Base de dados : LILACS
Pesquisa : K01.752.712 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 364 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 37 ir para página                         

  1 / 364 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Id: lil-317901
Autor: Bianco, Maria Helena Borgato Cappo.
Título: Construcao da autonomia do enfermeiro no cotidiano: um estudo etnografico sob o referencial teorico de Agnes Heller / Building nursing autonomy in the quotidian.
Fonte: Bauru; EDUSC; 2000. 145 p. ilus. (Cadernos de Divulgacao Cultural, 71).
Idioma: pt.
Descritores: Filosofia em Enfermagem
Teoria de Enfermagem
Modelos de Enfermagem
Enfermagem
Autonomia Profissional
Processo de Enfermagem
Recursos Humanos de Enfermagem
Equipe de Enfermagem
Responsável: BR191.1 - Biblioteca e Centro de Documentação Luiza Keffer
BR191.1; WY150, B47c


  2 / 364 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-470800
Autor: Silva, Ana Lúcia da; Camillo, Simone de Oliveira.
Título: A educação em enfermagem à luz do paradigma da complexidade / Nursing education in the light of the complexity paradigm
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;41(3):403-410, set. 2007.
Idioma: pt.
Resumo: Os objetivos desta pesquisa foram reconhecer, interpretar e discutir temas oriundos dos discursos de docentes de um Curso de Graduação em Enfermagem, como fontes orientadoras para um ensino-aprendizagem humanizado, à luz da Teoria da Complexidade defendida por Edgar Morin. Tratase de pesquisa qualitativa, tipo exploratória e analítica. Buscou-se verificar princípios do paradigma da complexidade por meio da análise de conteúdo, modalidade temática , em discursos de onze docentes, obtidos no ano de 2004. Os temas encontrados foram: ensinar: responsabilidade do docente; unir saberes: ligações e interrelações para o enfrentamento da realidade; ensinar a complexidade humana; estimular a criatividade e a curiosidade; enfrentar as incertezas: construindo o conhecimento contínuo e dinâmico da vida; viver o processo ensino-aprendizagem por meio da transdisciplinaridade e ensinar a cidadania. Este estudo nos mostrou que é possível fazer acontecer um ensino superior pautado na condição humana, na solidariedade e na interligação dos saberes.

The objectives of this research were to recognize, interpret and discuss themes that arise out of the speeches of instructors of an undergraduate course of Nursing as guiding sources to a humanized teaching-learning experience in the light of Edgard Morin's Theory of Complexity. It is a qualitative, exploratory and analytic research. The study tried to verify principles of the paradigm of complexity through content analysis, theme modality, in the speeches of 11 instructors, obtained in 2004. The themes that were found were: teaching the instructor's responsibility; combining knowledge: connections and interrelations to face reality; teaching human complexity; stimulating creativity and curiosity; facing uncertainty: building life's continuous, dynamic knowledge; experiencing the teaching-learning process through transdisciplinarity; and teaching citizenship. This study shows that it is possible to have a university education based on the human condition, solidarity and knowledge interconnection.

Los objetivos de esta investigación han sido los de reconocer, interpretar y discutir temas oriundos de los discursos de docentes de un Curso de Graduación en Enfermería, como fuentes de orientación para una enseñanzaaprendizaje humanizados bajo la Teoría de la Complejidad defendida por Edgar Morin. Se trata de una investigación cualitativa, tipo exploratoria y analítica. Se buscó verificar principios del paradigma de la complejidad a través del análisis de contenido , modalidad temática en discursos de once docentes, obtenidos en el año de 2004. Los temas encontrados han sido: enseñar: responsabilidad del docente; unir sabidurías: relaciones e interrelaciones para hacer frente a la realidad; enseñar la complejidad humana; estimular la creatividad y la curiosidad; hacer frente a la incertidumbre: construyendo el conocimiento continuado y dinámico de la vida; vivir el proceso de enseñanzaaprendizaje por medio de la trans= disciplinariedad y enseñar la ciudadanía. Este estudio nos ha mostrado que es posible que haya una enseñanza superior pautada en la condición humana, en la solidaridad y en la interrelación de los conocimientos.
Descritores: Educação em Enfermagem
Filosofia em Enfermagem
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


  3 / 364 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-933134
Autor: Freitas, Marlene Gomes de.
Título: O cuidar na graduação em enfermagem: luz da teoria da complexidade de Edgar Morin.
Fonte: São Paulo; s.n; 2005. 120 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a São Paulo (Estado). Secretaria da Saúde. Coordenadoria de Controle de Doenças. Programa de Pós-Graduação em Ciências para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Os objetivos deste estudo foram: reconhecer, descrever como graduandos e recém-graduados de enfermagem compreendem o ensino do cuidar e analisar como identificam o aprendizado técnico do cuidar em enfermagem … luz da Teoria da Complexidade de Edgar Morin. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada no segundo semestre de 2004 e primeiro semestre de 2005 em uma Universidade particular da cidade de S„o Paulo.Realizamos 12 entrevistas semi-estruturadas. A análise pautou-se na Análise de Conteúdo de Bardin, na modalidade tem tica. Identificamos sete Sinalizadores Pedagógicos Complexos: 1 ensino-aprendizagem para o cuidar complexo; 2 potencialidades para o cuidar complexo; 3 reconhecimento da complexidade do ser humano para o cuidar; 4 cuidado humanizado: dimensões; 5 contexto sócio-profissional; 6 a prática do cuidar complexo; 7 – conceito de cuidar complexo. Os Sinalizadores Pedagógicos Complexos foram analisados e interpretados a partir dos princípios e das características do pensamento complexo de Edgar Morin. Percebemos que algo dinâmico se expressou na narrativa dos entrevistados. Estes sinalizadores expressaram o modo de ser e do cuidar mesmo sem oconhecimento direto da Teoria da Complexidade de Edgar Morin. Sendo assim, há  necessidade de refletirmos sobre o ensino de enfermagem para o cuidar, um ensino que busque a compreensão do humano, do pensar de forma aberta, globalizada, prática, dialógica, recursiva e hologram tica,direcionando-o para religação dos saberes fragmentados. Os dados nos remetem a necessidade de repensar como relacionar e inter-relacionar no cuidar em enfermagem, as partes ao todo e o todo as partes para o “cuidarcomplexo”
Descritores: Cuidadores
Educação em Enfermagem
Conhecimento
Cuidados de Enfermagem
Filosofia em Enfermagem
-Pesquisa Qualitativa
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2; W4, F862c, 2005


  4 / 364 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-620408
Autor: Sá Neto, José Antonio de.
Título: Enfermagem cuidando do recém-nascido na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: um olhar ético da ação profissional / Nursing care of the newborn in the Neonatal Intensive Care Unit: an ethical look at the professional action.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2009. 103 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Trata-se de um estudo do tipo qualitativo, sobre as ações experienciadas pela equipe de enfermagem no cotidiano da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal), tendo como objetivo apreender os aspectos éticos implícitos nas ações experienciadas pelos profissionais de enfermagem ao cuidar do recém-nascido (RN). Foram utilizados como referencial teórico-filosófico alguns autores renomados como: Mehry, Pegoraro, Pessini, entre outros. A abordagem metodológica aplicada no estudo foi a fenomenologia sociológica de Alfred Schutz, buscando, na intencionalidade das ações de enfermagem, a motivação que sustenta este cuidar. A aproximação face a face aos sujeitos do estudo deu-se solicitando o seguinte: Fale-me sobre a sua experiência ao cuidar de um RN no cotidiano da UTI. Para alcançar o objetivo proposto, utilizei as questões orientadoras da entrevista fenomenológica: O que você tem em vista ao cuidar do RN na UTI? Em relação à ética, o que você pensa ao cuidar do RN? As entrevistas foram realizadas com 16 profissionais da equipe de enfermagem da UTI de uma Maternidade Pública do Município do Rio de Janeiro, escolhidos de forma aleatória. Foram respeitados os critérios estabelecidos pela Resolução nº 196/96, garantindo a privacidade e o anonimato dos entrevistados, bem como aprovação do estudo pelo comitê de ética em pesquisa. A partir da análise das falas emergiram três categorias, que possibilitaram a apreensão dos aspectos éticos das ações de enfermagem na UTI como um típico. Esses profissionais têm em vista realizar o melhor cuidado desejando a cura e a alta do RN, apoiando-se na tecnologia para valorizar a perspectiva humana do cuidado na UTI e na possibilidade de agir com ética. Na realidade pesquisada, a tecnologia manifestou-se de maneira positiva no projeto intencional dos profissionais, mostrando uma enfermagem que acredita estar fazendo o seu melhor, envolvida com as questões éticas e humanas...

This is a qualitative study about experienced actions in the daily routine of the Neonatal Intensive Care Unit (NICU) by the nursing staff. It aims to understand implicit ethical aspects in experienced actions of nurses concerning the newborn care. Mehry. Pegoraro, Pessini and others renowned authors were used as theoretical and philosophical reference. The sociological phenomenology of Alfred Schutz was the methodological approach of the study as it seeks the motivation that confirms this care by the intention of nursing actions. The face-to-face approach to people of this study asked the following: Tell me about your experience in taking care of newborns in a NICU routine? Guiding questions of the phenomenological interview were used to achieve the proposed objective: What do you have in mind about taking care of newborns in a NICU? What do you think about when taking care of a newborn in relation to ethics? Sixteen professionals chosen at random of the nursing staff of a public hospital in the city of Rio de Janeiro carried the interviews out. The established criteria of the 196/96 resolution ensured the privacy and anonymity of the respondents and approves the study by the ethics committee on research. Three categories emerged from the analysis of the discourse and they allowed the understanding of ethical aspects of typical actions of the nursing staff in an Intensive Care Unit. These professionals aims to achieve the best care as they wants the newborn left the hospital well. So, they rely on technology in order to value the human perspective of care in the NICU and the ability to act ethically. The research proved that technology is a positive instrument in the intentional design of the nursing staff as it shows professionals who believe that ethical and human aspects help them to do their best...
Descritores: Cuidados de Enfermagem/ética
Equipe de Enfermagem/ética
Terapia Intensiva Neonatal/ética
Ética em Enfermagem
-Brasil
Filosofia em Enfermagem
Pesquisa Qualitativa
Tecnologia Biomédica
Unidades de Terapia Intensiva Neonatal
Limites: Recém-Nascido
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)
BR1366.1; TE484


  5 / 364 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-620407
Autor: Gorgulho, Fernanda Rocha.
Título: Tão perto, tão longe: a vivência do enfermeiro na construção/desenvolvimento da relação mãe/recém-nascido na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal / So close, so far: the experience of nurse in the construction and development relationship of mother/newborn in the Neonatal Intensive Care Unit.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2009. 71 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Não há duvidas sobre a grandeza e intensidade que pode existir no relacionamento entre mãe e filho, porém, quando esse recém nascido é um bebê prematuro e/ou necessita de hospitalização em uma Unidade de Terapia Intensivo Neonatal (UTIN) pode haver um pode haver um choque, uma grande decepção, pois essa mãe não poderá interagir de forma plena com seu filho, não poderá amamentar e nem cuidar dele da forma habitual que se espera. Neste sentido, esse estudo propõe uma reflexão sobre a atuação do enfermeiro quanto à relação mãe/recém-nascido na UTIN. Assim sendo, tem-se como objeto A vivência do enfermeiro na construção/desenvolvimento da relação mãe/recém-nascido na UTIN. E como objetivo Compreender o significado da ação do enfermeiro na aproximação mãe/recém-nascido. Para o embasamento teórico foi necessário pensar sobre a prática do enfermeiro na UTIN, no que diz respeito a sua assistência, o processo de humanização neste ambiente e na inserção da família nos cuidados. Outro conceito fundamental discutido foi a interação, destacando o pensamento fenomenológico de Alfred Schutz. Estudo do tipo descritivo, desenvolvido com abordagem qualitativa e o referencial teórico-metodológico da fenomenologia. O cenário para sua realização foi a UTIN de um grande hospital da rede pública, localizado no subúrbio da cidade do Rio de Janeiro e foram sujeitos 16 enfermeiros lotados nesta unidade. A entrevista fenomenológica foi a técnica utilizada para captar as vivências profissionais e em seguida realizou-se a análise compreensiva tendo em vista a categorização. Como resultado chegou-se a 3 categorias do vivido; (1) ambientar as mães na UTIN: o começo da relação,(2) aproximar através do toque: usando os sentidos para se relacionar e (3) melhorar a relação entre mãe/recém-nascido: pensando no futuro. Além dessas categorias foi possível a apreensão do contexto vivencial das experiências dos enfermeiros no relacionamento com as mães de recém-nascidos na UTIN...

There is no doubt about the magnitude and intensity you'll find in the relationship between mother and son however, when the newborn is a premature baby and / or require hospitalization in a Neonatal Intensive Care Unit (NICU) may be a shock and a big disappointment for this mother, because she wiil not interact fully with your baby, could't brestfeed and a care him like she hope. In this sense, this study proposes a reflection on the nurse's role in the relationship mother / newborn in NICU. Therefore, there has been as subject the nurse experience in construction and development of the relationship between mother / newborn in NICU. And as objective: to understand the meaning of the nurse's action in bringing closer the mother and the newborn. For the theoretical base was necessary to think about the practice of nurses in NICU, with regard to their assistance, the humanization process in this environment and the integration of family care. Another key concept discussed was the interaction highlighting the phenomenological approach of Alfred Schutz. Descriptive study, developed with a qualitative approach and theoretical - methodological phenomenology. The setting for the meeting was a NICU of a large public hospital located on the outskirts of Rio de Janeiro and 16 nurses in this unit were the subjects. The phenomenological interview was the technique used to capture the professional experiences and then held a comprehensive analysis aimed at categorization. As a result reached the 3 categories of living; (1) Setting the mothers in the NICU: the beginning of the relationship, (2) close by touch: using the senses to relate and (3) improve the relationship between mother and newborn: thinking about the future. In addition to these categories was possible to apprehend the living context of nurses experiences in the relationship with the mothers of newborns in the NICU...
Descritores: Enfermagem Materno-Infantil/métodos
Enfermagem Neonatal/métodos
Relações Mãe-Filho
Terapia Intensiva Neonatal/métodos
-Brasil
Filosofia em Enfermagem
Pesquisa Qualitativa
Limites: Humanos
Gravidez
Recém-Nascido
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)
BR1366.1; TE483


  6 / 364 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-585602
Autor: Kebian, Luciana Valadão Alves.
Título: As práticas de saúde do enfermeiro e do agente comunitário de saúde na visita domiciliar da Estratégia Saúde da Família / Health practices of nurses and health community agent at home visits of Family Health Strategy.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2011. 94 p. ilus, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo conhecer os sentidos atribuídos pelos enfermeiros e agentes comunitários de saúde da Estratégia Saúde da Família do município do Rio de Janeiro/RJ acerca das práticas de saúde desenvolvidas na visita domiciliar. É um estudo descritivo, de natureza qualitativa e teve como abordagem metodológica a hermenêutica-dialética. O cenário foi a cidade do Rio de Janeiro/RJ, em duas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) da Área Programática 3.1. Os sujeitos foram 08 enfermeiros e 07 agentes comunitários de saúde (ACS's) atuantes nas UBSF selecionadas. A coleta de dados foi realizada entre janeiro e março de 2010, por meio de entrevistas semi-estruturadas e para a avaliação dos resultados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin. A partir dos resultados alcançados foi possível elaborar três categorias de estudo: a primeira trata das práticas de saúde do enfermeiro e do ACS na Estratégia Saúde da Família (ESF); a segunda aborda a visita domiciliar do enfermeiro e do ACS, a qual inclui subcategorias sobre o trabalho em equipe na visita domiciliar, as dificuldades na realização da visita domiciliar, o planejamento da visita domiciliar, o vínculo entre enfermeiro, ACS e família na visita domiciliar e a interação profissional do enfermeiro e do ACS na visita domiciliar; a última categoria trata dos sentidos atribuídos pelos enfermeiros e ACS's acerca das práticas de saúde desenvolvidas na visita domiciliar, as quais incluem subcategorias sobre as práticas de saúde do enfermeiro e do ACS na visita domiciliar e as opiniões sobre a visita domiciliar. Com a análise dos dados constatou-se que os enfermeiros e os ACS's desenvolvem diversas práticas de saúde na ESF, com destaque para as práticas de cuidado. As práticas de cuidado do enfermeiro na visita domiciliar estão voltadas para a investigação das necessidades de saúde e realização das atividades assistenciais...

This research had the aim of knowing the meanings given by the nurses and health community agents about the program of Family Health Strategy of Rio de Janeiro/RJ county about health practices which are developed at the home visit. It is a descriptive, qualitative basis study which had the methodological approach on hermeneutics-dialectics. The set was Rio de Janeiro/RJ city, in two Basic Units of Family Health (BUFH) of the Programmatic Area 3.1. The subjects were 08 nurses and 07 health community agents (HCA) working at the selected BUFH. Database sampling was performed from January to March, 2010 by means of semi-structured interviews and for the results assessment the technique of content analysis proposed by Bardin was used . From the results which had been obtained it was possible to elaborate three study categories: the first is about health practices of nurses and HCA at the Family Health Strategy (FHS); the second one approaches the home visits of the nurses as well as the HCA´s, which include subcategories about team work at home visit, the difficulties in carrying out the home visit, the planning of home visits, the bond of nurse, HCA and family at the home visit and the nurses´ and HCA professional interaction at the home visit; the last category is about the meanings given by nurses and HCAs´ about the health practices which are developed at the home visit, that include subcategories about health practices of nurses and HCA at the home visit and the opinions about this. With database analyses it is observed that nurse and HCA's develop varied practices of health at ESF, highlighting care practices. Such practices of the nurse at home visit are to investigate the needs in health and to accomplish assistance activities...
Descritores: Agentes Comunitários de Saúde
Enfermagem Familiar/métodos
Estratégia Saúde da Família
Sistema Único de Saúde
Visita Domiciliar
-Brasil
Filosofia em Enfermagem
Pesquisa Qualitativa
Teoria de Enfermagem
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)
BR1366.1; TE464


  7 / 364 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-585601
Autor: Silva, Carolina de Mendonça Coutinho e.
Título: Enfrentando mudanças e valorizando a vida: uma referência para a enfermeira no cuidado à mulher submetida à cirurgia ginecológica / Facing changes and appreciating life: a reference for the nurse in the care for women undergoing gynecological surgery.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2011. 152 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Diversos estudos que abordam as repercussões das cirurgias ginecológicas na vida da mulher apontam para uma relação existente com aspectos subjetivos, em virtude da construção social da identidade feminina, indicando que a perda de órgãos ginecológicos pode interferir na maneira da mulher se perceber e se relacionar com o mundo. O presente estudo tem como objeto o processo de interação da mulher no contexto das cirurgias ginecológicas. Para isso foram formulados os objetivos: Descrever os significados da cirurgia ginecológica para a mulher submetida a este procedimento e Analisar o processo de interação da mulher com ela mesma e com o seu núcleo social a partir dos significados por ela atribuídos à cirurgia ginecológica, considerando o fenômeno da mutilação. O estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivo-exploratório, teve como referencial teórico-metodológico o Interacionismo Simbólico e a Grounded Theory, que subsidiaram uma interpretação da ação e das relações das mulheres no contexto da cirurgia ginecológica e da mutilação, baseados na definição e interpretação de significados por elas atribuídos. Dos resultados emergiram quatro categorias: Investigando a doença e decidindo aceitar a cirurgia, A passagem pela cirurgia: vivendo o processo de resolução do problema, Enfrentando as mudanças impostas pela cirurgia e Valorizando a vida. Evidenciou-se que ao receber o diagnóstico da doença, a mulher interage com dúvidas, medos, a busca por informação e pelos benefícios da cirurgia, e por fim decide aceitá-la. Ao passar pela cirurgia, vivencia incômodos, complicações, compreende que perdeu uma parte do corpo e procura conformar-se, tentando crer que foi o único caminho...

Several studies that approach the repercussions of gynecological surgery on women's lives indicate a relationship with subjective aspects, due to the social construction of the female identity, pointing out that the loss of gynecological organs may interfere in the way women perceive themselves and connects with the world. The object of this study is the process of interaction of women in the context of gynecological surgeries. To do so, the following objectives were devised: To describe the meanings of gynecological surgery for women undergoing such procedure and to analyze the process of interaction with women to themselves and with their social environment from the meanings attributed by her to gynecological surgery, considering the phenomenon of mutilation. This descriptive, exploratory study of qualitative nature had the Symbolic Interactionism and the Grounded Theory as theoretical-methodological references, thus supporting an interpretation of the action and relationships of women in the context of gynecological surgery, and mutilation, based on the definition and interpretation of meaning attributed by them. Four categories emerged from the results: Investigating the disease and deciding to accept the surgery; Undergoing the surgery: coping with the problem resolution process; Facing the changes posed by the surgery; and Appreciating life. It was evident that, when women are faced with the diagnosis, they interact with doubt, fear, search for information and the benefits of the surgery, and finally decides to accept it. After undergoing the surgery, they cope with discomfort, complications, they understand that they have lost a part of their bodies and seek resignation, trying to believe that it was the only way left...
Descritores: Procedimentos Cirúrgicos em Ginecologia/enfermagem
Saúde da Mulher
Valor da Vida
-Brasil
Filosofia em Enfermagem
Pesquisa Qualitativa
Simbolismo
Teoria de Enfermagem
Limites: Humanos
Feminino
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)
BR1366.1; TE463


  8 / 364 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-574605
Autor: Rangel, Tainara Serodio Amim.
Título: Vivendo a contradição entre ser mulher e ser profissional no processo de cuidar de mulheres soropositivas para o Hiv / Living the contradiction between being female and being professional in the care of HIV soropositive women.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2010. 105 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: A presente pesquisa pretendeu investigar os significados atribuídos por mulheres profissionais ao processo de cuidar de mulheres com Hiv, considerando a vulnerabilidade no contexto da feminização do Hiv/Aids. Para isto traçou como objetivos: descrever os significados atribuídos por mulheres que cuidam de mulheres soropositivo para o Hiv, considerando a vulnerabilidade no contexto da feminização do Hiv/Aids; analisar o processo de interação de mulheres profissionais no cuidado de mulheres soropositivo para o Hiv à luz do interacionismo simbólico A metodologia empregada foi a abordagem qualitativa subsidiada pela Grounded Theory. A técnica de coleta de dados escolhida foi entrevista semi-estruturada. Em consoante com a Grounded Theory, o referencial de análise dos dados foi o Interacionismo Simbólico. A pesquisa apontou duas categorias centrais pelas quais permeiam os significados do cuidado em questão. Na primeira, a mulher-profissional fala como mulher que crê estar ao imune ao Hiv por via sexual mantendo relacionamento estável, onde se verifica forte vulnerabilidade de gênero para o Hiv; na segunda, a profissional-mulher reconhece a vulnerabilidade das mulheres que cuida, e dita regras de como viver e como se prevenir para o Hiv, como o uso do preservativo. A partir destas categorias identificou-se que os significados atribuídos por mulheres profissionais ao processo de cuidar de mulheres com Hiv, considerando a vulnerabilidade no contexto da feminização do Hiv/Aids, assumiu significados diferentes a partir das diversas situações vividas e das experiências interacionais das profissionais. Assim, os significados se agruparam em dois fenômenos: o de Saúde para a mulher e o de Morte para a mulher e riscos para si...

This research intended to investigate the meanings attributed by professional women to the process of taking care of women with HIV, considering the vulnerability in the context of feminization of HIV/Aids. Therefore, it was established as objectives: to describe the meanings given by women that take care of HIV seropositive women, considering the vulnerability in the context of feminization of HIV/Aids; to analyze the interaction process of professional women in the care of HIV seropositive women, in relation to the symbolic interaction. The methodology used was the qualitative approach, subsided by the Grounded Theory. The data collection technique chosen was the semi-structure interview. In accordance with the Grounded Theory, the referential of analysis of the data was the Symbolic Interaction. The research has pointed out two main categories through which the meanings of the care at issue permeate. In the first, the professional woman talks as a woman who believes to the immune to sexually acquired HIV, keeping a stable relationship, where it can be verified a strong vulnerability of the genre for the HIV; in the second one, the professional woman recognizes the vulnerability of the women she takes care of, and she dictates the rules on how to live and how a woman can prevent the HIV, by using preservatives, for instance. From these categories, it was identified that the meanings attributed by professional women to the process of taking care of women with HIV, considering the vulnerability in the context of feminization of HIV/Aids has assumed different meanings as from the several situations lived and from the interaction experiences of the professionals. This way, the meanings were grouped in two phenomena, the Health one, for the woman, and the Death one, for the woman and the risks for herself...
Descritores: Infecções por HIV/enfermagem
Relações Profissional-Paciente
Saúde da Mulher
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida/enfermagem
Vulnerabilidade em Saúde
-Brasil
Enfermeiras e Enfermeiros
Filosofia em Enfermagem
Maternidades
Pesquisa Qualitativa
Pessoal de Saúde
Teoria de Enfermagem
Limites: Humanos
Feminino
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)
BR1366.1; TE459


  9 / 364 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-563332
Autor: Cruz, Élissa Jôse Erhardt Rollemberg.
Título: Resiliência da enfermeira diante da variabilidade do trabalho em terapia intensiva / Resilience of the nurse ahead of the variability of the work in intensive care.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2009. 97 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O objeto de investigação deste estudo é a resiliência da enfermeira intensivista frente a situações de variabilidade do trabalho em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Os objetivos foram: caracterizar o entendimento das enfermeiras intensivistas sobre sua relação com o trabalho no cenário da Terapia Intensiva; discutir os fatores motivadores da permanência das enfermeiras intensivistas no trabalho em Terapia Intensiva; e analisar os fatores protetores relacionados à resiliência das enfermeiras intensivistas os quais favorecem a manutenção da saúde diante do contexto da Terapia Intensiva. Como suporte teórico foram abordados conceitos e pressupostos relacionados à variabilidade e à resiliência, contextualizando-os no mundo do trabalho da Terapia Intensiva. O estudo apoiou-se nas concepções de psicodinâmica do trabalho desenvolvidas por Dejours, buscando compreender dialeticamente as vivências do sofrimento-prazer advindos do trabalho, assim como os fatores construtores da resiliência. Pesquisa qualitativa e descritiva, com abordagem dialética, desenvolvida num Centro de Terapia Intensiva (CTI) de um hospital da rede privada de saúde no município do Rio de Janeiro, após aprovação por seu Comitê de Ética em Pesquisa. Os sujeitos foram 10 enfermeiras intensivistas em atuação neste CTI há pelo menos um ano. Os instrumentos de coleta foram entrevista semi-estruturada, diário de campo e Escala de Resiliência, aplicados entre Junho/2008 e Agosto/2008, com assinatura prévia do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O método de análise caracterizou-se na análise de conteúdo, evidenciando três categorias: perfil das enfermeiras no cenário da Terapia Intensiva; do sofrimento ao prazer: o sentimento dialético da enfermeira intensivista; e a resiliência da enfermeira intensivista: fatores protetores da saúde...

The object of inquiry of this study is the resilience of the intensive nurse front the situations of variability of the work in Intensive Care Unit. The delimited objectives had been: to characterize the agreement of the intensive nurses on its relation with the work in the scene of the Intensive Care; to argue the factors motivators of the permanence of the intensive nurses in the work in Intensive Care; and to analyze the related protective factors to the resilience of the intensive nurses which ahead favor the maintenance of the health of the context of the Intensive Care. As it has supported theoretician had been boarded concepts and presupposes related to the variability and the resilience, contextualizing them in the world of the work of the Intensive Care. The study it was supported in the conceptions of psychodynamic of the work developed by Dejours, searching dialectically to understand the experiences happened of the suffering-pleasure of the work, as well as the construction factors of the resilience. Qualitative and descriptive research, with boarding dialectic, developed in a Intensive Care Unit of a hospital of the private net of health in the city of Rio de Janeiro, after approval for its Committee of Ethics in Research. The citizens had been 10 intensive nurses in performance in this Intensive Care Unit have at least one year. The collection instruments had been half-structuralized interview, daily of field and Scale of Resilience, applied between June/2008 and August/2008, with previous signature of the Term of Free and Clarified Assent. The analysis method characterized in the content analysis, evidencing three categories: profile of the nurses in the scene of the Intensive Care; of the suffering to the pleasure: the dialectic feeling of the intensives nurse; and the resilience of the intensive nurse: protective factors of the health...
Descritores: Enfermagem do Trabalho/métodos
Resiliência Psicológica
Saúde do Trabalhador
-Brasil
Ergonomia
Filosofia em Enfermagem
Pesquisa Qualitativa
Unidades de Terapia Intensiva
Limites: Humanos
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)
BR1366.1; TE452


  10 / 364 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-563330
Autor: Sá, Cláudia Maria da Silva.
Título: Atuação dos trabalhadores de enfermagem em ressuscitação cardiopulmonar: repercussões psicofísicas na saúde do trabalhador / Nursing worker's practice in cardiopulmonary resuscitation: psychophysical repercussions on the worker's health.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2009. 101 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Objeto de estudo: repercussões psicofísicas no trabalhador de enfermagem decorrentes da atuação em ressuscitações cardiopulmonares em enfermarias de clínica médica. Objetivos: identificar os fatores facilitadores e dificultadores enfrentados pelos trabalhadores de enfermagem na atuação em ressuscitação cardiopulmonar, discutir os sentimentos que emergem desses trabalhadores nesta atuação, analisar as repercussões psicofísicas na saúde destes trabalhadores decorrentes da atuação em ressuscitação cardiopulmonar. Estudo qualitativo, descritivo, fundamentado no método dialético e com referencial teórico da Psicodinâmica do Trabalho. Desenvolvido em quatro enfermarias de clínica médica de um hospital universitário da rede pública do município do Rio de Janeiro, tendo como sujeitos cinco enfermeiros e doze auxiliares de enfermagem. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e as informações coletadas foram tratadas e analisadas à luz do método de análise de conteúdo, o qual possibilitou o surgimento de três categorias: a organização do trabalho e seus reflexos sobre a atuação dos trabalhadores de Enfermagem em ressuscitação cardiopulmonar, vivências referentes a esta atuação e implicações na saúde destes trabalhadores decorrentes desta atuação. Os resultados apontaram para um significativo distanciamento entre o trabalho prescrito e o real. Esse distanciamento gerava nos sujeitos uma percepção marcadamente de dificuldades, as quais conduziram a relatos de muito mais sofrimento do que de prazer. Verificou-se que o sentimento de prazer emergia quando os sujeitos aludiam à recuperação do cliente, à sensação do dever cumprido e quando eles conseguiam vencer as dificuldades que perpassavam este atendimento. Diante das situações dificultadoras, os trabalhadores referiram angústia, irritabilidade, nervosismo, ansiedade, frustração, isto é, sentimentos negativos e prejudiciais para a saúde do trabalhador...

Aim of the study: psychophysical repercussions of nursing workers resulting from their practice in cardiopulmonary resuscitation (CPR) among medical in-patients. Objectives: to identify the facilitating and difficulty factors faced by nursing workers practice in CPR, discuss the feelings that emerge from the workers in their practice and analyze the psychophysical repercussions on the workers' health arising from such practice. Qualitative, descriptive study, based on the dialectical method and theoretical reference to the Psychodynamics of Work. The study was developed in four medical wards of a public university hospital in the city of Rio de Janeiro, which had five nurses and twelve nursing assistants as subjects. Data collection instrument chosen was a semi-structured interview, whose information was analysed and dealt with under the light of content analysis approach, resulting in the creation of three categories: the organization of work and its reflexes on the nursing workers practice as regards cardiopulmonary resuscitation, experiences in relation to their practice and the implications on the health of the workers resulting from their practice. The results indicated a significant distancing between the prescribed and the real work, which created in the subjects involved a clear perception of difficulties that resulted in reports that stressed much more on suffering than on pleasure. It was also verified that the feeling of pleasure emerged when the subjects mentioned the recovery of the patient, in the sense of accomplished duty and when they managed to overcome the difficulties involved in that attendance. When facing difficult situations, the workers referred to anguish, irritability, nervousness, anxiety, frustration, that is, negative feelings which are harmful to the worker's health...
Descritores: Enfermagem do Trabalho
Enfermagem/organização & administração
Reanimação Cardiopulmonar/enfermagem
Saúde do Trabalhador
-Brasil
Filosofia em Enfermagem
Pesquisa Qualitativa
Psicofisiologia
Riscos Ocupacionais
Limites: Humanos
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)
BR1366.1; TE450



página 1 de 37 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde