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Id: biblio-1021511
Autor: Bernardo, Julia Ferreira; Mena-Chalco, Jesús Pascual; Micheli, Denise de.
Título: Prevenção de drogas em contextos educacionais: uma análise da rede de colaboração entre pesquisadores / Drug prevention in educational contexts: an analysis of the collaboration network of researchers / Prevención de drogas en contextos educacionales: un análisis de la red de colaboración entre investigadores
Fonte: RECIIS (Online);13(3):578-593, jul.-set. 2019. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O conhecimento da rede de pesquisadores que atuam na área de prevenção de drogas em contextos educacionais é uma forma possível de integralizar e compartilhar informações sobre o tema. O objetivo do estudo aqui apresentado é identificar esses pesquisadores, bem como suas produções acadêmicas, localização geográfica e participação nessa rede de colaboração científica. Para isto, realizou-se um estudo exploratório e descritivo com abordagem quantitativa. Identificaram-se 143 pesquisadores que publicam sobre o tema, sendo, em sua maioria, pesquisadores da área da saúde que colaboram com um ou mais membros da rede. Foram obtidas 154 publicações sobre o tema. A análise da rede evidenciou maior articulação e parcerias entre os pesquisadores da área da saúde, e nenhum relacionamento destes com os pesquisadores da educação. Desta forma, conclui-se que o tema em questão necessita de maiores parcerias e integralidades de informações entre os campos do conhecimento envolvidos, para que a ciência produzida no âmbito acadêmico culmine em ações práticas mais eficazes para a prevenção de drogas em contextos educacionais.

The knowledge of the researcher network associated with the study of drugs prevention in educational contexts is a possible way of integrating and sharing information on the subject. The objective of the study presented here is to identify these researchers, their academic productions, geographical location, as well as their participation in this scientific collaboration network. To carry out this task, it was developed a study using an exploratory, descriptive and quantitative approach. We identified 143 researchers, that publish on the subject, mostly associated with the health studies, and collaborate with one or more members of the network. The method allowed to gather 154 publications on the subject. The analysis of the collaboration network showed a more substantial connection and partnership between the health researchers and no relationship between them and the education researchers. Thus the theme examined needs to establish further partnerships and to develop ­ based on the integrality concept ­ integrated information between the fields of knowledge involved in the matter so that the science produced in academic level can contribute to provide more effective practical actions aiming the drug prevention in educational contexts.

El conocimiento de la red de investigadores que actúan en el área de prevención de drogas en contextos educacionales es una forma posible de integrar y compartir informaciones sobre el tema. El objetivo del estudio presentado aquí es identificar esos investigadores, así como sus producciones académicas, la ubicación geográfica y su participación en esa red de colaboración científica. Para cumplir nuestro objetivo, desarrollamos una investigación exploratoria y descriptiva con abordaje cuantitativo. Encontramos 143 investigadores que publicaron sobre el tema, pertenecientes principalmente al área de la salud, que colaboraron con uno o más miembros de la red. Hemos obtenido 154 publicaciones sobre el tema. El análisis de la red mostró una mayor asociación y colaboración entre los investigadores del área de la salud, y se evidenció que no existe ninguna relación entre ellos y los investigadores del área de la educación. Así, el tema en cuestión necesita mayores colaboraciones entre los investigadores y integraciones (en el sentido del concepto de integralidad) de las informaciones entre los campos del conocimiento involucrados en el asunto para que la ciencia producida en el ámbito académico culmine en acciones prácticas más eficaces para la prevención de drogas en contextos educacionales.
Descritores: Pesquisadores
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias/prevenção & controle
Pesquisa Qualitativa
Educação
Promoção da Saúde
-Brasil
Drogas Ilícitas
Saúde
Atividades Científicas e Tecnológicas
Rede Social
Práticas Interdisciplinares
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Id: biblio-1021896
Autor: Morrison, Andrew R; Biehl, María Loreto.
Título: A família ameaçada: violência doméstica nas Américas / The threatened family: domestic violence in the Americas.
Fonte: Rio de Janeiro; Editora FGV; 2000. 208 p.
Idioma: pt.
Resumo: Vários capítulos deste livro ressaltam os custos significativos que a violência doméstica impõe às mulheres que sofrem abuso e à sociedade como um todo. Essas estimativas preocupantes não deveriam causar paralisia ou inação; pelo contrário, deveriam galvanizar nossa vontade de dar passos concretos para lidar com o problema. Os autores deste livro fornecem orientação sobre como começar, descrevendo estratégias eficazes para reduzir os níveis de violência doméstica e prestar atendimento às mulheres vítimas de maus-tratos. Além disso, identificam lacunas no conhecimento atual que precisam ser sanadas a fim de que se chegue à erradicação da violência. (AU).
Descritores: Violência Doméstica
América Latina
-Rede Social
Determinantes Sociais da Saúde
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Livros de Texto
Responsável: BR1782.1 - Núcleo de Informação e Documentação Cecília Minayo
BR1782.1; 362.8292, M878


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1016345
Autor: Dias, Vanina Costa; Lima, Nadia Laguardia de; Kelles, Natalia Fernandes; Gomes, Patricia da Silva; Silva, Candida Rosa da.
Título: Adolescentes na Rede: Riscos ou Ritos de Passagem? / Teens in the Network: Risks or Rites of Passage? / Adolescentes en la Red: ¿Riesgos o Ritos de Paso?
Fonte: Psicol. ciênc. prof;39:1-15, jan.-mar.2019.
Idioma: pt.
Resumo: Os adolescentes estão cada vez mais conectados às redes sociais, especialmente com o surgimento dos dispositivos digitais móveis. O uso intenso desses aparelhos pelos jovens tem gerado preocupação nos pais, familiares e educadores. Orientadas pela psicanálise, compreendemos a adolescência como um tempo lógico de elaboração simbólica do real da puberdade, trabalho psíquico que requer o desligamento da autoridade dos pais e a inserção no laço social. Nas sociedades tradicionais, a passagem da vida infantil para a vida adulta conta com marcadores sociais estabelecidos, como os ritos de passagem, que auxiliam a inclusão do jovem na comunidade. Nas sociedades ocidentais contemporâneas, a rarefação dos referentes simbólicos dificulta essa transição do espaço familiar para o grupo social mais amplo. Assim, buscamos, neste artigo, empreender uma discussão teórica relacionando os riscos na internet com os ritos de passagem no tempo lógico da adolescência. Como apoio para esta reflexão, utilizamos fragmentos de conversação realizada com adolescentes. Consideramos que, na atualidade, os impasses dessa operação de passagem se exprimem pela profusão de atos de caráter sacrificial que a juventude apresenta, contando com o papel decisivo da visibilidade proporcionada pelas tecnologias digitais....(AU)

Adolescents are increasingly connected to social networks, especially with the appearance of mobile devices. The intense use of such devices has generated worry for parents, family and educators. Guided by psychoanalysis, we understand that adolescence is a logical time of subjective elaboration of "the real" of puberty, psychic work that requires the detachment of parental authority and insertion into the social environment. In traditional societies, the passage from childhood to adult life has established social markers, such as rites of passage, which help to include the young person in the community. In contemporary western societies, the rarefaction of symbolic references creates difficulties for that transition from the family space towards the general social group. Therefore, we intend in this article to undertake a theoretical discussion that relates the risks on the internet with the rites of passage in the logical time of adolescence. In support of this reflection, we used fragments of the Methodology of the Conversation with adolescents. We consider that, at present, the impasses of this operation of passage are expressed by the profusion of sacrificial acts that the youth presents, counting on the decisive role of the visibility provided by digital technologies....(AU)

Los adolescentes están cada vez más conectados a las redes sociales, especialmente con el surgimiento de los dispositivos digitales móviles. El uso intenso de estos aparatos por los jóvenes ha generado preocupación en los padres, familiares y educadores. Orientadas por el psicoanálisis, comprendemos la adolescencia como un tiempo lógico de elaboración simbólica de lo real de la pubertad, trabajo psíquico que requiere el desligamiento de la autoridad de los padres y la inserción en el lazo social. En las sociedades tradicionales, el paso de la vida infantil a la vida adulta cuenta con marcadores sociales establecidos, como los ritos de paso, que auxilian la inclusión del joven en la comunidad. En las sociedades occidentales contemporáneas, la rarefación de los referentes simbólicos dificulta esa transición del espacio familiar al grupo social más amplio. Así, buscamos, en este artículo, emprender una discusión teórica relacionando los riesgos en Internet con los ritos de paso en el tiempo lógico de la adolescencia. Como apoyo para esta reflexión, utilizamos fragmentos de conversación realizada con adolescentes. Consideramos que en la actualidad los impases de esa operación de paso se expresan por la profusión de actos de carácter sacrificial que la juventud presenta, contando con el papel decisivo de la visibilidad proporcionada por las tecnologías digitales....(AU)
Descritores: Psicanálise
Adolescente
Rede Social
-Psicologia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-968172
Autor: Brüggemann, Ângelo Luiz; Pires, Giovani De Lorenzi; Bitencourt, Fernando Gonçalves.
Título: Jovens futebolistas brasileiros na Europa: interpretando o cotidiano cultural por meio da netnografia / Young brazilian soccerists in Europe: interpreting the cultural daily life through netnography / Young brazilian soccerists in Europe: interpreting the cultural daily life through netnography
Fonte: Pensar prát. (Impr.);21(3):634-644, jul.-set.2018.
Idioma: pt.
Resumo: A pesquisa teve por objetivo promover interpretações, com base em uma netnografia, a respeito das interações de nove jovens futebolistas brasileiros atuantes na Europa em seus perfis nas redes sociais (Facebook e Instagram), acompanhados ao longo de quatro meses. No texto, são destacados aspectos que se relacionam com a linguagem do campo futebolístico e que fazem referências a elementos da cultura brasileira. As considerações finais destacam que a tecnologia permite que eles se mantenham presentes no cotidiano da "vida real", mesmo a distância.

The research aimed to promote interpretations, based on a netnography, about the interactions of nine young Brazilian soccer players in Europe in their profiles on social media (Facebook and Instagram), followed during four months. In the text, aspects that are related to the language of the soccer field and that make references to elements of the Brazilian culture are highlighted. The final considerations emphasize that technology allows them to remain present in the daily life of "real life", even at a distance.

La investigación tuvo el objetivo de suscitar interpretaciones, con base en una netnografía, acerca de la intercomunicación de nueve jóvenes futbolistas brasileños, que actúan en Europa, en sus perfiles en las redes sociales (Facebook e Instagram). La intercomunicación de los jóvenes fue acompañada a lo largo de cuatro meses. En el texto, se destacan aspectos que se relacionan con el lenguaje del campo futbolístico y que hacen referencias a elementos de la cultura brasileña. Las consideraciones finales destacan que la tecnología les permite mantenerse presentes en el cotidiano de la "vida real", incluso a distancia.
Descritores: Futebol
Atletas
Rede Social
-Antropologia Cultural
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Id: biblio-968169
Autor: Matias, Thiago Sousa; Soares, Muryllo Rezende; Silva, Otto; Frasson, Jéssica Serafim; Pires, Veruska.
Título: Educação física escolar no ensino médio: o uso das redes socias nos processos de ensino-aprendizagem a partir da perspectiva de aulas abertas / Physical education in high school: the use of social networking as a strategy to improve learning in an open classes perspective / Educación física escolar: el uso de las redes sociales en los procesos de enseñanza-aprendizaje a partir de la perspectiva de clases abiertas
Fonte: Pensar prát. (Impr.);21(3):609-620, jul.-set.2018. Tab.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho buscou investigar o potencial inovador e educacional na disciplina de Educação Física através da diversificação do conteúdo, redes sociais e aulas abertas. A proposta foi desenvolvida na disciplina de estágio supervisionado no ensino médio, e realizada em uma escola pública mantida pelo estado de Santa Catarina. As análises foram sistematizadas nas redes sociais e foram feitos relatórios de observação com interpretação temática e categorial. As redes sociais promovem espaço de discussão, são úteis para a realização de tarefas, permitem avaliação e auxiliam na preservação e significação do conteúdo. A diversidade dos conteúdos motiva os alunos, elimina a evasão e impulsiona discussões educacionais. As aulas abertas geram reflexões, motivação, ação comunicativa e autonomia.

Based on diversification of content, social networking and open classes, this study aimed to investigate the innovative and educational potential in Physical Education (PE). The study was conducted through supervised stage in high school. Analyzes were systematized in social networks and observation reports and categorical interpretation was used. Social network promotes more discussion and it is useful to perform PE tasks. Also allows evaluation and assists in the preservation and significance of content. The diversity of content motivates students, eliminates evasion and boost educational discussions. Open classes increase reflection, motivation, communication and autonomy.

Este trabajo tiene el objetivo de investigar el potencial innovador y educativo en la Educación Física, a través de la diversificación del contenido en las redes sociales y clases abiertas. La propuesta se desarrolló en la asignatura pasantía supervisada en la enseñanza secundaria y fue desarrollada en una escuela pública del Estado de Santa Catarina. Los análisis fueron sistematizados en las redes sociales y los informes de observación con interpretación temática y categorial. Las redes sociales suscitan espacios de discusión, son útiles para la realización de tareas, permiten la evaluación y ayuda en la preservación y significado del contenido. La diversidad de los contenidos estimula a los alumnos, elimina la evasión e impulsa discusiones educativas. Las clases abiertas generan reflexiones, motivación y acción comunicativa y autónoma.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Ensino Fundamental e Médio
Disseminação de Informação
Rede Social
-Motivação
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR512.1 - Biblioteca Setorial do Centro de Ciências da Saúde


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Id: biblio-960921
Autor: Kakushi, Luciana Emi; Évora, Yolanda Dora Martinez.
Título: Social networking in nursing education: integrative literature review / As redes sociais na educação em enfermagem: revisão integrativa da literatura / Las redes sociales en la educación en enfermería: revisión integradora de la literatura
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);24:e2709, 2016. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective: to identify the use of social networking in nursing education. Method: integrative literature review in the databases: LILACS, IBECS, Cochrane, BDENF, SciELO, CINAHL, Scopus, PubMed, CAPES Periodicals Portal and Web of Science, using the descriptors: social networking and nursing education and the keywords: social networking sites and nursing education, carried out in April 2015. Results: of the 489 articles found, only 14 met the inclusion and exclusion criteria. Most studies were published after 2013 (57%), originating from the United States and United Kingdom (77.8%). It was observed the use of social networking among nursing students, postgraduate students, mentors and nurses, in undergraduate programmes, hybrid education (blended-learning) and in interprofessional education. The social networking sites used in the teaching and learning process were Facebook (42.8%), Ning (28.5%), Twitter (21.4%) and MySpace (7.1%), by means of audios, videos, quizzes, animations, forums, guidance, support, discussions and research group. Conclusion: few experiences of the use of social networking in nursing education were found and their contributions show the numerous benefits and difficulties faced, providing resourses for the improvement and revaluation of their use in the teaching and learning process.

Resumo Objetivo: identificar a utilização das redes sociais na educação em enfermagem. Método: revisão integrativa da literatura nas bases de dados: LILACS, IBECS, Cochrane, BDENF, SciELO, CINAHL, Scopus, PubMed, Portal de Periódicos CAPES e Web of Science, utilizando-se os descritores: social networking e nursing education e as palavras chaves: social networking sites e nursing education, realizada em abril de 2015. Resultados: dos 489 artigos encontrados somente 14 atenderam os critérios de inclusão e exclusão. A maioria dos estudos foi publicada a partir de 2013 (57%), oriunda dos Estados Unidos e do Reino Unido (77,8%). Observou-se a utilização das redes sociais com os alunos de enfermagem, de pós-graduação, mentores e enfermeiros, em cursos de graduação, educação híbrida (blended-learning) e na educação interprofissional. As redes sociais utilizadas no processo de ensino e aprendizagem foram o Facebook (42,8%), Ning (28,5%), Twitter (21,4%) e MySpace (7,1%), por meio de áudios, vídeos, quizzes, animações, fóruns, orientações, apoio, discussões e em grupo de pesquisa. Conclusão: foram encontradas poucas experiências utilizando as redes sociais na educação em enfermagem, sendo que as contribuições evidenciam os vários benefícios e as dificuldades encontradas, tornando-se subsídios para o aprimoramento e reavaliação de sua utilização no processo de ensino e aprendizagem.

Resumen Objetivo: identificar la utilización de las redes sociales en la educación en enfermería. Método: revisión integradora de la literatura en las bases de datos: LILACS, IBECS, Cochrane, BDENF, SciELO, CINAHL, Scopus, PubMed, Portal de Periódicos CAPES y Web of Science, utilizando los descriptores: social networking y nursing education y las palabras clave: social networking sites y nursing education, la que fue realizada en abril de 2015. Resultados: de los 489 artículos encontrados solamente 14 atendieron a los criterios de inclusión y exclusión. La mayoría de los estudios fue publicada a partir de 2013 (57%), proveniente de los Estados Unidos y del Reino Unido (77,8%). Se observó la utilización de las redes sociales con los alumnos de enfermería de postgraduación, con mentores y enfermeros, en cursos de graduación, de educación híbrida (blended-learning) y en la educación interprofesional. Las redes sociales utilizadas en el proceso de enseñanza y aprendizaje fueron el Facebook (42,8%), el Ning (28,5%), el Twitter (21,4%) y el MySpace (7,1%), por medio de audios, videos, quizzes, animaciones, foros, orientaciones, apoyo, discusiones y en grupos de investigación. Conclusión: fueron encontradas pocas experiencias que utilizaban las redes sociales en la educación en enfermería, siendo que las contribuciones evidencian los varios beneficios y las dificultades encontradas; se constató que las redes sociales son herramientas que auxilian el perfeccionamiento de la enseñanza y se torna necesario reevaluar su utilización en ese proceso.
Descritores: Educação em Enfermagem
Rede Social
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-870043
Autor: del Pilar Niño, Beatriz Andrea; Ortiz Rodríguez, Sandra Patricia; Solano Aguilar, Sonia; Amaya, Claudia Mercedes; Serrano Henao, Liliana.
Título: Concepciones del embarazo en adolescentes gestantes de la ciudad de Bucaramanga / Concepções da gravidez em adolescentes grávidas na cidade de Bucaramanga / Conceptions on pregnancy in pregnant adolescents from the city of Bucaramanga
Fonte: rev. cuid. (Bucaramanga. 2010);8(3):1875-1886, sep.-dic. 2017. tab.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: el embarazo adolescente es una problemática que tiene consecuencias en la vida de las adolescentes y sus familias. Conocer las concepciones y representaciones que tienen las adolescentes gestantes es una herramienta fundamental para fortalecer la toma de decisiones y las redes de apoyo social. Objetivo: Identificar las concepciones sobre el embarazo, las características sociales, económicas y de redes de apoyo en un grupo de adolescentes gestantes de Bucaramanga. Materiales y Métodos: Se realizó un estudio cualitativo (estudio de caso) mediante las técnicas de grupo focal, observación participante y elaboración de diario de campo. Se incluyeron 15 participantes de las 100 adolescentes beneficiadas por el Programa Plan Padrino de la Secretaría de Salud y Ambiente de Bucaramanga durante el año 2014. Resultados: La mayoría de las participantes refirieron que, aunque el embarazo fue no deseado lo han aceptado y asumido con grandes cambios en sus vidas, especialmente la relación con sus amigos y con su familia. Identificaron como red de apoyo fundamental la familia. Discusión: Las concepciones sobre embarazo en las adolescentes coinciden con los estudios reportados en Colombia en el sentido que lo asumieron con responsabilidad, pero les representó un doble reto en especial para continuar con sus estudios. Conclusiones: Fortalecer la red de apoyo de las adolescentes en especial la relacionada con procesos educativos y de familia.

Introduction: pregnancy in adolescents is a problem that brings consequences to the lives of adolescent girls and their families. Knowing the conceptions and representations the pregnant adolescents have is a fundamental tool to enhance decision-making and social support networks. Objective: The work sought to identify conceptions about pregnancy, along with social, economic, and support network characteristics in a group of pregnant adolescents from Bucaramanga. Materials and Methods: A qualitative study (case study) was conducted through focal group techniques, participant observation, and elaboration of a field diary. The study included 15 participants of the 100 adolescent girls benefiting from the Plan Padrino program by the Health and Environment Secretary in Bucaramanga during 2014. Results: Most of the participants stated that, although the pregnancy was not desired, they have accepted and assumed it with big changes in their lives, especially the relationship with their friends and family. They identified the family as the fundamental support network. Discussion: The conceptions on pregnancy in adolescents coincide with studies reported in Colombia in the sense that they assumed it with responsibility, but posed a double challenge specifically related to continuing their studies. Conclusions: It is necessary to strengthen the support network of the adolescent girls, especially that related to educational processes and family.

Introdução: a gravidez na adolescência é um problema que tem consequências na vida dos adolescentes e suas famílias. Conhecer as concepções e representações que têm as adolescentes grávidas é uma ferramenta fundamental para fortalecer a tomada de decisões e as redes de apoio social. Objetivo: Identificar as concepções sobre a gravidez, características sociais, econômicas e redes de apoio por um grupo de adolescentes grávidas em Bucaramanga. Materiais e Métodos: Foi realizado um estudo qualitativo (estudo de caso) por meio da técnica de grupo focal, observação participante e elaboração de diário de campo. Foram incluídos 15 participantes das 100 adolescentes beneficiadas pelo Programa Plano Padrinho da Secretaria de Saúde e Ambiente de Bucaramanga durante o ano 2014. Resultados: A maioria dos participantes relataram que, embora a gravidez não fosse desejada, aceitaram e assumiram com grandes mudanças em suas vidas, especialmente a relação com seus amigos e com sua família. Identificaram como rede de apoio fundamental a família. Discussão: As concepções sobre gravidez nas adolescentes coincidem com os estudos relatados na Colômbia no sentido de que é assumido com responsabilidade, mas representou um duplo desafio especialmente para continuar seus estudos. Conclusões: Fortalecer a rede de apoio das adolescentes, especialmente a relacionada aos processos educativos e de família.
Descritores: Adolescente
Gravidez
Rede Social
Limites: Seres Humanos
Responsável: CO646.9 - UDES - Universidad de Santander


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Id: biblio-885157
Autor: Sette, Catarina Possenti; Capitão, Cláudio Garcia.
Título: Investigação do suporte social e qualidade de vida em pacientes com câncer / Investigation on social support and life qualit y in patients suffering from cancer
Fonte: Saude e pesqui. (Impr.);11(1):151-162, Jan-Abr. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar o suporte social e qualidade de vida (QV ) em pacientes oncológicos. Para tanto, participaram 68 pacientes diagnosticados com câncer, 85,3% mulheres e a idade variou entre 25 anos e 83 anos (M=55,4; DP=13,3). Esses pacientes responderam ao Questionário de Identificação, a Escala de Percepção de Suporte Social e o Medical Outcomes Study 36 - Item Short - Form Health Survey (SF-36). Os resultados indicaram satisfação com o apoio social e boa QV. Quando comparados a outras amostras de diferentes pesquisas, os pacientes deste estudo demonstraram maior satisfação do suporte social e escores mais baixos de QV. Em relação à variável sexo, os resultados demonstraram maior satisfação com o suporte social pelos homens e na SF-36 maiores médias no domínio físico para as mulheres e saúde mental para os homens. Ressalta-se a importância de investigar o suporte social e QV nesses pacientes, visando diminuir os impactos causados pelo adoecimento.

Social and life quality in patients with cancer is investigated. Sixty-eight patients with cancer, comprising 85.3% females, aged between 25 and 83 years (M=55.4; DP=13.3), answered the Identification Questionnaire, Social Support Perception Scale and the Medical Outcomes Study 36 - Item Short - Form Health Survey (SF-36). Results revealed satisfaction with social support and good life quality. When compared to other samples from different research works, current patients demonstrated a higher satisfaction rate in social support and low LQ scores. In the case of the variable gender, results showed higher satisfaction with social support in males and higher means in SF-36 in physical domain for females and mental health for males. It is greatly relevant to investigate the social support and LQ in these patients to decrease impacts caused by disease.
Descritores: Apoio Social
Rede Social
Psico-Oncologia
Neoplasias
-Qualidade de Vida
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR313.1 - Biblioteca Ana Bove


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Id: biblio-879964
Autor: de Morais, Rita de Cássia Melão; de Souza, Tania Vignuda; Oliveira, Isabel Cristina dos Santos; de Moraes, Juliana Rezende Montenegro Medeiros.
Título: A estrutura da rede social da mãe/acompanhante da criança hospitalizada* / Structure of the social network of mothers/caregivers of hospitalized children / Estructura de la red social de la madre/acompañante del niño hospitalizado
Fonte: Cogitare enferm;23(1):1-10, jan - mar. 2018.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: Analisar a estrutura da rede social da mãe/acompanhante durante a hospitalização da criança. Método: pesquisa qualitativa, em hospital pediátrico do Rio de Janeiro. Foram entrevistadas dez mães/ acompanhantes de fevereiro a dezembro de 2015. Utilizou-se o referencial teórico-metodológico e a análise de rede social de Lia Sanicola. Resultados: as redes primárias configuraram-se de tamanho médio e laços fortes, principalmente as redes das crianças que estão na primeira hospitalização, pois se mostraram mais numerosas comparadas com aquelas que já tiveram outras hospitalizações. Das redes secundárias, foram mencionadas: redes formal, terceiro setor e mercado. Não foram citadas as redes mista e informal. Conclusão: hospitalizações prolongadas e frequentes da criança interferem na dinâmica da rede social, tendo em vista que, ao longo das hospitalizações, ela se torna menor, porém com laços mais fortalecidos. A rede de atenção primária não foi mencionada e é justificada através do diagnóstico de doença crônica desde o nascimento (AU).

Objective: Analyze the structure of the social network of mothers/caregivers during the hospitalization of their child. Method: Qualitative study in a pediatric hospital in Rio de Janeiro. Ten mothers/caregivers were interviewed from February to December 2015. A theoretical-methodological framework and social network analysis by Lia Sanicola were used. Results: The primary networks were medium-sized, with strong bonds, particularly the networks for children being hospitalized for the first time. They were more numerous than those for children who had been previously hospitalized. The following secondary networks were mentioned: formal, third sector and market. No mixed and informal networks were mentioned. Conclusion: Extended and frequent hospital stays of children affect the dynamics of social networks. Over the course of hospital stays, they become smaller, but the bonds within them are strengthened. The primary healthcare network was not mentioned, due to the fact that the children had been diagnosed with chronic diseases since birth (AU).

Objetivo: Analizar la estructura de la red social de la madre/acompañante durante la hospitalización del niño. Método: Investigación cualitativa, en hospital pediátrico de Rio de Janeiro. Fueron entrevistadas diez madres/acompañantes, entre febrero y diciembre de 2015. Se utilizó referencial teórico-metodológico y análisis de red social de Lia Sanicola. Resultados: Las redes primarias expresaron dimensión mediana y lazos fuertes, particularmente las redes de niños en su primera hospitalización, mostrándose más numerosas comparadas con las de niños previamente hospitalizados. De las redes secundarias, fueron mencionadas: red formal, tercer sector y mercado. No fueron citadas la red mixta y la informal. Conclusión: Las hospitalizaciones prolongadas y frecuentes del niño interfieren en la dinámica de la red social, considerando que, a lo largo de las hospitalizaciones, se hace menor, aunque con lazos más fortalecidos. La red de atención primaria no fue mencionada, justificándose por el diagnóstico de enfermedad crónica desde el nacimiento (AU).
Descritores: Enfermagem Pediátrica
Apoio Social
Família
Criança Hospitalizada
Rede Social
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1508.9 - Departamento de Enfermagem


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Id: biblio-955463
Autor: Rabello, Elaine Teixeira.
Título: Novas arenas de debate: um convite / New arenas of debate: an invitation
Fonte: Physis (Rio J.);27(1):7-8, jan.-mar. 2017.
Idioma: pt.
Descritores: Ética em Pesquisa
Publicações Científicas e Técnicas
Comunicação e Divulgação Científica
Rede Social
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C



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