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Id: biblio-1147745
Autor: Serdarevic, Ursula.
Título: Historiografía y memoria colectiva en enfermería / Nursing Historiography and Collective Memory / Historiografia e memória coletiva em enfermagem
Fonte: Rev. colomb. enferm;19(3):1-3, Dic 11, 2020.
Idioma: es.
Resumo: La historia es, en esencia, ciencia del cambioM. Bloch, L'Étrange Défaite, 1940.El conocimiento del pasado se encuentra en transformación (1). Proporcionauna herramienta al servicio de la legitimación de profesiones relegadas a un segundo plano en la historia de las ciencias de la salud. Incorpora una visión renovada de concepciones pretéritas que han cristalizado en valores, etiquetas y estereotipos fuertemente arraigados (2).La historiografía, entendida como el estudio crítico de los escritos sobre la historia, sus fuentes y autores, es una tarea de síntesis, un ejercicio lógico y metodológico que permite evaluar la consistencia y la coherencia de los resultados de la investigación del pasado (3, 4). Una relectura de la historia ofrece una línea de base para continuar y profundizar el estudio del pasado. Esta perspectiva posibilita avanzar hacia la construcción de un perfil que supere la asignación de roles y la participación en los equipos de salud de los profesionales en enfermería para abordar la naturaleza y los alcances del constructo cuidado y sus implicaciones (2).La afirmación se sustenta en los siguientes supuestos (5):• Narrar los sucesos históricos interviene en los procesos de significación de la identidad profesional de los y las enfermeras.• La identidad de los profesionales en enfermería se puede construir sin recurrir necesariamente a la historiografía en una suerte de "historia del futuro".• Los estereotipos de rol y las representaciones sobre la disciplina de las nuevas generaciones surgen de la lectura de los textos para la formación profesional

History is essentially the science of changeM. Bloch, L'Étrange Défaite, 1940. The knowledge of the past is undergoing transformation (1). It provides a tool that services legitimization of professions relegated to the background of the health sciences history. It incorporates a renewed vision of past conceptions that have been crystallized into strongly rooted values, labels, and stereotypes (2).Historiography, understood as the critical study of the writings on history, its sources and authors, is a synthesis task, a logic and methodologic exercise that allows the evaluation of consistency and coherence of past research results (3, 4). A rereading of history sets a baseline for continuing and deepening the study of the past. This perspective makes it possible to advance towards the construction of a profile that goes beyond role assignment and participation in health teams of nursing professionals to address the nature and scope of the care construct and its implications (2).The assertion is based on the following assumptions (5):• Narrating historical events intervenes in the signification processes of nurses' professional identity.• Nursing professionals' identity can be built without necessarily resorting to historiography, in a sort of "history of the future".• Role stereotypes and the new generations' representations about the discipline arise from reading professional training texts

A história é, na essência, a ciência da mudançaM. Bloch, L'Étrange Défaite, 1940.O conhecimento do passado encontra-se em transformação (1). Fornece uma ferramenta ao serviço da legitimação de profissões relegadas a segundo plano na história das ciências da saúde. Incorpora uma visão renovada de concepções passadas que se cristalizaram em valores, rótulos e estereótipos profundamente arraigados (2).A historiografia, entendida como o estudo crítico dos escritos sobre a história, suas fontes e autores, é uma tarefa de síntese, um exercício lógico e metodológico que permite avaliar a consistência e a coerência dos resultados de pesquisas do passado (3, 4). Uma releitura da história oferece uma linha de base para continuar e aprofundar o estudo do passado. Essa perspectiva possibilita avançar na construção de um perfil que extrapole a atribuição de papéis e a participação nas equipes de saúde dos profissionais de enfermagem para abordar a natureza e a abrangência do construto cuidado e suas implicações (2).A afirmação é baseada nas seguintes premissas (5):• A narrativa dos acontecimentos históricos intervém nos processos de significação da identidade profissional dos enfermeiros e das enfermeiras.• A identidade dos profissionais de enfermagem pode ser construída sem necessariamente recorrer à historiografia em uma espécie de "história do futuro".Cómo citar este artículoSerdarevich U. Historiografía y memoria colectiva en enfermería. Rev Colomb Enferm [Internet]. 2020;19(3), e022https://doi.org/10.18270/rce.v19i3.3314 Os estereótipos de papéis e representações sobre a disciplina das novas gerações surgem da leitura de textos para a formação profissional.
Descritores: Historiografia
História
Enfermeiras e Enfermeiros
Responsável: CO120.1 - Biblioteca Juan Roa Vásquez


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Id: lil-729032
Autor: Rocha de Aleluia, Lucitânia.
Título: Revista Baiana de Saúde Pública: 40 anos de história / Revista Baiana de Saúde Pública: 40 years of history
Fonte: Rev. baiana saúde pública;38(1), jan.-mar. 2014.
Idioma: pt.
Descritores: Saúde Pública
Saúde Pública/história
-História
Responsável: BR15.1 - Biblioteca de Ciências Biomédicas


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Id: biblio-1140926
Autor: Souza, Camila Pereira de; Moreira, Virginia.
Título: O Tempo vivido em Mrs. Dalloway à Luz da fenomenologia de Merleau-Ponty / Experienced Time in Mrs. Dalloway in Light of Merleau-Ponty's phenomenology / El Tiempo Vivido en La Señora Dalloway a la Luz de la fenomenología de Merleau-Ponty
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:e189510, jan.-maio 2020.
Idioma: pt.
Resumo: O romance Mrs. Dalloway, escrito pela inglesa Virginia Woolf (1882-1941), é um marco na literatura universal por apresentar um novo formato na arte da escrita intitulado fluxo de consciência. Esta forma estilística visa descrever as falas e os pensamentos dos personagens por meio do discurso indireto livre, integrado à preleção do narrador. O enredo se passa em um único dia da vida da protagonista Clarissa Dalloway, no qual são captados os ínfimos detalhes do que ela experiencia. Dentre os fenômenos vivenciados encontramos a noção de tempo, por meio da qual o narrador mistura homogeneamente o fluxo passado, presente e futuro. O objetivo deste artigo é discutir a vivência do tempo na referida obra literária pautada numa discussão fenomenológica. Para isto, utilizamos como método a revisão narrativa da literatura de autores que contribuíram para o desenvolvimento da noção de tempo vivido na fenomenologia. É no fluxo do tempo que se dão os significados das experiências na história dos personagens no seu contato ambíguo com o mundo. Concluímos que as descrições elaboradas por Virginia Woolf possibilitam uma aproximação à vivência do tempo, que atravessa a totalidade da dimensão do ser...(AU)

The novel Mrs. Dalloway, written by English writer Virginia Woolf (1882-1941), is a landmark in universal literature for presenting a new format in the art of writing named Stream of Consciousness. This stylistic form aims to describe the speeches and thoughts of the characters through free indirect speech, integrated to the narrator's lecture. The novel takes place in a single day of the life of the protagonist Clarissa Dalloway, capturing the minute details of what she experiences. Among the phenomena experienced we find the notion of time, whereby the narrator mixes the past, present, and future flux into one envelope. This article thus discusses the experience of time in this literary work based on a phenomenological discussion. We conducted a review of the literature including authors that contributed to the development of the notion of experienced time in phenomenology. In the flow of time lie meanings of the experiences of characters in their ambiguous contact with the world. We conclude that the descriptions elaborated by Virginia Woolf allow for an approximation to the experience of time that crosses the totality of the dimension of being...(AU)

La novela La Señora Dalloway, de la escritora inglesa Virginia Woolf (1882-1941), es un hito en la literatura universal por presentar un nuevo formato en el arte de la escritura titulado "flujo de conciencia". Esta forma estilística pretende describir las palabras y los pensamientos de los personajes por medio del discurso indirecto libre, integrado a la prelección del narrador. La historia de la novela se pasa en un único día de la vida de la protagonista Clarissa Dalloway, en el que se captan los ínfimos detalles de lo que ella experimenta. Entre los fenómenos vivenciados encontramos la noción de tiempo, por medio de la cual el narrador mezcla el flujo pasado, presente y futuro en un envoltorio único. El objetivo de este artículo es discutir la vivencia del tiempo en la referida obra literaria pautada en una discusión fenomenológica. Para ello, utilizamos como método la revisión de la literatura de autores que contribuyeron al desarrollo de la noción de tiempo vivido en la fenomenología. Es en el flujo del tiempo que se dan los significados de las experiencias en la historia de los personajes en su contacto ambiguo con el mundo. Concluimos que las descripciones elaboradas por Virginia Woolf posibilitan una aproximación a la vivencia del tiempo, que atraviesa la totalidad de la dimensión del ser...(AU)
Descritores: Pensamento
Tempo
Vida
Narração
Pessoas Famosas
História
Literatura
-Fala
Trabalho
Redação
Estado de Consciência
Crescimento e Desenvolvimento
Previsões
Luz
Limites: Humanos
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1140846
Autor: Lima, Priscila Melo Ribeiro; Lima, Sostenes Cezar de.
Título: Psicanálise crítica: a escuta do sofrimento psíquico e suas implicações sociopolíticas / Critical psychoanalysis: psychic suffering listening and its socio-political implications / Psicoanálisis crítico: la escucha del sufrimiento psíquico y sus implicaciones sociopolíticas
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:1-15, jan.-maio 2020.
Idioma: pt.
Resumo: O processo de constituição psíquica é perpassado por discursos identificantes que modelam a imagem de si. Esse psiquismo é formado dentro de uma família pertencente a determinado grupo social. A partir da análise do conceito freudiano de mal-estar e do contrato narcísico de Aulagnier, investigamos as lógicas estabelecidas entre o sujeito e a conjuntura social. O reinvestimento narcísico pós-Édipo se pauta no Ideal-de-Eu construído a partir das interdições e dos ideais parentais e socioculturais. Discursos identificatórios hegemônicos, que ressaltam a normatividade nas identidades sexuais, de gênero, étnicas e etárias, constroem identificações marcadas pela exclusão. Pensar nos modos de identificação na contemporaneidade implica assumir que os elementos formadores dessa identidade provêm da história de vida e dos processos histórico-sociais. Neste artigo, analisamos o sofrimento sociopsíquico a partir da narrativa de uma participante de um projeto de pesquisa realizado em centro de atendimento psicológico de uma universidade pública. Foram realizadas entrevistas individuais, cuja escuta clínica nos propiciou compreender as implicações sociais e políticas do sofrimento psíquico do sujeito em desamparo social. Para tanto, nos apoiamos em conceitos da psicanálise e da análise do discurso crítica para a análise das entrevistas. Observamos que o processo de exclusão social escancara o engodo do pacto social no qual o sujeito é desinvestido e lançado no desamparo. Nesse contexto, a experiência narrada e a escuta analítica crítica podem se estabelecer como estratégias de resistência ante a exclusão social...(AU)

The psyche constitution is permeated by identifying discourses that shape the image of itself. This psyche is constituted within a family belonging to a specific social group. By analyzing the Freudian concept of malaise and Aulagnier's 'narcissistic contract', we investigate the logic between the subject and the social context. The narcissistic reinvestment after Oedipus happens according to the Ideal-of-Ego constructed from the parental and social interdictions, but also following ideational cultural and parental introjection. Hegemonic identificatory discourses that emphasize normativity in sexual, gender, ethnic and age identities construct identities marked by exclusion. Thinking about the modes of identification in contemporaneity implies assuming that the elements that form this identity come from the history of life and social-historical processes. We analyzed the socio-psychic suffering from listening to the narrative of a participant in a research project carried out in a psychological care center of a public university. Individual interviews were conducted whose clinical listening enabled us to understand the social and political implications that constitute the psychic suffering of the subject in social neglect. We rely on concepts of Psychoanalysis and Critical Discourse Analysis that provided us with subsidies for the analysis of interviews. We observe that the process of social exclusion has eluded the deception of the social pact in which the subject is disinvested and cast into helplessness. In this context, narrative experience and critical analytical listening can be established as strategies of resistance to social exclusion...(AU)

La constitución psíquica es atravesada por discursos identificadores que modelan la imagen de sí. Este psiquismo se constituye dentro de una familia perteneciente a cierto grupo social. A partir del análisis del concepto freudiano del malestar y del "contrato narcisista" de Aulagnier, analizamos las lógicas establecidas entre el sujeto y la coyuntura social. La reinversión narcisista después del Edipo se basa en el Ideal-de-Yo construido a partir de prohibiciones y ideales parentales y socioculturales. Los discursos identificatorios hegemónicos que resaltan la normatividad en las identidades sexuales, de género, étnicas y de edad construyen identificaciones marcadas por la exclusión. Pensar en los modos de identificación en la contemporaneidad implica asumir que los elementos formadores de esa identidad provienen de la historia de vida y de los procesos histórico-sociales. En este artículo, analizamos el sufrimiento sociopsíquico desde la escucha de la narrativa de una participante de un proyecto de investigación realizado en centro de atención psicológica de una universidad pública. Se realizaron entrevistas cuya escucha clínica nos propició comprender las implicaciones sociales y políticas que constituyen el sufrimiento psíquico del sujeto en desamparo social. Apoyamos en conceptos del Psicoanálisis y del Análisis del Discurso Critico para analizar las entrevistas. Observamos que el proceso de exclusión social desvela el engaño del pacto social en el cual el sujeto es desinvestido y lanzado en el desamparo. En ese contexto, la experiencia narrada y la escucha analítica crítica pueden establecerse como estrategias de resistencia ante la exclusión social...(AU)
Descritores: Psicanálise
Vida
Grupo Social
Narração
Desumanização
Marginalização Social
História
-Atenção
Estresse Psicológico
Família
Discurso
Ego
Construção Social da Identidade Étnica
Constrangimento
Identidade de Gênero
Decepção
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Entrevista
Revisão Sistemática
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1135956
Autor: Lemos, Flávia Cristina Silveira; Nogueira, Juliana; Reis Júnior, Leandro Passarinho; Arruda, André Benassuly.
Título: Operadores analíticos da pesquisa com arquivos em michel foucault / Operadores analíticos de la investigación con archivos en michel foucault / Analytical research operators with archives on michel foucault
Fonte: Psicol. soc. (Online);32:e168556, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Estudar documentos não é algo comum à Psicologia, porém, é um caminho pertinente para operar a problematização de nosso presente, que diz respeito a uma área tradicionalmente trabalhada pelos historiadores. Contudo, a Psicologia Social e Institucional tem buscado se apropriar dessa metodologia e, assim, aberto um campo relevante de estudos até então negligenciado pelos pesquisadores em Psicologia. Como nossa pesquisa se insere em um campo de estudos ainda pouco explorado pela Psicologia, acreditamos ser pertinente apresentar apontamentos sobre os embates que operaram no campo da história, para que se formasse uma visão mais ampla e abrangente sobre a noção de documento, além da abertura às novas temáticas com forte destaque ao movimento dos Annales. A partir dessa contextualização, procuramos focalizar a inserção das pesquisas históricas efetivadas por Michel Foucault, e a constituição de uma trilha de precauções metodológicas, denominada arqueogenealogia.

Resumen Aunque el estudio de documentos no sea algo común a la Psicología, es una forma pertinente de operar la problematización de nuestro presente, que se refiere a un área tradicionalmente trabajada por historiadores. Sin embargo, la Psicología Social e Institucional ha tratado de apropiarse de esta metodología y, por lo tanto, abierto un campo de estudios relevante hasta ahora descuidado por los investigadores en Psicología. Como nuestra investigación es parte de un campo de estudios aún poco explorado por la Psicología, creemos que es pertinente presentar notas sobre los enfrentamientos que operaron en el campo de la historia, para que se formase una visión más amplia e integral sobre la noción de documento, además de la apertura a las nuevas temáticas, con un fuerte énfasis en el movimiento de los Annales. Desde este contexto, buscamos centrarnos en la inserción de las investigaciones históricas llevadas a cabo por Michel Foucault, y en la constitución de un rastro de precauciones metodológicas, llamado arqueogenealogía.

Abstract To study documents is not something common to psychology, however, it is an effective way to operate the questioning of our present, which relates to an area traditionally crafted by historians. However, Social and Institutional Psychology has sought to appropriate this methodology and thus open up a relevant field studies previously neglected by researchers in psychology. As our research is part of a field of study still little explored by psychology, we believe it is pertinent to present notes on the clashes that operated in the field of history, towards the formation of a broader and more comprehensive view of the notion of document, as well as opening the new themes with a strong emphasis on the movement of the Annales. From this context, we seek to focus on the integration of historical research carried out by Michel Foucault, and the establishment of a trail of methodological precautions, denominated archeogenealogy.
Descritores: Arquivos
Psicologia/história
Pesquisa
Documentação
História
-Psicologia Social
Responsável: BR1896.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-1126677
Autor: Quevedo Fonseca, Carlos Rafael.
Título: Desde la historia hacia el futuro / From history to future
Fonte: Rev. cuba. med. mil;49(1):e638, ene.-mar. 2020. fig.
Idioma: es.
Resumo: Los servicios médicos de la institución armada de la naciente revolución, declaraban inmediatamente después del triunfo, la importancia de contar con un órgano científico de divulgación y transmisión de las experiencias acumuladas en la guerra recién librada. La revista se proponía "…que a través de sus páginas se vean los trabajos realizados en los hospitales y distintas dependencias de la Sanidad Militar Cubana, que modificando su criterio individualista anterior, se convierte en la colaboración de todos los médicos militares, así como la cooperación de los colegas civiles cubanos hacia un fin que tenga verdadero valor científico, investigador y educativo(AU)
Descritores: Médicos
Guerra
Sistema Único de Saúde
História
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1146274
Autor: Mazzeo, Victoria.
Título: El registro de los hechos vitales de la Ciudad de Buenos Aires / Record of the vital facts of the City of Buenos Aires.
Fonte: Buenos Aires; GCBA. Dirección General de Estadística y Censos; jul. 2004. a) f: 44 l:113 p. tab. (Población de Buenos Aires, 1, 0).
Idioma: es.
Resumo: Recorrido histórico del registro de las estadísticas vitales en la Ciudad de Buenos Aires, desde los registros parroquiales de 1601, hasta la actualidad. Se describen los antecedentes del registro civil y del sistema estadístico nacional de Argentina, hasta llegar a la actual Dirección General de Estadística y Censos del Gobierno de la Ciudad de Buenos Aires. Incluye anexo con el detalle de las estadísticas vitales disponibles en esta Dirección para el período 1961-2003, según hecho vital y soporte disponible.
Descritores: Características da População
Registro Civil
Registros
Sistema de Registros
Estatísticas Vitais
Estatística
Registro de Nascimento
História Moderna 1601-
História
-Atestado de Óbito
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: AR494.1 - Centro de Documentación en Salud
AR494.1; CEDOS/CD 6


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Id: biblio-1145475
Autor: Silva, Phelipe Rodrigues da; Gomes, Isaltina Mello.
Título: Disputas pela significação no discurso do HIV/aids: um percurso na ciência, na literatura, na militância LGBTI e nos canais do YouTube / Disputes for meaning in the discourse of HIV/AIDS: a journey in science, literature, LGBTI activism and YouTube channels / Disputas por el significado en el discurso del VIH/SIDA: un viaje en ciencia, literatura, activismo LGBTI y canales de YouTube
Fonte: RECIIS (Online);14(4):857-869, out.-dez. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo trabalha na perspectiva histórica e na revisão bibliográfica de autores que analisam os recursos da linguagem, como a metáfora, para perceber a construção discursiva do HIV/aids na medicina, na mídia, no campo literário, na militância LGBTI e nos relatos em canais no YouTube de pessoas vivendo com HIV. O objetivo é utilizar as análises da terminologia e da história de luta pela significação de termos associados à doença e ao vírus em cada período. Dessa forma, verificamos que as representações iniciais sobre a condição clínica relacionada à culpa e ao julgamento moral de grupos, já vulneráveis antes da epidemia, não foram totalmente superadas no discurso. Observamos ainda os esforços, ao longo desses 40 anos, no campo da ciência para reduzir o estigma e a discriminação a partir da palavra.

This article works in the historical perspective and in the bibliographic review of authors who analyze language resources, such as the metaphor, to understand the discursive construction of HIV/AIDS in medicine, in the media, in the literary field, in LGBTI activism and in reports on YouTube channels of people living with HIV. The objective is to use the analysis of terminology and history of struggle for the meaning of terms associated with the disease and the virus in each period. We found that the initial representations about the clinical condition related to guilt and the moral judgment of groups, already vulnerable before the epidemic, were not completely overcome in the discourse. We also observe the efforts, over these 40 years, in the field of science to reduce stigma and discrimination based on words.

Este artículo trabaja en la perspectiva histórica y en la revisión bibliográfica de autores que analizan recursos del lenguaje, como la metáfora, para comprender la construcción discursiva del VIH/SIDA en la medicina, en los medios de comunicación, en el campo literario, en el activismo LGBTI y en canales de YouTube de personas que viven con el VIH. El objetivo es utilizar el análisis de la terminología y la historia de las luchas por el significado de los términos asociados a la enfermedad y al virus en cada período. Así, encontramos que las representaciones iniciales sobre el cuadro clínico relacionado con la culpa y el juicio moral de grupos, ya vulnerables antes de la epidemia, no fueron superadas por completo en el discurso. También hemos visto esfuerzos, durante estos 40 años, en el campo de la ciencia para reducir el estigma y la discriminación basados en las palabras.
Descritores: HIV
Epidemias
Mídias Sociais
Minorias Sexuais e de Gênero
-Comportamento Sexual
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Meios de Comunicação
Jornalismo
Webcast
Estigma Social
Narrativa Pessoal
História
Limites: Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Riesco, Maria Luiza Gonzalez
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Id: lil-669669
Autor: Leister, Nathalie; Riesco, Maria Luiza Gonzalez.
Título: Assistência ao parto: história oral de mulheres que deram à luz nas décadas de 1940 a 1980 / Childbirth care: the oral history of women who gave birth from the 1940s to 1980s / Atención al parto: historia oral de mujeres que dieron a luz en las décadas de 1940 a 1980
Fonte: Texto & contexto enferm;22(1):166-174, Jan.-Mar. 2013.
Idioma: en.
Resumo: O objetivo foi compreender as transformações no modelo de assistência ao parto a partir da experiência de mulheres que deram à luz no Estado de São Paulo nas décadas de 1940 a 1980. Estudo descritivo, pelo método da História Oral Temática, com 20 mulheres. Os dados foram coletados por meio de entrevista não estruturada. O tema extraído das entrevistas foi "A experiência do parto". Os resultados indicaram uma demarcação geracional e temporal nos anos de 1970. Os partos nas décadas de 1940 a 1960 ocorreram no contexto de transição da assistência domiciliar para hospitalar. A década de 1980 representa um momento de inflexão dos elementos que compõem o modelo assistencial, como tipo e local do parto e profissional que assiste a mulher, com incremento da tecnologia e das intervenções obstétricas.

This study's objective was to gain a greater understanding of the changes that took place in the childbirth care model from the experience of women who gave birth in the State of Sao Paulo, Brazil from the 1940s to the 1980s. This is a descriptive study conducted with 20 women using the Thematic Oral History method. Data were collected through unstructured interviews. The theme extracted from the interviews was "The experience of childbirth". The results indicate a time and generational demarcation in the 1970s. Childbirths from 1940 to 1960 occurred in a context of transition from home to hospital births. The 1980s represents a turning point in the elements that compose the childbirth care model, such as the type and place of birth and the professional assisting women, with an increased use of technology and obstetric interventions.

El objetivo fue comprender las transformaciones en el modelo de atención al parto desde la experiencia de mujeres que dieron a luz en el Estado de São Paulo en las décadas de 1940 a 1980. Estudio descriptivo, según la Historia Oral Temática, con 20 mujeres. Los datos fueron recolectados con entrevistas no estructuradas. El tema extraído de las entrevistas fue "La experiencia del parto". Los resultados indicaron una delimitación temporal y generacional en la década de 1970. Los partos en las décadas de 1940 a 1960 ocurrieron en un contexto de transición del domicilio al hospital. La década de 1980 representa un punto de inflexión del modelo de atención, como tipo y lugar del parto y profesional que atiende a la mujer, con incremento de la tecnología y de las intervenciones obstétricas.
Descritores: Parto
História
Memória
Enfermagem Obstétrica
Obstetrícia
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Texto completo SciELO Brasil
Borenstein, Miriam Susskind
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Id: lil-669658
Autor: Costa, Roberta; Borenstein, Miriam Süsskind; Padilha, Maria Itayra.
Título: Grupo de Estudos de História do Conhecimento da Enfermagem e Saúde (gehces): produção de conhecimento na pós-graduação stricto sensu / History of Nursing and Health Knowledge Study Group: production of knowledge in the graduate program / El Grupo de Estudios de Historia del Conocimiento de la Enfermería y Salud (gehces): producción de conocimiento en post-grado
Fonte: Texto & contexto enferm;22(1):71-78, Jan.-Mar. 2013. ilus.
Idioma: en.
Resumo: O Grupo de Estudos de História do Conhecimento da Enfermagem e Saúde, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, vem produzindo conhecimento sobre este tema nos últimos quinze anos. Trata-se de uma pesquisa documental com o objetivo de analisar as dissertações de mestrado e teses de doutorado deste grupo, no período de 1995 a 2010. Foram produzidas 23 dissertações de mestrado e 12 teses de doutorado. O grupo contribui em inúmeras frentes, seja com a produção científica que se materializa através dos conteúdos inovadores ministrados aos estudantes, seja através da disponibilização dos resultados de suas pesquisas, proporcionado aos seus integrantes maior visibilidade que se traduz através dos convites para participação de eventos científicos e integração de comitês editoriais. Há necessidade de avançar no sentido de ampliar a integração com outros grupos de história e a conscientização da comunidade acadêmica acerca da história da enfermagem.

The History of Nursing and Health Knowledge Study Group linked to the Graduate Nursing Program at the Federal University of Santa Catarina, has been producing knowledge on this subject over the past 15 years. This documentary study presents an assessment of the group's master's theses and doctoral dissertations conducted between 1995 and 2010. A total of 23 master's theses and 12 doctoral dissertations were developed. The group has contributed on many fronts, whether with scientific production that embodies innovative content taught to students, or with the dissemination of its studies' results, which gives greater visibility to its members translates into invitations for them to participate in scientific events and on editorial boards. There is a need to move toward greater integration with other research groups in the field of history and sensitize the academic community to the importance of nursing history.

El Grupo de Estudios de Historia del Conocimiento de la Enfermería y Salud, vinculado al Programa de Postgrado en Enfermería de la Universidad Federal de Santa Catarina, produce conocimiento sobre este tema en los últimos quince años. Se trata de una investigación documental con el objetivo de analizar las disertaciones de maestría y tesis de doctorado de este grupo, en el período de 1995 a 2010. Fueron producidas 23 disertaciones de maestría y 12 tesis de doctorado. El grupo contribuye con la producción científica a través de contenidos innovadores enseñados a los estudiantes y pone a disposición los resultados de la investigación, también proporciona una mayor visibilidad a sus miembros que se traduce a través de invitaciones a participar en eventos científicos. Hay necesidad de avanzar en el sentido de mayor integración con otros grupos de historia y la conscientización de la comunidad académica acerca da historia de la enfermería.
Descritores: Pesquisa
Enfermagem
Conhecimento
História
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)



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