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Id: biblio-839745
Autor: Andrade, Rubian Diego; Ferrari Junior, Geraldo Jose; Capistrano, Renata; Teixeira, Clarissa Stefani; Silva Beltrame, Thais; Pereira Gomes Felden, Erico.
Título: Absenteísmo na indústria está associado com o trabalho em turnos e com problemas no sono / Absence in industry is associated with shift work and with problems in sleep
Fonte: Cienc. Trab;19(58):35-41, abr. 2017. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: INTRODUÇÃO: Cada vez mais as indústrias mantêm seu volume de produção durante as 24h horas do dia. Esta reorganização temporal traz repercussões importantes para a saúde do trabalhador. O objetivo deste estudo foi analisar os fatores associados ao absenteísmo em trabalhadores de diferentes turnos de uma indústria de grande porte do sul do Brasil. MÉTODO: A amostra foi composta por 885 profissio nais com média de idade de 31,1(8,5) anos de uma indústria do setor de telecomunicação. A variável dependente foi avaliada por meio de faltas ao trabalho nos últimos 12 meses por motivos de saúde. RESULTADOS: A frequência de absenteísmo foi de 16,6%. Os fatores associados ao desfecho foram a idade avançada (OR=2,16; IC95%= 1,27-3,67), o trabalho em turnos extremos, primeiro turno (OR=1,91; IC95%= 1,08-3,36) e terceiro turno (OR=2,06; IC95%= 1,01-4,25), percepção elevada de estresse (OR=1,74; IC95%= 1,07 - 2,82) e os distúrbios do sono (OR=2,03; IC95%= 1,07-3,76). Não foram identi ficadas associações entre absenteísmo e fatores de estilo de vida como prática de atividade física e consumo de álcool e tabaco. CONCLUSÃO: Trabalhadores com distúrbios de sono e que exercem suas funções em turnos extremos (manhã ou noite) possuíram mais chan ce de faltar ao trabalho por questões de saúde.

INTRODUCCIÓN: Increasingly the industry maintains its production vol ume during the 24 hours of the day. This time reorganization has important implications for workers' health The aim of this study was to analyze factors associated with absenteeism among workers in dif ferent shifts of a large industry in southern Brazil. METHODS: The sample consisted of 885 professionals with an average age of 31.1 (8.5) years of the telecommunication sector industry. The dependent vari able was assessed by absence from work in the last 12 months for health reasons. RESULTS: The absenteeism rate was 16.6%. Factors associated with outcome were advanced age (OR = 2.16, 95% CI 1.27 to 3.67), work in extreme shifts, first round (OR = 1.91, 95% CI 1.08 3.36) and third round (OR = 2.06, 95% CI 1.01 to 4.25), high perceived stress (OR = 1.74, 95% CI 1.07 to 2.82) and sleep disorders (OR = 2.03, 95% CI 1.07 to 3.76). No associations were found between absenteeism and lifestyle factors such as physical activity and consumption of alcohol and tobacco. CONCLUSION: Workers with sleep disorders and perform their duties in extreme shifts (morning or night) possessed more likely to miss work for health reasons.
Descritores: Transtornos do Sono-Vigília/epidemiologia
Telecomunicações
Absenteísmo
Jornada de Trabalho em Turnos
-Fatores Socioeconômicos
Brasil
Inquéritos e Questionários
Saúde do Trabalhador
Distribuição por Sexo
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-1101777
Autor: Belli, Laura F.
Título: Recomendaciones para la comunicación de malas noticias por teléfono durante la pandemia por SARS-CoV-2 / Recommendations for communicating bad news by phone during the SARS-CoV-2 pandemic / Recomendações para a comunicação de más notícias por telefone durante a pandemia do SARS-CoV-2
Fonte: Rev. panam. salud pública = Pan am. j. public health;44:e69, 2020.
Idioma: es.
Resumo: RESUMEN La pandemia actual por SARS-CoV-2 presenta desafíos específicos para los profesionales de salud en el campo de la atención sanitaria. En este contexto de emergencia, la comunicación de malas noticias toma especial relevancia por el modo particular en que debe llevarse a cabo: la necesidad de mantener distanciamiento sanitario y las restricciones de movilidad impuestas a la población general hacen que esta tarea deba ser realizada, muchas veces, de manera remota, en su mayoría mediante llamados telefónicos. Esto enfrenta a los profesionales a una serie de obstáculos particulares: a) la mayoría de ellos poseen escasa o nula formación sobre esta clase de habilidades comunicativas, b) la comunicación efectiva de malas noticias depende, en gran parte, del lenguaje corporal utilizado, ausente en este tipo de intercambios, y c) dado que este tipo de diálogo remoto no es recomendable -con excepción de circunstancias particulares como la actual- existe escasa literatura disponible para guiar a quienes deben cumplir esta tarea. Este manuscrito ofrece recomendaciones sobre pautas básicas para la comunicación remota de malas noticias por teléfono, en situaciones en las cuales no se pueda llevar a cabo esta tarea de forma presencial. Se presenta una propuesta estructurada en torno de cuatro "momentos" para orientar la transmisión de malas noticias a distancia, con el fin de mejorar los cuidados a pacientes, familiares y cuidadores durante este intercambio y también reducir el impacto negativo que este intercambio tiene sobre los profesionales de la salud.(AU)

ABSTRACT The current SARS-CoV-2 pandemic presents specific challenges for health professionals in the healthcare setting. In this emergency context, the communication of bad news is especially relevant because of the particular way it must be done: the need to maintain social distance or mobility restrictions imposed on the general population means that this task must often be carried out remotely, mostly by telephone calls. This confronts professionals with a number of particular obstacles: a) most of them have little or no training in this kind of communication skills, b) effective communication of bad news largely depends on body language, which is absent in this type of exchange, and c) since this type of remote dialogue is not recommended — except in particular circumstances such as the current ones — there is little literature available to guide the professionals who must carry out this task. This manuscript offers recommendations for remote communication of bad news by telephone, applicable to situations in which this task cannot be carried out in person. A proposal structured around four "moments" is presented to guide the remote transmission of bad news in order to improve the care of patients, families and caregivers during this exchange and to reduce the negative impact from it on health professionals.(AU)

RESUMO A actual pandemia do SARS-CoV-2 apresenta desafios específicos para os profissionais de saúde na área da saúde. Neste contexto de emergência, a comunicação de más notícias é particularmente relevante devido à forma específica como deve ser feita: a necessidade de manter a distância social ou as restrições de mobilidade impostas à população em geral implica que esta tarefa seja frequentemente realizada à distância, sobretudo através de chamadas telefónicas. Isto confronta os profissionais com uma série de obstáculos particulares: a) a maioria deles tem pouca ou nenhuma formação neste tipo de competências de comunicação, b) a comunicação eficaz de más notícias depende, em grande medida, da linguagem corporal utilizada, que está ausente neste tipo de intercâmbio, e c) como este tipo de diálogo à distância não é recomendado - excepto em circunstâncias particulares como a actual - há pouca literatura disponível para orientar aqueles que devem realizar esta tarefa. Este manuscrito oferece recomendações sobre a comunicação à distância de más notícias por telefone para situações em que esta tarefa não pode ser realizada pessoalmente. É apresentada uma proposta estruturada em torno de quatro "momentos" para orientar a transmissão de más notícias à distância, a fim de melhorar os cuidados prestados aos doentes, às famílias e aos prestadores de cuidados durante este intercâmbio e também para reduzir o impacto negativo que este intercâmbio tem sobre os profissionais de saúde.(AU)
Descritores: Infecções por Coronavirus/epidemiologia
Educação Médica/métodos
Comunicação em Saúde/métodos
-Telecomunicações/tendências
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1139887
Autor: Bassi, Camillo de Moraes.
Título: Subsídios à proposta para reorientar a atuação do Fust durante o período de emergência de saúde pública decorrente da Covid-19 (PL nº 2.388/2020) / Nota Técnica n. 84 (Disoc) : Subsídios à proposta para reorientar a atuação do Fust durante o período de emergência de saúde pública decorrente da Covid-19 (PL nº 2.388/2020).
Fonte: Brasília; IPEA; 2020. 14 p. (Nota Técnica / IPEA. Disoc, 84).
Idioma: pt.
Resumo: Esta nota técnica atém-se a dar subsídios ao PL nº 2.388/2020, por entender que, ao justificar a utilização do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) à finalidade ora tratada, explora superficialmente seus descaminhos (seu viés funcional), abrindo de lacunas a desentendimentos, e a dúvidas que põem em xeque a própria validade da proposição. À correição do fato, investiga-se sua execução orçamentária, de modo a desnudar que seu usufruto, como mecanismo de flexibilização orçamentária, responde pela inanição do fundo em relação ao financiamento de escolas públicas que, aliás, em muito se alinham às ideias do PL. Além da introdução, encontra-se, na segunda seção da nota técnica, uma leitura do PL nº 2388/2020, identificando suas propostas e as justificativas (superficiais) à reorientação do Fust. Na terceira seção, recuperam-se as finalidades originais do Fust, apoiando-se em sua legislação fundadora. Na quarta seção, analisa-se sua execução orçamentária, no período 2015-2020, procurando sinalizar que sua disfunção não é algo pontual, mas sim que vem se arrastando há anos.
Descritores: Coronavirus
Infecções por Coronavirus
Internet
Pandemias
Saúde Pública
Telecomunicações
Responsável: BR1541.1 - Biblioteca
[{"text": "BR1541.1"}]


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Texto completo SciELO Chile
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Id: lil-710944
Autor: Bonilla Prieto, Liliana Andrea; Plaza Rocha, Diana Carolina; De Cerquera, Gladys Soacha; Riaño-Casallas, Martha Isabel.
Título: Teletrabajo y su relación con la seguridad y salud en el trabajo / Telework and its relationship with health and safety at work
Fonte: Cienc. Trab;16(49):38-42, abr. 2014. tab.
Idioma: es.
Resumo: El teletrabajo es una modalidad laboral que está siendo promovida e implementada en Colombia como estrategia de generación de empleo. Sin embargo, esta forma de flexibilización del trabajo exige que se den unas garantías mínimas en materia de protección a los trabajadores. Por tal razón, el presente artículo busca mostrar cuáles han sido los avances en investigación del teletrabajo, particularmente en lo relacionado con la seguridad y salud en el trabajo. Para este propósito se realizó una revisión de estudios en diferentes bases de datos y revistas científicas indexadas. Como resultado se identificaron aspectos como la ampliación del mercado laboral, flexibilidad laboral, inclusión de la población en situación de discapacidad a la vida laboral y conciliación con la vida familiar. Sin embargo, se encontró que en cuanto a la salud de los teletrabajadores y sus riesgos, son las empresas quienes los asumen en la mayoría de los casos. Por otra parte, se observó que falta regulación legal y jurídica para la implementación del teletrabajo en muchos de los países donde se realizaron las investigaciones y estudios. En conclusión, se hace necesario determinar aspectos contractuales, responsabilidades de las empresas, definición de horarios y tiempos de trabajo, condiciones de salud y seguridad, vigilancia, acompañamiento, necesidad de crear capacitaciones específicas para el teletrabajador y las empresas que tengan esta modalidad.

This article shows the results obtained according to telework and its relation to health and safety, building cataloging objectives studies have been performed to identify the achievements obtained in the different studies and research and categorize them according to the evidence found. In different databases and scientific journals a review of studies and research was conducted, which were related to the main theme. As a result were identified issues such as the expansion of the labor market, labor flexibility, inclusion of people with disabilities in working life, family life reconciliation. However, it was found that in terms of the health of teleworkers and their risks are the companies who take in most cases. On the other hand, lack of legal and judicial regulation for the implementation of teleworking in many of the countries where the research and studies conducted. It is necessary to determine contractual, corporate responsibilities, defining work schedules and time, health and safety conditions, monitoring, need for specific training for teleworkers and companies with this modality.
Descritores: Telecomunicações
Trabalho/psicologia
Saúde do Trabalhador
Emprego/organização & administração
-Colômbia
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-698852
Autor: Vialart Vidal, María Niurka.
Título: Telenfermería. Traspasando las fronteras / Telenursing. Going beyond the borders
Fonte: Rev. cuba. enferm;29(2):134-144, abr.-jun. 2013.
Idioma: es.
Resumo: El trabajo colaborativo y aprendizaje en red, constituye una estrategia vinculadora, de articulación e intercambio entre instituciones y/o personas, que deciden asociar voluntaria y concertadamente sus esfuerzos, experiencias y conocimientos para el logro de fines comunes, este intercambio tendrá un mayor alcance si son apoyados por las tecnologías de la información y las comunicaciones (TIC) como alternativas de comunicación. La red de enfermería Informática de Cuba se ha propuesto varios objetivos de trabajo que permitan el empoderamiento de estas herramientas para la gerencia, asistencia, docencia e investigación, con el objetivo de facilitar la articulación entre los miembros de la red y sus grupos a través de una plataforma fácil y amigable, que permita el intercambio y fortalecimiento de la actividad de enfermería, la educación permanente y la investigación en este campo de acción. Se realiza una revisión bibliográfica y documental de las actividades realizadas a través de las grabaciones efectuadas en la sala virtual y el registro de participantes en la base de dato. De diciembre del 2011 a noviembre del 2013 se ha trasmitido a través de teleconferencias un Taller, 3 entrenamientos en Elluminate, 8 Reuniones virtuales y 11 teleconferencias. Se ha logrado progresivamente que el personal de enfermería identifique la potencialidad y el alcance que tiene esta herramienta, para el intercambio científico y las actividades académicas, cumpliéndose así los objetivos propuestos en el presente trabajo(AU)

The collaborative work and the networked learning are a linking strategy of articulation and exchange among institutions and or/persons that decide to combine in a voluntary and concerted way their efforts, experiences and knowledge to attain common objectives. This exchange will have greater scope if they are supported by the information and communication technologies (ICT) as communication alternatives. The informatic nursing network of Cuba has several work objectives that allow the empowerment of these tools for management, assistance, teaching and research. The aim is to facilitate the articulation among the members of the network and their groups through an easy friendly platform encouraging exchanges and strengthening of the nursing activity, permanent education and research in this field. A literature and documentary review of the activities was made through recordings taken in the virtual room and the register of participants included in the database. From December 2011 to November 2013, one workshop, 3 Elluminate-based training courses, 8 virtual meetings and 11 teleconferences have been transmitted. It has been managed that the nursing staff gradually identifies the potentialities and the scope of this tool for scientific exchange and for academic activities, thus complying with the set objectives of the present paper(AU)
Descritores: Aprendizagem
Redes de Comunicação de Computadores
Telecomunicações
-Literatura de Revisão como Assunto
Bases de Dados Bibliográficas/tendências
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-956560
Autor: DORIGATTI, ALCIR ESCOCIA; PEREIRA, BRUNO MONTEIRO TAVARES; SIMÕES, ROMEO LAGES; MATSUGUMA, JULIANA RODRIGUES; CALDERAN, THIAGO RODRIGUES ARAUJO; FRAGA, GUSTAVO PEREIRA.
Título: In-person and telemedicine course models for disaster preparedness: a comparative analysis / Modelo de curso presencial e via telemedicina para preparação em desastres: uma análise comparativa
Fonte: Rev. Col. Bras. Cir;45(3):e1710, 2018. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: to compare the students' performance in face-to-face and telemedicine courses for the training and necessary action in disasters, using telemedicine as an effective training tool. Methods: online research conducted after the end of the course of preparation in disasters, carried out in-person, as well as by videoconference. We compared the performance of students in the in-person course and through telemedicine. Results: in the comparison of the results obtained with the pre- and post-test data between the students who attended via telemedicine and in-person, we observed that in the two modalities there was an increase in knowledge (p<0.001). We also observed no statistically significant differences in the posterior evaluation between the in-person and telemedicine courses (p=1.0), however, there was a significant difference at the pre-test evaluative moment (p<0.001). Conclusion: videoconferencing can be effectively used to train health professionals in disaster management, being able to provide adequate knowledge and become an important tool to distance reaching in continuing education.

RESUMO Objetivo: comparar o desempenho dos alunos nos cursos presenciais e via telemedicina para a capacitação e atuação necessária em desastres, se valendo da telemedicina como uma ferramenta efetiva de treinamento. Métodos: pesquisa online realizada após o término do curso de preparação em desastres, realizado presencialmente, bem como, por videoconferência. Comparou-se o desempenho dos alunos do curso presencial e via telemedicina. Resultados: na comparação dos resultados obtidos com os dados pré e pós-teste entre os alunos que cursaram via telemedicina e presencialmente, observou-se que nas duas modalidades do curso houve aumento do conhecimento (p<0,001). Constatou-se ainda que não houve diferenças estatisticamente significativas na avaliação posterior entre os cursos presenciais e via telemedicina (p=1,0), no entanto, houve diferença com significância no momento avaliativo pré-teste (p<0,001). Conclusão: as videoconferências podem ser utilizadas de forma efetiva para a capacitação de profissionais da área de saúde na gestão de desastres, sendo capaz de prover o conhecimento de forma adequada e ser ferramenta importante para alcance à distância em educação continuada.
Descritores: Telecomunicações
Telemedicina/métodos
Planejamento em Desastres
-Brasil
Inquéritos e Questionários
Reprodutibilidade dos Testes
Bombeiros/educação
Educação Médica/métodos
Educação em Enfermagem/métodos
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Ruggiero, Wilson Vicente
Silveira, Regina Melo
Sigulem, Daniel
Id: lil-264189
Autor: Gutierrez, Marco Antonio; Furuie, Sérgio Shiguemi; Figueiredo, Júlio César Bastos; Yamaguti, Marcos; Carvalho, Tereza Cristina; Ruggiero, Wilson Vicente; Spinardi, Fernanda Regazzini; Blanes, Marcelo; Silveira, Regina Melo; Pilon, Paulo Eduardo; Paiva, Paulo Bandeira; Sigulem, Daniel.
Título: Rede de alta velocidade para a transmissão, armazenamento e visualização de imagens médicas / High Speed Networks for Transmission, Storage and Viewing of Medical Images
Fonte: Mundo saúde (Impr.) = Mundo saude (Impr);24(3):182-6, maio.-jun. 2000. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: A distribuição dos serviços de saúde e o compartilhamento de informações clínicas, utilizando sistemas de telecomunicação, envolvem um conjunto diverso e complexo de tecnologias. Além disso, se a informação a ser compartilhada contém imagens, um problema especial em cardiologia é como distribuir imagens dinâmicas obtidas em estudos de ecocardiografia e de angiografia com qualidade de serviço. As imagens individuais são facilmente transmitidas, mas o volume total, considerando todas as imagens em uma seqüência, é enorme podendo chegar facilmente na ordem de Giga Bytes por paciente. Os avanços em tecnologias de comunicações e em informática facilitam a médicos e especialistas localizados em um centro de referência a troca de informações com médicos e profissionais de saúde em local distante, em outro centro, ou mesmo com o próprio paciente. Embora em especialidades como cardiologia, radiologia e patologia, as informações relevantes sobre o paciente sejam inerentemente digitais, a necessidade de alta qualidade associada ao volume de dados impõem limitações na prática de ações de Medicina à distância através dos meios de comunicação convencionais
Descritores: Ciência de Laboratório Médico
Diagnóstico por Imagem
Sistemas de Informação
-Telecomunicações
Responsável: BR599.1 - Coordenação Geral de Documentação e Informação (CGDI)


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Id: lil-605268
Autor: Andrade, Carlana Santos Grimaldi Cabral de.
Título: Agentes comunitários de saúde e os desafios da educação permanente: reflexões sobre a experiência do programa telessaúde Brasil: núcleo Rio de Janeiro / Community health workers and the challenges of continuing education: reflections on the experience of the telehealth program Brazil: Rio de Janeiro.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2011. 119 p. ilus, mapas, tab, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Este estudo traz uma reflexão sobre os desafios de educação permanente dos Agentes comunitários de Saúde inseridos no projeto Telessaúde/Rio de Janeiro. Temos como objetivo geral discutir o processo de educação permanente desses colaboradores inseridos no Projeto Telessaúde, Núcleo Rio de Janeiro, ressaltando os usos reais e potenciais das ferramentas da educação à distância, na perspectiva da educação crítica. Os objetivos específicos são: descrever o perfil demográfico de utilização de ferramentas de educação permanente a distância de Agente comunitário de saúde (ACS) do Estado do Rio de Janeiro inseridos no Telessaúde RJ, segundo as regiões administrativas do Rio de Janeiro; descrever e analisar a participação dos ACS no Telessaúde RJ durante o ano de 2009 nas atividades de teleconferências; discutir, com base na participação dos ACS no Telessaúde RJ, o papel da mediação da internet e das ferramentas do Telessaúde RJ no seu trabalho, na perspectiva pedagógica crítica. A metodologia utilizada é quali-quantitativa, no intuito de descrever, quantificar e classificar os dados em relação aos ACS que estão inseridos no Telessaúde. A coleta de dados se deu a partir de um relatório das oficinas presenciais e da análise de 100 formulários preenchidos pelos ACS nos workshops realizados nas regiões administrativas do Rio de Janeiro e no registro de teleconferências. Resultados: o relatório das oficinas nos mostrou que os ACS vêem no Telessaúde não só um espaço para troca de experiências, mas também para a educação permanente em serviço. Foi evidenciando na análise dos formulários, que a faixa etária na amostra de 100 dos ACS é de 23 a 38 anos com 59 ACS...

This study reflects on the challenges of continuing education for the staff of Community Health Telehealth, being part of the project in Rio de Janeiro. We have as a general objective: to discuss the process of continuing education for ACS inserted in Telehealth Project, Rio de Janeiro, emphasizing the uses, actual and potential tools of distance education from the perspective of critical education. Specific Objectives: to describe the demographic profile of usage of tools for lifelong learning at a distance of ACS of Rio de Janeiro RJ inserted in Telehealth, according to the administrative regions of Rio de Janeiro; to describe the participation of the ACS for the RJ Telehealth, in year 2009 as well as the activities of teleconferencing, to discuss, based on participation in the ACS Telehealth RJ, the mediating role of the Internet and RJ Telehealth tools in their work, the critical pedagogical perspective. The methodology is quali-quantitative, in order to describe, quantify and classify data in relation to the ACS that are inserted in Telehealth. Data collection took place from a report of the workshops, and the analysis of 100 completed forms by the ACS in workshops held in the administrative regions of Rio de Janeiro, and the record teleconferences. Results: related to the report of the workshops It showed us that they see the ACS Telehealth not only as a space for exchanging experiences, but as a space for continuing education in service. It was evident in the analysis of the forms in relation to age in the sample of 100 of these ACS were ranging from 23 to 38 years with 59 CHA...
Descritores: Agentes Comunitários de Saúde/educação
Agentes Comunitários de Saúde/estatística & dados numéricos
Educação Continuada em Enfermagem
Educação a Distância
Telenfermagem
-Análise Estatística
Brasil
Indicadores Demográficos
Informática em Enfermagem
Internet
Pesquisa Qualitativa
Telecomunicações
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)
BR1366.1; TE476


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Id: biblio-1037414
Autor: Faria, Magda Guimarães de Araujo.
Título: Telessaúde Brasil – núcleo Rio de Janeiro: a educação permanente no trabalho de enfermeiros da atenção básica / Brazil Telehealth Program - Rio de Janeiro nucleus: the continuing education of nurses working in primary care.
Fonte: Rio de Janeiro; s.n; 2010. 128 p. ilus, map, tab, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Enfermagem para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O processo de educação em saúde é um dos determinantes para a qualidade da atuação das equipes de atenção básica. A educação permanente, em especial, possibilita o aprendizado dinâmico a partir das demandas do cotidiano do trabalhador. Atualmente, a educação a distância é um dos meios pelos quais os profissionais podem se aprimorar, rompendo com incompatibilidades temporais e geográficas. Com este objetivo, foi instituído em 2007, pelo Ministério da Saúde, o Programa Telessaúde Brasil, que visa a educação permanente a distância dos profissionais da estratégia de saúde da família, sendo o Rio de Janeiro um dos núcleos do projeto piloto. Esta pesquisa teve como objetivos: a) Identificar e caracterizar, do ponto de vista sócio-demográfico, acadêmico e quanto ao uso de tecnologias de internet, os enfermeiros inseridos no Projeto Telessaúde Brasil núcleo Rio de Janeiro, segundo as regiões fluminenses; b) Identificar, categorizar e analisar as principais demandas de educação permanente apontadas pelos enfermeiros participantes no momento da adesão; c) Descrever e analisar a participação dos enfermeiros em atividades específicas. O Projeto possui duas atividades básicas: a teleconferência, funcionando de modo síncrono, em que o profissional tem a oportunidade de participar de aulas sobre temas de interesse com possibilidade de interação; e, a segunda opinião formativa que, de modo assíncrono possibilita ao trabalhador obter a opinião de um especialista sobre qualquer dúvida de seu cotidiano. A metodologia utilizada foi quantitativa, com desenho longitudinal e observacional, delineamento de pesquisa não experimental e caráter descritivo. Os dados foram obtidos entre os anos de 2009 e 2010 utilizando três fontes: formulários de Linha de base, registro de teleconferências e registros de perguntas e respostas de segunda opinião formativa...

The education process is a determinant factor for the quality of service of health professionals. Permanent Education, particulary, enables dynamic learning from the daily demands of the professional. Currently, distance education is one means by which practitioners can improve, surpassing temporal and geographical incompatibilities. In this sense, it was established in 2007 by the Ministry of Health the Brazil Telehealth Program, which seeks to promote permanent distance education for professionals involved in the family health strategy, being Rio de Janeiro as one of the cores of the pilot project. This research aimed to: a) Identify and characterize, in terms of socio-demographic, academic, and on the use of Internet technologies, the nurses inserted into Telehealth Project Brazil Rio de Janeiro Nucleus, Rio de Janeiro according to region, b) To identify, categorize and analyze the permanent education demands pointed by the participants, c) Describe and analyze the participation of nurses in specific activities. The Project has two basic activities: the teleconference, working synchronously in wich the professional has the opportunity of attending classes about subjects there ar in accordance with the interaction possibility and, the second formative opinion, asynchronously working, giving the worker the possibility to obtain the opinion of an expert on any doubt in his everyday life. The methodology was based on a quantitative approach with longitudinal design and observational, not experimental research design and descriptive character. Data were collected between the years 2009 and 2010 and analyzed according to three sources of information: Baseline forms, teleconferences and formative second opinions...
Descritores: Atenção Primária à Saúde
Educação Continuada em Enfermagem
Educação a Distância
Redes de Comunicação de Computadores
Telecomunicações
-Análise Estatística
Brasil
Estratégia Saúde da Família
Informática em Enfermagem
Responsável: BR1366.1 - Biblioteca Biomédica B - CB/B (Odontologia e Enfermagem)
BR1366.1; TE453


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Id: biblio-959388
Autor: Jarufe, Nicolás; Barra, Marcelo; Varas, Julián.
Título: Centros de simulación quirúrgica regionales y certificación a distancia (telesimulación): una innovación pionera en el mundo conducida por la Sociedad de Cirujanos de Chile / Regional surgical simulation centers and remote certification (telesimulation): a pioneering innovation in the world conducted by the Society of Surgeons of Chile
Fonte: Rev. chil. cir;70(4):307-308, ago. 2018.
Idioma: es.
Descritores: Cirurgia Geral/educação
Telecomunicações
Procedimentos Cirúrgicos Minimamente Invasivos/educação
Educação a Distância
Treinamento por Simulação/métodos
-Certificação
Chile
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: CL61.1 - Biblioteca Central Campus Sur



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