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Id: biblio-1029014
Autor: Carvalho, Anna Paula de; Lopes Neto, David; Silva, Nair Chase da.
Título: Significado dos rituais de formaturas para os egressos da Escola de Enfermagem de Manaus/AM (1955-2010) / Meaning of graduation ceremonies for the graduates of the Nursing School of Manaus/AM (1955-2010)
Fonte: Hist. enferm., Rev. eletronica;6(1):49-61, 20150000.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo teve por objetivo analisar o significado dos rituais de formaturas para os egressos da Escola de Enfermagem de Manaus/AM, ocorridos no período de 1955 a 2010. Pesquisa qualitativa, históricosocial, realizada a partir das entrevistas junto a 24 egressos por meio da técnica de história oral temática e a técnica de análise iconográfica, sendo o corpus documental contextualizado em escritos dispostos em três categorias: descrição do ritual de formatura (pessoas, roupas, locais); fatos/acontecimentos marcantes; e o significado da formatura. Os resultados evidenciaram que os rituais de formatura significavam vitória, realização pessoal e conquista pessoal e profissional.
Descritores: História da Enfermagem
-Emblemas e Insígnias/história
Limites: História do Século XXI
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR905.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1029048
Autor: Dias, Nicia Lima; Carvalho, Monique da Silva; Paim, Lygia; Aperibense, Pacita Geovana Gama de Sousa; Peres, Maria Angélica de Almeida.
Título: Monumentos e personagens históricos: preservação da identidade profissional da enfermagem em espaço acadêmic / Monuments and historical characters: preservation of the professional identity of nursing academic space
Fonte: Hist. enferm., Rev. eletronica;7(2):423-39, 20160104.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivos: enumerar as personagens da enfermagem homenageadas através de monumentos presentes no Pavilhão de Aulas da Escola de Enfermagem Anna Nery (PA/EEAN); identificar a relação entre as personagens homenageadas e a Escola; analisar o PA/EEAN como monumento de preservação da memória profissional. Estudo histórico-social, no qual Monumentos, entendidos como documento pelo conceito de Le Goff , foram utilizados como fonte principal. A análise se deu a partir de quadros de identificação das fontes. Foram utilizados documentos e artigos sobre a biografia das personagens, bem como artigos e livros sobre história da enfermagem e identidade profissional para subsidiar a discussão dos dados. Resultados: identificados vinte e dois monumentos alusivos às personagens importantes para o desenvolvimento da profissão. Concluiu-se que os monumentos existentes no Pavilhão de Aulas imortalizam as personagens consagradas, divulgando uma identidade instituída, e, por conseguinte, a história digna de ser contada e preservada.
Descritores: História da Enfermagem
-Emblemas e Insígnias
Memória
Limites: História do Século XX
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR905.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1111018
Autor: Pamo Reyna, Oscar Guillermo.
Título: Los símbolos de la Universidad Peruana Cayetano Heredia. (Segunda parte) / The symbols of the Universidad Peruana Cayetano Heredia. Part II
Fonte: Rev. méd. hered;8(4):178-179, dic. 1997. ilus.
Idioma: es.
Descritores: Emblemas e Insígnias
Universidades/história
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


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Id: biblio-1111012
Autor: Pamo Reyna, Oscar Guillermo.
Título: Los símbolos de la Universidad Peruana Cayetano Heredia / Symbols of the University Peruana Cayetano Heredia
Fonte: Rev. méd. hered;8(1):38-44, mar. 1997. ilus.
Idioma: es.
Descritores: Emblemas e Insígnias/história
Universidades/história
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


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Id: biblio-988391
Autor: Noldin Cáceres, Christian Alberto.
Título: Simbología en medicina y ciencias de la salud / Symbology in medicine and health sciences
Fonte: An. Fac. Cienc. Méd. (Asunción);52(1):43-58, 20190400.
Idioma: es.
Resumo: La inclusión curricular de la historia de la medicina se hace cada vez más importante, y dentro de la misma el estudio de la simbología en medicina es un tema muy interesante y a veces polémico. Los símbolos asociados a la medicina usualmente presentan serpientes asociadas a los mismos, siendo los más reconocidos el bastón de Asclepio/Esculapio y el caduceo de Hermes/Mercurio. Las serpientes se encuentran asociadas a consideraciones positivas y negativas en las diferentes culturas del mundo. En el Antiguo Egipto eran símbolos de sabiduría y poder. En la Biblia tenían un rol dual y una participación en al menos un evento relacionado a curaciones masivas. La mitología griega nos provee de elementos que conectan a serpientes enrolladas en torno a una rama o vara directamente con la medicina. El tratamiento de la dracunculiasis nos otorga otra vía de conexión entre esta imagen y la medicina. El bastón de Asclepio/Esculapio se reconoce como símbolo de la medicina y las ciencias de la salud en general, mientras que el caduceo se asocia a otras profesiones no médicas.

The curricular inclusion of the history of medicine is becoming more and more important, and within it the study of symbology in medicine is a very interesting and sometimes controversial subject. The symbols associated with medicine usually present snakes associated with them, the most recognized being the rod of Asclepius/ Aesculapius and the Hermes/Mercury caduceus. Snakes are associated with positive and negative considerations in the different cultures of the world. In Ancient Egypt they were symbols of wisdom and power. In the Bible they had a dual role and a participation in at least one event related to massive healings. Greek mythology provides us with elements that connect snakes coiled around a branch or rod directly to medicine. The treatment of dracunculiasis gives us another way of connection between this image and medicine. The rod of Asclepius/ Aesculapius is recognized as a symbol of medicine and health sciences in general, while the caduceus is associated with other non-medical professions
Descritores: Simbolismo
História da Medicina
-Emblemas e Insígnias/história
Dracunculíase/história
Medicina
Mitologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
História Antiga
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: PY1.4 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
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Lopes, Gertrudes Teixeira
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Id: lil-480001
Autor: Santos, Tânia Cristina Franco; Lopes, Gertrudes Teixeira; Porto, Fernando; Fonte, Aline Silva da.
Título: Opposition to the American leadership by Brazilian nurses (1934-1938) / Resistência à liderança norte-americana na formação da enfermeira brasileira (1934-1938) / Resistencia al liderazgo norte-americano en la formación de la enfermera brasileña (1934-1938)
Fonte: Rev. latinoam. enferm;16(1):130-135, jan.-fev. 2008. ilus.
Idioma: en; es; pt.
Resumo: A historical social descriptive study whose objective is to describe the circumstances where Bertha Pullen assumes as the din of Anna Nery Nursing School, to assess the strategies undertaken by Pullen to assure her position of power and prestige in the space of the school and Brazilian nursing; and to discuss about the resistance to the presence and authority of the American din, for the nurses and students, in the struggle for a national identity. Corpus analysis was made by putting photographs into context base don written documents and secondary sources. Results: The second management of Pullen was the reiteration of the American presence in the leadership of the School, despite the resistance of the nurses and students. Thus, we may assume that the second tenure of Pullen did not represent a real need that was felt by the school.

Estudio histórico-social que tuvo como objetivos: describir las circunstancias en las que Bertha Pullen asume la dirección de la Escuela de Enfermería Anna Nery; analizar las estrategias emprendidas por Pullen para asegurar su posición de poder y prestigio en la escuela y en la enfermería brasileña y discutir las oposiciones frente a su presencia y autoridad como directora americana por parte de las enfermeras y alumnas en la lucha por una identidad nacional. El análisis de los documentos fue a través de la contextualización de fotografías, con base en documentos y fuentes secundarios. El estudio demostró que la segunda gestión de Bertha Pullen reiteró la presencia americana dentro del liderazgo de la Escuela de Enfermería de Anna Nery, a pesar de la resistencia de las enfermeras y alumnas. De este modo, se concluye que su segunda gestión en la Escuela de Anna Nery no representó una necesidad real o sentida por la misma escuela.

Estudo histórico-social teve como objetivos: descrever as circunstâncias em que Bertha Pullen assume a direção da Escola de Enfermagem Anna Nery; analisar as estratégias empreendidas por Pullen para assegurar sua posição de poder e prestígio no espaço da escola e da enfermagem brasileira e discutir as resistências à presença e autoridade da diretora americana, pelas enfermeiras diplomadas e alunas, na luta pela identidade nacional. A análise do corpus documental se fez a partir da contextualização das fotografias, com base nos documentos escritos e fontes secundárias. O estudo evidenciou que a segunda gestão de Bertha Pullen se configurou como a reiteração da presença americana na liderança da Escola de Enfermagem Anna Nery, apesar da resistência das enfermeiras e alunas. Desse modo, pode-se concluir que a segunda gestão de Bertha Pullen na Escola de Enfermagem Anna Nery não representou necessidade real ou sentida pela própria escola.
Descritores: Emblemas e Insígnias
Escolas de Enfermagem
História da Enfermagem
Responsável: BR26.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-394492
Autor: Santos, Tânia Cristina Franco.
Título: Significado dos emblemas e rituais na formação da identidade da enfermeira brasileira: uma reflexão após oitenta anos / Meaning fo the emblems and rituals in the identity formation of the brazilian nurse: the reflection after eighty years
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;8(1):81-86, abr. 2004.
Idioma: pt.
Resumo: O presente texto tem como objetivo discorrer sobre a importância dos emblemas e rituais na formação da identidade da enfermeira brasileira, evidenciando o efeito simbólico que as tradições exercem, não apenas no reconhecimento social da profissão, mas também nas relações de poder que determinam a ocupação dos espaços sociais. As fontes consultadas indicam claramente o cuidado das escolas de enfermagem com o desenvolvimento e a transformação das futuras enfermeiras, tendo em vista a construção de um habitus profissional, que culminou em um modelo de enfermeira, veiculado reiteradamente para a sociedade. Havia todo um investimento sobre os corpos das estudantes que culminava na formação de um "habitus de enfermeira", o que compunha um quadro delimitador, quando associado aos rituais e emblemas, na produção dessa nova figura de mulher profissional. Conclui-se, nesta análise que os emblemas e rituais são instrumentos simbólicos, através dos quais uma profissão pode proclamar sua identidade.
Descritores: Emblemas e Insígnias
História da Enfermagem
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-665961
Autor: Santos, Tânia Cristina Franco; Oliveira, Alexandre Barbosa de; Gomes, Maria da Luz Barbosa; Peres, Maria Angélica de Almeida; Almeida Filho, Antonio José de; Abrão, Fátima Maria da Silva.
Título: Rituales patrióticos y religiosos: contribución a la identidad de las enfermeras brasileña y española (1937-1945) / Rituais patrióticos e religiosos: contribuição à identidade das enfermeiras brasileira e espanhola (1937-1945) / Patriotic and religious rituals: contribution to Brazilian and Spanish identity of nurses (1937-1945)
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;17(1):104-110, jan.-mar. 2013.
Idioma: es.
Resumo: OBJETO: implicaciones de los rituales patrióticos y religiosos para la consagración de la identidad de las enfermeras en el contexto de las dictaduras brasileña y española. OBJETIVOS: describir las implicaciones de las dictaduras de Francisco Franco y de Getulio Vargas en las relaciones de género; analizar la eficacia simbólica de los rituales patrióticos y religiosos para el reconocimiento social de las enfermeras en el contexto de esas dictaduras. METODOLOGÍA: las fuentes históricas fueron localizadas en archivos brasileños y españoles. Los hallazgos fueron organizados, clasificados y analizados de acuerdo con el método histórico y con el apoyo teórico de los estudios de Pierre Bourdieu. RESULTADOS: la necesidad de enfermeras, tanto en Brasil como en España, posibilitó el ejercicio en público de actividades femeninas, principalmente en situaciones de calamidades y de guerras, contribuyendo para la visibilidad de un modelo de enfermera respaldado en aspectos patrióticos y religiosos.

OBJETO: implicações dos rituais patrióticos e religiosos para consagração da identidade das enfermeiras no contexto das ditaduras brasileira e espanhola. OBJETIVOS: descrever as implicações das ditaduras de Francisco Franco e de Getúlio Vargas nas relações de gênero; analisar a eficácia simbólica dos rituais patrióticos e religiosos para o reconhecimento social das enfermeiras. METODOLOGIA: as fontes históricas, constituídas de documentos escritos, foram localizadas em arquivos brasileiros e espanhóis. Os achados foram organizados, classificados e analisados de acordo com o método histórico e com o apoio teórico dos estudos de Pierre Bourdieu. RESULTADOS: a necessidade de enfermeiras, no Brasil e na Espanha, posibilitou o exercício em público de atividades femininas, principalmente em situações de calamidades e de guerras, contribuindo para a visibilidade de um modelo de enfermeira respaldado em aspectos patrióticos e religiosos.

OBJECT: implications of patriotic and religious rituals to the consecration of identity of nurses, in the context of Spanish and Brazilian dictatorships. OBJECTIVES: to describe the implications of the dictatorship of Francisco Franco and Getulio Vargas in gender relations; analyze the effectiveness of symbolic religious and patriotic rituals to the social recognition of nurses. METHODOLOGY: the historical sources, made of written documents, have been localized into Spanish and Brazilian archives. The findings were organized, sorted and analyzed according to the historical method and with the support of theoretical studies of Pierre Bourdieu. RESULTS: the need for nurses, in Brazil and in Spain, allowed the public exercise of women's activities, especially in situations of wars and disasters, thus contributing to the visibility of a model nurse backed patriotic and religious aspects.
Descritores: Brasil
Comportamento Ritualístico
Emblemas e Insígnias
Espanha
História da Enfermagem
Religião
Limites: Humanos
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Texto completo SciELO Brasil
Barreira, Ieda de Alencar
Baptista, Suely de Souza
Texto completo
Id: lil-598476
Autor: Santos, Tânia Cristina Franco; Barreira, Ieda de Alencar; Gomes, Maria da Luz Barbosa; Baptista, Suely de Souza; Peres, Maria Angélica de Almeida; Almeida Filho, Antonio José de.
Título: A memória, o controle das lembranças e a pesquisa em história da enfermagem / The memory, the control of remembrance and the research in history of nursing / La memoria, el control de los recuerdos y la investigación en historia de la enfermería
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;15(3):616-625, jul.-set. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: Estudo histórico-social. Objetivos: analisar a importância da memória no processo de construção da identidade profissional e discutir os principais desafios do pesquisador em história da enfermagem, relativos à preservação e divulgação da memória profissional. Fontes primárias: relatórios anuais de atividades da Escola de Enfermagem Anna Nery e o artigo "Memória e História para uma nova visão de enfermagem no Brasil", de Ieda de Alencar Barreira. Fontes secundárias: literatura sobre memória e identidade profissional. Os dados, coletados de 1 de junho de 2009 a 30 de maio de 2010, foram classificados, organizados e analisados, de acordo com o método histórico. Resultados: a enfermagem brasileira, ao longo do século XX, utilizou símbolos e rituais como pontos de referência para evocar e sacralizar a memória da profissão e, assim, expressar e inculcar, intencional ou implicitamente, uma identidade de enfermeira. Conclusão: a simbiose entre memória e identidade profissional leva à necessidade de sua preservação.

Social - historical study. Objectives: to analyze the importance of memory in the construction of professional identity and discuss the key challenges for research in nursing history, relating to the preservation and dissemination of professional memory. Primary data: annual reports of activities of the Anna Nery School of Nursing and the article "Memory and History for a new vision of Nursing in Brazil", by Ieda de Alencar Barreira. Secondary data: literature about memory and professional identity. The data, collected from June 1, 2009 to May 30, 2010, were classified, organized and analyzed according to the historical method. Results: the Brazilian nursing, throughout the twentieth century, used symbols and rituals as reference points to raise and sanctify the memory of the profession and thus express and impress, whether intentional or implicitly, an identity of nurse. We conclude that the symbiosis of memory and professional identity leads to the need for its preservation.

Estudio histórico social. Objetivos: analizar la importancia de la memoria en el proceso de construcción de la identidad profesional y discutir los principales desafíos del investigador en historia de la enfermería, relativos a la preservación y divulgación de la memoria profesional. Fuentes primarias: informes anuales de actividades de la Escola de Enfermagem Anna Nery y el artículo "Memória e História para uma nova visão de enfermagem no Brasil", de Ieda de Alencar Barreira. Fuentes secundarias: literatura sobre memoria e identidad profesional. Los datos, recogidos de 01 de junio de 2009 a 30 de mayo de 2010, fueron clasificados, organizados y analizados, de acuerdo con el método histórico. Resultados: la enfermería brasileña, al largo del siglo XX, utilizó símbolos y rituales como puntos de referencia para evocar y sacralizar la memoria de la profesión y así, expresar e inculcar, intencional o implícitamente, una identidad de enfermera. Conclusión: la simbiosis entre memoria e identidad profesional lleva a la necesidad de su preservación.
Descritores: Emblemas e Insígnias/história
História da Enfermagem
Pesquisa em Enfermagem/história
Limites: Humanos
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação


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Id: lil-544104
Autor: Oliveira, Alexandre Barbosa de; Santos, Tânia Cristina Franco.
Título: Condecorações de guerra como investidura de bens simbólicos às ex-enfermeiras febianas / War condecorations bestowed to former “febianas” nurses (nurses of the brazilian expeditionary force ( F.E.B. acronym in portuguese)as an investiture of symbolic value
Fonte: Esc. Anna Nery Rev. Enferm;14(1):19-25, jan.-mar. 2010. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Estudo histórico e social. Objetivos: descrever o ritual de concessão da Medalha de Campanha a algumas enfermeiras brasileirasque atuaram no Serviço de Saúde da Força Expedicionária Brasileira durante a Segunda Guerra Mundial e analisar os efeitos simbólicos desse ritual para o reconhecimento social de tais enfermeiras. O exame do corpus documental foi realizado medianteleitura e análise de uma fotografia, articulada aos documentos escritos e à bibliografia referente ao contexto em que foi produzida. Os achados foram iluminados pela Teoria do Mundo Social de Pierre Bourdieu. O estudo evidenciou que a presença de enfermeirasem um espaço misógino, para receber uma medalha de honra, consagrou sua aparição em um espaço público tradicionalmente ocupado por homens, contribuindo para a divulgação da imagem da enfermeira militar.
Descritores: Atividades Militares/história
Emblemas e Insígnias/história
Enfermagem Militar/história
História da Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR442.1 - Biblioteca Setorial de Pós-Graduação



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