Base de dados : LILACS
Pesquisa : K01.752.667.400 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 48 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 5 ir para página              

  1 / 48 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-348311
Autor: Rego, Arménio; Leite, Emanuel.
Título: Motivos de sucesso, afiliaçäo e poder: um estudo de validaçäo do constructo no Brasil / The achievement, affiliation and power motives: a study of the construct validation in Brazil
Fonte: Estud. psicol. (Natal);8(1):185-192, jan.-abr. 2003. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Esta breve nota de pesquisa almeja dar conta dos resultados de um estudo de validaçäo empírica, no Brasil, do questionário de medida dos motivos de sucesso, afiliaçäo e poder que Rego (1998a, 2000; Rego & Carvalho, 2001, 2002) desenvolveu em Portugal. A amostra é constituída por 162 estudantes (50 por cento de cada sexo), oriundos de instituiçöes de ensino superior brasileiras. Os resultados sugerem que as boas propriedades psicométricas que o instrumento de medida tem revelado em amostras portuguesas näo säo totalmente replicadas nesta amostra brasileira. De qualquer modo, os dados empíricos extraídos desta investigaçäo näo säo desprezíveis - antes apontando para a necessidade de se aprimorarem as características do instrumento, dotando-o de atributos que lhe confiram validade psicométrica em um contexto cultural distinto do português.
Descritores: Estudantes/psicologia
Brasil
Poder Psicológico
Empirismo
-Psicometria/instrumentação
Inquéritos e Questionários
Análise Fatorial
Educação Superior
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede


  2 / 48 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Bastos, Antonio Virgilio Bittencourt
Texto completo
Id: biblio-1008591
Autor: Aguiar, Carolina Villa Nova; Bastos, Antonio Virgilio Bittencourt.
Título: Interfaces entre o trabalho e a família: questões conceituais e empíricas / Work and family interfaces: Conceptual and empirical issues / Las interfaces entre trabajo y familia: Aspectos conceptuales y empíricos
Fonte: Estud. psicol. (Natal);23(3):212-223, jul./set. 2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo das interfaces entre o trabalho e a família tem sido conduzido a partir de duas perspectivas antagônicas: de um lado, encontra-se a abordagem do conflito trabalho-família, linha tradicional de pesquisa que considera que as demandas advindas do trabalho e da família são em geral incompatíveis; de outro lado, encontra-se a perspectiva que considera que o acúmulo de papéis ocupacionais e familiares podem ser benéficos para os indivíduos em ambas as esferas da vida. O presente artigo teve o objetivo de caracterizar as duas principais perspectivas teóricas que dominam a pesquisa sobre as interfaces trabalho-família, destacando como problemas conceituais ainda presentes em ambas as vertentes se traduzem em problemas de mensuração, especialmente em pulverização de instrumentos de medida. Considera-se que o trabalho foi capaz de apontar importantes direcionamentos para futuros estudos que envolvam as interfaces entre trabalho e família, de modo a contribuir com o desenvolvimento da área (AU).

Work and family interfaces: Conceptual and empirical issues. The study of the interfaces between work and family can occur from two opposing perspectives: on one hand, we have the approach to work-family conflict, traditional line of research that considers that the demands arising from work and family are in general incompatible; on the other hand, we have a perspective that considers that the accumulation of occupational and family roles may be beneficial for individuals. This article aimed to characterize the two main theoretical perspectives that dominate research on work-family interfaces, highlighting how conceptual problems still present in both aspects translate into measurement problems, especially in the spraying of measurement instruments. It is considered that the study was able to point out important directions for future researches involving the interfaces between work and family, so as to contribute to the development of the area (AU).

Las interfaces entre trabajo y familia: Aspectos conceptuales y empíricos. El estudio de las interrelaciones entre el trabajo y la familia se puede producir a partir de dos perspectivas opuestas: por un lado, está el conflicto trabajo-familia, tradicional línea de investigación que considera que las demandas del trabajo y de la familia son incompatibles; Por otra parte, está la perspectiva que considera que la acumulación de papeles profesionales y familiares puede ser beneficiosa para los individuos. Este artículo tiene como objetivo caracterizar las dos principales perspectivas teóricas que dominan la investigación sobre las interfaces trabajo-familia, destacando como problemas conceptuales aún presentes en ambas vertientes se traducen en problemas de medición, especialmente en pulverización de instrumentos de medida. Se considera que el trabajo fue capaz de señalar algunas direcciones importantes para futuros estudios relacionados con las interfaces entre el trabajo y la familia (AU).
Descritores: Trabalho/psicologia
Família/psicologia
Conflito Psicológico
Empirismo
-Psicologia Social
Brasil
Análise Fatorial
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede


  3 / 48 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-692617
Autor: Bocchi, Josiane C; Almeida, Daniel Manzoni de.
Título: Do divã à neuropsicanálise: alguns casos clínicos à luz da teoria freudiana / From the divan to neuropsychoanalysis: some clinical cases in the light of the Freudian theory
Fonte: Ciênc. cogn;18(1):57-69, abr. 2013.
Idioma: pt.
Resumo: Dentre as principais questões endereçadas à psicanálise contemporânea, uma boa parte dos temas diz respeito ao papel da psicanálise frente às neurociências, e à presença cada vez mais frequente de conceitos psicodinâmicos em modelos neurobiológicos sobre a mente e o cérebro. Há diversos artigos científicos recentes que se apoiam em recursos de neuroimagem para propor aproximações entre alguns conceitos freudianos clássicos e determinados resultados empíricos. Alguns estudos até propõem uma junção entre as duas áreas, o que tem gerado polêmicas. Este artigo discute o surgimento da Neuropsicanálisee o que ela representa nesse debate. Para traçar uma reflexão inicial sobre a proposta neuropsicanalítica, relatamos alguns de seus procedimentos clínicos em associação com o método psicanalítico de investigação do inconsciente e as concepções freudianas de melancolia e narcisismo
Descritores: Neurociências
Procedimentos Clínicos
-Empirismo
Neuroimagem
Responsável: BR2474.1 - Biblioteca


  4 / 48 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-783375
Autor: Fierro, Catriel.
Título: Las controversias históricas en psicología: ¿anomalías irracionales egotistas o instancias estructurales de debate racional? / Historical controversies in psychology: irrational egotistic anomalies or structural stages of rational debate?
Fonte: Summa psicol. UST;12(1):39-50, 2015.
Idioma: es.
Projeto: Universidad Nacional de Mar del Plata. Formación de psicólogos. Enseñanza de la historia de la psicología y estudio de áreas de vacancia.
Resumo: El presente trabajo expone un relevamiento empírico de carácter histórico acerca de la inserción, definición y valorización de controversias científicas en psicología en función de ciertas tendencias historiográficas en psicología. Con el objetivo general de revisar la importancia de las instancias controversiales para el desarrollo científico de la psicología, y el objetivo específico de posibilitar acercamientos entre la historiografía de la psicología y los estudios sociales de la ciencia, se describe primero la definición y explicación de las controversias históricas realizadas por la historiografía clásica de la psicología, enfatizándose el carácter anómalo de tales controversias para dicha historiografía dados sus implícitos teórico-metodológicos. Se detalla luego la redefinición realizada en torno a controversias históricas por la 'nueva historia' de la psicología. Se remarca que tal redefinición se debió en parte a la incorporación por los historiadores de ciertos principios y recursos explicativos sociológicos de la historia social de la ciencia y de los estudios sociales de la ciencia. Se concluye sobre el carácter productivo de tal redefinición y de las prospectivas de profundizar en análisis socio-históricos de controversias psicológicas...

This paper presents an empirical (historical) survey about the insertion, definition and valuation of scientific controversies in psychology on the basis of certain historiographical trends in History of Psychology. With the overall objective of reviewing the importance of controversial instances for the scientific development of psychology, and the specific objective of enabling rapprochement between the historiography of psychology and social studies of science, the definition and explanation given about historical controversies by the classic historiography of psychology are first described, emphasizing the anomalous character of such controversies to said historiography given the implicit theoretical and methodological principles of such tradition. The redefinition of historical controversies by the 'new history' of psychology developed since 1970 is then detailed. It is noted that such redefinition took place partly due to the historians' incorporation of certain sociological and socio-historical principles and explanatory resources from social history of science and social studies of science. The positive character of such a redefinition and of the foresight of deeper socio-historical analysis of controversies in psychology is then concluded...
Descritores: Empirismo
Historiografia
Psicologia/história
Ciências Sociais
Limites: Humanos
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


  5 / 48 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Id: lil-754404
Autor: Benbenaste, Narciso.
Título: Piaget, el Empirismo Lógico y los Métodos de la Epistemología / Piaget, Logic Empirism and Epistemological Methods
Fonte: Investig. psicol;3(2):29-55, 1998.
Idioma: es.
Resumo: En el trabajo se analiza los principales puntos que Piaget imputa al Empirismo Lógico. Se hace notar como en base a esas objeciones el autor busca justificar el método de la epistemología genética, en particular la indagación que el denomina psicogenética. En ese sentido se hace algunas consideraciones críticas respecto hasta qué punto logra justificarla como un método indispensable para complementar al método directo en la dilucidación de las cuestiones epistemológicas. Por último se considera las posibilidades y limitaciones del concepto sujeto epistémico. Se argumenta porque su constitución representa poco más que el logicismo que Piaget endilga al Positivismo Lógico. Subsecuentemente, se la considera insuficiente para explicar el proceso real de construcción del sujeto del conocimiento. Sin embargo se la reconoce como un aporte en relación al empirismo y una dimensión de referencia para una epistemología del sujeto del conocimiento y las actividad educacional...
Descritores: Empirismo
Conhecimento
Lógica
-Genética Comportamental
Limites: Humanos
Responsável: AR81.4 - Biblioteca


  6 / 48 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-699193
Autor: Feijoo, Ana Maria Lopez Calvo de.
Título: Bases do pensamento fenomenológico e existencial em William James / Existential and phenomenological bases in William James / Bases del pensamiento fenomenológico y existencial en William James
Fonte: Psicol. ciênc. prof;33(4):840-851, 2013.
Idioma: pt.
Resumo: Neste artigo, temos por objetivo investigar os fundamentos e as bases do pensamento fenomenológico e existencial advindos da Psicologia de William James no que diz respeito à noção de consciência, método e prática clínica. Para tanto, analisamos algumas obras de James e dividimos as suas propostas em três momentos distintos: pragmatismo, funcionalismo e empirismo. Por meio das elaborações em cada um desses momentos, tentamos esclarecer os pontos de encontro e os pontos de desencontro com os pensamentos fenomenológico e existencial. Concluímos que o ponto de encontro diz respeito à tentativa de não objetivação da consciência. Quanto ao desencontro, consideramos que James ainda toma a consciência como objeto da Psicologia e que a fenomenologia e as perspectivas existenciais se afastam da ideia de objeto, uma vez que não consideram a consciência contraposta ao mundo. Outro desencontro apresenta-se na acentuada divergência entre James e o pensamento fenomenológico e existencial no que se refere ao método e à prática bem como aos objetivos da clínica...

In this article, our goal is to investigate the foundation and the basis of existential and phenomenological thought of Psychology by William James, regarding the notion of consciousness, method and clinical practice. For both, we analyze some works of James and divide their proposals into three distinct periods: pragmatism, functionalism and empiricism. By means of the elaboration in each of these moments, we try to clarify the points of encounter and the points the confrontation with the existential and phenomenological thought. We conclude that the meeting point concerns the attempt of not objectification of consciousness. Regarding the mismatch, we believe that while James still takes consciousness as object of psychology and that phenomenology and existential perspectives deviate from the idea of object, since they do not consider the consciousness versus the world. Another mismatch is presented in the sharp disagreement between James and the existential and phenomenological thought regarding method and practice as well as the goals of the clinic...

En este artículo, tenemos como objetivo investigar los fundamentos y las bases del pensamiento fenomenológico y existencial oriundos de la Psicología de William James en lo que respecta a la noción de conciencia, método y práctica clínica. Para eso, analizamos algunas obras de James y dividimos sus propuestas en tres momentos distintos: pragmatismo, funcionalismo y empirismo. Por medio de las elaboraciones en cada uno de esos momentos, intentamos aclarar los puntos de encuentro y los puntos de desencuentro con los pensamientos fenomenológico y existencial. Concluimos que el punto de encuentro trata sobre el intento de la no objetivación de la conciencia. En relación al desencuentro, consideramos que James aún toma la conciencia como objeto de la Psicología y que la fenomenologia y las perspectivas existenciales se alejan de la idea de objeto, ya que no consideran la conciencia contrapuesta al mundo. Otro desencuentro se presenta en la acentuada divergencia entre James y el pensamiento fenomenológico y existencial en lo que se refiere al método y a la práctica así como a los objetivos de la clínica...
Descritores: Encenação
Conscientização
Consciência
Filosofia
Psicologia Clínica
Pensamento
-Empirismo
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


  7 / 48 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-697186
Autor: Cassepp-Borges, Vicente.
Título: Desafios para o futuro da Psicologia: contribuições da Psicologia na construção do conhecimento no século XXI / Challenges for the future of Psychology: contributions of Psychology in the construction of knowledge in the XXI century / Desafíos para el futuro de la Psicología: contribuciones de la Psicología en la construcción del conocimiento en el siglo XXI
Fonte: Psicol. ciênc. prof;33(spe):14-23, 2013.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste ensaio foi refletir sobre o futuro da Psicologia como área do conhecimento e ciência aplicada. São abordadas as maneiras como a Psicologia pode provocar as mudanças da sociedade que devem ocorrer no século XXI e adaptar-se a elas. São apresentadas as visões skinnerianas do futuro da Psicologia, afirmando que o avanço da área pode trazer a solução para a maioria dos problemas da humanidade. O efeito Flynn é apontado como força produtora de mudanças psicológicas e sociais, pois a humanidade será composta por pessoas mais inteligentes, que devem desenvolver a Psicologia e dela necessitar. Psicólogos mais inteligentes construirão uma área cada vez mais sustentada em evidências empíricas. É assinalada a necessidade de a Psicologia se especializar, rever seus currículos em nível de graduação e unir-se em torno de um paradigma integrador. Conclui-se afirmando a necessidade de valorizar as opiniões de jovens psicólogos, além de criar melhores formas de interação entre pessoas e máquinas...

The aim of this essay was to reflect on the future of psychology as a field of knowledge and applied science. The ways in which psychology can cause the changes in society that must occur in the XXI century and adapt to them are approached. Skinner´s views of the future of psychology are displayed, arguing that the progress in the area can bring the solution for most problems of humanity. The Flynn effect (1987) is pointed out as a force producer of psychological and social changes, because humanity will be composed of more intelligent people, who should develop psychology and also need it. Smart psychologists will build an area increasingly supported by empirical evidence. It is signaled the need of psychology to specialize and review its schedules at the undergraduate level and unite around an integrative paradigm. It was concluded by stating the need to value young psychologists' opinions, in addition to the creation of better ways of interaction between people and machines...

El objetivo de este ensayo fue reflexionar sobre el futuro de la Psicología como área del conocimiento y ciencia aplicada. Son abordadas las maneras como la Psicología puede provocar los cambios de la sociedad que deben ocurrir en el siglo XXI y adaptarse a ellas. Son presentadas las visiones skinnerianas del futuro de la Psicología, afirmando que el avance del área puede traer la solución para la mayoría de los problemas de la humanidad. El efecto Flynn es apuntado como fuerza productora de cambios psicológicos y sociales, pues la humanidad estará compuesta por personas más inteligentes, que deben desarrollar la Psicología y precisar de esta. Psicólogos más inteligentes construirán un área cada vez más sostenida en evidencias empíricas. Es señalada la necesidad de que la Psicología se especialice, revise sus currículos en nivel de graduación y se una en torno a un paradigma integrador. Se concluye afirmando la necesidad de valorar las opiniones de jóvenes psicólogos, además de crear mejores formas de interacción entre personas y máquinas...
Descritores: História
Psicologia
Pesquisa
Ciência
-Empirismo
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


  8 / 48 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-695432
Autor: La Valle, Ricardo.
Título: Crisis: Qué crisis? / Crisis: What crisis?
Fonte: Rev. Hosp. Ital. B. Aires (2004);32(4):158-161, dic. 2012.
Idioma: es.
Descritores: Empirismo
História da Medicina
Bases de Conhecimento
Modelos Teóricos
Medicina/tendências
-Ciência/história
Tipo de Publ: Carta
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


  9 / 48 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-664110
Autor: Pinto, Tereza.
Título: Crítica do empirismo aplicado à psicopatologia clínica: da esterilidade do DSM a uma saída pela psicanálise / Critique of empiricism applied to clinical psychopathology: the sterility of the DSM output by psychoanalysis
Fonte: Agora (Rio J.);15(spe):405-420, jul.-dez. 2012.
Idioma: pt.
Resumo: A tradição empirista na medicina impôs seu modelo à clínica psicopatológica, e a psiquiatria construiu assim seus métodos diagnósticos sobre o modelo da observação direta. No contexto contemporâneo, essa tradição aparece, sobretudo, com a iniciativa a-teórica do DSM. Os tratamentos seguirão o ideal científico, o que aliena definitivamente o sujeito de seu sofrimento. Discute-se aqui tal proposição, contrapondo a proposta psicanalítica como única saí­da ao discurso científico-positivista no âmbito da psicopatologia.

Critics to empiricism applied to clinical psychopathology: from the sterility of the DSM to an issue by psychoanalysis. The empiricist tradition of medicine imposed its model upon the clinic in psychopathology. Thus, Psychiatry constructed its diagnostic methods based on the empiricists' principles of direct observation. In the contemporary context, this tradition mainly appears with the non-theoretical initiative of the DSM. Treatments will follow this scientific ideal, which definitely alienates the subject from its suffering. This paper discusses such a proposition and opposes the psychoanalytical proposal as the only solution to the scientific-positivist discourse in psychopathology.
Descritores: Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais
Empirismo
Psicanálise
Psicopatologia
Responsável: BR1194.1 - BT - Biblioteca


  10 / 48 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Chile
Texto completo
Id: lil-581936
Autor: Maliandi, Ricardo; Thüer, Oscar; Cecchetto, Sergio.
Título: Los paradigmas de fundamentación en la ética contemporánea / The paradigms of bases in contemporary ethics / Os paradigmas de fundamentação na ética contemporãnea
Fonte: Acta bioeth;15(1):11-20, 2009.
Idioma: es.
Resumo: Este artículo revisa la fundamentación ética (o de normas o valoraciones morales), problema básico del nivel de reflexión designado habitualmente como "normativo". Se exponen las diferentes actitudes desde las cuales se busca esclarecer el por qué de los fenómenos morales, siguiendo una clasificación basada en la distinción entre empirismo (emparentado con el consecuencialismo) y apriorismo (en algún punto ligado con el deontologismo). Asimismo, se subrayan las insuficiencias y debilidades de ambos planteos, proyectando su utilidad para una posterior tarea de fundamentación en el ámbito de la bioética.

This article reviews the task of ethical reasoning (or of norms or moral valuation), the basic problem of the level of reflection typically labeled as "normative." The article shows different attitudes from which to seek to clarify "the why" of moral phenomenon, following a classification based on the distinction between empiricism (related to consequentialism) and apriorism(at some point linked with deontologism). Also, insufficiencie sand weaknesses of both statements are highlighted, projecting its usefulness for a future task of statements of reason in the context of bioethics.

Este artigo revisa a fundamentação ética (ou de normas ou valorações morais), problema básico no nível de reflexão designado abitualmente como"normativo". São expostos as diferentes atitudes apartir das quais se busca esclarecer oporquê dos fenómenos morais, seguindo uma classificação baseada na distinção entre empirismo (parecido com o consequencialismo) e apriorismo (em algum ponto ligado com o deontologismo). Desta maneira, são destacados as limitações e debilidades de ambas as posições, projetando sua utilidade para uma tarefa posterior de fundamentação no âmbito da bioética.
Descritores: Bioética
Empirismo
Responsável: CL305.1 - Centro de Documentación



página 1 de 5 ir para página              
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde