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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1098498
Autor: Dutra, Wagner Honorato; Couto, Luis Flávio Silva.
Título: Considerações acerca das críticas endereçadas ao lacanismo em o anti-édipo / Consideraciones acerca de las críticas dirigidas al lacanismo en el anti-edipo / Considerations about the criticisms addressed to lacanism in the anti-oedipus
Fonte: Psicol. Estud. (Online);23:e2309, 2018.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO. Abordamos nesse artigo as críticas que Gilles Deleuze e Félix Guattari dirigem ao lacanismo em O Anti-Édipo. Analisamos as particularidades teórico-conceituais desse embate com base em um itinerário metodológico composto por dois procedimentos interligados. O primeiro consiste na identificação dos autores, das obras e dos conteúdos visados por Deleuze e Guattari. Esta ação tem cunho propedêutico, pois permite delimitar os campos temáticos a partir dos quais as maquinações antiedipianas se conectam com algumas versões do ensino de Lacan. No segundo procedimento, vinculado ao anterior, avaliamos esses temas em consonância com os contextos argumentativos nos quais são trabalhados. Mostramos como os embates desenvolvidos nas fronteiras entre a psicanálise, a linguística e a antropologia se articulam ao gesto deleuzo-guattariano que reabilita a função do Real nos âmbitos analítico, do desejo e da produção. Para tanto, investigamos alguns livros escritos em uma época ainda fortemente influenciada pelo programa estruturalista. Constatamos que essas obras são criticadas em O Anti-Édipo por reduzirem o inconsciente à dimensão estrutural-simbólica.

RESUMEN. Abordamos en este artículo las críticas que Gilles Deleuze y Félix Guattari dirigen al lacanismo en "El Anti-Edipo". Analizamos las particularidades teórico-conceptuales de ese embate sobre la base de un itinerario metodológico compuesto por dos procedimientos interconectados. El primero consiste en la identificación de los autores, de las obras y de los contenidos dirigidos por Deleuze y Guattari. Esta acción tiene un carácter propedéutico, pues permite delimitar los campos temáticos a partir de los cuales las máquinas antiedipianas se conectan con algunas versiones de la enseñanza de Lacan. En el segundo procedimiento, vinculado al anterior, evaluamos estos temas en consonancia con contextos argumentativos en los que son trabajados. Se muestra cómo los embates desarrollados en las fronteras entre el psicoanálisis, la lingüística y la antropología se articulan al gesto deleuzo-guattariano que rehabilita la función del Real en los ámbitos analítico, del deseo y de la producción. Para ello, investigamos algunos libros escritos en una época todavía fuertemente influenciada por el programa estructuralista. Constatamos que esas obras son criticadas en El Anti-Edipo por reducir el inconsciente a la dimensión estructural-simbólica.

ABSTRACT. In this article, we analyze the criticisms that Gilles Deleuze and Felix Guattari address to lacanism in "The Anti-Oedipus". We analyze the theoretical and conceptual peculiarities of this conflict based on a methodological path composed of two interconnected procedures. The first one consists in identifying the authors, works and contents targeted by Deleuze and Guattari. This action has a propaedeutic character, since it allows delimiting the thematic fields from which the anti-Oedipus machinations are connected with some versions of Lacan's teaching. In the second procedure, linked to the previous one, we evaluate these themes in consonance with the argumentative contexts in which they are covered. We show how the clashes developed at the frontiers between psychoanalysis, linguistics and anthropology are articulated to the deleuze-guattarian gesture that rehabilitates the function of the Real in the analytic, desire and production ambits. To this aim, we investigated some books written at a time still strongly influenced by the structuralist program. We found that these works are criticized in The Anti-Oedipus for reducing the unconscious to the structural-symbolic dimension.
Descritores: Teoria Psicanalítica
Livros
-Filosofia
Psicanálise
Ensino
Linguística
Métodos
Antropologia
Complexo de Édipo
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1029031
Autor: Ferraz, Isabel; Baixinho, Cristina; Rafael, Helga.
Título: O primeiro livro em Portugal escrito por enfermeiro (1741): contribuição para a formação de enfermeiros religiosos / The first book written by a nurse in Portugal (1741): contributions to religious nurses education
Fonte: Hist. enferm., Rev. eletronica;6(2):288-298, 20150000.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar os conceitos do metaparadigma de enfermagem inscritos nos saberes e nas práticas dos enfermeiros religiosos portugueses que assistiam os enfermos no século XVIIII. Realizou-se uma pesquisa documental, recorrendo ao método histórico. Utilizou-se, como fonte principal de pesquisa, a obra “Postilla Religiosa”, de Frei Diogo de Santiago, publicada em 1741. Este é o primeiro livro conhecido até o momento, e escrito em português por um enfermeiro, para a formação de enfermeiros. A análise do conteúdo da obra permitiu identificar quatro categorias com vocábulos de valor semântico aproximado às categorias definidas a priori. Pessoa, cuidados, ambiente, e saúde/doença, sendo estes os termos que, após a análise da obra, sofreram ajustamento às designações em uso à época: Homem/Enfermo; Assistir/Cuidado; Elementos dos humores; e Enfermidade. Concluiu-se que os principais conceitos inscritos nas práticas dos enfermeiros têm similaridades com os pressupostos teóricos de Kèrouac. Esses resultados vêm contribuir para a identificação dos saberes e práticas dos primórdios da enfermagem portuguesa.
Descritores: História da Enfermagem
-Educação
Livros/história
Limites: História do Século XXI
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR905.1 - Biblioteca


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Texto completo SciELO Chile
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Id: biblio-1115803
Autor: Scholten, Hernán; Salas, Gonzalo; Ramos-Vera, José; Ossa, Julio César; Pardo-González, Elizabeth.
Título: Ernestina Pérez Barahona (1865-1951): La medicina al rescate de la raza chilena / Ernestina Pérez Barahona (1865-1951). Her medical attempt to rescue the chilean race
Fonte: Rev. méd. Chile;148(3):387-392, mar. 2020.
Idioma: es.
Resumo: This article analyzes some publications of Ernestina Pérez Barahona (1865-1951), the second Chilean and Latin American female physician. It exposes her concern for the public health and, more precisely, for the problem of the Chilean race. She constantly refers to hygiene in her conferences, articles and books published between 1887 and 1920. Thus, the aim of this review is to recover her production and to inform the readers about her intervention as a medical professional.
Descritores: Médicas/história
Higiene
-Livros
Chile
Saúde Pública
Limites: Humanos
Feminino
História do Século XIX
História do Século XX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Biografia
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1122136
Autor: Schisler, Millard Wesley Long.
Título: The theory and craft of digital preservation: comentários sobre os 16 axiomas de preservação digital / The theory and craft of digital preservation: comments on the 16 axioms on digital preservation / La teoría y el oficio de la preservación digital: comentarios sobre los 16 axiomas sobre preservación digital
Fonte: RECIIS (Online);14(3):798-802, jul.-set. 2020. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O livro do Trevor Owens expõe uma importante visão sobre a preservação digital contemporânea onde ele discute abordagens teóricas e práticas e apresenta-os com conceitos e conexões inovadores. Este resumo discute 10 dos 16 axiomas que são lançados como o ponto de partido do livro. Estes axiomas são curtos, mas profundos em importância como pensamento base para a elaboração de programas de preservação digital.

Trevor Owens' book exposes important insights into contemporary digital preservation where he discusses theoretical and practical approaches and presents these with innovative concepts and connections. This summary discusses 10 of the 16 axioms that are launched as the starting point of this book. These axioms are short, but deep in importance as the basis for the development of digital preservation programs.

El libro de Trevor Owens expone una visión importante de la preservación digital contemporánea, donde analiza enfoques teóricos y prácticos y les presenta como conceptos y conexiones innovadores. Este resumen analiza 10 de los 16 axiomas que se lanzan como punto de partida del libro. Estos axiomas son cortos, pero de gran importancia como base para el desarrollo de programas de preservación digital.
Descritores: Gestão da Informação
Resenhas de Livros
-Livros
Sistemas de Informação
Comentário
Processos de Cópia
Curadoria de Dados
Serviços de Informação
Limites: Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Id: lil-497319
Autor: Velandia Mora, Ana Luisa.
Título: Análisis de la periodización utilizada / Periodization analysis
Fonte: Invest. educ. enferm;26(1):36-47, mar. 2008. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: En primer lugar se explora el significado de la periodización en historia. Seguidamente, se hace un examende la periodización de los libros sobre historiade la enfermería más conocidos en el medio, analizandolas obras de: Molina (1961); Frank y Elizondo(1961); Jamieson, Sewall y Suhrie (1968); Verderese(1980); Eseverri Chaverri (1984); Martínez y otros(1985); Ávila (1986); Donahue (1985-1993); Collière(1982-1993); Velandia (1994, 1995 y 2005);Hernández Conesa (1995); Aramayo (1997); PérezGonzález (1997); Siles (1999); García y Martínez(2001); Sánchez Puñales (2002); Benavent, Ferrery Francisco del Rey (2003), Ancheta Niebla (2004).La intención es desvelar los enfoques externalistase internalistas que subyacen al establecimientoo utilización de una periodización determinada y,específicamente, en la historia mundial o nacionalde enfermería. Un objetivo complementario de estetrabajo es dar a conocer, o “redescubrir”, autores depublicaciones sobre historia de la enfermería queno son suficientemente conocidos.
Descritores: História da Enfermagem
-Ocupações em Saúde
Livros
Responsável: CO103.1 - Biblioteca


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Prado, Marta Lenise do
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Id: biblio-1117741
Autor: Prado, Marta Lenise do(org); Reibnitz, Kenya Schimitz(org).
Título: Paulo Freire: a boniteza de ensinar e aprender na saúde / Paulo Freire: the beauty of teaching and learning in health.
Fonte: Florianópolis; USFC; 2016. [1-195] p.
Idioma: pt.
Descritores: Saúde
Educação/história
Educação em Enfermagem
-Livros
Educação em Saúde/tendências
Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Ramos, Flávia Regina Souza
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Id: biblio-1117747
Autor: Schneider, Dulcinéia Ghizoni(org); Ramos, Flávia Regina Souza(org).
Título: Ensino simulado e deliberação moral: contribuições para a formação profissional em saúde / Simulated teaching and moral: deliberation contributions to professional health training.
Fonte: Porto Alegre; Moriá; 2019. [1-149] p.
Idioma: pt.
Descritores: Educação em Enfermagem
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Ética em Enfermagem
-Ensino
Livros
Limites: Humanos
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Prado, Marta Lenise do
Reibnitz, Kenya Schmidt
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Id: biblio-1118968
Autor: Kleba, Maria Elisabeth; Prado, Marta Lenise do; Reibnitz, Kenya Schmidt.
Título: Diálogos sobre o ensino na saúde: vivências de reorientação na formação profissional em saúde / Dialogues on teaching in health: experiences of reorientation in professional training in health.
Fonte: Chapecó; Argos; 2019. [e-Book] p.
Idioma: pt.
Resumo: Este livro reúne experiências e reflexões acerca dos dispositivos de reorientação da formação profissional em saúde em curso no Brasil. Além disso, registra práticas e reflexões pedagógicas dos momentos compartilhados durante o simpósio Diálogos sobre o ensino na saúde: vivências de reorientação na formação profissional em saúde, busca aproximar o leitor da experiência de um evento pautado em práticas dialógicas e inspirar autores envolvidos no processo de mudanças do ensino, cuidado e gestão em saúde, contribuindo com a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil...(AU)
Descritores: Educação em Saúde/métodos
Avaliação de Recursos Humanos em Saúde
Educação em Enfermagem
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
-Livros
Gestão em Saúde
Limites: Humanos
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Id: biblio-1118978
Autor: Cárdenas Becerril, Lucila(coord).
Título: Desarrollo del pensamiento reflexivo y crítico en enfermería en México: una visión colegiada / Development of reflective and critical thinking in nursing in Mexico: a collegiate vision.
Fonte: Cidade do México; Universidad Autónoma Metropolitana; 2014. [e-Book] p.
Idioma: es.
Resumo: Hoy en día, los estudiantes de enfermería buscan una formación sólida e integradora, pues requiere ideas innovadoras para tomar decisiones acertadas en los ámbitos académico, laboral y social. Por ello, un grupo de investigadoras (es), pertenecientes a cinco universidades de nuestro país, propone distintas perspectivas para fomentar el pensamiento reflexivo y crítico. Dentro del texto, se da una breve introducción de lo que este tipo de pensamiento, asimismo, se explica con claridad el estado del arte de esta investigación. Además se realiza un análisis retrospectivo de las investigaciones que se han hecho acerca de este tema. El periodo comprendido va de 1990 a 2012, en donde se identifica el tipo de enfoque teórico que optaron los autores que han escrito sobre el pensamiento reflexivo y crítico. Cabe mencionar que esta investigación se uno a uno de los objetivos fundamentales de la Red Iberoamericana de Investigación en Educación en Enfermería (RIIEE): desarrollar y fomentar el pensamiento reflexivo y crítico en los estudiantes de esta disciplina. La presente investigación, también, se nutre de las voces de destacados autores que han escrito acerca de este tema: Rosalinda Alfaro, John Dewey, Mathew Limpman, Jürgen Habermas, entre otros. Para concluir, este libro tiene la virtud de estar escrito en un lenguaje ameno y fluido, las páginas están abiertas para quien esté interesado en profundizar en la materia, y tú ¿te atreves a desarrollar tu pensamiento reflexivo y crítico?(AU)
Descritores: Ensino/educação
Educação em Enfermagem
Cuidados de Enfermagem/tendências
-Livros
Teoria de Enfermagem
Criatividade
Limites: Humanos
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Id: biblio-1119988
Autor: Prado, Marta Lenise; Jiménez Gómez, María; Antonia Cárdenas Becerril, Lucila.
Título: Desarrollo investigativo en educación en enfermería en Brasil, México y Colombia 1995-2012 / Investigative development in nursing education in Brazil, Mexico and Colombia 1995-2012.
Fonte: Florianópolis; Universidade Federal de Santa Catarina; 2014. [689P] p.
Idioma: es.
Resumo: Este libro reúne informaciones y reflexiones acerca del estado del arte de la educación en enfermería entres países iberoamericanos: Brasil, México y Colombia. Su concepción y ejecución se hizo bajo los auspicios de la RIIEE .-Red Iberoamericana de Investigación en Educación en Enfermería, como apoyo de la ALDEFE- Asociación Iberoamericana de Escuelas y Facultades de Enfermería. Representa uno más de los productos de investigación multicentrica y sistematizados/ informaciones de la producción investigativa en educación en enfermería en el período de 1995-2012.(AU)
Descritores: Pesquisa em Educação de Enfermagem
Pesquisa em Enfermagem
Educação em Enfermagem
-Livros
Enfermagem/tendências
História da Enfermagem
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería



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