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Id: biblio-998132
Autor: Maia Filho, Osterne Nonato; Chaves, Hamilton Viana; Seixas, Pablo de Sousa.
Título: POR UMA EDUCAÇÃO PARA A AUTONOMIA DE SUJEITOS SITUADOS NO MUNDO / For an education that promotes autonomy of subjects situated in the world / Por una educación para la autonomía de los sujetos situados en el mundo
Fonte: Psicol. Educ. (Online);(46):81-91, jun. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Autonomia, em sentido etimológico, significa autoria na forma de lidar com a lei e pode ser traduzida como capacidade de autogovernar-se. O desenvolvimento da autonomia humana tem sido ponto de debate milenar de diversos saberes tais como a filosofia, a educação e a psicologia. Seria o desenvolvimento da autonomia o objetivo de toda formação humana? Eis a pergunta de que partimos na busca de contribuir com esse debate. O objetivo desta reflexão foi de localizar, de uma forma sistêmica, diversas contribuições do pensamento científico visando uma formação para a autonomia, mas não numa perspectiva meramente gnosiológica ou epistemológica e sim considerando também as determinações ontológicas e sociais mais amplas. Na condição de ensaio teórico realizamos incursões na interface entre diversos campos de saberes, especialmente psicologia e educação. Trata-se do que denominamos aqui de sujeitos autônomos situados no mundo. A título de ilustração descrevemos, de modo exploratório, a relação entre a formação de professores no Brasil e uma educação para autonomia.

Autonomy in the etymological sense means authorship in the form of dealing with the law and can be translated as the capacity to self-govern. The development of the human autonomy has been the point of an old debate of diverse knowledge fields such as philosophy, education and psychology. Is the development of autonomy the goal of all human training? That is the question that we follow in order to contribute to this debate. The purpose of this reflection was to locate, in a systemic way, several contributions of the human thought in the formation for autonomy, not in a purely gnosiological perspective but also considering the broader ontological and social determinations. In the condition of a theoretical essay, we explored the interface between several fields of knowledge, especially psychology and education. That is what we called here autonomous subjects located in the world. To illustrate the situation, we describe, in an exploratory way, the relationship between the teacher formation in Brazil and an education for autonomy.

Autonomía en el sentido etimológico significa autoría en la forma de lidiar con la ley y puede ser traducida como capacidad de autogobernarse. El desarrollo de la autonomía humana ha sido punto de debate milenar de diversos conocimientos como la filosofía, la educación y la psicología. ¿Sería el desenvolvimiento de la autonomía el objetivo de todo saber humano? Ésta es la pregunta de la cual partimos con el intento de contribuir con ese debate. El objetivo de esta reflexión fue localizar, de manera sistémica, distintas contribuciones del pensamiento científico para la formación de la autonomía, pero no en una perspectiva meramente gnoseológica o epistemológica y si considerando también las determinaciones ontológicas y sociales más amplias. En la condición de ensayo teórico se realizaron también incursiones en la interface entre diversos campos de pensamiento, especialmente la psicología y educación. Se trata de lo que denominamos acá de sujetos autónomos situados en el mundo. Así deseamos describir, de manera exploratoria, la relación entre la formación de profesores en Brasil y una educación para autonomía.
Descritores: Filosofia Odontológica
Autonomia Pessoal
Desenvolvimento Moral
Educação
Ética
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR195.3 - Biblioteca Nadir Gouvêa Kfouri


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Id: biblio-831187
Autor: Jakob, Sergio; Frenck, Javier.
Título: Diagnóstico ortodôntico simplificado – Frenck system orthodontic protocol / Simplified orthodontic diagnosis – Frenck system orthodontic protocol
Fonte: Ortho Sci., Orthod. sci. pract;9(35):121-128, 2016.
Idioma: pt.
Resumo: A Ortodontia não pode se dissociar dos conceitos básicos de oclusão, caso contrário, o ortodontista corre o risco de alcançar apenas os objetivos estéticos do tratamento, muitas vezes afastando-se de uma correta função oclusal. Na verdade, os princípios de uma oclusão funcional tende muito mais a alcançar uma harmonia estética do que o oposto. O presente trabalho objetiva mostrar uma nova filosofia para o diagnóstico ortodôntico, baseada nos princípios de oclusão funcional, na qual, por meio de poucos dados, é possível compreender de forma simples as alterações oclusais da maioria dos pacientes, facilitando consistentemente a elaboração do plano de tratamento.

Orthodontics cannot be isolated from the fundamentals of occlusion, otherwise, there is a risk of achieving only aesthetic objectives and many times compromising proper occlusal function. In fact functional occlusal principles tend to achieve aesthetic harmony rather than the contrary. The present study discusses a new philosophy for orthodontic diagnosis, based on the principles of functional occlusion which, through few data, allows an easy comprehension of the occlusal changes in most patients, thus facilitating the development of the treatment plan.
Descritores: Diagnóstico
Ortodontia
Filosofia Odontológica
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR243.1 - Serviço Técnico de Biblioteca e Documentação


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Id: lil-706386
Autor: Beltrán, Roberto J.
Título: Historia y filosofía de la odontología / History and philosophy of dentistry
Fonte: Rev. estomatol. Hered;23(3):167-170, jul.-sept. 2013.
Idioma: es.
Descritores: Odontologia
Educação em Odontologia/história
Filosofia Odontológica/história
História da Odontologia
Filosofia Odontológica
Limites: Seres Humanos
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


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Id: lil-703792
Autor: López Cámara, Víctor.
Título: Comunicación corta: La gran tarea / Short communication: The great task
Fonte: Rev. estomatol. Hered;22(3):189-190, jul.-sept. 2012.
Idioma: es.
Descritores: Escolha da Profissão
Odontólogos
Odontólogas
Filosofia Odontológica
Responsável: PE1.1 - Oficina Universitária de Biblioteca


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Id: lil-655837
Autor: Tishman, Jaime Edelson.
Título: Desde el espacio interproximal: [editoriales] / From the interproximal space: [editorial]
Fonte: Rev. ADM = ADM;68(4):159-160, jul.-ago. 2011. ilus.
Idioma: es.
Descritores: Odontologia/tendências
Filosofia Odontológica
Administração da Prática Odontológica
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: AR29.1 - Biblioteca


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Id: lil-654757
Autor: Orth, Celso.
Título: Transição profissional: de um consultório para uma clínica / Professional transition: of a doctor office to a clinic
Fonte: Rev. dental press estét;8(3):24-25, jul.-set. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: Num determinado momento da vida profissional, começamos a nos dar conta de que o crescimento é possível e, talvez, inevitável. Um sonho, um desejo ou a necessidade nos fazem pensar seriamente sobre a possibilidade de trazermos, para junto de nós, profissionais de outras especialidades e, assim, constituirmos uma clínica interdisciplinar. ...
Descritores: Gerenciamento Clínico
Organização e Administração
Filosofia Odontológica
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico


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Id: lil-607301
Autor: Tishman, Jaime Edelson.
Título: Desde el espacio interproximal: [editoriales] / From the interproximal space: [editorial]
Fonte: Rev. ADM = ADM;68(3):113-114, mayo-jun. 2011. ilus.
Idioma: es.
Descritores: Política Organizacional
Filosofia Odontológica
-México
Sociedades Odontológicas/tendências
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: AR29.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: lil-575516
Autor: Peguero Morejón, Hilda; Núñez Pérez, Bernardo; Menéndez Laria, Aimeè.
Título: La Filosofía, apuntes de su dimensión histórica en la facultad de estomatología Raúl González Sánchez / Philosophy, notes on its historical dimension in Raúl González Sánchez faculty of stomatology
Fonte: Educ. med. super;23(1), ene.-mar. 2009.
Idioma: es.
Resumo: El objetivo de este trabajo, es acercarse a la memoria histórica de la enseñanza de la Filosofía en la carrera de Estomatología, con un espíritu que permita ubicarla en su justa dimensión. Para comprender la ruta de la enseñanza de la Filosofía en la carrera de Estomatología, resulta imprescindible remitirse al análisis del documento que a juicio de los autores refleja los elementos más esenciales en cualquier sistema educativo: el plan de estudio, el cual enlaza el perfil profesional y el programa a partir de aglutinar de forma orgánica y pedagógica las concepciones, finalidades y propósitos educativos sobre la base de una solución y ordenamiento de todos los aspectos a estudiar en un nivel de enseñanza determinado.

Aim of present paper is to approaching h to historical memory of Philosophy education in career of Stomatology, to be able of locate it in its correct dimension. To understand teaching route of Philosophy in this career, we must to refer to document analysis that according to authors, reflects the more significant elements in any education system: study plan, which links the professional profile with the program from to unite in a organic and educational way the conceptions and educational aims on the basis of a solution and arrangement of all features to be studied in a determined teaching level.
Descritores: Filosofia Odontológica/história
Medicina Bucal/educação
Programas de Estudo
Limites: Seres Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Mazzetto, Marcelo Oliveira
Id: lil-438453
Autor: Carrasco, Thaise Graciele; Leonel, Wérica Magalhães; Mazzetto, Rafaela Galli; Mazzetto, Marcelo Oliveira.
Título: Estudo comparativo das escolas filosóficas de oclusão / Comparative study of philosophical schools of occlusion
Fonte: Rev. bras. odontol;63(1/2):40-44, 2006.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho faz um estudo comparativo entre as Escolas Filosóficas de Oclusão. Compara o crescimento e desenvolvimento dos conhecimentos. Trata-se de um assunto complexo, mas o profissional deve se interessar para estar apto a tratar o paciente como um todo. O sistema estomatognático deve ser respeitado, ressaltando a necessidade da harmonia na mastigação. A escola "Liberdade em Cêntrica" condiz melhor com os estudos feitos e com a vivência clínica, ficando comprovada sua total eficiência pelos muitos benefícios que traz
Descritores: Oclusão Dentária
Filosofia Odontológica
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR1141.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-385973
Autor: Rios, Deyanira.
Título: El seminario de filosofía e historia de las ciencias en odontología: la construcción de un perfil profesional e integral / The philosophy and history of science seminar in dentistry: the construction of an integral professional profile
Fonte: Rev. cient. (Bogotá);2(1):10-12, ene.-jun. 1996.
Idioma: es.
Resumo: Un seminario de filosofía e Historia de las Ciencias en la carrera de odontología es un componente curricular que caracteriza a esta facultad. Desde su inauguración en 1983 se ha dedicado ala búsqueda y elaboración y de un programa que reflexionara sobre las bases filosóficas y el desarrollo histórico social de las ciencias que son base fundamental de la práctica odontológica, coma una forma de crear en el estudiante una conciencia histórica de pertenencia y apropiación no solo de su profesión sino también de la realidad colombiana. A lo largo de este tiempo el seminario a tenido tres procesos de autoevaluación y ajuste de sus contenidos tratando de ser más coherente con el trabajo interno de constitución de la Odontología como profesión. Cumpliendo con el último proceso de 1994 que fue elaborado dentro del marco de trabajo que lleva la Escuela en este sentido, tomó los resultados y se propuso reflexionar, analizar y modificar los temas de trabajo y elaborar un programa ajustado a las expectativas tanto institucionales como de los estudiantes. La idea de este programa es hacer el proceso de trabajo escolar más dinámico enriquecedor y acorde con las temáticas generales de las otras áreas y del propio ejercicio profesional.
Descritores: Educação em Odontologia
Educação Profissionalizante
Filosofia Odontológica
Responsável: CO120.1 - Biblioteca Juan Roa Vásquez



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