Base de dados : LILACS
Pesquisa : K01.752.566.479.168 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 141 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 15 ir para página                         

  1 / 141 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1055774
Autor: Paraizo, Claudia Borges; Bégin, Luc.
Título: Ética organizacional em ambientes de saúde / Organizational Ethics in Health Settings
Fonte: Ciênc. Saúde Colet;25(1):251-259, jan. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O artigo tem como objetivo reforçar a importância da ética organizacional para as organizações de saúde. Como primeiro passo, distingue-se a ética organizacional de outras áreas da ética aplicada as quais são mobilizadas por questões éticas relacionadas à saúde. Em seguida, são apresentados os objetos de estudo e de intervenção que a caracterizam. Finalmente, o artigo enfoca alguns elementos centrais de uma abordagem ética organizacional particularmente rica e relevante.

Abstract The article aims to reinforce the importance of organizational ethics for health organizations. As a first step, organizational ethics is differentiated from other areas of applied ethics, which are mobilized by health-related ethical issues. Then, the objects of study and intervention that characterize it are presented. Finally, the article focuses on some core elements of a particularly rich and relevant organizational ethical approach.
Descritores: Assistência à Saúde/ética
Ética Institucional
-Brasil
Responsável: BR1.1 - BIREME


  2 / 141 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-889249
Autor: Balbani, Aracy Pereira Silveira.
Título: Ethics is the best professional policy / A ética é a melhor política profissional
Fonte: Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.);83(3):370-370, May-June 2017.
Idioma: en.
Descritores: Prática Profissional/ética
Impostos
Ética Médica
-Brasil
Ética Institucional
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Carta
Responsável: BR1.1 - BIREME


  3 / 141 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-701518
Autor: Granero-Molina, José; Fernández-Sola, Cayetano; Aguilera-Manrique, Gabriel; São-Romão-Preto, Leonel; Lara-Palomo, Inmaculada Carmen; Castro-Sánchez, Adelaida M.
Título: Socio-linguistic analysis of the Charter of Citizens' Rights and Obligations in Health Services / Análise sociolinguística da Carta dos Direitos e Deveres dos Cidadãos nos Serviços de Saúde / Análisis socio-lingüístico de la Carta de Derechos y Obligaciones de los Ciudadanos en los Servicios de Salud
Fonte: Texto & contexto enferm;22(4):873-884, out.-dez. 2013.
Idioma: en.
Resumo: The aim of this study is to carry out a socio-linguistic analysis of the dissemination of the Charter of Citizens' Rights and Obligations in Public Health Services. We designed a qualitative investigation using observation and content analysis. A deductive analysis technique was followed, based on the "SPEAKING" model categories. The data analysis suggests a clear framework of rights and obligations has been established, but is not very familiar to patients and relatives. We can conclude that despite the widespread dissemination and publicity of the Citizens' Charter of Rights and Obligations, we still need the involvement of professionals. Nurses can develop a fundamental role in this process.

O objetivo deste estudo foi desenvolver uma análise sociolinguística da difusão da Carta dos Direitos e Deveres dos Cidadãos nos Serviços de Saúde Pública. Desenhamos uma investigação qualitativa seguida de uma estratégia analítico-dedutiva, com base nas categorias do modelo "SPEAKING". A análise dos dados sugere que um quadro claro de direitos e obrigações tenha sido estabelecida, mas não é muito familiar para pacientes e familiares. Concluímos que, apesar da ampla difusão e publicidade da Carta dos Direitos e Deveres dos Cidadãos, ainda precisamos do envolvimento dos profissionais. Os enfermeiros podem desenvolver um papel fundamental neste processo.

El objetivo de este estudio es desarrollar un análisis socio-lingüístico de la difusión de la Carta de derechos y Obligaciones de los Ciudadanos en los Servicios Públicos de Salud. Diseñamos una investigación cualitativa mediante análisis de contenido y observación. Se sigue una estrategia analítica deductiva con base en las categorías del modelo "SPEAKING". El análisis de los datos sugiere el establecimiento de un claro marco de derechos y obligaciones, pero que no se ejerce habitualmente por los pacientes y familiares. Concluimos que, pese a la amplia difusión de la Carta de Derechos y Obligaciones de los ciudadanos, sigue siendo necesaria la implicación de los profesionales. Las enfermeras pueden desempeñar un papel fundamental en este proceso.
Descritores: Direitos do Paciente
Ética Institucional
Estudos de Avaliação como Assunto
Comunicação em Saúde
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


  4 / 141 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-517996
Autor: Matera, Fernando.
Título: La ineluctable presencia del sentido / The unavoidable presence of sense
Fonte: Med. infant;9(1):1-2, mar. 2002.
Idioma: es.
Descritores: Comportamento Social
Ética Institucional
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: AR94.1 - Centro de Información Pediatrica


  5 / 141 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Ramos, Flávia Regina Souza
Id: lil-478789
Autor: Ribeiro, Rosa Lúcia Rocha; Ramos, Flávia Regina Souza.
Título: A violência à criança hospitalizada: a dimensão ética da intevenção terapêutica / Violence against the hospitalized child: an ethic dimension of professional intervention
Fonte: Texto & contexto enferm;8(2):514-518, maio-ago. 1999.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Congresso Internacional Família e Violência, Florianópolis, 19-23 abr. 1999.
Resumo: A research developed in a public hospital, which objectives were: to analyze thevarious form of violence that the child suffers during hospitalization and to understand theoretical dimension of therapeutic intervention with the hospitalized child. A qualitative approach through the method of Participant Observation has been employed the basic theoretical referential for discussion of the data was the thought of Foucault, the theoretical analysis is enriched by the insertion of personal presuppositions from the author of ôRights of the Hospitalized Children and Teenagersõ, among other researches contributing to the work aims to open a broader space for the health professional to reflect upon, analyze and position themselves for action, to take the child's cause and to modify the assistant institution's reality within an ethical perspective...
Descritores: Criança Hospitalizada
Maus-Tratos Infantis
Ética Institucional
Limites: Humanos
Criança
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


  6 / 141 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Radunz, Vera
Texto completo
Id: lil-475182
Autor: Koerich, Magda Santos; Backes, Dirce Stein; Scortegagna, Helenice de Moura; Wall, Marilene Loewen; Veronese, Andréa Márian; Zeferino, Maria Terezinha; Radünz, Vera; Santos, Evanguelia Kotzias Atherino dos.
Título: Tecnologias de cuidado em saúde e enfermagem e suas perspectivas filosóficas / Care technologies in health and nursing and their philosophical perspectives
Fonte: Texto & contexto enferm;15(n.esp):178-185, 2006.
Idioma: pt.
Resumo: A tecnologia, como expressão do avanço da ciência, acompanha a evolução histórica da humanidade mostrando-se, sempre, mais extraordinária e abrangente em diversas áreas do conhecimento. Apesar de sua inserção, cada vez maior, nas diversas formas de relações entre os seres e, destes, com o ambiente, este é um tema que ainda suscita muita reflexão. Assim, propusemos questionar, refletir e aproximar os fenômenos "tecnologia e cuidado", não como crítica às tecnologias disponíveis, mas como reflexão sobre tecnologias de cuidado e suas perspectivas filosóficas. Nesse exercício reflexivo, destacamos a responsabilidade ética como um imperativo moral a ser seguido pelos profissionais da saúde enquanto membros da civilização do desenvolvimento tecnológico. A responsabilidade não pressupõe a bondade e a perfeição do homem que, sendo responsável, procurará agir para o bem, mas indica a capacidade individual de assumir antecipadamente o que vai fazer, tendo consciência de todas as conseqüências das suas próprias ações e omissões.

Technology as an expression of the advancement of science accompanies the evolution of human history, revealing itself to be evermore extraordinary and encompassing in diverse areas of knowledge. Even with its increasing insertion into the diverse relationships among human beings, and through them with the environment, this is an issue that still requires much reflection. Thus, our objective is to question, to reflect, and to approximate the phenomena "technology and care". It is not our intention to offer criticism of available technologies, but to reflect upon the significance of care technologies and their philosophical perspectives. In this reflective exercise, we highlight ethical responsibility as a moral imperative to be followed by health care professionals, as members of the civilization of technological development. Responsibility is not about supposing the goodness and perfection in mankind, who, being responsible will look to act towards good. Rather, it indicates an individual capacity to previously assume what one will do, conscious of all the consequences of one's own actions or omissions.

La tecnología como una expresión del progreso de la ciencia acompaña la evolución histórica de la humanidad, mostrándose cada vez más extraordinaria y abierta en las diferentes áreas del conocimiento. A pesar de que su inserción es cada vez mayor en las diversas formas de las relaciones entre los seres y de ellos con el medio ambiente, este es un tema que todavía necesita de mucha reflexión. Por ese motivo, nosotras nos propusimos cuestionar, reflexionar y aproximar los fenómenos de la "tecnología y el cuidado", no como una crítica a las tecnologías disponibles, sino más bien como una reflexión a cerca de las tecnologías del cuidado y sus perspectivas filosóficas. En este ejercicio reflexivo destacamos la responsabilidad ética como un imperativo moral a ser seguido por los profesionales del área de la salud, como participantes de la civilización del desarrollo tecnológico. La responsabilidad no presupone la bondad y la perfección del hombre donde, siendo el responsable, procurará siempre actuar para el bien, sino que también indica la capacidad individual de asumir con anticipación aquello que va a hacer, teniendo conciencia de todas las consecuencias de sus propias acciones y omisiones.
Descritores: Conhecimento
Enfermagem
Saúde
Tecnologia
Ética Institucional
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


  7 / 141 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-475175
Autor: Austin, Wendy.
Título: Engagement in contemporary practice: a relational ethics perspective
Fonte: Texto & contexto enferm;15(n.esp):135-141, 2006.
Idioma: en.
Resumo: The challenges and constraints of meaningful engagement with patients are discussed from a standpoint of relational ethics. If openness to others and to their situation is the beginning of ethics, as is argued by philosophers whose work informs relational ethics, then in health care we must address that openness (or its lack) as it is lived by individual health professionals within the immediacy and complexity of their practice. If, as has been also argued, disengagement is the source of maleficence within healthcare systems, addressing constraints to engagement becomes particularly urgent.

Os desafios e restrições da interação significativa com os pacientes são discutidos do ponto de vista da ética relacional. Se a abertura para os outros e sua situação é o início da ética, como argumentado por filósofos cujo trabalho informa a ética relacional, então, no cuidado de saúde, nós devemos lidar com esta abertura (ou sua ausência) assim como vivida pelo indivíduo que é profissional da saúde, dentro das necessidades imediatas e da complexidade de sua prática. Se, como tem sido argumentada, a falta de compromisso é a origem da maleficência nos sistemas de saúde, enfrentar limites ao comprometimento das profissionais de saúde se torna particularmente urgente.

En el presente artículo, los desafíos y restricciones del significado de compromiso con los pacientes son discutidos del punto de vista de la ética relacional. Si la abertura a los otros y su situación es el inicio de la ética, tal como es argumentado por los filósofos vinculados con la ética relacional, entonces, nosotros en el cuidado de salud debemos dirigir esta abertura (o su falta) como siendo vivida por un profesional de la salud dentro de la importancia y de la complejidad de la práctica. Como ha sido argumentado, si la falta de compromiso es el origen de la maleficencia en el sistema de cuidado a la salud, es particularmente urgente establecer límites y comprometerse.
Descritores: Direitos do Paciente
Ética em Enfermagem
Pessoal de Saúde
Prática Profissional
Ética Institucional
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


  8 / 141 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-469266
Autor: Pereira, Wilza Rocha; Bellato, Roseney.
Título: A relação entre a precarização do ambiente físico e o risco de infecção hospitalar: um olhar sob a perspectiva da ética, dos direitos e da cidadania / The relationship between the precariousness of the physical environment and the risk for hospital infection: a look within the perspective of ethics, rights and citizenship
Fonte: Texto & contexto enferm;13(n.esp):17-24, 2004.
Idioma: pt.
Resumo: Buscamos analisar alguns aspectos da relação entre a precarização do ambiente físico e o aumento do risco de infecção hospitalar em uma instituição pública de saúde, tendo como horizonte teórico algumas implicações éticas, de direitos e de cidadania. Os dados foram obtidos através de um roteiro de observação sistemática do espaço físico, cuja interpretação foi feita de maneira qualitativa, tendo por base algumas das diretrizes e normas traçadas pelo Ministério da Saúde no que se refere às instituições hospitalares. As conclusões apontam para o fato de que, quanto mais frágil o status de um grupo dentro do hospital, mais suscetível ele é de ter seu espaço precarizado e, conseqüentemente, aumentado seu risco a infecções devido a essa precarização. Mas entendemos que é possível a sensibilização da equipe técnica e do grupo mais vulnerável, representado pelos usuários desses serviços, aumentando a sua capacidade de análise e intervenção sobre as questões aqui apontadas e, até o momento, pouco problematizadas...

We tried to analyze the relation between the precariousness of the physical environment and the increase in the risk for hospital infection in a public health institution, having as a theoretical horizon, some implications in relation to ethical, rights and citizenship aspects. The data was obtained through a systematic observation form for physical space. Data interpretation was conducted in a qualitative manner, based on some guidelines and norms for hospital institutions laid out by the Health Ministry. The conclusions point to the fact that the more fragile the status of a group within the hospital, the more susceptible it is to have its space become precarious and, consequently, have increased risk for infections, due to this state of precariousness. But we understand that the sensibility of the technical team and of the most vulnerable group is possible, represented by clients of these services, increasing its potential for analyses and intervention in the questions here pointed out and, up to now, very seldom considered as problems...

Se intentó analizar la relación entre la situación precaria del ambiente físico y el aumento del riesgo de infección hospitalaria en una institución pública de salud, teniendo como horizonte teórico algunas implicaciones éticas, de los derechos Y de la ciudadanía. Los datos fueran obtenidos a través de la observación sistemática del espacio físico, cuja interpretación fue cualitativa, teniendo por base algunas de las directríces y normas trazadas por el Ministerio de la Salud en respecto a las instituciones hospitalares. Las conclusiones apuntan que, cuanto más frágil el status de un grupo dentro del hospital, es más susceptible que tenga su espacio en condición precaria y, consecuentemente, aumenta su riesgo a la infección por esa precarización. Sin embargo, entendemos que es posible la sensibilización del equipo técnico y del grupo más vulnerable, representado por los usuarios de esos servicios, aumentando su capacidad de análisis e intervención sobre las cuestiones apuntadas, que hasta este momento, mey poco se han visto como problemas...
Descritores: Ambiente de Instituições de Saúde
Direito à Saúde
Infecção Hospitalar
Medição de Risco
Ética Institucional
-Ciência, Tecnologia e Sociedade
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


  9 / 141 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-537460
Autor: Perales, Alberto; Ortiz, Pedro; Nolberto, Violeta.
Título: Estado de moralidad/inmoralidad de una escuela de medicina y un hospital público: aplicación de una estrategia de moralización / Morality/immorality status of a school of medicine and a public hospital: application of a moralization strategy
Fonte: An. Fac. Med. (Perú);69(2):97-103, abr.-jun. 2008. graf.
Idioma: es.
Resumo: Objetivos: 1º) Evaluar en los profesores de la Escuela de Medicina de la UNMSM el nivel de conocimientos sobre ética, deontología y bioética clínica; 2º) Identificar los problemas éticos más frecuentes en la relación docente-discente y aquellos en las sedes docentes; 3º) Con los resultados, construir un seminario-taller el cual, una vez validado, se ofreciera al profesorado como enseñanza básica; 4º) Contribuir a la moralización institucional, reforzando el ethos institucional. Lugar: Escuela de Medicina, Facultad de Medicina, Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM), Lima, Perú. Métodos: Para los objetivos 1º y 2º, estudio transversal, descriptivo, con metodología cualitativa y cuantitativa. Se seleccionó 26 profesores y 2 autoridades, de acuerdo a cinco criterios, para realizar entrevistas en profundidad. Sobre los resultados cualitativos se construyó y validó un cuestionario específico. Se aplicó el cuestionario a una muestra seleccionada por muestreo probabilístico sistemático, que representaba al 29 por ciento del total de 801 profesores de la Escuela de Medicina. Para el objetivo 3º, se utilizó un estudio comparativo pre y post. Para el 4º objetivo, ya validado el curso, se aplicó el seminario-taller y se midió el grado de satisfacción de los participantes. Resultados: En cuanto a los objetivos 1º y 2º, se identificó diversos problemas éticos en la relación docente-alumno, entre los mismos profesores y en la práctica profesional hospitalaria, que vienen generando modelos inadecuados de atención profesional y afectando la formación moral del estudiante. Entre losresultados cuantitativos se precisó que, del total de profesores, 59 por ciento no había llevado curso formal alguno sobre ética, deontología o bioética; solo 6,3 por ciento había llevado cursos específicos sobre este tema, a nivel de posgrado; 84 por ciento no conocía adecuadamente cuáles son los principios de la Bioética...

Objective: 1º) To evaluate San Marcos University School of Medicine Faculty professorsÆ knowledge on ethics, deontology and clinical bioethics; 2º) To identify the most frequent ethical problems in both professor-student relationship and teaching hospitals; 3º) With the results obtained to construct a workshop which, after being validated, could be offered to the whole faculty as a basic course; 4º) To contribute to the institutional moralization by reinforcing the institutional ethos. Setting: School of Medicine, Faculty of Medicine, Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM), Lima, Peru. Methods: For objectives first and second, transversal and descriptive design, with qualitative and quantitative methodologies. Following a pre selected criteria 26 professors and 2 Faculty authorities were selected to be interviewed in depth. Upon the qualitative results a specific questionnaire was constructed and validated. Thereafter it was applied to a professorÆs sample selected by means of systematic probability sampling that represented 29 per cent of the whole faculty, 801 professors. For the third objective, a pre-post comparative study was used. For the fourth objective, a validated workshop was applied and afterwards the participantsÆ satisfaction degree was evaluated. Results: Regarding to objectives first and second, diverse ethical problems were identified in the professorstudent and among the professors relationships; also related to hospital professional practice which were generating inadequate health care models and affecting the medical studentsÆ moral training. Among the quantitative results 59 per cent of professors had never received a formal course on ethics, deontology or bioethics; only 6,3 per cent had received them at post-graduate level; 84 per cent did not adequately know which were the Bioethical principles; 53 per cent did not adequately know the Hospital Ethical CommitteeÆs functions...
Descritores: Bioética
Teoria Ética
Ética Clínica
Ética Institucional
Ética Médica
-Epidemiologia Descritiva
Estudos Transversais
Limites: Humanos
Masculino
Adulto
Feminino
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


  10 / 141 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-357017
Autor: Ortiz Cabanillas, Pedro.
Título: Necesidad de un enfoque ético de la educación en Medicina / Necessity of an ethical approach of the medicine education
Fonte: An. Fac. Med. (Perú);62(1):72-81, ene. 2001. tab.
Idioma: es.
Resumo: Se realizó una caracterización moral de la Escuela de Medicina en tanto institución educativa responsable de la formación profesional de los médicos. Como resultado de este análisis, se abstrajo ciertas fallas del proceso educativo, que no son ciertamente los procedimientos de enseñanza-aprendizaje, sino una inadecuada conceptuación acerca de la naturaleza del hombre, en particular sobre qué es realmente la personalidad en formación. Tomando en cuenta esta situación, se fundamentó y sugirió la necesidad de aplicar una teoría ética y un modelo del desarrollo moral de la personalidad orientados a la moralización de la sociedad, como base de una educación del estudiante de medicina más consecuente con las necesidades de salud de nuestros países en desarrollo.
Descritores: Personalidade
Moral
Educação Médica
Ética Institucional
Ética Médica
Limites: Humanos
Responsável: PE13.1 - Oficina de Biblioteca, Hemeroteca y Centro de Documentación



página 1 de 15 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde