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Id: biblio-1002785
Autor: Caliman, Luciana Vieira; Rangel, Victoria Bragatto; Cesar, Janaina Mariano; Paterlli, Merielli Campi; Simões, Alana Araújo Corrêa; Fernandes, Anita Nogueira; Gonçalves, Luana Gaigher.
Título: Oficina da palavra: literatura, infância e cultivo da atenção / Atelier of words: literature, childhood and cultivating attention / Taller de la palabra: literatura, infancia y cultivo de la atención
Fonte: Pesqui. prát. psicossociais;14(1):1-13, jan.-mar. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa-intervenção participativa, realizada no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi), de Vitória/ES, Brasil. Durante mais de dois anos, realizamos uma oficina literária com crianças desse serviço: a "Oficina da Palavra". Sustentando-nos pela estratégia da Gestão Autônoma da Medicação (GAM), construímos um espaço de expressão e cogestão com crianças, no qual pudéssemos conversar sobre diagnóstico, medicação e tratamento, entendendo cada um desses vetores em constante diálogo com aquilo que compõe a vida e o dia a dia infantil: a escola, a família, as brincadeiras, o corpo. Assim, refletimos sobre a importância da literatura no acesso e reinvenção da experiência infantil. Trazemos cenas e pistas de nosso trabalho com as crianças que demonstram que o cultivo atencional assumiu uma função relevante na construção de um espaço potente de expressão e das transformações das relações tutelares estabelecidas com a criança, construindo outras possibilidades de relação consigo e com o mundo.

This article presents a participative intervention and research that took place in the Center for Child and Youth Psychosocial Care (Capsi), in Vitória, Espírito Santo, Brazil. For more than two years, we ran a literature workshop, called the "Atelier of Words", with children that were cared for by this service. Taking the GAM strategy for support, we built a space of expression and co-management with children, in which we could talk about their diagnosis, medications and healthcare, but also about everything that can be part of a child's life: their school, their family, their body, games, sports and leisure activities. Thus, we reflect upon the importance of literature in accessing and reinventing children's experience. We bring about scenes and clues of our work to demonstrate that cultivating attention became a relevant exercise, not only to create a potent space for expression, but also to help transform established, hierarchical relationships with children, in order to build new possibilities of connection with ourselves and the world.

Este artículo presenta una investigación-intervención participativa realizada en el Centro de Atención Psicosocial Infantojuvenil (Capsi) de Vitória, Espírito Santo, Brasil. Durante más de dos años, realizamos un taller literario con niños de este servicio: la "Oficina da Palavra". Sustentándonos por la estrategia de la Gestión Autónoma de Medicación (GAM), construimos un espacio de expresión y cogestión con niños, en el cual pudiéramos conversar sobre diagnóstico, medicación y tratamiento, entendiendo cada uno de esos vectores en constante diálogo con aquello que compone la vida y el día-a-día infantil: la escuela, la familia, los juegos, el cuerpo. Así, reflexionamos acerca de la importancia de la literatura en el acceso y reinvención de la experiencia infantil. Traemos escenas y pistas de nuestro trabajo con los niños que demuestran que el cultivo atencional asumió una función relevante en la construcción de un espacio potente de expresión y de las transformaciones de las relaciones tutelares establecidas con el niño, construyendo otras posibilidades de relación consigo y con el mundo.
Descritores: Leitura
Atenção
Criança
-Sistemas de Apoio Psicossocial
Serviços de Saúde
Literatura
Serviços de Saúde Mental
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1100083
Autor: Kroeff, Renata Fischer da Silveira; Prudente, Jéssica.
Título: Alice e os paradoxos da escrita acadêmica / Alice and the academic writing paradoxes / Alice y los paradójicos de la escritura académica
Fonte: Rev. polis psique;9(2):151-170, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: O texto aborda a escrita acadêmica como experiência agonística. Utilizamos o recurso da ficção como estratégia para compor uma narrativa que visa a incidir nos modos de produção de verdades, por meio da convocação de afetos que transcendam o conteúdo da escrita. A experiência agonística é discutida pela personagem Alice, por meio da problematização de três paradoxos: o aspecto informativo e experiencial da escrita na constituição das políticas de produção, o engendramento entre virtualidade e atualização nos processos de subjetivação e a presença-ausente do autor na produção de autoria. Uma posição ético-estético-política é tecida a partir da problematização desses elementos, apostando na potência de um textoexperimentação para provocar fissuras nos modos de produção de conhecimento no âmbito acadêmico.

The text approaches academic writing as an agonistic experience. Fiction discourse is used as a strategy to compose a narrative that aims to delve in truth production modes by means of conjuring affection that transcends the written content. The agonistic experience is discussed by means of three paradoxical problematizations by the character Alice: the informative and personal aspect of writing in constituting production policies, the intertwining between virtuality and the updating of subjectivization processes and the absent-presence of the author on authorship production. An ethical-aesthetical-political approach is woven from the problematization of these elements, leaning on the potency of an experiencing-text to provoke fissures on the production modes of knowledge in the academic scope.

El texto habla de la escritura académica como experiencia agonística. Utilizamos el recurso de la ficción como estrategia para componer una narrativa que busca incidir en los modos de producción de verdades, por medio de la convocatoria de afectos que trasciendan el contenido de la escritura. La experiencia agonística es discutida por el personaje Alice, por medio de la problematización de tres paradojas: el aspecto informativo y experiencial de la escritura en la constitución de las políticas de producción académica, el engendramiento entre virtualidad y actualización en los procesos de subjetivación y la presencia-ausencia del autor en la producción de autoría. Una posición ético-estético-política es tejida a partir de la problematización de estos elementos, apostándose en la potencia de un texto-experimentación para provocar fisuras en los modos de producción de conocimiento en el ámbito académico.
Descritores: Autoria
Comunicação Acadêmica
Escrita Manual
-Psicologia Social
Individualidade
Literatura
Responsável: BR574.2 - Biblioteca


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Id: biblio-1100080
Autor: Prudente, Jéssica; Kroeff, Renata Fischer da Silveira; Macedo, Fernanda dos Santos de; De Mozzi, Gisele; Martins, Fernanda; Dassoler, Volnei.
Título: Riscos da criação / Perils of creation / Riesgos de la creación
Fonte: Rev. polis psique;9(2):144-150, 2019.
Idioma: pt.
Descritores: Psicologia Social
Estudantes
Educação de Pós-Graduação
Escrita Manual
Literatura
Responsável: BR574.2 - Biblioteca


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Id: biblio-967043
Autor: Job, Alfredo Juan; Janson, Jorge.
Título: Jornada de Medicina Narrativa Mesa redonda: médicos escritores. Caminos entre la escritura y la práctica / Narrative Medicine Conference Round table: medical writers. Paths between writing and practice
Fonte: Rev. Hosp. Ital. B. Aires (2004);37(1):39-40, mar. 2017.
Idioma: es.
Descritores: Médicos/psicologia
Literatura
-Papel do Médico/psicologia
Arte
Comunicação
Criatividade
Estudos de Linguagem/tendências
Tipo de Publ: Comentário
Congresso
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-779395
Autor: Rodrigues, Elisângela Valevein; Gomes, Anna Raquel Silveira; Tanhoffer, Aldre Izabel Pchevozniki; Leite, Neiva.
Título: Effects of exercise on pain of musculoskeletal disorders: a systematic review
Fonte: Acta ortop. bras;22(6):334-338, Nov-Dec/2014. ilus, tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: As desordens musculoesqueléticas relacionadas ao trabalho representamum grande problema de saúde pública mundial, sendo ador o principal sintoma. Os objetivos deste estudo foram: verificar aefetividade de programas de exercícios realizados no ambiente ocupacionalno controle da dor musculoesquelética e qual a frequência,intensidade, duração e os tipos de exercício realizados. Buscaram-seartigos, de forma sistemática nas bases de dados Medline, Pubmed,Embase, Bireme, Web of Knowledge e Pedro. Os descritores “workplace”,“exercise” e “musculoskeletal disorders” foram utilizados de formacombinada. Foram selecionados os ensaios clínicos randomizadosque realizaram o exercício físico no ambiente ocupacional e os estudosforam avaliados quanto à qualidade metodológica. Dez estudos foramselecionados, os quais investigaram os efeitos dos exercícios de treinamentode força, condicionamento cardiorrespiratório, Pilates, exercíciosde alongamento, orientações posturais e exercícios de relaxamento.Foi observada melhora da dor em ombros, punhos e coluna cervical,dorsal e lombar com exercícios de força muscular e sobrecarga entre70 a 85% da RM realizados no local de trabalho, três vezes por semanadurante 20 minutos. Porém, não houve consenso com relação à duraçãototal da intervenção para a melhora da dor musculoesqueléticanestas regiões. Nível de Evidência I, Estudos Terapêuticos - Investigaçãodos Resultados do Tratamento, Revisão Sistemática deECRC (Estudos Clínicos Randomizados e Controlados)...

Work related musculoskeletal disorders are a major concernfor public health and pain is the most importantsymptom. The aim of this study was to verify the effectivenessof workplace exercises to control musculoskeletalpain and its frequency, intensity, duration and type ofexercises used. The search was conducted systematicallyin Medline, Pubmed, Embase, Bireme, Web of Knowledgeand Pedro databases. The keywords “workplace”, “exercise”and “musculoskeletal disorders” were used combined.Randomized control trials which performed worksiteexercises were selected and the studies were assessedby their methodological soundness. Ten articles were selectedwhich investigated the resistance training, cardiorespiratory exercises, Pilates, stretching, postural orientationand exercises for relaxation. Workplace resistancetraining performed at 70-85% RM, three times a week for20 minutes promotes reduction of the pain in shoulders,wrists, cervical, dorsal and lumbar spine. However, thereis no consensus regarding the total duration of the interventionfor the decrease of musculoskeletal pain in theseregions. Level of Evidence I, Therapeutic Studies Investigatingthe Results of Treatment, Systematic Reviewof RCTs (Randomized and Controlled Clinical Studies)...
Descritores: Doenças Musculoesqueléticas
Dor
Exercício Físico
Literatura
Literatura de Revisão como Assunto
Local de Trabalho
Limites: Humanos
Responsável: BR734.1 - Biblioteca Central Cesar Lattes - BCCL


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Id: biblio-1068813
Autor: Silva, Lindinalva Laurindo da; Santos, Claudete Gomes do.
Título: Síntese analítica dos dados sobre HIV/AIDS em ciências sociais: 1996-2001 / Analytic synthesis of the data on HIV/AIDS in social sciences: 1996-2001.
Fonte: São Paulo; s.n; 2003. 404 p. tab.
Idioma: pt.
Descritores: Ciências Sociais
Literatura
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida/epidemiologia
-Estudos de Coortes
Limites: Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: BR1764.1 - Núcleo de Informação e Documentação
BR1764.1; Mb, S581s


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Id: biblio-1058801
Autor: Pereira, Mateus Abreu; Souza, Maurício Rodrigues de.
Título: Literatura de autoajuda, sugestão e contemporaneidade: uma leitura psicanalítica / Self-help literature, suggestion and contemporary times: a psychoanalytic reading / Literatura de autoayuda, sugestión y contemporaneidad: una lectura psicoanalítica
Fonte: Rev. polis psique;8(2):162-184, maio-ago. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Um dos fenômenos da atualidade que merece destaque é a alta popularidade da literatura de autoajuda. As obras desse gênero propõem o cultivo de práticas de influência interpessoal, que incorrem geralmente no recurso à sugestão, criticada por Freud desde antes do século XX. Com efeito, utilizando como principal referencial teórico a psicanálise freudiana, privilegiando a noção de sugestão e, de maneira complementar, a análise de conteúdo de uma obra representativa da autoajuda, o presente estudo objetivou analisar alguns dos mecanismos presentes em tal modalidade literária e discutir os fatores que influenciam na sua ampla aceitação hoje. Em termos conclusivos, aponta que a relação estabelecida entre autor e leitor na autoajuda, pautada por processos psíquicos de identificação e transferência em favor da adesão às propostas do autor, permite que este renove continuamente a promessa de conduzir o leitor ao sucesso. (AU)

One of the phenomena of contemporary times that deserve mention is the high popularity of self-help literature. The works of this genre encourage practices of interpersonal influence, which usually incur in the use of suggestion, criticized by Freud since before the twentieth century. Indeed, using Freudian psychoanalysis as the main theoretical framework, focusing the notion of suggestion and, in a complementary way, the content analysis of a representative work of self-help, this study aimed to analyze some of mechanisms present in such literary genre and discuss the factors that influence its wide acceptance today. Thus, points out that the relationship between author and reader in self-help, guided by psychological processes of identification and transfer in favor of accession to the proposals of the author, allows him continually to renew this promise to lead the reader to success. (AU)

Las obras de la literatura de autoayuda proponen prácticas de cultivo de influencia interpersonal, que generalmente incurren en el uso de la sugestión, criticado por Freud desde antes del siglo XX. El psicoanálisis freudiano fue el principal recurso teórico y metodológico para revisión de la literatura, privilegiando la noción de la sugestión y, de manera complementaria, el análisis de contenido de una obra representativa de la autoayuda, este estudio tuvo como objetivo analizar algunos de mecanismos presentes en tal literatura y discutir los factores que influyen en su amplia aceptación en la actualidad. En términos concluyentes, señala que la relación entre el autor y el lector en la autoayuda, guiada por los procesos psicológicos de la identificación y la transferencia a favor de la adhesión a las propuestas del autor, permite renovar continuamente esta promesa de conducir al lector hacia el éxito. (AU)
Descritores: Psicanálise
Autocuidado/psicologia
Sugestão
Teoria Freudiana
Literatura
Responsável: BR574.2 - Biblioteca


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Id: biblio-909267
Autor: Gianatti, Bianca Gutierrez; Capraro, André Mendes.
Título: Os esportes, enquanto práticas de lazer, sob uma perspectiva estética/literária: notas acerca dos contos de Ernest Hemingway (1920 ­ 1930) / Sports, as leisure activities, under an aesthetic/literary perspective: notes on Ernest Hemingway's short stories (1920-1930)
Fonte: Licere (Online);21(2):i:74-f:95, junho2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Utilizando-nos da literatura como fonte histórica, o que pretendemos no presente artigo foi investigar os esportes, enquanto práticas de lazer, descritas/representadas nos contos de Ernest Hemingway, publicados na década de 1920, sob uma perspectiva estética. Para tal usamos os preceitos de Antônio Candido para a análise literária, considerando tanto o texto como o contexto do autor nesse processo. Também usamos como referencial teórico Hans Ulrich Gumbrecht, para nos aproximarmos de uma perspectiva estética. Concluímos que, além das várias manifestações esportivas encontradas nos escritos do literato, parecia haver um reforço de um ideal de masculinidade vinculado aos esportes, possivelmente frequente no contexto histórico do escritor.

Using the literature as a historical source, the aim of this article was to investigate the sports, as leisure activities, represented in the Ernest Hemingway's short stories, published in the 1920s, under an aesthetic perspective. We used Antonio Candido's precepts for the literary analisys, considering the relevance of the writer's text and context. We also used Hans Ulrich Gumbrecht as a theoretical approach to discuss esthetics ideas on sports. We concluded that besides the different sport practices, it also apperead to be a manliness ideal associated with the sports, probably usual in the author's context.
Descritores: Esportes
Imagem Corporal
Características Culturais
Estética
Centros de Convivência e Lazer
Atividades de Lazer
Literatura
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: lil-776177
Autor: Barclay, Fernando.
Título: El viaje del héroe [Editorial] / The hero's trip [Editorial]
Fonte: Artrosc. (B. Aires);22(4):i-i, nov.2015.
Idioma: es.
Descritores: Anedotas como Assunto
Literatura
Mitologia
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: AR337.1 - Biblioteca A.A.O.T.


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-774560
Autor: NOGUEIRA, Rosana Maria; BARONE, Bruna; BARROS, Thiara Teixeira de; GUIMARÃES, Kátia Regina Leoni Silva Lima de Queiroz; RODRIGUES, Nilo Sérgio Sabbião; BEHRENS, Jorge Herman.
Título: Sixty years of the National Food Program in Brazil / Sessenta anos do programa nacional de alimentação escolar no Brasil
Fonte: Rev. Nutr. (Online);29(2):253-267, jan.-abr. 2016. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: School meals were introduced in the Brazilian political agenda by a group of scholars known as nutrition scientists' in the 1940s. In 1955, the Campanha de Merenda Escolar, the first official school food program, was stablished, and sixty years after its inception, school food in Brazil stands as a decentralised public policy, providing services to students enrolled in public schools, which involve the Brazilian federal government, twentyseven federative units, and their 5,570 municipalities. Throughout its history, school food has gone through many stages that reflect the social transformations in Brazil: from a campaign to implement school food focused on the problem of malnutrition and the ways to solve it, to the creation of a universal public policy relying on social participation and interface between other modern, democratic, and sustainable policies, establishing a strategy for promoting food and nutrition security, development, and social protection. In this article, the School Food Program is analyzed from the perspective of four basic structures that support it as public policy: the formal structure, consisting of legal milestones that regulated the program; substantive structure, referring to the public and private social actors involved; material structure, regarding the way in which Brazil sponsors the program; and finally, the symbolic structure, consisting of knowledge, values, interests, and rules that legitimatize the policy.

A alimentação escolar foi inserida na agenda pública brasileira por um grupo de intelectuais, os chamados cientistas da nutrição, nos anos 1940. Em 1955 foi decretado o início do Programa de Alimentação com a instituição da Campanha de Merenda Escolar, subordinada ao Ministério da Educação. Após sessenta anos de história, a alimentação escolar no Brasil se destaca como uma política pública descentralizada de atendimento aos estudantes matriculados na rede pública de ensino a qual envolve o governo federal brasileiro, as 27 entidades federativas e seus 5.570 municípios. Ao longo de sua história, a alimentação escolar passou por várias etapas que refletem as transformações sociais do Brasil: partindo de uma campanha para a merenda escolar, focada no problema da desnutrição e nas formas de resolvê-la, passou para a criação de uma política pública universal contando com a participação social e interface entre outras políticas modernas, democráticas e sustentáveis, estabelecendo uma estratégia de promoção da segurança alimentar e nutricional, desenvolvimento e proteção social. Neste artigo, o Programa de Alimentação Escolar é analisado a partir de quatro estruturas básicas que o sustentam como política pública: a estrutura formal, composta pelos marcos legais que normatizam o programa; a substantiva, referente aos atores sociais públicos e privados envolvidos; a material que diz respeito à maneira como o Estado brasileiro financia o programa e, por fim, a estrutura simbólica composta pelos saberes, valores, interesses e regras que legitimam a política.
Descritores: Brasil
Revisão
Comportamento Alimentar
Literatura
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR13.3 - Biblioteca das Faculdades de Odontologia e Nutrição



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