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Id: biblio-977064
Autor: Lourenço, Adriana de Sousa Nagahashi; Neri, Daniela Almeida; Konstantyner, Tulio; Palma, Domingos; Oliveira, Fernanda Luisa Ceragioli.
Título: Fatores associados ao ganho de peso rápido em pré-escolares frequentadores de creches públicas / Factors associated with rapid weight gain in preschool children in public day care centers
Fonte: Rev. Paul. Pediatr. (Ed. Port., Online);36(3):292-300, jul.-set. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: Avaliar a prevalência e identificar os fatores associados ao ganho de peso rápido em pré-escolares. Métodos: Estudo transversal realizado entre fevereiro e dezembro de 2014, com 136 crianças entre 24 e 35 meses de idade frequentadoras de creches públicas do município de Mogi das Cruzes. Foram realizadas entrevistas com as mães para caracterização clínica, sociodemográfica e antropometria das crianças. Considerou-se ganho de peso rápido quando as crianças apresentaram diferença superior a 0,67 entre o escore Z de peso para idade do nascimento à avaliação. Foi ajustado modelo de regressão logística para fatores associados ao ganho de peso rápido. Resultados: Do total de crianças avaliadas, 50 (36,8%) apresentaram ganho de peso rápido e 36 (26,5%) excesso de peso. Destas, 22 crianças eram do grupo ganho de peso rápido. O maior tempo total do aleitamento materno (OR 0,94, IC95% 0,88-0,99; p=0,031) foi identificado como fator de proteção e o baixo nível socioeconômico (OR 4,18, IC95% 1,04-18,60; p=0,044), como fator de risco para ganho de peso rápido. Conclusões: Encontrou-se alta prevalência de ganho de peso rápido e de excesso de peso entre pré-escolares no terceiro ano de vida frequentadores de creches públicas. Incentivar a prática do aleitamento materno de crianças nos primeiros anos de vida e orientar a alimentação adequada, principalmente nas famílias de baixo nível socioeconômico, contribui potencialmente para a redução do ganho de peso rápido e, consequentemente, de futuras complicações metabólicas do excesso de peso.

ABSTRACT Objective: To evaluate the prevalence, and identify factors associated with rapid weight gain in preschool children. Methods: A cross sectional study was carried out with 136 children between 24 and 35 months of age attending public daycare centers in Mogi das Cruzes between February and December 2014. Interviews were conducted with the mothers for clinical, sociodemographic and anthropometric characterizations of the children. It was considered to be rapid weight gain when the children presented a difference greater than 0.67 between the weight for age Z score from birth to evaluation. A logistic regression model was adjusted for factors associated with rapid weight gain. Results: Fifty children (36.8%) presented rapid weight gain and 36 (26.5%) were overweight. Of these, 22 children were in the rapid weight gain group. The logistic model showed that longest total breastfeeding time (OR 0.94, 95%CI 0.88-0.99; p=0.031) was a protection factor, and low socioeconomic level (OR 4.18, 95%CI 1.04-18.60; p=0.044) was a risk factor for rapid weight gain. Conclusions: There was a high prevalence of rapid weight gain and being overweight among three year old preschoolers attending public day care centers in Brazil. Encouraging the practice of breastfeeding children in the first years of life, in addition to giving guidance about appropriate foods, especially for families with a low socioeconomic status, can potentially contribute to reduce rapid weight gain and, consequently, future metabolic complications of being overweight.
Descritores:
Obesidade Pediátrica/epidemiologia
-Ganho de Peso
Creches
Prevalência
Estudos Transversais
Fatores de Risco
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Pré-Escolar
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-256751
Autor: Ybañez Sena, Rosa Ysabel.
Título: Características de los niños/as del centro de Bienestar de la Infancia y la Familia "Lic. Obdulia Rivas de Zazzi" y la utilización de los servicios.
Fonte: Asunción; s.n; 1997. 54 p. tab, graf.
Idioma: es.
Tese: Apresentada a Paraguay. Ministerio de Salud Pública y Bienestar Social. Instituto Nacional de Salud. Escuela de Posgrado de la Facultad de Ciencias Médicas de la Universidad Nacional de Asunción para obtenção do grau de Especialista.
Resumo: Presenta el estudio sobre las caracteristicas de losniños/as que asisten al Centro de Bienestar de la Infancia y la Familia y la utilización de los servicios por parte de los funcionarios del Ministerio de Salud
Descritores: Creches/estatística & dados numéricos
Saúde da Família
-Paraguai
Responsável: PY2.1 - Centro de Documentación
PY2.1/614/T/106


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Id: lil-550447
Autor: Gabani, Flávia Lopes; Maebara, Clarice Martins Lima; Ferrari, Rosângela Aparecida Pimenta.
Título: Pediculose nos centros de educação infantil: conhecimentos e práticas dos trabalhadores / Pediculosis in children attending day care centers: knowledge and practice of workers
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;14(2):309-317, abr.-jun. 2010. graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho objetivou identificar e analisar conhecimentos e práticas, acerca da pediculose, dos trabalhadores de Centros de Educação Infantil (CEI) das áreas de abrangência de duas Unidades de Saúde da Família, Londrina, Paraná. Trata-se de estudo descritivo transversal. Foi aplicado formulário com questões sobre mitos, tabus, práticas, dúvidas e dificuldades na interrupção da infestação da pediculose em oito CEI. Posteriormente, realizou-se oficina com materiais educativos. Participaram 60,4 por cento dos funcionários, aqueles que estavam presentes no dia determinado pela instituição. Quase a totalidade referiu infestação pela ectoparasitose, assim como em seus familiares. A problemática é enfrentada cotidianamente nos CEI (72,1 por cento). Práticas adequadas de enfrentamento ainda são limitadas. Muitos mitos e tabus persistem (piolhos pulam, uso de sal, vinagre e querosene, etc.). As principais dúvidas estão relacionadas ao tratamento, e a maior dificuldade é a falta de colaboração dos pais. Ressalta-se, enfim, necessidade e importância de ações intersetoriais, preventivas e sistemáticas, no ambiente escolar.
Descritores: Enfermagem Pediátrica/estatística & dados numéricos
Infestações por Piolhos/enfermagem
Infestações por Piolhos/prevenção & controle
Creches
Saúde da Criança/estatística & dados numéricos
Estratégia Saúde da Família
Limites: Seres Humanos
Criança
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-96376
Autor: Cardoso, Mariete.
Título: Creche: um guia para a compreensäo de sua dinâmica / Nurseries: a guide for comprehension of dynamics.
Fonte: s.l; Universidade Federal do Rio de Janeiro; 1988. 88 p.
Idioma: pt.
Descritores: Creches
Desenvolvimento Infantil
-Universidades
Brasil
Limites: Seres Humanos
Lactente
Pré-Escolar
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/1788.00; BR1194.1; 372.218 C268c


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: lil-547085
Autor: Rodríguez Llanes, Ricardo; Traviesas Herrera, Eladio Miguel; Lavandera Carballido, Eva; Duque Hernández, Mabel.
Título: Factores de riesgo asociados con la caries dental en niños de círculos infantiles / Risk factor associated to dental caries in children from nurseries
Fonte: Rev. cuba. estomatol;46(2), abr.-jun. 2009. tab.
Idioma: es.
Resumo: Los factores de riesgo asociados con la caries dental constituyen una probabilidad medible y tienen valor predictivo en la prevención de esta enfermedad que la sitúa como la principal causa de pérdida dentaria. Se realizó un estudio observacional descriptivo de corte transversal para determinar el comportamiento clínico epidemiológico de los factores de riesgo de la caries dental en niños de círculos infantiles del municipio Artemisa entre abril y diciembredel 2007, con la finalidad de identificar la prevalencia y factores de riesgo asociados con la caries dental y analizar el grado de riesgo en la muestra objeto de estudio. El universo de trabajo estuvo formado por 642 infantes pertenecientes a 6 círculos infantiles y la muestra se realizó por factibilidad, en la cual se seleccionaron 2 círculos infantiles para un total de 240 infantes, los cuales se agruparon atendiendo a la edad, sexo, prevalencia de caries dental y factores de riesgo mayormente asociados, así como el grado de riesgo. Se realizó un formulario que incluía el interrogatorio a padres y/o tutores y el examen bucal a los niños en las mismas instituciones, aplicando en cada caso el índice ceo-d. Entre los principales resultados se destaca, que el 80 por ciento de los niños se encontraban libres de caries, que los factores de riesgo que más incidieron fueron la dieta cariogénica y la higiene bucal deficiente y que más del 80 % de la muestra posee un bajo riesgo a caries. Se concluye que la prevalencia de caries dental en estas instituciones es baja, a pesar de la influencia de factores de riesgo que condicionan la aparición de la enfermedad(AU)

Risk factors associated to dental caries are a measurable likelihood and also a predictive value in prevention of this condition, which is the major cause of teeth loss. We made a cross-sectional, descriptive and observational study to determine the clinicoepidemiologic behavior of risk factors of dental caries in children from nurseries in Artemisa municipality from April to December, 2007 to identify prevalence and the risk factors associated with dental caries, and also to analyze risk degree in study sample. Universe includes 642 infants from 6 nurseries and sampling was performed by feasibility, in which we choice 2 nurseries for a total of 240 infants grouped according age, sex, dental caries prevalence, and most of risk factors, as well as risk degree. We applied a form including a questioning to parents and guardians and buccal examination to children from the same institutions, applying in each case the ceo-d rate. Among the main results we noted that 80 per cent of children was caries-free, that the more incident risk factors were cariogenic diet and a poor oral hygiene, and that more than 80% of sample has a low risk of caries. We conclude that dental caries prevalence in these institutions is low despite risk factor influence conditioning appearance of this condition(AU)
Descritores: Higiene Bucal
Diagnóstico Bucal/métodos
Cárie Dentária/epidemiologia
Fatores de Risco
-Creches
Epidemiologia Descritiva
Estudos Transversais
Estudo Observacional
Limites: Seres Humanos
Lactente
Pré-Escolar
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1039860
Autor: Bossi, Tatiele Jacques; Piccinini, Cesar Augusto.
Título: Acompanhamento para educadoras de bebês com deficiência em creche: relato de experiência / Acompañamiento para educadoras de bebés con discapacidad en un jardín infantil: relato de experiencia / Monitoring for teachers of infants with disabilities in day care: report of experience
Fonte: Estilos clín;24(2):358-370, maio-ago. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo descrever o Programa de Acompanhamento para Educadoras de Creche em Contexto Inclusivo - PROAECI e apresentar detalhes de sua implementação. Relata-se a aplicação do PROAECI a 3 educadoras de berçário em que tinha um bebê (24 meses) com deficiência física incluído nesta turma. O programa teve por objetivo oferecer uma escuta sensível e reflexiva sobre a relação das educadoras com o bebê com deficiência, acolhendo seus sentimentos, demandas e dificuldades. O PROAECI foi realizado em seis encontros, aplicados com periodicidade semanal e de forma individual, com duração de 50 minutos. Cada encontro tinha um tema específico norteado por conceitos da teoria winnicottiana, referentes às tarefas da educadora (holding, manuseio e apresentação de objetos) e competências da educadora (previsibilidade, adaptação ao saber materno e diagnóstico pedagógico). Destaca-se o potencial do PROAECI, ao sensibilizar as educadoras para desenvolver uma atitude reflexiva, acolhedora, ativa e responsável com o bebê com deficiência.

El presente estudio tiene por objetivo describir el Programa de Acompañamiento para Educadoras de Jardín Infantil en Contexto Inclusivo - PROAECI y presentar detalles de su implementación. Se relata la aplicación del PROAECI a 3 educadoras de jardín infantil en que tenía un bebé (24 meses) con discapacidad física incluida. El programa tuvo por objetivo ofrecer una escucha sensible y reflexiva sobre la relación de las educadoras con el bebé con discapacidad, acogiendo sus sentimientos, demandas y dificultades. El programa se realizó a lo largo de seis encuentros, aplicados con periodicidad semanal y de forma individual, con una duración de 50 minutos. Cada encuentro tenía un tema específico orientado por conceptos de la teoría winnicottiana referentes a las tareas de la educadora (holding, manejo y presentación de objetos) y competencias de la educadora (previsibilidad, adaptación al saber materno y diagnóstico pedagógico). Se destaca el potencial del PROAECI, al sensibilizar a las educadoras para desarrollar una actitud reflexiva, acogedora, activa y responsable con el bebé con discapacidad.

The present study aims to describe the Monitoring Program for Day Care Teachers in an Inclusive Context - PROAECI and present details of its implementation. The application of PROAECI to 3 nursery teachers in which they had a baby (24 months) with physical disability included is reported. The purpose of the program was to offer a sensitive and reflexive listening on the relationship of the teachers toward the infant with disability, accepting their feelings, demands and difficulties. The program was conducted over six meetings, applied weekly and individually, lasting 50 minutes. Each meeting had a specific issue guided by Winnicott's concepts related to the tasks of the teacher (holding, handling and object-presenting) and competences of the teacher (predictability, respect to maternal knowledge and educational diagnosis). It highlights the potential of PROAECI, by sensitizing the teachers to develop a reflexive, welcoming, active and responsible attitude toward the infant with disability.
Descritores: Inclusão Educacional
Cuidado da Criança
Creches
Educação Infantil/psicologia
Limites: Seres Humanos
Feminino
Pré-Escolar
Adulto
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Rezende, Magda Andrade
Id: lil-150747
Autor: Rezende, Magda Andrade.
Título: Aleitamento natural numa creche governamental da cidade de Säo Paulo / Breastfeeding in a child day center in Säo Paulo city.
Fonte: Säo Paulo; s.n; 1992. 173 p. tab, ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de Säo Paulo. Escola de enfermagem para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: No presente estudo analisou-se quais variáveis poderiam influir na amamentaçäo realizada numa grande creche governamental de um complexo hospitalar de ensino, na cidade de Säo Paulo. Foram realizadas entrevistas com mäes em 1989 e 1991. Detectou-se elevadas taxas de amamentaçäo. As medianas de aleitamento natural exclusivo foram 3 (1989) e 4 meses (1991) e as de aleitamento misto 4 (1989) e 5 (1991). As seguintes variáveis foram associadas significativamente, à amamentaçäo, através de testes näo-paramétricos: escolaridade materna: mäes com escolaridade mais elevada amamentavam mais. Idade materna: mäes que näo amamentaram tinham em torno de 34 anos. As que amamentaram eram mais jovens, tinham cerca de 30 anos. Trabalho materno: mäes que trabalhavam na área de saúde (enfermagem, Rx, nutriçäo, e outros) e administrativo-burocrática amamentarm mais, quando comparadas às da área que faz trabalhos braçais. Afastamento pós-parto: quanto maior o número de dias de afastamento após o parto maior a probabilidade da amamentaçäo se prolongar. Estado conjugal materno: mäes acompanhadas amamentam mais. Houve também associaçäo entre conhecimento das mäes sobre legislaçäo de proteçäo ao aleitamento natural e amamentaçäo na creche, variável quase ignorada na literatura. A amamentaçäo na creche acontece em geral duas vezes por dia, durante o período de trabalho materno. A maioria das mäes podia se ausentar do serviço para amamentar, inclusive aquelas cujos filhos tinham mais de 6 meses de idade, portanto, näo protegidas pela legislaçäo. As mäes consideraram as salas de amamentaçäo da creche confortáveis e adequadas.
Descritores: Aleitamento Materno
Creches
-Dissertações Acadêmicas
Limites: Seres Humanos
Recém-Nascido
Lactente
Criança
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG
BR21.1/T-WS125*REAL; BR41.1


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Id: biblio-838198
Autor: Herrera, María Isabel.
Título: Acerca de las infecciones en ámbitos de cuidado infantil / About infections in child care centers
Fonte: Arch. argent. pediatr;114(2):136-e137, abr. 2016.
Idioma: es.
Descritores: Cuidado da Criança
Creches
Controle de Doenças Transmissíveis
Limites: Seres Humanos
Pré-Escolar
Tipo de Publ: Carta
Responsável: AR94.1 - Centro de Información Pediatrica


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Id: lil-745512
Autor: Moreira, Dayanne Sato; Vitta, Alberto; Penitente, Luciana Aparecida de Araújo; Vitta, Fabiana Cristina Frigieri.
Título: Influência de procedimentos educativos sobre os conceitos de berçários / The infl uence of educational procedures on the concepts of nurseries
Fonte: Rev. ter. ocup;25(3):217-224, set.-dez. 2014.
Idioma: pt.
Projeto: CNPq e UNESP. Atenção ao desenvolvimento da criança de 0 a 2 anos nas atividades de rotina em berçários da cidade de Marília.
Resumo: A dualidade cuidado x educação é aspecto a ser considerado na rotina das instituições de educação infantil quepossuem berçário e os conceitos dos profissionais que nele atuam interferem nas práticas desenvolvidas, sendo necessário maior preocupação com a formação continuada. O objetivo foiverificar os efeitos de procedimentos educativos sobre conceitos relativos às funções e benefícios do berçário para a criança, junto a profissionais que atuam em instituição de educação infantil. Participaram professores e auxiliares de desenvolvimento de berçários municipais de Marília, entrevistados em quatro momentos – inicial, depois de cada um dos dois procedimentos educativos e seis meses após a intervenção. Essa consistiu em uma oficina de educação, uma vez por semana por um mês e práticas supervisionadas realizadas na rotina do berçário no total de 15 horas. Ambas focaram as atividades e seus benefícios para o desenvolvimento da criança. Verificou-se que os conhecimentos das educadoras decorriam do senso comum e que a oficina de educação proporcionou mudança nos seus níveis de informação, reforçada pela supervisão prática. A análise indica que a formação inicial e continuada das profissionais precisa contemplar aspectos específicos do desenvolvimento infantil para que concepções mais adequadas sejam construídas.

The duality care-education is an aspect to be considered in the routine of childhood education institutions thathave a nursery. The concepts of professionals who work in the nursery interfere with the developed practice, and require great concern regarding the continuing education. The objective of this study was to verify the effects of educational procedures on the concepts related to functions and benefi ts of the nursery for the child – from the professionals who work in a childhood education institution. These professionals were teachers and development assistants from municipal nurseries of Marília, interviewed fourtimes – initially, after each of the two rearing procedures, and six months after the procedures. These procedures consisted of educational workshops, once a week, for one month, and 15 hours of supervised practices in the nursery. Both practices focused on the activities and their benefi ts to the child's development. We found that the educators' knowledge comes from common sense, and that educational workshops provided changes ontheir information levels, which were strengthened by supervisedpractice. The analysis indicates that the initial and continuing education of professionals need to consider specifi c aspects of child development, so more adequate concepts are built.
Descritores: Creches/educação
Creches
Desenvolvimento de Pessoal
Educação Continuada
Educação Infantil
Terapia Ocupacional/educação
Terapia Ocupacional
-Brasil
Desenvolvimento Infantil
Educação
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR66.1 - Divisão de Biblioteca e Documentação


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Id: biblio-965001
Autor: Santelices, María Pía; Zapata, Johana; Fischersworring, Martina; Pérez, Francisca; Mata, Cecil; Barco, Blanca; Olhaberry, Marcia; Farkas, Chamarrita.
Título: Intervenciones basadas en la mentalización para padres y educadores: una revisión sistemática / Mentalization based interventions for parents and educators: A systematic review
Fonte: Ter. psicol;34(1):71-80, abr. 2016. tab, ilus.
Idioma: es.
Projeto: Ministerio de Educación de Chile. Fondo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico Fondecyt.
Resumo: Estudios recientes han mostrado la importancia de la mentalización y/o función reflexiva de los cuidadores como una de las variables que predice el desarrollo de esta habilidad y el apego seguro en el niño/a. A partir de estos antecedentes se revisa la literatura existente sobre intervenciones psicológicas focalizadas en promover la mentalización en padres y/o personal educativo de niños/as en etapa preescolar. Se consideran 17 estudios publicados entre los años 2000 y 2013. Los resultados muestran que gran parte de los estudios analizan y desarrollan modelos teóricos, siendo incipientes aquellos que consideran los estudios acerca de intervenciones basadas en la mentalización dirigidas a padres y/o agentes educativos. Dentro de estos últimos la mayoría están orientados a intervenciones tempranas en niños/as de 0 a 3 años, siendo escasos los estudios en preescolares (3 a 5 años de edad) dentro de un contexto educativo que reportan los efectos en los niños/as.

Recent studies have shown the importance of mentalizing or reflective function of caregivers as one of the variables that predict awareness and secure attachment in children. From this background there is a review of the literature on psychological interventions focused on promoting mentalizing or reflective function in parents and preschool educators. 17 studies published between 2000 and 2013 are considered. The results show that most of the studies analyzed and developed in theoretical models, with those who consider emerging studies based on mentalizing aimed at parents and educators interventions. Within the latter most are aimed at early intervention in children aged 0-3 years, with few studies in preschool children (3-5 years old) within an educational context that the effects reported in children.
Descritores: Pais
Cuidado da Criança
Creches
Teoria da Mente
Pessoal de Educação
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Recém-Nascido
Lactente
Pré-Escolar
Adulto
Meia-Idade
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CL58.1 - Biblioteca



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