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Id: biblio-1023330
Autor: Blengio Valdés, Mariana.
Título: La dignidad humana como parámetro de interpretación en fuentes de derecho internacional de los derechos humanos y bioética ¿La definición inexistente? / Human dignity as parameter of interpretation in sources of international human rights law and bioethics. The inexistent definition?
Fonte: Inmanencia (San Martín, Prov. B. Aires);6(1):169-174, 2017.
Idioma: es.
Resumo: Reflexionar sobre el concepto de dignidad humana constituye una ardua tarea para el jurista. Su abordaje filosófico resulta de gran utilidad para comprender su dimensión siendo referencia ineludible a la hora de procurar una definición del concepto. Su anclaje en materia jurídica reviste singularidades que arrojan matices complejos al momento que se hace referencia expresa al concepto mismo de la dignidad en las fuentes de Derecho Internacional de los Derechos Humanos y de la Bioética. A los efectos de abordar el tema en el plano jurídico y acotándonos al análisis normativo, se realiza una descripción sobre la inclusión de la dignidad humana en las diversas normas de Derecho Internacional de los Derechos Humanos para luego formular su entronque con el Derecho Internacional de la Bioética, disciplina que desafía los nuevos desarrollos jurídicos en el derecho comparado. Una vez constatada la forma en la cual se ha incorporado la dignidad humana en el ordenamiento jurídico de fuente internacional se realizan algunas reflexiones sobre las particularidades y carencias que ésta ofrece en materia de interpretación jurídica a la luz de las normas consagradas en las principales fuentes. El objetivo de esta reflexión radica en ofrecer a los operadores del derecho elementos que les permitan comprender las dificultades en materia interpretativa a los efectos de proyectar y asegurar la efectiva protección de los derechos humanos

To ponder on the concept of human dignity constitutes a daunting task for jurists. Its philosophical approach is extremely useful in order to understand its dimension, and it is an unavoidable reference to attempt a definition of this concept. Its fixation in the legal field presents peculiarities which shed complex nuances at the time in which explicit reference is made to the very concept of dignity within the sources of the International Law of Human Rights and Bioethics. For the purpose of approaching the subject in the legal field and bounded to a normative analysis, a description about the inclusion of human dignity in the diverse regulations on the International Law of Human Rights is drawn, in order to later formulate its junction with the International Law of Bioethics, a discipline which challenges the new legal developments in Comparative Law. Having noted, the way in which human dignity has been introduced in the legal order of international source, the article mentions some considerations regarding the peculiarities and eficiencies that it provides in the field of legal interpretation in light of the rules enshrined on the main sources. The aim of these thoughts is to provide legislators with elements that allow them to understand interpretation hardships for the purposes of the projection and assurance of the effective protection of human rights

Refletir sobre o conceito de dignidade humana constitui uma árdua tareia para o jurista. E necessária uma abordagem filosófica para compreender sua dimensão e inescusável para uma definição do mesmo. Seus fundamentos jurídicos têm aspectos singulares com nuances complexas na hora de ser referido o próprio conceito da dignidade nas fontes do Direito Internacional dos Direitos Humanos e da Bioética. Para a abordagem jurídica do assunto, e focando-nos na análise normativa, descreemos a inclusão da dignidade humana nas diferentes normas do Direito Internacional dos Direitos Humanos e depois estabelecemos a relação com a Bioética, disciplina que desafia os novos desenvolvimentos jurídicos no Direito Comparado. Após comprovada a forma de incorporação da dignidade humana na ordem jurídica de fonte internacional, refletimos sobre as particularidades e carências (deficiencias) de sua interpretação jurídica à luz das normas consagradas nas principais fontes. Esta reflexão tem por objetivo oferecer aos agentes elementos para compreender as dificuldades em matéria de interpretação para projetar e garantir a efetiva proteção dos Direitos Humanos
Descritores: Bioética
Pessoalidade
Direitos Humanos
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Relatório Técnico
Responsável: AR392.1 - Biblioteca


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Id: biblio-912087
Autor: Pinto, Boris Julián; Goméz, Ana Isabel; Marulanda, Juanita; León, Andrés Hernán.
Título: Necroética: el cuerpo muerto y su dignidad póstuma / Necroética: the dead body and its posthumous dignity
Fonte: Repert. med. cir;27(1):55-64, 2018.
Idioma: en; es.
Resumo: La atribución de dignidad humana y derechos fundamentales se ha predicado casi exclusivamente en relación con la persona que puede expresar intereses, desplegar decisiones autónomas y asumir responsabilidades. En este artículo defendemos la tesis según la cual es posible atribuir la noción de dignidad póstuma a la persona muerta, de lo cual se derivan derechos y obligaciones en el tratamiento de su cadáver y componentes histopatológicos, así como referentes a la validación de sus intereses, deseos y creencias expresados en vida, lo cual es ratificado por las disposiciones normativas vigentes en nuestro país. A partir del concepto de necroética, sostenemos la naturaleza comunitaria de la muerte y las implicaciones prácticas del reconocimiento de la dignidad póstuma en la enseñanza de la medicina, la realización de autopsias con fines médicoforenses y la disposición de cuerpos para la exhibición pública.

The attribution of human dignity and fundamental rights has been preached almost exclusively in relation to the person who can express interests, display autonomous decisions and assume responsibilities. In this article we defend the thesis according to which it is possible to attribute the notion of posthumous dignity to the dead person, from which rights and obligations derive in the treatment of his corpse and histopathological components, as well as referring to the validation of his interests, wishes and beliefs expressed in life, which is ratified by the regulations in force in our country. Based on the concept of necroethics, we support the community nature of death, and the practical implications of the recognition of posthumous dignity in the teaching of medicine, the performance of autopsies for medical-forensic purposes and the disposition of bodies for public exhibition.
Descritores: Bioética
Dissecação
-Cadáver
Pessoalidade
Medicina Legal
Limites: Seres Humanos
Responsável: CO304.1 - Biblioteca Arturo Aparicio Jaramillo


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Id: biblio-949310
Autor: Alvarado Marambio, José Tomás; Santos Alcántara, Manuel J.
Título: Ethical Problems with the Preimplantation Genetic Diagnosis of Human Embryos / Problemas éticos con el diagnóstico genético preimplantacional de embriones humanos / Problemas éticos com diagnóstico pré-implantacional de embriões humanos
Fonte: Acta bioeth;24(1):75-83, jun. 2018.
Idioma: en.
Resumo: Abstract: 14. The purpose of preimplantation genetic diagnosis by embryonary biopsy is to identify genetic alterations prior to the implantation of embryos produced by in vitro fertilization. The most important aim is the selection of genetically healthy embryos due to their genetic indemnity, but it can also be used to select the sex or, eventually, other detectable traits accrding to the wishes of the parents. This procedure has been the subject of scientific debates, in relation to the harm that it can cause to healthy embryos that are going to be implanted, and in relation to the interpretation of the genetic tests made. Ethical debates have also focused on the production of and respect for the life and the integrity of developing human beings. In this work, it is argued that most of the uses of PGD are morally reprehensible, because they are done with disregard to the dignity that should be granted to embryos as human persons.

Resumen: 18. El diagnóstico genético preimplantacional (DGP) mediante biopsia embrionaria tiene como objeto la detección de alteraciones genéticas previamente a la implantación de embriones producidos por fertilización in vitro (FIV). Su finalidad más significativa es la selección de embriones por su indemnidad genética. También se puede emplear para seleccionar el sexo o eventualmente otras características detectadas según el deseo de los padres. Este procedimiento ha sido objeto de debates en el ámbito científico, por el eventual daño que puede ocasionar la técnica en embriones sanos que serán implantados y por las interpretaciones de los exámenes genéticos realizados. También ha sido objeto de debates en el ámbito ético-antropológico, en cuanto a la producción y al respeto a la vida e integridad de los seres humanos en desarrollo. En este trabajo se argumenta que los usos que se hacen del DGP son, en su gran mayoría, moralmente reprochables, por hacerse con desprecio de la dignidad que debe darse al embrión como persona humana.

Resumo: 22. O Diagnóstico genético pré-implantacional (PGD) por meio de biópsia embrionária visa a identificação de alterações genéticas prévias à implantação de embriões produzidos por fertilização in vitro (FIV). Seu propósito mais significativo é a seleção de embriões por sua característica genética. Ele também pode ser usado para selecionar o sexo ou, eventualmente, outras características identificadas de acordo com os desejos dos pais. Este procedimento tem sido tema de debate em âmbito científico, por eventual dano que pode ocaciosionar a técnica em embriões saudáveis que serão implantados e pela interpretações dos exames genéricos realizados. Ele também tem sido objeto de debate na área ético-antropológica, no que concerne a produção e o respeito à vida e integridade do ser humano em desenvolvimento. Este artigo argumenta que os usos que são feitos do PGD são, em sua grande maioria, moralmente condenáveis, por ser instrumentalizado com desrespeito pela dignidade que deve ser dada ao embrião como uma pessoa humana.
Descritores: Fertilização In Vitro
Diagnóstico Pré-Implantação/ética
Pessoalidade
Pesquisas com Embriões
Ética
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Gravidez
Responsável: CL58.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1005614
Autor: Rabelo, Daniela Amado; Monsores, Natan.
Título: Síndrome de Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser: estigma, corpo, mídia e bioética / Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser syndrome: stigma, body, mass media and bioethics / Síndrome de Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser: estigma, cuerpo, medios de comunicación de masas y bioética
Fonte: RECIIS (Online);13(2):351-364, abr.-jun. 2019. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo do estudo que fundamenta este artigo foi identificar e compreender a construção do estigma social relacionado à síndrome de Mayer-Rokitansky-Kuster-Hauser (SMRKH), uma condição que afeta exclusivamente mulheres. Analisou-se o conteúdo de 43 narrativas jornalísticas veiculadas eletronicamente. O desenho metodológico permitiu a identificação de três temas: (a) o tratamento anedótico da SMRKH; (b) a fragmentação anatomopatológica: mulher-útero ou mulher-vagina; e (c) a retórica do sofrimento da mulher redimido pela medicina. Cerca de 80% do corpus estavam centrados em questões biomédicas, além de haver um flerte com tecnologias experimentais e uma perspectiva de medicina paternalista. Concluiu-se, numa aproximação bioética centrada na dignidade humana, que há necessidade de rever a forma como a mídia apresenta as mulheres afetadas (mulher-útero), evitando ao mesmo tempo modelos de perfeição ou de normalidade que subsumam a mulher ao habitus mulher-esposa-mãe. As mulheres com SMRKH não são corpos ocos e sem úteros, são plenas e podem vivenciar a diferença.

This article bases on a study to identify and understand the construction of social stigma related to Mayer-Rokitansky-Kuster-Hauser (MRKH) Syndrome, a condition that exclusively affects women, in 43 electronically transmitted journalistic narratives, using the content analysis, based on Laurence Bardin. The methodological design allowed the emergence of three themes: (a) the anecdotal treatment of MRKH syndrome; (b) the anatomopathological fragmentation: woman-uterus or woman-vagina; and (c) the rhetoric of the suffering of the woman redeemed by doctors in medicine. About 80% of the corpus focused their attention on biomedical issues, and there was a flirtation with experimental technologies and a perspective from paternalistic medicine. Based on a bioethical approach centered on human dignity, it was concluded that there is a need to review the way in which the media presents the affected women (womanwomb), avoiding models of perfection or normality that subsume women to the woman-wife-mother characterization. Women affected by MRKH syndrome are not hollow and without uterus bodies, they have plenitude and can experience the difference.

El objetivo del estudio en el cual se funda este artículo ha sido identificar y comprender la construcción del estigma social relacionado con el síndrome de Mayer-Rokitansky-Kuster-Hauser (MRKH), una condición que afecta exclusivamente a las mujeres. Utilizando el análisis de contenido, basado en Laurence Bardin, fueron analizadas 43 narrativas periodísticas transmitidas electrónicamente. El diseño metodológico permitió la identificación de tres temas: (a) el tratamiento anecdótico del síndrome de MRKH; (b) la fragmentación anatomopatológica: mujer-útero o mujer-vagina; y (c) la retórica del sufrimiento de la mujer redimido por la medicina. Cerca del 80% del corpus estabam centrados en cuestiones biomédicasy mostraron flirteo con tecnologías experimentales y una perspectiva de medicina paternalista. Se concluyó, en una aproximación bioética centrada en la dignidad humana, que existe la necesidad de revisar la forma como los medios presentan a las mujeres afectadas (mujer-útero), evitando modelos de perfección o de normalidad que subsuman a la mujer a la caracterización mujer-esposa-madre. Las mujeres con síndrome de MRKH no son cuerpos huecos y sin úteros, son plenas y pueden experimentar la diferencia.
Descritores: Bioética
Saúde da Mulher
Sexualidade
Pessoalidade
-Qualidade de Vida
Reprodução
Útero
Vagina
Jornalismo
Estigma Social
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Id: biblio-947666
Autor: Lemos, Renata Feldman Scheinkman; Kind, Luciana.
Título: Mulheres e maternidade: faces possíveis / Women and motherhood: possible faces / La mujer y la maternidad: caras posibles
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;17(3):840-859, set.-dez. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Neste artigo, discutiu-se a maternidade contemporânea em uma dimensão plural, como acontecimento permeado de expectativas, ambivalências, antagonismos e prescrições de toda ordem. A pesquisa guiou-se por uma perspectiva ontológica do presente. Transformações no número de filhos, na vivência profissional, nos avanços tecnológicos e nos arranjos familiares são exemplos do que têm possibilitado à maternidade e à paternidade manifestarem-se em variados modos de existência. Esse contexto, de profundas transformações, ocorre em meio à lógica normativa, discursiva e tradicional que também rege a maternidade contemporânea. Diante desse cenário, a presente pesquisa perguntou a mulheres de diferentes perfis como elas se veem e como se sentem em relação à experiência de ser (ou não ser) mãe. O percurso metodológico baseou-se em uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, realizada através de entrevistas semidirigidas a seis mulheres, sendo cinco mães e uma convicta em não sê-lo. A análise dos dados teve como parâmetro a análise de conteúdo temática. Acredita-se que o presente estudo possibilitou investigar o diversificado olhar de mulheres para a maternidade contemporânea e suas várias possibilidades de existência, delineando dinâmicos processos de subjetivação diante das prescrições, expectativas e discursos que a acompanham. (AU)

This paper investigates the contemporary motherhood in a plural dimension permeated by all sorts of expectations, ambivalences, contradictions and requirements. The research was guided by an ontology of the present perspective. Transformations in the number of children, professional experience, technological advances and family arrangements are examples of what has made it possible for motherhood and fatherhood to be expressed in various modes of existence. This context of profound transformation occurs within the normative, discursive and traditional logic which also governs contemporary motherhood. Given this scenario, the present study asked women from different profiles how they see themselves and how they feel about the experience of being (or not being) mother. The methodological approach was based on a qualitative field research, carried out through semi-structured interviews with six women, five mothers, and one determined not to be. Data analysis had was carried on through thematic content analysis. This study made it possible to investigate the diversified ways through which women face contemporary motherhood and its various modes of existence, outlining dynamic subjectivation processes confronting the constraints, expectations and discourses that go along with being a mother. (AU)

Este trabajo investiga la maternidad contemporánea en una dimensión plural impregnaba las expectativas, las ambivalencias, contradicciones y exigencias de todo tipo, desde una perspectiva ontológica del presente. Los cambios en el número de niños, la experiencia profesional en los avances tecnológicos y los arreglos familiares son ejemplos de lo que ha hecho posible la maternidad y la paternidad manifiesta de diversos modos de existencia. Este contexto de profunda transformación se produce a través de la normativa, la lógica discursiva y tradicional que también rige la maternidad contemporánea. En este escenario, el presente estudio preguntó a mujeres de diferentes perfiles, ya que ven a sí mismos y cómo se siente acerca de la experiencia de ser (o no ser) madre. El enfoque metodológico se basó en una investigación de campo cualitativa, realizada a través de entrevistas semiestructuradas con seis mujeres, cinco madres y convencido de no ser. Análisis de los datos tuvo como parámetro para análisis de contenido temático. Se cree que este estudio ha permitido investigar la diversificada mirada de las mujeres para la maternidad contemporánea y sus diferentes posibilidades de existencia, destacando los procesos dinámicos de la subjetividad de los requisitos, expectativas y discursos que lo acompañan. (AU)
Descritores: Mulheres/psicologia
Comportamento Materno/psicologia
-Poder Familiar/psicologia
Pessoalidade
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adulto
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


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Id: lil-792933
Autor: Clos, Michelle Bertóglio; Grossi, Patricia Krieger.
Título: Desafios para o cuidado digno em instituições de longa permanência / Challenges for dignified care in homes for the aged / Desafíos para una atención digna en instituciones de larga permanencia
Fonte: Rev. bioét. (Impr.);24(2):395-411, maio-ago. 2016. tab, ilus.
Idioma: en; es; pt.
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar estudo de natureza descritiva e abordagem qualitativa para analisar como vêm sendo implantados os cuidados no fim de vida em instituições de longa permanência para idosos (Ilpi) na região metropolitana de Porto Alegre. Foram entrevistados 19 sujeitos do corpo técnico e 13 responsáveis pelos idosos institucionalizados. Nesse sentido, buscou-se investigar se as Ilpi estão estruturadas para reconhecer a necessidade de cuidados que garantam conforto e dignidade no processo de morrer de seus pacientes. A partir da análise do conteúdo das entrevistas e das observações, pode-se dizer que há precariedade nessas estruturas. Também se identificou uma relação entre cuidado de boa qualidade e disponibilidade de recursos financeiros, demonstrando indicativos para a reificação do cuidado, ou seja, o cuidado enquanto mercadoria. Como ferramenta para superação do desafio do cuidado digno está a bioética de proteção.

This article aims to present a descriptive and qualitative study to understand how care is implemented at the end of life in homes for the aged in the metropolitan region of Porto Alegre, Brazil. We interviewed 19 members from the technical team and 13 staff responsible for taking care of the institutionalized elderly. In this sense, we sought to investigate whether institutions are structured to recognize the need for care to ensure comfort and dignity in the dying process of their patients. From the analysis of the content from interviews and observations, it can be said that some of these structures are precarious. A relationship between care quality and availability of financial resources was also identified, demonstrating reification of care, that is, care is regarded as a commodity. In this way, bioethics of protection would be a tool to overcome the challenge for dignified care.

Este artículo tiene como objetivo presentar un estudio de naturaleza descriptiva, con un abordaje cualitativo, para analizar de qué modo se están implementando los cuidados en el fin de la vida en las instituciones de larga permanencia para ancianos (Ilpi), en la región metropolitana de Porto Alegre. Fueron entrevistados 19 sujetos del cuerpo técnico y 13 empleados responsables por los ancianos institucionalizados. En este sentido, se procuró investigar si las instituciones están estructuradas para reconocer las necesidades de cuidado que garanticen la comodidad y la dignidad en el proceso de muerte de sus pacientes. A partir del análisis de contenido de las entrevistas y observaciones, se puede decir que existe una precariedad en estas estructuras. También se identificó una relación entre la calidad de la atención y la disponibilidad de recursos financieros, evidenciando una serie de indicadores tendientes a la reificación del cuidado, es decir, el cuidado visto como una mercadería. Una herramienta para la superación del desafío del cuidado digno es la bioética de protección.
Descritores: Cuidados Paliativos
Cuidados Intermitentes
Bioética
Idoso
Geriatria
Instituição de Longa Permanência para Idosos
-Qualidade de Vida
Dinâmica Populacional
Pessoalidade
Pesquisa Qualitativa
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Idoso
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: lil-792932
Autor: Costa, Carlane Rodrigues; Costa, Luana Pereira da; Aguiar, Nicoly.
Título: A enfermagem e o paciente em morte encefálica na UTI / The role of nursing the patient with brain death in the ICU / El papel de la enfermería y el paciente con muerte cerebral en la UTI
Fonte: Rev. bioét. (Impr.);24(2):368-373, maio-ago. 2016.
Idioma: en; es; pt.
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar o papel da equipe de enfermagem nos cuidados prestados aos pacientes em morte encefálica nas unidades de terapia intensiva, apontando condutas indispensáveis à manutenção do potencial doador, assistência à família e controle de todas as funções vitais até o momento da doação de órgãos. Trata-se de revisão bibliográfica, com objetivo exploratório, incluindo artigos de periódicos eletrônicos e obras literárias. Conclui-se que a equipe intensivista desempenha papel de grande relevância na manutenção das funções vitais do potencial doador, sendo necessário embasamento a respeito de todos os aspectos da morte encefálica, conhecimento científico e ético, pois a viabilidade dos órgãos ou tecidos a serem doados depende diretamente de sua adequada conservação.

This study is aimed at identifying the role of the nursing team in the care of patients with brain death in the Intensive Care Units (ICU), highlighting the essential conduct to maintain the potential donor, provide family care, and control all vital functions until the time of organ donation. This is a literature review with an exploratory objective, including articles from electronic journals and literary works. The study concludes that the intensivist team plays a very important role in maintaining the vital functions of the potential donor, being necessary that they have a strong understanding of all aspects of brain death, as well as scientific and ethical knowledge, because the viability of the organs or tissues to be donated depends directly on proper conservation.

Ese estudio tuvo como objetivo identificar el papel del personal de enfermería en los cuidados prestados a los pacientes con muerte cerebral en Unidades de Terapia Intensiva (UTI), señalando las conductas indispensables para el mantenimiento del donante potencial, cuidado de la familia, y el control de todas las funciones vitales hasta el momento de la donación cuerpos. Se trata de una revisión bibliográfica con un objetivo exploratorio, incluyendo artículos de revistas electrónicas y obras literarias. Se llega a la conclusión de que el equipo intensivista juega un papel muy importante en el mantenimiento de las funciones vitales del donante potencial, siendo necesario tener como base el respeto en todos los aspectos de la muerte cerebral, teniendo en cuenta el conocimiento científico y ético, porque la viabilidad de los órganos o tejidos para ser donados depende directamente de su adecuada conservación.
Descritores: Relações Profissional-Família
Bioética
Obtenção de Tecidos e Órgãos
Morte Encefálica
Ética Médica
Unidades de Terapia Intensiva
-Sistema Único de Saúde
Pessoalidade
Cuidados de Enfermagem
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-843345
Autor: Oliveira, Marcos de Jesus; Osman, Elzahra Mohamed Radwan Omar.
Título: Pluralismo bioético: contribuições latino-americanas para uma bioética em perspectiva decolonial / Bioethical pluralism: Latin American contributions to bioethics from a decolonial perspective / Pluralismo bioético: aportes latinoamericanos a la bioética en perspectiva decolonial
Fonte: Rev. bioét. (Impr.);25(1):52-60, jan.-abr. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este ensaio pretende apresentar subsídios para proposta bioética em perspectiva decolonial como parte da expansão de projetos epistêmicos, políticos e estéticos latino-americanos para além dos projetos hegemônicos eurocentrados. Para tanto, o trabalho inicia com breve discussão a respeito da autorrepresentação que o conhecimento produzido na Europa faz de si mesmo, problematizando sua "vontade de poder", além das estruturas pelas quais se legitima(ra)m epistemicídios. O debate avança no sentido de expor alguns dos elementos comuns à perspectiva decolonial para, então, aportar suas contribuições para o debate bioético contemporâneo, desaguando no chamado pluralismo bioético como potência para um pensamento outro.

Abstract This essay presents benefits of a bioethical proposal from a decolonial perspective as part of the expansion of epistemic, political and aesthetic projects in Latin America beyond European-centered hegemonic projects. To that end, the work begins with a brief discussion on the self-representation that European-produced knowledge makes of itself, questioning its "will for power" and the structures by which it justifies epistemicide. The debate continues by exploring some of the common elements in the decolonial perspective to then provide its contributions to the contemporary bioethical debate, arriving at the so-called bioethical pluralism as the source for alternate thinking.

Resumen Este artículo tiene como objetivo presentar elementos para una propuesta bioética en perspectiva decolonial como parte de la expansión de los proyectos epistémicos, políticos y estéticos latinoamericanos más allá de proyectos hegemónicos eurocentrados. El trabajo comienza con una breve discusión sobre la autorrepresentación que el conocimiento producido en Europa hace de sí mismo, cuestionando su "voluntad de poder", así como las estructuras mediante las cuales se legitiman epistemicidios. El debate prosigue exponiendo algunos de los elementos comunes a la perspectiva decolonial para, a continuación, aportar sus contribuciones al debate bioético contemporáneo, sobre todo, al llamado pluralismo bioético como potencia para un pensamiento otro.
Descritores: Bioética
Grupos Étnicos
Diversidade Cultural
Pessoalidade
Princípios Morais
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-897719
Autor: Tonetto, Milene Consenso.
Título: O direito humano à liberdade e a prática abortiva brasileira / El derecho humano a la libertad y la práctica abortiva brasileña / The human right to liberty and Brazilian abortion practices
Fonte: Rev. bioét. (Impr.);26(1):58-66, jan.-abr. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Abstract The aim of this paper is to justify women's right to abortion in the first trimester of pregnancy. Considering human rights as the protection of our normative agency or personhood, this paper will argue that human rights cannot be extended to human embryos and foetuses. In the first trimester of pregnancy, the moral status of the foetus is not sufficient to overcome the woman's right to the freedom to control her own body. There may be, however, moral considerations other than human rights that could restrict abortions after the first trimester of pregnancy. In order to protect human personhood and the most fundamentally accepted human rights - the rights to freedom, life, health and security of the body - countries like Brazil should decriminalize abortion in the first trimester of pregnancy and provide access to safe abortions through the public health care system.

Resumen El objetivo de este artículo es justificar el derecho de las mujeres a abortar en el primer trimestre de gestación. Si consideramos los Derechos Humanos como protección de nuestra agencia normativa o de nuestra personalidad, este artículo argumentará que los derechos humanos no pueden hacerse extensibles a los embriones y fetos humanos. En el primer trimestre de gestación, el estatus moral del feto no es suficiente para superar el derecho de las mujeres a la libertad de controlar sus propios cuerpos. Sin embargo, además de los derechos humanos pueden existir consideraciones morales que pueden impedir el aborto después del primer trimestre de gestación. Para proteger la personalidad humana y los derechos humanos más fundamentales aceptados - derecho a la libertad, a la vida, a la salud y a la seguridad del cuerpo - países como Brasil deberían despenalizar el aborto en el primer trimestre de gestación y brindar acceso a abortos seguros a través del sistema público de salud.

Resumo O objetivo deste artigo é justificar o direito das mulheres ao aborto no primeiro trimestre de gestação. Se os direitos humanos são definidos como proteções da nossa agência normativa ou personalidade, então não poderão ser atribuídos aos embriões e fetos humanos. No primeiro trimestre de gestação, o status moral do feto não restringe o direito das mulheres à liberdade de controlar seu próprio corpo. No entanto, outras considerações morais podem impedir o aborto após os três meses iniciais de gestação, tais como: viabilidade, senciência e interesses. Finalmente, o artigo defende que o Brasil deve descriminalizar o aborto no primeiro trimestre de gestação e proporcionar acesso a abortos seguros via sistema público de saúde para proteger os direitos humanos amplamente aceitos, tais como: o direito à liberdade, à vida, à saúde e à segurança corporal.
Descritores: Legislação Referente à Liberdade de Escolha do Paciente
Pessoalidade
Direitos Sexuais e Reprodutivos
Aborto
Direitos Humanos
-Sistema Único de Saúde
Limites: Seres Humanos
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: biblio-907660
Autor: Pérez H., Iván.
Título: Aspectos éticos en la donación de órganos, más allá de sólo generosidad / Ethical aspects in organ donation, beyond generosity
Fonte: Gastroenterol. latinoam;27(supl.1):S76-S78, 2016.
Idioma: es.
Resumo: Organ donation for transplantation raises ethical dilemmas which demand a response from an anthropological vision respectful of the human person and his dignity. The ethical principles that should be respected primarily are: the defense of physical life, self-determination and non-instrumentalization of human beings. The act of donation is essentially altruistic and, as such, cannot be mandatory; consent process shall be ethically valid if it contains sufficient information and if is signed by a competent person, free of coercion. In the case of living donors, the act shall be lawful if there is an adequate relationship between the risks for the donor and the expected benefits for the recipient. Deceased organ donation occurs in two circumstances, when death is certified by neurological criteria (brain death) or by cardiovascular criterion (circulatory death); the latter usually occurs in critically ill patients in whom it has been decided to limit the therapeutic effort withdrawing life support measures. In decision-making at the end of life, physicians should always pursue the good of the patient, regardless of their status as potential donor; also, the medical team must have reasonable certainty that death has occurred when removing the organs. The person must always be treated as an end in itself and never as a mere means for obtaining other purposes, however laudable they may be.

La donación de órganos para trasplantes plantea dilemas éticos cuya respuesta demanda una visión antropológica respetuosa de la persona humana y su dignidad. Los principios éticos que deberían respetarse primariamente son: la defensa de la vida física, la autodeterminación y la no-instrumentalización del ser humano. El acto de donación es esencialmente altruista y, como tal, no puede ser obligatorio; el proceso de consentimiento será éticamente válido si es informado, suscrito por una persona competente y libre de coacción o coerción. En el caso del donante vivo, el acto será lícito en la medida que exista una relación adecuada entre los riesgos a que se somete el donante y los beneficios esperados para el receptor. La donación de órganos por alguien ya fallecido ocurre en dos circunstancias, según si la muerte se certifica mediante criterio neurológico (muerte encefálica) o por criterio cardiovascular (muerte circulatoria o en asistolía); este último caso ocurre habitualmente en pacientes críticos en quienes se ha decidido limitar el esfuerzo terapéutico suspendiendo medidas de soporte vital. Un correcto actuar médico siempre debe privilegiar el bien del paciente en la toma de decisiones al final de la vida, con independencia de su condición de potencial donante; asimismo, el equipo médico debe tener razonable certeza que la muerte ya ha ocurrido al momento de extraer los órganos. La persona debe ser tratada siempre como un fin en sí misma y nunca como mero medio para la obtención de otros fines, por muy loables que éstos sean.
Descritores: Morte Encefálica
Análise Ética
Transplante de Órgãos
Pessoalidade
Obtenção de Tecidos e Órgãos
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Revisão
Responsável: CL61.1 - Biblioteca Central Campus Sur



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