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Texto completo SciELO Brasil
Rodrigues, Rosalina Aparecida Paterzani
Robazzi, Maria Lúcia do Carmo Cruz
Ramos, Flávia Regina Souza
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Id: lil-755957
Autor: Rodrigues, Rosalina Aparecida Partezani; Robazzi, Maria Lúcia do Carmo Cruz; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Fernandes, Josicélia Dumet; Barros, Alba Lucia Bottura Leite de; Ramos, Flávia Regina Souza.
Título: Doctoral Theses from Nursing Postgraduate Programs in Brazil and their Association with the Millennium Development Goals / Teses de Doutorado dos Programas de Pós-graduação em Enfermagem do Brasil e sua Associação com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio / Tesis doctoral de Programas de Postgrado en Enfermería de Brasil y su asociación con los Objetivos de Desarrollo del Milenio
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);23(3):395-403, May-June 2015. tab.
Idioma: en.
Resumo: OBJECTIVES:

The Millennium Development Goals are centered around combatting poverty and other social evils all over the world. Thus, this study seeks to identify the Millennium Development Goals as an object of study in theses from Postgraduate Nursing Programs in Brazil scoring 5 (national excellence) and 6 or 7 (international excellence), and evaluate the association between the score for the program and achieving the Millennium Development Goals.

METHOD:

Exploratory descriptive document research. Data were collected from the Notes on Indicators/Coordination for Higher Education Personnel Improvement for the 15 Postgraduate Nursing Courses scoring between 5 and 7 in the three-year-period of 2010/2012.

RESULTS:

of the 8 Millennium Development Objectives, 6 were dealt with in the theses. There was an association (Fisher's exact test p-value=0.0059) between the distribution of the theses and the program scores in relation to the Millennium Development Objectives (p-valor=0.0347)

CONCLUSION:

the doctoral theses were slightly related to the Millennium Development Objectives, covering the population's economic development, health conditions and quality of life. It is recommended that Postgraduate Programs in Nursing pay closer attention to the Millennium Development Objectives..

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OBJETIVOS:

os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio centram-se no combate à pobreza e outros males da sociedade, no mundo. Assim, neste estudo buscou-se identificar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio como objeto de estudo nas teses dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem com notas 5 (excelência nacional), 6 e 7 (excelência internacional), no Brasil, e avaliar a associação entre nota do Programa e alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

MÉTODO:

pesquisa documental descritiva exploratória. Dados coletados nos Cadernos de Indicadores/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, dos 15 Programas de Pós-Graduação em Enfermagem com notas de 5 a 7, do triênio 2010/2012.

RESULTADOS:

dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, 6 foram abordados nas teses. Existe associação (teste exato de Fisher p-valor=0,0059) entre distribuição das teses e notas dos programas em relação aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio presentes, e alcance ou não dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (p-valor=0,0347)

CONCLUSÃO:

as teses de doutorado apresentaram tímida relação com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, embora abordassem o desenvolvimento econômico, condições de saúde e qualidade de vida da população. Recomenda-se maior atenção dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem para com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

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OBJETIVOS:

los objetivos de desarrollo del Milenio se centran en la lucha contra la pobreza y otros males de la sociedad, en el mundo. Así, este estudio trata de identificar los objetivos de desarrollo del Milenio como un objeto de estudio en las tesis de Enfermería Programas de Posgrado con notas 5 (de excelencia nacional), 06:07 (Excelencia Internacional), en Brasil, y la evaluación de la asociación entre la nota del programa y el logro de los Objetivos de Desarrollo del Milenio.

MÉTODO:

investigación documental descriptiva exploratoria. Los datos recogidos en los cuadernos de indicadores / Coordinación de Capacitación de Personal de Nivel Superior, de 15 Programas de Postgrado en Enfermería con notas 5 a 7, el período de tres años 2010/2012.

RESULTADOS:

de los ocho Objetivos de Desarrollo del Milenio, 6 fueron discutidos en la tesis. Existe una asociación (prueba exacta de Fisher p-valor = 0,0059) entre la distribución de las tesis y las notas de los programas en relación con los Objetivos de Desarrollo del Milenio regalos, y la aplicación o no de los Objetivos de Desarrollo del Milenio (p-valor = 0, 0347)

CONCLUSIÓN:

las tesis doctorales presentadas relación tímido con los Objetivos de Desarrollo del Milenio, dirigida a pesar de la situación económica, la salud y la calidad de vida de las personas. Se recomienda una mayor atención a los Programas de Postgrado en Enfermería en relación a los Objetivos de Desarrollo del Milenio.

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Descritores: Saúde Global
Dissertações Acadêmicas como Assunto
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
-Nações Unidas
Brasil
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem/estatística & dados numéricos
Metas
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
Lima, Maria Alice Dias da Silva
Texto completo
Id: lil-755941
Autor: Scochi, Carmen Gracinda Silvan; Gelbcke, Francine Lima; Ferreira, Márcia de Assunção; Lima, Maria Alice Dias da Silva; Padilha, Katia Grillo; Padovani, Nátali Artal; Munari, Denize Bouttelet.
Título: Nursing Doctorates in Brazil: research formation and theses production / Doutorado em Enfermagem no Brasil: formação em pesquisa e produção de teses / Doctorado en Enfermería en Brasil: formación en investigación y producción de tesis
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);23(3):387-394, May-June 2015. tab, ilus.
Idioma: en.
Resumo: OBJECTIVE:

to analyze the formation of nursing doctorates in Brazil, from theses production, disciplines and other strategies focusing on research offered by courses.

METHOD:

a descriptive and analytical study of the performance of 18 doctoral courses in nursing, running from 1982 to 2010, and defended their theses between 2010-2012.

RESULTS:

502 theses were defended in this period, most linked to the online research process of health and nursing care. There are gaps in the knowledge of theoretical and philosophical foundations of care, nursing history and ethics. There are also weaknesses in the methodological design of the theses, with a predominance of descriptive and/or exploratory studies. This was consistent with international standards set with regards to the proposition of research of disciplines and complementary strategies in forming the doctorate.

CONCLUSION:

despite the efforts and advances in research formation, it is essential to expand to more robust research designs with a greater impact on production knowledge that is incorporated into practice.

.

OBJETIVO:

analisar a formação dos doutores em enfermagem no Brasil, a partir da produção de teses, das disciplinas e outras estratégias com foco em pesquisa oferecidas pelos cursos.

MÉTODO:

estudo descritivo e analítico do desempenho de 18 cursos de doutorado da área de Enfermagem, funcionando no período de 1982 a 2010, que tiveram teses defendidas entre 2010-2012.

RESULTADOS:

foram defendidas 502 teses no período, a maioria vinculada à linha de pesquisa processo de cuidar em saúde e enfermagem. Existem lacunas na produção de conhecimento sobre fundamentos teórico-filosóficos do cuidar, história de enfermagem e ética. Também há fragilidades no delineamento metodológico das teses, com predominância de estudos descritivos e/ou exploratórios. Observou-se consonância com os padrões internacionais estabelecidos no que se refere à proposição de disciplinas de pesquisas e de estratégias complementares na formação do doutor.

CONCLUSÃO:

apesar dos esforços e avanços na formação em pesquisa, é fundamental expandir-se na proposição de projetos mais robustos e de maior impacto na produção de conhecimento que sejam incorporados à prática.

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OBJETIVO:

analizar la formación de doctores en enfermería en Brasil, a partir de la producción de tesis, de disciplinas y otras estrategias centradas en la investigación que ofrecidas por los cursos.

MÉTODO:

Estudio descriptivo y analítico de la realización de 18 cursos de doctorado en Enfermería, que se ejecutan 1982-2010, que tenían tesis entre 2010-2012.

RESULTADOS:

fueron defendidas 502 tesis en el período, la mayoría relacionados con la línea de investigación procesos de cuidado y de salud en enfermería de la atención en salud y enfermería. Hay lagunas en la producción de conocimientos sobre fundamentos teóricos y filosóficos de la atención y cuidado, historia de la enfermería y la ética. También existen debilidades en el diseño metodológico de la tesis, con un predominio de estudios descriptivos y / o exploratorios. Existe consonancia con las normas internacionales establecidas en relación con las disciplinas de proposición de investigación y estrategias complementarias en la formación del médico.

CONCLUSIÓN:

a pesar de los esfuerzos y los avances en la formación en investigación, es fundamental expandirse en la propuesta de proyectos más robustos y con un mayor impacto en la producción de conocimiento que serán incorporados a la práctica.

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Descritores: Pesquisa em Enfermagem/educação
Dissertações Acadêmicas como Assunto
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
-Brasil
Pesquisa em Enfermagem/estatística & dados numéricos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-883505
Autor: de Andrade, Selma Regina; Schmitt, Márcia Danieli; Storck, Bruna Carla; Piccoli, Talita; Ruoff, Andriela Backes.
Título: Análise documental nas teses de enfermagem: técnica de coleta de dados e método de pesquisa / Documentary analysis in nursing theses: data collection techniques and research methods / Análisis documental en las tesis de enfermería: técnica de obtención de datos y método de investigación
Fonte: Cogitare enferm;23(1):1-10, jan - mar. 2018.
Idioma: en; pt.
Resumo: Objetivo: caracterizar a utilização da análise documental em teses defendidas nos Programas de Pós- Graduação em Enfermagem no Brasil. Método: estudo bibliométrico realizado no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior e na Plataforma Sucupira, no mês de janeiro de 2017. Das 463 teses encontradas, 95 corresponderam ao objetivo do estudo, sendo organizadas e analisadas, de fevereiro a junho de 2017, no Microsoft Excel®, contendo os itens: Instituição de Ensino Superior; título, autores, ano e orientador; referencial teórico; tipo/natureza da pesquisa; documento analisado, técnicas/métodos complementares e uso da análise documental. Resultados: a análise documental está sendo utilizada predominantemente como técnica de coleta e análise de dados, de modo complementar outras técnicas, e pouco aplicada como método. Das teses, 61 (64,21%) tiveram delineamento qualitativo. Conclusão: a análise documental possibilita a formulação de evidências empíricas ao examinar documentos elaborados pela enfermagem, contribuindo para o seu fortalecimento como profissão (AU).

Objective: to characterize the use of documentary analysis in theses defended in the Postgraduate Programs in Nursing in Brazil. Method: bibliometric study undertaken in the Theses Database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel and on the Sucupira Platform, in January 2017. Of the 463 theses found, 95 met the study objective. They were organized and analyzed, between February and June 2017, using Microsoft Excel®, and contained the following items: Higher Education Institute; title, authors, year and supervisor; theoretical framework; type/nature of the study; document analyzed, complementary techniques/methods and use of documentary analysis. Results: documentary analysis is being used predominantly as a technique for collecting and analyzing data, complementing other techniques, and is applied little as a method. Of the theses, 61 (64.21%) had a qualitative design. Conclusion: documentary analysis makes it possible to formulate empirical evidence through examining documents elaborated by nurses, contributing to the strengthening of nursing as a profession (AU).

Objetivo: Caracterizar la utilización del análisis documental en tesis defendidas en los Programas de Posgrado en Enfermería en Brasil. Método: Estudio bibliométrico realizado en el Banco de Tesis de la Coordinación de Perfeccionamiento Personal de Nivel Superior y la Plataforma Sucupira, en el mes de enero de 2017. De las 463 tesis investigadas, 95 correspondieron al objetivo del estudio, siendo organizadas y analizadas, de febrero a junio de 2017, en Microsoft Excel®, con los ítems: Institución de Enseñanza Superior; título, autores, año y orientador; referencial teórico; tipo/naturaleza de la investigación; documento analizado, técnicas/ métodos complementarios y uso del análisis documental. Resultados: El análisis documental es utilizado predominantemente como técnica de obtención y análisis de datos, de modo complementario otras técnicas, y poco aplicada como método. De las tesis, 61 (64,21%) presentaron delineación cualitativa. Conclusión: El análisis documental posibilita la formulación de evidencias empíricas por medio del examen de documentos elaborados por la enfermería, contribuyendo para su fortalecimiento como profesión (AU).
Descritores: Pesquisa em Enfermagem
Bibliometria
Documentos
Dissertações Acadêmicas como Assunto
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1508.9 - Departamento de Enfermagem


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Id: lil-212173
Autor: Acosta Sariego, José Ramón.
Título: Cuba: bioética y postmodernidad / Cuba: bioethics and postmodernity.
Fonte: Santiago de Chile; s.n; 1997. 26 p.
Idioma: es.
Tese: Apresentada a Universidad de Chile. Facultad de Medicina. Facultad de Filosofía para obtenção do grau de Especialista.
Descritores: Bioética
-Cuba
Dissertações Acadêmicas como Assunto
Responsável: CL305.1 - Centro de Documentación
CL305.1; 2.1, A185, INV.758


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-903891
Autor: Gamarra, Tatiana Pereira das Neves.
Título: A produção acadêmica sobre a Agência Nacional de Saúde Suplementar: um olhar a partir da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações / Academic literature about National Regulatory Agency for Private Health Insurance and Plans: a view from the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations
Fonte: Saúde Soc;26(3):712-725, Jul.-Set. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é a agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde, e responsável pelo setor de planos de saúde no Brasil. Embora tenha sido criada no ano de 2000, já existe considerável produção de estudos sobre a Agência, sendo pertinente conhecer o que abordam essas pesquisas. Nesta perspectiva, este artigo de revisão bibliográfica buscou analisar a produção acadêmica sobre a ANS existente na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Trata-se de pesquisa qualitativa que utiliza a técnica análise de conteúdo temática. Todos os estudos presentes na Biblioteca que abordem a ANS foram examinados. Para a seleção do material bibliográfico não foi realizado recorte temporal. Foram incluídas as teses e dissertações que apresentaram a expressão "Agência Nacional de Saúde Suplementar" em quaisquer dos campos de busca disponíveis. Foi possível identificar os principais temas existentes nestas produções acadêmicas: aspectos econômicos da regulação, aspectos político-jurídicos da regulação e aspectos relacionados à saúde da regulação; também foram discutidas as semelhanças e as diferenças de compreensão em relação à referida instituição reguladora. Concluiu-se que os temas identificados não se excluem, ao contrário, são complementares, indicando as diferentes facetas da instituição estudada. Além disso, a análise da produção acadêmica permitiu revelar diferenças de compreensão em relação à Agência, ora vista como instância de conciliação, ora considerada órgão burocrático e lento, e também como instituição que incentiva práticas de promoção à saúde e prevenção de doenças e melhoria da qualidade em saúde.

Abstract National Regulatory Agency for Private Health Insurance and Plans (ANS) is the regulatory agency linked to Ministry of Health, which is responsible for health insurance in Brazil. Although it was established in 2000, there is already a considerable number of production studies about the Agency, it is relevant to know what these researches cover. This literature review article aimed at analyzing academic production about the ANS, found on Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. It is a qualitative research that uses the technique of thematic content analysis. All studies in that library that address the ANS were examined. For bibliographic material selection, selecting a specific period was not needed. Only theses and dissertations that included "National Regulatory Agency for Private Health Insurance and Plans" expression in any of the search fields available were analyzed. It was possible to identify the main existing issues covered by these academic productions: economic regulation, political and legal aspects of regulation and health-related characteristics of regulation; similarities and differences of understanding such regulatory institution were also discussed. We concluded that the identified issues don't exclude each other, on the contrary, they are complementary and indicate the different facets of the institution. Furthermore, analysis of academic production unearthed differences of understanding regarding the Agency, sometimes seen as conciliation proceedings, sometimes considered as a bureaucratic and slow institution, but also seen as an institution that encourages promotion practices to health, disease prevention and improved health quality.
Descritores: Pesquisa
Legislação como Assunto
Dissertações Acadêmicas como Assunto
Saúde Suplementar
Regulação e Fiscalização em Saúde
-Regulamentação Governamental
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Id: biblio-903884
Autor: Verzolla, Beatriz Lopes Porto; Mota, André.
Título: Representações do discurso médico-eugênico sobre a descendência: a eugenia mendelista nas teses doutorais da Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo na década de 1920 / Representations of the medical-eugenic discourse about progeny: mendelist eugenics in the doctoral theses of the Medicine and Surgery College of São Paulo [Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo] in the 1920s
Fonte: Saúde Soc;26(3):612-625, Jul.-Set. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo A eugenia representou um movimento de grande repercussão a partir do final do século XIX e pretendia o melhoramento e aprimoramento da espécie humana, abrangendo ações de educação e de restrições à reprodução, contribuindo para a construção da ordem e da civilidade, baseada no progresso e na superioridade moral e física dos indivíduos. Este artigo visa apresentar e discutir elementos extraídos das teses doutorais da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo na década de 1920, especificamente relacionados ao tema da eugenia mendelista, sob a ótica da produção discente da época. O período escolhido representa um momento de grande influência da medicina na sociedade, em ações de controle e normatização dos indivíduos, influenciadas pelas teorias eugênicas. As teses doutorais representam o início da produção discente da Faculdade e contêm influências das teorias em voga no período - teorias evolucionistas, positivistas e eugenistas. Foram selecionadas para apresentação neste artigo oito teses doutorais, analisadas a partir do conceito de representações como técnica de leitura de documentos. Nas teses analisadas, pôde-se observar uma preocupação dos autores com a formação de uma descendência eugênica, defendendo o estabelecimento de medidas como restrição de casamentos, exame médico pré-nupcial e, em alguns casos, esterilização compulsória.

Abstract Eugenics represented a movement of great repercussion by the end of 19th century, which intended to improve and enhance human species, including actions of education and restrictions to reproduction, contributing to the foundation of order and civility, based on progress and on moral and physical superiority of individuals. This article aims to present and discuss elements extracted from doctoral theses of the Medicine College of the University of São Paulo (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) in the 1920s, specifically related to the theme of mendelist eugenics from the point of view of that period's scientific production. The chosen span represents a moment of great influence of medicine in society, because of actions of control and normalization of individuals, influenced by eugenic theories. The doctoral theses represent the beginning of the College's student production and contain influences from theories in vogue of the period - evolutionist, positivist and eugenic theories. Eight doctoral theses were selected for presentation in this article, and they were analyzed from the concept of representation as document reading technique. In these theses, one can observe the concern of the authors with the formation of eugenic descent, defending the establishment of measures such as restriction to marriages, prenuptial medical examination and, in some cases, compulsory sterilization.
Descritores: Dissertações Acadêmicas como Assunto
Eugenia
História da Medicina
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Texto completo SciELO Saúde Pública
Texto completo
Id: biblio-979241
Autor: Bourguignon, Ana Maria; Grisotti, Marcia.
Título: Concepções sobre humanização do parto e nascimento nas teses e dissertações brasileiras / Conceptions on childbirth humanization in Brazilian theses and dissertations
Fonte: Saúde Soc;27(4):1230-1245, Out.-Dez. 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Este artigo analisa as concepções de humanização do parto e nascimento presentes nas teses e dissertações brasileiras, expondo de que modo essas concepções estão vinculadas à defesa de um novo modelo de assistência em oposição às práticas da obstetrícia moderna preponderantes no país. São estudadas quatro dissertações e sete teses, apresentadas de 1997 a 2012, representativas dos principais centros de pesquisa sobre o tema e realizadas por pesquisadoras com trajetória acadêmica e profissional vinculada à história da humanização do parto e nascimento no Brasil. A análise descreve os diferentes arcabouços conceituais e enunciativos das teses e dissertações. Especificamente, de que forma a expressão "humanização", em especial a crítica técnica fundamentada no movimento "baseado em evidências", contribuiu para qualificar a crítica ao modelo de obstetrícia tradicional e hegemônico no país. Dentre os resultados, evidenciam-se nove eixos que estruturam as concepções de parto e nascimento humanizados nos trabalhos de pós-graduação brasileiros.

Abstract The article analyzes the conceptions on childbirth humanization within Brazilian theses and dissertations, exposing how such conceptions are linked to the defense of a new assistance model, in opposition to the prevailing practices of modern obstetrics in the country. We have studied four dissertations and seven theses, which were presented from 1997 to 2012, representative of the main research centers on the subject and carried out by researchers with academic and professional trajectory related to the childbirth humanization in Brazil. The analysis describes the different conceptual and enunciative frameworks of theses and dissertations. Specifically, how the expression "humanization," especially the technical critique grounded on the "evidence-based" movement, has contributed to qualify the critique of the traditional and hegemonic obstetrics model. Among the results, we have listed nine axes that structure the conceptions on humanized childbirth in graduate studies in Brazil.
Descritores: Pesquisa
Saúde Materno-Infantil
Parto Humanizado
Dissertações Acadêmicas como Assunto
Academias e Institutos
FURAZOLIDONEABDOMINAL INJURIES
Limites: Seres Humanos
Gravidez
Responsável: BR67.1 - CIR - Biblioteca - Centro de Informação e Referência


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Spíndola, Thelma
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Id: biblio-947352
Autor: Silva, Priscilla Pires da; Oliveira, Michele dos Santos; Spindola, Thelma; Xavier, Maria Lelita; Oliveira, Denize Cristina de; Franco, Vanessa Queli.
Título: Análise das dissertações de mestrado em enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Analysis of the dissertations of master's degree in nursing of State University of Rio de Janeiro / Análisis de las disertaciones de maestría del postgrado en enfermería de la Universidad del Estado del Rio de Janeiro
Fonte: Rev. enferm. UERJ;24(4):e18407, jul./ago. 2016. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: identificar a tendência temática e metodológica das dissertações do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, período 2000-2014. Método: estudo bibliométrico, quantitativo, realizado em 2014/2015, com aplicação de roteiro estruturado. O conjunto amostral foi organizado com 301 dissertações, analisadas com auxílio da estatística descritiva. O material pesquisado é de domínio público, disponibilizado online e na biblioteca setorial da instituição. Resultados: as dissertações utilizaram estudos descritivos - 258 (64,2%); técnica de entrevista - 175 (49,7%); técnica de análise de conteúdo - 191 (58,2%); enfoque temático na área de Enfermagem em Saúde Coletiva - 114 (38,0%); estavam inseridas na linha de pesquisa Saberes, Políticas e Práticas em Saúde Coletiva e Enfermagem - 109 (36,2%). Conclusão: a análise da produção científica evidenciou que os autores priorizaram temáticas na área de saúde coletiva e dos fundamentos do cuidar em enfermagem em estudos qualitativos, sinalizando uma tendência específica do Programa analisado.

Objective: to identify thematic and methodological trends in dissertations of the Postgraduate Nursing Program at Rio de Janeiro State University from 2000-2014. Method: this quantitative, bibliometric study collected data in 2014-2015 by applying a structured script. The study sample comprised 301 dissertations, which were analyzed using descriptive statistics. The study material is public domain, available online and in institution's library. Results: the dissertations used descriptive study ­ 258 (64.2%); interviews ­ 175 (49.7%); content analysis ­ 191 (58.2%); thematic focus on Nursing in Collective Health ­ 114 (38.0%) and formed part of the line of research in Knowledge, Policy and Practice in Collective Health and Nursing 109 (36.2%). Conclusion: analysis of the scientific production showed that the authors prioritized qualitative studies of themes in the areas of collective health and the fundamentals of nursing care, signaling one specific trend in the program considered.

Objetivo: identificar las tendencias temáticas y metodológicas de las disertaciones del Programa de Postgrado en Enfermería de la Universidad del Estado de Río de Janeiro período 2000-2014. Método: estudio bibliométrico, cuantitativa y los datos se recogieron 2014/2015, mediante la aplicación de un cuestionario estructurado. El material estuvo compuesta por 301 disertaciones y analizados con el uso de la estadística descriptiva. El material investigado es de dominio público, disponible en línea y en la biblioteca de la institución. Resultados: disertaciones se caracterizaron por los estudios descriptivos - 258(64,2%); técnica de la entrevista - 175(49,7%); técnica de análisis de contenido - 191(58,2%); enfoque temático en Enfermería en Salud Pública - 114(38,0%); y se insertaron en la línea de Investigación, Políticas y Prácticas en Enfermería de Salud Comunitaria 109(36,2%) Conocimiento. Conclusión: análisis de la producción científica mostró que los autores priorizaram temáticas en el área de la salud pública y los motivos de los cuidados de enfermería en los estudios cualitativos que indican un programa de análisis de tendencias específicas.
Descritores: Pesquisa em Enfermagem
Educação em Enfermagem
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem/tendências
Atividades Científicas e Tecnológicas
-Bibliometria
Epidemiologia Descritiva
Dissertações Acadêmicas como Assunto
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem/história
Indicadores de Produção Científica
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)


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Id: biblio-986663
Autor: Henríquez Alvarado, Verónica; Hernández-Mosqueira, Claudio; Arcay Montoya, Ramón; Pavez-Adasme, Gustavo.
Título: Análisis bibliométrico: tesis de grado de la carrera de pedagogía en educación física de la Universidad de los Lagos, Chile (2009-2015) / Bibliometric analysis: thesis of the degree of pedagogy in physical education at the University of los Lagos, Chile (2009-2015)
Fonte: Cienc. act. fís. (Talca, En línea);19(1):1-8, ene. 2018. tab.
Idioma: es.
Resumo: La presente investigación tiene por objetivo principal desarrollar un análisis bibliométrico de las tesis de los alumnos de pregrado de la carrera de Pedagogía en Educación Física, de la Universidad de Los Lagos, Puerto Montt. La muestra está compuesta por tesis de investigación, defendidas durante los años 2009 al 2015. La búsqueda y extracción de información fue realizada en Junio y Julio del 2016. Los resultados indican que se han escrito 77 tesis desde el 2009 hasta el 2015. Las disciplinas más estudiadas corresponden a Psicología con un 27,27%, seguido de entrenamiento deportivo con un 14,29% de las tesis, y los temas más estudiados son Valores en la Educación Física y el Deporte 11,69%, Condición y capacidades físicas 9,09% y Formación de Profesionales de la Actividad Física y Deportiva 7,79%. Se concluye que en las tesis prevalece la disciplina relacionada con la Psicología por sobre el área disciplinar de la carrera, sin embargo, se observaron temas relacionados con los valores en la Educación Física, lo que le da más relevancia al aporte de esta disciplina al desarrollo integral de las personas.

The present research has as a main objective to develop a bibliometric analysis of undergraduate stu-dents' theses from the of the Pedagogy degree program in Physical Education from the Los Lagos University, Puerto Montt, Chile. The sample is composed by research theses, defended during the years 2009 to 2015. The search and extraction of information was carried out in June and July of 2016. The results indicate that 77 theses have been written from 2009 to 2015. The disciplines studied most correspond to Psychology with 27.27%, followed by Sports Training with 14.29% of theses, and most studied topics were Values in Physical Education and sports 11.69%, Condition and Physical Abilities 9.09% and Training of Professionals in Physical Activity and Sports 7.79%. It is concluded that in the thesis prevails the discipline related to Psychology over the disciplinary area of the career, however, issues were observed relating to values in Physical Education, which gives more relevance to the contribution of this discipline then to the integral development of people.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Bibliometria
Dissertações Acadêmicas como Assunto
Limites: Seres Humanos
Responsável: CL126.2 - Biblioteca Médica Dr. Profesor Hernán Alessandri R.


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Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-977432
Autor: Costa, Rochelle Rocha; Backes, Othávio Porto; Figueiredo, Pedro; Castro, Flávio Antônio de Souza.
Título: Sampling procedures and calculation for sample size determination: criteria and methods adopted in theses and dissertations in Human Movement Sciences - a descriptive study / Processos de amostragem e cálculo para determinação do tamanho da amostra: critérios e métodos adotados em teses e dissertações em Ciências do Movimento Humano - um estudo descritivo
Fonte: Rev. bras. cineantropom. desempenho hum;20(5):480-490, Sept.-Oct. 2018. ilus.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Quantitative monographic studies systematically use inferential statistical procedures to test hypotheses. For this purpose, sampling procedures and sample sizes need to be adequate for the proposed procedures. The aim of this study was to identify the sample selection methods, as well as the performance and types of calculation to determine the sample size adopted in theses and dissertations developed in a graduate program in the field of Physical Education. Theses and dissertations defended between 2003 and 2013 were obtained through digital repository. Only quantitative studies were included, in which the following issues were analyzed: (1) sample selection criteria; (2) presence of sample calculation; (3) calculation type to estimate sample size. A total of 199 studies were included. Of these, 6% (n=11) used probabilistic methods for sample selection and 3% (n=6) used animal models. As for the accomplishment of sample calculations, 36% (n=72) studies reported having adopted this procedure. Of studies that performed sample calculations, 25% (n=18) used predictive equations, 67% (n=48) considered methods with statistical power as their base, 3% (n=2) used confidence interval, 4% (n=3) did not mention the method and 1% (n=1) was based on the type of statistical test to be used later. Non-probabilistic sampling methods predominate for the selection of subjects; most studies do not report adopting calculations to estimate sample size and, among those that reported the use, the models that consider statistical power as the main criterion are predominant.

Resumo Trabalhos monográficos quantitativos utilizam, sistematicamente, procedimentos estatísticos inferenciais para testar hipóteses. Para tanto, é necessário que os procedimentos de amostragem e os tamanhos amostrais estejam adequados aos procedimentos propostos. Objetivou-se identificar os métodos de seleção amostral, bem como a realização e os tipos de cálculo para determinação do tamanho amostral adotados em teses e dissertações desenvolvidas em um programa de pós-graduação no campo da Educação Física. As teses e dissertações, defendidas entre 2003 e 2013, foram obtidas via repositório digital. Foram incluídos apenas estudos de caráter quantitativo, nos quais analisou-se: (1) critério para seleção amostral; (2) presença de cálculo amostral; (3) tipo de cálculo para estimativa do tamanho amostral. Foram incluídos 199 trabalhos. Dentre estes, 6% (n=11) usaram métodos probabilísticos para seleção amostral e 3% (n=6) usaram amostra animal. Quanto à realização de cálculo amostral 36% (n=72) dos trabalhos relatam ter adotado. Dos estudos que citam ter realizado cálculos, 25% (n=18) usaram equações preditivas, 67% (n=48) consideraram métodos com o poder estatístico como base, 3% (n=2) usaram o intervalo de confiança, 4% (n=3) não citam o método e 1% (n=1) baseou-se no tipo de teste estatístico a ser usado posteriormente. Os métodos de amostragem não-probabilísticos predominam para a seleção dos sujeitos; grande parte dos estudos não relata adotar cálculos para a estimativa do tamanho amostral e dentre aqueles que citam utilizar, os modelos que consideram o poder estatístico como principal critério são predominantes.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Medidas, Métodos e Teorias
-Amostragem
Dissertações Acadêmicas como Assunto
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)



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