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Id: lil-407776
Autor: Paulo Netto, Jose; Carvalho, M. C. Brant de.
Título: Cotidiano: conhecimento e critica / Daily: knowledge and critical.
Fonte: Sao Paulo; Cortez; 1996. 93 p.
Idioma: pt.
Descritores: Filosofia
Sociologia
Medidas, Métodos e Teorias
Serviço Social
Responsável: BR1310.1 - Núcleo de Biblioteca
BR1310.1; L2024; BR191.1; HM, P285c


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1041961
Autor: Matsui, Sussumo; Machado, Isis Laynne de Oliveira; Garrafa, Volnei.
Título: Contribuição da bioética de intervenção à releitura do conceito de "princípio" / A contribution of the Bioethics of Intervention to rethinking the concept of "principle" / Una contribución de la Bioética de Intervención a la relectura del concepto de "principio"
Fonte: Rev. bioét. (Impr.);26(4):514-522, out.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O vocábulo "princípio" adquiriu crescente carga semântica durante os séculos, e hoje é utilizado na busca de solução para conflitos morais. Este estudo se inicia com a análise de diferentes conceitos de princípio na filosofia e no direito. Além desses campos, a pesquisa buscou estudar a interpretação da bioética sobre a ideia de princípio, especialmente no caso do principialismo. Observou-se que a noção básica de princípio tem sido utilizada nos três campos de modo verticalizado. Depois de apresentados, esses diferentes conceitos (relativos e absolutos) são discutidos a partir de perspectiva crítico-comparativa e cotejados com a noção presumivelmente universal de moralidade comum. Finalmente, explora-se a possibilidade de estabelecer abordagem horizontal dos princípios, tendo como referência o respeito ao pluralismo moral, na linha teórico-aplicada proposta pela bioética de intervenção.

Abstract The word "principle" has acquired an increasing semantic range over the centuries and continues to be used today in the search for the solution of moral conflicts. The present study begins by analyzing the different concepts of principle in Philosophy and Law. In addition to these fields, the research sought to study the interpretation of bioethics about the idea of principle, especially in the case of principlism. It was observed that the basic notion of principle has been used in the three fields analyzed - philosophy, law and bioethics - in a vertical way. Having presented the different concepts of principle (relative and absolute), these are discussed in a critical comparative way, and compared with the presumably universal notion of common morality. Finally, the text discusses the possibility of constructing a horizontal approach to these principles, using as reference the respect for moral pluralism, in the theoretical-applied line proposed by the Bioethics of Intervention.

Resumen El vocablo "principio" fue adquiriendo una creciente carga semántica a lo largo de los siglos y hoy sigue siendo utilizado en la búsqueda de la resolución de conflictos morales. El presente estudio comienza por el análisis de los diferentes conceptos de principio trabajados en filosofía y derecho. Con la inclusión de los principios en el contexto de la bioética, la investigación procuró estudiar la interpretación que se les atribuye en ese campo, especialmente en el caso del principialismo. Se observó que la noción básica de principio ha sido utilizada, en los tres campos analizados - filosofía, derecho y bioética - de modo verticalizado. Presentados los diferentes conceptos de principio (relativos y absolutos), son discutidos en el sentido crítico comparativo con la noción supuestamente universal de moralidad común. Finalmente, el texto aborda la posibilidad de construir un abordaje horizontal de los principios, teniendo como referencia el respeto al pluralismo moral, en la línea teórico-aplicada propuesta por la Bioética de Intervención.
Descritores: Filosofia
Bioética
Diversidade Cultural
Princípios Morais
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: biblio-1115075
Autor: Xavier, Cesar Rey.
Título: Da empiria à metafísica do arquétipo: contribuições da psicologia analítica ao conceito de physis / From empiria to the metaphysics of the archetype: contributions of analytical psychology to the concept of physis / De la empiría a la metafísica del arquetipo: contribuciones de la psicología analítica al concepto de physis
Fonte: Pesqui. prát. psicossociais;14(4):1-14, out.-dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Sob a égide de um clima intelectual firmado a partir do séc. XVII com o advento do mecanicismo e do empirismo, o conceito de "natureza" acompanhou o alvorecer de uma ciência moderna que se norteava pelos princípios de causalidade e materialidade. Breves percursos pela História da Ciência e da Filosofia, contudo, revelam conceituações díspares, algumas das quais pressupunham certa harmonia de fatores físicos com assertivas vitalistas e metafísicas, mediante ideias que se dispunham na forma de "pares de opostos". O objetivo deste ensaio é demonstrar a contribuição da teoria junguiana à noção de Physis, no sentido de integrar aspectos antagônicos no conjunto do conhecimento acerca da natureza. Como resultado desta reflexão, verifica-se que a epistemologia do pensamento junguiano, em muito sintonizada com a revolução quântica da física de partículas, resgata a antiga noção da Physis grega, na medida em que sua conceituação abarca o conjunto mais completo das diversas fenomenologias.

Under the aegis of an intellectual climate established from the 17th century, with the advent of mechanicism and empiricism, the concept of "nature" accompanied the dawn of a modern science that was guided by the principles of causality and materiality. Brief journeys through the History of Science and Philosophy, however, reveal disparate conceptions, some of which presupposed a certain harmony of physical factors with vitalist and metaphysical assertions, through ideas that were available in the form of "pairs of opposites". The purpose of this essay is to demonstrate the contribution of Jungian theory to the notion of Physis, in the sense of integrating antagonistic aspects into the set of knowledge about nature. As a result of this reflection, it is verified that the epistemology of Jungian thought, very attuned with the quantum revolution of the physics of particles, rescues the old notion of Greek Physis, insofar as its conceptualization encompasses the most complete set of diverse phenomenologies.

Bajo la égida de un clima intelectual firmado a partir del s. XVII con el advenimiento del mecanicismo y del empirismo, el concepto de "naturaleza" acompañó el amanecer de una ciencia moderna que se orientaba por los principios de causalidad y materialidad. Breves recorridos por la Historia de la Ciencia y la Filosofía, sin embargo, revelan conceptualizaciones dispares, algunas de las cuales presuponen cierta armonía de factores físicos con asertivas vitalistas y metafísicas, mediante ideas que se disponían en la forma de "pares de opuestos". El objetivo de este ensayo es demostrar la contribución de la teoría junguiana a la noción de Physis, en el sentido de integrar aspectos antagónicos en el conjunto del conocimiento acerca de la naturaleza. Como resultado de esta reflexión, se verifica que la epistemología del pensamiento junguiano, en muy sintonizada con la revolución cuántica de la física de partículas, rescata la antigua noción de la Physis griega, en la medida en que su concepción abarca el conjunto más completo de las diversas fenomenologías.
Descritores: Empirismo
Metafísica
-Filosofia
Psicologia
Pensamento
Causalidade
Natureza
Conhecimento
Teoria Junguiana
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-707273
Autor: Petroianu, Andy.
Título: A arte de ser professor / The art of being a teacher
Fonte: Rev. Col. Bras. Cir;41(1):1-1, Jan-Feb/2014.
Idioma: pt.
Descritores: Ensino
-Filosofia
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1041957
Autor: Wuensch, Ana Míriam; Cabrera, Julio.
Título: Bioética e condição humana: contribuições para pensar o nascimento / Bioethics and human condition: contributions to thinking about birth / La bioética y la condición humana: contribuciones para pensar el nacimiento
Fonte: Rev. bioét. (Impr.);26(4):484-493, out.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo A bioética recorre à filosofia ao examinar conceitos e valores, problemas e ferramentas metodológicas e ao tratar de problemas específicos da vida humana no mundo moderno. Contudo, tanto na bioética quanto na filosofia, a compreensão existencial do que significa nascer é poucas vezes articulada, enquanto a dimensão existencial da morte e do morrer tem recebido mais atenção. Neste artigo, propomos reconsiderar a condição humana como pano de fundo de uma ética para a vida em seus múltiplos extratos e modulações, e a partir da qual se pode elaborar perspectiva filosófica que pense o nascimento como horizonte mais amplo para tratar problemas bioéticos específicos. Destacamos, neste artigo, algumas contribuições de Hannah Arendt e María Zambrano, duas pensadoras que se ocuparam da condição humana, entre o nascimento e a morte.

Abstract Bioethics uses philosophy in its practice of analysis of concepts and values, problems and methodological tools in order to deal with specific problems of human life in the modern world. We propose a reconsideration of the human condition as a background from which an ethic for life is constructed - in its multiple extracts and modulations - as a philosophical perspective to the thinking about birth in Bioethics, and as broader horizon for approaching more specific bioethical problems. We highlight in this article some contributions by Hannah Arendt and Maria Zambrano, two thinkers who addressed the human condition between birth and death. The existential understanding of what it means to be born is rarely articulated dimension from a philosophical and bioethical viewpoint, whereas the existential dimension of death and dying has received better attention in these areas.

Resumen La bioética recurre a la filosofía en su práctica de examen conceptual y de valores, sus problemas y herramientas metodológicas, para tratar problemas específicos de la vida humana en el mundo moderno. Proponemos una reconsideración de la condición humana, como un trasfondo a partir del cual se elabora una ética para la vida - en sus múltiples dimensiones y modulaciones - como una perspectiva filosófica para pensar el nacimiento en la bioética, y como un horizonte más amplio para el tratamiento de problemas bioéticos específicos. Destacamos, en este artículo, algunas contribuciones de Hannah Arendt y de María Zambrano, dos pensadoras que se ocuparon de la condición humana, entre nacimiento y muerte. La comprensión existencial de lo que significa nacer es una dimensión raramente articulada, en filosofía y bioética, mientras que la consideración existencial de la muerte, y del morir, han recibido mayor atención en estas áreas.
Descritores: Filosofia
Bioética
Temas Bioéticos
Parto
Nascimento Vivo
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: biblio-1114670
Autor: Alvim, Mônica Botelho.
Título: Arte e vida entre visibilidade e invisibilidade / Art and life between visibility and invisibility / Arte y vida entre visibilidad e invisibilidad
Fonte: Arq. bras. psicol. (Rio J. 2003);72(1):25-39, jan.-abr. 2020. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A partir da obra final de Merleau-Ponty e de suas reflexões sobre visível e invisível, carne e linguagem, arte e vida, neste ensaio abordamos o tema da visibilidade e da invisibilidade. Transitando entre psicologia, arte e filosofia, dialogamos com as propostas de Didi-Huberman sobre ver e ser olhado e de Roland Barthes sobre o fotográfico, tendo em vista pensar a experiência e os processos de produção de subjetividade e de mundo. Tomando como referência duas cenas de performances teatrais protagonizadas por moradores de favelas, discutimos o estatuto da visibilidade e da invisibilidade em relação com a problemática da imagem na produção e reprodução de cultura, subjetividades e modos de perceber. Sendo imagens-clichês sedimentações culturais fixadas que se reproduzem como cópias, perpetuando-se como verdades e promovendo uma espécie de apagamento do invisível, consideramos que a arte traz a possibilidade da experiência de abrir o tempo, visibilizar o invisível e encontrar o outro.

Considering the last works of Merleau-Ponty and his reflections on visible and invisible, flesh and language, art and life, in this essay we discuss visibility and invisibility. Moving between psychology, art and philosophy, we stablish a dialogue with Didi-Huberman's work on seeing and being seen and Roland Barthes on the photographic, in order to think about experience and the processes of subjectivation. Based on two scenes of theatrical performances by favela dwellers, we discuss the status of visibility and invisibility in relation to the problematic of image in the production and reproduction of subjectivities and ways of perceiving. Considering images-cliché as cultural sedimentation that reproduce as copies, perpetuating themselves as truths and promoting a kind of erasure of the invisible, we argue that art allows a kind of experience capable of opening time, making the invisible visible and encountering otherness.

Del trabajo final de Merleau-Ponty y sus reflexiones sobre lo visible y lo invisible, la carne y el lenguaje, el arte y la vida, este ensayo aborda el tema de la visibilidad y la invisibilidad. Moviéndonos entre psicología, arte y filosofía, dialogamos con las propuestas de Didi-Huberman sobre ver y ser mirado y de Roland Barthes sobre lo fotográfico, para pensar sobre la experiencia y los procesos de producción de subjetividad y de mundo. Tomando como referencia dos escenas de performances teatrales realizadas por habitantes de barrios marginales, discutimos el estatuto de la visibilidad y la invisibilidad en relación con la problemática de la imagen en la producción y reproducción de cultura, subjetividades y formas de percepción. Al ser imágenes cliché sedimentaciones fijas culturales que se reproducen como copias, perpetuándose como verdades y promoviendo una especie de eliminación de lo invisible, consideramos que el arte brinda la posibilidad de la experiencia de apertura del tiempo, de visualizar lo invisible y de encontrar al otro.
Descritores: Percepção
Filosofia
Arte
Psicologia
Vida
Cultura
Responsável: BR1194.1 - BT - Biblioteca


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Id: lil-786913
Autor: Venuto, Arthur; Gerken, Carlos Henrique Souza.
Título: Vigotski e a filosofia da linguagem humboldtiana: um diálogo interdisciplinar / Vigotski and the humboldtian philosophy of speech: an interdisciplinary dialogue / Vigotski y la filosofo fía del lenguage humboldtiana: un diálogo o interdisciplinario
Fonte: Psicol. Estud. (Online);20(3):483-493, jul.-set. 2015.
Idioma: en; pt.
Resumo: O presente artigo busca recuperar parte do contexto dialógico no qual Vigotski construiu sua teoria sobre a relação entre pensamento e linguagem. Nesse contexto, discutimos a forma a partir da qual Vigotski trabalhou duas questões centrais da filosofia da linguagem humboldtiana: a origem da linguagem e a relação entre linguagem e concepção de mundo. A análise desses aspectos permitiu demarcar um universo dialógico interdisciplinar entre Vigotski e Humboldt, indicando zonas de aproximação e de afastamento entre as perspectivas desses autores. Consideramos que a psicologia histórico-cultural de Vigotski, fundamentada no materialismo histórico dialético, promove uma inversão dialética na filosofia da linguagem de Humboldt, ressaltando uma compreensão da linguagem como prática social objetivada. Assim, é possível indicar que a perspectiva vigotskiana acerca da origem da linguagem e da construção de uma concepção de mundo representa uma superação dialética em relação às proposições de Humboldt, uma vez que considera a linguagem um elemento concreto e objetivo, que se modifica no devir histórico e guarda estreitas relações com a base material da qual é proveniente.

This article aims to recover part of the dialogical context in which Vigotski built his theory on the relationship between thinking and speech. In this context, we discuss how Vigotski approached two core questions of the Humboldtian philosophy of speech, namely: the origin of speech and the relationship between speech and worldview. The analysis of these aspects allowed the demarcation of an interdisciplinary dialogical universe between Vigotski and Humboldt, indicating similarities and differences between theirperspectives. We consider that Vigotski's cultural-historical psychology, based on the historical-dialectical materialism, promotes a dialectical reversal in Humboldt's philosophy of speech, emphasizing an understanding of speech as an objectified social practice. Thus, it is possible to indicate that the Vygotskian perspective of the origins of speech and of the construction of a worldview is a dialectical overcoming regarding Humboldt's propositions, since it considers speech as a concrete and objective element which changes as history develops and is closely related to the material basis from which it comes.

Este artículo tiene por objeto la recuperación de parte del contexto dialógico en el que Vigotski construyó su teoría sobre la relación entre pensamiento y lenguaje. En este contexto, se discute cómo Vigotski trabajó dos temas centrales de la filosofía del lenguaje humboldtiana, a saber: el origen del lenguaje y la relación entre el lenguaje y visión del mundo. Al examinar estos aspectos se ha podido señalar el universo interdisciplinario entre Vigotski y Humboldt, apuntando las conexiones entre las distintas perspectivas de estos autores. Consideramos que la psicología histórico-cultural de Vigotski, basado en el materialismo histórico dialéctico, promueve una inversión dialéctica en la filosofía del lenguaje de Humboldt, con sus énfasis en la comprensión del lenguaje como práctica social objetivado. De este modo, es posible indicar que la psicología de Vigotski sobre los orígenes del lenguaje y la construcción de una visión del mundo plantea una superación dialéctica da las proposiciones de Humboldt, al considerar el lenguaje un elemento concreto e objetivo que lleva en su desarrollo histórico una estrecha relación con la base material que la sostiene.
Descritores: Idioma
Pensamento
Psicologia
-Filosofia
História
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-786914
Autor: Laureano, Pedro Sobrino.
Título: Contribuições da Psicanálise para a reconstrução crítica à ideologia / Contributions of psychoanalysis to the reconstruction of the critique of ideology / Contribuciones del psicoanálisis para la reconstrucción de la crítica de la ideología
Fonte: Psicol. Estud. (Online);20(3):471-482, jul.-set. 2015.
Idioma: en; pt.
Resumo: Buscamos elaborar uma compreensão da ideologia atual através da psicanálisee de alguns autores da filosofia, como Benjamin e Zizek. Neste sentido, investigamos os argumentos de Sloterdijk, para quem o cinismo constitui a forma dominante de consciência em uma era pós-ideológica, forma caracterizada por aquilo que o autor chama paradoxalmente de “falsa consciência esclarecida”. Em seguida, buscamos em Marx, em Freud e no modernismo artístico de Malevich e de Duchamp elementos para uma renovação da crítica da ideologia em uma época pretensamente desencantada, apontando os limites da crítica anterior e de algumas intepretações reducionistas de Marx e de Freud. Concluímos com algumas reflexões críticas sobre o debate concernente à crise da autoridade social e com apontamentos sobre a ideologia a partir do conceito de gozo em Lacan. Nosso objetivo é compreender as transformações do poder no capitalismo contemporâneo a partir das ideias da psicanálise acerca das relações entre crença, verdade e gozo.

We seek herein to elaborate a comprehension of the current ideology with the aid of psychoanalysis and of some philosophers such as Benjamin, Zizek and Adorno. We analyze Sloterdijk's arguments, according to which cynicism constitutes the dominant form of consciousness in a post-ideological time, form which is characterized by what the author paradoxically calls “enlightened false consciousness”. Then, we seek in Marx, in Freud and in the modernism of Duchamp and Malevich some elements for a renewal of the critique of ideology in an era of alleged disenchantment, drawing attention to the limits of the old form of critique and of some reductionist interpretations by Marx and Freud. We conclude this article with some critical reflections on the debate concerning the crisis of social authority and with some notes on ideology based on the Lacanian concept of jouissance. Our aim is to comprehend the transformations of power in contemporary capitalism through thepsychoanalytical comprehension of the relationship between belief, truth and jouissance.

Se buscó desarrollar una comprensión de la ideología corriente a través del psicoanálisis y de algunos autores de la filosofía, como Benjamín y Zizek. Para tal, investigaremos los argumentos de Sloterdijk, para quien el cinismo es la forma dominante de la conciencia en una era post-ideológica, forma que se caracteriza por lo que el autor llama paradójicamente de "falsa conciencia ilustrada". Buscamos, entonces, en Marx, Freud y en el modernismo 2015artístico de Malevich y Duchamp elementos a través de los cuales llevar a cabo una renovación de la crítica de la ideología en un tiempo supuestamente desencantado, señalando los límites de la crítica anterior y de algunas interpretaciones reduccionistas de Marx y Freud. Se concluye con algunas reflexiones críticas sobre el debate en torno a la autoridad de la crisis social y notas sobre la relación entre la ideología y el concepto de goce, en Lacan. Nuestro objetivo es entender la transformación del poder en el capitalismo contemporáneo, a través de las ideas psicoanalíticas acerca de la relación entre la creencia, la verdad y el goce.
Descritores: Capitalismo
Psicanálise
-Conscientização
Filosofia
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-786923
Autor: Ferreira Neto, João Leite.
Título: Retraçando os deslocamentos de Foucault: o lugar biopolítica e da governamentalidade / Retracing Foucault displacements: the biopolitics and governmentality rolefoucault´s displacements / Volviendo a trazar los desplazamientos de foucault: el lugar de la biopolítica y de la gubernamentalidad
Fonte: Psicol. Estud. (Online);20(3):365-376, jul.-set. 2015.
Idioma: en; pt.
Resumo: Este estudo tem o objetivode descrever os deslocamentos realizados por Foucault em sua obra, entendendo-se a que novos problemas eles respondiam. Busca-se também realçar sua reflexão política no uso das noções de biopolítica e de governamentalidade. Optou-se por analisar trechos da obra que resultem de sínteses feitas por Foucault sobre seu percurso, focalizando os deslocamentos ocorridos no período da genealogia do poder em diálogo com comentaristas. Discute-se a retomada contemporânea da noção de biopolítica e o valor heurístico da noção de governamentalidade. Com ela, Foucault buscou um instrumento analítico mais operacional, que lhe permitisse fazer uma análise macrossocial sustentada pela perspectiva da microfísica dos poderes. Argumenta-se que, em Foucault, o processo de teorização é privilegiado em relação à síntese teórica final. Assim, defende-se uma orientação de leitura pela primazia da dimensão teórico-metodológica sobre a teórico-temática. Aponta-se a importância de se utilizar as ferramentas teóricas de Foucault tanto em estudos temáticos particulares quanto em estudos de uma escala macropolítica.

The aim of this study is to describe the displacements made by Foucault in his work, getting to understand what new problems they were supposed to answer. We search for highlighting his political reflection on the use of biopolitics and governmentality notions. We analyze parts of Foucault's work which resulting from synthesis made by him on his journey, focusing the displacements occurred in the period of the power genealogy, in dialogue with contemporary authors. It is discussed the resumption of contemporary biopolitics notion and the heuristic value of the concept of governmentality. With this concept, Foucault sought a more operational analytical tool, which could enable him to the macro-social analysis supported by the perspective of powers microphysics. We argue that Foucault has privileged the theorizing process instead of the final theoretical synthesis. Therefore, we defend a reading orientation for the primacy of methodological dimensions over the theoretical and thematic ones. We point out the importance of using Foucault's theoretical tools not only in particular thematic studies but also on macro political level investigations.

El objetivo de este estudio es el de describir los desplazamientos realizados por Foucault en su obra y entender los nuevos problemas que responden. Se trata también de destacar su reflexión política al utilizar los conceptos de biopolítica y de gubernamentalidad. Se optó por analizar trechos de la obra que resultan de las síntesis hechas por Foucault sobre su trayectoria, con un enfoque en los desplazamientos ocurridos en el periodo de la genealogía del poder, mediante un dialogo con comentaristas. Se discute la reanudación contemporánea del concepto de biopolítica y el valor heurístico del concepto de gubernamentalidad. Con ella Foucault buscaba una herramienta más operativa y analítica que le permite un análisis macro-social apoyado por la perspectiva de la microfísica del poder. Se argumenta que en Foucault el proceso de teorización se privilegia con relación a la síntesis teórica final. Así, se defiende una orientación de la lectura de la primacía de la dimensión teórico-metodológica sobre la teórico-temática. Se destaca la importancia de utilizar las herramientas teóricas de Foucault no solamente en los estudios temáticos particulares, sino también en los estudios de una escala macropolítica.
Descritores: Poder Psicológico
Poder Público
-Filosofia
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-786948
Autor: Moreira, Andressa Urtiga; Silva, Daniele Nunes Henrique.
Título: Políticas de resistência pelo encatar: o brincar na cultura popular / Resistance policies by the enchantment: playing in popular culture / Políticas de resistência pelo encantar: o brincar na cultura popular
Fonte: Psicol. Estud. (Online);20(4):687-698, out.-dez. 2015.
Idioma: en; pt.
Resumo: Historicamente, a psicologia do desenvolvimento tem privilegiado o brincarna infância, contudo temos advogado que o brincar é uma atividade ontológica que se estende ao longo de toda a vida. Assim, no presente artigo, discutimos a brincadeira no contexto da cultura popular, tendo como recorte sujeitos adultos que se autodenominam brincantes. Por essa via, investigamos a construção de sentidos na e da constituição dos/as brincantes à luz da psicologia histórico-cultural, proposta por Lev Vigotski. Recorremos, também, aos estudos de Mikhail Bakhtin acerca da cultura popular, discutindo o brincar como uma atividade situada no entrever entre arte e vida. Ademais, evidenciamos e refletimos sobre algumas narrativas de brincantes, focalizando o caráter de resistência da cultura popular por uma lógica peculiar: a do encantamento. Enfatizamos, por fim, a necessidade política de reconfiguração das noções ainda vigentes sobre o brincar, a partir de um olhar mais sensível às expressões populares e à própria constituição humana.

Historically, developmental psychology has emphasized playing in childhood; however, we believe that playing is an ontological activity that extends throughout life. In the present article, we discuss playing in the context of popular culture by studying adults who call themselvesbrincantes(players). By these means, we investigate the construction of meaning and the constitution of players, using the cultural-historical perspective as our theoretical basis. We also appeal to Mikhail Bakhtin's studies on popular culture, discussing playing as an activity located in between art and life. Moreover, we highlight and reflect on narratives of players, focusing on the strength ofpopular culture as a politics of resistance through a peculiar logic: enchantment. We finally emphasize the political need to reconfigure the notions of playing that still prevail, with more sensitive eyes towards popular expressions and the very human constitution.

Históricamente, la psicología del desarrollo ha hecho hincapié el juego en la infancia, sin embargo, creemos que el juego es una actividad ontológica que se extiende a lo largo de la vida. En el presente artículo, se discute el juego en el contexto de la cultura popular, con adultos que se hacen llamarbrincantes(jugadores). De esta manera, seinvestiga la construcción de sentido y la constitución de los jugadores a la luz de la psicología histórico-cultural. Apelamos también a los estudios de la cultura popular de Mijaíl Bajtín, discutiendo el juego como una actividad situada en la visión entre el arte y la vida. Por otra parte, destacamos y discutimos sobre algunas narraciones de los jugadores, centrándose en la fuerza de carácter de la cultura popular como resistencia por una lógica peculiar: el encantamiento. Destacamos, por último, la necesidad política de reconfiguración de las nociones aún prevalecientes respecto al juego, desde un ojo más sensible a las expresiones populares y la constitución del ser humano.
Descritores: Criança
Jogos e Brinquedos
Odontologia
-Cultura
Filosofia
Indústria da Beleza
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central



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