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Id: biblio-1116136
Autor: Camargo, Edina Maria; Alberico, Claudia Oliveira; Lopes, Adalberto Aparecido Santos; Schipperijn, Jasper; Reis, Rodrigo Siqueira.
Título: Characteristics of the built environment on GPS-determined bicycle routes used by adolescents / Características do ambiente construído nas rotas de bicicleta determinadas por GPS utilizadas pelos adolescentes
Fonte: Rev. bras. ativ. fís. saúde;24:1-7, out. 2019.
Idioma: en.
Resumo: The aim of this study was to identify the characteristics of the routes used for cycling according to gender on a sample of adolescents from the city of Curitiba, Brazil. The study was conducted in 2013 with 147 adolescents aged 12 to 17 years, who wore accelerometer and Global Positioning System receivers to assess physical activity and geographic locations. A total of 38 participants (50.0% girls) presented at least one bicycle route and were included in the analytic sample. A total of 386 routes were identified. Nearly all routes included public transportation facilities, plazas, and parcels with residential, retail, food or recreational land use (> 97.0%) while bike lanes/paths (62.7%) and Fitness Zones were less frequent (71.8%). Bus rapid transit (BRT) stations, parks and vacant lots were the least frequent feature in the routes (37.3%; 17.1%; and 7.5%, respectively). Routes used by girls had fewer vacant lots (3.9%; p = 0.001) and more residential, retail, food services, and recreational uses (99.6%; p = 0.003; 99.1%; p = 0.011; 98.7%; p = 0.030, respectively) than those used by boys. The findings suggest that the routes used by adolescents have mixed and diverse land use and girls ride along routes with greater bicycling and service infrastructure and less physical disorder than boys

O objetivo deste estudo foi identificar as características das rotas utilizadas para o uso de bicicleta de acordo com o sexo em uma amostra de adolescentes da cidade de Curitiba, Brasil. O estudo foi realizado em 2013 com 147 adolescentes de 12 a 17 anos, que usaram acelerômetro e receptores de Sistema de Posicionamento Global para avaliar a atividade física e a localização geográfica. Um total de 38 participantes (50,0% meninas) apresentaram pelo menos uma rota em bicicleta e, por isso, foram incluídos na amostra analítica. Foram identificadas 386 rotas. Quase todas as rotas incluíam meios de transporte público, praças e áreas residencial, comercial, de alimentos ou de lazer (> 97,0%), enquanto ciclovias (62,7%) e academias ao ar livre eram menos frequentes (71,8%). As estações de ônibus de transporte rápido (BRT), parques e terrenos vazios foram as menos frequentes nas rotas (37,3%; 17,1%; e 7,5%, respectivamente). As rotas utilizadas pelas me-ninas tiveram menos terrenos vazios (3,9%; p = 0,001) e mais residenciais, varejo, serviços de alimentação e recreação (99,6% ; p = 0,003; 99,1%; p = 0,011; 98,7%; p = 0,030, respectivamente) quando comparado com meninos. Os resultados sugerem que as rotas utilizadas pelos adolescentes têm uso misto e diversificado do solo e que meninas trafegam por rotas com maior infraestrutura de bicicleta e serviços e menos terrenos vazios quando comparado com meninos
Descritores: Veículos Off-Road
Adolescente
Sistemas de Informação Geográfica
Atividade Motora
Responsável: BR12.1 - Biblioteca Setorial da Ciências da Saúde


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Id: biblio-827234
Autor: Teixeira, José Paulo Gurgel; Oliveira, Braulio Nogueira de; Oliveira, Bérgson Nogueira; Feitosa, Wellington Gomes.
Título: Políticas públicas de mobilidade urbana e práticas corporais: repercussões do sistema de bicicletas compartilhadas / Public policies of urban mobility and physical exercises: repercussions of bike-sharing systems / Public policies sobre la movilidad urbana y ejercicio físico: los efectos del sistema de bicicletas compartidas
Fonte: Motrivivência (Florianópolis);28(49):71-81, dez. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo procurou analisar as percepções dos usuários quanto à implantação do projeto de bicicletas compartilhadas em Fortaleza, Ceará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que foram entrevistados 11 usuários, sistematizada por meio da análise de conteúdo do tipo análise temática. Os resultados apontam que a bicicleta compartilhada tem se tornado um meio de deslocamento alternativo ao transporte público deficiente, mas que seu papel como instrumento de lazer prevalece; encontrou-se a percepção de que o uso da bicicleta de forma contínua traz benefício à saúde, bem como a sensação de segurança. Todavia, há concentração de estações em poucos pontos da cidade e dificuldades de acesso em horário de pico. Conclui-se que o projeto de bicicletas compartilhadas no cenário deste estudo não contempla as demandas a elas atribuídas de mobilidade urbana; entretanto, fomenta o desenvolvimento de práticas corporais.

The study sought to examine the perceptions of users regarding the implementation of bike-sharing systems in Fortaleza, Ceará. This qualitative study interviewed 11 users, and systematization of data through thematic analysis of content analysis. The results indicate that the bike-sharing systems has become an alternative means of transportation, but its role as a leisure instrument prevails; He met the perception that the use of continuously cycling brings health benefits and a sense of security. However, the project is in a few places in the city and with limited access at certain times. We conclude that the shared bicycle system does not address the needs of urban mobility; however, it enhances the development of physical exercise.

El estudio trató de examinar las percepciones de los usuarios en relación con la implementación de sistemas de bicicletas compartidas en Fortaleza, Ceará. Este estudio cualitativo entrevistó a 11 usuarios, y la sistematización de los datos a través del análisis temático de análisis de contenido. Los resultados indican Que los sistemas de bicicletas compartidas se ha convertido en un medio alternativo de transporte, pero su papel como instrumento de ocio prevalece; Se reunió con la percepción de que el uso de la bicicleta continuamente trae beneficios para la salud y una sensación de seguridad. Sin embargo, el proyecto se encuentra en unos pocos lugares en la ciudad y con acceso limitado a ciertas horas. Llegamos a la conclusión de que el sistema de bicicletas compartidas no se ocupa de las necesidades de movilidad urbana; Sin embargo, se potencia el desarrollo del ejercicio físico.
Descritores: Política Pública
Transportes/métodos
Migração Pendular/tendências
Exercício Físico
Veículos Off-Road
Responsável: BR1923.9 - Universidade Federal de Santa Catarina


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Id: lil-217079
Autor: Mrad, Alejandra; Iñon, Alberto; Iglesias, Nelson; Rozaenz, Ana M; Ojeda, Anibal; Salemi, Lelia.
Título: Lesiones por el uso de bicicletas / Injury caused by bicycle use
Fonte: Arch. argent. pediatr;95(2):84-8, abr. 1997. tab.
Idioma: es.
Resumo: Objetivo: El objetivo de este trabajo fue analizar la serie de la Fase I del Registro de Trauma Pediátrico de Argentina, de la incidencia y características de los traumatismos provocados por el uso de la bicicleta en niños. Material y métodos: Los datos utilizados provienen de la Fase I del Registro de Trauma Pediátrico, que comprende desde el 1-1--1990 al 31-12-1994. En esta serie se analizan variables como: edad, sexo, antecedentes de accidentes previos, tipo de trauma, circunstancia y mecanismo de la lesión, sistemas comprometidos, la mortalidad y morbilidad del grupo afectado. Resultados: Entre el 1-1-1990 y el 31-12-1994, ingresaron al Registro de Trauma Pediátrico (RTP) 5.013 pacientes pediátricos politraumatizados, de los cuales el 7,5 por ciento tuvo lesiones producidas por el uso de bicicletas. La edad mediana fue de 8,8 años. El sexo más afectado fue el masculino (76 por ciento). El accidente constituyó la circunstancia más frecuente (95,7 por ciento). La calle fue el lugar más común de los accidentes (82,8 por ciento). El tipo romo fue el más frecuente (86 por ciento). El 11,2 por ciento de las víctimas tenía antecedentes de accidentes. Los sistemas comprometidos tuvieron la siguiente distribución por frecuencia: partes blandas 60,4 por ciento, sistema nervioso central (SNC) 42,7 por ciento, óseo 32,8 por ciento, lesiones maxilofaciales 27,5 por ciento, abdomen 10,3 por ciento y las de tórax 3,7 por ciento. La mortalidad global de la serie fue del 2 por ciento. La mediana de días de internación fue de 5 días. El 57,5 por ciento de los niños presentaron algún tipo de discapacidad funcional al egreso. La categorización de las víctimas según el índice de trauma pediátrico (ITP) demostró que el 82,7 por ciento de los pacientes tenían un ITP superior a 8 y que en el 17,2 por ciento este índice era menor o igual a 8. Comentario: En este grupo de pacientes se observó que el uso de la bicicleta es capaz de generar lesiones potencialmente graves y discapacitantes. La incidencia de las mismas puede ser reducida con adecuadas medidas de prevención. Los datos presentados pueden servir de base para una tarea de colaboración entre sociedades científicas para disminuir el impacto de las lesiones derivadas del uso de la bicicleta
Descritores: Prevenção de Acidentes
Acidentes de Trânsito/prevenção & controle
Acidentes/estatística & dados numéricos
Argentina
Coleta de Dados
Veículos Off-Road
-Consequências de Acidentes
Acidentes de Trânsito/estatística & dados numéricos
Acidentes de Trânsito/mortalidade
Morbidade
Limites: Humanos
Lactente
Pré-Escolar
Criança
Adolescente
Responsável: AR144.1 - CIBCHACO - Centro de Información Biomedica del Chaco



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