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Id: biblio-1087929
Autor: Santos, Cléia do Nascimento.
Título: A percepção de mulheres religiosas consagradas (freiras) sobre o processo de envelhecimento: implicações para o cuidado de enfermagem / The religious consecrated women's perception (nuns) about the aging process: implications to the nursing care.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2019. 76 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade do Estado do Rio de Janeiro para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Objetivos: O objetivo deste estudo foi investigar a percepção e o enfrentamento do processo de envelhecimento pela mulher religiosa consagrada, descrevendo compreensivamente a percepção que essas mulheres possuem sobre o processo de envelhecimento. A partir desta compreensão foi realizada uma análise dos depoimentos à luz da teoria da enfermagem humanística e por fim, foram apontadas estratégias de enfrentamento para garantir um cuidado humanístico. Método: Trata-se de um estudo qualitativo, utilizando o método de análise de conteúdo de entrevistas. Resultados: a análise deu origem a três categorias. A primeira categoria é "envelhecimento" e se desdobra em três subcategorias: a percepção do envelhecimento; a negação do processo de envelhecimento e o enfrentamento do processo de envelhecimento. A segunda categoria é "vida religiosa" e possui duas subcategorias: missão/ser religiosa e oração: a conexão com Deus. A terceira categoria é "cuidado", que se divide nas subcategorias: a realidade do cuidado e; como deveria ser o cuidado realizado. A Teoria do Cuidado Humanístico aplicada aos resultados mostrou como a enfermeira precisa se preparar e como se aproximar para cuidar desta mulher. Desta forma, após sintetizar tudo o que sentiu, percebeu e avaliou, a enfermeira pode agir de forma humanística. Para isso é preciso estabelecer objetivos terapêuticos em enfermagem a partir de um cuidado sistematizado para que a mulher religiosa possa alcançar o equilíbrio e a harmonia em todas as dimensões. Por fim, foi possível delinear uma proposta de ações de cuidado humanístico. Conclusões: As mulheres religiosas consagradas necessitam de um espaço de cuidado que as acolha no sentido humanístico e não apenas as cuidem no sentido biomédico. Particularmente os profissionais que as atendem precisam respeitar a história de vida de cada mulher e avaliar a possibilidade de continuidade de sua missão, adaptando sua vida de serviço à suas possibilidades funcionais e cognitivas.

Objectives: The aim of this study was to investigate the perception and confrontation of the aging process of consecrated religious women, comprehensively describing the perception that these women have about the aging process. From this understanding, an analysis of the statements was performed in the light of humanistic nursing theory, and finally, coping strategies were pointed out to ensure humanistic care. Method: This is a qualitative study, using the method of analysis of the contents of interviews. Results: the analysis gave rise to three categories. The first category is "aging" and unfolds into three subcategories: the perception of aging; denial of the aging process and coping with the aging process. The second category is "religious life" and has two subcategories: mission/religious being and prayer: the connection with God. The third category is "the care", which is divided into the subcategories: ... the reality of care and as should be the care performed. The Theory of Humanistic Care applied to the results showed how the nurse needs to be prepared and how to approach to take care of the religious woman. Thus, after synthesizing everything how she felt, perceived and evaluated, the nurse can act humanistically. For this, it is necessary to establish therapeutic goals in nursing from a systematized care so that religious women can achieve balance and harmony in all dimensions. Finally, it was possible to outline a proposal for humanistic care actions. Conclusions: Consecrated religious women need a space of care that welcomes them in the humanistic sense and not only taking care of them in the biomedical sense. Particularly the professionals who serve them need to respect each woman's life history and evaluate the possibility of continuing their mission, adapting their life to their functional and cognitive possibilities.
Descritores: Percepção
Envelhecimento
Freiras
Cuidados de Enfermagem
-Filosofias Religiosas
Brasil
Pesquisa Metodológica em Enfermagem
Catolicismo
Saúde da Mulher
Pesquisa Qualitativa
Enfermagem Geriátrica
Limites: Animais
Feminino
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-1016696
Autor: Discacciati, Vilda Rosana.
Título: En Argentina, durante 2018 el aborto salió del armario pero no de la clandestinidad / In Argentina, during 2018 abortion came out of the closet but not from hiding
Fonte: Evid. actual. práct. ambul;21(2):42-44, jul. 2018.
Idioma: es.
Resumo: La autora de este artículo hace una síntesis de la evolución histórica y de las diferentes posturas religiosas frente al abor-to, describe su epidemiología mundial y la posición de la Organización Mundial de la Salud frente a esta problemática, resume el desarrollo y el desenlace del recientemente instalado debate sobre la legalización del aborto en Argentina y, finalmente reflexiona sobre lo que nos ha dejado este proceso político. (AU)

The author of this article summarizes the historical evolution and the different religious positions regarding abortion, describes its global epidemiology and the position of the World Health Organization in relation to this problem, summarizes the development and the outcome of the recently installed debate on the legalization of abortion in Argentina and, finally, reflect on what this politi-cal process has left us. (AU)
Descritores: Aborto Criminoso/história
Aborto Criminoso/legislação & jurisprudência
Aborto Induzido/legislação & jurisprudência
Aborto Legal/ética
Aborto
-Argentina/epidemiologia
Religião e Medicina
Filosofias Religiosas
Educação Sexual/organização & administração
Classe Social
Aborto Criminoso/mortalidade
Aborto Criminoso/estatística & dados numéricos
Saúde Pública/legislação & jurisprudência
Fatores de Risco
Misoprostol/provisão & distribução
Aborto Induzido/mortalidade
Aborto Induzido/estatística & dados numéricos
Aborto Legal/história
Aborto Legal/legislação & jurisprudência
Aborto Legal/estatística & dados numéricos
Limites: Humanos
Feminino
Gravidez
Adolescente
Adulto
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: AR2.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-693377
Autor: Goto, Tommy Akira.
Título: Fenomenologia e experiência religiosa em Paul Tillich / Paul Tillich's phenomenology and religious experience / Fenomenología y experiencia religiosa en Paul Tillich
Fonte: Rev. abordagem gestál. (Impr.);17(2):137-142, dez. 2011.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste artigo é explicitar a presença da fenomenologia filosófica no pensamento filosófico e teológico de Paul Tillich, tanto na questão metodológica quanto na investigação do fenômeno religioso. Apesar de Paul Tillich ter tido uma metodologia própria em sua teologia - tal como o método de correlação e do círculo teológico ­ também se encontra vários comentários sobre a fenomenologia em suas principais obras e a sua aplicabilidade na investigação da experiência religiosa. A fenomenologia que se afirma estar presente no pensamento de Tillich não é nem uma fenomenologia "pura" ­ de acordo com o conceito de Edmund Husserl, nem uma fenomenologia hermenêutica concebida por Martin Heidegger, apesar de ter sido influenciado por ambos os autores ­, mas uma fenomenologia crítica, como sugerida pelo teólogo, que seria a união de ambos os elementos: o intuitivo-descritivo (fenomenologia clássica) e o crítico-existencial. Neste sentido, tem-se como ponto de partida da análise os comentários feitos por Tillich sobre a fenomenologia, entendendo o que o teólogo quis dizer sobre esta metodologia e destacando a relevância dessas observações para a construção de sua teologia e filosofia

The aim of this text is to point out the presence of the philosophical phenomenology in Paul Tillich's philosophical and theological thought, either concerning the methodological issue or the religious phenomenon investigation. In spite of Paul Tillich having had a methodology of his own in his theology ­ such as the correlation method and the theological circle ­ we can also find in his main works comments about phenomenology and its applicability in the investigation of the religious experience. The phenomenology that we assert to be present in Tillich's thought is neither a "pure" phenomenology ­ according to Edmund Husserl's concept nor a hermeneutic phenomenology inspired by Martin Heidegger, in spite of having been influenced by both authors ­, but a critical phenomenology, as suggested by the theologian, that would be the union of both elements: the intuitive-descriptive (phenomenology classical) and the critical-existencial. In this sense, we shall start from the comments made by Tillich on phenomenology, understanding what he meant about this methodology and emphasizing the relevance of those comments for the construction of his theology and philosophy

Este texto tiene como objetivo mostrar la presencia de la fenomenología filosófica en el pensamiento filosófico y teológico de Paul Tillich, sea en la cuestión metodológica, sea en la investigación del fenómeno religioso. A pesar de Paul Tillich haber tenido una metodología propia en su teología ­ como el método de la correlación y el círculo teológico ­ también puede encontrar, en sus obras principales, comentarios sobre la fenomenología y su aplicabilidad en la investigación de la experiencia religiosa. La fenomenología que afirma estar presente en el pensamiento de Tillich, no es una fenomenología "pura" en el sentido de Edmund Husserl y tampoco una fenomenología hermenéutica inspirada en Martin Heidegger ­ aunque fue influenciada por ambos autores ­ sino una fenomenología crítica, como lo ha sugerido el propio teólogo, que sería la unión del elementos: el intuitivo-descriptivo (fenomenología clásica) con el existencial-crítico. En este sentido, tienes como punto de partida los comentarios hechos por Tillich sobre la fenomenología entendiendo lo que quiso decir sobre esa metodología y destacando la relevancia de estos comentarios para la construcción de su teología y filosofía
Descritores: Religião
Filosofias Religiosas/psicologia
Existencialismo/psicologia
Limites: Humanos
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-732758
Autor: Schramm, Fermin Roland.
Título: Diálogo entre o agnosticismo e o universo das religiões: o caso da empatia / Dialogue between agnosticism and the universe of faiths: the case of empathy
Fonte: Rev. bioét. (Impr.);22(3):407-415, set.-dez. 2014.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo problematiza a possibilidade de diálogo entre duas cosmovisões consideradas antitéticas e excludentes, mas que podem ser vistas como separadas e complementares: o agnosticismo e a religião. Para tanto, introduz o conceito de empatia, condição considerada necessária para o diálogo entre subjetividades que queiram se relacionar e que é entendida como competência intelectual e emocional para compreender outrem e sua vivência, independentemente do fato do eu não poder reviver realmente a experiência vivenciada pelo outro. O diálogo empático, cujo sentido e história tentamos delinear a partir da análise conceitual e de sua contextualização no âmbito das ciências humanas, parece ser também a condição de possibilidade para a construção de um meta-ponto de vista complexo, capaz de ultrapassar, de modo argumentativo, uma suposta antítese entre agnosticismo e religião, em prol da própria sobrevivência dos atores do diálogo...

The article discusses the possibility of dialogue between two worldviews considered as antithetical and mutually exclusive, but that can be seen as separate and complementary: Agnosticism and religion. Therefore, it introduces the concept of empathy, a condition considered necessary for dialogue between subjectivities that want to relate and understood as intellectual and emotional competence to understand others and their experience, regardless the fact that I really cannot relive an experience experienced by another person. The empathic dialogue, whose meaning and history we try to draw from the conceptual analysis and its contextualization within the Humanities, also seems to be the condition of possibility for the construction of a complex meta-perspective, able to overcome arguably an alleged antithesis between religion and agnosticism, which must be dialectically overcome for the sake of survival of the actors dialogue...

El artículo discute la posibilidad de diálogo entre dos visiones del mundo que se consideran antitéticas y excluyentes, pero que pueden ser vistas como independientes y complementarias: el agnosticismo y la religión. Para tanto introduce el concepto de empatía, que se considera condición necesaria para el diálogo entre las subjetividades que quieren relacionarse y entendida como capacidad intelectual y emocional para comprender a los otros y su experiencia, sin importar el hecho de que el Yo no puede vivir realmente la experiencia que pasado el otro. El diálogo empático, cuyo sentido y la historia se intenta dibujar a partir del análisis conceptual y su contextualización en el ámbito de las Humanidades, también parece ser la condición de posibilidad para la construcción de una meta-perspectiva compleja, capaz de superar argumentativamente un supuesto antítesis entre la religión y el agnosticismo, que debe ser superada dialécticamente por el bien de la supervivencia de los actores del diálogo...
Descritores: Bioética
Empatia
Religião
Filosofias Religiosas
Secularismo
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: lil-719388
Autor: Alves, Carolinne Borges; Dulci, Pedro Lucas.
Título: Quando a morte não tem mais poder: considerações sobre uma obra de Elisabeth Kübler-Ross / Cuando la muerte ya no tiene poder: consideraciones acerca de una obra de Elisabeth Kübler-Ross / When death has no power anymore: considerations on a work by Elisabeth Kübler-Ross
Fonte: Rev. bioét. (Impr.);22(2):262-270, maio-ago. 2014.
Idioma: pt.
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar as contribuições da obra Sobre a morte e o morrer, de Elisabeth Kübler-Ross, para a problematização da condição humana em pacientes com doenças em fases terminais. Após a realização, durante anos, de seminários sobre a morte e o morrer, a autora desenvolveu com seus alunos uma teoria a respeito dos estágios pessoais que um paciente e seus familiares passam nas circunstâncias de proximidade da morte. Esta abordagem fornece condições de possibilidade não só para esclarecer várias reações possíveis dos pacientes que se defrontam com a morte, mas também de compreender como as sociedades atuais não estão estruturalmente preparadas para encarar essa temática. Tal percepção consolida-se com a análise dos desdobramentos bioéticos da contribuição da autora, relacionando-os com as recentes pesquisas biopolíticas de Giorgio Agamben...

Este estudio tiene como objetivo analizar los aportes de la obra Sobre la muerte y los moribundos de Elisabeth Kübler-Ross para problematizar la condición humana en pacientes con enfermedades en fase terminal. Después de la realización de un seminario sobre la muerte y el morir durante años, la autora ha desarrollado junto con sus alumnos una teoría acerca de las etapas personales que un paciente y sus familiares pasan en condiciones de proximidad de la muerte. Este enfoque proporciona condiciones de posibilidad, no sólo para aclarar distintas reacciones posibles de los pacientes que se enfrentan con la muerte, sino también para comprender cómo las sociedades actuales no están estructuralmente preparadas para enfrentar esta temática. Esta percepción se consolida con el análisis de las repercusiones bioéticas de la contribución de la autora relacionándolas a las recientes investigaciones biopolíticas de Giorgio Agamben...

This paper is aimed at analyzing the contributions of the work Abouth death and dying by Elisabeth Kübler-Ross in order to problematize the human condition in patients with terminal illnesses. After conducting a seminar on death and dying for many years, the author developed with her students a theory regarding personal stages that patients and their relatives go through when death is near. This approach provides possibility conditions not only to clarify many possible reactions patients may have when facing death, but also to understand how current societies are not structurally ready to face this subject. Such perception is consolidated with analyzes of the bioethics ramifications of the author's contribution relating them with recent biopolitics researches of Giorgio Agamben...
Descritores: Bioética
Morte
Cuidados Paliativos na Terminalidade da Vida
Pacientes Internados/psicologia
Sobrevida
-Família/psicologia
Religião e Psicologia
Filosofias Religiosas
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-718549
Autor: Wiese, Iria Raquel Borges; Saldanha, Ana Alayde Werba.
Título: Aborto induzido na interface da saúde e do direito / Induced abortion at the interface of the health and law
Fonte: Saúde Soc;23(2):536-547, apr-jun/2014.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivou-se investigar as crenças dos profissionais de saúde e de direito sobre o aborto induzido, por meio da pesquisa qualitativa. Para tanto, foram entrevistados 15 profissionais de saúde (médicos ginecologistas/obstetras, enfermeiros e psicólogos) e 10 profissionais de direito (promotores de justiça e juízes de direito). As entrevistas foram operacionalizadas com base em categorias determinadas a partir dos sentidos suscitados, processados em uma série de etapas. Dessa forma, os discursos dos participantes foram agrupados em duas categorias: atitude e aspectos jurídicos. A categoria atitude foi composta por crenças contrárias e favoráveis a essa prática, que se centraram na heteronomia e sacralidade da vida. As crenças favoráveis, por sua vez, estiveram ancoradas na perspectiva dos direitos reprodutivos e sexuais, na redução de riscos e danos e na autonomia da mulher sobre seu próprio corpo. Em relação aos aspectos jurídicos, verificou-se que os profissionais de direito apresentaram um posicionamento mais rígido quanto à punição das mulheres que abortam. Embora se tenha uma legislação sobre o assunto e normas técnicas de atenção humanizada ao aborto, as discussões não se encerram no ponto de vista jurídico ou deontológico; ao contrário, abrangem um leque variado de crenças, as quais podem guiar a atuação dos profissionais, tanto no cuidado à saúde da mulher como na interpretação dos seus direitos...

This study aimed to investigate the beliefs of health and law professionals regarding induced abortion, through qualitative research. Therefore, we interviewed 15 health professionals (doctors, nurses and psychologists), as well as 10 law professionals (prosecutors and judges). The interviews were operationalized based on categories, processed in a series of step. Thus, the speeches of the participants were grouped in two categories: attitude and legal aspects. The beliefs contrary to the decriminalization of the practice focused on heteronomy and sacredness of life. The beliefs in favor were, in turn, anchored in the perspective of reproductive and sexual rights, reducing risk and damage and the power of women over their own body. Regarding the legal aspects, it was found that the jurists had a more rigid position on punishing women who practice abortion. Although there is legislation on the subject and technical standards of humanized care to abortion, the discussions do not end on a legal standpoint but, in contrast, cover a wide range of beliefs, which can guide the actions of the professionals, both in the health care of women and the interpretation of their rights...
Descritores: Aborto Induzido
Aborto Induzido/legislação & jurisprudência
Acesso aos Serviços de Saúde
Direitos Humanos
Autonomia Pessoal
SEXUAL AND REPRODUCTIVE RIGHTS
Direitos da Mulher
-Direito Penal
Pessoal de Saúde/ética
Pessoal de Saúde/legislação & jurisprudência
Filosofias Religiosas
Ciência
Sociologia
Limites: Humanos
Feminino
Gravidez
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Texto completo SciELO Chile
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Id: lil-572003
Autor: Payá G, Ernesto.
Título: Los sabios del tiempo axial
Fonte: Rev. chil. infectol;27(5):406-406, oct. 2010. ilus.
Idioma: es.
Descritores: Filosofias Religiosas
-Filosofias Religiosas/história
Limites: História Antiga
Humanos
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-545041
Autor: Moskowitz, David.
Título: Sobre bruxos e raças: economias de objeto-relação e os custos da 'representação', ou, como ser um anti-anti-fetichista da diferença / On witches and races: object-relation economies and the costs of 'representation' or, how to be an anti-anti-fetishist of difference.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2009. 77 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Medicina Social para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Por que tantos estudos acadêmicos afirmam a equivalência conceitual entre raça e bruxaria? A dissertação investiga as raízes e conseqüências deste gesto. Procura-se enfocar a maneira em que os dois objetos viram objetos de pesquisa enquanto representações. Uma comparação entre os programas de pesquisa—reputadamente opostos—cognitivista e sociocultural serve para delinear os pressupostos e limites de talabordagem. Lançando mão de uma perspectiva pragmatista e fenomenológica, a primeira parte do trabalho revela as dificuldades de um programa representacionalista em dar conta da instância concreta de identificação. Sugere-se que isto é resultado da sua ênfase excessiva na classificação. Fazendo uso das promessas de uma antropologia simétrica, a segunda parte re-examina a insistência da ciência social em `des-naturalizar´ os objetos através de uma exposição crítica da sua produção. Comouma alternativa ao anti-fetichismo da crítica social, a conclusão propõe uma maneira de tratar a alteridade capaz de oferecer novos objetos de saber e alterar nossa orientação vis-à-vis eles. O estudo de identidade poderia então ir além dos conceitos de reconhecimento, fronteiras, e exclusão.
Descritores: Antropologia Cultural
Grupos de Populações Continentais
Filosofias Religiosas
Ciências Sociais
Bruxaria
Limites: Humanos
Adulto
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C
BR433.1; T1184


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-540802
Autor: Maciel, Cristiano de Oliveira; Machado-da-Silva, Clóvis L.
Título: Práticas estratégicas em uma rede de congregações religiosas: valores e instituições, interdependência e reciprocidade / Strategic practices in a network of religious congregations: values and institutions, interdependence and reciprocity
Fonte: Rev. adm. pública;43(6):1251-1278, nov.-dez. 2009. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Neste artigo discorremos sobre a relação entre valores dos dirigentes, práticas estratégicas e imersão social de uma rede de congregações de confissão evangélica, estabelecida em Curitiba-PR, Brasil. O quadro teórico de referência no qual se apoia o trabalho articula a teoria institucional com a metodologia de análise de redes sociais e a abordagem da estratégia como prática. Consideramos 60 organizações religiosas na coleta de dados. A análise da rede revelou dois componentes que representam uma configuração do tipo centro-periferia dos padrões de relacionamentos entre os atores sociais. De modo geral, a relação entre contexto institucional, estrutura dos relacionamentos e atividades estratégicas aponta para a noção de interdependência e reciprocidade. Verificamos que valores resultantes de diferentes lógicas de ação são reforçados pela direção da rede, no que concerne ao seu potencial normativo, para influenciar a interpretação dos seus membros e suas atividades estratégicas. No entanto, a configuração centro-periferia da rede de relacionamentos revela a necessidade de se reconhecer tanto a dinâmica quanto o caráter fragmentado do contexto institucional, uma vez que as relações sociais operam de modo recursivo na construção e reconstrução de ações organizacionais que atuam em direção à homogeneização institucional.
Descritores: Religião
Filosofias Religiosas
Redes Comunitárias/tendências
Responsabilidade Social
Valores Sociais
Limites: Humanos
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: lil-477268
Autor: Guerrero Lira, Mario.
Título: Humanizar el dolor y el sufrimiento / Pain and suffering humanization
Fonte: ARS méd. (Santiago);12(12):185-195, 2006.
Idioma: es.
Descritores: Bioética
Ética Médica
Dor
Relações Médico-Paciente/ética
-Cuidados Paliativos/ética
Cristianismo
Filosofias Religiosas
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: CL10.1 - Biblioteca Biomédica



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