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Id: biblio-1056954 LILACS-Express
Autor: Constantin, Francisco Gelman.
Título: Poesía y humanidades médicas desde el Cono Sur: algunas proposiciones a partir de la obra de Virna Teixeira / Poesia e humanidades médicas no Cone Sul: algumas proposições a partir da obra de Virna Teixeira / Poetry and medical humanities in the Southern Cone: some propositions from Virna Teixeira's work
Fonte: Physis (Rio J.);29(4):e290409, 2019. graf.
Idioma: es.
Resumo: Resumen El artículo propone esbozar algunas direcciones futuras para los estudios literarios en el campo de las humanidades médicas del Cono Sur, a partir de una lectura cualitativa de la poesía de Virna Teixeira a la luz de las condiciones históricas de disputa sobre el conocimiento y las prácticas de la medicina. Al dejar el territorio tradicional más estrecho de la relación de escucha médico-paciente y el problema de la empatía, la palabra poética se considera un componente de un protocolo de curación, y los estudios literarios en términos de humanidades médicas, como investigación de lo que la literatura puede ofrecer para el cuidado del cuerpo.

Resumo O artigo propõe-se a delinear algumas direções futuras para os estudos literários no campo das humanidades médicas do Cone Sul, a partir de uma leitura qualitativa da poesia de Virna Teixeira à luz das condições históricas de disputa sobre o conhecimento e as práticas da medicina. Deixando o território tradicional mais restrito da relação de escuta entre médico e paciente e o problema da empatia, a palavra poética é pensada como um componente de um protocolo de cura, e os estudos literários em termos das humanidades médicas, como a investigação do que a literatura pode oferecer para o cuidado dos corpos.

Abstract Through a qualitative reading of Virna Teixeira's poetry in the light of the historical conditions of struggle over the knowledge and practices of medicine, we suggest some possible lines of future development for literary scholarship in the Medical Humanities from the Cono Sur. Beyond the traditional narrower boundaries of the listening relationship between doctor and patient and the issue of empathy, the poetic word is brought forth as a part of a therapeutic protocol, while literary studies in the way of the Medical Humanities appear as the investigation of that which literature has to offer for the care of the bodies.
Descritores: Poesia como Assunto
Humanização da Assistência
Medicina Narrativa
Ciências Humanas
Literatura
-América Latina
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-1056955
Autor: Silva, Martinho.
Título: The 8th Brazilian Congress of Social and Human Sciences in Health: continuity, convergence and coherence / 8º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde: continuidade, convergência e coerência
Fonte: Physis (Rio J.);29(4):e290400, 2019.
Idioma: en.
Descritores: Ciências Sociais
Saúde Pública
Congressos como Assunto
Ciências Humanas
-Brasil
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-1101314 LILACS-Express
Autor: Lotti, Alessandro Demel; Oliveira, Carlos Fernando Barreto de; Dias, Juliana Rocha Adelino; Borges, Eduardo Oliveira; Koumantareas, John; Oliveira, Rogério Cruz de.
Título: A produção de conhecimento em Educação Física e saúde em periódicos brasileiros / Knowledge production on Physical Education and health in Brazilian journals
Fonte: Physis (Rio J.);30(1):e300109, 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O objetivo do estudo foi analisar a produção de conhecimento em Educação Física e saúde em periódicos brasileiros. Para tanto, desenvolveu-se pesquisa bibliográfica na base de dados Lilacs. A coleta de dados se deu por meio do descritor "educação física and saúde" e considerou publicações no período entre 1997 e 2017. A amostra consistiu em 46 artigos, os quais foram caracterizados quanto a autoria, periódico, avaliação no sistema Qualis Capes, tipo de estudo, abordagem metodológica, instrumentos de coleta de dados, amostragem metodológica, temáticas abordadas, área de diálogo e conceito de saúde. Os resultados apontaram que a produção científica tem sido demanda por pesquisadores brasileiros e com enfoque na temática da atuação profissional, majoritariamente publicados em revistas com avaliação B1 e B2. Embora a vertente teórica das Ciências Humanas seja predominante, a abordagem metodológica quantitativa ainda possui maior número de publicações. Quanto ao conceito de saúde, a perspectiva ampliada esteve presente em 17 estudos, porém 26 estudos não conceituaram saúde, que consideramos um fator preocupante. Concluiu-se que a produção de conhecimento em Educação Física e saúde em periódicos brasileiros é diversa em temáticas e abordagens, entretanto, ainda carece de aprofundamento sobre o conceito de saúde.

Abstract This study aimed to analyze knowledge production in Physical Education and health in Brazilian journals. For this, bibliographic research was developed in the Lilacs database. Data collection took place through the descriptor "physical education and health" comprising publications between 1997 and 2017. The sample consisted of 46 articles, which were characterized in terms of authorship, journal, evaluation in the Qualis Capes system, type of study, methodological approach, data collection instruments, methodological sampling, topics covered, area of dialogue and health concept. The results showed that scientific production has been demanded by Brazilian researchers and with a focus on the theme of professional performance, mostly published in journals with B1 and B2 evaluations. Although the theoretical aspect of Human Sciences is predominant, the quantitative methodological approach still has a greater number of publications. As for the concept of health, the expanded perspective was present in 17 studies, however 26 studies did not conceptualize health, which we consider a worrying factor. It was concluded that the production of knowledge in Physical Education and health in Brazilian journals is diverse in terms of themes and approaches, however, it still lacks deepening on the concept of health.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Saúde
Publicação Periódica
Atividades Científicas e Tecnológicas
LILACS
-Brasil
Políticas Públicas de Saúde
Ciências Humanas
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Texto completo SciELO Saúde Pública
Carrara, Sergio
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Id: biblio-1125359
Autor: Carrara, Sérgio.
Título: As ciências humanas e sociais entre múltiplas epidemias / Human and social sciences among multiple epidemics
Fonte: Physis (Rio J.);30(2):e300201, 2020.
Idioma: pt.
Descritores: Ciências Sociais
Saúde Pública
Infecções por Coronavirus/epidemiologia
Betacoronavirus
Ciências Humanas
-Brasil
Iniquidade Social
Epidemias
Pandemias
Tipo de Publ: Comentário
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-1024759
Autor: Mosterín, Jesús.
Título: El espejo roto del conocimiento y el ideal de una visión coherente del mundo / Knowledge´s broken mirror and the ideal of a coherent world´s vision
Fonte: Inmanencia (San Martín, Prov. B. Aires);6(1):145-151, 2017.
Idioma: es.
Resumo: Este artículo postula la necesidad de recomponer una imagen global del mundo a partir de los aportes de la ciencia y la filosofía. En el mundo actual, la especialización de la ciencia resulta en una suma de saberes específicos y restringidos que, a la vez que permite el avance científico, es contraria a la filosofía, entendida en términos platónicos como saber portador de una visión del conjunto. Sin embargo, ciencia y filosofía no son opuestas, como lo demuestra la historia de ambas, sino que forman un continuo: la curiosidad del científico no se agota en los límites de su campo específico, y el filósofo, por su parte, utiliza en sus reflexiones los conocimientos desarrollados por la ciencia. Este artículo afirma que ciencia y filosofía deben conjugarse para la creación de una cosmovisión que sirva como marco para analizar y resolver los problemas individuales y colectivos. La búsqueda de una cosmovisión global es el fin último de toda investigación, y únicamente la conjugación entre ciencia y filosofía permitirá la expansión de la comprensión racional del mundo y construirá un marco de referencia abarcativo para la reflexión y la acción humana

This article poses the necessity of reconstructing a global image of the world, which should take into account the contributions of science and philosophy. In the present world, the specialization of science results in an addition of specific and restricted knowledge that, even when making possible the advance of science, is contrary to philosophy understood as the knowledge which gives a vision of the joint (in Plato's terms). However, science and philosophy are not contrary, as the history of both of them shows, but they constitute a continuous: the scientist's curiosity doesn't exhaust into the limits of his specific field, while the philosopher uses for his reflections the knowledge generated by science. This article affirms that science and philosophy should join for the creation of a "cosmovision" that would become a framework for the analysis and solution of individual and collective problems. The pursuit for a global vision is the main goal of every research, and only the joint work of science and philosophy will make possible to extend the rational understanding of the world and will construct a comprehensive framework of reference for human reflection and action
Descritores: Filosofia
Ciência/história
Conhecimento
Ciências Humanas
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: AR392.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1058986
Autor: Guerriero, Iara Coelho Zito; Minayo, Maria Cecilia.
Título: A aprovação da Resolução CNS nº 510/2016 é um avanço para a ciência brasileira / The approval of Resolution CNS no. 510/2016 is a progress for Brazilian science
Fonte: Saúde Soc;28(4):299-310, out.-dez. 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo A Resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde determina diretrizes éticas específicas para as ciências humanas e sociais (CHS) e é resultado de anos de trabalho de pessoas e instituições que há muito apontavam a inadequação de uma única orientação de cunho biomédico para pesquisas em diferentes áreas. Discutem-se aqui as principais diferenças entre a pesquisa em CHS e a pesquisa biomédica. A disputa pelo poder de definir o que é ciência caracteriza o campo científico, no qual não cabe a interferência do sistema de Comitês de Ética em Pesquisa/Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, cuja missão é a proteção do participante de pesquisa. Comentam-se seis mudanças que a Resolução nº 510/2016 traz. Observa-se que as normas brasileiras sobre ética em pesquisa ainda são restritas. No âmbito internacional, vários códigos de ética são mais abrangentes. A Noruega dispõe de diretrizes específicas para as ciências sociais, humanas, jurídicas e teológicas, que contemplam o valor e a função social da pesquisa; os interesses da sociedade; a necessidade da liberdade para investigar; o papel e os interesses dos gestores acadêmicos; os princípios e os interesses dentro das comunidades científicas, inclusive em suas relações com os estudantes; a responsabilidade das agências de financiamento; as consequências dos resultados das pesquisas; e a popularização da ciência.

Abstract The Brazilian National Health Council's Resolution no. 510/2016 states the specific ethical procedures for social science and humanities (SSH) research. It is the result of many people's work who, for a long time, have been arguing the inadequacy of one single strictly biomedical set of guidelines supposed to be applied in all areas. The main differences between SSH research and biomedical research are discussed in this article. The fight for the power to state what science is characterizes the scientific field, in which the interference of the Research Ethics Board/Brazilian Commission on Research Ethics system is not adequate, because the mission of this system is to protect research participants. We discuss six changes brought by Resolution no. 510/2016. Brazilian guidelines on research ethics are prominently narrow. At the international level, many research codes are broader. Norway has specific guidelines for research in Social Science, Humanities, Law and Theology, which include the discussion on research's social value and function; society's interests; the need for academic freedom to conduct research considering ethical procedures; the role and interests of academic managers; principles and interests within academic communities, including their relationship with students; funding agents' responsibility; researches' results consequences; and science popularization.
Descritores: Ciências Sociais
Saúde Pública
Conhecimento
Comitês de Ética em Pesquisa
Pesquisa Qualitativa
Ciências Humanas
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: biblio-1097350
Autor: Paula, Tainá Regina de; Porto, Eric de Jesus; Carvalho, Cíntia de Sousa.
Título: Um sobrevoo pelo estado da arte sobre gênero e sexualidade na pesquisa / An overview of the state of the on gender and sexuality in research / Un sobrevuelo por el estado del arte sobre género y sexualidad en la investigación
Fonte: Psicol. ciênc. prof;39(3,n.esp):194-205, dez. 2019-maio 2020. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Atualmente o Brasil se encontra em um cenário preocupante em termos de violações de direitos, sobretudo no que se refere às minorias sexuais. Tendo em vista que tal cenário produz intenso sofrimento, é importante que se construam espaços de pesquisa, discussão e reflexão que possam trazer maior densidade e visibilidade às problemáticas sociais que envolvam gênero e sexualidade. Neste sentido, este estudo, marcado pela perspectiva genealógica de Foucault, trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, cuja análise deu-se por meio de um estudo quantitativo, que foi construído a partir da análise das bases de dados SciELO, LILACS e Lattes. Tal análise teve por objetivo apontar como as temáticas relacionadas ao gênero e à sexualidade são abordadas nas produções das ciências humanas, especialmente na Psicologia. Diante dos resultados, constatou-se que a ciência psicológica não é uma das áreas mais envolvidas com o tema. No entanto, vale salientar que os estudos da Psicologia encontrados apontam para uma análise mais crítica e que aposta na produção dos sentidos, distanciando-se de uma perspectiva mais positivista...(AU)

Brazil is in a worrying scenario in terms of violations of rights, especially with regard to sexual minorities. Taking into account that this scenario produces intense suffering, it is important to construct spaces of data, discussion and reflection which relate to networks that evolve gender and sexuality. In this sense, this study, marked by the genealogical perspective of Foucault, is a bibliographical research, using a quantitative study, which was constructed from the analysis of the databases SciELO, LILACS and Lattes. This analysis sought to point out how gender and sexuality issues are approached in the humanities productions, especially in Psychology. It was found that the psychological science is not involved with this subject. However, it is worth mentioning that the studies of Psychology studied here point to a more critical analysis that defends the production of senses, distancing itself from a more positivist perspective...(AU)

Brasil se encuentra actualmente en un escenario preocupante en términos de violaciones de derechos, especialmente con respecto a las minorías sexuales. Dado que este escenario produce un sufrimiento intenso, es importante crear espacios para la investigación, el debate y la reflexión que puedan aportar mayor densidad y visibilidad a los problemas sociales relacionados con el género y la sexualidad. En este sentido, este estudio, marcado por la perspectiva genealógica de Foucault, es una investigación de revisión bibliográfica, cuyo análisis tuvo lugar a través de un estudio cuantitativo, que se construyó a partir del análisis de Scielo, Lilacs y Lattes. Este análisis tuvo como objetivo señalar cómo se abordan los temas relacionados con el género y la sexualidad en las producciones de las ciencias humanas, especialmente en Psicología. Dados los resultados, se descubrió que la ciencia psicológica no es una de las áreas más involucradas con el tema. Sin embargo, es digno de mención que los estudios de Psicología encontrados apunten hacia un análisis más crítico y que apuesten por la producción de los sentidos, alejándose de una perspectiva más positivista...(AU)
Descritores: Psicologia
Pesquisa
Sexualidade
Minorias Sexuais e de Gênero
Identidade de Gênero
-Problemas Sociais
LILACS
Ciências Humanas
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-976327
Autor: Baquero Castellanos, Silvia; Segovia Cuéllar, Andrés.
Título: Cognición corporizada y comprensión semántica / Embodied Cognition and Semantic Comprehension / Cognição corporizada e compreensão semântica
Fonte: Pensam. psicol;16(2):123-134, jul.-dic. 2018.
Idioma: es.
Resumo: Resumen Esta reflexión está orientada a presentar los avances en el estudio de la naturaleza del lenguaje con énfasis en los procesos de comprensión semántica, desde las teorías corporizadas y motrices de la cognición. Se establecen los lineamientos principales que sostienen dichas teorías y su aporte al área de las ciencias del lenguaje y la psicolingüística. En un primer apartado se resumen las ideas fundacionales de la teoría corporizada y enactiva, y se definen las propuestas sobre el lenguaje desde esta postura, para presentar, de manera general, el movimiento de la semántica corporizada. Posteriormente, se retoman estos planteamientos para relacionarlos con los problemas en el procesamiento de lenguaje de los pacientes con enfermedad de Parkinson. Esta enfermedad neurológica, al estar asociada con déficits motores y del movimiento voluntario, resulta una plataforma ideal para la validación de teorías que sugieren una estrecha relación entre la actividad motriz en contexto, la neurofisiología de la acción y los procesos de comprensión lingüística.

Abstract This review and analysis of the literature aims to show in a brief manner the recent findings in the study of the nature of language and semantic comprehension from the embodied and motor theories of cognition. The guidelines that uphold the embodied and enactive theories of cognition and their role for the study of language in psycholinguistics are established, as it is becoming common to find increasing support for them. In a first part of the article the main principles of the theory are shared as well as the different ideas about language that have been proposed under the name of embodied semantics. Then, the case of Parkinson's disease and language processing impairments in Parkinson's patients is taken as a critical case. This neurological disease associated with voluntary movement and motor deficits, is ideal for validating theories that propose a close relationship between motor activity in context, as well as the neurophysiology of action and the processes of understanding language.

Resumo Esta reflexão sobre resultados de literatura tem como finalidade presentar os avances recentes no estudo da natureza da linguagem com ênfase nos processos de compreensão semântica desde as teorias corporizadas e motrizes da cognição. São estabelecidos os lineamentos principais que sustentam as teorias mencionadas e seu aporte à área das ciências da linguagem e a psicolinguística. Na primeira parte são resumidas as ideias fundacionais da teoria corporizada e enativa, são definidas as diferentes propostas sobre a linguagem e o significado que existem desde esta postura, para apresentar, de maneira geral, o movimento da semântica corporizada. Depois, são retomadas estas ideias em relação com os problemas no processamento da linguagem que padecem os pacientes com doença de Parkinson. Esta doença neurológica, ao estar associada com déficits motores e do movimento voluntário, supõe uma plataforma ideal para a validação de teorias que propõem uma relação estreita entre a atividade motriz em contexto, a neurofisiologia da ação e os processos de compreensão linguística.
Descritores: Semântica
Cognição
-Compreensão
Ciências Humanas
Idioma
Limites: Humanos
Responsável: CO334.1 - Biblioteca General


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Id: lil-785348
Autor: Giraldo, Yicel Nayrobis; Ruiz-Silva, Alexander.
Título: La comprensión de la solidaridad. Análisis de estudios empíricos / The understanding of solidarity. Analysis of empirical studies
Fonte: Rev. latinoam. cienc. soc. niñez juv;13(2):609-625, jul. 2015.
Idioma: es.
Resumo: En este escrito analizamos una serie de estudios empíricos sobre la solidaridad realizados en distintos países de América Latina. Se trata de trabajos en los que convergen diversas disciplinas de las ciencias sociales, la educación y las humanidades, realizados en los últimos catorce años. La base del análisis es de carácter documental y el corpus estuvo integrado por 39 textos (artículos, libros, informes) de carácter investigativo. De ese modo, identificamos tres tendencias en el abordaje investigativo de la solidaridad: 1. Como acción dirigida a quien es considerado vulnerable; 2. Como espacio de mediación experta; y 3. Como práctica social orientada a la superación de la injusticia y la desigualdad. Finalmente, el análisis de estos estudios empíricos permite derivar una serie de reflexiones sobre la solidaridad en los tiempos actuales, y una propuesta general para la formulación de un programa de investigación en este campo...
Descritores: Ciências Humanas
Iniquidade Social
-América Latina
Limites: Humanos
Responsável: CO335.1 - Centro de Estudios Avanzados en Niñez y Juventud de la Alianza CINDE


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Id: lil-563963
Autor: Berríos, Jorge.
Título: La formación integral en la carrera médica / Integrated training in the medical career
Fonte: Rev. peru. med. exp. salud publica;25(3):319-321, jul.-sept. 2008.
Idioma: es.
Resumo: La formación médica debe ser integral, en el currículo médico se debe incluir aspectos relacionados con las humanidades que permitan a los estudiantes llegar a ser profesionales competentes, de conducta ética y sensibilidad estética adecuada, a fin de constituirse en un elemento que no sólo satisfaga las exigencias de la sociedad, sino que contribuya a su perfeccionamiento.

Medical education should be integrated, in the medical curriculum should include aspects related to the humanities to enable students to become competent professionals, with ethic attitude and aesthetic sensibility appropriate, to become a part not only meets the demands of society, but contributes to its further development.
Descritores: Educação Médica
Ensino
Ciências Humanas
Limites: Humanos
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca



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