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Id: biblio-951845
Autor: Sousa, Aline Faria de; Couto, Maria Inês Vieira; Martinho-Carvalho, Ana Claudia.
Título: Quality of life and cochlear implant: results in adults with postlingual hearing loss / Qualidade de vida e implante coclear: resultados em adultos com deficiência auditiva pós-lingual
Fonte: Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.);84(4):494-499, July-Aug. 2018. tab.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Introduction Considering the variability of results found in the clinical population using a cochlear implant, researchers in the area have been interested in the inclusion of quality of life measures to subjectively assess the benefits of the implantation. Objective To assess the quality of life of adult users of cochlear implant. Methods A cross-sectional and clinical study in a group of 26 adults of both genders, with mean duration of cochlear implant use of 6.6 years. The Nijmegen Cochlear Implantation Questionnaire and the generic World Health Organization Quality of Life questionnaire were sent electronically. Results The best assessed domain in the quality of life assessment for the cochlear implantation questionnaire was the social domain, whereas for the quality of life questionnaire it was the psychological domain. The variables, gender, time of cochlear implant use and auditory modality did not influence the results of both questionnaires. Only the variable level of education was correlated with the environment domain of the quality of life questionnaire. The variable telephone speech comprehension was associated with a better perception of quality of life for all the domains of the specific questionnaire and for the self-assessment of quality of life in general. Conclusion From the users' perspective, both questionnaires showed that cochlear implant brought benefits to different aspects related to quality of life.

Resumo Introdução Diante da variabilidade de resultados clínicos encontrada na população usuária de implante coclear, pesquisadores da área têm se interessado pela inclusão de medidas de qualidade de vida para avaliar os benefícios do implante coclear de maneira subjetiva. Objetivo Avaliar a qualidade de vida de adultos usuários de implante coclear. Método Estudo transversal e clínico em um grupo de 26 adultos, de ambos os gêneros, com tempo de uso médio do implante coclear de 6,6 anos. Foram usados o questionário específico Nijmegen de Implantes Cocleares e o questionário genérico World Health Organization Quality of Life, enviados via mídia eletrônica. Resultados O domínio mais bem pontuado na avaliação da qualidade de vida para o questionário Nijmegen foi o social e para o questionário World Health Organization Quality of Life foi o psicológico. As variáveis gênero, tempo de uso do implante coclear e modalidade auditiva não influenciaram os resultados dos questionários. Apenas a variável nível de instrução correlacionou-se com o domínio meio ambiente do questionário sobre qualidade de vida. A variável compreensão de fala ao telefone associou-se a uma melhor percepção da qualidade de vida para todos os domínios do questionário específico e para a autoavaliação da qualidade de vida em geral. Conclusão Na perspectiva dos usuários, o implante coclear trouxe benefícios para os diversos aspectos relacionados à qualidade de vida em ambos os questionários.
Descritores: Qualidade de Vida/psicologia
Implantes Cocleares/psicologia
Perda Auditiva/reabilitação
-Telefone
Fatores de Tempo
Fatores Sexuais
Estudos Transversais
Inquéritos e Questionários
Resultado do Tratamento
Satisfação do Paciente
Implante Coclear/psicologia
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Adulto Jovem
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-1141567
Autor: Olivatto, Gabriela Marsola; Teixeira, Carla Regina de Souza; Pereira, Marta Cristiane Alves; Becker, Tânia Alves Canata; Marques, Jennifer Vieira Paschoalin; Hodniki, Paula Parisi.
Título: Programa de apoio telefônico para o monitoramento do Diabetes Mellitus: satisfação e controle glicêmico / Telephone support program for monitoring Diabetes Mellitus: satisfaction and glycemic control
Fonte: Ciênc. cuid. saúde;15(1):148-154, 07/06/2016.
Idioma: en; pt.
Resumo: Pretendeu-se, com este estudo, identificar a satisfação e controle glicêmico das pessoas com diabetesmellitustipo 2, após a participação em um programa de monitoramento com suporte telefônico, utilizando o modelo de cuidado crônico. Trata-se de estudo do tipo observacional e transversal. Para a obtenção dos dados, foi utilizado um questionário contendo variáveis sociodemográficas, variável clínica da hemoglobina glicada e uma escala de satisfação, com dois grupos distintos, um monitorizado por telefone e outro não. O grupo que obteve o melhor controle da hemoglobina glicada foi aquele em que houve apoio e acompanhamento telefônico para o monitoramento do diabetes. A maioria dos pacientes mostrou-se satisfeita com as ligações recebidas, após um processo educativo por telefone, o que corrobora evidências como o cuidado e acolhimento que o usuário recebe do serviço de saúde para o uso dessa tecnologia em diabetes.

This study's aim was to identify the satisfaction and glycemic control of people with type 2 diabetes mellitus after participating in a monitoring program with telephone support, using the chronic care model. This is an observational and cross-sectional study. A questionnaire addressing sociodemographic variables and the clinical variable of glycated hemoglobin was applied, along with a satisfaction scale in two separate groups, one of which was also monitored by phone. The group who better managed glycated hemoglobin was the one monitored by phone and received diabetes support. Most patients reported satisfaction with incoming calls after receiving education by telephone, which corroborates evidence regarding the care and support provided to patients by health services using this technology in the treatment of diabetes.
Descritores: Telefone
Serviços de Saúde
-Autocuidado
Tecnologia
Glicemia
Hemoglobina A Glicada
Hemoglobinas
Pesquisa em Enfermagem
Satisfação do Paciente
Diabetes Mellitus
Diabetes Mellitus Tipo 2
Pacotes de Assistência ao Paciente/enfermagem
Promoção da Saúde
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Pessoa de Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Chile
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Id: lil-772273
Autor: Andrade, Rubian Diego; Grasel Barbosa, Diego; Meyer, Carolina; Teixeira, Clarissa Stefani; Silva Beltrame, Thais; Pereira Gomes Felden, Érico.
Título: Qualidade de vida de operadores de telemarketing: uma análise com o Whoqol-Bref / Calidad de vida de operadores de telemarketing: un análisis con Whoqol-Bref / Quality of life of telemarketing operators: an analysis with Whoqol-Bref
Fonte: Cienc. Trab;17(54):177-181, dic. 2015. graf, tab.
Idioma: pt.
Resumo: O objetivo do trabalho foi analisar as características do trabalho e qualidade de vida dos operadores de telemarketing. A amostra foi composta por 68 profissionais com idade média de 25,3 (7,7) anos. Foi utilizado o WHOQOL Bref para avaliar a qualidade de vida. Nas análises inferenciais utilizou-se o teste de Kruskall-Wallis, Spermann e Regressão Linear Múltipla no modo Stepwise. A média da qualidade de vida geral foi 59,8 pontos. Uma das menores entre outras classes de trabalhadores pesquisadas. A percepção da qualidade de vida demonstrou que os piores escores de avaliação estavam relacionados ao domínio físico com capacidade significativa de explicação da qualidade de vida geral de 18,5%. Entre os sexos verificou-se diferença significativa no domínio meio ambiente (p=0,010). O estudo trouxe contribuições importantes para as questões de saúde e qualidade de vida dos trabalhadores e deve servir para adequações ergo-nômicas de modo a proporcionar conforto, segurança e saúde do trabalhador.

Analizar las características de la calidad de vida de los operadores de telemarketing. La muestra se compuso de 68 trabajadores de telemarketing con una media de 25,3 (7,7) años. Para evaluar la calidad de vida de utilizó el instrumento WHOQOL Bref. En las estadísticas de inferencia se usó Kruskal-Wallis, Spearmann y multiples regresiones lineales en modo escalonado. El promedio final de la calidad de vida general fue de 59,8 puntos. Uno de los menores entre otras clases de trabajadores encuestados. Además, todas las áreas tuvieron valores bajos. La percepción de la calidad de vida ha mostrado que los peores resultados del estudio estaban relacionados con el área física con capacidad significativa para explicar la variación de 18,5%. Entre el género hubo una diferencia importante en el área del ambiente (p=0,010). El estudio presentó relevancia importante en la calidad de vida general y debería ser usado para tomar acciones y hacer adaptaciones ergonómicas con el fin de proporcionar comodidad, seguridad y salud.
Descritores: Qualidade de Vida
Telefone
Publicidade Direta ao Consumidor
Categorias de Trabalhadores/psicologia
-Modelos Lineares
Inquéritos e Questionários
Saúde do Trabalhador
Publicidade
Correlação de Dados
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Adulto Jovem
Responsável: CL1.1 - Biblioteca Central


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Id: biblio-1136130
Autor: Moura, Tatiana Victória Carneiro; Silva, Antonia Fabiana Rodrigues da; Machado, Ana Larissa Gomes; Carvalho, Gerdane Celene Nunes; Silva, Ana Roberta Vilarouca da.
Título: Intervenção educativa sobre descrição da técnica de aplicação de insulina: ensaio clínico randomizado / Educational intervention on description of the insulin delivery technique: randomized clinical trial
Fonte: Rev Rene (Online);21:e44230, 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo analisar o efeito de intervenção educativa via telefone sobre a descrição da técnica de aplicação de insulina. Métodos ensaio clínico randomizado, realizado com 79 pacientes com Diabetes Mellitus, composto por dois grupos, 42 do grupo controle e 37 da intervenção. Realizaram-se quatro ligações telefônicas, em dois meses, para o grupo intervenção. O grupo controle recebeu somente acompanhamento convencional. Resultados ao comparar a aplicação de insulina no pré e pós-teste, não houve diferença significativa (p>0,05) no grupo controle, mas melhoria de 80,0% no acerto das respostas sobre a técnica adequada, com p<0,021. Na comparação intergrupo, a descrição da autoaplicação de insulina, após a intervenção telefônica, foi melhor em 70,0% dos itens, com p<0,030. Conclusão a intervenção educativa via telefone melhorou a descrição da técnica de aplicação de insulina em pacientes com Diabetes Mellitus e respectivos cuidadores. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos número U1111-1228-3200.

ABSTRACT Objective to analyze the effect of educational intervention on insulin delivery technique. Methods randomized clinical trial, carried out with 79 patients with Diabetes Mellitus, in two groups, 42 from the control group and 37 from the intervention. Four telephone calls were made in two months to the intervention group. The control group received only conventional follow-up. Results when comparing the application of insulin in the pre and post-test, there was no significant difference (p>0.05) in the control group, but an improvement of 80.0% in the correct answers on the appropriate technique, with p<0.021. In the intergroup comparison, the description of self-administration of insulin, after the telephone intervention, was better in 70.0% of the items, with p<0.030. Conclusion the educational intervention via telephone improved the description of the technique of insulin application in patients with Diabetes Mellitus and their caregivers. Brazilian Registry of Clinical Trials number U1111-1228-3200.
Descritores: Telefone
Ensaio Clínico
Diabetes Mellitus
Entrevista Motivacional
Insulina
Responsável: BR6.1 - BCS - Biblioteca de Ciências da Saúde


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Zanetti, Maria Lúcia
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Id: biblio-898178
Autor: Becker, Tânia Alves Canata; Teixeira, Carla Regina de Souza; Zanetti, Maria Lúcia; Pace, Ana Emília; Almeida, Fábio Araújo; Torquato, Maria Teresa da Costa Gonçalves.
Título: Effects of supportive telephone counseling in the metabolic control of elderly people with diabetes mellitus / Efectos del soporte telefónico en el control metabólico de ancianos con diabetes mellitus / Efeitos do suporte telefônico no controle metabólico de idosos com diabetes mellitus
Fonte: Rev. bras. enferm;70(4):704-710, Jul.-Aug. 2017. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: National Council for Scientific and Technological Development.
Resumo: ABSTRACT Objective: the purpose of this study was to evaluate the efficacy of telephone-based support for the metabolic control of elderly patients with diabetes mellitus. Method: a pragmatic study was conducted in two groups, called G1 (n=36) and G2 (n=27), at a health unit from the countryside of São Paulo state. Patients in G1 group received telephone support over four months, through 16 telephone contacts with educational material; for the G2 group the educational material was mailed. Results: significant differences were found. The G1 group showed a reduction of the parameters of fasting glucose, as well as systolic and diastolic blood pressure. In G2 group a modest reduction was noted in some parameters, with no significant difference. Conclusion: telephone support was effective to deliver patient education to the diabetic elderly, leading to the reduction of fasting blood glucose. This, combined with other strategies, can contribute to reduce glycated hemoglobin (NCT 01972412).

RESUMEN Objetivo: evaluar la efectividad del soporte telefónico en el control metabólico de ancianos con diabetes mellitus. Método: estudio pragmático con 63 participantes, divididos en dos grupos denominados G1(n=36) y G2(n=27), en una unidad de salud del interior paulista. El soporte telefónico fue ofrecido durante cuatro meses para el G1, consistiendo en 16 llamadas telefónicas de contenido educativo, y para el G2, se realizaron envíos por vía postal. Resultados: en el G1 hubo significatividad estadística en la reducción de los parámetros de las variables glucemia en ayunas, presión arterial sistólica y diastólica. En el G2 hubo discreta reducción en algunas variables, pero sin significatividad estadística. Conclusión: el soporte telefónico fue considerado como estrategia educativa efectiva para ancianos con diabetes mellitus y favoreció la reducción de la glucemia en ayunas. En conjunto con otras estrategias, puede agregar valor a la reducción de hemoglobina glicosilada (NCT 01972412).

RESUMO Objetivo: avaliar a efetividade do suporte telefônico no controle metabólico de idosos com diabetes mellitus. Método: estudo pragmático com 63 participantes, alocados em dois grupos, denominados G1(n=36) e G2(n=27), em uma unidade de saúde do interior paulista. O suporte telefônico foi oferecido, durante quatro meses, para o G1, por meio de 16 ligações telefônicas com conteúdo educativo, e, para o G2, foram enviadas correspondências por via postal. Resultados: no G1 houve significância estatística na redução dos parâmetros das variáveis glicemia de jejum, pressão arterial sistólica e diastólica. No G2, houve redução discreta de algumas variáveis, mas sem significância estatística. Conclusão: o suporte telefônico foi considerado uma estratégia educativa efetiva para idosos com diabetes mellitus e favoreceu a redução da glicemia de jejum e, em conjunto com outras estratégias, pode agregar valor na redução da hemoglobina glicada (NCT 01972412).
Descritores: Assistência ao Convalescente/normas
Aconselhamento/métodos
Diabetes Mellitus/terapia
-Telefone
Assistência ao Convalescente/métodos
Diabetes Mellitus/psicologia
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
Araujo, Thelma Leite de
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Id: lil-669678
Autor: Vasconcelos, Hérica Cristina Alves de; Freitas, Roberto Wagner Júnior Freire de; Marinho, Niciane Bandeira Pessoa; Damasceno, Marta Maria Coelho; Araújo, Thelma Leite de; Lima, Francisca Elisângela Teixeira.
Título: Eficácia de intervenções que utilizam o telefone como estratégia para o controle glicêmico: revisão integrativa da literatura / Effectiveness of telephone interventions as a strategy for glycemic control: an integrative literature review / Eficacia de las intervenciones que utilizan el teléfono como estrategia para el control glucémico: revisión integrativa de la literatura
Fonte: Texto & contexto enferm;22(1):239-246, Jan.-Mar. 2013. tab.
Idioma: en.
Resumo: Objetivou-se analisar a eficácia de intervenções que utilizam o telefone como estratégia para o controle glicêmico de adultos portadores de Diabetes Mellitus tipo 2. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nos meses de abril e maio de 2011 através da busca nas bases de dados Cochrane, Pubmed/Medline, Lilacs e Cinahl. Nove estudos atenderam aos critérios de inclusão, prevalecendo dentre eles os ensaios clínicos randomizados controlados. Em relação ao tempo de acompanhamento houve variação de oito semanas a doze meses. Participaram dos estudos 1294 pacientes, sendo 671 randomizados para acompanhamento telefônico e 479 para os cuidados habituais. O controle glicêmico foi determinado por níveis de hemoglobina glicada (HbA1c) em oito estudos analisados. As informações encontradas demonstraram que as intervenções são eficazes no controle glicêmico dos pacientes que possuem Diabetes tipo 2. O autocontrole esteve melhorado e a diminuição das possíveis complicações da doença esteve potencializada.

The objective of this study was to analyze the effectiveness of telephone interventions as a strategy for glycemic control in adult Type 2 Diabetes Mellitus patients. An integrative literature review was undertaken in April and May 2011 through surveys in the Cochrane, PubMed/Medline, Lilacs and Cinahl databases. Nine studies complied with the inclusion criteria, mainly randomized controlled clinical trials. Concerning the time period analyzed in each study, it varied from eight weeks to twelve months. 1294 patients participated in the study, being 671 randomized to telephone follow-ups and 479 to usual care. In eight studies analyzed, glycemic control was based on the levels of glycated hemoglobin (HbA1c). The information found showed that the interventions are effective for glycemic control in patients who have type 2 Diabetes. Self-management was improved and possible complications of the disease were reduced.

El objetivo fue analizar la eficacia de intervenciones que usan el teléfono como estrategia para el control glucémico de adultos con Diabetes Mellitus tipo 2. Se trata de una revisión integrativa llevada a cabo de abril a mayo de 2011 a través de la búsqueda en las bases de datos Cochrane, PubMed/Medline, Lilacs y Cinahl. Nueve estudios cumplieron los criterios de inclusión, prevaleciendo entre ellos los ensayos aleatorios y controlados. Mientras al seguimiento, hubo variación de ocho semanas a doce meses. Participaron 1.294 pacientes, 671 aleatorios para seguimiento telefónico y 479 con atención habitual. El control de la glucemia fue determinado por niveles de hemoglobina glucosilada (HbA1c) en ocho estudios analizados. Las informaciones que se encontraron señalaron que las intervenciones son efectivas en el control glucémico de pacientes con Diabetes tipo 2. El autocontrol estuvo mejorado y la reducción de las posibles complicaciones de la enfermedad fue potencializada.
Descritores: Telefone
Enfermagem
Diabetes Mellitus Tipo 2
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Zanetti, Maria Lúcia
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Id: biblio-991751
Autor: Teixeira, Carla Regina de Souza; Zanetti, Maria Lúcia; Almeida, Fabiana Brito; Almeida, Fabio Araujo.
Título: The RE-AIM model from the perspective of telephone-based educational programs on diabetes / Modelo RE-AIM en la perspectiva de las intervenciones telefónicas educativas en diabetes / Modelo RE-AIM na perspectiva das intervenções telefônicas educativas em diabetes
Fonte: Texto & contexto enferm;28:e20170264, 2019. graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: to analyze the dimensions of the RE-AIM model from the perspective of telephone-based educational programs on diabetes, considering the experience of researchers from a public university in the state of São Paulo, Brazil. Method: this reflexive study presents an analysis of the dimensions of the RE-AIM model and the validity of its Brazilian version concerning the dimensions: reach, efficacy, adoption, implementation, and maintenance of results obtained by the study Telephone Support for the Follow-up of Diabetes Mellitus. Results: the analysis shows that the five dimensions provide information concerning factors that may affect the success of a program in clinical practice; that reaching the population remains a challenge; and that efforts should be made to advance on the efficacy and maintenance of educational interventions. Conclusion: this reflection, based on the experience of telephone-based educational interventions for diabetes, can contribute to advance Nursing science in terms of methodological guidance to support the development of interventions and programs at the various levels of health care.

RESUMEN Objetivo: analizar las dimensiones del modelo RE-AIM en la perspectiva de las intervenciones educativas por teléfono en diabetes, considerando la experiencia de los investigadores de una universidad pública paulista, Brasil. Método: reflexión de estudio que examinó las dimensiones del modelo RE-MAIN, válidos para el portugués de Brasil, en las dimensiones: alcance eficacia, adopción, implementación y mantenimiento de los resultados del estudio denominado soporte telefónico de Monitoreo de la Diabetes Mellitus. Resultados: los resultados del análisis mostraron que las cinco dimensiones proporcionan información sobre los factores que pueden afectar el éxito del programa en la práctica clínica y que el alcance de la población sigue siendo un desafío y se deben realizar esfuerzos para avanzar en la eficacia y el mantenimiento intervenciones educativas. Conclusión: se espera, con esa reflexión a la luz de la experiencia en intervenciones telefónicas educativas en diabetes, puede contribuir al avance de la ciencia Enfermería, en lo que se refiere a orientaciones metodológicas, que pueden auxiliar en la construcción y desarrollo de intervenciones y programas en los diversos niveles de atención a la salud.

RESUMO Objetivo: analisar as dimensões do modelo RE-AIM na perspectiva das intervenções educativas por telefone em diabetes, considerando a experiência dos pesquisadores de uma universidade pública paulista, Brasil. Método: estudo de reflexão que analisou as dimensões do modelo RE-MAIN, validade para o português do Brasil, nas dimensões: alcance eficácia, adoção, implementação e manutenção nos resultados obtidos do estudo denominado Apoio Telefônico no Monitoramento do Diabetes Mellitus. Resultados: os resultados da análise mostraram que as cinco dimensões fornecem informações sobre os fatores que podem afetar o sucesso do programa na prática clínica, sendo que o alcance da população ainda constitui um desafio, e esforços devem ser envidados para avançar na eficácia e manutenção das intervenções educativas. Conclusão: espera-se, com essa reflexão à luz da experiência em intervenções telefônicas educativas em diabetes, pode contribuir para o avanço da ciência Enfermagem, no que tange a orientações metodológicas, que podem auxiliar na construção e desenvolvimento de intervenções e programas nos diversos níveis de atenção à saúde.
Descritores: Telefone
Planos e Programas de Saúde
Educação em Saúde
Enfermagem
Diabetes Mellitus
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: biblio-1125936
Autor: Menezes, Tânia Maria de Oliva; Freitas, Adriana Valéria da Silva; Pedreira, Larissa Chaves; Amaral, Juliana Bezerra do.
Título: Telemonitoring of Brazilian Nursing homes before Coronavirus and COVID-19 Infections / Telemonitorización de hogares para ancianos frente a las infecciones por coronavirus y COVID-19 / Telemonitoramento a instituições de longa permanência para idosos frente às infecções por coronavírus e COVID-19
Fonte: Rev. bras. enferm;73(supl.2):e20200350, 2020.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: to report the experience of telemonitoring Brazilian nursing homes before coronavirus and COVID-19 infections. Methods: a descriptive experience report that occurred between March 18 and April 25, 2020 through telemonitoring nursing homes in Salvador, Bahia, following a script previously prepared for first contact and follow-up. The telemonitoring was carried out by professors from the School of Nursing of Universidade Federal da Bahia and Graduate Program students for four weeks. Results: thirty-two institutions were followed for four weeks. Some facilities and difficulties appeared during the monitoring. Final consideratios: as nursing homes are collective households, their residents are vulnerable to transmission of infections. In addition, the diversity of structures and economic, social and human resources needs of these locations reveal their fragility and urgency of public policies that address such diversities.

RESUMEN Objetivo: informar la experiencia de telemonitorización de los Hogares para Ancianos frente a las infecciones por coronavirus y COVID-19. Métodos: informe descriptivo de la experiencia que tuvo lugar entre el 18 de marzo y el 25 de abril de 2020, a través de la telemonitorización de las instituciones de Salvador, Ba, siguiendo un guión previamente preparado para el primer contacto y seguimiento. La telemonitorización fue realizada por profesores y alumnos del Programa de Posgrado de la Escuela de Enfermería de la Universidade Federal da Bahía. Resultados: 32 instituciones fueron seguidas durante cuatro semanas. Algunas instalaciones y dificultades aparecieron durante el monitoreo. Consideraciones finales: como los Hogares para Ancianos son colectivos, sus residentes son vulnerables a la transmisión de infecciones. Además, la diversidad de estructuras y las necesidades de recursos económicos, sociales y humanos de estos lugares revela su fragilidad y la urgencia de las políticas públicas que abordan tales diversidades.

RESUMO Objetivo: relatar a experiência de telemonitoramento de Instituições de Longa Permanência para Idosos frente às infecções por coronavírus e COVID-19. Métodos: relato descritivo da experiência ocorrida entre 18 de março e 25 de abril de 2020, através de telemonitoramento das instituições de Salvador, Ba, seguindo um roteiro previamente elaborado para primeiro contato e de seguimento. O telemonitoramento foi realizado por docentes da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia e discentes do Programa de Pós-Graduação dessa escola, durante quatro semanas. Resultados: foram acompanhadas 32 instituições durante quatro semanas. Algumas facilidades e dificuldades se apresentaram no decorrer do monitoramento. Considerações finais: como as Instituições de Longa Permanência para Idosos são domicílios coletivos, seus residentes são vulneráveis a transmissão de infecções. Ademais, a diversidade de estruturas e necessidades econômicas, sociais e de recursos humanos desses locais revela sua fragilidade e urgência de políticas públicas que atendam tais diversidades.
Descritores: Pneumonia Viral/epidemiologia
Telefone/estatística & dados numéricos
Infecções por Coronavirus/epidemiologia
Betacoronavirus
Instituição de Longa Permanência para Idosos
Casas de Saúde
Doenças Profissionais/epidemiologia
-Pneumonia Viral/diagnóstico
Pneumonia Viral/prevenção & controle
Fatores de Tempo
Brasil/epidemiologia
Vigilância da População/métodos
Pessoal de Saúde/estatística & dados numéricos
Infecções por Coronavirus/diagnóstico
Infecções por Coronavirus/prevenção & controle
Pandemias/prevenção & controle
Habilidades Sociais
Equipamento de Proteção Individual/provisão & distribução
Doenças Profissionais/diagnóstico
Doenças Profissionais/prevenção & controle
Limites: Humanos
Idoso
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Texto completo SciELO Brasil
Texto completo SciELO Saúde Pública
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Id: biblio-843733
Autor: Moreira, Alexandra Dias; Claro, Rafael Moreira; Felisbino-Mendes, Mariana Santos; Velasquez-Melendez, Gustavo.
Título: Validade e reprodutibilidade de inquérito telefônico de atividade física no Brasil / Validity and reliability of a telephone survey of physical activity in Brazil
Fonte: Rev. bras. epidemiol;20(1):136-146, Jan.-Mar. 2017. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO: Introdução: A atividade física no Brasil é avaliada pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL). Objetivo: Avaliar a reprodutibilidade e a validade dos indicadores de atividade física do VIGITEL. Métodos: Para o estudo de reprodutibilidade, 305 indivíduos em Belo Horizonte responderam a entrevistas do VIGITEL repetidas com intervalos de 7 a 15 dias, em 2013. Os indicadores avaliados foram “suficientemente ativos no lazer”, “ativos no deslocamento”, “inativos em quatro domínios da atividade física” (lazer, trabalho, transporte e atividades domésticas) e “assistir TV por longos períodos”. O Coeficiente Kappa (k) foi utilizado para medir concordância entre as entrevistas. Para a validade, os participantes responderam também o Questionário Global de Atividade Física (GPAQ), método de referência para a comparação dos indicadores VIGITEL. A comparação foi avaliada por sensibilidade, especificidade, valores preditivos positivos (VPP) e negativos (VPN). Resultados: A reprodutibilidade mostrou concordância substancial para os indivíduos ativos no lazer (k = 0,70) e inativos (k = 0,64). A concordância do hábito de assistir TV foi moderada (k = 0,56) e o deslocamento mostrou concordância regular (k = 0,35). No estudo de validade, a sensibilidade variou de 54,8 a 67,7 na frequência de inativos e ativos no lazer, respectivamente. O deslocamento foi representado por 11,9 de sensibilidade. A especificidade variou de 72,0 a 91,2 nos quatro domínios da atividade física e inativos. Conclusão: O questionário de atividade física utilizado pelo Sistema de Vigilância parece ser confiável em todos os domínios, exceto nas questões de deslocamento. O VIGITEL foi comparável ao GPAQ na maioria dos aspectos da atividade física.

ABSTRACT: Introduction: Physical activity in Brazil is assessed by the Telephone-based Risk Factor Surveillance System for Chronic Diseases (VIGITEL). Objectives: To evaluate the reliability and concurrent validity of VIGITEL physical activity indicators. Methods: For the reliability study, 305 individuals responded to VIGITEL interviews, which were repeated with intervals of 7 - 15 days, in Belo Horizonte, 2013. The evaluated indicators included “sufficiently active on leisure time,” “active in transportation,” “inactive in four domains of physical activity (leisure, work, transportation, and housework),” and “watching TV for long periods.” Kappa coefficient (k) was used to measure agreement between both interviews. For concurrent validity assessment, the same subjects also responded to the Global Physical Activity Questionnaire (GPAQ), used as reference method for comparison of VIGITEL indicators. Comparison was assessed by measures of sensitivity, specificity, positive (PPV), and negative predictive values (NPV). Results: Reliability study showed substantial agreement for active individuals in leisure time (k = 0.70) and inactive individuals (k = 0.64). The agreement of watching TV for long periods was moderate (k = 0.56) and the activeness in transportation showed fair agreement (k = 0.35). In comparison to the reference method, sensitivity ranged from 54.8 to 67.7 in frequency of inactive, active in leisure time and work. Transportation domain was represented by 11.9 of sensitivity. Specificity ranged from 72.0 to 91.2 among four domains of physical activity and inactive. Conclusion: Physical activity questionnaire used by the surveillance system seems to be reliable in all domains, except in transportation questions. VIGITEL was considered comparable to GPAQ in most aspects of physical activity evaluation.
Descritores: Telefone
Exercício Físico
Inquéritos Epidemiológicos
-Brasil
Estudos Transversais
Reprodutibilidade dos Testes
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1.1 - BIREME


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Id: biblio-958818
Autor: Oliveira, Max Moura de; Andrade, Silvânia Suely Caribé de Araújo; Oliveira, Patrícia Pereira Vasconcelos de; Silva, Gulnar Azevedo e; Silva, Marta Maria Alves da; Malta, Deborah Carvalho.
Título: Cobertura de exame Papanicolaou em mulheres de 25 a 64 anos, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde e o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, 2013 / Pap-test coverage in women aged 25 to 64 years old, according to the National Health Survey and the Surveillance System for Risk and Protective Factors for Chronic Diseases by Telephone Survey, 2013
Fonte: Rev. bras. epidemiol;21:e180014, 2018. tab.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO: Objetivos: Estimar e descrever a cobertura do exame Papanicolaou, relatado por mulheres brasileiras entre 25 e 64 anos, na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), e comparar as estimativas do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Sistema Vigitel) para o mesmo indicador nas capitais brasileiras e no Distrito Federal em 2013. Métodos: A partir dos dados da PNS e do Vigitel, foram estimadas as prevalências e os respectivos intervalos de confiança de 95% (IC95%) de mulheres que referiram ter realizado o exame de Papanicolaou nos últimos 3 anos. Resultados: Segundo a PNS, 79,4% (IC95% 78,5 - 80,2) das mulheres realizaram exame Papanicolaou nos últimos 3 anos no Brasil. Mulheres de 55 a 64 anos (71,0%; IC95% 68,7 - 73,3) e sem instrução ou com ensino fundamental incompleto (72,1%; IC95% 70,6 - 73,7) apresentaram as menores prevalências; 88,4% (IC95% 87,5 - 89,2) receberam resultado do exame em até 3 meses. Não houve diferença ao comparar as estimativas do Sistema Vigitel com a PNS para o total das capitais e Distrito Federal. Na PNS, a prevalência foi de 83,8% (IC95% 82,8 - 84,7) e no Vigitel, de 82,9% (IC95% 81,9 - 83,8); além disso, não houve diferenças por capitais, exceto para Recife, Boa Vista e João Pessoa. Conclusão: A cobertura do exame Papanicolaou para a população-alvo encontra-se abaixo da meta de 85%. Ao comparar os dados para o total de capitais e o Distrito Federal, verificou-se que o Sistema Vigitel tem sido efetivo no monitoramento desse indicador, assemelhando-se às estimativas da PNS.

ABSTRACT: Objectives: To estimate and describe the coverage of the Pap Smear test reported by women aged 25 to 64 years old from data collected by the National Health Survey (Pesquisa Nacional de Saúde - PNS) and to compare the estimates made by the Surveillance System for Risk and Protective Factors for Chronic Diseases using a Telephone Survey (Vigitel) for the same indicator in the Brazilian capital cities and the Federal District in 2013. Methods: Based on the data from the PNS and Vigitel, we estimated prevalence and 95% confidence intervals (95%CI) of women who reported having had a Pap test screening in the past 3 years. Results: According to the PNS, 79.4% (95%CI 78.5 - 80.2) of the women had had a cervical cancer screening in the past 3 years in Brazil. Women aged 55 to 64 years old (71.0%, 95%CI 68.7 - 73.3) and without an education or incomplete elementary school (72.1%, 95%CI 70.6 - 73.7) had the lowest prevalence, and 88.4% (95%CI 87.5 - 89.2) received test results within 3 months. There was no difference when comparing the estimates of the Vigitel with the PNS for the capital city and Federal District totals. In the PNS, the prevalence was 83.8% (95%CI 82.8 - 84.7) and in the Vigitel, it was 82.9% (95%CI 81.9 - 83.8). In addition, there were no differences by capital, except for Recife, Boa Vista, and João Pessoa. Conclusion: Cervical cancer screening coverage for the target population is below the target of 85%. When comparing the data for the capital city and Federal District totals, we verified that the Vigitel System has been effective in monitoring this indicator, which is similar to PNS estimates.
Descritores: Neoplasias do Colo do Útero/diagnóstico
Teste de Papanicolaou/estatística & dados numéricos
-Telefone
Brasil/epidemiologia
Neoplasias do Colo do Útero/prevenção & controle
Características de Residência
Doença Crônica
Fatores de Risco
Inquéritos Epidemiológicos
Escolaridade
Detecção Precoce de Câncer
Pessoa de Meia-Idade
Limites: Humanos
Feminino
Adulto
Responsável: BR1.1 - BIREME



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