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Texto completo SciELO Saúde Pública
Batista, Luis Eduardo
Lebräo, Maria Lúcia
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Id: biblio-985264
Autor: Silva, Alexandre da; Rosa, Tereza Etsuko da Costa; Batista, Luís Eduardo; Kalckmann, Suzana; Louvison, Marília Cristina Prado; Teixeira, Doralice Severo da Cruz; Lebrão, Maria Lúcia.
Título: Iniquidades raciais e envelhecimento: análise da coorte 2010 do Estudo Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento (SABE) / Racial inequities and aging: analysis of the 2010 cohort of the Health, Welfare and Aging Study (SABE)
Fonte: Rev. bras. epidemiol;21(supl.2):e180004, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO: Introdução: Entender as disparidades raciais no Brasil tem sido algo bastante complexo e pouco investigado em alguns segmentos populacionais, como na população idosa. Objetivo: Objetivou-se apresentar de forma descritiva uma análise comparativa, numa perspectiva racial, do perfil sociodemográfico, das condições de saúde e de uso de serviços de saúde dos idosos da cidade de São Paulo, SP. Métodos: Trata-se de uma análise transversal do Estudo Saúde, Bem-Estar e Envelhecimento (SABE). Para o presente trabalho, foram considerados 1.345 idosos da coorte de 2010. Selecionaram-se os dados referentes aos idosos de cor preta, parda e branca. Abordaram-se os dados em três eixos essenciais: sociodemográficos, condições de saúde e uso e acesso a serviços de saúde. A medida epidemiológica de associação escolhida foi a razão de prevalência (RP), para expressar as diferenças entre os grupos. Resultados e conclusão: Os resultados evidenciaram um cenário mais favorável para o envelhecimento dos idosos de cor branca em comparação com aqueles de cor parda ou preta, no tocante aos indicadores sociodemográficos, às condições de saúde ou de uso e ao acesso a serviços de saúde.

ABSTRACT: Introduction: Understanding racial disparities in Brazil has been very complex and poorly investigated in some population segments, such as the elderly individuals. Objective: This study aimed to present descriptively a comparative analysis in a racial perspective of sociodemographic profile, health conditions, and health service use by older people in the city of São Paulo. Methods: This is a cross-sectional analysis of the Health, Welfare and Aging Study (SABE). For this study, 1,345 elderly individuals were considered in the cohort of 2010. Data about the black, brown, and white elders were selected. The data were addressed in three major axes: sociodemographic, health conditions, and health service use. The chosen epidemiological measure of association was the prevalence ratio (PR), as well as the percentage values for expressing differences among the groups. Results and conclusion: The results showed a more favorable scenario for the aging of the white elderly compared to those of brown or black color, considering sociodemographic indicators, health conditions or use and access to health services.
Descritores: Envelhecimento/etnologia
Disparidades nos Níveis de Saúde
Serviços de Saúde para Idosos/estatística & dados numéricos
-Religião
Fatores Socioeconômicos
Brasil/etnologia
Comportamentos Relacionados com a Saúde/etnologia
Avaliação Geriátrica
Estudos Transversais
Inquéritos Epidemiológicos
Distribuição por Sexo
Distribuição por Idade
Grupo com Ancestrais do Continente Africano
Acesso aos Serviços de Saúde/estatística & dados numéricos
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-704306
Autor: Espinha, Daniele Corcioli Mendes; Camargo, Stéphanie Marques de; Silva, Sabrina Piccinelli Zanchettin; Pavelqueires, Shirlene; Lucchetti, Giancarlo.
Título: Opinião dos estudantes de enfermagem sobre saúde, espiritualidade e religiosidade / Nursing students' opinions about health, spirituality and religiosity / Opiniones de los estudiantes de enfermería sobre la salud, la espiritualidad y la religiosidad
Fonte: Rev. gaúch. enferm;34(4):98-106, dez. 2013. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O presente estudo objetivou identificar as opiniões dos estudantes de Enfermagem em relação à interface entre saúde, espiritualidade e religiosidade e as informações fornecidas durante o período da formação acadêmica. Estudo transversal em que foram entrevistados 120 alunos do curso de enfermagem (82,1%) de uma faculdade do estado de São Paulo durante maio e outubro de 2011. Destes, 76% acreditam que a espiritualidade influencia na saúde. Apenas 10% consideram-se muito preparados para abordar aspectos espirituais dos pacientes e 54% apontaram que a formação universitária não oferece informações suficientes para desenvolver essa competência. O medo de impor pontos de vista religiosos aos pacientes é a principal barreira relacionada ao assunto. A maioria dos estudantes, 83%, apontou que temas referentes a saúde e espiritualidade deveriam fazer parte dos currículos de Enfermagem. É necessária a implementação de cenários de aprendizagem durante a formação acadêmica que auxiliem o estudante a realizar o cuidado espiritual.

The present study aimed to identify the opinions of nursing students in relation to the interface between health, spirituality and religiosity and the information provided during their undergraduate formation. A cross-sectional study was conducted in 2011 (May to October) through interviews on 120 students from a nursing school (82.1%) located at São Paulo State, Brazil. From these, 76% believe that spirituality have an influence on health. However, only 10% consider themselves very prepared to address patients' spiritual aspects and 54% stated that university education does not provide enough information to develop this competence. The fear of imposing religious beliefs is the main barrier related to this issue. Most students (83%) indicated that issues related to health and spirituality should be part of the nursing curricula. Therefore, it's necessary to implement learning scenarios during their academic training to help students in spiritual care.

Este estudio tuvo como objetivo identificar los puntos de vista de los estudiantes de enfermería relación con la interfaz entre la salud, la espiritualidad y la religiosidad y la información proporcionada durante el período de formación académica. Estudio transversal entrevistó a 120 estudiantes de enfermería (82,1%) de una universidad en el estado de São Paulo entre mayo y octubre de 2011. De estos, el 76% cree que la espiritualidad influye en la salud. Sin embargo, solo el 10% se consideran muy preparados para hacer frente a los aspectos espirituales de los pacientes y el 54% indicó que la educación universitaria no proporciona información suficiente para esta competencia. El temor a la imposición de puntos de vista religiosos es la principal barrera sobre el tema. La mayoría de los estudiantes (el 83%) indicó que las cuestiones relativas a salud y espiritualidad deben formar parte del currículo de enfermería. Es necesario implementar escenarios de aprendizaje durante su formación académica para ayudar a los estudiantes en el cuidado espiritual.
Descritores: Atitude do Pessoal de Saúde
Atitude Frente a Saúde
Religião
Espiritualidade
Estudantes de Enfermagem
-Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Limites: Adolescente
Adulto
Feminino
Humanos
Masculino
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: lil-797721
Autor: Del Toro Rubio, Moraima; Fernandez Aragón, Shirley; González Ruiz, Gisela; Díaz Pérez, Anderson.
Título: Aspectos culturales de la puérpera que influyen en el cuidado del primer hijo / Cultural aspects of the puerpera that influence the care for the first child
Fonte: Rev. cuba. enferm;32(1):37-48, ene.-mar. 2016. tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: durante el nacimiento del primer hijo, la madre brinda prácticas de cuidado de acuerdo a sus mitos y creencias, adquiridos por transmisión generacional tanto familiar como cultural. Objetivo: describir los mitos, creencias y prácticas de las puérperas en relación al cuidado de su primer hijo. Métodos: estudio fenomenológico y hermenéutico. Población de 15 madres puérperas primigestantes, con edades entre 14 y 30 años. La información se obtuvo mediante entrevistas. Resultados: mujeres amas de casa con una tipología familiar extensa, con características socioculturales muy marcadas que facilitan la falta de conocimientos frente al cuidado de su primer hijo. De igual manera, el significado de tener un primer hijo se asocia a una experiencia nueva, con sentimientos de felicidad, alegría, amor y unión familiar. Conclusiones: las madres jóvenes presentaron una serie de creencias y mitos que repercuten en el bienestar el niño. Describen la experiencia de su primer hijo como algo nuevo que requiere un proceso de aprendizaje único aunque complicado, se evidenció fuerte influencia de las mujeres cercanas a la familia(AU)

Introduction: During the birth of the first child, the mother provides care practices by her myths and beliefs, generationally transmitted by both the family and the cultural context. Objective: To describe the myths, beliefs and practices of the puerperae regarding the care for the first child. Methods: Phenomenological and hermeneutic study. Target group of 15 first-time puerperae mothers, at ages 14-30. The information was obtained by interview. Results: Housewives women with diverse family typologies, much marked sociocultural characteristics that foster the lack of knowledge regarding the care for the first child. Also, the meaning of having the first child is associated with a new experience, with feelings of happiness, love and family junction. Conclusions: The young mothers presented a series of beliefs and myths that have a repercussion in the child welfare. They describe the first child experience as something new requiring a unique learning process, complicated though. A strong influence was observed from the family close women(AU)
Descritores: Cuidado Pós-Natal/tendências
Características Culturais
Cuidado do Lactente/métodos
-Religião
Coleta de Dados
Limites: Humanos
Feminino
Lactente
Adulto
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: lil-797709
Autor: Lagoueyte Gómez, María Isabel; Gómez Gómez, Margarita María; Velásquez Sierra, Angelina.
Título: Religiosidad: baluarte en el afrontamiento del cáncer de cérvix / Religiousness: a defense for confronting cervical cancer
Fonte: Rev. cuba. enferm;32(1):6-15, ene.-mar. 2016.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: en Colombia se registran cada año 5 600 nuevos casos de cáncer de cérvix, constituyéndose en un problema de salud pública alarmante que ocasiona malestar, sufrimiento e incomodidad, y entorpece el pleno desarrollo vital de las mujeres afectadas. Objetivo: reconocer la religiosidad como estrategia de afrontamiento por parte de las mujeres diagnosticadas con cáncer de cérvix. Métodos: este estudio de tipo cualitativo se llevó a cabo en la zona metropolitana de Medellín Colombia, desde agosto de 2007 hasta mayo de 2009, con los lineamientos propuestos por la Teoría Fundada; se entrevistaron 14 mujeres diagnosticadas y tratadas de cáncer de cérvix, contactadas por intermedio de Instituciones Prestadoras de Salud encargadas de brindar el tratamiento. El análisis de los datos se hizo manualmente. Resultados: la religiosidad se constituye en un baluarte para sobrellevar las condiciones a que se ven abocadas las mujeres con cáncer de cérvix. Conclusiones: la experiencia de la religiosidad es vivida por las mujeres diagnosticadas de cáncer de cérvix y que han recibido tratamiento, y resulta definitiva para afrontar la carga de dolor y sufrimiento que trae consigo la enfermedad(AU)

Introduction: 5,600 new cases of cervical cancer are documented each year in Colombia, a reason why this is an alarming public health concern that causes discomfort and suffering, and hinders the full life development of the women affected. Objective: To acknowledge religiousness as a confrontation strategy for women diagnosed with cervical cancer. Methods: This qualitative study was carried out in the metropolitan area of Medellín, Colombia, from August 2007 to May 2009, with the guidelines proposed in Teoría Fundada. Fourteen women diagnosed and treated for cervical cancer were interviewed, contacted by health institutions providing the treatment. Data analysis was manual. Results: Religiousness constitutes a defense for women with cervical cancer to endure the conditions they are submitted to. Conclusions: The religiousness experience is lived by women diagnosed with cervical cancer and who have received treatment, and it is determinant to confront the pain and suffering burden brought by the disease(AU)
Descritores: Religião
Adaptação Psicológica
Neoplasias do Colo do Útero/diagnóstico
Neoplasias do Colo do Útero/terapia
Estatística como Assunto
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: lil-690680
Autor: Abrão, Fátima Maria da Silva; Góis, Amanda Regina da Silva; Souza, Marcia Santos Brasil de; Araujo, Raquell Alves de; Cartaxo, Charmênia Maria Braga; Oliveira, Denize Cristina de.
Título: Representações sociais de enfermeiros sobre a religiosidade ao cuidar de pacientes em processo de morte / Social representations of nurses about religiosity while caring for patients in the dying process / Representaciones sociales de enfermeros sobre religiosidad al cuidar de pacientes en proceso de muerte
Fonte: Rev. bras. enferm;66(5):730-737, set.-out. 2013.
Idioma: pt.
Resumo: Estudo qualitativo, ancorado na Teoria das Representações Sociais a partir do pensamento de Jodelet, realizado em uma Unidade de Terapia Intensiva e Oncologia de um hospital universitário. Objetivou-se compreender as representações sociais dos enfermeiros acerca da religiosidade ao cuidar de pacientes em processo de morte. Os dados foram coletados de maio a agosto de 2010, utilizando a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. As representações da religiosidade inseridas na prática do cuidar de pacientes em processo de morte valorizam as crenças dos profissionais sobre a morte, seu significado permitindo elaborar mecanismos de enfrentamento. Considera-se que a tomada de consciência se dará através da compreensão da realidade e da inserção da temática na discussão da qualidade da saúde e da capacitação dos profissionais.

This is a qualitative study, anchored in the Theory of Social Representation and Jodelet thoughts, realized in an Intensive Care and Oncology Unit of a university hospital. The objective was to understand the social representations of nurses on religiosity while caring for dying patients. The data was collected between 2010May and August, using the technique of Content Analysis of Bardin. The religiosity representations inserted in the caring practice for dying patients, value professional's beliefs about death, its meaning allowing for the development of coping mechanisms. It is considered that the awareness will occur through the understanding of reality and introducing the theme in the discussion of the quality of health and training of professionals.

Estudio cualitativo, anclado en la teoría de las representaciones sociales y en el pensamiento de Jodelet, realizado en una Unidad de Cuidados Intensivos y Oncología de un hospital universitario. El objetivo fue comprender las representaciones sociales de los enfermeros acerca de la religiosidad durante la atención a pacientes en proceso de muerte. Los datos, recogidos de mayo hasta agosto de 2010, fueran analizados según la Técnica de Análisis de Contenido de Bardin. Las representaciones de la religiosidad insertadas en la práctica de atención de pacientes en proceso de morir, valorizan las creencias de los profesionales acerca de la muerte, y su significado permite desarrollar mecanismos de afrontamiento. Se concluye que la toma de conciencia ocurre través de la comprensión de la realidad e de la introducción del tema en la discusión de la cualidad de la salud y en la formación de los profesionales.
Descritores: Atitude do Pessoal de Saúde
Atitude Frente a Morte
Enfermagem de Cuidados Críticos
Enfermeiras e Enfermeiros/psicologia
Religião
Percepção Social
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-509475
Autor: Batista, Miranildes de Abreu.
Título: Presença do sagrado em um momento crítico: internação em uma Unidade de Terapia Intensiva / La presencia del sagrado en un momento yo critico: La internación en una Unidad de Terapia Intensiva / Presence of the sacred in a critical moment: internment in an Unit of Intensive Therapy
Fonte: Rev. bras. enferm;57(5):579-585, set.-out. 2004.
Idioma: pt.
Resumo: Tem-se como propósito compreender o significado dado, pelo paciente, ao objeto sagrado em um momento de internação em Unidade de Terapia Intensiva. Destaca-se formas de expressão do sagrado em um instante crítico no qual o homem em estado de fragilidade físico-emocional, busca respostas transcendentais frente a angústia da doença e do morrer. O sagrado é uma artimanha da religião por meio da qual o homem tende a se refugiar do caos instalado. A presença do objeto sagrado, junto ao paciente, representa um acontecimento de imensurável significado cultural, revelando-se em um vínculo supra-natural do qual exala esperança, segurança, amparo, conforto e, até mesmo, companhia.

It is had as purpose understands the given meaning, for the patient, to the sacred object in a moment of internment in Unit of Intensive Therapy. Stands out forms of expression of the sacred in a critical instant in which the man in state of physical-emotional fragility, looks for answers transcendental front the anguish of the disease and of dying. The sacred is a trick of the religion through which the man tends taking refuge of the installed chaos. The presence of the sacred object, close to the patient, represents an event of immeasurable cultural meaning, being revealed in a supra-natural entail of which exhales hope, safety, help, comfort and, even, company.

Se tiene como el propósito entiende el significado dado, para el paciente, al sagrado objeto en un momento de internación en la Unidad de Terapia Intensiva. Las posiciones fuera las formas de expresión del sagrado en un momento crítico en que el hombre en el estado de fragilidad físico-emocional, miradas para las respuestas el frente transcendental la angustia de la enfermedad y de teñir. El sagrado es un truco de la religión a través de que el hombre cuida refugio de la toma de los caoses instalados. La presencia del sagrado objeto, cerca del paciente, representa un evento de significado cultural inmensurable, revelándose en un entai supra-natural de que exhala la esperanza, seguridad, la ayuda, el consuelo y, incluso, compañía.
Descritores: Morte
Cuidados Críticos
Religião
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-725775
Autor: Carvalho, Camila Csizmar; Chaves, Erika de Cássia Lopes; Iunes, Denise Hollanda; Simão, Talita Prado; Grasselli, Cristiane da Silva Marciano; Braga, Cristiane Giffoni.
Título: Effectiveness of prayer in reducing anxiety in cancer patients / La efectividad de la plegaria en la reducción de la ansiedad en pacientes con cáncer / A efetividade da prece na redução da ansiedade em pacientes com câncer
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;48(4):684-690, 08/2014. tab.
Idioma: en.
Resumo: Objective: To evaluate the effect of prayer on anxiety in cancer patients undergoing chemotherapy. Method: Quasi-experimental study, with pre and post-intervention. Twenty patients admitted to treatment of continuous intravenous chemotherapy were recruited. The volunteers were evaluated through interviews using a questionnaire of sociodemographic, clinical and spiritual characteristics, the Index of Religiosity Duke University and the State-Trait Anxiety Inventory. Vital signs were measured and collected salivary cortisol. The intervention was applied prayer and data collection occurred in three phases: first collection (baseline), pre and post-intervention. Results: The data found between the pre and post-intervention samples showed different statistically significant for state anxiety (p= <0.00), blood pressure (systolic, p=0.00, diastolic, p=<0.00) and respiratory rate (p=0.04). Conclusion: Prayer, therefore, proved to be an effective strategy in reducing the anxiety of the patient undergoing chemotherapy.


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Objetivo: Evaluar el efecto de la plegaria sobre la ansiedad de pacientes con cáncer en tratamiento quimioterápico. Método: Estudio casi experimental con pre y post intervención. Fueron reclutados 20 pacientes hospitalizados en tratamiento de quimioterapia endovensa continua. Los voluntarios fueron evaluados por medio de encuesta, utilizándose un cuestionario de rasgos sociodemográficos, clínicos y espirituales, el Índice de Religiosidad de la Universidad de Duke - DUREL y el Inventario de Ansiedad Trazo-Estado. Fueron verificadas las señales vitales y recogido el cortisol de la saliva. La intervención aplicada fue la plegaria, y la recolección de datos sucedió en tres momentos: primera recolección (basal), pre y post intervención. Resultados: Los datos encontrados entre las recolecciones pre y post intervención revelaron diferencias estadísticamente significativas para el estado de ansiedad (p=<0,00), la presión arterial (sistólica, p=0,00; diastólica, p=<0,00) y la frecuencia respiratoria (p=0,04). Conclusión: La plegaria demostró ser una estrategia eficiente en la reducción de la ansiedad del paciente en tratamiento de quimioterapia.
.

Objetivo: Avaliar o efeito da prece sobre a ansiedade de pacientes com câncer em tratamento quimioterápico. Método: Estudo quase experimental com pré e pós-intervenção. Foram recrutados 20 pacientes internados em tratamento de quimioterapia endovenosa contínua. Os voluntários foram avaliados por meio de entrevista, utilizando um questionário de características sociodemográficas, clínicas e espirituais, o Índice de Religiosidade da Universidade de Duke – DUREL e o Inventário de Ansiedade Traço-Estado. Foram aferidos os sinais vitais e coletado o cortisol salivar. A intervenção aplicada foi a prece e a coleta de dados ocorreu em três momentos: primeira coleta (basal), pré e pós-intervenção. Resultados: Os dados encontrados entre as coletas pré e pós-intervenção revelaram diferenças estatisticamente significativas para o estado de ansiedade (p=<0,00), a pressão arterial (sistólica, p=0,00; diastólica, p=<0,00) e a frequência respiratória (p=0,04).Conclusão: A prece demonstrou ser uma estratégia eficiente na redução da ansiedade do paciente em tratamento de quimioterapia.
.
Descritores: Ansiedade/prevenção & controle
Neoplasias/tratamento farmacológico
Neoplasias/psicologia
Religião
-Ansiedade/etiologia
Neoplasias/complicações
Limites: Adulto
Idoso
Feminino
Humanos
Masculino
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Research Support, Non-U.S. Gov't
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
Moriguchi, Yukio
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Id: lil-675975
Autor: Zenevicz, Leoni; Moriguchi, Yukio; Madureira, Valéria S. Faganello.
Título: A religiosidade no processo de viver envelhecendo / The religiosity in the process of living getting old / La religiosidad en el proceso de envejecimiento
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;47(2):433-439, abr. 2013. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo teve o objetivo identificar como a religiosidade e as práticas espirituais são vivenciadas nas diferentes faixas etárias durante processo de envelhecimento. Foi um estudo observacional do tipo transversal, realizado na cidade de Chapecó-SC, no período de Julho de 2008 a Janeiro de 2009. A amostra foi de 2160 pessoas com 720 indivíduos entrevistados em cada faixa etária. A análise foi descritiva univariada, com a obtenção das frequências simples e relativas para cada variável. Os dados finais receberam tratamento estatístico com o software SPSS 13.0. Observou-se que 77,6% dos pesquisados eram católicos, que quanto mais velhos mais religiosos; 50,6% dos pesquisados rezam uma vez por dia, 38,3% destes rezam para agradecer e 30,4% rezam na posição deitada. Concluiu-se que a religiosidade é um recurso valioso no enfrentamento das crises da vida cotidiana e um fator que interfere de maneira positiva na saúde física e mental, principalmente das pessoas idosas.

This study aimed to identify how religious and spiritual practices are experienced at different ages during the aging process. The study was cross-sectional and observational and conducted in the city of Chapecó, SC, from July 2008 to January 2009. The sample included 2,160 individuals with 720 individuals interviewed in each age group. The analysis was univariate and obtained the absolute and relative frequency of each variable. The final data obtained were statistically analyzed with SPSS 13.0 software. It was observed that 77.6% of the respondents were Catholic and that the older individuals were more religious. A total of 50.6% of the respondents prayed once a day, 38.3% of them to offer thanks and 30.4% in the supine position. We conclude that religiosity is a valuable resource in coping with the crises of everyday life and positively affects physical and mental health, particularly in the elderly.

Se objetivó identificar cómo son experimentadas la religiosidad y las prácticas espirituales en las diferentes fajas etarias durante el proceso de envejecimiento. Estudio observacional, de tipo transversal, realizado en Chapecó-SC, de julio 2008 a enero 2009. Muestra de 2160 personas, con 720 individuos entrevistados en cada faja etaria. Se utilizó análisis descriptivo univariado, con obtención de frecuencias simples y relativas para cada variable. Los datos finales recibieron tratamiento estadístico por software SPSS 13.0. Se observó que: 77,6% de los entrevistados eran católicos, que a mayor edad correspondió mayor religiosidad, 50,6% de los entrevistados reza una vez al día, 38,3% de ellos reza para agradecer y 30,4% reza acostado. Se concluye en que la religiosidad es un recurso valioso para enfrentar las crisis cotidianas y un factor que interfiere positivamente en la salud física y mental, principalmente entre las personas ancianas.
Descritores: Envelhecimento
Religião
-Estudos Transversais
Limites: Adulto
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Feminino
Humanos
Masculino
Pessoa de Meia-Idade
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Research Support, Non-U.S. Gov't
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Ribeiro, Mário Sérgio
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Id: lil-664082
Autor: Martins, Maria Evangelista; Ribeiro, Luiz Cláudio; Feital, Thales Januzzi; Baracho, Rafael Alves; Ribeiro, Mário Sérgio.
Título: Coping religioso-espiritual e consumo de alcoólicos em hepatopatas do sexo masculino / Religious-spiritual coping and the consumption of alcoholic beverages in male patients with liver disease / Coping religioso-espiritual y consumo alcohólico en hepatópatas de sexo masculino
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;46(6):1340-1347, dez. 2012. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Estudo transversal realizado com o objetivo de avaliar uso do Coping Religioso-Espiritual (CRE) e verificar suas possíveis modulações com o padrão de consumo de alcoólicos em pacientes atendidos em ambulatório de hepatologia entre abril e dezembro de 2009, utilizando o CAGE, o AUDIT e a escala CRE. Foram encontradas associações entre coping religioso-espiritual negativo (CREN) e consumo de alcoólicos na vida no último ano e com a combinação resultante. Sujeitos identificados como CAGE negativos com uso de baixo risco no último ano tiveram frequência acima da esperada na categoria abaixo da mediana. Os identificados como CAGE positivo com uso de médio risco foram relativamente mais frequentes na categoria acima da mediana (p=0,017). Resultados reforçam a relevância do CREN na avaliação de eventos relacionados com a saúde.

This cross-sectional study was performed with the objective to evaluate the use of Religious Spiritual Coping (RSC) and verify its relationship with the pattern of alcoholic beverage consumption in patients attending a liver disease outpatient clinic between April and December of 2009, using the CAGE, AUDIT and RSC Scale. Associations were observed between negative religious-spiritual coping (NRSC) and the consumption of alcoholic beverages over the last year and with the resulting combination. Subjects identified as negative CAGE with low-risk consumption over the last year had a frequency above the expected in the category below the median. Those identified as positive CAGE with moderate-risk consumption were relatively more frequent in the category above the median (p=0.017). Results reinforce the relevance of the NRSC in the evaluation of health-related events.

Estudio transversal realizado con el objetivo de evaluar el uso del Coping Religioso Espiritual (CRE) y verificar sus posibles modulaciones con el estándar de consumo de alcohol en pacientes atendidos en ambulatorio de hepatología entre abril y diciembre de 2009, utilizando el CAGE, el AUDIT y la escala CRE. Se encontraron asociaciones entre coping religioso espiritual negativo (CREN) y consumo de bebidas alcohólicas en la vida, en el último año y con la combinación resultante. Sujetos identificados como CAGE negativos con abuso de bajo riesgo en el último año tuvieron frecuencia por sobre la esperada en la categoría por debajo de la mediana. Los identificados como CAGE positivo con abuso de mediano riesgo fueron relativamente más frecuentes en la categoría por encima de la mediana (p=0,017). Los resultados refuerzan la importancia del CREN en la evaluación de eventos relacionados a la salud.
Descritores: Adaptação Psicológica
Consumo de Bebidas Alcoólicas/psicologia
Hepatopatias/psicologia
Espiritualidade
-Consumo de Bebidas Alcoólicas/epidemiologia
Bebidas Alcoólicas
Estudos Transversais
Religião
Limites: Adulto
Humanos
Masculino
Pessoa de Meia-Idade
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-667522
Autor: Lira, Gerlene Grudka; Pontes, Cleide Maria; Schirmer, Janine; Lima, Luciane Soares de.
Título: Family considerations about the decision to refuse organ donation / Ponderaciones de familiares sobre la decisión de rechazar la donación de órganos
Fonte: Acta paul. enferm;25(spe2):140-145, 2012.
Idioma: en.
Resumo: OBJECTIVE: To understand the social representations that guided family decision to refuse organ donation for transplant and to identify the actions of the social environment that influenced this refusal. METHODS: Qualitative study using a descriptive exploratory design. Nine family members were interviewed between February and August 2009, whose family member death had been reported regularly by the Transplantation Center of Pernambuco. The statements underwent content analysis in semantic categories. RESULTS: Three semantic categories emerged which supported this study: The care and management model of health services is critical in refusing the donation; the body is inviolable; and belief in the possibility of returning to life-heart as the source of life and faith strengthening hope. CONCLUSION: The participants' refusal to organ donation has been supported in the context of service provided and hospital care received, as well as cultural and religious values.

OBJETIVOS: Compreender as representações sociais que nortearam a decisão familiar de recusar a doação de órgãos para transplante e identificar as ações do entorno social que influenciaram esta recusa. MÉTODOS: Estudo de natureza qualitativa, utilizando um desenho descritivo exploratório. Foram entrevistados nove familiares, entre fevereiro e agosto de 2009, cuja morte do parente havia sido notificada regularmente pela Central de Transplantes de Pernambuco. Os depoimentos obtidos sofreram análise de conteúdo na modalidade temática. RESULTADOS: Emergiram três temas que fundamentaram este estudo: o modelo de atenção e gestão dos serviços de saúde é decisivo na recusa da doação; o corpo é inviolável e crença na possibilidade de retorno à vida - coração como sede da vida e fé reforçando a esperança. CONCLUSÃO: A recusa dos participantes para doação de órgãos esteve amparada no contexto do atendimento e do acolhimento hospitalar recebido, bem como em valores culturais e religiosos.

OBJETIVOS: Comprender las representaciones sociales que orientaron la decisión familiar de rechazar la donación de órganos para transplante e identificar las acciones del entorno social que influenciaron para esta recusación. MÉTODOS: Estudio de naturaleza cualitativa, en el que se utilizó un dibujo descriptivo exploratorio. Fueron entrevistados nueve familiares, entre febrero y agosto del 2009, cuya muerte del pariente había sido notificada regularmente por la Central de Transplantes de Pernambuco. Las declaraciones obtenidas fueron sometidas a análisis de contenido en la modalidad temática. RESULTADOS: Emergieron tres temas que fundamentaron este estudio: el modelo de atención y gestión de los servicios de salud es decisivo en la recusación de la donación; el cuerpo es inviolable y la creencia en la posibilidad de retorno a la vida - corazón como sede de la vida y fe que reforzó la esperanza. CONCLUSIÓN: El rechazo de los participantes a la donación de órganos estuvo amparada en el contexto de la atención y acogida hospitalaria recibido, así como en valores culturales y religiosos.
Descritores: Assistência Hospitalar
Atitude Frente a Morte
Doação Dirigida de Tecido
Família
Fatores Culturais
Morte Encefálica
Recusa de Participação
Religião
-Epidemiologia Descritiva
Pesquisa Qualitativa
Limites: Humanos
Responsável: BR1.2 - Biblioteca Central



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