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Id: biblio-1029064
Autor: Almeida, Érika Bicalho de; Figueiredo, Julieta Brites; Silva, André Luis Brugger e; Pellon, Luiz Henrique Chad; Amorim, Wellington Mendonça de.
Título: Vestígios da historiografia da loucura em Barbacena no conto “Sorôco, sua mãe, sua filha” sob a ótica da Nova História Cultural / Vestiges of the historiography of madness in Barbacena in the story “Sorôco, his mother, his daughter” from the perspective of the New Cultural History
Fonte: Hist. enferm., Rev. eletronica;8(2), 20171210.
Idioma: pt.
Resumo: Analisar sob a ótica da Nova História Cultural os vestígios da loucura em Barbacena no conto de João Guimarães Rosa “Sorôco, sua mãe, sua fi lha”. Metodologia: O percurso metodológico contempla o universo da Nova História Cultural, pautado nas representações e apropriações apresentadas neste campo, pelo historiador Roger Chartier. Destacaram-se três categorias temáticas: As representações da loucura no “trem de doido”; Os vestígios da loucura presentes nos atos da mãe e filha de Sorôco; Convivendo com a loucura sob o olhar de Sorôco. Resultado/Discussão: O trem é descrito por Guimarães Rosa como um local inóspito, repleto de marcas da tristeza dos familiares que a cada viagem do trem embarcam seus parentes que não voltarão mais. Ele compara os vagões repletos de grades a uma prisão. O autor se propõem a caracterizar a loucura nos trejeitos, modo de vestir e atos das duas personagens, que como coadjuvantes, compuseram a representação da loucura da época. Considerações Finais: Os sentimentos apresentados pelo autor no conto estão presentes na atualidade, a sociedade ainda se indigna com tamanha cantoria e expressão dos ditos “malucos”, “loucos”, “alienados”. Os trens não tem mais celas, mas suas representações, as imagens formadas no imaginário sobre o fato histórico não podem se apagar.
Descritores: História da Enfermagem
Transtornos Mentais
-Ferrovias
História
Literatura
Limites: História do Século XX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR905.1 - Biblioteca


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Id: lil-242506
Autor: Aly, Célia Maria Castex; Saltini, Cláudia M. S; Paulo, Manuel Adácio R; Duca, Rita de Fátima.
Título: Investigaçäo de perdas auditivas induzidas por ruído nos operadores de trem do metrô de Säo Paulo / Hearing loss investigation induced by noise in the train operating at Säo Paulo metrô
Fonte: In: Säo Paulo (Estado). Secretaria da Saúde. Divisäo de Saúde do Trabalhador. Rede Especial - Revista do Projeto de Cooperaçäo Técnica Brasil-Itália: "Proteçäo à saúde nos ambientes de trabalho" - 1998. Säo Paulo, IMESP, 1998. p.52-66, tab.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Seminário Internacional Brasil-Itália: Cooperaçäo Técnica em Saúde do Trabalhador no Estado de Säo Paulo, Säo Paulo, 1994-1998.
Descritores: Perda Auditiva
Ruído/efeitos adversos
Exposição Ocupacional
-Ferrovias
Audiometria/instrumentação
Riscos Ocupacionais
Medição de Risco
Pessoal de Operação
Saúde do Trabalhador
Limites: Humanos
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2; WA400, S239r


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Id: biblio-967675
Autor: Mina, Renan Vidal; Almeida, Marco Antonio Bettine de.
Título: O Lazer dos ferroviários em Rio Claro-SP e o controle da companhia paulista / The leisure of railway labourers in Rio Claro-SP and the control of the companhia paulista
Fonte: Licere (Online);21(3):i:299-f:318, set.2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo aborda dois pontos principais: i) as atividades de lazer dos trabalhadores da Companhia Paulista de Estradas de Ferro em Rio Claro; ii) e a estratégia da empresa em prolongar o controle sobre seus funcionários até mesmo nos momentos de não trabalho, a partir da criação do Grêmio Recreativo da Paulista. A chegada dos trilhos e a instalação das oficinas da companhia ferroviária impulsionaram a formação da classe operária local, criando as bases para a emergência dos espaços de sociabilidade frequentados por esses trabalhadores. O desfrute do lazer pelos ferroviários, além de possibilitar o distanciamento momentâneo da extenuante rotina de trabalho, contribuía para o fortalecimento dos laços do grupo. A direção da Paulista, disposta a vigiar as ações de seus funcionários fora do universo fabril, empenhou-se em reger suas opções de lazer, fundando um clube social e recreativo destinado aos ferroviários.

This article addresses two main points: i) the leisure activities of the labourers of Companhia Paulista Railways in Rio Claro; ii) and the company's strategy to extend control over its employees even in non-work moments, since the creation of Grêmio Recreativo of Paulista. The arrival of the rails and the installation of the workshops of the railway company stimulated the formation of the local working class, creating the bases for the emergence of the spaces of sociability frequented by these labourers. The enjoyment of leisure by the railway labourers, besides allowing the temporary distance from the exhausting work routine, contributed to the strengthening of the group's ties. The management of Paulista, willing to oversee the actions of its employees outside the factory universe, committed itself to governing its leisure options, founding a social and recreational club for the railway labourers.
Descritores: Ferrovias
Esportes
Categorias de Trabalhadores
Setor Privado
Características Culturais
Atividades de Lazer
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-906606
Autor: Antunes, Leandra.
Título: Análise de acidente do trabalho sob uma perspectiva organizacional: estudo de caso no setor ferroviário / Analysis of work accident about an organizational perpective: case study in the railway sector.
Fonte: São Paulo; s.n; 2018. 91 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Introdução - O transporte ferroviário metropolitano de passageiros é um ambiente de trabalho complexo e envolve riscos para os trabalhadores, que podem acarretar em grave acidente de trabalho. Após realizar testes em novos trens, três trabalhadores caminhavam na via quando foram atingidos por trem e morreram. Objetivo - Contribuir para a disseminação da abordagem organizacional na análise de acidentes do trabalho, de modo a ultrapassar o conceito de culpa da vítima. Método - Estudo de caso realizado por meio de pesquisa em livros, artigos, jornais e documentação. Após essa etapa, foram realizadas entrevistas com trabalhadores da empresa e observações do trabalho. Foi utilizado o Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes de Trabalho (MAPA), que propõe uma abordagem sistêmica do caso. Resultado - A análise do trabalho habitual mostrou falha no planejamento e organização das condições de trabalho, falha nas comunicações necessárias à coordenação de interações entre tarefas e falha na gestão da segurança do trabalho das empresas terceirizadas. A análise de mudanças mostrou que a realização da tarefa no período noturno era eventual, os trabalhadores terceirizados não conheciam o local, também mostrou que informações diferentes foram comunicadas por e-mail e por formulário interno, os trabalhadores ficaram sabendo da mudança do pátio dos trens apenas quando foram realizar a tarefa e com isso, houve atraso na tarefa, o trajeto de volta não foi planejado. A ampliação conceitual mostrou que o histórico de acidentes ocorridos na empresa não serviu de alerta, bem como, a valorização do trabalho prescrito não impede a ocorrência de acidentes, pois a tarefa ocorreu em situação de trabalho com variabilidades. Conclusão - o estudo demonstrou que quando o acidente de trabalho é tratado de maneira reducionista, como evento causado pelo comportamento inadequado sem considerar a complexidade nas formas de trabalho, a empresa deixa de identificar oportunidades de melhoria organizacional, além de não tratar de maneira preventiva os múltiplos aspectos que contribuíram para a ocorrência do evento

Introduction - Metropolitan passenger rail transport is a complex work environment and involves risks for workers, which can be availed in a serious work accident. What is done in new trios, three days of transport on the road were struck by train and died. Objective - Contribute to the dissemination of the organizational approach in the analysis of occupational accidents, in order to overcome the concept of guilt of the victim. Method - a case study carried out through research in books, articles, newspapers and documents. After this stage, interviews were conducted with company workers and observations of the work. It was used the Model of Analysis and Prevention of Accidents at Work (MAPA), which presented a case systematic. Result - The analysis of the work has been frequent in the failure of the planning and organization of the working conditions, failure in the communications for the coordination of tasks between tasks and tasks in the security of outsourced companies. The information contained in this exhibitor informed that the data were not valid, and those who were not informed about the place, were also published. What you did was not planned. A conceptual increase that made the history of occurrence indexes in the company did not serve as an alert, as well as, the valuation of the prescribed work did not prevent the occurrence of accidents, but a work situation with variabilities. Conclusion - the study showed that the work accident is treated in a reductionist way, as the event was of inappropriate behavior without considering the forms of work, a company is no longer a sign of organizational change, besides not treating preventive aspects which contributed to the occurrence of the event
Descritores: Ferrovias
Acidentes de Trabalho/prevenção & controle
Desenvolvimento Institucional
Conservação dos Recursos Naturais
Ergonomia
-Relatos de Casos
Pesquisa Qualitativa
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-606004
Autor: Almeida, Marco Antonio Bettine de; Gutierrez, Gustavo Luis; Ferreira, Ricardo Pellison.
Título: Futebol e ferrovia: a história de um trem da industrialização que parte para o noroeste paulista / Football and rail: a train of industrialization that the northwest part paulista
Fonte: Rev. bras. educ. fís. esp;24(2):249-258, abr.-jun. 2010.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo busca desenvolver a relação entre a expansão da rede ferroviária no interior paulista e a evolução das práticas esportivas, mais especificamente o futebol. A ideia central é que o movimento ocorre do meio urbano para o interior, percebido agora não mais como um espaço tradicionalmente rural, mas no bojo do surgimento e expansão de vilas e cidades. Procura apontar as principais características da realidade política, econômica e social do Brasil na primeira metade do século XX e contribuir para a discussão sobre o desenvolvimento das práticas esportivas no período.

The article seeks to develop the relationship between the expansion of railway network in São Paulo and the evolution of sports, especially the soccer. The central idea is that movement occurs in urban areas to the interior, not as a traditionally rural area, but in the midst of the emergence and expansion of towns and cities. It identifies the main features of political scenario, economic and social in Brazil in the first half of the twentieth century and contribute to the discussion on the development of sports in the period.
Descritores: Ferrovias/história
Futebol/história
Dinâmica Populacional/história
-Mudança Social/história
Brasil
Desenvolvimento Econômico/história
Limites: História do Século XX
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-969858
Autor: Santos, Guilherme Augusto Gonçalves.
Título: Análise e construção cooperativa de soluções para a prevenção de acidentes de trabalho em uma empresa de transporte ferroviário metropolitano: contribuições da Análise Coletiva do Trabalho / Analysis and cooperative construction of solutions for the prevention of work accidents in a metropolitan rail transport company contributions of the Collective Labor Analysis.
Fonte: São Paulo; s.n; 2018. 78 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Introdução - No período de agosto de 2009 a setembro de 2015, doze trabalhadores morreram atropelados por trem durante exercício do labor. Pelas análises dos acidentes realizadas pela empresa de transporte ferroviário de passageiros, todas as vítimas descumpriram os normas e os procedimentos de segurança. Para solucionar o problema, a empresa propôs que os trabalhadores atendam integralmente a todos os procedimentos e normas. Objetivos - Mediar o processo de análise do trabalho feito pelos próprios trabalhadores de uma empresa pública de transporte ferroviário de passageiros, de modo a compreender e desvelar situações críticas do cotidiano de trabalho dos operadores que podem estar relacionadas às causas dos atropelamentos de trabalhadores em via férrea. Método - Análise Coletiva do Trabalho - ACT, foram realizadas duas reuniões. Resultados - A organização do trabalho está baseada em princípios da administração científica de Taylor. Pela percepção dos maquinistas e dos técnicos de manutenção de superestrutura, eles são excluídos do processo de formulação do procedimentos, o que implica no distanciamento e na fragilização da confiança entre quem planeja e executa. Conclusão - O método da ACT permitiu desvelar as dimensões da dominação burocrática presente no cotidiano dos ferroviários

Introduction - Between August 2009 and September 2015, twelve workers were killed by train during their work. From the analysis of the accidents carried out by the passenger rail company, all victims failed to comply with safety standards and procedures. To solve the problem, the company proposed that employees comply fully with all procedures and standards. Objectives - To mediate the process of analyzing the work done by the employees of a public railway transport company, in order to understand and uncover critical situations in the daily work of the operators that may be related to the causes of trampling of workers on the railroad . Method - Collective Labor Analysis, two meetings were held. Results - The organization of the work is based on principles of Taylor\'s scientific management. By the perception of the machinists and superstructure maintenance technicians, they are excluded from the process of formulating the procedures, which implies distancing and weakening trust between planners and executives. Conclusion - The ACT method allowed to reveal the dimensions of the bureaucratic domination present in the everyday life of the railway workers
Descritores: Ferrovias
Saúde do Trabalhador
Gestão da Segurança
-Acidentes de Trabalho
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1; MTR2362; BR67.1; MTR2362 revisada


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Id: biblio-913507
Autor: Franco, Jessica Vaz.
Título: Comercialização de alimentos em estações de metrô da cidade de São Paulo na perspectiva da Segurança Alimentar e Nutricional / Food commercialization in the Sao Paulo subway stations from the perspective of Food and Nutrition Security.
Fonte: São Paulo; s.n; 2018. 136 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Prática de Saúde Pública para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Introdução: O ritmo da vida urbana, dado pelo processo de produção, invade a vida social e acaba impondo aos cidadãos metropolitanos alguns comportamentos de consumo. No que se refere à padronização do consumo alimentar, nota-se que é cada vez mais frequente a realização de refeições fora de casa, o que contribui na persistência de ameaças para o alcance da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), devido à alta ingestão de alimentos não saudáveis. Objetivo: Caracterizar o ambiente alimentar no interior das estações de metrô da cidade de São Paulo, sob o ponto de vista da SAN, incluindo a comercialização de alimentos e a instalação de pontos comerciais de alimentos. Métodos: Este estudo foi realizado em 19 estações distribuídas nas cinco linhas existentes do metrô administradas exclusivamente pelo Governo do Estado. Nas estações que comercializavam alimentos, foi utilizado instrumento que caracterizou: os estabelecimentos; a disponibilidade de informação para o cliente e forma de apresentação dessa informação; a disponibilidade dos itens marcadores de alimentação saudável e não saudável; os preços, promoções e propagandas de alimentos comercializados. Para a compreensão das políticas, das normas e da regulamentação da presença de estabelecimentos, foi realizada uma busca de documentos com auxílio de um roteiro e, posteriormente, foi realizada uma entrevista individual semiestruturada com o Chefe do Departamento de Negócios da Companhia. Dessa forma, foi realizada análise descritiva do comércio de alimentos em relação às variáveis coletadas e foram calculadas as frequências relativas e absolutas, médias e medianas com auxílio do programa SPSS (IBM, New York, USA). Os documentos para a instalação de pontos comerciais foram organizados em forma de textos no Word (Microsoft Word 2010) e de planilhas no Excel devidamente identificados para serem compreendidos e analisados de acordo com os itens propostos no roteiro. A entrevista transcrita serviu para complementar as informações obtidas pela análise documental, partindo do referencial teórico da SAN. Resultados: Foi observada uma baixa disponibilidade de alimentos saudáveis em relação aos alimentos não saudáveis nos pontos comerciais encontrados, sendo que, aqueles que comercializavam alimentos saudáveis os apresentavam com pouca variedade e a preços não tão competitivos em relação aos alimentos não saudáveis. Além disso, a presença de estratégias de marketing de alimentos e bebidas não saudáveis e a ocultação de informações nutricionais também foram fatores considerados como um incentivo aos alimentos não condizentes a uma alimentação adequada e saudável. Na descrição dos documentos da Companhia, o Cadastro Municipal de Vigilância em Saúde é a única \"garantia de qualidade\" dos alimentos presentes nos pontos comerciais e não são mencionados os aspectos de SAN para a comercialização de alimentos nas estações. Considerações finais: A presente investigação pode despertar o interesse do poder público na formulação de intervenções, políticas públicas e regulamentação, que considerem a realização do direito humano à alimentação adequada como um objetivo central, aplicadas a esse contexto. Uma vez que, por se tratar de um equipamento que presta serviços à população, onde circulam milhões de pessoas todos os dias, e pela existência de políticas, ações e estratégias no Brasil e na cidade de São Paulo que buscam a garantia da SAN, esse deve promover ambientes saudáveis aos seus usuários

The rhythm of urban life, given by the production process, invades the social life and ends up imposing to the metropolitan citizens some consumption behaviors. Regarding to the standardization of food consumption, it is noted that meals are increasingly frequent outside home, which contributes to the persistence of threats to the reach of Food and Nutrition Security (FNS), due to the high intake of unhealthy food. Objective: Characterize the food environment inside the subway stations of the city of Sao Paulo, in the point of view of FNS, including the food commercialization and the installation of food stores. Methods: This study was done in 19 stations distributed in the five existing subway lines administered exclusively by the State of Sao Paulo. In the stations where food was commercialized, an instrument was used to characterize: the stores; the availability of information for the customers and how this information is displayed; the availability of healthy and unhealthy food markers; the prices, sales promotions and advertisements of the commercialized food. In order to understand the policies, norms and regulation to the installation of these stores, a document search was done with the help of a script and, later, an individual semi-structured interview was made with the Business Department Chief of Metro. Thus, a descriptive analysis of the food commercialization was made in relation to the collected variables, also the relative and absolute frequencies, mean and median were calculated with the aid of the SPSS program (IBM, New York, USA). The documents for the installation of a set were arranged in text form in Word (Microsoft Word 2010) and in spreadsheets in Excel properly identified to be understood and analyzed according to the proposed items of the script. The transcribed interview was useful to complement the information obtained by the documental analysis, starting from the theoretical reference of the FNS. Results: It was noticed that there was a low availability of healthy foods in relation to unhealthy foods at the stores found, and those who sold healthy foods presented them with little variety and at prices not so competitive in relation of unhealthy foods. In addition to that, the presence of marketing strategies for unhealthy food and beverages and the concealment of nutritional information were also factors considered as an incentive for an unhealthy and not adequate food consumption. In the description of the Metro\'s documents, the Municipal Health Surveillance Register is the only \"quality assurance\" of the foods in the stores and the aspects of FNS are not mentioned for the commercialization of food in the stations. Final considerations: This investigation may arouse the interest of the public power in the formulation of interventions, public policies and regulation, which consider the human right to adequate food as a central objective, applied in this context. Since it is an equipment that provides services to the population, where millions of people circulate every day, and the existence of policies, actions and strategies in Brazil and in the city of Sao Paulo that seek for the guarantee of FNS, it should promote healthy environments for its users
Descritores: Comércio
Segurança Alimentar e Nutricional
Abastecimento de Alimentos
Promoção da Saúde
Ferrovias
Alimentos Integrais
-Ciências da Nutrição
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: lil-756573
Autor: Lima, Anselmo.
Título: Desenvolvimento da afetividade, das emoções e dos sentimentos humanos no (e fora do) trabalho: uma questão de saúde coletiva e segurança pública / Development of human affect, emotions and feelings in (and out of) work: a matter of public health and safety
Fonte: Saúde Soc;24(3):869-876, jul.-set. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: Com base na teoria da atividade reguladora, apresentamos, discutimos e analisamos um problema de trabalho e de saúde coletiva há décadas enfrentado por condutores de trem franceses. Empregamos dados transcritos existentes em obras de Le Guillant e Clot e aproveitamos o ponto de vista desses autores, mas - ao mesmo tempo - nele introduzimos complementos e ajustes que julgamos necessários para uma compreensão mais profunda e precisa do problema em questão. Nossos resultados dizem respeito à dinâmica do desenvolvimento da afetividade, das emoções e dos sentimentos humanos no (e fora do) trabalho. Nosso objetivo é mostrar que a afetividade, as emoções e os sentimentos se ligam indissoluvelmente à dinâmica da atividade humana, em um processo de desenvolvimento subjetivo que não se desvincula do constante processo dialógico de apropriação e (re)apropriação de instrumentos de trabalho - sejam eles técnicos ou semióticos - e que, por isso mesmo, pode envolver sérias questões não só de saúde coletiva, mas também de segurança pública.

Based on the theory of regulating activity, we present, discuss and analyze a labor and health problem which French train drivers have been facing for decades. We employ existing data available in the work of Le Guillant and Clot and take into due consideration the viewpoint of these authors, but - at the same time - we introduce complements and adjustments which we consider necessary for a deeper and more precise understanding of the problem under scrutiny. Our results relate to the dynamic development of human affect, emotions and feelings in (and out of) work. Our goal is to demonstrate that affect, emotions and feelings are inextricably bound to the dynamics of human activity, in a process of subjective development that is connected with the constant dialogic process of appropriation and (re)appropriation of tools - be they technical or semiotic - and that, for this reason, this process may involve serious issues not only of health but also of public safety.
Descritores: Afeto
Esgotamento Profissional
Emoções
Saúde do Trabalhador
Prática Profissional
Saúde Pública
Segurança
Condições de Trabalho
-Comunicação
Ferrovias
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-711096
Autor: Gianotto-Oliveira, Renan; Favarato, Maria Helena; Gonzalez, Maria Margarita; Liguori, Thiago; Timerman, Sergio; Kalil Filho, Roberto.
Título: Parada Cardiorrespiratória Prolongada Tratada com Sucesso no Metrô de São Paulo / Prolonged Cardiopulmonary Arrest Treated Successfully in the São Paulo's Subway
Fonte: Arq. bras. cardiol;102(5):e52-e54, 10/06/2014. graf.
Idioma: pt.
Descritores: Reanimação Cardiopulmonar/métodos
Parada Cardíaca Extra-Hospitalar/terapia
Ferrovias
-Desfibriladores
Fatores de Tempo
Resultado do Tratamento
Limites: Humanos
Masculino
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-643316
Autor: Lopes, Manoela Gomes Reis.
Título: Risco nas passagens de nível ferroviárias: lições do caso do acidente de Americana-SP / Risk on railway grade crossings lessons from accident case of AmericanaSP.
Fonte: São Paulo; s.n; 2012. 125 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Saúde Ambiental para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Introdução - O cruzamento do modal ferroviário com rodoviário em um mesmo nível é chamado de passagem de nível (PN), os quais apresentam baixa freqüência de acidentes, porém elevados índices de gravidade. No dia 08 de setembro de 2010, em Americana-SP, ocorreu acidente envolvendo dois trens e um ônibus em uma PN, com dez vítimas fatais e dezessete feridos, dos quais quatro foram registrados como acidentes de trabalho. Objetivo - Analisar origens imediatas e latentes desse acidente visando evitar ou minimizar as chances de ocorrência de eventos semelhante no futuro. Método - Estudo de caso que foi realizado através da pesquisa de artigos, livros, jornais e reportagens televisivas sobre o assunto. Após essa etapa, foram realizadas entrevistas com pessoas envolvidas no acidente, como canceleiros, motoristas de ônibus e maquinistas. O Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes de Trabalho (MAPA), que propõe uma abordagem sistêmica do caso, foi usado na análise do evento. Resultados - O local é mal iluminado e com presença de construções que dificultam a visualização dos trens. Essa PN apresenta intenso tráfego de pedestres e de carros mesmo com o sinal fechado. O motorista informou que o sinal vermelho só foi acionado quando o ônibus já estava no meio da PN, instantes antes do choque. As condições de trabalho dos motoristas de ônibus e maquinistas são inadequadas com uma prática freqüente de horas extras e às vezes não é respeitado o intervalo legal de 11 horas entre uma jornada e outra. As barreiras presentes na PN eram apenas simbólicas. O sistema de comunicação entre canceleiros, motoristas e maquinistas é dependente da ação humana sendo considerado frágil. Os entrevistados afirmaram já ter presenciado acidentes em PN, confirmando a fragilidade do sistema. O acidente foi investigado pelo Instituto de Criminalística que considerou o motorista do ônibus culpado pela ocorrência, sendo atualmente objeto de processo criminal correndo o risco de ser condenado e preso. Conclusão - O acidente foi um evento complexo, com a interação entre, pelo menos os seguintes componentes: o sistema de transporte rodoviário urbano, com destaque para a ação do motorista do ônibus; o transporte ferroviário e o trabalho dos maquinistas dos trens; o sistema de controle da PN que envolve o trabalho dos canceleiros encarregados da sinalização de aproximação dos trens; a concepção, gestão e manutenção da segurança da PN, o sistema viário urbano que inclui a iluminação pública.
Descritores: Acidentes de Trabalho/prevenção & controle
Ferrovias/normas
Veículos Automotores
Análise e Desempenho de Tarefas
Condições de Trabalho
-Brasil
Riscos Ocupacionais
Segurança
Trabalho/normas
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1; MTR, 1893. CM. 53660/2012



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