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Id: lil-777465
Autor: Berrerril, Lucila Cárdenas.
Título: THE HUMANISM IN THE PRACTICE AND FORMATION OF NURSING: A TRANSFORMING PROCESS / O HUMANISMO NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DA ENFERMAGEM: UMA ESPERANÇA TRANSFORMADORA / EL HUMANISMO EN LA FORMACIÓN Y PRÁCTICA DE ENFERMERÍA: UNA ESPERANZA TRANSFORMADORA
Fonte: Texto & contexto enferm;25(1):editorial, 2016.
Idioma: en.
Descritores: Enfermagem
Esperança
Humanismo
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: biblio-977687
Autor: Santos, Bianca Marques dos; Silva, Rose Mary Costa Rosa Andrade; Pereira, Eliane Ramos; Joaquim, Fabiana Lopes; Goés, Ticiane Roberta Pinto.
Título: Nursing students' perception about humanized care: an integrative review / La percepción de los estudiantes de Enfermería sobre el cuidado humanizado: una revisión integrativa / A percepção dos estudantes de Enfermagem sobre o cuidado humanizado: revisão integrativa
Fonte: Rev. bras. enferm;71(supl.6):2800-2807, 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To analyze the productions of knowledge about the students' perception of humanized care. Method: Study of bibliographical revision of the integrative type. The databases Pubmed, Lilacs, Cuiden and the SciELO virtual library were chosen for selection in October 2017, using the health descriptors "Students, Nursing", "Perception" and "Humanization of assistance", in the languages Portuguese, English and Spanish. Results: Only eight studies were included that met the objectives of the study, where the majority portrays the Brazilian reality. Conclusion: Given the current discussion of society on the subject and the scarcity of publications, it is clear the need to adapt the academic field to complaints of society, as well as reflection of why the problem does not have a significant approach in international setting.

RESUMEN Objetivo: Analizar las producciones del conocimiento sobre la percepción de los estudiantes de Enfermería acerca del cuidado humanizado. Método: Estudio de revisión bibliográfica del tipo integrativa. Se utilizó para la selección de los artículos las bases Pubmed, Lilacs, Cuiden y la biblioteca virtual SciELO, en el mes de Octubre de 2017, con el uso de los descriptores en salud "estudiantes de Enfermería", "percepción" y "humanización de la asistencia", en los idiomas portugués, inglés y español. Resultados: Se incluyeron sólo ocho estudios que se adecuaron a los objetivos del estudio, y la mayoría retrata la realidad brasileña. Conclusión: En vista de la actual discusión de la sociedad sobre la temática y la escasez de publicaciones, es clara la necesidad de adecuación del campo académico a las quejas de la sociedad, así como la reflexión del por qué la problemática no tiene un enfoque significativo en el escenario internacional.

RESUMO Objetivo: Analisar as produções do conhecimento sobre a percepção dos estudantes de Enfermagem acerca do cuidado humanizado. Método: Estudo de revisão bibliográfica do tipo integrativa. Utilizando-se para seleção as bases Pubmed, Lilacs, Cuiden e a biblioteca virtual SciELO, no mês de outubro de 2017, com o uso dos descritores em saúde "estudantes de Enfermagem", "percepção" e "humanização da assistência", nos idiomas português, inglês e espanhol. Resultados: Foram incluídos apenas oito estudos que se adequaram aos objetivos do estudo, onde a maioria retrata a realidade brasileira. Conclusão: Tendo em vista a atual discussão da sociedade sobre a temática e a escassez de publicações, fica clara a necessidade de adequação do campo acadêmico às queixas da sociedade, bem como a reflexão do porquê a problemática não ter uma abordagem significativa no cenário internacional.
Descritores: Percepção
Estudantes de Enfermagem/psicologia
Humanismo
Cuidados de Enfermagem/métodos
-Cuidados de Enfermagem/psicologia
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1013558
Autor: Melo, Rosa Cândida Carvalho Pereira de; Costa, Paulo Jorge; Henriques, Liliana Vanessa Lúcio; Tanaka, Luiza Hiromi; Queirós, Paulo Joaquim Pina; Araújo, João Pärtel.
Título: Humanitude in the humanization of elderly care: experience reports in a health service / Humanitude en la humanización de la asistencia a ancianos: un relato de experiencia desde un servicio de salud / Humanitude na humanização da assistência a idosos: relato de experiência em um serviço de saúde
Fonte: Rev. bras. enferm;72(3):825-829, May.-Jun. 2019.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To describe the experience in the implementation of the Humanitude Care Methodology (MCH) in the humanization of care for the elderly. Methodology: This is an experience report about the implementation of the MCH, in a Health Service in Portugal, with capacity for 30 elderly people, most of them having cognitive alterations. Results: The implementation of the MCH has shown positive results in the humanization of care for the elderly, namely in the reduction of agitation behaviors and better acceptance of care. There was a change in organizational culture, more focused on the person and on the humanization of care. Conclusion: The results reflect the need to introduce innovative care methodologies in the training of health professionals, with a focus on interaction, for a professionalized relational care that dignifies the person cared for and the care giver.

RESUMEN Objetivo: Describir la experiencia de los profesionales de salud en la implementación de la Metodología de Cuidado Humanitude (MCH) con personas mayores. Método: Se trata de un relato de experiencia sobre la aplicación de la MCH en un servicio de salud en Portugal, con capacidad para 30 personas ancianas, la mayoría con alteraciones cognitivas. Resultados: La implementación de la MCH demostró resultados positivos en la humanización de la asistencia a los ancianos, en particular en la reducción de los comportamientos de agitación y mejor aceptación del cuidado. Se verificó un cambio en la cultura organizacional, más enfocada en la persona y en la humanización de la asistencia. Conclusión: Los resultados apuntan la necesidad de introducir metodologías de cuidado innovadoras en la formación de los profesionales de salud, con enfoque en la interacción, para un cuidado relacional profesionalizado que dignifique a la persona cuidada y a los cuidadores.

RESUMO Objetivo: Relatar a experiência vivida durante a implementação da Metodologia de Cuidado Humanitude na humanização da assistência a idosos. Métodos: Trata-se de um relato de experiência sobre a implementação da Metodologia de Cuidado Humanitude em um Serviço de Saúde, em Portugal, com lotação para 30 idosos, tendo a maioria alterações cognitivas. Resultados: A implementação da Metodologia de Cuidado Humanitude demonstrou resultados positivos na humanização da assistência aos idosos, nomeadamente na redução dos comportamentos de agitação e melhor aceitação do cuidado. Verificou-se mudança na cultura organizacional, mais focada na pessoa e na humanização da assistência. Conclusão: Os resultados refletem a necessidade de introduzir metodologias de cuidado inovadoras na formação dos profissionais de saúde, com foco na interação, para um cuidado relacional profissionalizado que dignifique a pessoa cuidada e quem cuida.
Descritores: Assistência à Saúde/normas
Geriatria/normas
Humanismo
-Cultura Organizacional
Assistência de Longa Duração/métodos
Assistência de Longa Duração/normas
Assistência Centrada no Paciente/métodos
Assistência Centrada no Paciente/normas
Assistência à Saúde/métodos
Geriatria/métodos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Shimo, Antonieta Keiko Kakuda
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Id: biblio-1057727
Autor: Mata, Júnia Aparecida Laia da; Shimo, Antonieta Keiko Kakuda.
Título: Art of Maternal Womb Painting: term, concept, and technique / Arte de la Pintura del Vientre Materno: termo, concepto y técnica / Arte da pintura do ventre materno: termo, conceito e técnica
Fonte: Rev. bras. enferm;72(supl.3):32-40, 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: to present the term, concept and technique of art of maternal womb painting. Method: a theoretical, exploratory and qualitative study. Results: from the results, the concept was elaborated and based on linguistic, philosophical and specialized perspective. The concept and technique of Art of Maternal Womb Painting were guided by humanism and holism. Final considerations: this study can broaden the visibility of this visual art and insert it in the obstetrics, as well as its adoption by nurses, midwives and other health professionals in humanistic and holistic care for maternal health.

RESUMEN Objetivo: presentar el término, el concepto y la técnica del arte de pintar el vientre materno. Método: estudio teórico, exploratorio y cualitativo. Resultados: a partir de los resultados, se elaboró el término, fundamentado en las perspectivas lingüística, filosófica y especializada, el concepto y la técnica del Arte de la Pintura del Vientre Materno, orientados por el humanismo y el holismo. Consideraciones finales: este estudio puede ampliar la visibilidad de esta arte visual, insertándola en el campo especializado de la obstetricia, así como su adopción por enfermeras, obstetras y otros profesionales de salud en el cuidado humanista y holístico a la salud materna.

RESUMO Objetivo: apresentar o termo, o conceito e a técnica da arte de pintar o ventre materno. Método: estudo teórico, exploratório e qualitativo. Resultados: a partir dos resultados, foram elaborados o termo, fundamentado nas perspectivas linguística, filosófica e especializada, o conceito e a técnica da Arte da Pintura do Ventre Materno, norteados pelo humanismo e o holismo. Considerações finais: este estudo pode ampliar a visibilidade desta arte visual, inserindo-a no campo especializado da obstetrícia, bem como a sua adoção por enfermeiras, obstetrizes e outros profissionais de saúde no cuidado humanista e holístico à saúde materna.
Descritores: Terapia pela Arte
Gestantes/psicologia
Humanismo
-Brasil
Limites: Humanos
Feminino
Gravidez
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-998050
Autor: De Simone, Gustavo G.
Título: Cuidados paliativos: una necesidad ineludible / Palliative care: an unavoidable necessity
Fonte: Bol. Acad. Nac. Med. B.Aires;93(1):131-144, ene.-jun. 2015. ilus, tab.
Idioma: es.
Conferência: Apresentado em: Encuentro Interacadémico, 3, Apresentado em: Principio y Fin de la Vida Humana, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, 22 mayo 2015.
Descritores: Cuidados Paliativos na Terminalidade da Vida/normas
Assistência ao Paciente/ética
-Equipe de Assistência ao Paciente
Bioética
Cuidados Paliativos na Terminalidade da Vida/tendências
Humanismo
Limites: Humanos
Responsável: AR1.1 - Biblioteca Rafael Herrera Vegas


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Id: lil-469252
Autor: Paini, Joseani Pichinin.
Título: Diálogo como cuidado: uma abordagem humanística junto aos acadêmicos de enfermagem / Dialogue as care: a humanistic approach next to nursing academicians
Fonte: Texto & contexto enferm;9(2,pt.2):632-645, maio-ago. 2000.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho trata-se de uma pesquisa convergente assistencial sobre o desenvolvimento do dialogo como cuidado: uma abordagem humanística junto aos acadêmicos de enfermagem da Universidade Regional Integrada - URI, Campos de Erechim e pacientes de uma clínica médica do Hospital de Caridade de Erechim, tendo como referencial teórico a ôteoria da prática humanística de Paterson & Zderadõ, onde a presença o encontro, o relacionamento, o chamado e a resposta, estiveram presentes, durante todo o desenvolvimento do trabalho...

This work is about a converging assistance research that focuses on the dialogue experienced as humanized care in the nursing educative process with the Universidade Regional Integrada URI Campus Erechim and the Caridade Hospital Medical Clinic Patients from Erechim. The objective was to mediate a humanistic view in the educative process of nursing principles on the graduation course, having as theoricak referential the Paterson & Zderad Humanistic Practice Theory were the presence, the reconnoiter, the relationship, the call and the answer, were present during all the work development...

Este trabajo trata de una investigación convergente asistencial sobre el desarrollo del diálogo como cuidado: un abordaje humanístico junto a los académicos de enfermería de la Universidad Regional Integrada - URI, Campus de Erechim y pacientes de una clínica médica del Hospital de Caridad de Erechim, teniendo como referencial teórica la ôTeoría de la Práctica Humanística de Paterson y Zderadõ, donde la presencia, el encuentro, la relación, el llamado y la respuesta estuvieron presentes durante todo el desarrollo del trabajo...
Descritores: Acolhimento
Cuidados de Enfermagem
Educação em Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
Humanismo
Pesquisa em Enfermagem Clínica
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: lil-778440
Autor: Barreto, Camila Nunes; Wilhelm, Laís Antunes; Silva, Silvana Cruz da; Alves, Camila Neumaier; Cremonese, Luiza; Ressel, Lúcia Beatriz.
Título: “O Sistema Único de Saúde que dá certo”: ações de humanização no pré-natal / “El Sistema Único de Salud que funciona”: acciones de humanización en el prenatal / “The Unified Health System that works”: actions of humanization of prenatal care
Fonte: Rev. gaúch. enferm;36(spe):168-176, 2015.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Entender como ocorre a aproximação dos pressupostos de humanização das políticas públicas e dos programas de saúde propostos pelo Ministério da Saúde na práxis da atenção pré-natal de risco habitual. Método Estudo de campo, descritivo exploratório de abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada de fevereiro a junho de 2014, com observação participante e entrevista semiestruturada, em quatro unidades de saúde da família, tendo a participação de cinco enfermeiros e três médicos. Quanto à análise de dados, optou-se pela Proposta Operativa. Resultados As categorias reveladas neste estudo que promoveram a humanização da atenção pré-natal foram: a aproximação e a vinculação da gestante e de sua família com as unidades de saúde da família e a educação permanente como facilitadora da humanização no pré-natal. Conclusões Compreende-se que para a aproximação de uma atenção humanizada é necessário um olhar ampliado frente às singularidades das mulheres.

RESUMEN Objetivo conocer cómo sucede el acercamiento a los presupuestos de humanización de políticas públicas y programas de salud propuestos por el Ministerio de Salud en la praxis de atención prenatal de riesgo habitual. Método estudio de campo, descriptivo, exploratorio y cualitativo. La investigación se realizó entre febrero y junio de 2014, con observación participante y entrevistas semiestructuradas en cuatro unidades de salud de la familia, participaron cinco enfermeros y tres médicos. En cuanto a análisis de datos se optó por Propuesta Operativa. Resultados las categorías reveladas en este estudio que promueve humanización de atención prenatal fueron: El acercamiento y vinculación de la mujer embarazada y su familia con las unidades de salud de la familia y la educación permanente como facilitador de humanización de atención prenatal. Conclusiones se entiende que para aproximar a una atención humanizada se necesita una mirada más grande por delante a las singularidades de las mujeres.

ABSTRACT Objective to know how the approach of public policy humanization prerequisites and health programs proposed by the Ministry of Health occur in the practice of prenatal of care usual risk. Method field study, exploratory descriptive qualitative approach. The survey was conducted from February to June 2014, with participant observation and semi-structured interviews in four family health units where five nurses and three doctors attended. Operative Proposal was chosen for data analysis. Results the categories revealed in this study that promoted the humanization of prenatal care were: The approach and linking of pregnant woman and their family to family health units and Permanent education as a facilitator for humanization in prenatal care. Conclusions it is understood that to approach humanized attention, an enlarged look in face of women’s singularities is required.
Descritores: Assistência à Saúde/normas
Cuidado Pré-Natal/normas
-Humanismo
Limites: Feminino
Humanos
Gravidez
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-437861
Autor: Hernández Posada, Ángela Susana.
Título: Algunas consideraciones acerca de los valores humanos y el profesional de enfermería / Some considerations about the human values and the nursing professional
Fonte: Aquichan;1(1):14-17, oct. 2001.
Idioma: es.
Resumo: El presente artículo analiza algunos aspectos relacionados con los valores y actitudes como elementos básicos en la formación del profesional de enfermería, puesto que gran parte de la práctica de enfermería se relaciona con la fundamentación teórica y los conocimientos técnicos y científicos; se dejan un poco de lado la formación humanística y la ética, que constituyen aspectos esenciales para el desempeño de una profesión que se desarrolla a través de las relaciones humanas.Por lo tanto, el conocimiento y la formación ética del profesional de enfermería deben fortalecerse durante sus etapas de formación, tanto en el pregrado como en el postgrado, ya que el enfermero trabaja bajo la influencia de una escala de valores profesional y personal cuando entra en relación con los pacientes, y en algunos momentos los valores del profesional de enfermería pueden entrar en conflicto con los del paciente. De acuerdo con la American Association of Colleges of Nursing, que planteó algunos valores como esenciales en la práctica de la enfermería profesional, se debería tener en cuenta que las actitudes y los valores en cuanto contenidos educativos no comparten la misma estructura formal y material que los conceptos o principios identificados comúnmente como contenidos instructivos o conocimientos, ya que son las convicciones básicas las que sirven de criterio para orientar la propia vida y las disposiciones personales para hacer o dejar de hacer algo, preferir un curso u otro de acción, o estar dispuesto a comportarse de una manera determinada. Por ello, es importante utilizar estrategias particulares para la enseñanza y la evaluación, fundamentadas en métodos cualitativos
Descritores: Enfermagem Holística/instrumentação
Enfermagem Holística/métodos
Enfermagem Holística/normas
Enfermagem Holística
Enfermagem Holística/tendências
Enfermagem/classificação
-Enfermagem/estatística & dados numéricos
Enfermagem/instrumentação
Enfermagem/métodos
Enfermagem/normas
Enfermagem
Enfermagem/tendências
Humanismo
Ética em Enfermagem/educação
Ética em Enfermagem/história
Responsável: CO243.1 - Biblioteca Octavio Arizmendi Posada


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Id: lil-710141
Autor: Mongiovi, Vita Guimarães; Anjos, Rita de Cássia Cordeiro Bastos Leite dos; Soares, Suellem Beatriz Holanda; Lago-Falcão, Tânia Maria.
Título: Reflexões conceituais sobre humanização da saúde: concepção de enfermeiros de Unidades de Terapia Intensiva / Conceptual reflections on health humanization: conception of nurses from Intensive Care Units / Reflexiones conceptuales sobre la humanización de la salud: la óptica de los enfermeros de Unidades de Cuidados Intensivos
Fonte: Rev. bras. enferm;67(2):306-311, Mar-Apr/2014.
Idioma: pt.
Resumo: A Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do Sistema Único de Saúde se configura como uma política pública complexa que abarca os aspectos estruturais, técnicos e relacionais do serviço de saúde, não estabelecendo as demarcações de suas atividades e com isso também uma deficiência em termos conceituais da humanização. Este estudo teve por objetivo realizar uma reflexão acerca da humanização da saúde, através de uma análise conceitual do próprio termo na interpretação das falas de enfermeiros assistencialistas atuantes em Unidades de Terapia Intensiva, coletadas numa pesquisa qualitativa. Concluiu-se que os enfermeiros possuem uma compreensão intuitiva sobre a definição de humanização, entendendo a necessidade da realização de uma assistência holística para além da mera técnica e abarcando igualmente desde aspectos fisiológicos, psicológicos, sociais e espirituais do cuidado. Ao mesmo tempo demonstram o despreparo na formação profissional para a execução dessa assistência dita humanizada.

The National Policy of Care Humanization and Health System Management are configured as a complex public policy which encompasses the structural, technical and relational aspects of the health service. However, this policy has failed at establishing the boundaries of its activities and the conceptual aspects of the humanization term. This study aimed to perform a reflection about the humanization of health through a conceptual analysis of the term itself and in the interpretation of speeches of nurses working in Intensive Care Units, collected in a qualitative research. It was concluded that nurses have an intuitive insight of the definition of humanization, understanding the necessity of conducting a holistic assistance beyond mere technique and also covering the physiological, psychological, social and spiritual aspects of care. At the same time they demonstrate the lack of preparation in professional education for the implementation of this humanized assistance.

La Política Nacional de Humanización de la Atención y Gestión del Sistema de Salud se configura como una política pública compleja que abarca los aspectos estructurales, técnicos y relacionales de los servicios de salud, mas no establece los límites de sus actividades y también presenta una discapacidad en términos conceptuales de la humanización. Este estudio tiene como objetivo desarrollar una reflexión sobre la humanización de la salud, a través de un análisis conceptual del término en sí mismo y en la interpretación de los discursos de las enfermeras que trabajan en Unidades de Cuidados Intensivos, colectados por medio de entrevistas semi-estructuradas en una investigación cualitativa. Se concluyó que las enfermeras tienen una comprensión intuitiva de la definición de la humanización, comprendiendo la necesidad de llevar a cabo una asistencia integral más allá de la mera técnica, que abarca también desde la atención fisiológica, psicológica, social y espiritual. Al mismo tiempo, muestran la falta de preparación en la formación profesional para la ejecución de esta asistencia humanizada.
Descritores: Atitude do Pessoal de Saúde
Cuidados Críticos/normas
Humanismo
Unidades de Terapia Intensiva
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-512137
Autor: Souza, Juliana Caldas de; Lima, Juliana de Oliveira Roque e; Munari, Denize Bouttelet; Esperidião, Elizabeth.
Título: Ensino do cuidado humanizado: evolução e tendências da produção científica: [revisão] / Enseñanza del cuidado humanizado: evaluación y tendencias de la producción cientifica: [revisión] / Teaching of the humanized care: evaluation and trends of the scientific production: [review}
Fonte: Rev. bras. enferm;61(6):878-882, nov.-dez. 2008. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Desde a divulgação das Diretrizes Curriculares de Enfermagem os cursos de graduação têm missão de formar enfermeiros generalistas, críticos, reflexivos e humanistas, o que requer esforços das instituições formadoras na busca de estratégias que viabilizem desenvolvimento dessas habilidades. Estudo descritivo, exploratório de natureza bibliográfica, teve objetivo de analisar a produção cientifica em periódicos nacionais sobre ensino do cuidado humanizado na graduação em enfermagem entre 1990/2008. A ocorrência dessa produção nos periódicos estudados sinaliza tendência de expansão do ensino do cuidado humanizado na formação do enfermeiro. Na análise identificamos a contribuição das Diretrizes Curriculares, além de estratégias facilitadoras no ensino do cuidado humanizado. Para o desenvolvimento dessa competência é fundamental ênfase nessa dimensão na formação acadêmica e a educação permanente.

From the divulgation of the Curricular Directories of Nursing the degree courses have the mission of to form generalist, critical, reflexive and humanist nurse, what requests efforts of the education institutions in the search of strategies that make possible the development of those abilities. Descriptive study of exploratory of bibliographical nature, had as objective to analyze scientific production in nationals periodic about teaching of the humanized care on the graduation in nursing, among 1990/2008. The occurrence of the production the studied newspapers us allows to affirm that there is a tendency each time bigger about the nurse formation in what he concerns the teaching of the humanized care. In the analysis we identified the Curricular Directories contribution, besides facilitative strategies in the teaching of the humanized care. For the development of that competence it is fundamental emphasis in that dimension in the academic formation and the permanent education.

Desde la divulgación de los Directorios Curriculares de Enfermería los cursos de graduación tienen la misión de formar el enfermero generalista, crítico, reflexivo y humanista, lo que pide esfuerzos de las instituciones de educación en la búsqueda de estrategias que hacen posible el desarrollo de esas habilidades. La ocurrencia de esta en los periódicos estudiados señaliza una tendencia de expansión de la enseñanza del cuidado humanizado en la formación del enfermero. En el análisis nosotros identificamos la contribución de los Directorios Curriculares, además de las estrategias que facilitan la enseñanza del cuidado humanizado. Para el desarrollo de esa competencia es fundamental énfasis en esa dimensión en la formación académica y la educación permanente.
Descritores: Educação em Enfermagem
Humanismo
Editoração/tendências
-Brasil
Responsável: BR1.1 - BIREME



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