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Id: biblio-1097709
Autor: Soria, Horacio.
Título: William Shakespeare y la medicina / William Shakespeare and medicine
Fonte: Rev. Asoc. Méd. Argent;133(1):34-38, mar. 2020.
Idioma: es.
Resumo: Si repensamos a escritores que se ocuparon de la medicina, el presente trabajo pretende destacar a William Shakespeare, como un escritor que prácticamente en toda su obra describe en sus personajes problemas de salud de todo tipo. Se harán ciertas referencias de los aspectos médicos desarrollados en la obra del escritor, advirtiendo que son sólo una parte de su extensa producción. (AU)

If we rethink writers who dealt with medicine, this paper intends to highlight William Shakespeare, as a writer who practically describes all kinds of health problems in his characters. Certain references will be made of the medical aspects developed in the writer's work, warning that they are only part of his extensive production. (AU)
Descritores: Drama/história
Pessoas Famosas
Medicina na Literatura/história
-Doença
Reino Unido
Limites: História do Século XVI
História do Século XVII
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: AR1.1 - Biblioteca Rafael Herrera Vegas


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Id: biblio-876629
Autor: de Paiva, Bruno Castro; Sousa, Cristina Silva; Poveda, Vanessa de Brito; Turrini, Ruth Natalia Teresa.
Título: Avaliação da efetividade da intervenção com material educativo em pacientes cirúrgicos: revisão integrativa da literatura / Evaluation of the effectiveness of intervention with educational material in surgical patients: an integrative literature review / La evaluación de la efectividad de la intervención con material educacional en pacientes quirúrgicos: una revisión integradora de la literatura
Fonte: Rev. SOBECC;22(4):208-217, out.-dez. 2017.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: Analisar a literatura científica produzida sobre métodos utilizados na avaliação da efetividade de tecnologias educativas impressas para o paciente submetido a cirurgia. Método: Revisão integrativa da literatura, tendo como questão norteadora "quais os métodos utilizados para avaliar a efetividade de tecnologias educativas impressas na educação do paciente cirúrgico?". O período de publicação dos estudos foi de 2000 a 2017, nos de dados: ISI Web of Science, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed, SCOPUS portais e/ou bases e Cochrane. Resultados: Foram inseridos dez artigos de ensaios clínicos randomizados, todos com a tecnologia educativa impressa (folheto), e o uso dessa contribuiu para uma diminuição tanto da ansiedade e depressão quanto dos níveis da dor. Conclusão: Apesar de avaliações positivas em relação à intervenção, ainda há dificuldades em mensurar a sua efetividade, e não foi possível estabelecer o melhor instante para a aplicação dos instrumentos de medida.

Objectives: To analyze the scientific literature on methods used in the evaluation of the effectiveness of printed educational materials designed for patients undergoing surgery. Method: This is an integrative literature review based on the following guiding question: "What methods are used to evaluate the effectiveness of printed educational materials in the education of surgical patients?" We considered studies published between 2000 and 2017 that appeared in ISI Web of Science, Virtual Health Library (VHL), PubMed, SCOPUS portals and/or databases and Cochrane. Results: We included 10 randomized clinical trials, all with printed educational materials (booklets). The studies revealed that the use of booklets contributed to a reduction not only in anxiety and depression levels, but also pain. Conclusion: Despite positive assessments regarding the intervention, there are still difficulties in measuring its effectiveness. Therefore, the best moment for the application of the assessment tool could not be established.

Objetivos: Analizar la literatura científica sobre los métodos utilizados en la evaluación de la efectividad de materiales educativos impresos creados para pacientes sometidos a cirurgía. Método: Esta es una revisión integradora de la literatura basada en la siguiente pregunta: "¿Cuáles son los métodos utilizados para evaluar la efectividad de los materiales educativos impresos en la educación de pacientes quirúrgicos?" Consideramos estudios publicados entre 2000 y 2007 encontrados en los portales y/o bases de datos de ISI Web Science, Virtual Health Library (VHL), PubMed, SCOPUS y Cochrane. Resultados: Se incluyeron 10 ensayos clínicos aleatorizados, todos con materiales educativos impresos (booklets). Los estudios revelaron que el uso de booklets contribuyó a una reducción no solo en los niveles de ansiedad y depresión, sino también en el dolor. Conclusión: Apesar de las evaluaciones positivas con respecto a la intervención, todavía aún hay dificultades para medir su efectividad. Por lo tanto, el mejor momento para conducir la herramienta de evaluación no pudo se establecer.
Descritores: Tecnologia Educacional
Troca de Informação em Saúde/provisão & distribução
Medicina na Literatura
-Estresse Psicológico
Assistência Perioperatória
Conhecimento do Paciente sobre a Medicação
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR2499


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Id: biblio-883756
Autor: Cragno, Alejandro; Alvarez, Fabio; Crotti, Norma Edith; Galan, Jimena; Torres Perez, Maria Cecilia; Chiarvetto Peralta, Maria Victoria; Digonzelli, Lucia; Gallardo, Julieta; Garrido Larreguy, Florencia; Gaspari, Florencia; Herrmann, Jaquelina; Napoli, Santiago.
Título: La formación de los médicos y la literatura. Proyecto grupo de investigación: literatura y medicina. / The education of medical doctors and literature. Research group project: literature and medicine
Fonte: Rev. Asoc. Med. Bahía Blanca;24(2):54-57, abril-junio 2014.
Idioma: es.
Resumo: Este artículo fue llevado adelante por docentes y estudiantes de los Departamentos de Ciencias de la Salud, HumanidadesFilosofía y Letras, de la Universidad del Sur. Se inició un proyecto que integre las diferentes perspectivas y que permita reflexionar y proponer distintos debates, cuestiones o problemas, con el objetivo de encontrar un diálogo fecundo entre las "ciencias" de la salud, la literatura y los planteos filosófico-existenciales.

This article was written by professors and students of the Departments of Health Sciences and Humanities -Philosophy and Literature- of the Universidad Nacional del Sur. A research project integrating the different perspectives and allowing for reflection was carried out. Different debates, issues or problems were proposed with the aim of reaching a productive dialogue among health "sciences", literature, and philosophic-existential arguments.
Descritores: Medicina na Literatura
-Filosofia Médica
Cuidados Médicos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: AR393.1 - Centro de Información y Documentación Dr H. Urquiola


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-899815
Autor: Taype-Rondan, Alvaro; Huapaya-Huertas, Oscar; Bendezu-Quispe, Guido; Pacheco-Mendoza, Josmel; Bryce-Alberti, Mayte.
Título: Producción científica en diabetes en Perú: Un estudio bibliométrico / Scientific production in diabetes in Peru: A bibliometric study
Fonte: Rev. chil. nutr;44(2):153-160, 2017. ilus, graf, tab.
Idioma: es.
Resumo: Objective: to describe the scientific production related to diabetes in Peru between 1996 and 2015. Methods: Bibliometric study. Scientific papers on diabetes published between 1996 and 2015 were identified by authors with Peruvian affiliation in the Web of Science Core Collection (WoS) andScopus databases. The variables of interest were extracted manually We present descriptive results and collaborative networks. Results: We found 81 publications, 75.3% were original articles, of which none evaluated public health interventions and 60.7% received foreign funding; 55.6% had an author affiliated with the Universidad Peruana Cayetano Heredia (UPCH), and 65.4% had a foreign author. Five clusters of international collaboration networks could be distinguished, all with the participation of the UPCH. Conclusion: Peruvian scientific production related to diabetes is low, with an absence of studies evaluating public health interventions, and with collaboration networks focused on UPCH.

Objetivo: describir la producción científica en diabetes en Perú entre 1996 y 2015. Métodos: Estudio bibliométrico. Se identificaron publicaciones científicas sobre diabetes que tuvieran algún autor con filiación peruana, en las bases de datos Web of Science Core Collection (WoS) y Scopus, entre 1996 y 2015. Se extrajeron manualmente las variables de interés. Se presentaron los resultados descriptivos y las redes de colaboración. Resultados: Se encontraron 81 publicaciones, el 75,3% fueron artículos originales, de las cuales ninguno evaluó intervenciones en salud pública y 60,7% recibieron financiamiento extranjero. El 55,6% tuvieron algún autor afiliado a la Universidad Peruana Cayetano Heredia (UPCH), y el 65,4% algún autor extranjero. Se puedo distinguir cinco conglomerados de redes de colaboración internacional, todos con participación de la UPCH. Conclusión: La producción científica peruana en diabetes ha sido baja, con ausencia de estudios que evalúen intervenciones en salud pública, y con redes de colaboración centradas en la UPCH.
Descritores: Bibliometria
Diabetes Mellitus
Financiamento da Pesquisa
Cooperação Internacional
Medicina na Literatura
-Pesquisa
Comportamento Cooperativo
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CL334.1 - Biblioteca UBO


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-767036
Autor: Arantes, Marco Antonio.
Título: Alcoolismo e estética da existência: Jack London e a lógica branca de John Barleycorn / Alcoholism and the aesthetics of existence: Jack London and the white logic of John Barleycorn
Fonte: Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;22(4):1373-1390, out.-dez. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: Elaborada durante as discussões da Lei Seca e o Sufrágio Universal nos EUA, no início do século XX - duas emendas que seriam aprovadas no sistema constitucional americano -, Memórias alcoólicas, do escritor norteamericano Jack London, é considerada uma obra referencial sobre o tema do alcoolismo. Tendo esse tema como fio condutor, o artigo analisa como a sua prosa se constitui em prática de si enquanto construção de subjetividade e organização da existência. Investiga como essa obra estabelece relações com a temática do cuidado de si, problematizada por Michel Foucault nos volumes 2 e 3 da História da sexualidade, acerca da estética da existência e das artes de viver presentes no universo social greco-romano e helenístico.

Employing this theme as a guideline, this article examines how his prose amounts to self-practice in the construction of subjectivity and the organization of existence. It investigates how this work is related to the theme of self-care, analyzed by Michel Foucault in volumes 2 and 3 of the History of sexuality, as regards the aesthetics of existence and the art of living which existed in the Greco-Roman and Hellenistic worlds.
Descritores: Alcoolismo/história
Pessoas Famosas
Literatura Moderna/história
Medicina na Literatura
-Autocuidado/história
Estados Unidos
Sexualidade/história
Limites: Humanos
História do Século XIX
História do Século XX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Biografia
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-916729
Autor: Almeida, Patrícia de.
Título: A (in)formação científica e humanizada dos profissionais da área de saúde: a literatura nas humanidades médicas / The scientific and humanized information for training of health professionals: literature in the medical humanities / La (in)formación científica y humanizada de los profesionales de la salud: la literatura en las humanidades médicas
Fonte: RECIIS (Online);12(3):1-8, jul.-set. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Literatura e medicina convivem harmoniosamente, sendo trivial afirmar que ler faz bem à saúde. Todavia, o diálogo entre literatura e ciência nem sempre é assumido em benefício mútuo. A literatura faz bem à medicina e mostra-se útil à (in)formação dos profissionais de saúde? Com o objetivo de refletir sobre este assunto, efetuou-se uma auscultação da literatura científica recente sobre essa temática. Como resultado, enumeraram-se os trabalhos considerados mais relevantes, com contributos concretos da literatura para a medicina e das humanidades para a educação em ciências médicas. Conclui-se que os profissionais de saúde valorizam a literatura na prática clínica e que a neurologia e a psiquiatria são as áreas que mais reconhecem o potencial literário. Reconhece-se uma tendência à inclusão das humanidades médicas nos currículos dos cursos das ciências da saúde. Assim, será benéfica a inclusão da literatura nas humanidades médicas e na formação dos profissionais de saúde.(AU)

Literature and medicine coexist harmoniously, being trivial to say that reading is good for health. However, the dialogue between literature and science is not always assumed for their mutual benefit. Is literature good for medicine and useful for training of health professionals? Aiming to reflect on this subject, a study of recent scientific literature on this subject was carried out. As a result, we have listed the works considered most relevant, with concrete contributions from the literature for the medicine and from the humanities for the education in medical sciences. We concluded that the health professionals value the literature in clinical practice and that the neurology and the psychiatry are the areas that most recognize the literary potential. A trend towards the inclusion of medical humanities in the curricula of health science courses is acknowledged. Thus, it will be beneficial to include literature in the medical humanities and in the training of health professionals.

La literatura y la medicina conviven armoniosamente, siendo trivial afirmar que leer hace bien a la salud. Sin embargo, el diálogo entre literatura y ciencia no siempre es asumido en beneficio mutuo. ¿La literatura hace bien a la medicina y se muestra útil a la (in)formación de los profesionales de salud? Con el objetivo de reflexionar sobre este asunto, ha se efectuado una auscultación de la literatura científica reciente sobre esta temática. Como resultado, se han enumerado los trabajos considerados más relevantes, con contribuciones concretas de la literatura para la medicina y de las humanidades para la educación en ciencias médicas. Se concluye que los profesionales de salud valoran la literatura en la práctica clínica y que la neurología y la psiquiatría son las áreas que más reconocen el potencial literario. Se reconoce una tendencia a la inclusión de las humanidades médicas en los currículos de los cursos de las ciencias de la salud. Así, será benéfica la inclusión de la literatura en las humanidades médicas y en la formación de los profesionales de la salud.
Descritores: Pessoal de Saúde/educação
Educação Médica/tendências
Humanização da Assistência
-Currículo/tendências
Ciências da Saúde/educação
Medicina na Literatura
Limites: Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Id: biblio-831791
Autor: Mallet, Ana Luisa Rocha; Andrade, Luciana; Geovanini, Fátima; Carvalho, Silvia Barbosa de.
Título: Medicina Narrativa: para Além de uma História Única / Narrative Medicine: Beyond the Single Story
Fonte: Int. j. cardiovasc. sci. (Impr.);29(3):f:233-l:235, mai.-jun. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Chimamanda Adichie é uma autora nigeriana de grande sucesso. Com mestrado em escrita criativa pela Universidade John Hopkins e de Artes em Yale, escreveu o livro Americanah , que vendeu mais de meio milhão de exemplares, durante bolsa de estudo em Harvard. Recebeu vários prêmios literários, entre eles o National Book Critics, em 2013. Estudou 2 anos de Medicina, e sua irmã é médica nos Estados Unidos. Realizou duas das mais vistas palestras TED (organização sem fins lucrativos dedicada à difusão das ideias, geralmente sob a forma de palestras curtas, de livre acesso na internet, com mais de 1 bilhão de visualizações) . O perigo de uma história única é uma dessas palestras e apresenta muitas interfaces possíveis com a medicina, algumas delas apresentadas neste artigo, ressaltando a medicina narrativa como um possível antídoto para o risco de uma história única
Descritores: Literatura
Narrativas Pessoais como Assunto
-Ciências Humanas
Medicina na Literatura
Responsável: BR44.1 - Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Didática Prof. Dr. Luiz Venere Décourt


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Id: biblio-828882
Autor: Reis, José Roberto Franco.
Título: O mentecapto de Itaguaí, história, loucura e saber psiquiátrico: diálogos historiográficos em torno de “O alienista” de Machado de Assis / The madman of Itaguaí, history, madness, and psychiatric knowledge: historiographic dialogues about “The Alienist,” by Machado de Assis
Fonte: Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;23(4):1095-1112, oct.-dic. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O artigo analisa a obra “O alienista”, de Machado de Assis, a partir de um diálogo com a historiografia (nem sempre escrita por historiadores) que, desde o final dos anos 1970 até períodos mais recentes, investiga tanto as práticas de intervenção psiquiátricas vigentes no Brasil da segunda metade do século XIX até o começo do XX quanto os aportes teóricos e as lógicas de poder e sociabilidades que davam sustentação a tais práticas. A perspectiva aqui assumida interpreta “O alienista” como um vigoroso “testemunho histórico”, num registro eminentemente crítico, dos momentos iniciais de implantação da medicina mental no Brasil e de seu correlato institucional, que é o hospício.

Abstract From the early 1970s until more recently, historiography (which is not always written by historians) has investigated the psychiatric intervention practices that prevailed in Brazil from the latter half of the nineteenth century through the early twentieth, along with their theoretical foundations and the underlying logics of power and sociability. The article analyzes the novella “The Alienist,” by Machado de Assis, by engaging in dialogue with this field. The book is interpreted as a robust and eminently critical “historical witness” of the early emergence of mental health medicine in Brazil and its institutional correlate, the asylum.
Descritores: Literatura Moderna/história
Medicina na Literatura
Psicologia/história
-Brasil
Pessoas Famosas
Historiografia
Hospitais Psiquiátricos/história
Limites: Humanos
História do Século XIX
História do Século XX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Biografia
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-776159
Autor: Mallet, Ana Luisa Rocha; Andrade, Luciana; Dias, Maria Clara Marques.
Título: Literature and Cardiology / Literatura e Cardiologia
Fonte: Int. j. cardiovasc. sci. (Impr.);28(4):335-337, jul.-ago.2015.
Idioma: pt.
Resumo: No 64º encontro de Cardiologia do American College of Cardiology, realizado em março de 2015 na Califórnia, a palestra de abertura foi realizada pelo Dr. Abraham Verghese, certamente não conhecido pelas suas publicações em revistas de cardiologia. Por meio da leitura de um poema, esse professor de Medicina Interna da Universidade de Stanford, discutiu a relação entre a ciência e a literatura, levando os cardiologistas a um momento único de reflexão sobre a atuação e relação diária dos profissionais médicos com o coração dos pacientes...

In the 64th Cardiology Session of the American College of Cardiology, held in March 2015 in California, the opening lecture was given by Dr. Abraham Verghese, certainly not known for his publications in cardiology journals. By reading a poem, this professor of Internal Medicine at Stanford University discussed the relationship between science and literature, encouraging the cardiologists to entertain a unique moment of deep thinking about the work and the daily connection of medical professionals with the hearts ofpatients...
Descritores: Cardiologia/educação
Medicina na Literatura
-Ciências Humanas/educação
Ensino
Limites: Humanos
Responsável: BR44.1 - Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Didática Prof. Dr. Luiz Venere Décourt


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Id: lil-760060
Autor: Bautista-Molano, Wilson.
Título: That is excellence in medicine? / Qué es la excelencia en medicina? / Excelência em medicina o que é?
Fonte: Rev. MED;22(1):6-7, ene.-jun. 2014.
Idioma: es.
Descritores: Educação de Graduação em Medicina
Saúde
Medicina
Medicina na Literatura
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: CO87.1 - Biblioteca Médica



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