Base de dados : LILACS
Pesquisa : K01.093.346 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 3 [refinar]
Mostrando: 1 .. 3   no formato [Detalhado]

página 1 de 1

  1 / 3 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-950674
Autor: Fernandes, Carla Sílvia; Ferreira, Fátima; Marques, Goreti.
Título: Conceito de família em estudantes de graduação em enfermagem através do Photovoice / The use of the Photovoice methodology to determine the concept of family which nursing students have
Fonte: Av. enferm;36(1):59-68, jan.-abr. 2018. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Objetivo: o presente estudo descreve a utilização do Photovoice para aprofundar o conceito de família em estudantes de enfermagem. Metodologia: é um estudo de investigação ação participativa, em que participaram 33 estudantes de enfermagem. A coleta de dados utilizou o Photovoice para definir o conceito de família; as sessões foram gravadas e transcritas. Para a análise, recorreu-se à triangulação de dados com as fotografias com recurso ao software Atlas-ti versão 8.0. Resultados: quatro temas principais emergiram das fotografias e das gravações: Conceito de família na perspetiva do estudante, A minha família, Funções da família e O que vejo nesta fotografia. Conclusão: o estudo contribuiu para a divulgação do photovoice, uma ferramenta ainda pouco utilizada em estudos em enfermagem. Além disso, promoveu a importância da família no cuidar em enfermagem, através da conceptualização do que é família.

Resumen Objetivo: el presente estudio describe la utilización de Fotovoz para profundizar el concepto de familia en estudiantes de enfermería. Metodología: es un estudio de investigación acción participativa, en el que participaron 33 estudiantes de enfermería. La recolección de datos utilizó Fotovoz para definir el concepto de familia, las sesiones fueron grabadas y transcritas. Para el análisis se recurrió a la triangulación de datos con las fotografías con el software Atlas-ti versión 8.0. Resultados: cuatro temas principales surgieron de las fotografías y de las grabaciones: Concepto de familia en la perspectiva del estudiante, Mi familia, Funciones de la Familia y Lo que veo en esta fotografía. Conclusión: el estudio contribuyó a la divulgación del Fotovoz, una herramienta aún poco utilizada en estudios de enfermería. Adicionalmente, promovió la importancia de la familia en el cuidado en enfermería, por medio de la conceptualización de lo que es familia.

Abstract Objective: this study describes the use of the Photovoice methodology to provide nursing students with a more profound understanding of the concept of family. Methodology: is the study employed a participatory action methodology involving 33 nursing students. Photovoice was used to collect data which helped to define the concept of family: the sessions were recorded and transcribed. For the analysis, we triangulated the data with the photographs, using Atlas-ti version 8.0 software. Results: four main themes emerged from photographs and recordings: The concept of family from the student's perspective, My family, Family functions, and What I see in this picture. Conclusion: the study helped to spread the use of Photovoice, a tool still little used in nursing studies. It also highlighted the importance of family care in nursing, through the conceptualization of what a family is.
Descritores: Estudantes de Enfermagem
Família
Enfermagem
Fotografia
-Gravuras e Gravação
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: CO136.1 - Biblioteca


  2 / 3 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-689095
Autor: Verdaguer T., Juan.
Título: Arte y medicina / Art and medicine
Fonte: Bol. Acad. Nac. Med. B.Aires;89(2):253-276, jul.-dic. 2011. ilus.
Idioma: es.
Conferência: Apresentado em: Ciclo Científico Cultural, Buenos Aires, 23 ago. 2011.
Descritores: Arte
Gravuras e Gravação
Medicina nas Artes
Pinturas
-História do Século XV
História do Século XVI
História do Século XVII
História do Século XVIII
História do Século XIX
História do Século XX
Responsável: AR1.1 - Biblioteca Rafael Herrera Vegas


  3 / 3 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-683242
Autor: Medina Filho, Antonio Luiz de.
Título: Importância das imagens na metodologia de pesquisa em psicologia social / Importance of images in research methodology in social psychology
Fonte: Psicol. soc. (Online);25(2):263-271, 2013. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Discussão dos limites derivados da utilização praticamente exclusiva da linguagem verbal na metodologia de pesquisa em ciências humanas e sociais e proposição de uma reflexão sobre a incorporação sistemática de outras dimensões linguísticas, em especial a utilização de imagens criadas pelos sujeitos da pesquisa. A expressão imagética articulada com a expressão verbal fornece uma riqueza de informação que possibilita a ampliação das possibilidades de eficácia das pesquisas podendo levar a resultados finais mais precisos e satisfatórios.

Here we discuss the limits imposed by the almost exclusive use of verbal language in the methodology of research in social sciences and proposes the incorporation of other linguistic dimensions, especially the use of images created by the research subjects. The term imagery combined with the verbal expressions provides a wealth of information that enables the expansion of the effectiveness of searches leading to more accurate results.
Descritores: Gravuras e Gravação
Metodologia
Psicologia Social
Pesquisa
Responsável: BR1.1 - BIREME



página 1 de 1
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde