Base de dados : LILACS
Pesquisa : K01 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 186 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 19 ir para página                         

  1 / 186 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Saúde Pública
Texto completo
Id: biblio-1351297
Autor: Silva, Marlon Ribeiro; Schor, Paulo; Gallian, Dante Marcelo.
Título: Uma Experiência Estética e didática sobre ciência e tecnologia por meio da literatura / An Aesthetic and Didactic Experience on Science and Technology based on Literature
Fonte: Physis (Rio J.);31(4):e310415, 2021.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Introdução: Discutimos o Potencial Estético-Formativo da Literatura para uma Crítica Estética da tecnologia em seus diversos âmbitos entre estudante dos cursos superiores em Tecnologia em Saúde da UNIFESP. Objetivos: Verificar o potencial estético da literatura para pensar a tecnologia. Metodologia: Leitura de clássicos da literatura universal por meio da Metodologia do Laboratório de Humanidades e Tecnologia, atividade complementar oferecida aos estudantes dos cursos de tecnologia em saúde da UNIFESP. Para coleta dos dados usamos da Observação Participante e História Oral de Vida. Análise fundamentada na Fenomenologia Hermenêutica. Resultados: Com base em uma compreensão Estética da formação da Racionalidade humana, nossa atividade parece ser capaz de promover a análise crítica da tecnologia sob diversos âmbitos, tanto conceituais quanto para uma prática social e produtiva. Conclusão: Sugerimos a metodologia do LabHumTec como meio de possibilitar uma formação estética e humanística para produção e inovação tecnológica.

Abstract Introduction: This paper reflects the Aesthetic-Formative Potential of Literature, considering the various aspects of Aesthetic Criticism of technology, which were discussed among undergraduate students of Health Technology at UNIFESP. Objectives: Our aim is to analyze the aesthetic potential of literature to think about technology. Methodology: Reading and discussions based on classics from universal literature during the meetings of the Complementary Activity, named Methodology of the Humanities and Technology Laboratory, which was offered to students of Health Technology courses at UNIFESP. For data collection, we used Participant Observation and Oral History of Life methods. The analysis was based on Hermeneutic Phenomenology. Results: Based on an Aesthetic understanding of the formation of Human Rationality, our activity seems capable of promoting the critical analysis of science and technology in various areas, both conceptual and social and productive practice. Conclusion: This research suggests the LabHumTec methodology as a way to enable an aesthetic and humanistic formation for production and technological innovation.
Descritores: Filosofia
Ciência
Educação
Ciências Humanas
Literatura
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


  2 / 186 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-890994
Autor: Salatino, Maximiliano.
Título: Más Allá de la Indexación: Circuitos de Publicación de Ciencias Sociales en Argentina y Brasil / Para além da Indexação: Circuitos de Publicação das Ciências Sociais na Argentina e no Brasil / Beyond Indexing: Social Sciences Publication Circuits in Argentina and Brazil / Au-delà de l'Indexation: Circuits de Publication des Sciences Sociales en Argentine et au Brésil
Fonte: Dados rev. ciênc. sociais;61(1):255-287, jan.-mar. 2018. graf.
Idioma: es.
Resumo: Este artículo analiza 4459 revistas de ciencias sociales y humanidades de Argentina y Brasil con el fin de detectar segmentaciones en la circulación asociadas a su adscripción disciplinar, su acceso-visibilidad y su entramado político-institucional. El concepto de circuitos de publicación es propuesto como herramienta analítica para avanzar más allá de la lógica de la indexación y complejizar las referencias que asocian "excelencia" a una revista científica a partir de su inclusión en determinadas bases y repositorios. La información procesada indica una fuerte segmentación entre circuitos locales, con una mayoritaria cantidad de revistas editadas en papel, de escasa visibilidad y publicadas por universidades tradicionales, un pequeño número insertas en circuitos de la corriente principal y de acceso restringido y, finalmente, otro gran grupo caracterizado por el acceso abierto de circulación regional.

Este artigo analisa 4.459 revistas de Ciências Sociais e Humanas da Argentina e do Brasil, no intuito de detectar segmentações na circulação associada às respectivas filiação disciplinar, acessibilidade e visibilidade, assim como ao seu enquadramento político-institucional. O conceito de circuitos de publicação é proposto como ferramenta analítica para se avançar além da lógica da indexação e complexificar as referências que associam a "excelência" a uma revista científica, a partir da sua inclusão em determinados bancos de dados e repositórios. A informação processada indica forte segmentação entre os circuitos locais, com uma maioria de publicações impressas de visibilidade reduzida e publicados por universidades tradicionais, um pequeno número inserido em circuitos da corrente principal de acesso restrito, além de, finalmente, outro grande grupo caracterizado pelo acesso aberto em circulação regional.

The following article analyzes 4,459 social sciences and humanities journals in Argentina and Brazil in order to detect segmentation in circulation associated with their disciplinary affiliation, accessibility-visibility and their political-institutional framework. The concept of publication circuits is proposed as a tool of analysis for advancing beyond the logic of indexing and to problematize references associating "excellence" with a particular scientific journal based on its inclusion in certain databases and repositories. The information processed indicates strong segmentation among local circuits, with most journals of scant visibility and published by traditional universities in paper format, a small number of limited access inserted in mainstream circuits, and finally, another large group characterized by easy access and regional circulation.

Cet article analyse 4 459 revues de sciences sociales et humaines de l'Argentine et du Brésil en vue de détecter des segmentations de la circulation associées à leur affiliation disciplinaire, leur accessibilité-visibilité et leur cadre politico-institutionnelle. Le concept de circuits de publication est proposé en tant qu'outil analytique pour dépasser la logique de l'indexation et mettre en perspective les références associant "l'excellence" d'une revue spécifique à son inclusion dans des bases de données déterminées. Les informations recueillies nous ont indiqué une forte segmentation entre les circuits locaux (avec une majorité d'éditions papier à faible visibilité publiées par les universités traditionnelles), un petit nombre de revues à l'accès restreint insérées dans les circuits principaux, et finalement, un autre grand groupe caractérisé par un accès ouvert et une circulation régionale.
Descritores: Acesso à Informação
EXHIBITIONISMABDOMEN
-Publicações Periódicas como Assunto
Indexação e Redação de Resumos
Ciências Humanas
Limites: Humanos
Responsável: BR1782.1 - Núcleo de Informação e Documentação Cecília Minayo


  3 / 186 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1351265
Autor: Baroni, Daiana Paula Milani.
Título: Reflexões acerca da relação entre ensaio, verdade e produção de subjetividade a partir de uma perspectiva foucaultiana / Reflections on the relationship between essay, truth and subjectivity's production from a foucaultian perspective / Reflexiones sobre la relación entre ensayo, verdad y producción de subjetividad desde una perspectiva foucaultiana
Fonte: Pesqui. prát. psicossociais;16(3):1-11, set.-dez. 2021.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo trata da relação entre "sujeito e verdade" no contexto de produção científica, no intuito de compartilhar com os demais pesquisadores das Ciências Humanas questionamentos e possíveis experimentações a partir da utilização do método ensaio. Visa, assim, problematizar a relação do sujeito com as verdades produzidas pelas disciplinas científicas condicionadas à programação metodológica no campo da Psicologia, apresentando o ensaio como outra possibilidade de posicionamento no decorrer da pesquisa. O objetivo seria interrogar a condição de privilégio dos saberes que nos atribuem identidades e nos fazem sujeitos e propor um desvio desses mecanismos formais por meio de uma escrita ensaística. Para tanto, autores como Foucault, Barthes, Larrosa e Morin nos lançarão pistas importantes a partir de seus trabalhos. Considera-se, por fim, o ensaio como proposta de estetização em um compromisso não com uma verdade única e universal, mas com os efeitos de subjetividade e o caráter de produção de verdades.

This article intends to reflect on the relationship between "subject and truth" in a context of scientific production, in order to share with other researchers questions and possible experiments from the use of the method essay. Thus, it aims to problematize the relationship between "subject and truth" produced by scientific disciplines conditioned to methodological programming in the field of Psychology, presenting the essay as another form of positioning during the research. The objective would be to question the privileged condition of the knowledge that assigns us identities and make us subjects and to propose a deviation from these formal mechanisms through essay writing. It is, therefore, a proposal of commitment not with the idea of a single and universal truth, but with its effects of subjectivity and its character of production. For such authors as Foucault, Barthes, Larrosa and Morin will give us important clues from their work.

Este artículo busca reflexionar sobre la relación entre "sujeto y verdad" en un contexto de producción científica, con el fin de compartir con otros investigadores en temas de humanidades y posibles experimentos con el uso del método ensayo. Por lo tanto, pretende problematizar la relación del sujeto con "las verdades" producidas por disciplinas científicas condicionadas a la programación metodológica en el campo de la Psicología, presentando el ensayo como otra forma de posicionamiento durante la investigación. El objetivo sería cuestionar la condición privilegiada del conocimiento que nos asigna identidades y nos hace sujetos y proponer una desviación de estos mecanismos formales a través de la escritura. Es, por lo tanto, una propuesta de compromiso no con la verdad única y universal, sino con sus efectos de subjetividad y su carácter de producción. Para esto, autores como Foucault, Barthes, Larrosa y Morin, nos darán pistas importantes a partir de sus incursiones.
Descritores: Conhecimento
-Psicologia
Pesquisa
Pesquisadores
Domínios Científicos
Atividades Científicas e Tecnológicas
Ciências Humanas
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


  4 / 186 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1365271
Autor: Seibt, Cezar Luís.
Título: A desconstrução heideggeriana da metafísica como terapia da condição humana / La desconstrucción heideggeriana de la metafísica como terapia de la condición humana / The heidegger's deconstruction of metaphysics as therapy for the human condition
Fonte: Psicol. Estud. (Online);27:e47630, 2022.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO O texto, resultado de um estudo teórico, reflete sobre o potencial do pensamento do filósofo Martin Heidegger no que se refere às possibilidades nele contidas de reexperimentar o fundo a partir do qual os nossos empreendimentos teóricos e práticos se constituem. A ênfase recai sobre a desconstrução e fecundidade nela presente para a psicologia e para outras ciências humanas. Situaremos o problema, apresentaremos em traços gerais o seu pensamento e apontaremos alguns desafios que representam indícios de uma terapia para as explicações, teorias e práticas de cuidado com o ser humano. Esse movimento para dentro do ambiente não tematizado onde vivemos e pensamos, mas que é a condição de possibilidade deste mesmo ambiente, se constitui como acesso à condição humana, na direção da proximidade com o inaugural. E permite a compreensão e liberação do ser humano para além dos projetos ônticos, resultando em terapia das terapias especializadas, em terapia da condição humana no mundo.

RESUMEN El texto, resultado de un estudio teorético, refleja sobre el potencial del pensamiento del filósofo Martin Heidegger en lo que se refiere a las posibilidades en él contenidas de reexperimentar el fondo desde donde se desarrollan nuestros emprendimientos teóricos y prácticos. El énfasis recae sobre la deconstrucción y la fecundidad en ella presente para la psicología y para otras ciencias humanas. Situaremos el problema, presentaremos en trazos generales su pensamiento y apuntaremos algunos desafíos que representan indicios de una terapia para las explicaciones, teorías y prácticas de cuidado con el ser humano. Este movimiento hacia el ambiente no tematizado donde vivimos y pensamos, pero que es la condición de posibilidad de este mismo ambiente, se constituye como acceso a la condición humana, en la dirección de la cercanía con lo inaugural. Y permite una comprensión y liberación del ser humano más allá de los proyectos ónticos, resultando en una terapia de las terapias especializadas, en una terapia de la condición humana en el mundo.

ABSTRACT The text, result of a theoretical study, reflects on the potential of the philosopher Martin Heidegger's thinking about the possibilities contained therein to re-experience the background from where our theoretical and practical undertakings are constituted. The emphasis lies on deconstruction and fecundity present in it for psychology and other human sciences. We will situate the problem, present in general outlines his thinking and present some challenges that represent indications of a therapyfor the explanations, theories and practices of care for the human being. This movement into the non-thematized environment where we live and think, but which is the condition of possibility of the same environment, is constituted as access to the human condition, in the direction of proximity to the inaugural. And it allows an understanding and liberation of the human being beyond ontic projects, resulting in a therapy of specialized therapies, a therapy of the human condition in the world.
Descritores: Terapêutica
Atividades Humanas/psicologia
Metafísica
-Filosofia
Ciência/educação
Pensamento
Humanos
Meio Ambiente
Ciências Humanas/psicologia
Idioma
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


  5 / 186 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1357427
Autor: Rios, Luís Felipe; Adrião, Karla Galvão.
Título: Sobre descrições, retificações e objetividade científica: reflexões metodológicas a partir de uma pesquisa sobre condutas sexuais e HIV/aids entre homens com práticas homossexuais / On descriptions, rectifications, and scientific objectivity: methodological reflections from a research on sexual behavior and HIV/AIDS among men who have sex with men
Fonte: Saúde Soc;31(1):e210427, 2022. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este ensaio reflete sobre a positividade de conhecimentos produzidos por abordagens etnográficas, a partir da discussão dos meandros de uma pesquisa sobre homens que se relacionam sexualmente com outros homens e vulnerabilidade ao HIV/aids. Propõe como falsa a oposição entre metodologias explicativas e compreensivas, uma vez que ambos os princípios estão presentes, em maior ou menor grau, em todas as investigações em ciências humanas e sociais. Nessa linha, põe em xeque critérios de cientificidade do "senso comum científico" que fazem o uso da matemática como o demarcador. Exemplifica como a descrição crítica do próprio ato de pesquisar e das retificações sobre os obstáculos ao conhecimento, identificados no próprio caminho, conferem objetividade aos conhecimentos produzidos. O diferencial etnográfico em relação a outras abordagens de ênfase compreensiva é a explicitação da própria experiência dos pesquisadores no campo como recurso crítico e analítico.

Abstract This essay reflects on the positivity of knowledge produced by ethnographic approaches, based on the discussion on a research about men who have sex with men and vulnerability to HIV/AIDS, Considering that both explanatory and comprehensive methodologies are present, to a greater or less extent, in all investigations in human and social sciences, this essay proposes as false the opposition between both principles. It challenges the scientificity criteria of "scientific common sense" that use mathematics as demarcator. The text exemplifies how the critical description of the act of researching, and rectifying the obstacles to knowledge identified in the path itself grant objectivity to the resulting knowledge. The ethnographic differential of this essay consists of explaining the researchers' field experience as a critical and analytical resource.
Descritores: Ciências Sociais
HIV
Conhecimento
Metodologia
Ciências Humanas
Antropologia Cultural
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


  6 / 186 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1359482
Autor: Albornoz, Suzana.
Título: As ciências humanas no projeto da UNISC / Human sciences in the UNISC project
Fonte: Barbarói;(59,n.esp):279-286, 2021.
Idioma: pt.
Resumo: Em sua reflexão, a professora Suzana resgata aspectos do debate sobre Universidade que orientou o processo político que antecedeu a concretização de um movimento político em favor da criação da Universidade de Santa Cruz do Sul. No decorrer de sua análise, defende que a memória daquela reflexão e daquele processo político tem valor para a compreensão do significado e do papel das Ciências Humanas na Universidade de Santa Cruz do Sul.(AU)

In her reflection, Professor Suzana recovers aspects of the reflection on the University that guided the political process that preceded the realization of a political movement in favor of the creation of the University of Santa Cruz do Sul. In the course of her analysis, she argues that the memory of that reflection and that political process has value for understanding the meaning and role of Human Sciences at the University of Santa Cruz do Sul.(AU)
Descritores: Universidades/história
Ciências Humanas/educação
-Universidades
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central


  7 / 186 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1359356
Autor: Almeida, Paula Camboim Silva de; Goes, César Hamilton Brito de; Cadoná, Marco André.
Título: Atividades de extensão numa universidade comunitária: um olhar desde uma experiência de coordenação de atividades de extensão / Extension activities in a community university: a look from an experience of coordinating extension activities
Fonte: Barbarói;(59,n.esp):239-258, 2021.
Idioma: pt.
Resumo: A entrevista aborda temas como construção de políticas de extensão numa experiência de Universidade Comunitária, a sempre difícil tarefa de integração de atividades de pesquisa, ensino e extensão, a necessidade de articular expectativas de prestação de serviços com as atividades de extensão e inserção comunitária. A partir da experiência de atuação profissional da professora Paula no Departamento de Ciências Humanas e na Pró-Reitoria de Extensão da UNISC, a entrevista provoca reflexões sobre a extensão universitária, mas acima de tudo sobre o lugar das atividades de extensão numa experiência de Universidade Comunitária, como é o caso da UNISC.(AU)
Descritores: Universidades
Relações Comunidade-Instituição
-Ciências Humanas
Tipo de Publ: Entrevista
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central


  8 / 186 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1359347
Autor: Schaefer, Sérgio; Goes, César Hamilton Brito de; Cadoná, Marco André.
Título: A filosofia e as humanidades na formação universitária / Philosophy and humanities in university formation
Fonte: Barbarói;(59,n.esp):174-193, 2021.
Idioma: pt.
Resumo: A entrevista aborda temas como a importância da filosofia e das ciências humanas na formação universitária. A partir de um resgate da trajetória do professor Sérgio Schaefer na Universidade de Santa Cruz do Sul, na condição de professor de Filosofia, a entrevista levanta questões sobre a experiência de construção de uma universidade comunitária, das lutas pelo reconhecimento de espaços de formação para a filosofia e para as ciências humanas nas diferentes áreas do conhecimento, sobre os desafios colocados em tempos de transformações tecnológicas e de afirmação de caminhos pragmáticos no campo da educação para o pensar e o fazer filosofia na Universidade.(AU)

The interview addresses topics such as the importance of philosophy and the humanities in university education. Based on a retrieval of the trajectory of Professor Sérgio Schaefer at the University of Santa Cruz do Sul, as a professor of Philosophy, the interview raises questions about the experience of building a community university, the struggles for the recognition of training spaces for the philosophy and human sciences in different areas of knowledge, about the challenges posed in times of technological changes and the affirmation of pragmatic paths in the field of education for thinking and doing philosophy at the University.(AU)
Descritores: Filosofia
Universidades
Ciências Humanas/educação
-Docentes
Tipo de Publ: Entrevista
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central


  9 / 186 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1359173
Autor: Santos, Marcos Moura Baptista dos; Goes, César Hamilton Brito de; Cadoná, Marco André.
Título: Ciências humanas e a formação universitária: uma análise a partir da experiência da UNISC / Human sciences and university education: an analysis based on the UNISC experience
Fonte: Barbarói;(59,n.esp):113-154, 2021.
Idioma: pt.
Resumo: Na entrevista, o professor Marcos Moura Baptista dos Santos considera sua experiência na gestão da UNISC, tanto na condição de Pró-Reitor do Planejamento quanto na condição de Chefe do Departamento de Ciências Humanas, para analisar as mudanças que ocorreram, ao longo da história, nas experiências das Universidades Comunitárias. Contextualiza o processo político que resultou na criação da UNISC, no início da década de 1990, avalia as mudanças que ocorreram nas diferentes gestões da UNISC e problematiza as mudanças recentes, ocorridas num contexto de crise econômica e política que repercute na própria experiência histórica de Universidade no Brasil. Ao mesmo tempo, o professor Marcos considera as mudanças que ocorrem no processo de formação universitária, em especial nas Universidades Comunitárias, considerando essas mudanças desde os compromissos assumidos pelas Universidades Comunitárias em suas histórias.(AU)
Descritores: Ensino
Universidades/história
Universidades/organização & administração
Ciências Humanas
Tipo de Publ: Entrevista
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central


  10 / 186 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1359162
Autor: Helfer, Carmen Lúcia de Lima; Goes, César Hamilton Brito de; Cadoná, Marco André.
Título: Os desafios na construção de uma universidade comunitária: um olhar a partir da condição de reitora / The challenges in building a community university: a look from the position of dean
Fonte: Barbarói;(59,n.esp):84-112, 2021.
Idioma: pt.
Resumo: A entrevista aborda temas relacionados ao processo histórico de construção de uma Universidade Comunitária, em especial da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). A partir de relatos acerca de sua experiência profissional, enquanto professora e gestora na UNISC, a professora Carmen Lúcia de Lima Helfer analisa os diferentes momentos, os diferentes desafios, as dificuldades e as conquistas no trabalho coletivo de construção de uma experiência de Universidade Comunitária no Rio Grande do Sul. A entrevista aborda, também, os caminhos e os descaminhos do ensino superior no Brasil, em especial no último período, quando as mudanças das políticas públicas e direcionadas ao ensino superior no País desafiaram os gestores universitários a mudanças tanto no que diz respeito à gestão administrativa quanto no que diz respeito aos projetos de Universidade que orientam as ações de ensino, de pesquisa e de extensão universitários. Relacionada a essa última temática e provocada pela própria proposta do número especial da Barbarói, a professora Carmen resgata a participação do Departamento de Ciências Humanas na UNISC e o lugar das ciências humanas na formação universitária.(AU)
Descritores: Universidades/organização & administração
Universidades
Ciências Humanas
-Ensino
Tipo de Publ: Entrevista
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central



página 1 de 19 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde
WXIS|fatal error|unavoidable|recxref/read|