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Id: biblio-1051232
Autor: Garcia, Fernanda Rezende; Rendón, Daniela de Cássia Sabará; Nazareth, Juliana Bernardo; Amorim, Thais Vasconcelos; Arreguy-Sena, Cristina; Salimena, Anna Maria de Oliveira.
Título: Sentidos do cuidado para acadêmicos de enfermagem: contribuições heideggerianas para o ensino / Directions for nursing academics towards care: heideggerian contributions to education / Sentidos de la atención para universitarios de enfermería: contribuiciones de Heidegger a la enseñanza
Fonte: Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online);12:318-323, jan.-dez. 2020.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: desvelar os sentidos dos acadêmicos de enfermagem acerca do cuidado de enfermagem. Método: pesquisa de natureza qualitativa na abordagem fenomenológica pautada no referencial teórico, filosófico, metodológico de Martins Heidegger. Foram participantes 13 acadêmicos de enfermagem do último período de graduação em uma Faculdade de Enfermagem de uma Universidade da Zona da Mata Mineira, que nos meses de setembro de 2015 realizaram depoimentos em encontro empático sobre o cuidado de enfermagem. Resultado: da análise compreensiva emergiu as Unidades de significação: Se colocar no lugar do outro, dar amor, carinho e ver o paciente como um todo e Conhecer a teoria para poder colocar o cuidado em prática. Conclusão: desvelou-se a dicotomia entre o conhecimento teórico e a prática, bem como a importância de se transpor o cuidado técnico para um cuidado holístico/acolhedor e humanístico

Objective: The study's purpose has been to address the meanings of nursing care from the nursing students' viewpoint. Methods: Qualitative research in the phenomenological approach based on the theoretical, philosophical and methodological framework of Martins Heidegger. Participants were 12 nursing students attending the last graduation semester at a Nursing School of a University located in the countryside of the Minas Gerais State. The nursing students gave statements during an empathic meeting on nursing careover September 2015. Result: Based on the data comprehensive analysis, the Units of meaning came about as follows: Putting yourself in other's shoes, give love and affection; Seeing the patient as a whole; and, Knowing the theory to put care into practice. Conclusion: The dichotomy between theoretical and practical knowledge was revealed, as well as the importance of transposing technical care to holistic/welcoming and humanistic care

Objetivo: revelar los sentidos de los universitarios de Enfermería acerca de la atención en enfermería. Método: investigación de carácter cualitativo con aproximación fenomenológica guiada por el referencial teórico, filosófico, metodológico de Martins Heidegger. Participaron 13 universitarios de enfermería del último curso de una facultad de enfermería en una universidad en la Zona da Mata Mineira, en el mes de septiembre de 2015 se tomó sus testimonios en el encuentro empático sobre la atención de enfermería. Resultado: el análisis global reveló las unidades de significado: Ponerse en lugar de otro, dar amor, afecto y mirar al paciente en su conjunto, y conocer la teoría para poner en práctica el cuidado. Conclusión: ee desveló la dicotomía entre el conocimiento teórico y la práctica, así como la importancia de traspasar el cuidado técnico a un cuidado holístico/acogedor y humanístico
Descritores: Filosofia em Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
Educação em Enfermagem/métodos
Cuidados de Enfermagem
-Atitude do Pessoal de Saúde
Papel do Profissional de Enfermagem/psicologia
Pesquisa Qualitativa
Existencialismo
Relações Interpessoais
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR1208.1 - BSEN - Biblioteca Setorial de Enfermagem e Nutrição


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Id: biblio-1034727
Autor: Salcedo Álvarez, Rey Arturo; Huerta González, Sara; Bustamante Edquén, Sebastián.
Título: Enfermería: la Némesis de la ciencia y filosofía del cuidado / Nursing: the Nemesis of science and philosophy of care
Fonte: Rev. enferm. neurol;12(2):98-101, may.-ago.-2013.
Idioma: es.
Resumo: En la cultura griega, para proteger el equilibrio universal la diosa Némesis castigaba la desmesura. A partir de esta metáfora se realizó un ejercicio crítico desde la concepción teórica, epistemológica y práctica de la enfermería, centrándose en explorar el concepto de cuidado en las dimensiones de interacción, participación y significado. A partir de este análisis, se concluyó que existe un distanciamiento entre los aspectos teóricos y filosóficos con la práctica cotidiana de la profesión.

In Greek culture, to protect the universal balance the goddess Nemesis punished excess. From this metaphor a critical exercise was made of the theoretical, epistemological and practical conception of nursing, focusing on exploring the concept of care in the dimensions of interaction, participation and meaning. From this analysis, it was concluded that there is a critical distance between theoretical and philosophical aspects with the daily practice of the profession.
Descritores: Filosofia em Enfermagem
-Conhecimento
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: MX380.1 - Coordianción de Investigación en Enfermería


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Id: biblio-907923
Autor: Melo, Lucas Pereira de.
Título: Enfermagem como uma ciência humana centrada no cuidado / Nursing as a human science centered care / Enfermaría como ciencia humana centrada en los cuidados
Fonte: REME rev. min. enferm;20:e979, 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste artigo é refletir sobre a relação entre cuidado e cultura para construir uma perspectiva da enfermagem como ciência humana centrada no cuidado. Trata-se de análise teórica, de caráter reflexivo, sobre os conceitos de cuidado e cultura e suas implicações ontológicas e epistemológicas para a enfermagem. Parte-se da definição de cuidado e da discussão de suas dimensões nos marcos da Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural de Madeleine Leininger, da Teoria do Cuidado Transpessoal de Jean Watson e do conceito antropológico de cultura. Em seguida, a enfermagem é apresentada como uma ciência humana dada a natureza do seu objeto central: o cuidado. Concluiu-se que é necessário defender uma perspectiva da enfermagem como ciência humana dada a natureza do seu domínio central e unificador: o cuidado.

The objective of this paper is to discuss the relationship between care, and culture to build a perspective of nursing as a human science centeredcare. This study is a theoretical and reflexive analysis of the concepts of care, culture, and their ontological and epistemological implications fornursing. From the care definition, and discussion of its dimensions, and its relationship with the anthropological concept of culture. The theoreticalframework employed was Culture Care Diversity and Universality Theory of Madeleine Leininger. Then nursing is presented as a human science ofthe nature of its central object: the care. It is concluded that it is necessary to defend a view of nursing as a human science given the nature of itscentral and unifying domain: caring.

El objetivo de este trabajo es discutir la relación entre cuidado y cultura para construir una perspectiva de enfermería como ciencia humanacentrada en los cuidados. Se trata de un análisis teórico de reflexión sobre los conceptos de cuidado y cultura y sus implicaciones ontológicasy epistemológicas para enfermería. Se comienza con la definición de cuidado y con la discusión de sus dimensiones en el marco de la teoría dela diversidad y universalidad de los cuidados culturales de Madeleine Leininger, de la teoría de cuidados transpersonales de Jean Watson y delconcepto antropológico de cultura. Luego se muestra que enfermería es una ciencia humana dada la naturaleza de su objeto central: los cuidados.Llegamos a la conclusión que es necesario defender la perspectiva de enfermería como una ciencia humana, dada la naturaleza de su dominiocentral y unificador: los cuidados.
Descritores: Cultura
Acesso aos Serviços de Saúde
Pacotes de Assistência ao Paciente
Assistência Centrada no Paciente
Filosofia em Enfermagem
Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde
Domínios Científicos
Padrão de Cuidado
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: lil-160433
Autor: Kurcgant, Paulina(coord).
Título: Administraçäo em enfermagem / Nursing administration.
Fonte: Säo Paulo; EPU; 1991. 237 p. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Aborda temas referentes à organizaçäo dos serviços de enfermagem, administraçäo de pessoal e prática do enfermeiro, com reflexöes sobre a prática vivenciada à luz de diferentes enfoques administrativos (FSH)
Descritores: Recursos Humanos de Enfermagem
Serviços de Enfermagem/organização & administração
Supervisão de Enfermagem/organização & administração
-Filosofia em Enfermagem
Tomada de Decisões Gerenciais
Educação Continuada em Enfermagem
Auditoria de Enfermagem
Cuidados de Enfermagem/organização & administração
Avaliação de Desempenho Profissional
Estrutura dos Serviços
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência
BR67.1/610.73*118; BR1310.1; L1362; BR1756.1; WY 105, K968a


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Id: biblio-1047278
Autor: Valenzuela-Suazo, Sandra Verónica.
Título: Aplicación de la teoría en la investigación del cuidado / Application of theory in care research
Fonte: Rev. enferm. Inst. Mex. Seguro Soc;27(3):124-127, Jul-Sep 2019.
Idioma: es.
Descritores: Filosofia em Enfermagem
Teoria de Enfermagem
Pesquisa em Enfermagem Clínica
Cuidados de Enfermagem
-Chile
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: MX346.1 - CENAIDS - Centro Nacional de Investigación Documental en Salud


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Id: lil-178621
Autor: Chaplin, Maria José.
Título: A dinâmica do centro cirúrgico numa perspectiva de relacionamentos cotidianos / A dynamic of the surgery center with a perspective of daily relationship.
Fonte: Rio Grande; s.n; ago. 1996. 90 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal de Santa Catarina. Curso de Pós-Graduaçäo em Enfermagem para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Tendo como apoio a sociomicroantropologia proposta por Michel Meffesoli e inspirado em Nietzsche, este trabalho mostra situacoes da vida diaria no Centro Cirurgico do Hospital universitario de Rio Grande. Mostra um viver rapido na intensidade do tempo efemero, que alguns, entendem como caotico e, por isto, desejam transforma-lo. Procura compreender a dinamica deste lugar, levantar suspeitas sobre praticas desencantadas, acreditando que a compreensao, seja um estimulo para a reflexao de intervencoes arbitrarias e para um "olhar o dia-a-dia" onde juntos, os homens vivenciam a poesia da vida simples.
Descritores: Centro Cirúrgico Hospitalar
-Filosofia em Enfermagem
Relações Interprofissionais
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1; 2730.00


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-730628
Autor: Jesus, Isabel Silva de; Sena, Edite Lago da Silva; Andrade, Luana Machado.
Título: Learning in the informal spaces and re-signification of the existence of undergraduate students of nursing / Aprendizagem nos espaços informais e ressignificação da existência de graduandos de enfermagem / Aprendizaje en los espacios informales y resignificación del existir de los estudiantes de enfermería
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);22(5):731-738, Sep-Oct.2014.
Idioma: en.
Resumo: OBJECTIVE: to describe the perception of lecturers and undergraduate nursing students regarding the dialogic experience in the informal spaces and its relationship with training in health. METHOD: experiential descriptions were collected in the context of a public university in the non-metropolitan region of the state of Bahia, Brazil, using open interviews. These descriptions were analyzed according to the principles of the phenomenology of Maurice Merleau-Ponty. RESULTS: it was revealed that the informal spaces contribute significantly to the construction of knowledge and professional training strengthening teaching and promoting the re-signification of the subjects' experience. CONCLUSION: it is evidenced that the dialogic experience has relevancy for rethinking the teaching-learning process in the university, such that the informal spaces should be included and valued as producers of meanings for the personal and academic life of lecturers and students, with the ability to re-signify existence. .

OBJETIVO: descrever a percepção de docentes e graduandos em enfermagem sobre a experiência dialógica nos espaços informais e sua relação com a formação em saúde. MÉTODO: foram colhidas descrições vivenciais, no contexto de uma universidade pública do interior da Bahia, Brasil, por meio de entrevista aberta. Tais descrições foram analisadas segundo os princípios da fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty. RESULTADOS: os resultados revelaram que os espaços informais contribuem significativamente para a construção de conhecimentos e formação profissional, potencializam o ensino formal e favorecem a ressignificação da experiência dos sujeitos. CONCLUSÃO: evidencia-se que há relevância da experiência dialógica para se repensar o processo de ensino-aprendizagem na universidade, a fim de que os espaços informais sejam incluídos e valorizados como produtores de significados para a vida pessoal e acadêmica de discentes e docentes, com capacidade para ressignificar a existência. .

OBJETIVO: describir la percepción de docentes y estudiantes de enfermería sobre la experiencia dialógica en los espacios informales y su relación con la formación en salud. MÉTODO: fueron recolectadas descripciones vivenciales, en el contexto de una universidad pública del interior del estado de Bahia, en Brasil, por medio de entrevista abierta. Esas descripciones fueron analizadas según los principios de la fenomenología de Maurice Merleau-Ponty. RESULTADOS: revelaron que los espacios informales contribuyen significativamente para la construcción de conocimientos y formación profesional, potencializan la enseñanza formal y favorecen la resignificación de la experiencia de los sujetos. CONCLUSIÓN: se evidenció que existe relevancia de la experiencia dialógica para el repensar del proceso enseñanza-aprendizaje en la universidad, con la finalidad de que los espacios informales sean incluidos y valorizados como productores de significados para la vida personal y académica de discentes y docentes, con capacidad de resignificar la existencia. .
Descritores: Educação em Enfermagem
-Filosofia em Enfermagem
Estudantes de Enfermagem
Atitude
Educação em Enfermagem/métodos
Docentes de Enfermagem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-714853
Autor: Carvalho, Carina Maris Gaspar; Cubas, Marcia Regina; Malucelli, Andreia; Nóbrega, Maria Miriam Lima da.
Título: Alignment of ICNP® 2. 0 Ontology and a proposed INCP® Brazilian Ontology / Alinhamento entre a Ontologia da CIPE® 2. 0 e a proposta de uma Ontologia Brasileira da CIPE® / Alineamiento entre la Ontología CIPE® 2. 0 y la propuesta de una Ontología Brasileña de la CIPE®
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);22(3):499-503, May-Jun/2014.
Idioma: en.
Resumo: OBJECTIVE: to align the International Classification for Nursing Practice (ICNP®) Version 2.0 ontology and a proposed INCP® Brazilian Ontology. METHOD: document-based, exploratory and descriptive study, the empirical basis of which was provided by the ICNP® 2.0 Ontology and the INCP® Brazilian Ontology. The ontology alignment was performed using a computer tool with algorithms to identify correspondences between concepts, which were organized and analyzed according to their presence or absence, their names, and their sibling, parent, and child classes. RESULTS: there were 2,682 concepts present in the ICNP® 2.0 Ontology that were missing in the Brazilian Ontology; 717 concepts present in the Brazilian Ontology were missing in the ICNP® 2.0 Ontology; and there were 215 pairs of matching concepts. CONCLUSION: it is believed that the correspondences identified in this study might contribute to the interoperability between the representations of nursing practice elements in ICNP®, thus allowing the standardization of nursing records based on this classification system. .

OBJETIVO: alinhar a Ontologia da CIPE®, versão 2.0, e a proposta de uma Ontologia Brasileira da CIPE®. MÉTODO: estudo documental, exploratório e descritivo, cujas bases empíricas foram: a Ontologia da CIPE® 2.0 e a Ontologia Brasileira da CIPE®. Para o alinhamento entre ambas foi aplicada uma ferramenta computacional, cujos algoritmos identificam correspondências entre conceitos, os quais foram organizados e analisados segundo: nomes, classes irmãs, pais, filhos e presença ou ausência. RESULTADOS: 2.682 conceitos presentes na Ontologia CIPE® 2.0 e ausentes na Ontologia Brasileira; 717 conceitos presentes na Ontologia Brasileira e ausentes na Ontologia CIPE® 2.0 e 215 pares de conceitos correspondentes. CONCLUSÃO: acredita-se que as correspondências identificadas neste estudo possam contribuir para a interoperabilidade entre as representações dos elementos da prática de enfermagem pela CIPE®, viabilizando a padronização dos registros de enfermagem a partir dessa classificação. .

OBJETIVO: alinear la ontología de la Clasificación Internacional para la Práctica de Enfermería (CIPE®) Versión 2.0 y la propuesta de una Ontología Brasileña de la CIPE®. MÉTODO: estudio documental, exploratorio y descriptivo, cuyas bases empíricas fueron: la Ontología CIPE® 2.0 y la Ontología Brasileña de la CIPE®. Para el alineamiento entre ambas fue aplicada una herramienta computacional cuyos algoritmos identifican correspondencias entre conceptos, los cuales fueron organizados y analizados según: nombres, clases hermanas, padres, hijos y presencia o ausencia. RESULTADOS: se encontraron 2.682 conceptos presentes en la Ontología CIPE® 2.0 y ausentes en la Ontología Brasileña; 717 conceptos presentes en la Ontología Brasileña y ausentes en la Ontología CIPE® 2.0; y 215 pares de conceptos correspondientes. CONCLUSIÓN: se cree que las correspondencias identificadas en este estudio pueden contribuir para la interoperabilidad entre las representaciones de los elementos de la práctica de enfermería de la CIPE®, permitiendo la estandarización de los registros de enfermería a partir de esta Clasificación. .
Descritores: Filosofia em Enfermagem
Terminologia Padronizada em Enfermagem
-Brasil
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-752154
Autor: Williams, Ged F; Cañón Montañez, Wilson.
Título: International leadership in nursing / Liderazgo internacional en enfermería
Fonte: rev. cuid. (Bucaramanga. 2010);4(1):433-436, ene.-dic. 2013.
Idioma: en; es.
Descritores: Educação em Enfermagem
Filosofia em Enfermagem
Padrões de Prática em Enfermagem
Sociedades de Enfermagem
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: CO646.9 - UDES - Universidad de Santander


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Prado, Marta Lenise do
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Id: biblio-1013178
Autor: Guerrero-Castañeda, Raúl Fernando; Prado, Marta Lenise do; Menezes, Tânia Maria de Oliva; Galindo-Soto, Jonathan Alejandro; Ojeda-Vargas, Ma. Guadalupe.
Título: Life experiences that favor the plenitude and transcendence of the elderly being: a phenomenological-hermeneutical study / Experiências de vida que favorecem a plenitude e transcendência do ser adulto idoso: estudo fenomenológico-hermenêutico / Experiencias de vida que favorecen la plenitud y trascendencia del ser adulto mayor: estudio fenomenológico-hermenéutico
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;53:e03476, 2019. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To understand the life experiences that favor the plenitude and transcendence of the elderly being. Method: Qualitative study of hermeneutical phenomenological approach. It was conducted from January 2014 to March 2017 in two social groups for seniors. Selection of participants was by intentional sampling with information saturation. Characteristics of participants: men or women aged 60 years and over. Data collection through a phenomenological interview. Study in compliance with the General Law of Health, Subject of Health Research and the Declaration of Helsinki. Analysis through the Heidegger's hermeneutic circle: Pre-understanding, understanding and interpretation. Results: Units of meaning arose. Ontologically, seniors are revealed in their historicity and temporality, emphasize fear and anguish in their daily life, and fall into a feeling of nothing with the need to be authentic that is achieved through care. This understanding of the being is transcendence, and its manifestation is enlightenment. Conclusion: Transcendence is favored by care in the life cycle. Nursing as a science of care can promote actions that facilitate the reach of the encounter of seniors at different stages of their lives.

RESUMO Objetivo: Compreender as experiências de vida que favorecem a plenitude e transcendência do ser-adulto idoso. Método: Estudo qualitativo com enfoque fenomenológico-hermenêutico. Foi realizado de janeiro de 2014 a março de 2017 em dois grupos de convivência de idosos. Seleção de participantes por amostragem intencional com saturação de informação. As características dos participantes foram: ter 60 anos ou mais, homens ou mulheres. Coleta de dados por meio de entrevista fenomenológica. Foi cumprida a Lei Geral da Saúde, Matéria de Pesquisa em Saúde e a Declaração de Helsinki. Análise por meio do círculo hermenêutico heideggeriano: Pré-compreensão, Compreensão e Interpretação. Resultados: Onticamente surgiram unidades de significado. Ontologicamente o ser-adulto idoso é revelado na sua historicidade e temporalidade, destacando na sua cotidianidade o temor e a angústia, caindo em um sentimento de nada com necessidade de ser autêntico, obtido por meio do cuidado; essa compreensão do ser é transcendência, cuja manifestação é a iluminação. Conclusão: A transcendência é favorecida com o cuidado no ciclo vital; a enfermagem como ciência do cuidado pode promover ações que facilitem o encontro do ser-adulto idoso em diferentes etapas da sua vida.

RESUMEN Objetivo: Comprender las experiencias de vida que favorecen la plenitud y trascendencia del ser-adulto mayor. Método: Estudio cualitativo con enfoque fenomenológico hermenéutico. Se llevó a cabo de enero 2014 a marzo 2017 en dos grupos de convivencia de adultos mayores. Selección de participantes por muestreo intencional con saturación de información. Características de participantes fueron: tener 60 años y más, hombres o mujeres. Recolección de datos mediante entrevista fenomenológica. Cumplió con la Ley General de Salud, Materia de Investigación en Salud y la Declaración de Helsinki. Análisis a través del círculo hermenéutico heideggeriano: Pre-comprensión, Comprensión e Interpretación. Resultados: Ónticamente surgieron unidades de significado. Ontológicamente el ser-adulto mayor es desvelado en su historicidad y temporalidad, destacando en su cotidianidad el temor y angustia, cayendo en un sentimiento de nada con necesidad de ser auténtico, logrado a través del cuidado; esta comprensión del ser es trascendencia cuya manifestación es la iluminación. Conclusión: La trascendencia se favorece con cuidado en el ciclo vital, enfermería como ciencia del cuidado puede promover acciones que faciliten alcanzar el encuentro del ser-adulto mayor en diferentes etapas de su vida.
Descritores: Filosofia em Enfermagem
Idoso
Hermenêutica
-Entrevista
Pesquisa Qualitativa
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Meia-Idade
Idoso
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta



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