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Id: lil-755472
Autor: Eróstegui R, Carlos.
Título: La universidad y sus valores / The university and its values
Fonte: Gac. méd. boliv;38(1):48-49, jun. 2015.
Idioma: es.
Descritores: Faculdades de Medicina
-Educação Superior
Teoria Ética
Tipo de Publ: Carta
Responsável: BO138.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-785628
Autor: Vera Carrasco, Oscar.
Título: El código de ética en medicina / The code of ethics in medicine
Fonte: Rev. méd. (La Paz);21(2):3-5, 2015.
Idioma: es.
Descritores: Ética Profissional
-Teoria Ética
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BO138.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-792923
Autor: Pastura, Patrícia Souza Valle Cardoso; Land, Marcelo Gerardin Poirot.
Título: A perspectiva da ética das virtudes para o processo de tomada de decisão médica / The perspective of virtue ethics regarding the process of medical decision-making / La perspectiva de la ética de las virtudes para la toma de decisiones médicas
Fonte: Rev. bioét. (Impr.);24(2):243-249, maio-ago. 2016.
Idioma: en; es; pt.
Resumo: A bioética é vista por muitos médicos como disciplina que deve substanciar decisões e condutas em situações dilemáticas, indicando regras de ação racionais e universais. Nesse cenário, a perspectiva da ética das virtudes propõe substituição da pergunta de “como agir” para “como se constituir”; e, formando o próprio caráter, permitir que a pessoa seja capaz de tomar as decisões da vida, inclusive profissionais, de forma sábia e prudente. Neste ensaio, apresentar-se-á a perspectiva da ética aristotélica, seus autores contemporâneos e as respostas às principais críticas, explicitando vantagens que esse referencial oferece à deliberação médica – suas características valorativa, particularista e teleológica. Mais do que proclamar um paciente autônomo e um profissional que busca regras externamente estabelecidas, a ética das virtudes reconhece que paciente e profissional estão inseridos em comunidades, tradições e culturas, respeitando valores e virtudes, em busca do fim determinado de suas práticas e vidas.

Many doctors understand bioethics as the discipline that should substantiate decisions and conduct in dilemmatic cases, indicating rational and universal rules of action. In this scenario, the perspective of Virtue Ethics proposes the modification of the question “what to do” to “how to be” and, how to constitute one’s own character in order to take wise and prudent decisions in life, including professional ones. This theoretical essay will present the Aristotelian Ethics perspective, its contemporary authors, the answers to the main criticisms and will underline the advantages this framework offers to medical decision-making processes - its evaluative, particularistic and teleological characteristics. It will lead to a conclusion that more than proclaiming an autonomous patient and a profefssional who seeks externally established rules, Virtue Ethics recognizes that both patient and professional are integrated in communities, traditions and cultures, respecting values and virtues, in the pursuit of a particular purpose for their practices and lives.

La bioética es vista por muchos médicos como la disciplina que debe justificar las decisiones y conductas en casos dilemáticos indicando reglas de acción racionales y universales. En este escenario, la perspectiva de la Ética de las Virtudes propone la modificación de la cuestión de “qué hacer” al “cómo ser” – cómo construir su propio carácter con el objetivo de tomar decisiones sabias y prudentes, incluyendo las profesionales. En este ensayo teórico, se presentará la perspectiva ética aristotélica, algunos autores contemporáneos, las respuestas a las principales críticas, destacando las ventajas que ofrece este marco para las decisiones médicas – sus características evaluativa, particularista y teleológica. Más que proclamar un paciente autónomo y un profesional que busca reglas establecidas externamente, se concluye que la Ética de las Virtudes reconoce que ambos se insertan en comunidades, tradiciones y culturas, con valores y virtudes, en busca de los fines particulares de sus prácticas y vidas.
Descritores: Relações Profissional-Paciente
Bioética
Pessoal de Saúde
Teoria Ética
Tomada de Decisões
Ética Médica
-Comportamento
Autonomia Profissional
Ética Baseada em Princípios
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: lil-792916
Autor: Figueiredo, Leandro Corrêa; Gratão, Aline Cristina Martins; Fachin-Martins, Emerson.
Título: O novo código de ética para fisioterapeutas incorporou tendências da bioética? / Has the new code of ethics for physiotherapists incorporated bioethical trends? / ¿El nuevo código de ética para los fisioterapeutas ha incorporado las tendencias de la bioética?
Fonte: Rev. bioét. (Impr.);24(2):315-321, maio-ago. 2016. tab, ilus.
Idioma: en; es; pt.
Resumo: Considerando que avanços tecnológicos em saúde geralmente incorporam discussões bioéticas em textos que tratam do cuidado prestado por profissionais, surge a questão: o atual código de ética para fisioterapeutas incorporou essas discussões? Partindo desse ponto, objetivamos verificar a proporção das abordagens deontológicas e bioéticas no novo código de ética em comparação com sua versão anterior, investigando relações entre autonomia profissional e clientes no cuidado em saúde. Aplicaram-se métodos de análise de conteúdo em documentos escritos, a fim de verificar a proporção de conteúdos deontológicos e bioéticos no novo código. Os enfoques bioéticos formam a maior parte do conteúdo desse novo código (53%), principalmente em relação à categoria de justiça (21,9% do total das unidades textuais encontradas). As mudanças no documento revelam influência da bioética, mas não houve alterações significativas na relação entre autonomia profissional e clientes, o que mostra a necessidade de mais discussões sobre o assunto.

Advances in health technology incorporate bioethical discussions in texts that address professional care. Would the new code of ethics for physiotherapists have incorporated such discussions? Given the issue, we aimed to verify the ratio of deontological and bioethical approaches in the new code of ethics when compared to the old one, investigating relationships between professional and client autonomies in healthcare. Content analysis methods were applied to written documents in order to verify in what proportion deontological and bioethical approaches are present in the new code. The bioethical approaches compose the large part of the content in this new code (53%) specially related to the justice category which represents 21,9% of the total textual units found. Changes in the new document reveal bioethical influences in the conception of the new code, which still did not modify the relationship between professional and client autonomies, revealing the need for further discussions.

Los avances tecnológicos en salud incorporan debates bioéticos en textos relacionados con la atención recibida por los profesionales. ¿El actual código de ética para los fisioterapeutas incorporó estas discusiones? Ante esta pregunta, con el objetivo de comprobar proporciones de los enfoques deontológicos y bioéticos en el nuevo código de ética en comparación con su versión anterior, se han investigado las relaciones entre la autonomía profesional versus el cliente en el cuidado de la salud. Métodos de análisis de contenido se aplicaron en los documentos escritos con el fin de verificar la proporción de contenidos categorizados en deontológicos y bioéticos en el nuevo código. Los enfoques bioéticos forman la mayor parte de los contenidos de este nuevo código (53%), principalmente relacionados con la categoría de justicia que constituye el 21,9% de las unidades textuales encontradas. Los cambios en el documento actual revelan influencias bioéticas en el diseño del nuevo código de ética que todavía no cambió la relación de la autonomía profesional frente al cliente, dejando al descubierto la necesidad de nuevas discusiones sobre el tema.
Descritores: Bioética
Autonomia Profissional
Pessoal de Saúde
Ética Profissional
Fisioterapeutas
Assistência ao Paciente
-Sistema Único de Saúde
Desenvolvimento Tecnológico
Autonomia Pessoal
Teoria Ética
Tomada de Decisões
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: biblio-983315
Autor: Virno, Paolo.
Título: Gramática de la multitud: para un análisis de las formas de vida contemporáneas.
Fonte: Buenos Aires; Colihue; 2008. 208 p.
Idioma: es.
Resumo: Quizá pocos conceptos han irrumpido con tanta violencia y tanta capacidad de insinuación como el de Multitud en la teoría política de nuestro tiempo. Multitud, o la realidad y la potencia de los "muchos" en contraposición al pueblo y a la nación, a su vocación unitaria y homogénea tan estrechamente ligada a las distintas concepcines de la soberanía estatal. En este ensayo, resumen de un largo programa de investigación, Paolo Virno remueve los debates de la filosofía política del siglo XVII entre Hobbes y Spinoza, para encontrar, en este modo de ser de los "muchos", los nudos efectivos de los problemas políticos contemporáneos: formas de vida que han perdido la seguridad de los viejos referentes universales, que se encuentran desnudas en el espacio móvil y cambiante de las permanentes mutaciones sociales; una economía política que describe el desplazamiento de los dispositivos de explotación sobre lo más íntimo de los animales humanos, y a un tiempo lo más público, la capacidad lingüística; la crisis positiva, y sin embargo paradójica en tanto fuente de nuevas formas de opresión, de los sistemas de representación y del principio de soberanía como mecanismo de legitimación del Estado... La multitud aparece así como la forma social concomitante a las formas de vida contemporáneas, ambivalente, esto es, susceptible de lo "mejor" y lo "peor", pero que en no pocos sentidos se presenta también como el marco posible para una democracia de nuevo cuño, no representativa, no estatal.
Descritores: Condições Sociais/tendências
-Teoria Ética
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Livros de Texto
Responsável: AR381.1 - Centro de Documentación de Excelencia en Salud
AR381.1; POLSOC79


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-897724
Autor: Fortes, Pablo Dias; Rego, Sergio.
Título: Tem cabimento o que não é justo? A propósito da justificação dos juízos morais / Is there a place for what isn't fair? A proposal for the justification of moral judgements / ¿Tiene cabida lo que no es justo? A propósito de la justificación de los juicios morales
Fonte: Rev. bioét. (Impr.);26(1):22-30, jan.-abr. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O propósito deste ensaio é refletir sobre o problema da justificação moral e sua relação com a ideia de justiça. Argumenta-se que, enquanto predicado dos juízos morais, a ideia de justiça envolve dois requisitos éticos articulados entre si: o primeiro assinala a aspiração a garantir sentido não arbitrário para normas a que devemos obediência; o segundo reflete a ênfase no caráter duplamente consensual e universalizável dessas normas. Por fim, conclui-se que o desafio do consentimento recíproco, condição para o consenso normativo, está ligado ao sentido construtivo da moralidade, em torno do qual a noção da justiça pode assumir valor igualmente pedagógico para os agentes morais.

Abstract The purpose of this essay is to reflect on the problem of moral justification and its relation to the idea of justice. It is argued that, as a predicate of moral judgments, the idea of justice involves two ethical requirements articulated among themselves: the first indicates the aspiration to guarantee a non-arbitrary meaning for the norms that we ought to obey; the second reflects an emphasis on the doubly consensual character and universalizability of these norms. Finally, it is concluded that the challenge of reciprocal consent, a condition for normative consensus, is linked to a constructive sense of morality, around which the notion of justice can assume an equally pedagogical value for moral agents.

Resumen El propósito de este ensayo es reflexionar sobre el problema de la justificación moral y su relación con la idea de justicia. Se argumenta que, como predicado de los juicios morales, la idea de justicia involucra dos requisitos éticos articulados entre sí: el primero señala la aspiración de garantizar un sentido no arbitrario para las normas a las que debemos obediencia; el segundo refleja el énfasis en el carácter doblemente consensual y universalizable de esas normas. Finalmente, se concluye que el desafío del consentimiento recíproco, condición para el consenso normativo, está ligado al sentido constructivo de la moralidad, en torno al cual la noción de justicia puede asumir un valor igualmente pedagógico para los agentes morales.
Descritores: Análise Ética
Teoria Ética
Tomada de Decisões
Ética
Princípios Morais
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: biblio-960076
Autor: Gómez-Dávila, Joaquín Guillermo.
Título: Abortion: a look from the perspectives of public health, rights and social justice / El aborto: una mirada desde la salud pública, los derechos y la justicia social
Fonte: Rev. colomb. obstet. ginecol;69(1):53-64, jan.-Mar. 2018.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Unsafe abortion is a problem of public health, rights and social justice, particularly so for women living in developing countries. Consequently, public health is called upon to protect dignity, promote the exercise of rights and create the right conditions to ensure that women can have control over their own reproductive autonomy. The article analyses three schools of distributive justice, examines their strengths and contradictions, and concludes that capability building, with its resulting social justice, that derives from these, would be the ideal approach to the issue of abortion in medium and low income countries; and that, for a public health system intent of achieving the highest degree of health and wellbeing, it secures the basic material conditions required for capabilities to flourish becoming the best alternative for greater participation in the construction of individual life projects; it would consider the reality of the people in their sociocultural environments and would allow to pull the female world out of the private realm to allow a public debate on these matters and prevent them from being considered as "natural" unchangeable aspects of human relations. This would ensure greater relevance in terms of meeting the needs of each population. The article also highlights that the social justice that characterises this approach will not come from the top, from the State, but requires collective participation, where movements that oppose hegemony play a very important role and are active in building their own capabilities.

RESUMEN El aborto inseguro se considera un problema de salud pública, de derechos y de justicia social. Esto es particularmente certero para las mujeres que viven en países en vías de desarrollo, por lo que se requiere de una salud pública que defienda la dignidad, fomente el ejercicio de los derechos y genere las condiciones necesarias para que las mujeres sean dueñas de su autonomía reproductiva. El artículo tiene como objetivo analizar tres corrientes de justicia distributiva, examina sus fortalezas y contradicciones, y concluye que el desarrollo de capacidades y la justicia social que de este se derivan sería ideal para afrontar de mejor manera el tema del aborto en los países de medianos y bajos ingresos, y, para una salud pública que pretende el mayor grado de salud y bienestar posibles, asegura la satisfacción de todas las condiciones materiales básicas para el florecimiento de las capacidades y, por ende, sería la mejor alternativa para una mayor participación en la construcción de vidas propias; tendría presente la realidad que viven las personas en sus entornos socioculturales, y posibilitaría sacar del espacio privado el mundo femenino, permitir el debate público sobre dichas cuestiones e impedir que sigan siendo consideradas como cuestiones "naturales" e inmutables de las relaciones humanas, lo que garantizaría una mayor pertinencia en la satisfacción de las necesidades de cada población. También recalca que la justicia social que caracteriza a este enfoque no llegará de arriba, del Estado, sino que requiere de una construcción colectiva, donde los movimientos contrahegemónicos juegan un papel muy importante y hacen parte de la propia construcción de capacidades.
Descritores: Justiça Social
Saúde Pública
Teoria Ética
Aborto
Direitos Humanos
Limites: Feminino
Gravidez
Adolescente
Responsável: CO332 - Facultad de Medicina


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Id: biblio-874787
Autor: Lopes-Júnior, César(edt); Silva, Ricardo Henrique Alves da(edt); Sales-Peres, Arsenio(edt).
Título: Comparação entre Códigos de Ética da Odontologia ibero-americanos, ibéricos e o brasileiro / Comparison between the Code of Ethics for Dentistry in the Ibero-American, Iberian and Brazilian
Fonte: Rev. odontol. UNESP (Online);38(5):267-272, set.-out. 2009. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Foram comparados os Códigos de Ética da Odontologia vigentes na Argentina, na Colômbia, na Espanha, no México, em Portugal, no Peru, no Uruguai e na Venezuela com o Código de Ética Odontológica vigente no Brasil. Na análise comparativa, foram selecionados, como critério de inclusão, os seguintes aspectos: direitos e deveres do profissional, relação com o paciente, sigilo profissional, honorários profissionais, publicidade e propaganda, e especialidades odontológicas. Observaram-se algumas desvantagens e vantagens nos códigos de ética estrangeiros em relação ao código brasileiro. Com base nisto, propuseram-se algumas modificações ao Código de Ética Odontológica, como a inclusão de incisos que disciplinem a conduta do profissional em relação a pacientes soropositivos, obriguem o mesmo à denúncia de violência sofrida por paciente, lhe garantam a posse do prontuário odontológico, estabeleçam o sigilo profissional exclusivamente como dever do profissional, bem como a modificação do texto para melhor explicar quais são os fatos e informações que devem ser objeto de sigilo profissional.

The Codes of Ethics for Dentistry in Argentina, Colombia, Spain, Mexico, Portugal, Peru, Uruguay and Venezuela have been compared with the Code of Ethics for Dentistry existing in Brazil. The referred comparison happened on the following aspects: rights and duties of the professional, relationship with the patient, professional secrecy, professional fees, advertising and dental specialties. Some advantages and disadvantages were observed in the foreign Codes of Ethics for Denstistry in relation to the Brazilian?s. On that basis, some changes were proposed to the Brazilian Code of Ethics for Dentistry, such as the inclusion of items which discipline the conduct of the professional dealing with HIV positive patients, force the professional to the denunciation of violence suffered by patient, insure the professional the possession of dental records, establish professional secrecy exclusively as duty of the occupation, as well as the change of the text to better explain what are the facts and information that should be subject of the professional secrecy.
Descritores: Odontologia
Teoria Ética
Ética Odontológica
Odontologia Legal
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR39.2 - Biblioteca Professora Maria Dilma de Oliveira Gonçalves


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Id: biblio-873371
Autor: Serra, Mônica da Costa; Gonçalves, Patrícia Elaine; Fernandes, Clemente da Silva.
Título: Novo código de ética odontológica: alterações e inovações / New code of dental ethics: alterations and innovations
Fonte: JBC j. bras. clin. odontol. integr;10(54):249-254, jul.-set. 2006. CD-ROM.
Idioma: pt.
Resumo: O Código de Ética Odontológica regulamenta os direitos e deveres dos profissionais, entidades e operadoras de planos de saúde com inscrição nos Conselhos de Odontologia. Após a III Conferência Nacional de Ética Odontológica (III CONEO), realizada em Florianópolis, em dezembro de 2002, o Código teve o seu texto reformulado e aprovado pela Resolução CFO-42/2003, editada em 20 de maio de 2003. Este trabalho estabelece comparações entre novo Código e o anterior, aprovado pela Resolução CFO 179/91 (alterado pelo regulamento n° 01, de 05 de junho de 1998), analisando as alterações e inovações presentes no texto atual
Descritores: Códigos de Ética
Teoria Ética
Ética Profissional
-Ética Odontológica
Inovação
Conhecimento
Alteração de Autorização de Funcionamento
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico


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Id: biblio-859844
Autor: Jobim e Souza, Solange(edt).
Título: O pesquisador-cineasta e a ética dos olhares compartilhados / The researcher-filmmaker and the ethics of shared looks
Fonte: Rev. psicol. (Fortaleza, Online);8(1):[8-22], jan. - jun. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: O presente artigo é uma decorrência das pesquisas que venho desenvolvendo, ao longo de quase duas décadas, sobre o uso da imagem técnica em pesquisa acadêmica. O ponto de partida é a afirmação de que a utilização da câmera como mediação provoca uma intervenção singular na relação que se estabelece entre o pesquisador e os sujeitos da pesquisa. O objetivo é apresentar os princípios metodológicos que têm orientado o uso de câmera de vídeo em pesquisa acadêmica, oferecendo subsídios para a definição do ato de pesquisar como construção de uma ética e de uma estética do olhar. A filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin, o debate pioneiro instaurado por Walter Benjamin sobre as transformações da arte na época da reprodução técnica, o cinema documentário de Eduardo Coutinho e a obra teórica e cinematográfica de Pasolini são as principais referências.

This article is a result of the researches that I have developed over nearly two decades on the use of audiovisual camera in academic research. The starting point is the claim that the use of the camera as mediation causes an unique intervention in the relationship that is established between the researcher and the research subjects. The goal is to present the methodological principles that have guided the use of audiovisual in academic research, offering support for the definition of the act of researching as building an ethical and aesthetical look. The philosophy of Bakhtin´s language, the pioneer debate initiated by Walter Benjamin on the transformation of the art at the time of mechanical reproduction, Coutinho´s documentary film and the theoretical and cinematographic work of Pasolini are the main references.
Descritores: Filmes Cinematográficos
-Pesquisa Aplicada
Teoria Ética
Metodologia
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR6.3 - Biblioteca de Ciências Humanas



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