);34:[5], 20130.
Idioma: pt.
Resumo: O barotrauma otológico é qualquer agressão à orelha média causada pelo desequilíbrio entre a pressão desta cavidade e a pressão ambiental. Na aviação, esta condição se estabelece, na maioria das vezes, durante o pouso da aeronave e é causada pelo mau funcionamento da tuba auditiva do paciente. O objetivo deste artigo é revisar a fisiopatologia e o manejo do barotrauma otológico na aviação.

The ear barotrauma is any injury in the middle ear caused by the difference between this cavity pressure and environmental pressure. In aviation, this condition is established, in majority, during the landing and is caused by poor function of the auditory tube of the patient. This article purpose is to review the physiopathology and the treatment of the ear barotrauma.
Descritores: Barotrauma
-Aviação
Orelha Média
Responsável: BR1323.1 - Biblioteca Central Irmão José Otão


  5 / 53 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Zeigelboim, Bianca Simone
Texto completo
Id: lil-788020
Autor: Fonseca, Vinicius Ribas; Zeigelboim, Bianca Simone; Lacerda, Adriana Bender Moreira; Ribas, Angela; Spanhol, Guilherme.
Título: Hearing Health in Agricultural Aviation Pilots from Cindacta II Wearing Earplugs and a Helmet
Fonte: Int. arch. otorhinolaryngol. (Impr.);20(2):105-108tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Introduction Agricultural aviation pilots, exposed daily to intense vibration and noise, are likely to develop noise-induced hearing loss (NIHL). Objectives The aim of this study was to investigate the presence of audiograms consistent with NIHL in agricultural aviation pilots who use earplugs and helmets. Methods We conducted a cross-sectional cohort and observational study. The data were taken from the medical records and audiograms of 94 pilots. Results NIHL was identified in 9.5% of individuals with hearing loss by audiograms at 3,000, 4,000, or 6,000 Hz. Normal audiograms were observed in 46.8% of pilots surveyed. Bilateral hearing loss was more frequent than unilateral hearing loss, occurring in 64.8% of cases. Conclusion Although there was a low incidence of audiograms compatible with NIHL in the records of the pilots examined, the disorder still occurs despite the doubled use of individual hearing protection equipment (helmets and earplugs) for agricultural aviation pilots. Nevertheless, even with the use of earplugs and helmets as noise protectors, the data showed that agricultural pilots suffer inner ear damage caused by occupational noise. Prevention and periodic audiologic evaluations must be conducted in noiseexposed occupational groups.
Descritores: Aviação
Perda Auditiva Provocada por Ruído
Doenças Profissionais
-Produção Agrícola
Dispositivos de Proteção da Cabeça
Testes Auditivos
Limites: Humanos
Masculino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR1.1 - BIREME


  6 / 53 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-773643
Autor: CANAL SAÚDE - FIOCRUZ/MINISTÉRIO DA SAÚDE.
Título: MUSEU AEROESPACIAL / AEROSPACE MUSEUM.
Fonte: RIO DE JANEIRO; s.n; 2011. 1v p.
Idioma: pt.
Descritores: Aviação/história
Museus
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1719.1 - Biblioteca do CPqRR


  7 / 53 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-762359
Autor: Fraggata, José; Sousa, Paulo; Santos, Rui Seabra.
Título: Organizações de saúde seguras e fiáveis/confiáveis / Safe health organizations and reliable / trustworthy
Fonte: In: Sousa, Paulo; Mendes, Walter. Segurança do paciente: criando organizações de saúde seguras. Rio de Janeiro, Fiocruz;EAD, 2014. p.17-36, ilus, graf.
Idioma: pt.
Descritores: Aviação
Organizações em Saúde
Energia Nuclear
Probabilidade
Segurança
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Bibliografia
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública
BR526.1; 362.104258, S728s


  8 / 53 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id: lil-745527
Autor: Vilarta, Roberto(org); Carvalho, Teresa Helena Portela Freire de(org); Gonçalves, Aguinaldo(org); Gutierrez, Gustavo Luis(org).
Título: Qualidade de vida e fadiga institucional / Quality of life and fatigue institutional.
Fonte: Campinas, SP; IPES; 2006. 299 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Descritores: Aviação/tendências
Estética
Esgotamento Profissional/psicologia
Fadiga
Fibromialgia/terapia
Relações Interpessoais
Mercado de Trabalho
Obesidade
Qualidade de Vida
-Exercício Físico
Ginástica
Dor
Aposentadoria
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Bibliografia
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública
BR526.1; 613.71, V697q


  9 / 53 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Saúde Pública
Malik, Ana Maria
Texto completo
Id: lil-733280
Autor: Rabacow, Fabiana Maluf; Luiz, Olinda do Carmo; Malik, Ana Maria; Burdorf, Alex.
Título: Lifestyle factors, direct and indirect costs for a Brazilian airline company / Fatores de estilo de vida, gastos diretos e indiretos por companhia aérea brasileira
Fonte: Rev. saúde pública = J. public health;48(6):949-957, 12/2014. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; . Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Resumo: OBJECTIVE To analyze lifestyle risk factors related to direct healthcare costs and the indirect costs due to sick leave among workers of an airline company in Brazil. METHODS In this longitudinal 12-month study of 2,201 employees of a Brazilian airline company, the costs of sick leave and healthcare were the primary outcomes of interest. Information on the independent variables, such as gender, age, educational level, type of work, stress, and lifestyle-related factors (body mass index, physical activity, and smoking), was collected using a questionnaire on enrolment in the study. Data on sick leave days were available from the company register, and data on healthcare costs were obtained from insurance records. Multivariate linear regression analysis was used to investigate the association between direct and indirect healthcare costs with sociodemographic, work, and lifestyle-related factors. RESULTS Over the 12-month study period, the average direct healthcare expenditure per worker was US$505.00 and the average indirect cost because of sick leave was US$249.00 per worker. Direct costs were more than twice the indirect costs and both were higher in women. Body mass index was a determinant of direct costs and smoking was a determinant of indirect costs. CONCLUSIONS Obesity and smoking among workers in a Brazilian airline company were associated with increased health costs. Therefore, promoting a healthy diet, physical activity, and anti-tobacco campaigns are important targets for health promotion in this study population. .

OBJETIVO Analisar fatores de estilo de vida relacionados aos gastos diretos com saúde e indiretos com absenteísmo de trabalhadores de companhia aérea brasileira. MÉTODOS Coorte retrospectiva com 2.201 trabalhadores de uma companhia área de São Paulo, SP, em 2010. Os desfechos de interesse foram: gastos com serviços de saúde e com ausência no trabalho. As variáveis independentes sexo, idade, nível educacional, tipo de trabalho, estresse e fatores relacionados ao estilo de vida (índice de massa corporal, atividade física e tabagismo) foram obtidas por entrevista. Informações sobre absenteísmo foram obtidas dos registros da companhia aérea e dados sobre serviços de saúde foram informados pela operadora de saúde responsável pelo plano de saúde dos funcionários da empresa. Foi realizada regressão linear múltipla para analisar a associação entre as variáveis. RESULTADOS A média de gastos por trabalhador foi de US$505,00 com serviços de saúde e US$249,00 devido ao absenteísmo nos 12 meses de seguimento. Gastos diretos foram superiores aos gastos indiretos e ambos foram maiores em mulheres. Índice de massa corporal e tabagismo associaram-se a gastos diretos e indiretos, respectivamente. CONCLUSÕES Excesso de peso e tabagismo significaram maiores gastos dentro de um ano, o que sugere que dieta saudável, atividade física e controle do tabagismo são importantes alvos em programas de promoção da saúde para a população estudada. .
Descritores: Aviação/economia
Custos de Cuidados de Saúde
Estilo de Vida
Licença Médica/economia
-Aviação/estatística & dados numéricos
Brasil
Métodos Epidemiológicos
Obesidade
Saúde do Trabalhador
Fatores Sexuais
Fumar
Fatores Socioeconômicos
Licença Médica/estatística & dados numéricos
Limites: Adulto
Feminino
Humanos
Masculino
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Research Support, Non-U.S. Gov't
Responsável: BR1.1 - BIREME


  10 / 53 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Saúde Pública
Câmara, Volney de Magalhäes
Texto completo
Id: lil-727254
Autor: Falcão, Taiana Pacheco; Luiz, Ronir Raggio; Schütz, Gabriel Eduardo; Mello, Márcia Gomide da Silva; Câmara, Volney de Magalhães.
Título: Audiometric profile of civilian pilots according to noise exposure / Perfil audiométrico segundo exposição de pilotos civis ao ruído
Fonte: Rev. saúde pública = J. public health;48(5):790-796, 10/2014. tab.
Idioma: en.
Resumo: OBJECTIVE To evaluate the audiometric profile of civilian pilots according to the noise exposure level. METHODS This observational cross-sectional study evaluated 3,130 male civilian pilots aged between 17 and 59 years. These pilots were subjected to audiometric examinations for obtaining or revalidating the functional capacity certificate in 2011. The degree of hearing loss was classified as normal, suspected noise-induced hearing loss, and no suspected hearing loss with other associated complications. Pure-tone air-conduction audiometry was performed using supra-aural headphones and acoustic stimulus of the pure-tone type, containing tone thresholds of frequencies between 250 Hz and 6,000 Hz. The independent variables were professional categories, length of service, hours of flight, and right or left ear. The dependent variable was pilots with suspected noise-induced hearing loss. The noise exposure level was considered low/medium or high, and the latter involved periods > 5,000 flight hours and > 10 years of flight service. RESULTS A total of 29.3% pilots had suspected noise-induced hearing loss, which was bilateral in 12.8% and predominant in the left ear (23.7%). The number of pilots with suspected hearing loss increased as the noise exposure level increased. CONCLUSIONS Hearing loss in civilian pilots may be associated with noise exposure during the period of service and hours of flight. .

OBJETIVO Analisar o perfil audiométrico de pilotos civis segundo grau de exposição ao ruído. MÉTODOS Trata-se de um estudo observacional, transversal, com 3.130 pilotos civis do sexo masculino de 17 a 59 anos submetidos a exames audiométricos iniciais ou de revalidação de Certificado de Capacidade Física em 2011. Os sujeitos foram categorizados segundo perda auditiva como: normais, sugestivos de perda auditiva induzida por ruído, e outros fatores associados e não sugestivos. A audiometria tonal liminar utilizada foi por via aérea, com a utilização de fones supra-aurais, por meio do estímulo acústico do tipo tom puro, contendo os limiares tonais das frequências de 250 a 6.000 Hz. As variáveis independentes foram as categorias dos pilotos, tempo de serviço, horas de voo e orelha direita ou esquerda. A variável dependente corresponde aos casos sugestivos de perda auditiva induzida por ruído. O grau de exposição foi considerado baixo/médio ou alto, sendo este último com horas de voo maiores que 5.000 e tempo de serviço maior que 10 anos. RESULTADOS Foram observados 29,3% casos sugestivos de perda auditiva induzida por ruído, 12,8% bilaterais com predomínio do lado esquerdo (23,7%). Com o aumento do grau de exposição ao ruído, o número de casos sugestivos de perda auditiva também aumentou. CONCLUSÕES A perda auditiva nos pilotos civis pode estar associada à exposição ao ruído ao longo do tempo de serviço e das horas de voo. .
Descritores: Aviação
Perda Auditiva Provocada por Ruído/diagnóstico
Ruído dos Transportes/efeitos adversos
Doenças Profissionais/diagnóstico
-Audiometria de Tons Puros
Brasil
Estudos Transversais
Perda Auditiva Provocada por Ruído/complicações
Ruído dos Transportes/estatística & dados numéricos
Doenças Profissionais/etiologia
Limites: Adolescente
Adulto
Humanos
Masculino
Pessoa de Meia-Idade
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME



página 1 de 6 ir para página                
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde