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Id: biblio-969679
Autor: Silva, Adaiele Lucia Nogueira Vieira da; Candido, Mariluci Camargo Ferreira da Silva; Duarte, Sebastião Junior Henrique; Sampaio, Ana Tania Lopes; Santos, Regina Maria dos.
Título: Relação entre tempo de exercício profissional e ocorrências éticas em enfermagem / Relationship between length of service and ethics violations in nursing / Relación entre tiempo de ejercicio profesional y ocurrencias éticas en enfermería
Fonte: Rev. enferm. UERJ;26:e23058, jan.-dez. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: analisar a relação entre tempo de exercício na profissão e ocorrências éticas de profissionais de enfermagem envolvidos em denúncias registradas no Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (COREN/MS). Método: trata-se de pesquisa documental, descritiva e retrospectiva, sendo analisadas as denúncias registradas junto ao COREN/MS, no período de 2003 a 2013. Pesquisa aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: foram analisadas 111 denúncias, envolvendo 68 enfermeiros, 41 técnicos e 41 auxiliares de enfermagem. O grupo de profissionais com 1 a 5 anos de formação envolveu-se mais em ocorrências éticas (44,7%). Conclusão: o predominante envolvimento de profissionais de enfermagem recém-formados em ocorrências éticas indica que é imperativa a realização de mais pesquisas sobre a bioética na formação da enfermagem brasileira, seja para conhecer a real situação, quanto para fornecer subsídios para a tomada de decisão da equipe de enfermagem.

Objective: to examine the relationship between length of service and ethics violations by nursing personnel involved in complaints filed with the Mato Grosso do Sul Regional Nursing Council (COREN/MS). Method: this retrospective, descriptive, documentary study examined complaints filed with the COREN/MS, from 2003 to 2013. The study was approved by the research ethics committee. Results: 111 complaints were filed from 2003 to 2013, relating mostly to mid-level workers (54.6%). Personnel with 1-5 years of training were involved in more ethics complaints (44.7%). Conclusion: ethics complaints involved predominantly newly-graduated nurses, indicating that further bioethics research is imperative in Brazilian nursing training, both to learn the real situation and to provide input to nursing teams' decision-making.

Objetivo: analizar la relación entre tiempo de ejercicio profesional y ocurrencias éticas de profesionales de enfermería involucrados en denuncias registradas en el Consejo Regional de Enfermería de Mato Grosso do Sul (COREN/MS). Método: se trata de investigación documental, descriptiva y retrospectiva, donde se analizaron las denuncias registradas junto al COREN/MS, en el período de 2003 a 2013. Investigación aprobada por Comité de Ética en Investigación. Resultados: se analizaron 111 denuncias, involucrando a 68 enfermeros, 41 técnicos y 41 auxiliares de enfermería. El grupo de profesionales, que tenían de 1 a 5 años de recibidos, se involucró en mayor número en ocurrencias éticas (44,7%). Conclusión: la predominante implicación de los profesionales de enfermería recién recibidos en ocurrencias éticas indica que es imperativa la realización de más investigaciones sobre la bioética en la formación de la enfermería brasileña, ya sea para conocer la real situación, como para proporcionar subsidios para la toma de decisión del equipo de enfermería.
Descritores: Ética Baseada em Princípios
Denúncia de Irregularidades
Educação em Enfermagem
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Ética em Enfermagem
Ética Profissional
-Justiça Social
Brasil
Registros
Epidemiologia Descritiva
Má Conduta Profissional
Autonomia Pessoal
Beneficência
Limites: Humanos
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-1279336
Autor: Martins, Eduardo de São Thiago.
Título: Diverso, transmorfo: o sexo que não é / Diverse, transmorph: the sex that is not / Diverso, transmorfo: el sexo que no es / Diverse, transmorphe: le sexe qui n'est pas
Fonte: J. psicanal;54(100):33-50, jan.-jun. 2021.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo discute os efeitos metapsicológicos da proposta de Zupančič (ontologia negativa do sexual) e os político-epistemológicos do manifesto de Preciado (por uma psicanálise mutante) na interpretação dos conceitos de eu, sexualidade infantil e diferença sexual, e suas implicações diretas no método e na ética da psicanálise.

The paper discusses the metapsychological effects of Zupančič's proposal (negative ontology of the sexual) and the political-epistemological effects of Preciado's manifesto (for a mutant psychoanalysis) in the interpretation of the concepts of ego, infantile sexuality and sexual difference, and their direct implications in the method and in the ethics of psychoanalysis.

El artículo discute los efectos metapsicológicos de la propuesta de Zupančič (ontología negativa del sexual) y los efectos político-epistemológicos del manifiesto de Preciado (para un psicoanálisis mutante) en la interpretación de los conceptos de yo, sexualidad infantil y diferencia sexual, y sus implicaciones directas en el método y en la ética del psicoanálisis.

L'article discute des effets métapsychologiques de la proposition de Zupančič (d'une ontologie négative du sexuel) et des effets politiques et épistémologiques du manifeste de Preciado (pour une psychanalyse mutante) dans l'interprétation des concepts du je, de la sexualité infantile et de la différence sexuelle, et leurs implications directes dans la méthode et dans l'éthique de la psychanalyse.
Descritores: Psicanálise
Sexualidade
Ética Profissional
Identidade de Gênero
-Ego
Responsável: BR641.1 - Biblioteca Virginia Leone Bicudo


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Id: biblio-1254761
Autor: Silva, Rudval Souza da.
Título: Novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem: um documento inovador / New code of ethics for nursing professionals: an innovative document
Fonte: Enferm. foco (Brasília);12(1):13-19, jun. 2021. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Analisar, em comparação com suas versões anteriores, as inovações apresentadas no novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Métodos: Pesquisa documental desenvolvida a partir da apreciação crítica das cinco resoluções do Conselho Federal de Enfermagem que aprovaram as distintas versões do Código de Ética, reconhecendo que vivemos em uma sociedade na qual as informações são geradas e compartilhadas com tamanha fugacidade, o que nos remete a necessidade de um conhecimento atualizado, aliado a consequente premência de adequações da legislação. Resultados: o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem passou corresponde a quinta reformulação, sendo publicado com a Resolução Cofen nº 564/2017 e traz mudanças na sua estrutura e redação, com inclusão de novas legislações. Conclusão: as mudanças na última edição revelam um documento atualizado e inovador incorporando os mais recentes e atualizados dispositivos constitucionais vigentes a nível nacional e internacional, além de resultar de um processo de discussões em conferências estaduais o que culminou na I Conferência Nacional de Ética em Enfermagem. (AU)

Objective: To analyze, in comparison with its previous versions, the innovations presented in the new Code of Ethics for Nursing Professionals. Methods: Documentary research developed from the critical appraisal of the five resolutions of the Federal Nursing Council that approved the different versions of the Code of Ethics, recognizing that we live in a society in which information is generated and shared with such fleetingness, which brings us back the need for up-to-date knowledge, combined with the consequent urgency to adapt the legislation. Results: The new Code of Ethics for Nursing Professionals passed corresponds to the fifth re-formulation, being published with Cofen Resolution nº 564/2017 and brings changes in its structure and wording, with the inclusion of new legislation. Conclusion: The changes in the last edition reveal an updated and innovative document incorporating the most recent and updated constitutional provisions in force at national and international level, in addition to resulting from a process of discussions at state conferences which culminated in the 1st National Conference on Ethics in Nursing. (AU)

Objetivo: analizar, en comparación con sus versiones anteriores, las innovaciones presentadas en el nuevo Código de Ética para Profesionales de Enfermería. Métodos: Investigación documental desarrollada a partir de la evaluación crítica de las cinco resoluciones del Consejo Federal de Enfermería que aprobó las diferentes versiones del Código de Ética, reconociendo que vivimos en una sociedad en la que la información se genera y comparte con tanta fugacidad, lo que nos trae de vuelta La necesidad de un conocimiento actualizado, combinado con la consecuente urgencia de adaptar la legislación. Resultados: El nuevo Código de Ética para Profesionales de Enfermería aprobado corresponde à la quinta reformulación, que se publica con la Resolución Cofen nº 564/2017 y trae cambios en su estructura y redacción, con la inclusión de nueva legislación. Conclusión: los cambios en la última edición revelan un documento actualizado e innovador que incorpora-las las disposiciones constitucionales más recientes y actualizadas vigentes a nivel nacional e internacional, además de ser el resultado de un proceso de debates en las conferencias estatales que culminó en la 1ª Conferencia Nacional de Ética en Enfermería. (AU)
Descritores: Códigos de Ética
-Ética Profissional
Legislação de Enfermagem
Profissionais de Enfermagem
Responsável: BR1898.2 - Biblioteca


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Id: biblio-1253718
Autor: Lira Weldt, Luis F.
Título: Los principios de la bioética y la reumatología / The principles of bioethics and rheumatology
Fonte: Rev. chil. reumatol;33(2):69-71, 2017.
Idioma: es.
Descritores: Reumatologia
Bioética/educação
-Relações Médico-Paciente
Ética Profissional
Reumatologistas/legislação & jurisprudência
Reumatologistas/ética
Limites: Humanos
Responsável: CL30.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1252782
Autor: Mondrzak, Viviane Sprinz.
Título: Por uma ética institucional / In favor of institutional ethics / Por una ética institucional
Fonte: Rev. psicanal;27(3):669-683, Dezembro 2020.
Idioma: pt.
Resumo: O presente trabalho procura discutir aspectos relativos à construção de uma ética institucional nas sociedades psicanalíticas, ética esta que inclua um olhar para o funcionamento da própria instituição, e não somente para uma ética individual do psicanalista. Parte das ideias de Henri Atlan, importante pensador da complexidade, assim como das contribuições da psicanálise para o tema, apresentando algumas reflexões pessoais com o intuito de expandir a discussão (AU)

This work intends to discuss aspects related to the construction of an institutional ethics in the psychoanalytic societies which includes a view over the functioning of the institution itself instead of only over the individual ethics pertinent to the psychoanalyst. It departs from ideas of Henri Atlan, an important thinker of complexity and his contributions of psychoanalysis to the theme, to bring some personal reflections in order to expand this discussion (AU)

El presente trabajo busca discutir aspectos relacionados con la construcción de una ética institucional en las sociedades psicoanalíticas, que incluya una mirada al funcionamiento de la propia institución, y no solo una ética individual del psicoanalista. Parte de las ideas de Henri Atlan, importante pensador de la complejidad y de las contribuciones del psicoanálisis al tema, para aportar algunas reflexiones personales para ampliar esta discusión (AU)
Descritores: Psicanálise
Ética Institucional
-Ética Profissional
Responsável: BR18.9


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Id: biblio-1037828
Autor: Przenyczka, Ramone Aparecida.
Título: Conflitos éticos no cuidado domiciliar de enfermagem / Ethical conflicts in nursing home care.
Fonte: Curitiba; s.n; 20111219. 164 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Paraná para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: A Enfermagem domiciliar está crescendo e com ela a necessidade de se examinar o padrão ético relacionado. O estudo da ética, na área da saúde, ainda é escasso e, em maior grau, na Enfermagem domiciliar. Assim, o objetivo desta pesquisa foi desenvolver um modelo teórico que contemple a vivência de conflitos éticos por enfermeiros no cuidado domiciliar. Trata-se de pesquisa qualitativa que utilizou como método a Teoria Fundamentada nos Dados. Foram entrevistados, por meio de entrevista semiestruturada, vinte e um enfermeiros que atuam no cuidado domiciliar há pelo menos um ano, subdivididos em três grupos amostrais. O primeiro grupo foi composto por nove enfermeiros de Unidades de Saúde com Estratégia Saúde da Família; o segundo foi formado por sete enfermeiros que trabalham em empresas privadas de home care; e o terceiro grupo amostral constituiu-se de cinco enfermeiros que atuam de forma autônoma no cuidado domiciliar. A coleta e análise simultânea dos dados ocorreram de outubro de 2010 a julho de 2011. O modelo teórico utilizado para interpretar o fenômeno °Vivenciando conflitos éticos no cuidado domiciliar de Enfermagem" foi o °seis C.s" adaptado, proposto por Glaser. A categoria central do fenômeno eleita foi °Reconhecendo os conflitos éticos em sentido amplo", sendo que a mesma possui um contexto especificado na categoria °Contextualizando a ética na prática profissional", causas em °Gênese dos conflitos éticos", uma contingência em °Encontrando dificuldades para a resolução de conflitos éticos", condições intervenientes em °Buscando estratégias para a resolução de conflitos éticos" as consequências na categoria °Implicacoes da vivência de conflitos éticos". O modelo teórico admitiu visualizar que diferentes conflitos éticos são vividos pelos enfermeiros, que os mesmos possuem uma origem em questões sociais e profissionais, que óbices são encontrados como os ligados à formacao, a profissão, a equipe, ao paciente/familiar e a outras instâncias; apesar disso, os profissionais adotam diferentes maneiras para a dissolução dos conflitos como são exemplos as estratégias subjetivas, institucionais e a rede de apoio; e que, como resultado, os enfermeiros necessitam de mais prática, eles conseguem diferenciar as situações vivenciadas no domicílio das de uma instituição hospitalar, expressam sentimentos positivos e negativos, resolvem os conflitos e registram os mesmos. Por fim, novos estudos devem ser concretizados sobre o assunto e considera-se que os enfermeiros devem realizar sua prática pautados nos princípios éticos da profissão.

Nursing home care has been growing, so is the need to examine the related ethical standard. Ethics study in the nursing area is still scanty, and in a higher degree, in nursing home care. Thus, this research aims to develop a theoretical model contemplating the ethical conflicts experienced by nurses in home care. It is a qualitative nursing study using grounded-theory methodology. Twenty-one (21) nurses, working in the home care area for at least one year, were interviewed by means of a semistructured interview, subdivided in three sampling groups. The first group entailed 9 nurses from health units with the Program of Family Health Strategy; the second group was taken up by 7 nurses from private home care agencies, and the third sampling group entailed 5 self-employed home care nurses. Simultaneous data collection and analysis were carried out from October, 2010 to July, 2011. The theoretical model used in order to interpret the phenomenon "Experiencing ethical conflicts in nursing home care" was the adapted "6 Cs" proposed by Glaser. The chosen core category of the phenomenon was "Acknowledging ethical conflicts in a broad sense", which has a specified context in the category "Contextualizing ethics in the professional practice", causes in "Emergence of ethical conflicts", a contingency in "Finding difficulties for the resolution of ethical conflicts", intervention conditions in "Searching for strategies to solve ethical conflicts", the consequences in the category "Implications of experience in ethical conflicts". The theoretical model enabled to elicit that different ethical conflicts are experienced by nurses, that they are originated in social and professional issues, that obstacles are found such as the ones related to the education, profession, the team, patient/family member and other instances; even so, professionals adopt different ways to solve conflicts, for example, subjective, institutional strategies and support networks; and that, consequently, nurses need more practice, they can distinguish home care situations from the ones at hospital settings, express positive and negative feelings, solve conflicts and report them. Concluding, further studies on the subject are necessary, and nurses are deemed to perform their practice guided by ethical principles in the profession.
Descritores: Enfermagem Domiciliar
Cuidados de Enfermagem
Assistência Domiciliar
Prática Profissional
Ética
-Ética Profissional
Enfermagem
Pesquisa Qualitativa
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico
BR501.1; 362.14, P973


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Id: lil-569774
Autor: Musso, Carlos.
Título: La comunicación de malas noticias: comentarios complementarios / The communication of bad news: complementary comments
Fonte: Evid. actual. práct. ambul;12(3):118-118, jul.-sept. 2009.
Idioma: es.
Resumo: El autor discute sobre algunos aspectos de la comunicación de malas noticias en la práctica clínica. Rescata que debe implicar el compromiso de ayudar al receptor del mensaje a transitar el camino que tendrá por delante, a nomentirle pero tampoco a someterlo a un "encarnizamiento informativo", evitando que escuche información para la que todavía pueda no estar preparado; y eventualmente, aceptando los mecanismos de defensa que pueda poner en juego para aliviar el dolor ante dicha situación.
Descritores: Comunicação em Saúde
Relações Médico-Paciente
Ética Médica
Ética Profissional
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1223740
Autor: Silva, Ana Carolina de Moraes; Oliveira, Amanda Carolina Pagan de; Almeida, Guilherme Severo Lins de; Maireno, Daniel Polimeni.
Título: Incidência da escuta psicanalítica no processo de triagem no âmbito do serviço-escola de psicologia: um relato de experiência / Incidence of psychoanalytic listening in the screening process within the serviceschool of psychology: an account of experience
Fonte: Rev. Bras. Psicoter. (Online);21(3):77-91, dez. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: A triagem consiste em uma entrevista inicial com intuito de coletar informações, compreender demandas e realizar encaminhamentos, sendo um procedimento padrão em serviços-escola de psicologia. Neste artigo, propomos discutir acerca da possibilidade de, a partir da perspectiva psicanalítica, ultrapassar esses objetivos. Buscou-se relatar as potencialidades do instrumento e a importância da escuta psicanalítica no serviço-escola através de um relato de experiência. Este relato foi construído a partir do atendimento de dois casos de triagem infanto-juvenis no estágio supervisionado de clínica psicanalítica com alunos do 3º ano de psicologia. Percebeu-se que por se tratar de crianças e adolescentes há uma maior complexidade, visto que a situação a ser escutada se estende do sujeito a uma família e geralmente é narrada por um outro interlocutor, não aquele que será atendido. Diante dos casos, a escuta analítica possibilitou se atentar ao discurso latente dos sujeitos, a fim de atender aos anseios que são da ordem do inconsciente. É por meio desta escuta que se tornou possível identificar quais conteúdos se apresentaram em meio às demandas e a quais sujeitos eles, de fato e mais intimamente, diziam respeito. Conclui-se que a escuta psicanalítica potencializa e enriquece o processo de triagem, permitindo direcionamentos mais efetivos.(AU)

The screening consists of an initial interview in order to collect information, understand demands and make appointments, being a standard procedure in psychology school services. In this article, we propose to discuss about the possibility of, through out the psychoanalytic perspective, overcoming these objectives. We sought to report on the potentialities of the instrument and the importance of psychoanalytic listening in the school service over an experience report. This report was constructed from the attendance of two cases of infant-juvenile screening in the supervised psychoanalytic clinic with students of the 3rd year of psychology. It was noticed that because of their being children and teenager there is a greater complexity, since the situation to be heard extends from the subject to a family and is usually pronounced by another interlocutor, not the one that will be attended to. Fronting the cases, the analytical listening made it possible to attend to the latent discourse of the subject, in order to attend to the desires that are of order of the unconscious. It is through this listening that it has become possible to identify which contents present themselves in the center of the demand and to which subjects they, in fact and more closely, concern. It is concluded that psychoanalytic listening enhances and enriches the screening process, allowing more directions that are effective.(AU)

El proceso de clasificación consiste en una entrevista inicial para recopilar información, comprender las demandas y hacer citas médicas, siendo un procedimiento estándar en los servicios escolares de psicología. En este artículo, nos proponemos discutir sobre la posibilidad de, a través de la perspectiva psicoanalítica, superar estos objetivos. Intentamos informar sobre las potencialidades del instrumento y la importancia de la escucha psicoanalítica en el servicio escolar a través de un informe de experiencia. Este se construyó a partir de la asistencia de dos casos de cribado infantil-juvenil em la clínica psicoanalítica supervisada com estudiantes de 3er año de psicología. Se notó que, debido a que son niños y adolescentes, existe una mayor complejidad, ya que la situación que se escuchará se extiende desde el sujeto a una familia y generalmente es pronunciada por otro interlocutor, no el que será atendido. Frente a los casos, la escucha analítica hizo posible atender el discurso latente del sujeto, a fin de atender los deseos que son de orden del inconsciente. Es a través de esta escucha que se ha hecho posible identificar qué contenidos se presentan enel centro de la demanda y a qué temas, de hecho y más de cerca, se refieren. Se concluye que la escucha psicoanalítica mejora y enriquece el proceso de clasificación, permitiendo más direcciones que son efectivas.(AU)
Descritores: Psicanálise
Triagem
Ética Profissional
Entrevista Psicológica
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR556.1 - Biblioteca Centro de Estudos Luis Guedes


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Id: lil-739193
Autor: González García, Nery de la Caridad.
Título: Violación ética inaceptable / An Unacceptable Ethical Violation
Fonte: Rev. cuba. inform. méd;4(2), sep.-dic. 2012.
Idioma: es.
Resumo: La Informática es una industria estratégica por su capacidad para impactar en todos los sectores de la economía y la sociedad, y en los procesos inherentes a ellos. La investigación científica se beneficia de los progresos de la Informática e incluso han surgido ciencias que generan nuevos campos de investigación aplicada: la Informática Médica, la Geomática y la Bioinformática son un ejemplo de ello. Los investigadores de cualquier rama encuentran en las modernas computadoras y su capacidad para intercomunicarse un aliado que les permite ahorrar tiempo, estar al tanto de todo lo que se publica en el mundo en relación con su trabajo y comunicar de manera fluida y universal los resultados de sus investigaciones e innovaciones. Desde hace más de dos décadas es posible, y cada vez con mayor facilidad, ponerse al día en lo que respecta a nuestros intereses de cualquier tipo a través de Internet. El acceso a la información disponible en la Red de redes es una necesidad. No disponer de conectividad o de acceso pleno a la información científica que esta nos facilita, o incluso que la conectividad no sea rápida, constituye un obstáculo que no se puede desdeñar. A pesar de los problemas con el ancho de banda, en nuestro país los profesionales de la Salud tienen acceso a la información más actualizada a nivel mundial en esta rama a través de Infomed, lo que constituye una fortaleza para el sistema nacional de salud cubano. Al mismo tiempo, este hecho genera oportunidades al hacer asequible al profesional cubano del campo de la salud la posibilidad de dar a conocer los resultados de su trabajo científico, técnico y...(AU)
Descritores: Informática Médica/ética
Biologia Computacional/ética
Acesso à Informação
Ética Profissional/educação
Análise Espacial
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-978727
Autor: Balseiro Rodríguez, Jorge Lino; Mella Herrera, Liuba; Errasti García, Mairin Yanet; Mesa Alfonso, Liset; Herrera Perdomo, Deisy; Ramos Díaz, Adrian.
Título: La actividad de la tutoría en las carreras de las ciencias médicas / Tutorship in Medical Sciences specialties
Fonte: Rev. medica electron;40(6):2186-2202, nov.-dic. 2018.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN La tutoría en la Educación Superior actual, se desarrolla de forma flexible y se acomoda a cada uno de los estudiantes de acuerdo con su personalidad, intereses, conocimientos, capacidades, nivel de dificultades y avances. Es un sistema de educación que a la vez que atiende las características personales del estudiante de manera individualizada, actúa dentro de un sistema de educación colectiva, contribuyendo a la formación integral de los estudiantes. Dentro de esta modalidad académica juega un papel integrador el tutor ya que es el que realiza el trabajo hombre a hombre en aras de lograr un profesional de la salud con una concepción humana capaz de lograr los reto de la sociedad moderna, además es el eje fundamental en la preparación profesional, por lo que debe ejercer un conjunto de influencias educativas e instructivas para que el estudiante logre apropiarse de las habilidades, hábitos y valores que son indispensables en su formación. El objetivo del trabajo consiste en valorar la tutoría en la educación superior haciendo énfasis en la educación médica (AU).

ABSTRACT Tutorship in the current High Education develops in a flexible way, and is adjusted to every one of the students, according to their personality, interests, knowledge, skills, difficulties level and advances. It is an educational system that, while pays attention to the student's personal characteristics in an individual way, behaves inside a system of collective education, rendering contribution to the comprehensive training of the students. In this academic way, the tutor plays an integrative role, because he is the one who carries out the man-to-man work for the sake of training a health professional with a human conception able of affronting the challenges of the modern society. Besides that, he is the main stone in the professional training, and therefore has to exert a whole of educative and training influences to make the student to develop skills, habits and values that are essential in his training. The objective of this paper is to assess tutorship in High Education, making emphasis in medical education (AU).
Descritores: Educação Vocacional
Mentores
Educação Médica
Ética Médica
Ética Profissional
Capacitação Profissional
Tutoria/ética
-Pesquisa
Educação Superior
Tutoria/métodos
Capacitação de Professores
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Comentário
Responsável: CU424.1 - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas



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