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Id: biblio-1004076
Autor: Teodósio, Sheila Saint-Clair da Silva; Padilha, Maria Itayra.
Título: A formação e a (re)construção da identidade profissional de enfermeiros (anos de 1970) / Nurses' training and the (re)construction of their professional identity (1970s) / La formación y la (re)construcción de la identidad profesional de enfermeros (años de 1970)
Fonte: Rev. enferm. UERJ;26:e20054, jan.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: analisar a contribuição da formação em enfermagem para a (re)construção da identidade profissional de enfermeiros e sua expressão pós-ingresso no mercado de trabalho. Método: estudo qualitativo com abordagem socio-histórica, realizado entre setembro de 2013 a maio de 2014, que utilizou a história oral, em entrevistas com dezesseis egressos e quatro docentes do curso de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Resultados: ma análise de conteúdo constatou-se a importância da formação na construção da identidade profissional de enfermeiros, mas que estes também contribuíram para o reconhecimento da profissão. Reconhecendo-se, nesta dialética, que os processos de socializações, ao mesmo tempo em que influenciam a construção de identidades dos sujeitos são por eles reestruturados. Conclusão: evidenciou-se a ação educativa dos docentes, não só como mediadores da aprendizagem, mas por promoverem também o reconhecimento social e contribuírem à constituição da identidade profissional desses egressos.

Objective: to examine the contribution of nursing education to (re)constructing nurses' professional identity and its expression after their admission to the labor market. Method: this qualitative, socio-historical study was conducted between September 2013 and May 2014, using oral history in interviews of sixteen graduates and four professors of the Nursing and Obstetrics course at Rio Grande do Norte Federal University. Results: content analysis showed the importance of training in the construction of nurses' professional identity, but the nurses themselves also contributed to gaining recognition for the profession. It was recognized that, in this dialectic, socialization processes both influence the construction of subjects' identities and are restructured by them. Conclusion: evidence was found of the educational action of teachers, not only as mediators of learning, but also by their fostering social recognition and helping constitute the professional identity of these alumni.

Objetivo: analizar la contribución de la formación en enfermería a la (re)construcción de la identidad profesional de enfermeros y su expresión post-ingreso en el mercado de trabajo. Método: estudio cualitativo con enfoque socio-histórico, realizado entre septiembre de 2013 y mayo de 2014, que utilizó la historia oral, en entrevistas junto a dieciséis egresados y cuatro profesores del curso de Enfermería y Obstetricia de la Universidad Federal de Rio Grande do Norte. Resultados: en el análisis de contenido se constató la importancia de la formación en la construcción de la identidad profesional de enfermeros, pero que éstos también contribuyeron para el reconocimiento de la profesión. Reconociendo, en esta dialéctica, que los procesos de socializaciones, al mismo tiempo que influyen en la construcción de identidades de los sujetos, son reestructurados por ellos. Conclusión: se evidenció la acción educativa de los profesores, no sólo como mediadores del aprendizaje, sino por promover el reconocimiento social y contribuir a la constitución de la identidad profesional de esos egresados.
Descritores: Educação em Enfermagem/história
Capacitação Profissional
-Navios
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-1127250
Autor: Fernandes, Eder Gatti; Santos, Janice da Silva; Sato, Helena Keico.
Título: Outbreak investigation in cargo ship in times of COVID-19 crisis, Port of Santos, Brazil / Investigação de surto em navio de carga em tempo de COVID-19, Porto de Santos, Brasil
Fonte: Rev. saúde pública (Online);54:34, 2020.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT In February 2020, a Chinese cargo ship docked at the Port of Santos with reports of crew members with a feverish and respiratory condition. A team was gathered to verify the existence of suspected cases of COVID-19 inside the vessel and define its clearance. All 25 crew members were interviewed, and no suspected cases were found. The vessel was then cleared for port activities. The investigation resulted from the implementation of the contingency plan to face a public health emergency of international importance and several surveillance entities cooperated.

RESUMO Em fevereiro de 2020, um navio de carga vindo da China atracou no Porto de Santos com relato de tripulantes com quadro febril e respiratório. Uma equipe foi mobilizada para verificar a existência de casos suspeitos de COVID-19 dentro da embarcação e definir a liberação da embarcação no porto. Todos os 25 tripulantes foram entrevistados e não foram encontrados casos suspeitos. Então a embarcação foi liberada para atividades no porto. A investigação resultou da aplicação do plano de contingência diante de uma emergência de saúde pública de importância internacional e houve a colaboração de diversas entidades de vigilância.
Descritores: Pneumonia Viral/prevenção & controle
Navios
Controle de Doenças Transmissíveis/métodos
Surtos de Doenças/prevenção & controle
Infecções por Coronavirus/prevenção & controle
Pandemias/prevenção & controle
-Brasil
China/etnologia
COVID-19
Indonésia/etnologia
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Masculino
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-1127251
Autor: Costa, Igor Pinheiro de Araújo; Maêda, Sérgio Mitihiro do Nascimento; Teixeira, Luiz Frederico Horácio de Souza de Barros; Gomes, Carlos Francisco Simões; Santos, Marcos dos.
Título: Choosing a hospital assistance ship to fight the covid-19 pandemic / Escolha de navio de assistência hospitalar no combate à pandemia da covid-19
Fonte: Rev. saúde pública (Online);54:79, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT OBJECTIVE: To apply the THOR 2 multi-criteria support system to select the Brazilian navy's most suitable hospital care vessel (NAsH) to support the fight against the covid-19 pandemic. METHODS: We used the first three stages of the Soft Systems Methodology for structuring and modeling of the problem. For the evaluation and ordering of alternatives, we used the Thor 2 multi-criteria support system, comparing four classes of NAsH in the light of their operational and hospital criteria: "Dr. Montenegro," "Soares Meirelles," "Oswaldo Cruz" and "Tenente Maximiano." The chosen ship would support the amazon hospital system, which has an increasing number of cases of covid-19. RESULTS: After the application of the methods, we analyzed three distinct scenarios of ordering the alternatives, which allowed a robust sensitivity analysis, conferring greater transparency and reliability to the decision-making process. The NAsH "Oswaldo Cruz" was selected to be used in the fight against the pandemic. CONCLUSIONS: This study brings valuable contribution to academia and society, since it represents the application of a multi-criteria decision-aid method in the state of the art to contribute to the solution of a real problem that affects millions of people in Brazil and worldwide.

RESUMO OBJETIVO: Aplicar o método multicritério THOR 2 para selecionar o navio de assistência hospitalar (NAsH) da Marinha do Brasil mais indicado para apoiar o combate à pandemia de covid-19. MÉTODOS: Para a estruturação e modelagem do problema, foram usados os três primeiros estágios da Soft Systems Methodology. Já para a avaliação e ordenação das alternativas, foi utilizado o método de análise multicritério Thor 2, comparando quatro classes de NAsH à luz de seus critérios operativos e hospitalares: "Dr. Montenegro", "Soares Meirelles", "Oswaldo Cruz" e "Tenente Maximiano". O navio escolhido apoiaria o sistema hospitalar do Amazonas, que apresenta número cada vez maior de casos de covid-19. RESULTADOS: Após a aplicação dos métodos, foi possível analisar três cenários distintos de ordenação das alternativas, o que permitiu uma análise de sensibilidade robusta, conferindo maior transparência e confiabilidade ao processo decisório. O NAsH "Oswaldo Cruz" foi selecionado para ser empregado no combate à pandemia. CONCLUSÕES: Este trabalho traz valiosa contribuição para academia e sociedade, uma vez que representa a aplicação de um método de auxílio à decisão multicritério no estado da arte para contribuir com a solução de um problema real que afeta milhões de pessoas no Brasil e no mundo.
Descritores: Pneumonia Viral/prevenção & controle
Navios
Comportamento de Escolha
Infecções por Coronavirus/prevenção & controle
Pandemias/prevenção & controle
Hospitais
-Pneumonia Viral/epidemiologia
Brasil/epidemiologia
Infecções por Coronavirus/epidemiologia
COVID-19
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1087209
Autor: Gómez Muñiz, Fernando; Angulo Galán, Carmen; Navarro Comet, Santiago; Vega Guerra, Purificación.
Título: Asistencia médica a bordo de los buques en altamar basada en la telemedicina / Medical assistance via telemedicine on ships at sea
Fonte: Salud(i)ciencia (Impresa) = Salud(i)ciencia (En linea);22(5):418-422, mayo-jun. 2017. tab..
Idioma: es.
Resumo: Introduction: Statistical study about the health care provided to seafarers on board their ships by the Spanish Radio Medical Center of the Marine Social Institute (Ministry of Employment and Social Security). Material and results: In 2015, 1658 calls were received requesting medical assistance and 1014 patients were attended (average: 1.64 calls / case). The use of satellite communication was the most common means of communication used (92.2%). The mean age of the patients was 44.51 (standard deviation = 9.892). The average age of Spanish and European Union crew members is higher than those of other origin (p < 0.01). Trawlers account for the 76.4% of the calls asking for medical assistance, merchant ships the 13.2%, travelling ships 1%, yachts 0.5% and others 8.8%. No significant differences were found between the pathology seen and the type of vessel (p> 0.1). 25% of medical consultations were due to trauma conditions and 75% to other diseases. In trauma patients, the affected body regions were: the upper limbs (40.2%), the head (10.8%), the lower limbs (16.7%) and the trunk (12.7%). Isolated eye traumas represented the 11.2% of cases. 81.6% of all the cases were treated on board until port destination. In the 18.4% of the cases, rescue was required (3.2% per helicopter). In the trauma cases, only 61.26% were able to remain on board. Rescue was more frequent in the event of trauma (p < 0.01). Conclusions: Assistances due to diseases are more frequent than those due to trauma. Most patients could be assisted on board. It was observed that seafarer population is becoming older.

Introducción: Estudio estadístico de la atención sanitaria prestada por el Centro Radio Médico Español del Instituto Social de la Marina a los marinos a bordo de sus buques. Material y resultados: Durante un año, se asistieron 1014 pacientes y se recibieron 1658 llamadas demandando consulta médica (media: 1.64 llamadas/caso). El satélite es el medio de comunicación más empleado para la consulta (92.2%). La media de edad de los pacientes fue de 44.51 (desviación estándar = 9.892). La media de edad de los tripulantes españoles y de la Unión Europea es mayor que el resto (p = 0,00). Los pesqueros representan un 76.4% de las asistencias; los mercantes, 13.2%; pasaje, 1%; buques de recreo, 0.5%, y otros, 8.8%. No se han encontrado diferencias significativas entre la afección consultada y el tipo de buque (p > 0.1). El 25% de las atenciones se debieron a accidentes y el 75% a enfermedades. En los accidentes, las regiones corporales afectadas fuern: miembros superiores (10%), cabeza (5.5%), miembros inferiores (4.1%) y tronco (3.2%). Los ojos representan el 2.8% de los casos. El 81.6% de todos los casos fue atendido a bordo hasta la siguiente llegada a puerto. En el 18.4% fue necesaria la evacuación (3.2% por helicóptero). En el caso de los accidentados, sólo el 6.26% pudo permanecer a bordo. La evacuación es más frecuente en caso de accidente (p = 0.00). Conclusiones: Son más frecuentes las asistencias por enfermedad que por accidente. La mayoría de los pacientes pueden permanecer a bordo. Se observa un envejecimiento de la población embarcada.
Descritores: Navios
Telemedicina
Consulta Remota
-Acidentes de Trabalho
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: AR392.1 - Biblioteca


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Id: biblio-958722
Autor: Carlos, Djailson José Delgado; Padilha, Maria Itayra Coelho de Souza.
Título: Brazilian and North-American nursing in the HOPE Project (1972): approximations and gaps / La enfermería brasileña y norteamericana del Proyecto HOPE (1972): aproximaciones y distanciamientos / Enfermagem brasileira e norte-americana do Projeto HOPE (1972): aproximações e distanciamentos
Fonte: Rev. bras. enferm;71(5):2454-2460, Sep.-Oct. 2018.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: Understand the structuring and operation of the Nursing Service on the hospital ship HOPE and the relations between Nursing from North America and from Rio Grande do Norte. Method: Qualitative, sociohistorical research, developed by consulting documentary and oral sources. Results: The analysis revealed the categories: The HOPE Project: impressions of its nurses and Nursing on the hospital ship SS HOPE: Brazilian impressions. These categories revealed a Nursing Service similar to that of a general hospital, ordered by scales and which functioned uninterruptedly in the three shifts. Final considerations: The Nursing Service consisted exclusively of nurses; followed a hierarchical system; with accumulation of administrative and care functions; strict, precise and technical execution of the work. The language and cultural barriers do not seem to have compromised the Exchange and the work system in counterparts.

RESUMEN Objetivo: Comprender la estructuración, el funcionamiento del Servicio de Enfermería del buque hospital SS HOPE y las relaciones entre la Enfermería norteamericana y la norte-rio-grandense. Método: Investigación cualitativa, socio-histórica, realizada a partir de consultas a fuentes documentales y orales. Resultados: El análisis llegó a las categorías: El Proyecto HOPE - impresiones de sus enfermeras y La Enfermería del buque hospital SS HOPE - impresiones brasileñas. Estas categorías revelaron un Servicio de Enfermería similar al de un hospital general, ordenado por escalas y que funcionaba ininterrumpidamente en los tres turnos. Consideraciones finales: El Servicio de Enfermería estaba compuesto exclusivamente de enfermeras, obedecía a un sistema de jerarquía con acumulación de funciones administrativas y asistenciales, la ejecución del trabajo se realizaba de manera rígida, precisa y técnica, y las barreras idiomáticas y culturales parecen no haber comprometido el intercambio y el sistema de trabajo en contrapartes.

RESUMO Objetivo: Compreender a estruturação, o funcionamento do Serviço de Enfermagem do navio-hospital SS HOPE e as relações entre a Enfermagem norte-americana e a norte-rio-grandense. Método: Pesquisa qualitativa, sócio-histórica, realizada a partir de consultas a fontes documentais e orais. Resultados: A análise chegou às categorias: O Projeto HOPE: impressões de suas enfermeiras e A Enfermagem do navio-hospital SS HOPE: impressões brasileiras. Essas categorias revelaram um Serviço de Enfermagem similar ao de um hospital geral, ordenado por escalas e que funcionava, ininterruptamente, nos três turnos. Considerações finais: O Serviço de Enfermagem era composto, exclusivamente, de enfermeiras, obedecia a um sistema de hierarquia com acúmulo de funções administrativas e assistenciais, a execução do trabalho era realizada de maneira rígida, precisa e técnica, e as barreiras idiomáticas e culturais parecem não ter comprometido o intercâmbio e o sistema de trabalho em contrapartes.
Descritores: Navios/métodos
Altruísmo
Processo de Enfermagem/tendências
-Brasil
Pesquisa Qualitativa
Enfermeiras Internacionais/tendências
América do Norte
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Tavares, Mário
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Id: lil-595168
Autor: Passos, Estevão de Camargo; Mello, Ana Ruth Pereira de; Sousa, Cícero Vagner de; Alonso, Ana Carolina Buchalla; Gonzalea, Eduardo; Tavares, Mário.
Título: Avaliação microbiológica da alimentação servida aos passageiros de um navio de cruzeiro na temporada 2009/2010. Detecção de Bacillus cereus em refeição à base de peixe / Microbiology evaluation of the meal served to passengers in a ship cruiser in the 2009/2010 season. Detection of Bacillus cereus in the fish-based meal
Fonte: Rev. Inst. Adolfo Lutz;69(4):571-575, out.-dez. 2010. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Em janeiro de 2010, foi realizada uma vistoria sanitária pelos técnicos da ANVISA, em um navio durante a escala no porto de Santos/SP, pela ocorrência de distúrbios gastrointestinais nos passageiros e tripulantes, após a escala em Búzios, RJ. Foram coletadas amostras dos alimentos preparados: ensopados de peixe, de carne, de frango e de porco; salada de batatas com maionese, saladas grega e mista com macarrão; molho de maionese com ketchup e amostras de água potável de cinco pontos. As amostras foram analisadas segundo as metodologias descritas no Compendium of Methods for the Microbiological Examination of Foods, da American Public Health Association (2001) e Standard Methods (2005). Foi isolado Bacillus cereus no ensopado de peixe e coliformes a 35ºC no reservatório de água potável do navio. Coliformes totais e termotolerantes, Staphylococcus aureus coagulase positiva, clostrídios sulfito redutores, Bacillus cereus e Salmonella spp não foram isolados dos demais alimentos, tampouco Escherichia coli das amostras de água. A ocorrência de Bacillus cereus no ensopado de peixe com valores acima do limite de tolerância estabelecido pela Resolução RDC nº 12/2001, da ANVISA/MS, pode ser a causa de surtos de toxinfecção alimentar nos passageiros e tripulantes de navios de cruzeiros.

In January of 2010, ANVISA technicians carried out a sanitary inspection in a ship during the stopover atthe port of Santos/SP due to an occurrence of gastroenteritis in the passengers and crew members after astopover in the region of Buzios in Rio de Janeiro/RJ. They collected samples of the prepared foods: fish soup,mixed salad of pasta, meat soup, chicken soup, pork soup, potatoes salad with mayonnaise, mayonnaise andketchup dressing and Greek salad, and samples of drink water from five sites. Conventional methodologieswere used for analyzing the samples, according to Compendium of Methods for Microbiological Examinationof Foods (American Public Health Association, 2001) and by Standard Methods (2005) recommendations.The results were analyzed following the Brazilian Ministry of Health legislation ANVISA RDC 12/2001and Decree 518/2004. Bacillus cereus was isolated from fish soup meal and coliforms from drink waterreservoir tank. The occurrence of these bacteria could be responsible for causing the food borne diseasesin the passengers and crew members of the cruise ship.Key words. food, fish, Bacillus cereus, drink water, coliforms, cruise ship.
Descritores: Alimentos
Bacillus cereus
Coliformes
Peixes
Água Potável
-Navios
Vigilância Sanitária
Vigilância da População
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: GOVERNMENT PUBLICATIONS
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação


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Id: biblio-1087486
Autor: Fernandes, Eder Gatti; Santos, Janice da Silva; Sato, Helena Keico.
Título: Outbreak investigation in cargo ship in times of COVID-19 crisis, Port of Santos, Brazil
Fonte: Rev. saúde pública (Online);54(34):1-4, 2020.
Idioma: en.
Resumo: In February 2020, a Chinese cargo ship docked at the Port of Santos with reports of crew members with a feverish and respiratory condition. A team was gathered to verify the existence of suspected cases of COVID-19 inside the vessel and define its clearance. All 25 crew members were interviewed, and no suspected cases were found. The vessel was then cleared for port activities. The investigation resulted from the implementation of the contingency plan to face a public health emergency of international importance and several surveillance entities cooperated. DESCRIPTORS: Coronavirus Infections, epidemiology. Coronavirus Infections, prevention & control. Ships. International Health Regulations.
Descritores: Navios
Infecções por Coronavirus
Betacoronavirus
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação


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Id: lil-496028
Autor: Campos, Tito Laucas de.
Título: Enfermagem de bordo: análise da legislação e normatização de proteção à saúde do trabalhador de enfermagem aquaviário / Nursing services on board: legislation and standardization analysis to waterway nursing workers' health protect.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2007. 78 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Este estudo tem como objetivo introduzir um debate sobre as questões relacionadas à legislação voltada para o trabalhador de enfermagem aquaviário, com ênfase na proteção da saúde deste trabalhador de enfermagem inserido em plataformas e navios de exploração de petróleo da costa brasileira. O método utilizado é a análise documental. É característica da pesquisa documental definir a fonte de coleta de dados, que deve estar restrita a documentos, escritos ou não, constituindo o que se denomina de fontes primárias. Analisou-se, inicialmente, como fonte primária, os seguintes documentos jurídicos da legislação trabalhista: as Normas Regulamentadoras do Trabalho Urbano (NR – 30 e NR – 32), a Resolução COFEN-146 e o Decreto N° 2.671, DE 15 DE JULHO DE 1998 do COFEN e a NORMAM. Ainda, como fontes internacionais, destacam-se as Convenções 164 e 147 da OIT. Constatou-se que dezesseis das normas estudadas (72,7 porcento) têm sua vigência definida a partir dos anos noventa, embora existam desde 1910, conforme a Convenção Internacional para Unificação de Certas Regras em Matéria de Abalroamento, Assistência e Salvamento Marítimo – Bruxelas (23 de setembro de 1910). Contudo, a maioria absoluta destes dispositivos não se refere ao trabalhador de enfermagem aquaviário, à exceção do Código Brasileiro de Ocupações, uma norma complementar que define apenas algumas competências do enfermeiro de bordo. Concluiu-se que existe escassez de instrumentos legais para este setor e a necessidade de mobilização para a criação de normas mais específicas para o enfermeiro aquaviário e, conseqüentemente, relativas à proteção da saúde deste profissional...

This study aims to introduce a debate on issues related to legislation focused on the worker of nursing aquaviário, with emphasis on the protection of the health of workers in nursing inserted into platforms and ships of oil exploration of the Brazilian coast. The method used is the document analysis. It is characteristic of desk research to define the source of collecting data, which should be limited to documents, written or not, is what is called primary sources. Examined is, initially, as primary source, the following legal documents labor legislation: the Rules Regulamentadoras Labor Urban (NR-30 and NR-32), the resolution COFEN-146 and Decree No. 2671, of 15 July 1998 of COFEN and NORMAM. Still, as international sources, it is the Conventions 164 and 147 of the ILO. It was noted that sixteen of the standards studied (72.7 percent) have defined his life from the nineties, although there since 1910, according to the International Convention for Unification of Certain Rules in Respect of Abalroamento, Assistance and Rescue Marine-Brussels ( on September 23, 1910). However, the absolute majority of these devices does not refer to the worker of nursing aquaviário, with the exception of the Brazilian Code of Occupations, a standard that defines only a few complementary skills of the nurses board. It is concluded that there is a shortage of legal instruments to this sector and the need to call for the creation of more specific rules for the nurses aquaviário and, consequently, on the protection of the health of this training...
Descritores: Construções Marítimas/prevenção & controle
Direito Marítimo/legislação & jurisprudência
Direito Sanitário
Enfermagem do Trabalho/legislação & jurisprudência
Navios
Saúde do Trabalhador/legislação & jurisprudência
-Atos Internacionais/legislação & jurisprudência
Brasil
Armazenamento e Recuperação da Informação
Pesquisa em Enfermagem/legislação & jurisprudência
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)
BR1366.1; TE381


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Id: lil-214477
Autor: Campo, Carlos Hugo del.
Título: Determinantes de lesöes do trabalho em tripulantes do sistema Ferry-Boat / Causes of accidents or works lesions among the Ferry-Boat crew.
Fonte: Salvador; s.n; 1996. 128 p. tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal da Bahia. Escola de Enfermagem para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto identificar e analisar os determinantes de acidentes ou "lesöes do trabalho" em tripulantes do Sistema Fery-Boat. Buscou-se identificar, também, a frequência e a gravidade das "lesöes" ocorridas nos tripulantes e a relaçäo entre "lesöes do trabalho" e alcoolismo. O referencial teórico trata da navegaçäo marítima e a saúde dos tripulantes; do trabalho e dos acidentes ou lesöes do trabalho relativos aos tripulantes marítimos, além de uma discussäo sobre alcoolismo e acidentes do trabalho. Os dados, objeto de análise, säo de fontes secundárias e primárias, todos obtidos no Consórcio Marítimo da Bahia - COMAB, através de documentos e de história de vida (como técnica) aplicada com quatro tripulantes marítimos, quatro conviventes (familiares) e dois líderes da Empresa. Os resultados, identiificados através dos registros da Empresa e dos depoimentos, evidenciam que as condiçöes de trabalho dos tripulantes marítimos säo precárias necessitando de investimentos para superá-las. Além do mais, revelam diferentes determinantes dos acidentes ou lesöes do trabalho, destacando os de âmbito individual, social, institucional e cultural. Destes determinantes, chamou a atençäo o alcoolismo que, embora näo assumido pelos atores sociais, tanto o discurso destes como o dos conviventes e dos líderes sugerem a sua relaçäo com o trabalho e, possivelmente, com o acidente sofrido pelo trabalhador. Este é, portanto, um estudo que oferece subsídios para que a Marinha Mercante possa repensar os acidentes ou lesöes do trabalho como um problema social
Descritores: Acidentes de Trabalho
Alcoolismo
Medicina Naval
Enfermagem do Trabalho
Doenças Profissionais
Saúde do Trabalhador
-Navios
Trabalho
Entrevistas como Assunto
Saúde do Trabalhador
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde
BR342.1; 616.6:614.8-083(043,3)


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Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
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Id: biblio-985281
Autor: Nadalin, Sergio Odilon.
Título: Rumo à América: passageiros da rota Hamburgo-São Francisco do Sul na segunda metade dos Oitocentos / Heading to America: passengers of the Hamburg-São Francisco del Sul route in the second half of the 19th century / Rumbo a América: pasajeros de la ruta Hamburgo-São Francisco del Sul en la segunda mitad del siglo XIX
Fonte: Rev. bras. estud. popul;35(3):e0065, 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O presente texto tem como objetivo apresentar criticamente um conjunto de documentos que dizem respeito à e/imigração. Trata-se de listas de passageiros embarcados em Hamburgo e desembarcados em São Francisco do Sul, Santa Catarina, entre 1851 e 1889, traduzidas para o português, cujos originais fazem parte do acervo do Arquivo Histórico de Joinville, Santa Catarina. Basicamente, o conteúdo destas fontes inclui as "fichas técnicas" referentes a cada navio e à viagem relacionada, os nomes dos passageiros (constando ou não o nome dos familiares e outros acompanhantes), a idade, profissão, proveniência (geralmente local de origem), estado civil (quando era o caso), religião e observações diversas anotadas pelos tradutores.

Abstract The purpose of this text is to critically present a set of documents related to immigration. The lists of passengers who boarded in Hamburg and landed in São Francisco do Sul, Santa Catarina, between the years 1851 and 1889, translated to Portuguese, whose original documents are part of the Historical Archive of Joinville, SC. Basically, the contents of these sources include the "factsheets" concerning each vessel and each trip, the passengers' names (including names of family members and other accompanying persons), age, profession, place of origin (usually place of birth), marital status (when applicable), religion, and various observations noted by translators.

Resumen El presente texto tiene por objetivo presentar críticamente un conjunto de documentos que hablan sobre la e/inmigración. Se trata de nóminas de pasajeros embarcados en Hamburgo y que desembarcaron en São Francisco del Sur, Santa Catarina, entre 1851 y 1889, traducidas al portugués, cuyos originales forman parte del acervo del Archivo Histórico de Joinville, Santa Catarina. Básicamente, el contenido de estas fuentes incluyen las fichas técnicas de cada navío y el viaje concerniente, los nombres de los pasajeros (y en algunos casos el nombre de sus familiares u otros acompañantes), su edad, profesión, proveniencia (generalmente local de origen), su estado civil (cuando era el caso), religión y observaciones diversas de los traductores.
Descritores: Arquivos
Viagem
Emigração e Imigração
Migração Humana/história
Alemanha
-Navios
Demografia
Registros
Limites: Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública



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