Base de dados : LILACS
Pesquisa : K01.093 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 722 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 73 ir para página                         

  1 / 722 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1145563
Autor: Aguiar, Maria Livia de Sá Roriz.
Título: Ecos do mundo dos artistas: memória e articulações comunicacionais / Echoes of the world of artists: memory and communicational articulations / Ecos del mundo de los artistas: memoria y articulaciones comunicacionales
Fonte: RECIIS (Online);14(4):870-879, out.-dez. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: O trabalho apresenta as reflexões iniciais do projeto de pós-doutorado desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que pretende ouvir artistas idosos de dois grupos distintos: no primeiro os sujeitos acometidos por patologias que afetam a memória, entre elas o Alzheimer, em suas fases iniciais; e no segundo sujeitos que se constroem e são construídos identitariamente como idosos, com base em seu lugar etário. Por meio de entrevistas, usando metodologicamente uma técnica que cruza os modos de fazer da história oral com os da entrevista clínica, realizaremos encontros com artistas (músicos, atores, artistas plásticos etc.) procurando perceber as vozes desses indivíduos como sujeitos de comunicação afetados pelo tempo (e, em alguns casos, pela doença).

The work presents the initial reflections of the postdoctoral project developed on the Graduate Program in Communication and Culture at Federal University of Rio de Janeiro, which intends to listen to old artists of two different groups: in the first, subjects affected by pathologies that affect the memory, includin Alzheimer's, in its early stages; and in the second subjects who build and are built identically as old based on their age. Based on interviews, using the foundations of psychological clinic and oral history, we will hold meetings with artists (musicians, actors, visual artists, etc.) seeking to perceive the voices of these individuals as subjects of communication affected by time (and often by the disease).

El trabajo presenta las reflexiones iniciales del proyecto posdoctoral desarrollado con el Programa de Posgrado en Comunicación y Cultura de la Universidad Federal de Río de Janeiro, que pretende escuchar a artistas antiguos de dos grupos diferentes: en el primero, los sujetos afectados por patologías que afectan la memoria, incluido el Alzheimer, en sus primeras etapas; y el segundo sujetos que construyen y se construyen de manera idéntica a los ancianos, en función de su su edad. Mediante el uso de entrevistas, utilizando metodológicamente una técnica que cruza las formas de hacer historia oral con las de la entrevista clínica psicológica, mantendremos reuniones con artistas (músicos, actores, artistas visuales etc.) para percibir las voces de estas personas como sujetos de comunicación afectados por el tiempo (y a menudo por la enfermedad).
Descritores: Comportamento Social
Barreiras de Comunicação
Doença de Alzheimer
Transtornos da Memória
-Arte
Envelhecimento
Estudos de Casos e Controles
Entrevistas como Assunto
Relações Familiares
Traços de História de Vida
Limites: Humanos
Idoso
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


  2 / 722 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1150702
Autor: Musso, Carlos.
Título: Obras maestras del arte universal y la medicina: Noche transfigurada de Arnold Schönberg (1874-1951) / Universal art masterpieces and medicine: Transfigured night by Arnold Schönberg (1874-1951)
Fonte: Evid. actual. práct. ambul;19(3):92-92, 2016. ilus.
Idioma: es.
Descritores: Arte
Medicina
-Poesia como Assunto
Equipe de Desastre
Visitas com Preceptor
Música
Limites: Humanos
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


  3 / 722 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1147631
Autor: Martinez, Georgia.
Título: El intrusismo, el arte y la belleza / Intrusiveness, art and beauty
Fonte: Rev. argent. cir. plást;26(3):110-110, 20200900.
Idioma: es.
Descritores: Arte
Cirurgia Plástica/ética
Beleza
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: AR392.1 - Biblioteca


  4 / 722 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: biblio-1165172
Autor: Pasqualini Christiane Dosne.
Título: Ciencia y arte / [Science and art: tribute to Franþois Jacob].
Fonte: Medicina (B.Aires);73(6):547-51, Dec. 2013.
Idioma: es.
Descritores: Arte/história
Ciência/história
-França
História do Século XX
História do Século XXI
Pesquisadores/história
Redação/história
Tipo de Publ: Biografia
Artigo Histórico
Artigo de Revista
Responsável: AR5.1 - Centro de Gestión del Conocimiento y las Comunicaciónes


  5 / 722 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1151694
Autor: Borges, Raquel de Magalhães; Brito, Cristiane Miryam Drumond de; Barbosa, Cláudia Márcia; Rezende, Edson José Carpintero.
Título: Memória e arte na velhice: o caso das "Meninas de Sinhá" / Memory and art in aging: the case of the "Meninas de Sinhá"
Fonte: Licere (Online);23(04):400-419, dez.2020.
Idioma: pt.
Resumo: Buscamos compreender a relação entre a prática artística do grupo "Meninas de Sinhá" e a memória, como processo cognitivo e cultural vivenciado na velhice. A memória das brincadeiras de roda da infância constitui-se como matéria-prima de criações artísticas coletivas do grupo. Realizamos uma abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica e observação participante registrada em diário de campo. Discutimos os conceitos apropriados pela revisão bibliográfica a partir das vivências do "Meninas de Sinhá". Concluímos que, o processo de criação pode ser um recurso para que, na velhice, perdure a escrita autoral da vida. E que, nesta escrita, a memória e outros elementos da cognição sejam preservados e estimulados. O processo de criação demanda alta atividade cognitiva, e no caso da criação coletiva, amplia a participação social e cultural, a troca de sensibilidades e cuidados.

We sought to understand the relationship between the community artistic practice of the group "Meninas de Sinhá" and memory, as a cognitive and cultural process experienced in old age. The memory of children's wheel games constitutes the raw material of collective artistic creations of the group. We performed a qualitative approach, with bibliographic review and participant observation recorded in field diaries. We discuss the concepts appropriated by the bibliographical review from the experiences of the "Meninas de Sinhá". We conclude that, the process of creation can be a resource so that, in old age, the authorial writing of life lasts. And that in this writing, memory and other elements of cognition are preserved and stimulated. The process of creation demands high cognitive activity, and in the case of collective creation, it increases social and cultural participation, the exchange of sensibilities and care.
Descritores: Atividades de Lazer
-Arte
Envelhecimento
Responsável: BR1878.9


  6 / 722 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1150696
Autor: Correia, Luís Cláudio Lemos; Bagano, Gabriela Oliveira.
Título: The art of reading a scientific article / A arte de ler um artigo científico
Fonte: Rev. Pesqui. Fisioter;9(1):6-9, Fev. 2019.
Idioma: en; pt.
Descritores: Artigo de Revista
-Arte
Responsável: BR333.2 - Biblioteca - Campus II


  7 / 722 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-846923
Autor: Fernandes, Jéssica Adriana Montanini; Ribeiro, Olívia Cristina Ferreira; Bortoleto, Marco Antonio Coelho.
Título: Lazer e espaços públicos: o circo como opção / Leisure and public spaces: the circus as option
Fonte: Licere (Online);19(3):https://seer.ufmg.br/index.php/licere/article/view/2942/2146, set. 2016. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Dentre as diversas atividades de lazer que se podem vivenciar nos espaços públicos, encontra-se o circo. Nesse contexto, um conjunto de encontros circenses vem se consolidando em diversas cidades brasileiras. Estudamos dois deles, realizados no estado de São Paulo, com o objetivo de conhecer suas formas de organização e as motivações que configuram a participação de jovens e adultos nesses encontros. Para tal, realizamos uma pesquisa de campo que incluiu a observação-participante e a aplicação de questionários a participantes e organizadores. Os resultados indicaram que os encontros representam uma forma de lazer e de difusão do circo e contribuem para o desenvolvimento técnico e artístico do circo, assim como para uma maior integração social e novos usos dos espaços públicos. Em ambos, as redes sociais são sua plataforma de divulgação e comunicação, e as adversidades climáticas, o maior desafio para sua manutenção.

Among the many leisure activities that one can experience in public areas, is the circus. In this context, a set of circus meetings has been consolidated in several Brazilian cities. We studied two of them, conducted in the state of São Paulo, in order to meet their forms of organization and the motivations that shape the participation of young people and adults in these meetings. To this end, we conducted a field survey that included participant observation and questionnaires to participants and organizers. The results indicated that the meetings represent a form of leisure and circus dissemination and contribute to the technical and artistic development of the circus, as well as to greater social integration and new uses of public spaces. In both social networks are its dissemination and communication platform, and climatic adversities, the biggest challenge for its maintenance.
Descritores: Arte
Adolescente
Área Urbana
Características Culturais
Atividades de Lazer
Limites: Adolescente
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


  8 / 722 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-847529
Autor: Surdi, Aguinaldo Cesar; Marques, Danieli Alves Pereira; Melo, José Pereira de; Kunz, Elenor.
Título: O brincar e o "se-movimentar" da criança como manifestação artística / The play and the "se-move" child as artistic expression
Fonte: Licere (Online);19(3):https://seer.ufmg.br/index.php/licere/article/view/2945/2149, set. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre a complexa e significativa relação entre a criança, o brincar e o se-movimentar, como também, seguindo na trilha da fenomenologia, fazer uma aproximação entre o brincar e o se-movimentar de crianças com a arte, procurando salientar alguns significados para o processo educativo. É por meio do brincar e do seu se-movimentar, que as crianças têm contato com o seu mundo. O brincar possibilita que a criança se doe por completo, tornando-se o próprio mundo. Dessa forma, ela percebe as sensações mais íntimas que podemos sentir nessa intrincada relação.

This article aims to reflect on the complex and significant relationship between the child, playing and moving oneself, but also, following the track of phenomenology, make a connection between the play and the up-move of children with art, looking highlight some meanings to the educational process. It is through play and its up-move, children have contact with their world. Playing allows the child to donate altogether, making it the world itself. Thus, she realizes the most intimate sensations that we can feel in this intricate relationship.
Descritores: Jogos e Brinquedos
Arte
Criança
Educação
Limites: Pré-Escolar
Criança
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


  9 / 722 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1135955
Autor: Silva, Flavia Ferreira; Alvim, Mônica Botelho.
Título: [trans] existência: corpos erráticos, gesticulações políticas de resistência / [trans] existencia: cuerpos erráticos, gesticulaciones políticas de resistencia / [trans] existence: erratic bodies, political gestures of resistance
Fonte: Psicol. soc. (Online);32:e222589, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Neste artigo trazemos a noção de errância proposta no campo da arte e da arquitetura, para fazer uma analogia do transitar no espaço urbano com o trânsito de gênero. Considerando que a errância embute uma concepção de circular pelo espaço da cidade apenas orientado pela experiência de afetação no espaço-tempo presente, discutimos a possibilidade de transitar entre masculinidades/feminilidades como um percurso corporal. Tomamos a noção de abjeção aqui para pensarmos a maneira desumanizada como essa errância é marcada, perdendo assim sua condição de alteridade. Consideramos que há um potencial transformador do trânsito corporal e, nesse sentido, o artigo propõe discutir alguns trabalhos artísticos que têm como emblema a quebra com a norma binária. Conclui que corpos errantes fazem com suas errâncias uma ruptura criativa com o instituído. Para além do gênero ancorado em padrões de azul ou rosa, uma infinita palheta de cores se abre para [trans]existências.

Resumen En este artículo traemos la noción de errancia propuesta en el campo del arte y de la arquitectura, para hacer una analogía del transitar en el espacio urbano con el tránsito de género. Considerando que la errancia incrusta una concepción de circular por el espacio de la ciudad orientado solamente por la experiencia de afectación en el espacio-tiempo presente, discutimos la posibilidad de transitar entre masculinidades/feminidades como un recorrido corporal. Tomamos la noción de abyección aquí para pensar la manera deshumanizada en que esta errancia está marcada, perdiendo así su condición de alteridad. Consideramos que hay un potencial transformador del tránsito corporal y en ese sentido el artículo propone discutir algunos trabajos artísticos que tienen como emblema la ruptura con la norma binaria. Se concluye que los cuerpos errantes hacen con sus errancias una ruptura creativa con lo instituido. Más allá del género anclado en estándares de azul o rosa, una infinita paleta de colores se abre para [trans] existencias.

Abstract In this article we bring the notion of wandering proposed in the field of art and architecture, to make an analogy of the transit in the urban space with the transit of gender. Considering that wandering embodies a conception of circulating through an urban space only guided by the experience of affectation in the present space-time, we discuss the possibility of passing between masculinities/femininities as a bodily course. We take the notion of abjection here to think of the dehumanized way this wandering is marked, thus losing its condition of alterity. We consider that there is a transformative potential of the corporal transit and in this sense the article proposes a discussion on some artistic works that have as their emblem the break with the binary norm. It concludes that errant bodies make their wanderings a creative break with the instituted. In addition to the gender anchored in blue or pink patterns, an infinite palette of colors opens to [trans] existences.
Descritores: Arte
Corpo Humano
Área Urbana
Performatividade de Gênero
Identidade de Gênero
-Padrões de Referência
Masculinidade
Aparência Física
Responsável: BR1896.1 - Biblioteca


  10 / 722 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1100909 LILACS-Express
Autor: Grubits, Sonia(ccp); Oliveira, Evelyn de(ccp).
Título: Rabiscos e Emoções: Nova Perspectiva sobre o Desenvolvimento do Desenho / Scribbles and emotions: a new perspective on the development of drawing / Garabatos y emociones: una nueva perspectiva sobre el desarrollo del dibujo / Scribbles and emotions: a new perspective on the development of drawing
Fonte: Aval. psicol;19(2):213-221, abr.-jun. 2020. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O desenho é uma forma de expressão que vai muito além do lápis e papel. Muitos artefatos e materiais foram utilizados pelo homem ao longo do tempo para registrar sua história. Por meio de pesquisa bibliográfica, objetivou-se, com o presente trabalho, apresentar uma nova teoria sobre o desenho infantil, denominada como Perspectiva Dinâmica e Estética. Essa perspectiva divide o desenvolvimento do grafismo infantil em estágios, como as teorias clássicas, mas se diferencia delas quando propõe que a expressão de estados emocionais, por meio do rabisco da criança, já é possível por volta dos dois-três anos de idade, na fase chamada rabisco expressivo. O rabisco é mais que a consequência do gesto, não é motivado somente pelo prazer motor e parece ser capaz de expressar estados emocionais. A Perspectiva Dinâmica e Estética integra funcionalmente aspectos biológicos, psicológicos e sociais na descrição de um processo fluído na evolução do desenho. AU

Drawing is a form of expression that goes far beyond pencil and paper. Many artifacts and materials have been used by man over time to record our history. By means of a bibliographical study, the aim of this work was to present a new theory about childish drawing called the Dynamic and Aesthetic Perspective. This perspective divides the development of childish drawing into stages, in the same way as the classical theories, however, differs from them when it proposes that the expression of emotional states through the child's scribble is already possible at around 2-3 years of age, in the phase called expressive scribbling. The scribble is more than the gesture's consequence; it is not motivated solely by motor pleasure and seems to be able to express emotional states. The Dynamic and Aesthetic Perspective functionally integrates biological, psychological, and social aspects into the description of a fluid process in the evolution of the drawing. AU

El dibujo es una forma de expresión que va mucho más allá del lápiz y el papel. Muchos artefactos y materiales fueron utilizados por el hombre a lo largo del tiempo para registrar su historia. Son el presente trabajo se objetivó, por medio de investigación bibliográfica, presentar una nueva teoría sobre el dibujo infantil denominada Perspectiva Dinámica y Estética. Esta perspectiva divide el desarrollo de la expresión gráfica infantil en etapas, como las teorías clásicas, pero se diferencia de ellas cuando propone que la expresión de estados emocionales, a través del garabato de los niños, ya es posible alrededor de los dos-tres años, en la fase denominada como garabato expresivo. El garabato es más que la consecuencia del gesto, no es motivado solamente por el placer motor y parece ser capaz de expresar estados emocionales. La Perspectiva Dinámica y Estética integra funcionalmente aspectos biológicos, psicológicos y sociales en la descripción de un proceso fluido en la evolución del dibujo. AU
Descritores: Arte
Criança
-Base de Dados
Responsável: BR1249.1 - Coordenadoria do Sistema de Bibliotecas



página 1 de 73 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde