Base de dados : LILACS
Pesquisa : L01.178.682.192 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 116 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 12 ir para página                         

  1 / 116 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Chile
Texto completo
Id: biblio-961404
Autor: Goic G, Alejandro.
Título: Sobre el origen y desarrollo del libro Semiologia Médica / Origin and development of the book Medical Semiology
Fonte: Rev. méd. Chile;146(3):387-390, mar. 2018.
Idioma: es.
Resumo: Semiotics and Semiology share a similar etymology and meaning: the study of signs. In Medicine, signs are objective manifestations of disease, as opposed to the subjective nature of symptoms. Medical semiology comprises the study of symptoms, somatic signs and laboratory signs, history taking and physical examination (in English-speaking countries is known as Bedside diagnostic examination or Physical diagnosis). The first edition of Medical Semiology dates from 1987, and new editions appeared in 1999, 2010, and 2017. The book is devoted to semiology proper with clinical orientation. Its origin, however, dates back to 1937, when the University of Chile appointed Dr. Hernán Alessandri (1900-1981), the eminent Chilean medical educator, Professor in Semiology at the Internal Medicine Section of the Hospital del Salvador in Santiago. The authors of the present book served as Dr. Alessandri's teaching assistants for decades. The two-semester course in semiology had a tutorial character: each teaching assistant was assigned five students whom engaged daily in practical activities in the hospital wards for a total of four hours, in addition to a 45- minute lecture on the theoretical aspects of the subject. The 720-page fourth edition of the book brings together teaching method and clinical experience of more than 50 years. The book consists of six Sections: "Cardinal manifestations of disease", "Major clinical syndromes", "History taking and Physical examination", "Clinical diagnosis and the patient-physician relationship", "Laboratory clinical tests and Instrumental exploration of the body," and "Glossary of diseases." In its forty Chapters, a total of 207 issues are described in detail.
Descritores: Exame Físico/história
Livros/história
Educação Médica/história
-Técnicas e Procedimentos Diagnósticos
Limites: Humanos
História do Século XVIII
História do Século XIX
História do Século XX
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


  2 / 116 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1250536
Autor: Saraiva, Karla.
Título: Paternidade em transformação nos livros de autoajuda / Paternidad en transformación en los libros de autoayuda / Fatherhood in transformation in self-help books
Fonte: Psicol. soc. (Online);33:e223966, 2021.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este artigo visa a problematizar a produção da paternidade em um conjunto de livros de autoajuda composto por uma obra publicada originalmente na França, em 1946, e por duas outras publicadas no século 21, mostrando os deslocamentos e inflexões que aparecem nesses materiais. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma análise discursiva de cunho pós-estruturalista. As análises indicam que enquanto a obra de meados do século 20 tem por objetivo apresentar princípios educacionais voltados para a formação de sujeitos obedientes, ordeiros e com valores morais tradicionais, aquelas do início do século 21 exortam os pais a realizarem uma transformação de si que os tornem capazes de exercer uma paternidade que produza filhos felizes e bem-sucedidos.

Resumen Este artículo busca problematizar la producción de la paternidad en un conjunto de libros de autoayuda compuesto por una obra publicada originalmente en Francia en 1946 y por otras dos publicadas en el siglo XXI, mostrando los desplazamientos e inflexiones que aparecen en dichos materiales. La investigación se llevó a cabo por medio de un análisis discursivo de cuño postestructuralista. Los análisis indican que mientras que la obra de mediados del siglo XX tiene por objetivo presentar principios educativos orientados a la formación de sujetos obedientes, ordenados y con valores morales tradicionales, las de comienzos del siglo XXI exhortan a los padres a realizar una transformación de sí mismos que los vuelva capaces de ejercer una paternidad que produzca hijos felices y exitosos.

Abstract This article aims to problematize the production of fatherhood in a set of self-help books composed by a work originally published in France in 1946 and two others published in the 21st century, showing the displacements and inflections that appear in these materials. The research was developed through a discursive analysis of post-structuralist nature. The analyses indicate that while the mid-20th century work intends to present principles oriented to the education of obedient, orderly people with traditional moral values. On the other hand, those of the beginning of the 21st century exhort fathers to make a transformation of themselves that enable them to exercise a fatherhood that produces happy and successful children.
Descritores: Paternidade
Autocuidado
Livros
-Pais/educação
Valores Sociais/história
Responsável: BR1896.1 - Biblioteca


  3 / 116 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1143529
Autor: Costa, Pedro Henrique Antunes da.
Título: A questão social na psicologia social: uma revisão da literatura / The social question in social psychology: a literature review / La cuestión social en la psicología social: una revisión de la literatura
Fonte: Psicol. ciênc. prof;40:e209277, jan.-maio 2020. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este estudo visou analisar como a questão social (QS) comparece nas produções da Psicologia Social (PS) brasileira. Foi conduzida uma revisão narrativa da literatura com buscas não sistemáticas de artigos, livros e produções acadêmicas em geral que abordassem a QS no contexto brasileiro, a partir dos diversos referenciais teóricos da PS brasileira. Foi constatada uma abordagem à QS aquém da sua imanência e relevância na constituição de nossa realidade, tanto quantitativa quanto qualitativamente, atravessada pelos seguintes fatores: uma transversalização da QS, com sua dissolução em problemas sociais supostamente autônomos que, na verdade, são suas variadas manifestações; polissemia do conceito conjugada a diferentes sentidos e formas de abordagem e suas consequências (individualização, subjetivação, responsabilização dos indivíduos etc.); ou até mesmo um desconhecimento de sua existência por grande parte da PS brasileira como conceito analítico que expressa a realidade. Há, portanto, a necessidade de maior incorporação da QS, suas expressões e mediações como objeto de estudo e atuação na/da PS reverberando nas epistemes e nos métodos que visam garantir à PS uma compreensão da realidade na qual se debruça e visa intervir.

Abstract This study analyzed how the Social Question (SQ) appears in the productions of Brazilian Social Psychology (SP). A narrative review of the literature with non-systematic searches of articles, books and academic productions in general that approached SQ in the Brazilian context was conducted based on the various theoretical references of the Brazilian PS. The approach to SQ was underscored by its immanence and relevance in the constitution of our reality, both quantitatively and qualitatively, traversed by the following factors: (a) transversalization of SQ with its dissolution in supposedly autonomous social problems that are, in fact, its various manifestations; (b) polysemy of the concept coupled with different meanings and forms of approach and their consequences (individualization, subjectivation, individual responsabilization, etc.); (c) or even a lack of familiarity of a large part of the Brazilian SP with it as an analytical concept that expresses reality. There is, therefore, a need for greater incorporation of SQ, its expressions and mediations as object of study and practice in the SP reverberating in the epistemes and methods that serve to ensure to the SP an understanding of reality that is focused and aims to intervene.

Resumen El presente estudio objetivó analizar cómo la cuestión social (CS) se presenta en las producciones de la Psicología Social (PS) brasileña. Se llevó a cabo una revisión narrativa de la literatura, con búsquedas no sistemáticas de artículos, libros y producciones académicas en general que abordaran la CS en el contexto brasileño, a partir de los diversos referenciales teóricos de la PS inmanencia y relevancia en la constitución de nuestra realidad, tanto cuantitativa como brasileña. Se constató un abordaje a la CS por debajo de su cualitativamente, atravesada por los siguientes factores: una transversalización de la CS, con su disolución en problemas sociales supuestamente autónomos que son, en realidad, sus variadas manifestaciones; polisemia del concepto conjugada a diferentes sentidos y formas de abordaje y sus consecuencias (individualización, subjetivación, responsabilización de los sujetos, etc.); o un desconocimiento de su existencia por gran parte de la PS brasileña como concepto analítico que expresa la realidad. Hay la necesidad de una mayor incorporación de la CS, sus expresiones y mediaciones como objeto de estudio y actuación en la PS reverberando en las epistemes y métodos que pretenden garantizar a la PS una comprensión de la realidad en la que se centra y pretende intervenir.
Descritores: Psicologia Social
Atenção
Problemas Sociais
Brasil
-Livros
Reconhecimento Psicológico
Narração
Compreensão
Literatura
Métodos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Metanálise
Responsável: BR1552.1 - Biblioteca Central


  4 / 116 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1142982
Autor: Pádua, José Augusto; Carvalho, Alessandra Izabel de.
Título: A construção de um país tropical: uma apresentação da historiografia ambiental sobre o Brasil / The construction of a tropical country: a review of environmental historiography on Brazil
Fonte: Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;27(4):1311-1340, Oct.-Dec. 2020.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este artigo apresenta uma visão geral da produção de livros sobre a história ambiental do Brasil. Da grande diversidade de temas ambientais presentes na historiografia brasileira, selecionamos os autores que de alguma forma se identificam como relacionados com a comunidade acadêmica da história ambiental. Embora a ênfase tenha sido dada aos livros autorais, buscamos ao menos mencionar as principais coletâneas produzidas no campo. Com esse mapeamento, demonstramos quais têm sido os temas e os recortes espaçotemporais priorizados pelos historiadores ambientais em seus estudos sobre o Brasil. Além disso, buscamos mostrar como as lacunas ainda presentes nessa produção oferecem caminhos promissores para a futura expansão desse campo.

Abstract This article provides an overview of books published on Brazilian environmental history. Among the large variety of environmental themes seen in Brazilian historiography, we selected the authors who in some way identify themselves as explicitly related to the academic environmental history community. Although the emphasis was on authored books, we sought to at least mention the principal edited books produced in the field. With this mapping, we demonstrate the themes and spatial-temporal foci prioritized by environmental historians in their studies on Brazil. Additionally, we sought to show how the gaps still existing in the literature provide promising paths for future expansion of this field.
Descritores: Ecologia/história
Meio Ambiente
Historiografia
-Livros
Brasil
Florestas
Limites: História do Século XX
História do Século XXI
Tipo de Publ: Research Support, Non-U.S. Gov't
Artigo Histórico
Responsável: BR1.1 - BIREME


  5 / 116 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1090488
Autor: Cordeiro, Gabriela Oliveira Gomes; Barra, Cynthia de Cássia Santos; Silva, Francismary Alves da.
Título: Hitupmã'ax: educação intercultural e atendimento diferenciado à saúde do povo maxakali / Hitupmã'ax: intercultural education and specific health care for the Maxakali people
Fonte: Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;27(1):199-218, jan.-mar. 2020. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este trabalho analisou um artefato (um livro de saúde) concebido pelo povo maxakali, denominado Hitupmã'ax: curar (2008). Tangenciado o projeto de produção do livro, o objetivo foi entender o processo de negociação da saúde pública no Brasil, dentro de uma perspectiva histórica e intercultural das epistemologias não ocidentais. Constatamos que a construção da obra maxakali representa um esforço para diminuir a distância da percepção e dos cuidados de saúde entre indígenas e não indígenas, e por essa via demonstramos a importância desse projeto intercultural para a efetivação de políticas públicas voltadas para o público indígena em geral e, especificamenete, para a promoção da história, dos saberes e da cultura maxakali.

Abstract This study analyzed an artifact (a book on health) conceived by the Maxakali people, called Hitupmã'ax: curar (2008). Parallel to the project for the production of this book, the aim was to understand the negotiation of public health in Brazil from a historical and intercultural perspective of non-Western epistemologies. It was found that the construction of the Maxakali work represented an effort to bridge the gap in the perception of health and health care between indigenous and non-indigenous people. This was then used to demonstrate the importance of this intercultural project for the shaping of public policies for indigenous people in general and particularly for the promotion of the history, knowledge, and culture of the Maxakali people.
Descritores: Livros/história
Índios Sul-Americanos/história
Atenção à Saúde/história
Medicina Tradicional/história
-Brasil
Índios Sul-Americanos/legislação & jurisprudência
Atenção à Saúde/etnologia
Atenção à Saúde/organização & administração
Aculturação/história
Idioma/história
Limites: Humanos
História do Século XX
História do Século XXI
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Responsável: BR1.1 - BIREME


  6 / 116 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-1102435
Autor: Bialer, Marina Martins.
Título: A linguagem no autismo / Language in autism / El lenguaje en el autismo
Fonte: Psicol. Estud. (Online);22(4):587-595, out.-dez. 2017.
Idioma: en; pt.
Resumo: O presente artigo ancora-se no estudo dos escritos autobiográficos da autista Lucy Blackman com o objetivo de elucidar a aquisição e o desenvolvimento da sua linguagem. A partir dessa análise, realçamos a distinção que a escritora realiza entre sua linguagem oral e sua linguagem escrita, descritas como uma forma de bilinguismo. Privilegiamos uma leitura psicanalítica lacaniana acerca da linguagem, enfocando a aquisição da linguagem como um processo de subjetivação, em torno do qual procuramos delimitar as especificidades desta no autismo. A opção de utilização do material autobiográfico como substrato da pesquisa, embora pouco usual no campo dos estudos em psicologia no tema do autismo, viabilizou uma quantidade significativa de dados clínicos ao abarcar 40 anos da vida de Lucy, articulando autores no interior da psicanálise que se dedicaram a pensar o autismo com os relatos autobiográficos, o que nos permitiu cumprir o objetivo proposto de aprofundar o conhecimento científico acerca do autismo.

This article is anchored in the study of the autobiographical writings of autistic Lucy Blackman in order to elucidate the acquisition and development of her language. From this analysis, we highlight the distinction that the writer makes between her oral and written language, described as a form of bilingualism. We privilege a Lacanian psychoanalytic perspective on language, focusing on the acquisition of language as a process of subjectivation, and we seek to delimit the specificities of language in autism. The choice of using autobiographical material as the substrate of this research, although unusual in the field of psychology studies on autism, provided us with a significant amount of clinical data covering forty years of Lucy's life, articulating authors in the field of psychoanalysis that dedicated themselves to think about autism on the basis of autobiographical accounts, which enabled us to meet the proposed goal of deepening the scientific knowledge about autism.

El presente artículo se fundamenta en el estudio de los escritos autobiográficos de la autista Lucy Blackman con objeto de aclarar cómo se realiza la adquisición y el desarrollo de su lenguaje. A partir del análisis propuesto, ponemos énfasis en la distinción que hace la escritora entre su lenguaje oral y su lenguaje escrito, descriptos como una forma de bilingüismo. Privilegiamos una lectura psicoanalítica lacaniana acerca del lenguaje, abordando la adquisición del lenguaje como un proceso de subjetivación, alrededor del cual buscamos delimitar las especificidades de esta en el autismo. La opción por utilizar El material autobiográfico como sustrato de la investigación, aunque poco habitual en los estudios en psicología en el campo del autismo, viabilizó una cantidad significativa de datos clínicos al abarcar cuarenta años de la vida de Lucy, articulación de autores en el campo del psicoanálisis que se dedicaron a pensar en autismo con los relatos autobiográficos, lo que nos permitió cumplir el objetivo propuesto de profundizar el conocimiento científico acerca del autismo.
Descritores: Transtorno Autístico/psicologia
Idioma
Estudos de Linguagem
-Psicanálise
Psicologia
Voz
Livros
Multilinguismo
Autobiografia
Narração
Transtorno do Espectro Autista/psicologia
Escrita Manual
Tipo de Publ: Revisão
Biografia
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


  7 / 116 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1154928
Autor: Trevisan, Kamila Isabel; González, Fernando Jaime; Borges, Robson Machado.
Título: Histórias em quadrinhos como recurso metodológico: uma possibilidade nas aulas de educação física / Comics as a methodological resource: a possibility in physical education classes / Las historietas como recurso metodológico: una posibilidad en las clases de educación física
Fonte: Movimento (Porto Alegre);26:e26090, 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Este estudo tem como objetivo descrever as consequências da implementação de três unidades de ensino utilizando histórias em quadrinhos como recurso metodológico nas aulas de Educação Física Escolar. É uma pesquisa descritiva, pautada em uma abordagem qualitativa, na qual unidades didáticas sobre lutas, ultimate frisbee e práticas corporais e saúde foram desenvolvidas em três turmas nos anos finais do ensino fundamental. Os resultados indicam que a estratégia de utilizar histórias em quadrinhos como recurso metodológico foi extremamente produtiva. Pontualmente, os alunos aprenderam sobre os temas estudados em comparação ao que sabiam anteriormente ao desenvolvimento das unidades didáticas. Especialmente os momentos de debates após a leitura das histórias em quadrinhos foram fundamentais na constituição dos conhecimentos conceituais. Na percepção dos alunos, é um recurso interessante e estimulante para estudar.

This research aims to describe the consequences of implementing three teaching units using comic books as a methodological resource in school Physical Education classes. This is a descriptive study based on a qualitative approach, in which didactic units on fighting, ultimate frisbee, and bodily and health practices were developed with three classes in the final years of Elementary School. The results indicate that the strategy of using comic books as a methodological resource was extremely productive. Specifically, students learned about the topics studied in comparison to what they knew prior to the development of the units. After reading the comics, the debates were especially important to establish conceptual knowledge. According to the students' perception, it is an interesting and stimulating resource for studying.

Este estudio tiene como objetivo describir las consecuencias de la implementación de tres unidades didácticas utilizando historietas como recurso metodológico en las clases de Educación Física. Se trata de una investigación descriptiva, basada en un enfoque cualitativo, en la que se desarrollaron unidades didácticas sobre luchas, ultimate frisbee y prácticas corporales y de salud en tres cursos de los últimos años de la escuela primaria. Los resultados indican que la estrategia de utilizar historietas como recurso metodológico fue extremadamente productiva. Específicamente, los estudiantes aprendieron sobre los temas estudiados en comparación con lo que sabían antes del desarrollo de las unidades didácticas. Especialmente, los momentos de debate, después de leer las historietas fueron fundamentales en la constitución de los conocimientos conceptuales. En la percepción de los alumnos, se trata de un recurso interesante y estimulante para estudiar.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Instituições Acadêmicas
Conhecimento
-Leitura
Livros
Ensino Fundamental e Médio
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Criança
Adolescente
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


  8 / 116 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1177667
Autor: Moya-Mata, Irene; Ruiz-Sanchis, Laura; Martín-Ruiz, Julio; Ros-Ros, Concepción.
Título: A actividad física representada en los libros de texto de Educación Física en Educación Primaria / A atividade física representada nos livros didáticos da Educação Física na educação primária / Physical activity represented in Physical Education textbooks for Elementary Education
Fonte: Movimento (Porto Alegre);25(1):e25087, jan.- dez. 2019. ilus, tab.
Idioma: es.
Resumo: El objetivo de este estudio es analizar la representación de la actividad física que aparece en los libros de texto de Educación Física y su relación con los diferentes bloques de contenidos del área, en Educación Primaria. La muestra estuvo formada por un total de 3.836 imágenes publicadas en 34 libros de texto pertenecientes a seis editoriales españolas, entre 2006 y 2013. La técnica de investigación fue el análisis de contenido mediante la herramienta SAIMEF. Para el análisis estadístico se utilizó el software SPSS 22.0. Los resultados muestran un claro predominio del bloque de contenidos de los "juegos y actividades deportivas". Este desequilibrio en la representación de los bloques no responde a las enseñanzas mínimas que marca el Real Decreto 1513/2006 en el currículo de Primaria en el ámbito español, por lo que se hace necesaria una reflexión sobre la visión tradicional de la actividad física en este material curricular

O objetivo deste estudo foi analisar a representação da atividade física que aparece nos livros didáticos de Educação Física e sua relação com os diferentes blocos de conteúdos da área, no Ensino Fundamental. A amostra foi composta por um total de 3836 imagens publicadas em 34 livros didáticos pertencentes a seis editoras espanholas, entre 2006 e 2013. A técnica de pesquisa foi a análise de conteúdo utilizando a ferramenta SAIMEF. O software SPSS 22.0 foi utilizado para a análise estatística. Os resultados mostram uma clara predominância do bloco de conteúdo dos "jogos e atividades esportivas". Esse desequilíbrio na representação dos blocos não responde aos ensinamentos mínimos que o Real Decreto 1513/2006 estabelece no currículo primário no contexto espanhol, motivo pelo qual é necessário refletir sobre a visão tradicional da atividade física nesse material curricular

This study looks into the representation of physical activity in Physical Education textbooks for Elementary Education and its relationship with the various content blocks in the area. The sample consisted of 3,836 images published in 34 textbooks by six Spanish publishers between 2006 and 2013. The research technique was content analysis using the SAIMEF tool. The SPSS 22.0 software was used for statistical analysis. The results show a clear predominance of the content block 'games and sports'. This imbalance in representation of the blocks does not respond to the minimum teachings established by Royal Decree 1513/2006 in the Elementary Education curriculum for the Spanish context. Therefore, it is necessary to reflect on the traditional vision of physical activity in this curricular material
Descritores: Livros
Exercício Físico
Ensino Fundamental e Médio
Atividade Motora
-Educação Física e Treinamento
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


  9 / 116 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-838910
Autor: Cardoso, Francisco.
Título: Andrew Lees, a visionary mentored by a madman / Andrew Lees, um visionário orientado por um louco
Fonte: Arq. neuropsiquiatr;75(5):314-316, May 2017. graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Andrew Lees, Professor of Neurology at the National Hospital Queen Square (London, UK), has been recognized as the world’s most highly-cited researcher over the 200-year history of Parkinson’s Disease. Although he remains actively involved in the investigation of movement disorders, Prof. Lees embarked on a literary career that started in 2011 with the publication of a social history of his native Liverpool. His last work is Mentored by a Madman: The William Burroughs Experiment, which is reviewed here.

RESUMO Andrew Lees, Professor Titular de Neurologia no National Hospital Queen Square (Londres, Reino Unido), é reconhecido como o mais citado pesquisador em 200 anos de história de doença de Parkinson. Embora permaneça ativamente envolvido em investigação em distúrbios do movimento, o Prof. Lees iniciou carreira literária em 2011 com a publicação de uma história social de sua native Liverpool. Seu último trabalho nesta área é Mentored by a Madman. The William Burroughs Experiment que revisado neste artigo.
Descritores: Tutoria/história
Neurologia/história
-Livros/história
Inglaterra
Limites: História do Século XX
História do Século XXI
Tipo de Publ: Artigo Histórico
Biografia
Responsável: BR1.1 - BIREME


  10 / 116 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Cuba
Texto completo
Id: biblio-1156491
Autor: Díaz Novás, José; Soler Fonseca, Verónica; Díaz Pérez, Darlén.
Título: Acerca de la 2da edición del libro Método Clínico en la Atención Primaria / About the Second Edition of the Book Método Clínico en la Atención Primaria [The Clinical Method in Primary Care]
Fonte: Rev. cuba. med. gen. integr;36(4):e1321
Idioma: es.
Resumo: Creemos que en esta nueva edición se atendieron estos objetivos. El Dr. Roberto Álvarez Sintes, autor principal del libro Método Clínico en la Atención Primaria de Salud (La Habana: ECIMED; 2017) 1ra edición, y de la 2da edición del libro Método Clínico en la Atención Primaria de Salud (La Habana: ECIMED; 2019) objeto de esta reseña, cuenta en su haber con numerosas publicaciones, entre las que se destacan las tres ediciones del libro de texto de Medicina General Integral, donde ha abordado personalmente, entre otros temas, los aspectos concernientes al método clínico en la medicina familiar...
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Livros
Medicina Clínica
Resenhas de Livros
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional



página 1 de 12 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde