Base de dados : LILACS
Pesquisa : L01.178.682 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 363 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 37 ir para página                         

  1 / 363 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1133527
Autor: Schoenel, Ariane Souza Pena; Escarce, Andrezza Gonzalez; Araújo, Laisa Lima; Lemos, Stela Maris Aguiar.
Título: Influência do processamento fonológico no mau desempenho escolar: revisão sistemática de literatura / Influence of phonological processing on poor school performance: systematic literature review
Fonte: CoDAS;32(5):e20180255, 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: Realizar revisão sistemática de produções científicas que abordaram o tema processamento fonológico quanto à influência no mau desempenho escolar, bem como sua interferência no desenvolvimento de leitura e escrita. Estratégia de pesquisa: Foram pesquisados, em bases de dados eletrônicos, artigos publicados até agosto de 2017. Após elaboração da pergunta norteadora do estudo: "Qual a influência do processamento fonológico no mau desempenho escolar e sua relação no desenvolvimento de leitura e escrita?", foram realizados levantamento e seleção dos relatos utilizando descritores, reunidos em uma única equação de busca, de acordo com três eixos temáticos: processamento fonológico, aprendizagem e mau desempenho escolar. Critérios de seleção: Foram incluídas pesquisas originais com avaliação de no mínimo duas habilidades do processamento fonológico. Foram excluídos os artigos que não apresentavam relação entre as habilidades do processamento fonológico e desempenho escolar. Análise dos dados: Foi realizada a leitura dos títulos e resumos por duas profissionais fonoaudiólogas, separadamente. Os resultados foram comparados e as divergências encontradas, decididas por uma terceira pesquisadora fonoaudióloga, também responsável pelo estudo. Os artigos incluídos foram lidos na íntegra e realizada a extração de dados para análise da metodologia e dos principais resultados. Resultados: Foram selecionados 982 estudos potencialmente relevantes. Após a utilização das matrizes de evidência, 38 produções científicas foram incluídas para análise detalhada. Conclusão: O estudo das produções científicas revelou que a alteração em habilidades do processamento fonológico apresentou relação com o mau desempenho escolar e, associada à fase de escolarização, houve influência direta nas competências de leitura e escrita.

ABSTRACT Purpose: To carry out a systematic review of scientific productions that dealt with the topic of phonological processing in relation to the influence of poor academic performance, as well as its interference in the development of reading and writing. Research strategy: Articles published until August 2017 were searched in electronic databases. After elaborating the guiding question of the study: "What is the influence of phonological processing on poor school performance and its relation in the development of reading and writing?", we collected and selected the reports using descriptors, gathered in a single search equation, according to three thematic axes: phonological processing, learning and poor school performance. Selection criteria: Original researches with an evaluation of at least two phonological processing skills were included. Articles that had no relationship between phonological processing skills and school performance were excluded. Data analysis: The titles and abstracts were read by two speech-language pathologists, separately. The results were compared and the divergences found decided by a third researcher speech therapist, also responsible for the study. The articles included were read in full and data extraction was performed to analyze the methodology and the main results. Results: 982 potentially relevant studies were selected. After using the evidence matrices, 38 scientific productions were included for detailed analysis. Conclusion: The study of scientific productions revealed that the alteration in phonological processing skills presented a relation with poor academic performance and, together with the schooling phase, directly influenced reading and writing skills.
Descritores: Leitura
Fonética
-Publicações
Instituições Acadêmicas
Redação
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BR1.1 - BIREME


  2 / 363 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1292111
Autor: Cacace, PAtricio.
Título: 20 años de vida y los nuevos desafíos / 20 years of life and new challenges
Fonte: Archiv. med. fam. gen. (En línea);18(2):1-1, jun. 2021.
Idioma: es.
Descritores: Publicações
Medicina de Família e Comunidade
-Disseminação de Informação
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: AR338.1 - Biblioteca


  3 / 363 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1059099
Autor: Pires, Carla; Rosa, Pedro Joel; Vigário, Marina; Cavaco, Afonso.
Título: Validation of a new tool for evaluating subjects' satisfaction with medicine package leaflets: a cross-sectional descriptive study
Fonte: Säo Paulo med. j;137(5):454-462, Sept.-Oct. 2019. tab.
Idioma: en.
Projeto: Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Resumo: ABSTRACT BACKGROUND: Package leaflets of medicines need to be intelligible, but tools for their evaluation are scarce. OBJECTIVE: To validate a new tool for assessing subjects' satisfaction with medicine package leaflets (LiS-RPL). DESIGN AND SETTING: Cross-sectional descriptive study conducted in two regions of Portugal (Lisbon and Centre). METHODS: 503 participants (53.1% male) were selected according to convenience and homogenously distributed into three groups: 1 to 6; 7 to 12; and > 12 years of schooling. LiS-RPL was developed based on international regulation guidelines and was initially composed of 14 items. Twelve package leaflets were tested. Dimensionality calculations included: exploratory factor analysis and minimum rank factor analysis; Kaiser-Meyer-Olkin index and Bartlett's sphericity test to assess matrix adequacy for exploratory factor analysis; exploratory bifactor analysis with Schmid-Leiman solution to detect possible existence of a broad second-order factor; and Bentler's Simplicity Index and Loading Simplicity Index to assess factor simplicity. Diverse coefficients were calculated to assess reliability. RESULTS: Minimum rank factor analysis detected a two-factor or single-factor structure. Exploratory factor analysis with 12 items showed a two-factor structure, explaining 69.11% of the variance. These items were strongly correlated with each other (r = 0.80). Schmid-Leiman: all items seemed to represent the general factor (loadings above 0.50), which was 76.4% of the extracted variance. Simplicity indices were good (percentile 99): Bentler's Simplicity Index of 0.99 and Loading Simplicity Index of 0.48. Internal consistency indexes indicated good reliability. LiS-RPL was shown to be homogenous. CONCLUSION: LiS-RPL is a validated tool for evaluating subjects' satisfaction with medicine package leaflets.
Descritores: Satisfação Pessoal
Inquéritos e Questionários/normas
Compreensão
Rotulagem de Medicamentos/normas
Informação de Saúde ao Consumidor/métodos
-Portugal
Publicações/normas
Leitura
Estudos Transversais
Efeitos Colaterais e Reações Adversas Relacionados a Medicamentos
Escolaridade
Informação de Saúde ao Consumidor/normas
Órgãos Governamentais
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Tipo de Publ: Estudo de Validação
Responsável: BR1.1 - BIREME


  4 / 363 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id: biblio-1291587
Autor: Perú. Ministerio de Salud. Oficina General de Tecnologías de la Información. Oficina de Gestión de la Información. Biblioteca.
Título: Directiva administrativa que establece disposiciones en la edición de publicaciones normativas y técnicas del Ministerio de Salud / Administrative directive that establishes provisions in the edition of normative and technical publications of the Ministry of Health.
Fonte: Lima; Perú. Ministerio de Salud. Oficina General de Tecnologías de la Información. Oficina de Gestión de la Información. Biblioteca; Feb. 2017. 24 p. ilus.
Idioma: es.
Resumo: La presente publicación describe las disposiciones técnicas y operativas para la estandarización y regulación de datos y créditos de las publicaciones para el ordenamiento de la estructura interna; para el uso adecuado de números normalizados o códigos internacionales ISBN, ISSN; así como, para el cumplimiento del registro nacional del material bibliográfico y publicaciones seriadas y periódicas; y de las respectivas entregas a la Biblioteca Institucional MINSA y a la Biblioteca Nacional del Perú
Descritores: Publicações
Editoração
Publicações Seriadas
Sistemas de Informação
Políticas Editoriais
Publicações Científicas e Técnicas
Tipo de Publ: Guia
Responsável: PE18.1 - Biblioteca Central


  5 / 363 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-698800
Autor: Palacio A. , Carlos A.
Título: Las buenas nuevas / The good news
Fonte: Rev. colomb. psiquiatr;42(2):161-161, abr.-jun. 2013.
Idioma: es.
Resumo: La Asociación Colombiana de Psiquiatría, el Comité de Publicaciones y el Comité Editorial de Revista Colombiana de Psiquiatría se enorgullecen hoy de presentar el número 2 de este año, en la nueva plataforma y con el acompañamiento de la Editorial Elsevier, la más grande del mundo en publicaciones de medicina y literatura científica. Esta prestigiosa empresa editorial, con más de 125 años de experiencia y la presencia de subsidiarias en todo el mundo, nos garantiza alcanzar estándares de calidad de la Revista al nivel de las mejores de Iberoamérica en su área.

The Colombian Association of Psychiatry, the Publications Committee and the Editorial Committee of Revista Colombiana de Psiquiatría are proud to present this year's number 2, on the new platform and with the support of Editorial Elsevier, the largest in the world in publications of medicine and scientific literature. This prestigious publishing company, with more than 125 years of experience and the presence of subsidiaries around the world, guarantees us to achieve quality standards for the Magazine at the level of the best in Latin America in its area.
Descritores: Publicações Periódicas como Assunto
-Publicações
Gestão da Qualidade
Literatura
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: CO78 - Asociación Colombiana de Psiquiatría


  6 / 363 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1056037
Autor: Montagna, Erik; Zaia, Victor; Laporta, Gabriel Zorello.
Título: Adoption of protocols to improve quality of medical research / Adoção de protocolos para aprimoramento da qualidade da pesquisa médica
Fonte: Einstein (Säo Paulo);18:eED5316, 2020. graf.
Idioma: en.
Descritores: Guias como Assunto
Pesquisa Biomédica/normas
Melhoria de Qualidade/normas
-Publicações/normas
Projetos de Pesquisa/normas
Brasil
Medicina Baseada em Evidências/normas
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR1.1 - BIREME


  7 / 363 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1056067
Autor: Klepa, Thaís Carolina; Pedroso, Bruno.
Título: Analysis of the technical-scientific production of the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq) productivity fellows in Pediatrics / Análise da produção técnico-científica de bolsistas de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área da Pediatria
Fonte: Einstein (Säo Paulo);18:eAO5043, 2020. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: To analyze the technical-scientific production of research productivity fellows of the National Council for Scientific and Technological Development, in Pediatrics, from 2013 to 2016. Methods: First, data were obtained identifying fellowship researchers using the Lattes Platform, and subsequently calculating the indicators present in their Lattes curricula using scriptLattes software v8.10. Results: In the period studied, 17 fellowship researchers were identified. They published a total of 524 articles in journals, most of them ranked as high and intermediate Qualis. In addition, fellowship researchers conducted 158 supervisions during the period, published 119 books or chapters and 465 papers in conference proceedings. Conclusion: The Brazilian scientific production in Pediatrics has shown to be significant and of good impact, both nationally and internationally. However, the distribution of research groups is concentrated in specific regions of Brazil.

RESUMO Objetivo: Analisar a produção técnico-científica de bolsistas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, na área de Pediatria, no período de 2013 a 2016. Métodos: Os dados foram obtidos identificando-se os bolsistas, por meio da Plataforma Lattes, e, posteriormente, contabilizando-se os indicadores presentes em seus currículos Lattes, pelo software scriptLattes v8.10. Resultados: No período, foram identificados 17 pesquisadores bolsistas, os quais publicaram 524 artigos em periódicos, em sua maioria classificados com Qualis elevado/intermediário. Ainda, os pesquisadores realizaram, no período, 158 orientações, publicaram 119 livros/capítulos e 465 trabalhos em anais de congressos. Conclusão: A produção científica brasileira na área de Pediatria mostrou-se expressiva e de impacto, em âmbito nacional e internacional. Entretanto, a distribuição dos grupos é concentrada em regiões específicas do Brasil.
Descritores: Pediatria/estatística & dados numéricos
Publicações Periódicas como Assunto/estatística & dados numéricos
Publicações/estatística & dados numéricos
Pesquisadores/estatística & dados numéricos
Bibliometria
Bolsas de Estudo/estatística & dados numéricos
-Publicações Periódicas como Assunto/normas
Publicações/normas
Apoio à Pesquisa como Assunto/normas
Apoio à Pesquisa como Assunto/estatística & dados numéricos
Fatores de Tempo
Brasil
Estudos Retrospectivos
Pesquisa Biomédica/normas
Pesquisa Biomédica/estatística & dados numéricos
Escolaridade
Bolsas de Estudo/normas
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


  8 / 363 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1284493
Autor: Zagonel, Ivete Palmira Sanson 1Universidade Federal de Santa Catarina 2Docente do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdades Pequeno Príncipe FPP pBrasil cCuritiba(edt); Pereira, Felipe Kuczner 1Faculdades Pequeno Príncipe 2docente do SENAC Registro São Paulo pBrasil cCuritiba(edt).
Título: Programas de desenvolvimento docente como ativadores da prática reflexiva de processos de aprendizagem: revisão integrativa / Faculty development programs as activators of the reflective practice of learning processes: an integrative review
Fonte: Espaç. saúde (Online);22(1):[774], 2021. ilust, tab.
Idioma: pt.
Resumo: A reflexão da prática de processos de aprendizagem, por meio da participação em programas de desenvolvimento docente, contribui para a emancipação profissional e para a consolidação de uma profissão autônoma. Objetivou analisar as evidências científicas sobre a utilização de programas de desenvolvimento docente, para ativar a prática reflexiva de processos de aprendizagem. Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados SciELO, DOAJ e ERIC, no período de 2016 a 2020, resultando em 17 estudos relacionados com a temática. Foram elegíveis 9 (53%) publicações resgatadas na base DOAJ, 6 (35%) na ERIC e 2 (12%) na SciELO. Os estudos apontaram que os programas de formação continuada são opções para auxiliar os docentes no processo de reflexão sobre a prática.
Descritores:
Crescimento e Desenvolvimento
Educação Continuada
Álcalis
Docentes
Aprendizagem
-Publicações
Responsável: BR2497.1 - Biblioteca


  9 / 363 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1126286
Autor: Ramírez López, Yudi Beatriz; Kan Perez, Jennifer Lon.
Título: Publicación científica en estudiantes de medicina de pregrado: un reto de desarrollo en investigación científica / Scientific publication in undergraduate medicine students: a challenge of development in scientific research
Fonte: Rev. cientif. cienc. med;23(1):102-103, 2020.
Idioma: es.
Descritores: Publicações
Pesquisa
Medicina
-Estudantes
Responsável: BO138.1 - Biblioteca Central


  10 / 363 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1284278
Autor: Souza, Tiago Pereira de 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul 2 Centro Universitário Amparense UNIFIA. Docente pBrasil cSão Paulo(edt); Legnani, Leila Karla Barboza 1Centro Universitário Amparense UNIFIA. p.Brasil cSão Paulo(edt).
Título: O perfil da produção científica neuropsicológica no Brasil: uma revisão integrativa / The profile of neuropsychological scientific production in Brazil: an integrative review
Fonte: Espaç. saúde (Online);22(1):[774], 2021. ilust.
Idioma: pt.
Resumo: A neuropsicologia surgiu a partir de interações entre diferentes áreas e busca compreender a relação cérebro e mente, com enfoque na base anatômica das funções cognitivas. O presente artigo apresenta um panorama da neuropsicologia no Brasil nos últimos cinco anos, por meio de uma revisão integrativa. Os dados foram coletados selecionando cinco recursos informacionais: Literatura Latino Americano e do Caribe em Ciências da Saúde - LILACS, Scientific Electronic Library Online - SciELO, Periódicos Eletrônicos em Psicologia - PePSIC, Index Psi Periódicos Técnico-Científicos e Google acadêmico. A amostra final é composta por 20 artigos, cuja abordagem metodológica predominante é do tipo quantitativa. O periódico com mais publicações foi a Revista Neuropsicologia Latinoamericana e, as palavras-chave identificadas, "neuropsicologia", "cognição" e "funções executivas" foram as mais adotadas nos artigos. Concluiu-se, com a presente revisão bibliográfica integrativa, que a temática mais abordada no contexto da neuropsicologia no Brasil são os transtornos mentais.
Descritores:
Cognição
Ciências da Saúde
Transtornos Mentais
Neuropsicologia
-Publicações
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR2497.1 - Biblioteca



página 1 de 37 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde