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Id: biblio-1115082
Autor: Azevedo, Patrick Wagner de.
Título: A mística de Simone Weil e a análise dos sonhos: aproximações entre a fenomenologia e a psicologia analítica / The mystic of Simone Weil and the analysis of dreams: approximation between the phenomenology and the analytical psychology / El místico de Simone Weil y la analisis de los sueños: acercamiento entre la fenomenologia y la psicologia analítica
Fonte: Pesqui. prát. psicossociais;14(4):1-15, out.-dez. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Neste trabalho, pretendemos fazer dialogar âmbitos da existência que raramente são vistos reunidos: a análise de sonhos, numa abordagem da Psicologia Analítica num encontro com a daseinsanálise, e a experiência mística. Para tanto, lançamos mão de um sonho de um de meus pacientes e os relatos de Simone Weil, mística judia do século XX. Nesse sentido, meu paciente trouxe um sonho emblemático no qual se evidencia que o âmbito espiritual de sua existência estava recebendo pouca atenção. Vemos que os sonhos podem assumir o papel de apontar ao Dasein que diferentes âmbitos existenciais estão sendo negligenciados. De modo semelhante, para a Psicologia Analítica, a individuação apresenta-se como encontro de âmbitos inconscientes da existência não considerados pelo caráter unilateral da consciência. A experiência mística, entendida como relação de pessoalidade com Deus, no cristianismo, é um desses âmbitos e, quando negligenciada, pode produzir uma limitação na liberdade existencial do indivíduo. O mundo técnico parece desqualificar experiências não apreensíveis pela razão lógica, mas a existência pode sustentar sua essencial liberdade e permanecer aberta, plural e afeita às explosões de possibilidades que o Dasein, em última instância, é. A daseinsanálise é prática psicoterápica apoiada na Fenomenologia Hermenêutica de Heidegger e aponta para o acolhimento da diversidade infindável de possibilidades existenciais que perpassam o Dasein. Para a Psicologia Analítica, o processo de individuação, que recebe dos sonhos sentidos próprios, aponta na direção de diálogo profícuo entre a consciência e o universo plural, dinâmico e aberto do inconsciente. O mistério, doador de sentidos, pode ser um ângulo donde é possível um encontro entre a Fenomenologia e a Psicologia Analítica.

In this work, we intend to make ambits of existence that are rarely seen together dialogue: dream analysis, in an approach of Analytical Psychology in an encounter with daseinsanalysis, and the mystical experience. To this end, we made use of a dream from one of my patients and Simone Weil's reports, a mystical Jew from the 20th Century. In this sense, my patient brought an emblematic dream which revealed that the spiritual ambit of his existence was receiving little attention. We see that dreams can assume the role of pointing to Dasein that different existential ambits are being neglected. Similarly, for Analytical Psychology, individuation presents itself as an encounter of unconscious ambits of existence not considered by the unilateral feature of consciousness. The mystical experience, understood as the personal relationship with God, in Christianity, is one of these ambits and, when neglected, can produce a limitation on the existential liberty of the individual. The technical world seems to disqualify experiences that are not apprehensible by logical reason, but the existence can sustain the essential liberty and remain open, plural and prone to the explosion of possibilities that Dasein, ultimately, is. The daseinsanalys is a psychotherapeutic practice sustained by Heidegger's Hermeneutic Phenomenology and points to welcoming the everlasting diversity of existential possibilities that cross Dasein. For the Analytical Psychology, the process of individuation, which receives from dreams its own senses, points towards a fertile dialogue between consciousness and the plural universe, dynamic and open from the unconscious. The mystery, donor of meanings, can be an angle from which a meeting between Phenomenology and Analytical Psychology is possible.

En el presente trabajo pretendemos hacer dialogar diferentes ámbitos de la existencia que raramente son vistos juntos: el análisis de los sueños en un abordaje de la Psicología Analítica en encuentro con el análisis existencial (daseinanálise) y la experiencia mística. Para esto, tomamos un sueño de uno de mis pacientes y los relatos de Simone Weil, mística judía del siglo XX. En este sentido, mi paciente trajo un sueño emblemático en el cual se evidencia que el ámbito espiritual de su existencia estaba recibiendo poca atención. Observamos que los sueños pueden asumir el papel de señalar al Dasein que diferentes ámbitos existenciales están siendo descuidados. De modo similar, para la Psicología Analítica, la individuación se presenta como el encuentro de ámbitos inconscientes de la existencia no considerados por el carácter unilateral de la consciencia. Por otra parte, la experiencia mística, entendida como la relación de la personalidad con Dios, en el cristianismo, es uno de esos ámbitos y cuando es descuidada puede producir una limitación en la libertad existencial del individuo. El mundo técnico parece descalificar las experiencias no comprensibles por la razón lógica, sin embargo, la existencia puede mantener su esencial libertad y permanecer abierta, plural y afectiva ante las explosiones de posibilidades que el Dasein, en última instancia es. El análisis existencial es una práctica psicoterapéutica apoyada en la Fenomenología Hermenéutica de Heidegger y apunta al acogimiento de una infinita diversidad de posibilidades existenciales que atraviesan el Dasein. Para la Psicología Analítica, el proceso de individuación - que recibe de los sueños sentidos propios-, señala en dirección a un diálogo prolífico entre la consciencia y el universo plural, dinámico y abierto del inconsciente. Finalmente, el misterio, donador de sentidos, puede ser un ángulo por el cual es posible un encuentro entre la Fenomenología y la Psicología Analítica.
Descritores: Psicologia
Misticismo
-Psicoterapia
Espiritualidade
Sonhos
Hermenêutica
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1016401
Autor: Carmona Parra, Jaime Alberto.
Título: Enamoramiento, feminidad y experiencia mística: a propósito del Cántico espiritual de San Juan de la Cruz / Falling in love, femininity and mystical experience: about the spiritual song of San Juan de la Cruz
Fonte: Poiésis (En línea);9(Jun.):1-9, 2005.
Idioma: es.
Resumo: El enamorado sigue siendo visto hoy por el sentido común racional y aún por muchos estudiosos del alma, cándidamente positivistas, con la misma condescendencia burlona que los médicos del siglo XIX miraban a las histéricas. Quizá no sea gratuito que la posición generalizada hacia el enamoramiento se asemeje a la actitud frente a la locura y otros estados anormales del alma que nos confrontan con verdades inquietantes de la condición humana.

The lover continues to be seen today by rational common sense and even by many candidly positivist students of the soul, with the same mocking condescension that nineteenth-century doctors looked at hysterics. It may not be free that the generalized position towards falling in love resembles the attitude towards madness and other abnormal states of the soul that confront us with disturbing truths of the human condition.
Descritores: Amor
-Mulheres/psicologia
Feminilidade
Misticismo/psicologia
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Discurso
Responsável: CO191.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1007080
Autor: Dias, Paulo Henrique Curi; Safra, Gilberto.
Título: A vocação mística da psicanálise / The mystical vocation of psychoanalysis
Fonte: Memorandum;36:1-20, jun. 2019.
Idioma: pt.
Resumo: Esse estudo pretende pensar na psicanálise enquanto uma prática clínica essencialmente compatível com certas características dos fenômenos místicos, os que lhe permite abordá-los clinicamente. Iniciamos o texto apresentando nossa compreensão de mística como um fenômeno de alteridade ontológica, ao contrário de uma produção subjetiva do ser humano. A partir disso, abordamos três características da psicanálise que a tornam relevantes para uma clínica dos fenômenos místicos: seu método apofático, sua prática de desconstrução identitária do "eu" e sua inscrição antropológica entre o universal e o particular. Finalizamos o estudo, dessa maneira, pensando na possível função clínica da psicanálise ao abordar a mística, a partir da ideia de adoecimentos espirituais

This study intends to reflect on psychoanalysis as a clinical practice essentially compatible with certain characteristics of mystical phenomena, wich enables it to clinically approach them. We start the text introducing our understanding of mysticism as a phenomenon of alterity, rather than a subjective production of the human being. Through such idea, we approach three characteristics of apophatic method, its practice of deconstructing the identity of the "I" and its anthropological inscription between the universal and the particular. Thus, we finalize the study, thinking about the possible clinical function of psychoanalysis when approaching the mystic, based on the idea of spiritual illness
Descritores: Psicologia Clínica
-Psicanálise
Religião e Psicologia
Misticismo
Responsável: BR654.1 - BIB - Biblioteca Universitária


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Id: biblio-915308
Autor: Dias, Paulo Henrique Curi; Safra, Gilberto.
Título: O lugar da mística na clínica psicanalítica / The position of mysticism in psychoanalytic clinic
Fonte: Memorandum;28:171-183, abr. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: Esse estudo trata das relações entre a mística e a Psicanálise. No início, busca-se encontrar uma definição para conceitos centrais ao tema, como "espiritualidade", "religião" e "religiosidade". Em seguida, justifica-se a importância clinica de pesquisar o assunto, tendo em vista tanto uma preocupação com a conduta terapêutica de tais fenômenos quanto a compreensão de que a mística nos convida a refletir sobre os fundamentos da condição humana como um todo. Partindo da concepção clínica de Gilberto Safra e da divisão feita por William Parsons entre categorias de compreensão do tema, se abordará o tratamento da mística na clínica psicanalítica numa dupla perspectiva hermenêutica - em que ela pode ser compreendida enquanto fruto de dinâmicas psíquicas ou, ao contrário, como experiência de alteridade ontológica. Por fim, serão apresentados alguns dos diferentes modos pelos quais a mística foi abordada na história da Psicanálise, problema que leva a uma revisão e a um questionamento das fundações dos modelos antropológicos subjacentes às variadas perspectivas clínicas.(AU)

This study approaches the relationship between mysticism and Psychoanalysis. First, there is a brief introduction that defines central concepts such as "spirituality", "religion" and "religiosity". Afterwards, there is an attempt to justify the clinical importance of the subject, both in terms of the therapeutic conduction of mystical phenomenon and the way in which mysticism invites us to reflect about the foundations of the human condition as a whole. Based on the clinical conceptions of Gilberto Safra and on the division of categories regarding the understanding of mysticism made by William Parsons, this subject will be presented in a double hermeneutical perspective ­ in a way that mysticism can be understood as the result of psychical dynamics or, on the contrary, as an experience of ontological alterity. Finally, some of the different ways in which mysticism has been understood in the history of Psychoanalysis will be briefly presented; issue that brings to a revision and a questioning of the foundations of the anthropological models underlying the various clinical perspectives.(AU)
Descritores: Misticismo
Psicologia
Psicologia Clínica
Responsável: BR654.1 - BIB - Biblioteca Universitária


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Id: lil-767480
Autor: Carmona, Gustavo Fujarra; Vives, Jean-Michel.
Título: Clarice com Teresa / Clarice with Teresa / Clarice con Teresa / Clarice avec Thérèse
Fonte: Estud. pesqui. psicol. (Impr.) = Estud. pesqui. psicol;15(1):10-26, jan.-abr. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: Pretendemos com o presente artigo, revelar as possíveis convergências edivergências a respeito do caráter místico das obras de Clarice Lispector e de Santa Teresa d'Ávila. Para tanto, estabeleceremos um diálogo entre a obra e a vida destas duas autoras, além de trazer à discussão, os estudos de Lacan, Millot e Kristeva acerca da relação entre o gozo (outro) e a escritura. Acreditamos, deste modo, ser possível dar nova luz às suas obras e perceber como estas duas se correlacionam, no que diz respeito à dimensão mística de suas escrituras, na busca do Real e do Gozo Outro, cada uma, à sua maneira.

We intend with this article, to show the possible convergences and divergences about the mystical character of the works of Clarice Lispector and Santa Teresa d'Avila. To do so, we will establish a dialogue between thework and life of these two authors, and bring to the discussion, studies of Lacan, Kristeva and Millot about the relation between the enjoyment (other) and the writing. We believe, therefore, be possible to give new light to their works and understand how these two authors correlate, in regard to the mystical dimension of their writings in search of Real and “Other Enjoyment”, each in its own way.

Pretendemos con este artículo, mostrar las posibles convergencias y divergencias sobre el carácter místico de la obra de Clarice Lispector y Santa Teresa de Ávila. Para tanto, vamos a establecer un diálogo entre la obra y lavida de estos dos autores, y traer a la discusión, estudios de Lacan, KristevaMillot y sobre la relación entre el gozo (otro) y la escritura. Creemos, por lotanto, será posible dar nueva luz a sus obras y entender cómo estos doscorrelatam, en lo que respecta a la dimensión mística de sus escrituras enbusca del Real y del Gozo Otro, cada una a su manera.

Nous nous proposons à l'occasion de cet article, de montrer les convergences et les divergences sur le caractère mystique des œuvres de Clarice Lispector et Sainte Thérèse d'Avila. Pour cela, nous allons établir un dialogue entre l'œuvre et la vie de ces deux auteurs, et apporter à la discussion des études de Lacan, de Kristeva et de Millot, sur la relation entre une certaine forme de jouissance (appelée Jouissance Autre par Lacan) et l'acte d'écriture. Nous croyons possible de donner une lumière neuve à ces œuvres et comprendre la corrélation entre ces deux auteurs, en ce qui concerne la dimension mystique de leur écriture dans la recherche du Réel et de la Jouissance Autre, chacune à sa manière.
Descritores: Literatura Moderna
Misticismo/psicologia
Psicanálise
Limites: Humanos
Responsável: BR1691.1 - Biblioteca CEH/A


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Id: lil-745376
Autor: Mariz, Débora.
Título: Reflexões acerca do corpo do trabalhador no pensamento da filósofafrancesa Simone Weil / Reflections on the worker's body at the thought of the French philosopher Simone Weil
Fonte: Rev. ter. ocup;25(2):194-198, maio-ago. 2014.
Idioma: pt.
Resumo: Este artigo apresenta qual o sentido do trabalho para o homem proposto por Simone Weil. Para tanto, serão analisados os sentidos atribuídos ao corpo do trabalhador por esta filósofafrancesa, bem como as distintas características do corpo no trabalhoalienado e no trabalho livre. Conclui-se que o corpo do trabalhador ultrapassa a dimensão física e inclui uma dimensão espiritual.

This article presents the redefinition of work for men proposed by Simone Weil. For this, will beanalyzed the meaningsattached to the body of work by this French philosopher, as well as the different characteristics of the body in alienated labor and free labor. It is concluded that the worker's body exceeds the physical dimension and includes a spiritual dimension.
Descritores: Corpo Humano
Misticismo/psicologia
Filosofia
Trabalho
Categorias de Trabalhadores
Condições de Trabalho
Responsável: BR66.1 - Divisão de Biblioteca e Documentação


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Id: lil-727954
Autor: Flores-Gatica, Milton.
Título: Enteógenos / Entheogens
Fonte: Cuad. méd.-soc. (Santiago de Chile);52(4):215-220, 2012.
Idioma: es.
Descritores: Consciência
Ego
Alucinógenos
Misticismo
Percepção
Responsável: CL331.1 - Biblioteca Colegio Médico de Chile


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Id: lil-693099
Autor: Botella, César; Botella, Sara.
Título: Místico, conhecimento e trauma / Místico, conocimiento y trauma / Mystic, knowledge and trauma
Fonte: Rev. bras. psicanál;43(3):161-169, set. 2009.
Idioma: pt.
Resumo: A última parte da obra de Bion se orienta, parece-nos, para preocupações mais místicas. Mas não se trata nem de um retorno ao passado nem de uma regressão. Muito ao contrário, estes trabalhos estão no nível dos trabalhos mais instigantes e desconcertantes de Freud, como “O futuro de uma ilusão” e “Moisés e o monoteísmo”. Bion vai submeter ao crivo da psicanálise esta necessidade essencial do homem, isto é, a necessidade de dar um sentido ao seu mundo.

La última parte de la obra de Bion se orienta, nos parece, para preocupaciones más místicas. Pero no se trata ni de un retorno al pasado ni de una regresión. Muy al contrario, estos trabajos están al nivel de los trabajos más instigantes y desconcertantes de Freud, como “El futuro de uma ilusión” y “El hombre Moisés”. Bion va a someter al cribo del psicoanálisis esta necesidad esencial del hombre, o sea la necesidad de dar sentido a su mundo.

It seems to us that the last part of Bion's work is orientated towards mystical concerns. But it is not a return to the past or a regression. These works, on the contrary, are on the same level of Freud's most instigating and disconcerting works, like “The Future of an Illusion” and “Moses the Man”. This essential need of man, that is, the need to give meaning to his world will be submitted by Bion to psychoanalysis's scrutiny.
Descritores: Teoria Freudiana
Conhecimento
Misticismo
Transtornos Neurocognitivos
Psicanálise
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite


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Id: lil-635153
Autor: Lopera Echavarría, Juan Diego.
Título: Psicología ascética y psicología epistémica / Ascetic psychology and epistemic psychology
Fonte: Acta colomb. psicol;9(2):75-86, jul.-dic. 2006.
Idioma: es.
Resumo: En psicología las tendencias ascéticas (purificación, cuidado y transformación del alma) y epistémicas (conocimiento sistemático sobre el alma), presentes desde la antigüedad hasta nuestros días, son evidencia del fundamento irrenunciable que la filosofía representa para esta disciplina. Con la ciencia moderna y su paradigma galileano algunos pensadores creyeron posible dejar atrás el pasado filosófico y hacer de la psicología una ciencia natural. El presente artículo destaca que esa herencia filosófica es esencial en la psicología, señala que no todas sus escuelas pretenden constituirse en ciencia, y muestra que las tendencias ascéticas y epistémicas pueden articularse dialécticamente en la psicología.

Two tendencies have been present in psychology since antiquity to our days: the ascetic tendency (purification, self care and transformation of the soul) and the epistemic tendency (systematic knowledge of the soul). Both of them are evidence of the undeniable philosophical foundation of psychology. With modern science and its Galilean paradigm, some thinkers believed that it was possible to leave behind the philosophical past and turn psychology into a natural science. This paper emphasizes that philosophical inheritance is essential for psychology and points out that not all the schools in that discipline intend to become a science. Finally, the paper shows that ascetic and epistemic tendencies can be dialectically articulated in psychology.
Descritores: Conhecimento
Misticismo
Psicologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CO320.1 - Biblioteca General


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Id: lil-610193
Autor: Penna, Jose Osvaldo de Meira.
Título: O sonho de Descartes
Fonte: Junguiana;(1):64-71, 1983.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo salienta a importancia dos tres sonhos que teve Descartes aos vinte e tres anos, no momento decisivo em que concebeu sua filosofia racionalista expressa, fundamentalmente, no Discurso sobre o Metodo. Ja na experiencia onirica surge uma contradicao fundamental entre o carater intuitivo, irracional e simbolico, de um lado, e o frio sistema matematico do filosofico. A expressao onirica e assim pertinente, numa interpretacao do impacto do cartesiano sobre o pensamento moderno, como alicerce de nossa civilizacao cientifica e tecnologica. A experiencia pode ser comparada a uma crise purgativa mistica, anterior ao processo criativo. As contradicoes entre as circunstancias dos sonhos e a filosofia matematica de Descartes sao enfatizadas, com citacoes de M. L. von Franz, J. Maritain e L. Brunschvicg, entre outros. A conclusao final e que os sonhos constituem uma tentativa do Inconsciente para forcar o Eu consciente a levar em maior consideracao aquelas instancias afetivas, emocionais, transcendentes e supra-racionais com as quais o filosofo pouco se preocupou.
Descritores: Sonhos
Misticismo
Responsável: BR85.1 - Biblioteca Dante Moreira Leite



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