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Malafaia, Osvaldo
Czeczko, Nicolau Gregori
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Id: lil-787821
Autor: Ribas-Filho, Jurandir Marcondes; Malafaia, Osvaldo; Czeczko, Nicolau Gregori; Ribas, Carmen A. P. Marcondes; Nassif, Paulo Afonso Nunes.
Título: Development of metrics for technical production: qualis books and book chapters / Desenvolvimento de métricas para o qualis de produção técnica de livros e capítulos de livros
Fonte: Rev. Col. Bras. Cir;42(supl.1):48-50graf.
Idioma: en.
Resumo: Objective: To propose metrics to qualify the publication in books and chapters, and from there, establish guidance for the evaluation of the Medicine III programs. Method: Analysis of some of the 2013 area documents focusing this issue. Were analyzed the following areas: Computer Science; Biotechnology; Biological Sciences I; Public Health; Medicine I. Results: Except for the Medicine I, which has not adopted the metric for books and chapters, all other programs established metrics within the intellectual production, although with unequal percentages. Conclusion: It´s desirable to include metrics for books and book chapters in the intellectual production of post-graduate programs in Area Document with percentage-value of 5% in publications of Medicine III programs.

Objetivo: Propor a métrica para qualificar a produção veiculada através de livros e capítulos e, a partir daí, estabelecer orientação para a avaliação dos programas de pós-graduação da Medicina III. Método: Análise dos documentos de área de 2013 dos programas de pós-graduação senso estrito das áreas: Ciência da Computação; Biotecnologia; Ciências Biológicas I; Saúde Coletiva; Medicina I. Resultados: Excetuando-se o programa da Medicina I, que não adotou a métrica para classificação de livros e capítulos, todos os demais estabeleceram-na dentro da sua produção intelectual, embora com percentuais desiguais. Conclusão: É desejável inserir a métrica de livros e capitulos de livros na produção intelectual do Documento de Área dos programas, ortorgando a ela percentual de 5% das publicações qualificadas dos programas da Medicina III.
Descritores: Editoração/estatística & dados numéricos
Livros
Bibliometria
-Brasil
Educação de Pós-Graduação em Medicina
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Backes, Vânia Marli Schubert
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Id: lil-596542
Autor: Gomes, Diana Coelho; Backes, Vânia Marli Schubert; Lino, Mônica Motta; Canever, Bruna Pedroso; Ferraz, Fabiane; Schveitzer, Mariana Cabral.
Título: Produção científica em Educação em Enfermagem: grupos de pesquisa Rio de Janeiro e Minas Gerais / Producción científica en Educación en Enfermería: grupos de investigación del Rio de Janeiro y Minas Gerais / Production of scientific in Education in Nursing: research groups of Rio de Janeiro and Minas Gerais
Fonte: Rev. gaúch. enferm;32(2):330-337, jun. 2011. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo tem por objetivo caracterizar as produções científicas dos Grupos de Pesquisa em Educação em Enfermagem (GPEE) dos Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais do Brasil. Pesquisa documental, quantitativa, descritiva retrospectiva, conduzida pela busca dos Currículos Lattes de todos os pesquisadores que integravam os GPEE dos Estados supracitados, seguida pela busca, organização e qualificação da produção científica dos respectivos pesquisadores, em acordo ao Qualis/CAPES. O período investigado foi 1995-2009 (cinco últimos triênios da CAPES) e incluiu na análise: artigos científicos, livros, capítulos de livros e trabalhos completos em anais de eventos. Os resultados indicaram que o Rio de Janeiro apresenta maior número de produção de artigos científicos em Educação em Enfermagem, com destaque à qualificação dos pesquisadores em nível de doutorado. Os dois Estados apresentam fatores históricos e sócio-econômicos favoráveis ao desenvolvimento científico.

El objetivo del estudio fue caracterizar la producción científica de los Grupos de Investigación en Enfermería (GPEE) de las Provincias de Rio de Janeiro y Minas Gerais de Brasil. Investigación documental, retrospectivo cuantitativo, descriptivo, impulsada por la búsqueda de los Curriculos Lattes de todos los investigadores que participan de los Grupos de Investigación de las Provincias ya citadas, seguido de la búsqueda, clasificación y organización de la producción científica de los investigadores de acuerdo con los criterios de evaluación del Qualis/CAPES. El período investigado fue de 1995-2009 (los cinco últimos trienios de la CAPES) y se incluyeron en el análisis los artículos científicos, libros, capítulos de libros y ponencias en actas de congresos. Los resultados indican que el Rio de Janeiro presenta un número mayor de artículos científicos en Educación en Enfermería y se destaca la cualificación de los investigadores en nivel de doctorado. Las dos Provincias tienen factores históricos y socio-económico favorables al desarrollo científico.

This study aims to characterize the scientific groups of research in Nursing Education (GPEE) of the states of Rio de Janeiro and Minas Gerais in Brazil. This is a documentary research, quantitative, descriptive retrospective, conducted by the curricular search of Lattes of all researchers who are part of the GPEE of all the above states, by searching the organization and production qualification of its scientific researchers according to Qualis/CAPES, the production of their scientific researchers. The period studied was between1995-2009 (the last five training of CAPES) included for analyzing scientific articles, books, book chapters, and full paper of conference proceedings. The results indicated that the Rio de Janeiro has highest number of production scientific article in Nursing Education, and with highlights of researchers with qualification of doctorate level. These states present historic factors and socio-economic environment to scientific development.
Descritores: Bibliometria
Pesquisa em Educação de Enfermagem
-Livros
Brasil
Congressos como Assunto/estatística & dados numéricos
Eficiência
Pesquisa em Educação de Enfermagem/organização & administração
Pesquisa em Educação de Enfermagem/estatística & dados numéricos
Publicações Periódicas como Assunto/estatística & dados numéricos
Estudos Retrospectivos
Fatores Socioeconômicos
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Research Support, Non-U.S. Gov't
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Stefanelli, Maguida Costa
Adami, Nilce Piva
Castro, Rosa Aparecida Pimenta de
Silva, Isilia Aparecida
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Id: lil-216984
Autor: Salzano, Sonia Della Torre; Stefanelli, Maguida Costa; Adami, Nilce Piva; Jorge, Ana Lúcia Silva; Castro, Rosa Aparecida Pimenta de; Silva, Isília Aparecida.
Título: Produçäo científica publicada pelas enfermeiras de hospitais públicos e privados do município de Säo Paulo / Scientic publication from public and privates
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;32(1):2-8, abr. 1998. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Estudo realizado em sete hospitais públicos e seis privados do Município de Säo Paulo, relacionado à publicaçäo da produçäo científica realizada pelas enfermeiras assistenciais, no período de janeiro de 1989 a junho de 1995. Foram apontadas 486 publicaçöes, sendo 242 sob a forma de resumos, 124 em anais, 92 em periódicos nacionais e internacionais, 21 capítulos de livros e 7 livros na área de enfermagem. Aparecem também, as facilidades e dificuldades encontradas para a publicaçäo dos trabalhos científicos, manifestadas pelas enfermeiras.
Descritores: Pesquisa em Enfermagem
Enfermeiras Clínicas
Publicações
-Jornada de Trabalho
Livros
Brasil
Estudos Retrospectivos
Hospitais Privados
Congresso
Equipe de Enfermagem
Hospitais Públicos
Publicação Periódica
Limites: Humanos
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1029031
Autor: Ferraz, Isabel; Baixinho, Cristina; Rafael, Helga.
Título: O primeiro livro em Portugal escrito por enfermeiro (1741): contribuição para a formação de enfermeiros religiosos / The first book written by a nurse in Portugal (1741): contributions to religious nurses education
Fonte: Hist. enferm., Rev. eletronica;6(2):288-298, 20150000.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar os conceitos do metaparadigma de enfermagem inscritos nos saberes e nas práticas dos enfermeiros religiosos portugueses que assistiam os enfermos no século XVIIII. Realizou-se uma pesquisa documental, recorrendo ao método histórico. Utilizou-se, como fonte principal de pesquisa, a obra “Postilla Religiosa”, de Frei Diogo de Santiago, publicada em 1741. Este é o primeiro livro conhecido até o momento, e escrito em português por um enfermeiro, para a formação de enfermeiros. A análise do conteúdo da obra permitiu identificar quatro categorias com vocábulos de valor semântico aproximado às categorias definidas a priori. Pessoa, cuidados, ambiente, e saúde/doença, sendo estes os termos que, após a análise da obra, sofreram ajustamento às designações em uso à época: Homem/Enfermo; Assistir/Cuidado; Elementos dos humores; e Enfermidade. Concluiu-se que os principais conceitos inscritos nas práticas dos enfermeiros têm similaridades com os pressupostos teóricos de Kèrouac. Esses resultados vêm contribuir para a identificação dos saberes e práticas dos primórdios da enfermagem portuguesa.
Descritores: História da Enfermagem
-Educação
Livros/história
Limites: História do Século XXI
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR905.1 - Biblioteca


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Id: biblio-1028300
Autor: Silva, Onã; Apolinário, Maurício; Oguisso, Taka.
Título: A enfermagem em obras clássicas da literatura: estudo com base sociolinguística / Nursing in classical literary compositions: a study based on sociolinguistic method
Fonte: Enferm. foco (Brasília);8(2):57-61, 2017. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: a história de uma profissão pode ser contada por quem a vivencia na prática, a analisa ou a imagina. Historicamente, alguns escritores incluíram a enfermagem em suas obras literárias. Objetivo: analisar o ofício da enfermagem, em obras literárias clássicas, utilizando a técnica sociolinguística. Métodologia: estudo histórico com aplicação de análises sociolinguísticas em nove obras literárias que descrevem a enfermagem. Resultados: diálogos das obras referentes à enfermagem, extraídos das narrativas sobre as personagens criadas pelos escritores selecionados, forneceram análises sociolinguísticas. Conclusões: a literatura é um campo histórico importante para o desenvolvimento de estudos que permitirão aprofundar análises sobre a identidade profissional da enfermagem.

Objective: A story of a profession may be told by those who live it in practice, analyzes it or imagines it. Historically, some writers have included nursing in their literary compositions. Objective: to analyze the nursing service through classical literature compositions, utilizing the sócio-linguistic technique. Method: historical study through application of the sociolinguistic analysis within nine literary compositions that have described nursing. Results: dialogues from the compositions related to nursing, extracted from those narratives about the characters created by selected writers, have provided a very interesting sociolinguistic analysis. Conclusion: literature is a very important historical field for the development of studies which will allow further analisys on the identity of the nursing professional.

Objetivo: La historia de una profesión puede ser contada por quien la vivencía en la práctica, la analiza, o la imagina. Historicamente, algunos escritores han incluído la enfermería en sus obras literarias. Objectivo: analizar el trabajo de enfermería en obras literarias clásicas, utilizando-se la técnica sociolinguística. Método: estúdio histórico con utilización de análisis sociolinguísticas en nueve obras literárias que describen la enfermería. Resultados: diálogos de las obras referentes a la enfermería, extraídos de las narrativas sobre los personajes creados por los escritores seleccionados, han ofrecido análisis sociolinguísticas. Conclusiones: la literatura es un campo histórico importante para el desarrollo de estudios que permitirán aprofundar análisis sobre la identidade profesional de enfermería.
Descritores: Enfermagem
História da Enfermagem
Literatura
Livros
Profissionais de Enfermagem
Limites: Masculino
Feminino
Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR1898.2 - Biblioteca


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Id: biblio-883803
Autor: Pelisson, Maíze Carla Costa; Rodrigues, Marisa Cosenza.
Título: Livros de histórias como recurso avaliativo e promotor da compreensão dos estados mentais: uma revisão / Storybooks as evaluative resource and promoter of understanding of mental states: a review
Fonte: Gerais (Univ. Fed. Juiz Fora);10(1):81-94, jun. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: A habilidade sociocognitiva infantil de compreender os estados mentais próprios e alheios é denominada teoria da mente. Pesquisas apontam uma estreita relação entre essa habilidade e a linguagem, enfatizando atividades de leitura mediadas com livros de histórias. O presente artigo constitui uma revisão sistemática de estudos que utilizaram os livros de histórias como recurso avaliativo e/ou promotor da teoria da mente. A busca foi realizada nas bases de dados SciELO, PePSIC, PsycINFO e PUBmed. Utilizou-se a combinação entre os descritores: livro de história; teoria da mente; estados mentais e seus correlatos em inglês e espanhol. Encontrou-se um total de 387 artigos, sendo que apenas nove satisfizeram os critérios de inclusão. Os resultados apontam para a viabilidade sociocognitiva dos livros, como medida tanto de avaliação quanto de promoção de competências relacionadas à teoria da mente

The socio-cognitive children's ability to understand their own and others mental states is denominated theory of mind. Research shows a close relationship between this ability and language, emphasizing mediated reading activities with storybooks. This article is a systematic review of studies that used storybooks as evaluative resource and/or promoter of the theory of mind. The search was conducted in the databases SciELO, PePSIC, PsycINFO and Pubmed. It was used the combination between the descriptors: storybook; theory of mind; mental states and its correlates in Portuguese and Spanish. A total of 387 articles was found, but only nine of those satisfied the inclusion criteria. The results point to the socio-cognitive viability of books, both as assessment measure and promotion of skills related to the theory of mind
Descritores: Livros
Teoria da Mente
-Psicologia da Criança
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR378.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1016532
Autor: Ralph, Constanza; Riquelme, Arnoldo; Carvajal, Jorge A.
Título: El ocaso de los libros de texto como fuente de información entre los estudiantes de medicina / The decline of textbooks as a source of information among Medicine students
Fonte: ARS med. (Santiago, En línea);42(2):18-26, 2017. Tab, ilus, Graf.
Idioma: es.
Resumo: Introducción: El proceso de enseñanza de la medicina ha cambiado a través de la historia en la medida que sus estudiantes cambian. Los profesores de medicina se adaptan con dificultades a los nuevos estudiantes y muchas veces no son capaces de reconocer los nuevos intereses de sus propios alumnos. En este contexto resulta importante analizar qué métodos de estudio utilizan los actuales alumnos durante los siete años de la carrera de Medicina. Métodos: Estudio basado en metodología mixta: cualitativa (grupales focales)y cuantitativa (encuestas) aplicadas a alumnos de quinto, sexto o séptimo año de la carrera, médicos recién egresados y docentes activos de la Escuela de Medicina de la Pontificia Universidad Católica. Resultados: Los resultados de nuestro estudio muestran que los métodos de estudio que más utilizan los estudiantes de medicina son: apuntes de clases (1-5 años) y los manuales (internado). Los encuestados creen que los manuales son muy importantes, que facilitan el aprendizaje, que deben estar actualizados y que de preferencia deben estar disponibles en formato digital. Los docentes usaron como método preferente de estudio, durante la carrera de medicina, los libros de texto. Conclusión: Los estudiantes de medicina han cambiado, y así han evolucionado sus técnicas de estudio/ aprendizaje. Es indispensable que los métodos docentes se adapten a estas nuevas características; por lo que es indispensable ayudar a los profesores a modernizar sus técnicas docentes adaptándolas a las necesidades de los alumnos.(AU)

Introduction: The process of teaching medicine has changed throughout history as its students change. The medical professors adapt with difficulties to the new students and many times they are not able to recognize the new interests of its own students. In this context, it is important to analyze what methods of study the current students use during the seven years of the medical career. Methods: This study was based on a mixed methodology: qualitative (focus groups) and quantitative (surveys) applied to students in the fifth, sixth or seventh year of the medical studies, recently graduated doctors and active teachers of the Pontificia Universidad Católica de Chile. Results: The results of our study show that the study methods most used by medical students are: class notes (1-5 years) and handbooks (internship). Respondents believe that handbooks are very important, that they facilitate learning, that they should be up to date and that they should preferably be available in digital format. The teachers used as a preferred method of study, during the medical career, textbooks. Conclusion: Medical students have changed, and so have their study / learning techniques evolved. It is essential that teaching methods adapt to these new characteristics; thus, it is essential to help teachers to modernize their teaching techniques by adapting them to the needs of students.(AU)
Descritores: Livros
Métodos de Estudo de Matéria Médica
-Estudantes de Medicina
Manual de Referência
Intervalo entre Gerações
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: CL10.1 - Biblioteca Biomédica


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Id: biblio-904507
Autor: Soma, Sheila Maria Prado; Williams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque.
Título: Avaliação de livros infantis brasileiros sobre prevenção de abuso sexual baseada em critérios da literatura / Evaluación de libros infantiles brasileños de prevención de abuso sexual a través de criterios de la literatura / Evaluation of brazilian children's picture books on sexual abuse prevention according to literature criteria
Fonte: Trends Psychol;25(3):1213-1223, jul.-set. 2017. tab, graf.
Idioma: en; pt.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Resumo: Resumo Há diversos livros para crianças que abordam o tema do abuso sexual infantil. Espera-se que tais livros tenham o potencial para aumentar a conscientização das mesmas a respeito dessa temática. O presente estudo avaliou livros infantis publicados por autores brasileiros, por meio de um questionário online baseado em 27 critérios propostos em estudos prévios internacionais. Tais critérios têm a finalidade de identificar características e/ou assuntos que devem ser abordados em livros que tratam do abuso sexual direcionados para o público infantil. Foram identificados seis livros e os mesmos foram disponibilizados para análise de juízes especialistas juntamente com o questionário de avaliação online. As avaliações indicaram que todos os livros selecionados apresentam potencial para prevenção do abuso sexual infantil. Embora nenhum dos livros tenha preenchido todos os critérios analisados, um deles se destacou com 48% critérios preenchidos. Os resultados são discutidos com base nos critérios apontados, bem como de acordo com a correspondência dos juízes, tendo em vista a aplicação potencial de estratégias de intervenção para crianças.

Resumen Hay varios libros infantiles que abordan el tema del abuso sexual infantil. Se espera que estos libros tienen el potencial de aumentar la conciencia de los niños sobre este tema. Este estudio evaluó los libros infantiles publicados por autores brasileños, a través de un cuestionario en línea con base en 27 criterios propuestos en estudios anteriores para identificar las características y /o cuestiones que deben abordarse en un libro sobre el abuso sexual infantil. Seis libros han sido identificados y puestos a disposición para su análisis por parte de jueces expertos usando un cuestionario de evaluación en línea. Todos los libros seleccionados indicaron potencial para la prevención del abuso sexual infantil. Ninguno de los libros se ha completado todos los criterios analizados, pero uno se destacó con 48% de los criterios atendidos. Los resultados se discuten sobre la base de criterios indicados en vista de la aplicación potencial de las estrategias de intervención para los niños.

Abstract There are many children's picture books addressing the topic of child sexual abuse. Such books are expected to have the potential of raising children's awareness on sexual abuse prevention. This paper evaluates children's picture books published in Brazil through an online questionnaire based on 27 criteria proposed in previous international studies. These criteria have the purpose of identifying features and/or issues that should be addressed in books that target sexual abuse prevention for children. Six books were selected and analysed by professionals from the area who completed an online assessment questionnaire. All selected books indicated potential for child sexual abuse prevention. Although none of the books presented all the criteria analysed, one stood out meeting 48% of the criteria. The results are discussed in terms of the recommended criteria, and according to specialists' agreement regarding the implementation potential of intervention strategies with young children.
Descritores: Delitos Sexuais
Livros
Abuso Sexual na Infância
Limites: Humanos
Responsável: BR1338.1 - Biblioteca Central Prof. Eurico Back


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Id: biblio-892557
Autor: DeNipoti, Cláudio.
Título: Tradutores médicos e a ideia de tradução em Portugal em fins do século XVIII: o caso dos livros de medicina / Medical translators and the idea of translation in Portugal in the late eighteenth century: the case of books on medicine
Fonte: Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;24(4):913-931, out.-dez. 2017. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O estudo demonstra como as traduções para a língua portuguesa influenciaram o mercado editorial, além de tentar compreender o estabelecimento da norma culta da língua portuguesa em fins do século XVIII. Fazendo um recorte temático sobre os textos de medicina, no universo de obras traduzidas, publicadas ou não, para o português no período 1770-1810, recorre aos paratextos dos tradutores - e, eventualmente, editores - dos livros médicos ou farmacêuticos, cruzando-os com as censuras dessas obras, feitas por médicos especialmente designados pelos órgãos de censura, ou por médicos/censores, a fim de buscar respostas, ainda que parciais, às perguntas sobre a circulação da palavra impressa, à difusão do conhecimento científico e aos debates relativos à definição da língua portuguesa.

Abstract This study demonstrates how translations into Portuguese influenced the publishing market in the late eighteenth century and sheds light on the establishment of standard Portuguese. Focusing specifically on medical texts translated into Portuguese from published works or manuscripts between 1770 and 1810, the translators' - and occasionally the editors' - paratexts in the translated books on medicine and pharmacy are investigated and cross-referenced against reports written by the censors on the same works, themselves physicians appointed by the censorship bodies or physicians/censors, in a bid to seek out answers, however incomplete they may be, to questions about the circulation of the printed word, the spread of scientific knowledge, and the debates concerning the definition of the Portuguese language.
Descritores: Traduções
Livros/história
História da Medicina
-Portugal
Limites: História do Século XVIII
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-937905
Autor: França, Viviane Helena.
Título: As Leishmanioses em escolas do ensino básico de Divinópolis: análise de livros didáticos de ciências e biologia e das representações sociais de professores sobre o tema.
Fonte: Belo Horizonte; s.n; 2011. xix,199 p. ilus.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Centro de Pesquisas René Rachou para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: As Leishmanioses são doenças de grande prevalência mundial. O Brasil está entre os países nos quais ocorre o maior número de casos. O desconhecimento da população brasileira e dos profissionais de saúde e educação associado à ausência de políticas públicas propiciam a expansão destas doenças. A abordagem do conteúdo das Leishmanioses no contexto escolar por professores do ensino básico junto aos alunos e comunidade pode contribuir para a divulgação de ações profiláticas. Com o objetivo de. prevenir as Leishmanioses na comunidade escolar de Divinópolis, região endêmica para as doenças com presença de alta taxa de flebotomíneos e cães infectados por Leishmania sp., foi realizada análise de 16 livros didáticos de ciências e biologia avaliados e indicados respectivamente pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNDL-2008) e Programa Nacional do Livro do Ensino Médio (PNLEM-2009). Tais. livros foram adotados em escolas públicas brasileiras no período de 2008 a 2011. Os critérios de análise dos livros didáticos reportaram ao compromisso social, relação entre saúde e ambiente, qualidade científica, correção dos conceitos e ilustrações. Também foram investigadas as representações sociais, conhecimentos e práticas de educação em saúde realizadas por 10 professores que lecionam essas disciplinas em escolas do ensino básico desse município, em relação às Leishmanioses: Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) e Leishmaniose Visceral (LV). Os docentes foram entrevistados utilizando como marco referencial a Teoria das Representações Sociais, sendo os dados categorizados e trabalhados empregando-se a análise de conteúdo.

Os resultados indicaram que 7 livros didáticos de ciências e 9 de biologia continham, respectivamente, 25,7% e 32,2% de informações erradas e 64,3% e 53,3% de informações incompletas. Os erros mais frequentes nos livros foram associar as Leishmanioses e a LTA a Leishmania braziliensis e referir-se ao vetor como “mosquito”. Na investigação de representações sociais dos professores observou-se concepções incorretas sobre. conceitos básicos das doenças, destacando a associação do vetor denominado “mosquito” com água parada, do cão com tratamento e vacinação. A investigação de práticas de educação em saúde entre os professores demonstrou que esses atribuem pouca importância às Leishmanioses, abordam o conteúdo junto aos alunos superficialmente e consideram-se despreparados para lecionarem-no; embora tenham. apontado na região várias situações de risco para as enfermidades e a inexistência de políticas públicas. Conclui-se que os conceitos errôneos descritos nos livros didáticos podem estar relacionados às concepções incorretas apresentadas pelos professores. . Contribui para esse fato e dificulta a prevenção das doenças no contexto escolar de Divinópolis, a precariedade da rede pública e privada de ensino básico no que se refere às práticas de educação em saúde. Esses dados apontam para a necessidade de serem implementadas políticas públicas de educação em saúde sobre a LTA e LV no âmbito escolar para evitar a divulgação de informações equivocadas junto à comunidade.
Descritores: Livros
Educação em Saúde/métodos
Leishmaniose/prevenção & controle
Limites: Masculino
Feminino
Humanos
Criança
Adolescente
Responsável: BR1719.1 - Biblioteca do CPqRR
BR1719.1; 616.936 4, F814l, 2011. 016047



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