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Id: biblio-1224467
Autor: Guatemala. Ministerio de Salud Pública y Asistencia Social. Dirección General de Regulación, Vigilancia, Acreditación y Control de la Salud.
Título: Regulación de la publicidad de los establecimientos de atención para la salud: norma técnica No. 36-2019 / Regulation of advertising of health care establishments: technical standard No. 36-2019.
Fonte: Guatemala; MSPAS; abr. 2019. 5 p.
Idioma: es.
Resumo: El objetivo del documento es la regularización de la publicidad de los establecimientos de atención para la salud, así como la promoción de sus servicios, que se realizan en el territorio de Guatemala. Contiene además, las definiciones de los conceptos relacionados al tema principal, además de la infraestructura que deberá tener cada clínica, incluidos el equipo y recurso humano y técnico.
Descritores: Centros de Saúde
Publicidade/legislação & jurisprudência
-Controle da Publicidade de Produtos
Pôsteres como Assunto
Guatemala
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: GT1.1 - Biblioteca y Centro de Información


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1040199
Autor: Lermen, Helena Salgueiro; Mora, Claudia; Neves, André Luiz Machado das; Azize, Rogerio Lopes.
Título: Aids em cartazes: representações sobre sexualidade e prevenção da Aids nas campanhas de 1º de dezembro no Brasil (2013-2017) / El Sida en los carteles: representaciones sobre sexualidad y prevención del Sida en las campañas del 1º de diciembre en Brasil (2013-2017) / AIDS in posters: representations on sexuality and Aids prevention in December 1st campaigns in Brazil (2013-2017)
Fonte: Interface (Botucatu, Online);24:e180626, 2020. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Buscou-se analisar as representações da sexualidade e prevenção em cartazes produzidos pelo Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) a partir da diretriz da prevenção combinada (PC), adotada em 2013. Realizou-se análise de conteúdo, de caráter descritivo e documental, dos cartazes de campanhas do dia 1º de dezembro (2013-2017). Resultados apontam que aspectos relacionais do uso do preservativo teriam menos relevância, ao passo que a individualização do cuidado vem se acirrando sob a lógica de "testar para se conhecer". Nota-se a oferta de alternativas de prevenção, por meio do símbolo do tripé "preservativo, teste e comprimido", ou de novas tecnologias como a profilaxia pré-exposição (PrEP) e Profilaxia Pós Exposição (PEP). Isso sugere que, desde seu lançamento, a PC passou a orientar as campanhas do DCCI, em oposição a campanhas anteriores que privilegiavam populações-alvo e o preservativo masculino.(AU)

El objetivo fue analizar las representaciones de la sexualidad y prevención en carteles producidos por el Departamento de Enfermedades de Condiciones Crónicas e Infecciones de Transmisión Sexual (DCCI, por sus siglas en portugués), a partir de la directriz de prevención combinada (PC), adoptada en 2013. Se realizó el análisis de contenido, de carácter descriptivo y documental de los carteles de campañas del día 1º de diciembre (2013-2017). Los resultados señalan que aspectos relacionales del uso del preservativo tendrían menos relevancia, mientras que la individualización del cuidado se recrudece bajo la lógica de "hacer test para conocerse". Se observa la oferta de alternativas de prevención a través del símbolo del trípode: "preservativo, test y comprimido" o de nuevas tecnologías como PrEP y PEP. Eso sugiere que, desde su lanzamiento, la PC pasó a orientar las campañas del DCCI, en oposición a campañas anteriores que privilegiaban a poblaciones-objetivo y el preservativo masculino.(AU)

The article sought to analyze representations of sexuality and prevention on posters produced by the Department of Chronic Conditions Diseases and Sexually Transmitted Infections (DCCI) stemming from the combination prevention (CP) guidelines adopted in 2013. A descriptive and documental content analysis of posters relative to the World Aids Day (December 1st) was carried out (2013-2017). Results indicate that relational aspects of condom use appear to be less relevant, and increments of the individualization of care under the logic of "know your status" are becoming stronger. It is also possible to notice preventive alternatives, by way of the tripod symbol: "condom, test and pill", or new technologies such as PrEP and PEP. This suggests that the CP has been guiding the DCCI campaigns since its launch, as opposed to previous campaigns focusing on target populations and male condoms.(AU)
Descritores: Síndrome de Imunodeficiência Adquirida/prevenção & controle
Sexualidade
Pôsteres como Assunto
Promoção da Saúde/provisão & distribuição
-Brasil
Estudos Epidemiológicos
Armazenamento e Recuperação da Informação/estatística & dados numéricos
Responsável: BR33.1 - Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação


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Id: biblio-1040764
Autor: Santo, Wanda Espírito; Araújo, Inesita.
Título: No reclame da liberdade: as lutas antimanicomiais dos anos 1990 pelos seus cartazes de divulgação / The claim of freedom: deinstitutionalization movement and practices in the 1990s, through their posters
Fonte: Physis (Rio J.);29(2):e290202, 2019. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo O artigo objetiva compreender como as vozes que têm transformado as práticas e as concepções sobre a loucura organizaram seu discurso e disputaram sentidos nos espaços públicos, através da análise de materiais de divulgação do Movimento da Reforma Psiquiátrica no Brasil. Mais especificamente, de cartazes da década de 1990, um dos momentos sócio-históricos discursivos estudados na tese "Movimentos Sociais em Saúde e Estratégias de Produção de Sentidos: no reclame da liberdade, o novo lugar da loucura". Os cartazes foram analisados em seus discursos, procurando identificar, compreender e comparar os dispositivos de enunciação do material avaliado, tendo como contraponto sua dimensão temporal e geográfica. Os resultados mostram que os anos 1990 como um tempo de consolidação do movimento e das práticas antimanicomiais, sendo cultura, liberdade e cidadania os principais valores em torno dos quais se articulou a produção de sentidos naquele momento histórico.

Abstract This article aims to understand how the voices that changed the practices and ideas about madness organized their discourse and disputed meanings in the public space, through the analysis of advertising material for the Brazilian Psychiatric Reform. More specifically in 1990's posters, one of the social-historical and discursive moments focused in the thesis: "Social Movements in Health and Strategies of Production of Senses: in the claim of freedom, the new place of madness". The posters were analyzed in their discourses trying to identify, comprehend and compare the enunciation devices in the light of their temporal and geographical aspects. The results identify the 1990's as a moment of consolidation for deinstitutionalization movement and practices (anti-manicomial), when culture, freedom and citizenship were the main values, which built the meaning of that historical moment.
Descritores: Psiquiatria/tendências
Saúde Mental/tendências
Pôsteres como Assunto
Comunicação em Saúde
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR433.1 - CB/C - Biblioteca Biomédica C


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Id: biblio-985056
Autor: Silva, Monalisa Nanaina da; Monteiro, Juliana Cristina dos Santos.
Título: Representatividade da mulher negra em cartazes publicitários do Ministério da Saúde / Representatividad de la mujer negra en carteles publicitarios del Ministerio de Salud brasileño / Representation of the black woman on the Brazilian Ministry of Heath advertising posters
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;52:e03399, 2018. tab, graf.
Idioma: en; pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: Descrever e analisar a representatividade da mulher negra nos cartazes utilizados pelo Ministério da Saúde em campanhas publicitárias voltadas para a promoção da saúde sexual e reprodutiva da mulher. Método: Estudo descritivo, exploratório e documental dos cartazes publicitários direcionados para a promoção da saúde sexual e reprodutiva da mulher, disponibilizados na Biblioteca Virtual em Saúde. Para a análise dos dados, adotou-se o método de análise de conteúdo na modalidade temática. Resultados: Dos 498 cartazes identificados, 161 eram referentes à promoção da saúde sexual e reprodutiva das mulheres. Aplicando os critérios de exclusão, restaram 41 cartazes, dos quais 31 (75,6%) traziam a representação da mulher branca, nove (21,9%) da mulher negra, e um da mulher indígena (2,4%). A análise dos dados convergiu para duas categorias analíticas: a pseudorrepresentação da mulher negra e a saúde sexual e reprodutiva da mulher limitada ao ciclo gravídico e pós-natal. Conclusão: A representação da mulher negra nos cartazes publicitários do Ministério da Saúde é baixa, e as temáticas promovidas nos cartazes não contemplam todos os fenômenos que compõem a saúde sexual e reprodutiva feminina durante seu ciclo vital.

RESUMEN Objetivo: Describir y analizar la representatividad de la mujer negra en los carteles utilizados por el Ministerio de Salud en campañas publicitarias volcadas a la promoción de la salud sexual y reproductiva de la mujer. Método: Estudio descriptivo, exploratorio y documental de los carteles publicitarios dirigidos a la promoción de la salud sexual y reproductiva de la mujer, facilitados en la Biblioteca Virtual en Salud. Para el análisis de los datos, se adaptó el método de análisis de contenido en la modalidad temática. Resultados: De los 498 carteles identificados, 161 eran referentes a la promoción de la salud sexual y reproductiva de las mujeres. Aplicando los criterios de exclusión, restaron 41 carteles, de los que 31 (75,6%) traían la representación de la mujer blanca, nueve (21,9%) de la mujer negra y uno de la mujer indígena (2,4%). El análisis de los datos convergió a dos categorías analíticas: la pseudorrepresentación de la mujer negra y la salud sexual y reproductiva de la mujer limitada al ciclo del embarazo y post parto. Conclusión: La representación de la mujer negra en los carteles publicitarios del Ministerio de la Salud es baja, y las temáticas promovidas en los carteles no contemplan todos los fenómenos que componen la salud sexual y reproductiva femenina durante su ciclo vital.

ABSTRACT Objective: To describe and analyze the forms of representation of black women in posters used by the Brazilian Ministry of Health for advertising campaigns on women's sexual and reproductive health. Method: Descriptive, exploratory and documentary study with advertising posters addressing the promotion of women's sexual and reproductive health, available at the Virtual Health Library - Brazil. For the analysis of data, the thematic content analysis was used. Results: Out of the 498 identified posters, 161 addressed women's sexual and reproductive health. After applying the exclusion criteria, 41 posters remained, of which 31 (75.6%) represented a white woman, nine (21.9%) a black woman, and one an indigenous woman (2.4%). Data analysis converged to two analytical categories: the pseudo representation of black women; and women's sexual and reproductive health limited to pregnancy and postpartum. Conclusion: The representation of the black woman in the advertising posters of the Brazilian Ministry of Health is low, and the themes addressed in the posters do not contemplate all the phenomena that make up the sexual and reproductive health of women during their life cycle.
Descritores: Saúde da Mulher
Grupo com Ancestrais do Continente Africano
Pôsteres como Assunto
Comunicação em Saúde
Identidade de Gênero
-Saúde das Minorias Étnicas
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: lil-601789
Autor: Beck-da-Silva, Luís; Rohde, Luís Eduardo.
Título: Pôster: uma prática a ser revista! / Poster: a practice to be revised! / Póster: Una Práctica a ser Revisada!
Fonte: Arq. bras. cardiol;97(2):e37-e38, ago. 2011.
Idioma: pt.
Descritores: Congressos como Assunto
Pôsteres como Assunto
-Editoração
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: lil-587583
Autor: Pereira, Carlos Umberto; Oliveira, Débora Moura da Paixão.
Título: Produzindo um pôster científico / Creating a scientific poster
Fonte: Arq. bras. neurocir;26(2):64-71, jun. 2007. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: Demonstrar como organizar as informações de modo que as idéias centrais de trabalhos científicos na forma pôster sejam facilmente apreendidas, bem como orientar a utilizar os recursos disponíveis para o pôster despertar o interesse do público. Apresentações no formato pôster tornam-se uma parte cada vez mais importante de conferências científicas, são excelentes para apresentadores iniciantes por ser consideradas menos desafiadoras do que as apresentações orais.Um pôster bem desenhado dá ao público uma vista geral e concisa de pesquisa, metodologia, tamanho da amostra, resultados e suas implicações, por isso requer o esforço considerável em identificar os ingredientes vitais e rejeitar todo o material supérfluo.

Objective: Show the guidelines to create an effective poster presentation for scientific information.Poster presentations have been taking an important part of scientific meetings, are well shaped for beginning authors as is less challenging than the oral presentations. Well drawn posters give to the public a general and concise sight of the research, methodology, size of the sample, results, and its implications. Therefore it requires a considerable effort in identifying the vital ingredients and rejecting all the superfluous informations.
Descritores: Pôsteres como Assunto
Comunicação e Divulgação Científica
Responsável: BR584.1 - Biblioteca Central BSCAN



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