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Id: lil-658212
Autor: Hurtado Hoyo, Elías.
Título: La humanización de la vida / Humanization of life
Fonte: Rev. Asoc. Méd. Argent;125(1):5-8, mar. 2012. ilus.
Idioma: es.
Conferência: Apresentado em: Conferencia, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, 2 feb. 2011.
Descritores: Filosofia
Humanismo
Vida
-Congressos como Assunto
Desenvolvimento Tecnológico
Responsável: AR1.1 - Biblioteca Rafael Herrera Vegas


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-976652
Autor: Peto, Lucas Carvalho; Verissimo, Danilo Saretta.
Título: Natureza e processo de trabalho em marx / Naturaleza y proceso de trabajo en marx / Nature and labour process in marx
Fonte: Psicol. soc. (Online);30:e181276, 2018.
Idioma: pt.
Projeto: FAPESP.
Resumo: Resumo Objetiva-se analisar em que medida as categorais natureza (Natur) e processo de trabalho (Arbeitprozeß) podem ser utilizadas como fundamentos para se pensar a ontologia do ser social nos escritos de Marx. O artigo se divide em duas partes: na primeira, é apresentada a leitura marxiana da questão da natureza nas filosofias de Hegel e Feuerbach; na segunda, é feita a análise acerca da questão da natureza e do processo de trabalho nos textos de Marx.

Resumen Se pretende analizar en qué medida las categorías de naturaleza (Natur) y proceso de trabajo (Arbeitprozeß) pueden ser utilizadas como fundamentos para pensar la ontologia del ser social en los escritos de Marx. El artículo se divide en dos partes: en la primera, se presenta la lectura marxiana de la cuestión de la naturaleza en las filosofías de Hegel y Feuerbach; En la segunda, se hace el análisis acerca de la cuestión de la naturaleza y del proceso de trabajo en los textos de Marx.

Abstract In this paper, our objective is to analyze how categories such as nature (Natur) and labour process (Arbeitprozeß) can be used as foundations to study the ontology of the social being in Marx's writings. The article is divided into two parts: in the first, the marxian reading of the question of nature in the philosophies of Hegel and Feuerbach is presented; in the second, we analyze the question of nature and the labour process in Marx's texts.
Descritores: Filosofia
Trabalho
Natureza
Responsável: BR1896.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-904502
Autor: Rocha, César Antonio Alves da.
Título: Skinner e feyerabend sobre o método e o papel da ciência em uma sociedade livre / Skinner y feyerabend sobre el método y el papel de la ciencia en una sociedad libre / Skinner and feyerabend on the method and the role of science in a free society
Fonte: Trends Psychol;25(3):927-939, jul.-set. 2017.
Idioma: en; pt.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Resumo: Da obra de B. F. Skinner fazem parte preocupações de ordem epistemológica, encerrando discussões sobre metodologia e critérios de verdade, e outras de ordem política e social, concernentes à relação entre ciência e sociedade. De um discurso, em alguns aspectos, coincidentes com uma forma de positivismo, Skinner passou a crítico de tendências puramente formalistas sobre o método científico, e de uma defesa do gerenciamento da sociedade por especialistas, passou a uma crítica à centralização do poder e à proposta de uma forma de organização baseada no controle face-a-face. Tratando de temas semelhantes, Paul Feyerabend desconstruiu a ideia de um método científico universal, denunciou um caráter potencialmente opressor da ciência, reclamando que o conhecimento científico não deveria ter inerente predileção sobre outras formas de conhecimento para o acesso às instituições de poder. Considerando a relevância da obra de ambos os autores para debates suscitados no âmbito da história e da filosofia das ciências, este trabalho objetiva apresentar e discutir aspectos do comportamentalismo radical, de Skinner, e do anarquismo epistemológico, de Feyerabend, que tratam de temas comuns. Conclui-se que, apesar de diferenças salientes, as duas perspectivas contêm algumas proposições convergentes e virtualmente complementares, cuja interlocução poderia ser útil a seus objetivos de busca por uma sociedade livre.

De la obra de B. F. Skinner forman parte preocupaciones epistemológicas, incluyendo discusiones sobre metodología y criterios de verdad, y políticas y sociales, sobre la relación entre ciencia y sociedad. De un discurso, en algunos aspectos, coincidente con una forma de positivismo, Skinner pasó a crítico de tendencias puramente formalistas del método científico, y de una defensa de la gestión de la sociedad por los expertos, pasó a una crítica a la centralización del poder y a la propuesta de una forma de organización basada en el control cara a cara. Tratando con temas similares, Paul Feyerabend deconstruyó la idea de un método científico universal, denunció el potencial opressivo de la ciencia, y afirmó que el conocimiento científico no tiene preferencia inherente sobre otras formas de conocimiento para acceder a las instituciones de poder. Este estudio tiene como objetivo presentar y discutir aspectos del conductismo radical de Skinner, y del anarquismo epistemológico, de Feyeratend, que tratan de temas comunes. Llegamos a la conclusión de que, aunque las diferencias sobresalientes, ambas perspectivas contienen algunas propuestas convergentes y prácticamente complementarias, cuyo diálogo podría ser útil para los objetivos de la búsqueda de una sociedad libre.

B. F. Skinner's work encompasses epistemological concerns, including discussions about methodology and truth criteria, along with political and social ones, concerning the relationship between science and society. From a speech, in some aspects, coincident with a kind of positivism, Skinner came to criticize purely formalist tendencies about scientific method, and from the defense of the management of society by experts, he came to a criticism of the centralization of power and to the proposal of a form of organization based on face to face control. Dealing with similar topics, Paul Feyerabend deconstructed the idea of a universal scientific method, denounced an oppressive potential of science, and claimed for scientific knowledge to have no inherent preference over other forms of knowledge to access to institutions of power. Considering the importance of both authors for the debates in the context of history and philosophy of science, this study aims to present and discuss aspects of Skinner's radical behaviorism and Feyerabend's epistemological anarchism that deal with common themes. We conclude that, although salient differences, both perspectives contain some convergent and virtually complementary propositions, whose dialogue could be useful to their pursuit of a free society.
Descritores: Filosofia
Ciência
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1338.1 - Biblioteca Central Prof. Eurico Back


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-886029
Autor: Villela Cortés, Fabiola.
Título: Eugenesia y determinismo genético: una solución simple a un problema complejo / Eugenics and genetic determinism: a simple solution for a complex problema / Eugenia e determinismo genético: uma solução simples para um problema complexo
Fonte: Acta bioeth;23(2):279-288, jul. 2017.
Idioma: es.
Resumo: Resumen: Los objetivos de este artículo son, primero, exponer el estado del arte de la eugenesia, cómo se desarrolló en el siglo XX, cómo es la nueva eugenesia y cuáles son las dos posturas ético-filosóficas actuales (bioconservadores y transhumanistas). En segundo lugar, sostener que existe un determinismo genético operante en ambos discursos, lo que provoca que el discurso eugenésico actual está siendo utilizado para proponer soluciones simples (genéticas) a problemas complejos (conductuales o sociales). El tercero y último objetivo es cuestionar las motivaciones que subyacen a la implementación de la nueva eugenesia.

Abstract: The main goals of this article are first, to present the current situation of eugenics, how it developed during the XX century, the main characteristics of the "new eugenics" and the two current ethical-philosophical postures (bioconservatives and transhumanist). Second, to sustain the existence of genetic determinism in both postures, provoking the actual eugenic discourse is being use to propose simple solutions (genetic ones) to complex problems (conducts or social). Third and last, is to question the motivations laying in the implementation of the new eugenics.

Resumo: Os objetivos deste artigo são, em primeiro lugar, expor o estado da arte da eugenia, como se desenvolveu no século XX, como é a nova eugenia e quais são as duas posições ético-filosóficas atuais (bioconservadora e transumanista). Em segundo lugar, argumentar que não há um determinismo genético operante em ambos os discursos, o que faz com que o discurso eugênico atual esteja sendo usado para propor soluções simples (genéticas) para problemas complexos (comportamentais ou sociais). Em terceiro e último é questionar quais são as motivações que subjazem a implementação da nova Eugenia.
Descritores: Determinismo Genético
Eugenia (Ciência)
Humanismo
-Filosofia
Limites: Seres Humanos
Responsável: CL58.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1046615
Autor: Candeloro, Rosana Jardim.
Título: A ressonância dos manuscritos hindus e chineses na doutrina de Arthur Schopenhauer / The resonance of the chinese and indian manuscripts on Arthur Schopenhauer's doctrine
Fonte: Barbarói;(54,n.esp):34-46, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo pretende inventariar algumas leituras realizadas por Arthur Schopenhauer, na Alemanha do século XIX, e legitimar as ressonâncias de manuscritos da Índia e da China em sua filosofia. Em 1811, Schopenhauer era estudante na Universidade de Göttingen e nesse período o contato íntimo com informações sobre a Ásia o transformaram num entusiasta pelo misticismo chinês e hindu. Em 1813, tomou conhecimento das sabedorias hindu e chinesa, através de revistas especializadas (Asiastisches Magazin/Asiatic Researches), que estavam disponíveis na biblioteca que frequentava regularmente, uma instituição privada pertencente à Duquesa Anna Amália (Herzogin Anna Amalia Bibliotek), em Weimar. Após anos de estudo, é possível perscrutar, na primeira edição de O Mundo como vontade e representação (1918- 1919), os resultados desse empreendimento acadêmico. Para este artigo, buscou-se estabelecer as ressonâncias em obras tardias do filosófico, a saber, o ensaio "Algumas observações sobre a literatura sânscrita", do volume II de Parerga e Paralipomena (1851), e o capítulo de Sobre a vontade da natureza intitulado "Sinologia", extraído da segunda edição de 1854.(AU)

This paper aims to inventory some reading by Arthur Schopenhauer in the 19th Century in Germany, and to legitimize the resonance of manuscripts from India and China on his Philosophy. In 1811, Schopenhauer was a student at the University of Göttingen and during that period he had a close contact with information about Asia which made him an enthusiast for Chinese and Hindu Misticism. In 1813, he learned of Hindu and Chinese Wisdom through specialized journals (Asiastisches Magazin/Asiatic Researches), which were available at the library that he regularly attended, a private institution belonging to Duchess Anna Amalia (Hergozin Anna Amalia Bibliotek) in Weimar. After years of study, it is possible to scrutinize into the first edition of The World as Will and Representation (1818-1819), the results of that academic venture. For this paper, we sought to establish the resonance in his late works, namely the essay "Some Observations on Sanskrit Literature", v. II of Parerga and Paralipomena (1851 and the chapter on On the Will of Nature entitled "Sinology", extracted from the second edition of 1854.(AU)
Descritores: Filosofia
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1046599
Autor: Williges, Flavio.
Título: O lugar da filosofia e das humanidades na formação universitária / The place of philosophy and humanities in university formation
Fonte: Barbarói;(54,n.esp):23-33, 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Nesse pequeno ensaio apresento, em primeiro lugar, um conjunto de considerações sobre o significado da extinção dos departamentos de ciências humanas nas universidades como (1) perda afetiva e (2) como perda simbólica do lugar das humanidades para a ideia mesma de universidade, particularmente em universidades comprometidas com formação humanista e integral. Apresento, em segundo lugar, os riscos envolvidos numa formação meramente técnica, um possível papel alternativo das humanidades com espaço de contradição e conflito frente à crise dos modelos de formação inclusiva, focada na cidadania, e, depois, critico essa imagem reducionista das humanidades que tem encontrado alguns defensores. As ciências humanas são, junto com as artes, espaços de ampliação de nossos poderes críticos, construtivos e imaginativos, com impacto tanto político, na vida democrática, quanto pessoal, na vida moral e na sabedoria. Ao abrir mão desses poderes, o resultado é um empobrecimento da experiência, das condições de autocompreensão de nossos próprios procedimentos. Nessa direção, minha sugestão de resposta ao alijamento das humanidades na formação superior é recolocar a pergunta pelo sentido mesmo da educação, do tipo de direcionamento que cabe dar à experiência humana em geral.(AU)

In this short essay first present a set of considerations about the significance of the extinction of humanities departments at universities as (1) affective loss and (2) as symbolic loss of the humanities' place for the very idea of university, particularly in universities committed to humanistic and integral formation. Secondly, I present the risks involved in a purely technical formation, a possible alternative role of the humanities with a space of contradiction and conflict in the face of the crisis of inclusive education models, focused on citizenship, and then I criticize this reductionist image of the humanities that has found some defenders. The human sciences are, together with the arts, spaces for expanding our critical, constructive and imaginative powers, with both political and democratic impact on personal and moral life and wisdom. By relinquishing these powers, the result is an impoverishment of experience, the conditions of self-understanding of our own procedures. In this sense, my suggestion of an answer to the alienation of the humanities in higher education is to put the question back to the very meaning of education, the kind of direction that should be given to human experience in general.(AU)
Descritores: Filosofia
Ciências Humanas
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1314.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1016770
Autor: Silva Triviños, Augusto.
Título: A dialética materialista e a prática social / Dialetical Materialsm and the social practice / Materialismo dialéctico e la práctica social
Fonte: Movimento (Porto Alegre);12(2):121-142, maio-ago. 2006.
Idioma: pt.
Resumo: A categoria da prática social é uma das mais importantes do materialismo dialético. Está ao lado das categorias da matér ia, da consciência e da contradição.Que é a categoria da prática social? É o saber acumulado pelo ser humano através de sua história. Neste sentido, a prática social é, por um lado, ação, prática, e por outro lado, conceito dessa prática que se realizou no mundo dos fenômenos materiais e que foi elaborado pela consciência que tem a capacidade de refletir essa realidade material

The social practice category is one of de most impor tant categor ies Dialect ical Materialism. It is placed in the same level as material, conscience and contradiction. In the present study, the meaning of social practice will be discussed. It is basically accumulated knowledge which the human being has reached throughout his History. In this sense, social practice is, on one hand, action, practice and on the other hand, a concept of this practice, which has occurred in the space of material phenomena and has been worked out by conscience has the capacity of reflect this material reality

La categoría de la práctica social es una de las más importantes del materialismo dialéctico. Está al lado de las categorías de la materia, de la consciencia y de la contradicción. ¿Que es la categoría de la práctica social? Es el saber acumulado por el conocimiento humano através de su historia. En este sentido, la práctica social es, de una parte, acción práctica, y por otra, concepto de esa práctica que se ha realizado en el mundo de los fenómenos materiales y que fue elaborado por la consciencia que tiene capacidad de pensar esa realidad material
Descritores: Filosofia
Comportamento Social
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: biblio-974842
Autor: Mendes, Raquel Silveira; Cruz, Amanda Miranda; Rodrigues, Dafne Paiva; Figueiredo, Juliana Vieira; Melo, Ana Virgínia de.
Título: Teoria do conforto como subsídio para o cuidado clínico de enfermagem / Teoría del confort como soporte para el cuidado clínico de enfermería seguro / Comfort theory as support for a safe clinical nursing care
Fonte: Ciênc. cuid. saúde;15(2):390-395, Abr.-Jun. 2016.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO O estudo objetivou refletir sobre a teoria do conforto e seus fundamentos teórico-filosóficos como subsídio para o cuidado clínico de enfermagem ao indivíduo, família e comunidades. Kolcaba acredita que estado de conforto pressupõe ausência de preocupação, dor, sofrimento, entre outros, como causa ou efeito de desconforto. A teorista considera que os pacientes esperam receber cuidados de saúde competentes, individualizados, culturalmente sensíveis e integrais. Neste sentido, os cuidados de enfermagem devem ser direcionados não apenas para as necessidades físicas e biológicas dos indivíduos, tampouco para as necessidades expressas pelo ser cuidado em todas as suas dimensões existenciais. Consideramos que o presente estudo nos permitiu realizar uma reflexão sobre a Teoria do Conforto, que está embasada na compreensão das necessidades do outro, fazendo com que o cuidado seja realizado de forma individualizada. Por meio dessas ações de cuidado, serão gerados o conforto e o bem-estar do paciente. Para isso, faz-se necessário que os enfermeiros tenham habilidades para relacionar conceitos, práticas e o conhecimento de uma teoria, assim poderão ter um direcionamento para que se possa aplicar na prática profissional, concebendo um cuidado clínico de forma segura ao paciente.

RESUMEN El estudio tuvo como objetivo reflexionar sobre la teoría del confort y sus fundamentos teórico-filosóficos como soporte para el cuidado clínico de enfermería al individuo, familia y comunidades. Kolcaba cree que el estado de confort presupone ausencia de preocupación, dolor, sufrimiento, entre otros, como causa o efecto de desaliento. La teórica considera que los pacientes esperan recibir cuidados de salud competentes, individualizados, culturalmente sensibles e integrales. Así, los cuidados de enfermería deben ser dirigidos no solo para las necesidades físicas y biológicas de los individuos, sino también para las reales necesidades expresadas por el ser cuidado en todas sus dimensiones existenciales. Consideramos que el presente estudio nos permitió realizar una reflexión sobre la Teoría del Confort, que está basada en la comprensión de las necesidades del otro, haciendo con que el cuidado sea realizado de manera individualizada. Por medio de estas acciones de cuidado, serán generados el confort y el bienestar del paciente. Para ello, se hace necesario que los enfermeros tengan habilidades para relacionar conceptos, prácticas y el conocimiento de una teoría, así podrán tener una dirección para que pueda aplicarse en la práctica profesional, concibiendo un cuidado clínico de manera segura al paciente.

ABSTRACT The study had the objective of reflecting on the Comfort Theory and its theoretical- philosophical backgrounds as support for clinical nursing care to individuals, families and communities. Kolcaba believes that state of comfort presupposes absence of concern, pain, suffering, among others, as a cause or effect of discomfort. The theorist considers that patients hope to receive skilled, individualized, culturally sensitive and comprehensive health care actions. Accordingly, nursing care should be directed not only to the physical and biological needs of individuals, but also to the actual needs expressed by the subject under treatment in each of its existential dimensions. We consider that the present study has allowed us to make a reflection on the Comfort Theory, which is grounded on the understanding of the needs of others, causing the care actions to be individually conducted. Through these care actions, the comfort and welfare of patients will be generated. To that end, there is a need for nurses to develop skills to relate concepts, practices and knowledge of a theory, so they may have a guidance that can be applied in professional practice, thereby producing a clinical care for patients in a safe manner.
Descritores: Assistência Centrada no Paciente
Procedimentos Clínicos
Conforto do Paciente/classificação
Promoção da Saúde
-Filosofia
Enfermagem
Segurança do Paciente
Pacotes de Assistência ao Paciente
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-990086
Autor: Barjud, Renan Almeida; Silva, Fidel Machado de Castro; Roble, Odilon José.
Título: Approaches between the roda de capoeira and the dithyrambic chorus in the dionysian rituals of ancient greece / Aproximações entre a roda de capoeira e o coro ditirâmbico nos rituais dionisíacos da grécia antiga
Fonte: J. Phys. Educ. (Maringá);29:e2948, 2018.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT One of the Brazilian phenomena that presents the most possibilities of interpretation is, without a doubt, the performance art of capoeira. This is because it has a polysemic character that carries marks of dance, of fight, of game, of ritual and spectacle. Our research, based on the philosophical aesthetics perspective, sought to identify similar meanings between the dithyrambic chorus of the Dionysian cults and the practice of the roda de capoeira. We focus our analysis on the relationship between the meanings that may be manifest in the phenomenon of the roda de capoeira and how they resemble certain Dionysian cults. We seek to refer in particular to Nietzsche's analysis, which shows us how the Dionysian rituals represented, for the Greek people, more than mere distraction or religious dogma, becoming a central element in the relationship between man and nature, man and the divine, man and his fellow men. Our interpretations led us to identify mainly three congruences, namely: the breaking of the principle of individuation, a circular aesthetic orientation and a sense of ecstasy. From these possibilities of cross-interpretation we have identified that, although capoeira has suffered consequences on its aesthetic potential, it still maintains elements of its genesis, which presents a Dionysian power.

RESUMO Um dos fenômenos brasileiros que reserva mais possibilidades de interpretação é, sem dúvida, a arte performática da capoeira. Isso por ela adquirir um caráter polissêmico que possui características da dança, da luta, do jogo, do ritual e do espetáculo. Nossa pesquisa, fundamentada no método estético filosófico, buscou identificar sentidos semelhantes entre os coros ditirâmbicos do culto a Dioniso e o fenômeno da roda de capoeira. Buscamos referência, em especial, na análise de Nietzsche (1844 - 1900), que nos mostra como os rituais dionisíacos representavam, para o povo grego, mais do que mera distração ou dogma religioso, configurando-se como um elemento central na relação entre o homem e a natureza, o homem e o divino, o homem e seu semelhante. Nossas interpretações nos levaram a identificar principalmente três congruências, a saber: uma orientação estética circular, um sentido do ecstasis da cena e, como ponto chave, a quebra do princípio de individuação. Por essas possibilidades de interpretações cruzadas, identificamos que, por mais que a capoeira tenha sofrido transformações acerca do seu potencial estético, ela ainda mantém elementos que apresentam características próximas à potência dionisíaca.
Descritores: Filosofia
Arte
Dança
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1046193
Autor: Carvalho, Yara Maria de.
Título: As práticas corporais como práticas de saúde e de cuidado no contexto da promoção da saúde / Body practices as health and care practices in the context of health promotion.
Fonte: São Paulo; s.n; 2010. 53 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública para obtenção do grau de Professor Livre Docente.
Resumo: A tese que apresento convida a uma reflexão de natureza filosófica a respeito das práticas corporais como práticas de saúde e de cuidado no contexto da promoção da saúde brasileira. Se, de um lado, as práticas de saúde têm sido questionadas e problematizadas diante da crise do modelo biomédico, parte da crise da modernidade; de outro, ganham visibilidade as práticas corporais como modos potentes de intervir no processo saúde-doença, seja no âmbito das políticas, seja no da formação e pesquisa em saúde. E essa aparição exige necessariamente uma discussão que transcenda a dimensão técnica. Espinosa, Foucault e Atlan me orientam nesse percurso e as leituras e experiências no campo da saúde coletiva definem limites que aterrissam o meu pensamento. Desse desafio concluo ser propício este momento para abrir a discussão encerrada nos muros de algumas disciplinas a fim de contribuir para que o tema amplie seus territórios de interlocução e articulação no campo da saúde.

The thesis I present here invites a reflective thought of philosophical nature regarding bodily practices as health and care practices in the context of Brazilian health promotion. If, in one hand, health practices have been questioned and worked out in the face of the crisis in the biomedical model, as part of the modernity crisis; on the other hand, bodily practices have gained visibility as powerful modes for intervening in the health-illness process be it in the realm of policies, be it in the realm of formation and research in health. And this coming into view thus requires necessarily a discussion that goes beyond the technical dimension. Espinosa, Foucault and Atlan have guided me in this path and the readings and experiences in the field of health have defined territories that brought the thinking down to earth. From this challenge I conclude the time is ripe for opening a discussion still limited within the boundaries of some disciplines as a means of contributing for the theme widening its frontiers of interlocution and articulation in the field of health.
Descritores: Filosofia
Assistência à Saúde
Promoção da Saúde
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência



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