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Id: biblio-1178668
Autor: Furstenberg, Cécile.
Título: La dignidad inherente al hombre a respetar, proteger y promover en todo ser humano: Una lucha que merece la pena para la protección de la humanidad / The dignity inherent in the man to respecting, protecting and promoting in every human being: A fight that is worth it for the protection of the humanity
Fonte: Horiz. enferm;26(2):47-56, 2015.
Idioma: es.
Resumo: Los múltiples usos equívocos de la palabra dignidad invocan una necesidad patente de clarificar el concepto. La etimología, /as referencias y su utilización en la historia de la humanidad cristalizaron el concepto de Dignidad con el del hombre. La dignidad firma el valor sin precio del hombre al cual se /e merece un respeto singular. Esta dignidad inherente a todo ser humano, desde el comienzo de la vida hasta su ocaso, es frágil tiene que ser protegida y promovida, la humanización responde a esta necesidad.

The multiple equivocal uses of the word dignity invoke a clear need to clarify the concept. The etymology, the references and his utilization in the history of the humanity crystallized the concept of Dignity with that of the man. The dignity signs the value without price of the man to whom a singular respect is deserved. This inherent dignity in every human being, from the beginning of his life up to his west, is fragile and has to be protected and promoted, the humanization answers to this need.
Descritores: Bioética
Respeito
Direitos Humanos
-Filosofia
Religião
Humanos
Ética
Limites: Humanos
Responsável: CL116.1 - Biblioteca San Joaquín


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Id: lil-724985
Autor: Cabrera, Julio; Salamano, Mercedes Cecilia.
Título: Heidegger paraa bioética / Heideger sobre lla bioética / Heidegger n bioetthics
Fonte: Rev. latinoam. bioét;14(2):118-127, jul.-dic. 2014. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Dentro do atual panorama de crise global, tenta-se colocar em discussão a proposta do filósofo Martin Heidegger, que pode modificar a formulação de uma boa parte das questões bioéticas. O filósofo alemão apresenta uma nova noção do humano, não mais como "pessoa" ou "agente racional", mas como Dasein, como existente, mostrando seu confronto contra o paradigma baconiano-cartesiano, que tem norteado a atual visão tecnológica e capitalista do mundo. Heidegger sustenta que o perigo inicia-se desde uma visão do mundo como objeto de exploração, norteada pela metafísica como constante esquecimento da finitude, criando estruturas fixas de pensar. Segundo ele, a Modernidade foi construída em torno a três ideias: o sujeito como centro e fundamento, a ciência como critério único de verdade e o progresso e sua consequente tecnificação do mundo; haveria que liberar um espaço para outro tipo de criação que não exclua a técnica, mas que também não a enobreça a um ponto que o resto desapareça. Num plano mais próximo da Bioética, Heidegger pode ser extremamente instigante na questão da distinção saúde-doença e problemas como a medicalização, na tentativa de obter uma noção existencial destes conceitos, superando a sua visão metafísica tradicional. A saúde deixa de ser um acontecimento objetivo para transformar-se em projeto existencial.

Dentro del actual panorama de crisis global, se intenta poner en discusión la propuesta del filósofo Martin Heidegger, que puede modificar la formulación de una buena parte de las cuestiones bioéticas. El filósofo presenta una nueva noción de lo humano, no solo como "persona" o "agente racional". Según el concepto del Dasein, la modernidad fue construida en torno a tres ideas: el sujeto como centro y fundamento, la ciencia como criterio único de verdad en el progreso y su consecuente tecnificación del mundo; habría que liberar un espacio para otro tipo de creación que no excluya la técnica, pero que tampoco la exalte hasta el punto de que lo demás desaparezca. Heidegger puede ser extremadamente instigante en cuanto a la distinción salud-enfermedad y problemas como la medicalización, en el intento de obtener una noción existencial de estos conceptos, superando su visión metafísica tradicional. La salud entonces deja de ser un acontecimiento objetivo para transformarse en un proyecto existencial.

Within the present global crisis, we discuss some proposals of the philosopher Martin Heidegger concerning the human being that could sensibly modify the formulation of a good portion of bioethical questions. He introduces a new concept of human, not as a person or rational agent. According to Dasein modernity was built around three main ideas: the subject as a center, science as the sole criterion of truth and progress and the consequent technification of the world. There would have to liberate a place for another kind of creation that doesn't excludes the technical and neither stands out it to the point to make everything else disappear. Heidegger can be extremely useful on the issue of health-illness distinction and medicalization, in an attempt to obtain an existential notion of these concepts surpassing the traditional metaphysical view. Health is no longer a fact, but an existential project.
Descritores: Bioética
-Filosofia
Temas Bioéticos
Medicalização
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO87 - Hemeroteca de la Universidad Militar Nueva Granada


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Id: lil-717086
Autor: Kottow, Miguel.
Título: Maleficencia y aa banalidad del mal: una reflexión booética / A biethical refllection on maleficene and the banality of evil: umaa reflexão bioética / Maleficência a banalidade do mal
Fonte: Rev. latinoam. bioét;14(1):38-47, ene.-jun. 2014.
Idioma: es.
Resumo: La bioética resalta la prominencia de la no maleficencia, sea como principio o como fundamentos de la moral común, pero no ha desarrollado una reflexión más profunda sobre el mal. El presente trabajo indaga acaso el mal radical -que decreta la superfluidad de lo humano ejercida, recurriendo a biopolíticas tanatológicas ("hacer vivir y dejar morir" según la fórmula original de Foucault)- y la banalidad del mal entendida como maleficencia inexplicable basada en ceguera moral de los perpetradores; ambos pueden coexistir con una bioética que rechaza el mal y requiere la responsabilidad de quienes lo cometen. La conclusión es reconocer que la bioética se opone a toda biopolítica tanatológica y se niega a conceder que la ceguera moral sea excusa para no asumir la responsabilidad de actos maleficentes. La teoría sobre el mal de Arendt es incompatible con la reflexión fundamentada en evaluar actos emprendidos en libertas y responsabilidad.

Bioethics emphasizes the primary importance of non-maleficence, be it as a principle or as the essential background of common morality. And yet, bioethics has not developed a deeper understanding about evil. The present text inquires perhaps radical evil - that order the human superfluity practiced, appealing to than atological biopolitics ("To make live and to let die" according to Focault) and the banality of evil understood as inexplicable maleficence perpetuated by thoughtlessness leading to moral turpitude. Both can coexist by bioethics that rejects the evil and requires responsibility from evildoers. The conclusion reached in this essay is that bioethical deliberations must defy biopolitics, and reject thoughtlessness that dismisses the assumption and adscription of responsibility. H. Arendt's thoughts on evil are incompatible with the essential premise of (bio) ethics based on evaluating acts performed in liberty and responsibility.

A bioética destaca a proeminência da não maleficência, seja como um princípio ou como fundamentações da moral do comum, mas não tem desenvolvido uma reflexão mais profunda sobre o mal. Este trabalho pesquisa o mal radical que decreta a superfluidade do humano exercida, usando as biopolíticas tanatológicas ("deixar viver, e fazer para morrer", de acordo com a fórmula original de Foucault) - e a banalidade do mal entendida como maleficência inexplicável baseada na cegueira moral dos perpetradores, ambos podem coexistir com uma bioética que rejeita o mal e envolve a responsabilidade daqueles que o cometem. A conclusão é de reconhecer que a bioética opõe-se a qualquer biopolítica tanatologica e se recusa a admitir que a cegueira moral não seja desculpa para assumir a responsabilidade pelos atos maleficentes. A teoria sobre o mal de Arendt é incompatível com a reflexão fundamentada em avaliar atos praticados em libertar e a responsabilidade.
Descritores: Bioética
-Filosofia
Temas Bioéticos
Respeito
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO87 - Hemeroteca de la Universidad Militar Nueva Granada


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Id: lil-717083
Autor: CUEVAS SILVA, JUAN MARÍA.
Título: Bioética: conocmmiento, ciencia y pertinencia social / Bioethics: Knowledge, Science and Social Relevance
Fonte: Rev. latinoam. bioét;14(1):8-10, ene.-jun. 2014.
Idioma: es.
Descritores: Bioética
-Filosofia
Pesquisa
Temas Bioéticos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO87 - Hemeroteca de la Universidad Militar Nueva Granada


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Id: biblio-1314407
Autor: Universidad Católica Boliviana San Pablo.
Título: Revista de cultura, filosofía y teología / s.
Fonte: Cochabamba; UCB; 1984. 75 p. ilus.
Idioma: es.
Resumo: Derechos humanos y filosofia de la liberación. El fondo historico del primer articulo de nuestra fe. El idolo de Copacabana, la Virgen María y el mundo mitico de los aimaras. La fiesta de Santa Vera Cruz Tatita
Descritores: Antropologia
Filosofia
Responsável: BO79.1 - Biblioteca Mirna Salinas
BO79.1; 291.175, U42y


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Id: lil-637001
Autor: Schmidt Hernández, Ludwig.
Título: Preguntas hacia la comprensión de la vida: Dialogo entre la Doctrina Social de la Iglesia y la Bioética / Question about tthe comprehension of life: a dialogue amng the church'ss social doctrine and bioethics / Qustões para a ccompreensão da vida: diálogo entre a doutrina social da igreja e a bioética
Fonte: Rev. latinoam. bioét;10(1):66-83, jun. 2010.
Idioma: es.
Resumo: En una primera aproximación al concepto de la vida se aprecia la necesidad de la interdisciplinariedad y la transdisciplinariedad en lo que sería la construcción de un asunto tan fundamental y polisémico como es la vida. Tal concepto es clave, y como decía Potter, deberá partir del establecimiento de "puentes" entre las humanidades y las ciencias, con miras a la supervivencia de la humanidad. El irse aproximando a una concepción "universal" dentro del espectro conceptual disciplinar no es factible. La síntesis se tendrá que hacer a través de un proceso holístico y de "colimación" desde las visiones filosófica, jurídica y teológica de la vida, desde una "ética de los máximos" definida por la Doctrina Social de la Iglesia y una "ética de los mínimos" desde la perspectiva Bioética y de los Derechos Humanos fundamentales. La vida interpretada en un mundo plural (multicultural, multiétnico, multidisciplinar) requiere del establecimiento de un horizonte referencial análogo, para que pueda esta desarrollarse en diversos acercamientos a los estatutos ontológicos, epistemológicos, éticos, jurídicos y teológicos y de ahí, a un concepto "universal" de la vida humana y en general.

In a first approach to life, we see the need for interdisciplinarity and transdisciplinarity in the construction of such a fundamental issue and polysemic: life. This is key as Potter said, must begin with the establishment of "bridges" between the humanities and sciences, with a view to the survival of humanity. The conception to converge to a "universal" conceptual discipline within the spectrum is not feasible. The synthesis will be done through a holistic process and "collimation" from philosophical visions, legal and theological life, from an "ethic of the top" defined by the Social Doctrine of the Church and an "ethic of lows from the perspective of Bioethics and Human Rights principles. Interpreted life in a pluralistic world (multicultural, multiethnic, multidisciplinary) requires the establishment of a similar referential horizon, to allow this to develop in different approaches to the ontological status, epistemological, ethical, legal and theological and thence to a concept "universal" human life in general.

Ao abeirar-nos ao conceito de vida, sentimos a necessidade de recorrer à interdisciplinaridade e à transdisciplinari-dade na construção de um assunto fundamental e polissêmico. Como disse Potter, este assunto chave deve começar estendendo «pontes¼ entre as humanidades e as ciências, com vista para a sobrevivência da humanidade. O projeto a convergir para uma disciplina «universal" conceitual dentro do espectro não é viável. A síntese somente será possível mediante processos holísticos e de «colimação¼ a partir de posições filosóficas, jurídicas e teológicas da vida, baseadas em uma «ética dos máximos¼ definida pela doutrina social da Igreja, assim como em uma «ética dos mínimos¼, exposta pela Bioética e pelos direitos humanos fundamentais. Interpretar a vida em um mundo pluralista (multicultural, multiétnico, multidisciplinar) exige fixar um horizonte de referência similar para aproximar-se aos diferentes estatutos ontológicos, epistemológicos, éticos, jurídicos e teológicos e, portanto, a um conceito «universal" da vida humana.
Descritores: Bioética
-Filosofia
Catolicismo
Direitos Humanos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO87 - Hemeroteca de la Universidad Militar Nueva Granada


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Id: lil-636996
Autor: Garzón, Fabio Alberto.
Título: Bioética médica y biojurídica / Medical and Biojudicial Bioethics
Fonte: Rev. latinoam. bioét;10(1):6-7, jun. 2010.
Idioma: es.
Descritores: Bioética
-Filosofia
Jurisprudência
Moral
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: CO87 - Hemeroteca de la Universidad Militar Nueva Granada


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1056942 LILACS-Express
Autor: Romão, Rodrigo; Marques, Maria Cristina da Costa.
Título: Aspectos biopolíticos da Vigilância Ambiental / Biopolitical aspects of environmental surveillance
Fonte: Physis (Rio J.);29(3):e290306, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este artigo analisa, em uma perspectiva biopolítica, alguns aspectos da temática ambiental na Vigilância em Saúde, mais especificamente na área de Vigilância Ambiental. Tal análise nos remete a noções de biopolítica e governamentalidade elaboradas por Michel Foucault que servem de chaves conceituais para a discussão. Para produzir a análise bibliográfica, utilizamos os principais documentos técnicos e legislações da área de Vigilância Ambiental, Vigilância Ambiental em Saúde e Vigilância em Saúde Ambiental, três denominações utilizadas para o objeto de estudo durante o seu desenvolvimento. Ao separar os documentos, efetuamos a comparação e crítica dos mesmos, atentos aos aspectos biopolíticos explícitos ou implícitos. A pesquisa é parte de uma tese de doutorado que construiu uma genealogia da área da Vigilância Ambiental. No trajeto histórico da formação da Vigilância Ambiental, aspectos biopolíticos foram se delineando na construção das ações de saúde da área. Primeiro, descrevemos brevemente a formação da área; posteriormente, realizamos uma leitura de alguns aspectos da biopolítica que parece estar implícita nas práticas de saúde que vêm caracterizando a Vigilância Ambiental, destacando uma visão das suas implicações na prática do serviço.

Abstract This article analyzes, from a biopolitical perspective, some aspects of environmental theme in Health Surveillance, more specifically in the area of Environmental Surveillance. This analysis brings us notions of biopolitics and governmentality elaborated by Michel Foucault that serve as conceptual keys for the discussion. To produce the bibliographic analysis, we used the main technical documents and legislation of the Environmental Surveillance, Environmental Health Surveillance and Environmental Health Surveillance, three denominations used for the object of study during its development. In separating the documents, we compare and critique them, paying attention to explicit or implicit biopolitical aspects. The research is part of a doctoral thesis that built a genealogy of Environmental Surveillance. In the historical course of the formation of Environmental Surveillance, biopolitical aspects were outlined in the construction of health actions in the area. First, we briefly describe the formation of the area; then we read some aspects of biopolitics that seem to be implicit in the health practices that have characterized Environmental Surveillance, highlighting a view of its implications for service practice.
Descritores: Filosofia
Política
Saúde Ambiental
Vigilância Sanitária Ambiental
Vigilância em Saúde Pública
-Brasil
Legislação como Assunto
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-1284359
Autor: Elío-Calvo, Daniel.
Título: Pensamiento filosófico y medicina / Philosophical thought and medicine
Fonte: Cuad. Hosp. Clín = Cuad. - Hosp. clín;62(1):101-110, jun. 2021.
Idioma: es.
Resumo: Puede decirse que el pensamiento filosófico y la medicina surgieron juntos en los inicios de la civilización griega, cuna de la cultura occidental. En el presente ensayo, se hace una revisión histórica desde la filosofía Pitagórica hasta los paradigmas de Kuhn, mostrando autores y obras de la antigüedad, modernidad y época contemporánea, que ilustran la influencia recíproca entre la filosofía y la medicina.

It is possible to say that philosophical thought and medicine emerged together at the beginning of the Greek civilization, cradle of western culture. In the present trial, a historical review is made, from Pythagorean philosophy to Kuhns' paradigms, showing authors and works from antiquity, modernity and contemporary epoch, illustrating the reciprocal influence between philosophy and medicine
Descritores: Filosofia
Pensamento
-Ocidente
Medicina
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BO138.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1285005
Autor: GALLEGO, JOHN JAMES GÓMEZ.
Título: Incorporeal: Lacan's logical solution to Freudian aporias related to space / Incorporal: solução lógica de Lacan às aporias freudianas relativas ao espaço
Fonte: Agora (Rio J.);24(1):53-61, Jan.-Apr. 2021.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT: This article presents some findings derived from the doctoral thesis entitled Subject Topos. The problem of space in psychoanalysis. The aim is to show how Lacan used the logic of ancient stoicism to solve the Freudian problems related to space, which posed difficulties both in locating the unconscious spatially, and in clearly establishing a conception of the body, thus solving the advantages derived from the limits imposed by Aristotelian logic and Newtonian mechanics.

Resumo: Este artigo apresenta alguns achados derivados da tese doutoral intitulada Topos do Sujeito. O problema do espaço em psicanálise. O propósito é mostrar como Lacan se serviu da lógica do estoicismo antigo para solucionar os problemas freudianos relativos ao espaço, os quais colocavam dificuldades tanto para localizar espacialmente o inconsciente, como para estabelecer claramente uma concepção de corpo, resolvendo assim as aporias derivadas dos limites impostos pela lógica aristotélica e a mecânica newtoniana.
Descritores: Filosofia
Psicanálise
-Análise Espaço-Temporal
Responsável: BR1194.1 - BT - Biblioteca



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