Base de dados : LILACS
Pesquisa : L01.178.847.698 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 121 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 13 ir para página                         

  1 / 121 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1014144
Autor: Battisti, Gabriela Reginatto; Branco, Aline; Caregnato, Rita Catalina Aquino; Oliveira, Mônica Maria Celestina De.
Título: Perfil de atendimento e satisfação dos usuários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) / Perfil de atención y satisfacción de los usuarios del Servicio de Atención Móvil de Urgencia (SAMU) / Profile of service and satisfaction of users of the Mobile Emergency Care Service (SAMU)
Fonte: Rev. gaúch. enferm;40:e20180431, 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO Conhecer o perfil de atendimento e satisfação dos usuários atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). MÉTODOS Estudo transversal dos 854 atendimentos realizados pelas equipes de Suporte Avançado de Vida (SAV) do SAMU de Porto Alegre/RS, no primeiro trimestre de 2016. Participaram 164 usuários ou responsáveis que responderam via telefone questões referentes ao atendimento realizado. Análise realizada através dos Testes de Spearman e Qui-quadrado. Estudo aprovado em Comitê de Ética e Pesquisa das Instituições envolvidas. RESULTADOS Observou-se maior percentual de atendimentos clínicos (48,2%) seguidos pelos atendimentos aos traumas (32,8%). Sobre o atendimento pelo telefone, 71,4% dos participantes classificaram o serviço como 'muito bom' enquanto o atendimento presencial foi assim classificado por 76,8% dos respondentes. Desses, 81,1% afirmaram que o atendimento foi resolutivo. CONCLUSÕES O tipo clínico se destaca entre os atendimentos e os usuários revelam satisfação com o serviço prestado, considerando que esse atende a população resolutamente.

Resumen OBJETIVO Conocer el perfil de atención y satisfacción de los pacientes atendidos por el Servicio de Atención Móvil de Urgencia (SAMU). MÉTODOS Estudio transversal de 854 atenciones realizadas por los equipos de Soporte Avanzado de Vida (SAV) del SAMU de Porto Alegre/RS, en el primer trimestre de 2016. Participaron 164 pacientes o responsables que respondieron vía teléfono las preguntas referentes a la atención realizada. Análisis realizado a través de las pruebas de Spearman y Chi-cuadrado. Estudio aprobado por el Comité de Ética e Investigación de las Instituciones involucradas. RESULTADOS Se observó un mayor porcentaje de atenciones clínicas (48,2%) seguido por traumas (32,8%). Sobre la atención telefónica, 71,4% de los participantes clasificaron el servicio como 'muy bueno', mientras que la atención presencial fue clasificada de la misma forma por el 76,8% de los encuestados. De ellos, 81,1% afirmó que la atención fue resolutiva. CONCLUSIONES El tipo clínico se destaca entre las atenciones y los usuarios que revelan satisfacción con el servicio brindado, considerando que este atiende a la población resolutivamente.

Abstract OBJECTIVE To know the profile of service and satisfaction of users served by the Mobile Emergency Care Service (SAMU). METHODS A cross-sectional study of the 854 services performed by the Advanced Life Support (SAV) teams from SAMU of Porto Alegre/RS, in the first quarter of 2016. A total of 164 users or respondents answered by phone to the questions regarding the service performed. Analysis performed using the Spearman and Chi-square tests. Study approved in Ethics and Research Committee of the Institutions involved. RESULTS A higher percentage of clinical visits (48.2%) followed by trauma care (32.8%). Regarding telephone calls, 71.4% of respondents rated the service as 'very good' while the service was classified by 76.8% of the respondents. From them, 81.1% stated that the service was resolving. CONCLUSIONS The clinical type stands out among the assistances and the users reveal satisfaction with the service provided, considering that it serves the population resolutely.
Descritores: Satisfação do Paciente
Serviços Médicos de Emergência/estatística & dados numéricos
Unidades Móveis de Saúde/estatística & dados numéricos
-Telefone/estatística & dados numéricos
Fatores de Tempo
Estudos Transversais
Serviços Médicos de Emergência/métodos
Cuidados de Suporte Avançado de Vida no Trauma/organização & administração
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


  2 / 121 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1043019
Autor: Moretto, Isadora Górski; Contim, Carolina Lélis Venâncio; Santo, Fátima Helena do Espírito.
Título: Acompanhamento por telefone como intervenção de enfermagem a pacientes em quimioterapia ambulatorial: revisão integrativa / Seguimiento por teléfono como intervención de enfermería en pacientes en quimioterapia ambulatorial: revisión integrativa / Telephone follow-up as a nursing intervention for patients receiving outpatient chemotherapy: integrative review
Fonte: Rev. gaúch. enferm;40:e20190039, 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO Conhecer a produção científica sobre o acompanhamento por telefone feito pelo enfermeiro junto a pacientes oncológicos em quimioterapia ambulatorial. MÉTODO Revisão integrativa de artigos disponíveis nas bases de dados LILACS e BDENF/BVS, MEDLINE/PubMed, CINAHL e Scopus utilizando os descritores: "Drug Therapy", "Antineoplastic protocols", "Antineoplastic agents", "Telemedicine", "Telenursing", "Telephone" e variações, nas bases CINAHL e Scopus, publicados nos últimos 5 anos. RESULTADOS Foram identificados 19 artigos com as seguintes temáticas: Gerenciamento e controle dos sintomas; Avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde; Capacidade de autoeficácia; Apoio emocional, Estresse do Cuidador e Satisfação do paciente. CONCLUSÕES Estratégias e métodos de acompanhamento de pacientes em quimioterapia ambulatorial são viáveis e efetivos, sendo amplamente utilizados, principalmente nos Estados Unidos da América e na Ásia. O enfermeiro deve identificar métodos compatíveis e centrados no paciente de acordo com sua realidade institucional.

Resumen OBJETIVO Conocer la producción científica sobre el seguimiento por teléfono por el enfermero a pacientes oncológicos en tratamiento quimioterápico ambulatorial. MÉTODO Revisión integrativa de artículos diponibles en las bases de dados LILACS y BDENF/BVS, MEDLINE/PubMed, CINAHL y Scopus utilizando descriptores: "Drug Therapy", "Antineoplastic protocols", "Antineoplastic agents", "Telemedicine", "Telenursing", "Telephone" y variaciones em CINAHL y Scopus, publicado em los últimos 5 años. RESULTADOS Se identificaron 19 estudios analizados en temáticas: Gestión y control de los síntomas; Evaluación de la calidad de vida relacionada con la salud; Capacidad de Autoeficacia; Apoyo emocional, Estrés del cuidador y Satisfacción del paciente. CONCLUSIONES Estrategias y métodos de seguimiento de pacientes en quimioterapia ambulatorial son viables y efectivos, siendo ampliamente utilizados, principalmente en los Estados Unidos de América y en Asia. El enfermero debe identificar métodos compatibles y centrados en el paciente de acuerdo con su realidad institucional.

Abstract OBJECTIVE To identify the scientific production about telephone follow-up by nurses to oncological patients undergoing chemotherapy in an outpatient clinic. METHOD Integrative review of articles available in the LILACS and BDENF/BVS, MEDLINE/PubMed, CINAHL and Scopus databases, using the following descriptors: "Drug Therapy", "Antineoplastic protocols", "Antineoplastic agents", "Telemedicine", "Telenursing", "Telephone" and variations in the CINAHL and Scopus bases, published in the last 5 years. RESULTS In this review, 19 studies were identified and grouped in the following topics: Management and control of symptoms; Health-related quality of life assessment; Self-efficacy; Emotional support, Caregiver stress, and Patient satisfaction. CONCLUSIONS Strategies and methods of follow-up of patients in outpatient chemotherapy are feasible and effective, being widely used, mainly in the United States and Asia. Nurses should identify compatible and patient-centered methods according to their institutional profile.
Descritores: Enfermagem Oncológica/métodos
Telefone
Telemedicina
Assistência Ambulatorial/métodos
Neoplasias/tratamento farmacológico
Antineoplásicos/uso terapêutico
-Qualidade de Vida
Apoio Social
Seguimentos
Satisfação do Paciente
Cuidadores/psicologia
Autoeficácia
FREEZE FRACTURINGABDOMEN
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: 57788
Responsável: BR1.1 - BIREME


  3 / 121 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-233935
Autor: Araújo, Alessandro F; Leite, José Tadeu F; Ferreira, Silvestre M; Medeiros, Juliana D. R. V; Silva, Fábio de A.
Título: Anunciador automático de mensagens para consultório médico / Message automatic announcer to doctor's home-office
Fonte: In: Schiabel, Homero; Slaets, Annie France Frère; Costa, Luciano da Fontoura; Baffa Filho, Oswaldo; Marques, Paulo Mazzoncini de Azevedo. Anais do III Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde. Säo Carlos, s.n, 1996. p.694-694, tab.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde, 3 e Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 15 e Congresso Brasileiro de Físicos em Medicina , 6 e Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 5 e Encontro Brasileiro de Proteçäo Radiológica, Campos do Jordäo, 13-17 out. 1996.
Resumo: Este trabalho apresenta um sistema anunciador de mensagens, capaz de enviar automaticamente e através da linha telefônica, mensagens relacionadas com a marcação de consultas de pacientes. O sistema funciona de modo autônomo, podendo ser programado a partir dos dados de uma agenda médica eletrônica.
Descritores: Agendamento de Consultas
Telefone/estatística & dados numéricos
Software/tendências
-Conversão Análogo-Digital
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/3012.127


  4 / 121 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Carvalho, Emília Campos de
Texto completo
Id: lil-710308
Autor: Mata, Luciana Regina Ferreira da; Silva, Ana Cristina da; Pereira, Maria da Graça; Carvalho, Emilia Campos de.
Título: Telephone follow-up of patients after radical prostatectomy: a systematic review / Acompanhamento telefônico de pacientes pós-prostatectomia radical: revisão sistemática / Acompañamiento telefónico de pacientes post prostatectomía radical: revisión sistemática
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);22(2):337-345, Mar-Apr/2014. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Resumo: OBJECTIVE: to assess and summarize the best scientific evidence from randomized controlled clinical trials about telephone follow-up of patients after radical prostatectomy, based on information about how the phone calls are made and the clinical and psychological effects for the individuals who received this intervention. METHOD: the search was undertaken in the electronic databases Medline, Web of Science, Embase, Cinahl, Lilacs and Cochrane. Among the 368 references found, five were selected. RESULTS: two studies tested interventions focused on psychological support and three tested interventions focused on the physical effects of treatment. The psychoeducative intervention to manage the uncertainty about the disease and the treatment revealed statistically significant evidences and reduced the level of uncertainty and anguish it causes. CONCLUSION: the beneficial effects of telephone follow-up could be determined, as a useful tool for the monitoring of post-prostatectomy patients. .

OBJETIVO: avaliar e sintetizar as melhores evidências científicas de ensaios clínicos controlados randomizados sobre acompanhamento telefônico de pacientes pós-prostatectomia radical, a partir de informações sobre como as chamadas telefônicas são realizadas e os efeitos clínicos e psicológicos para os indivíduos que receberam essa intervenção. MÉTODO: a busca foi realizada nas bases eletrônicas MEDLINE, Web of Science, Embase, CINAHL, LILACS e Cochrane. Das 368 referências encontradas, cinco foram selecionadas. RESULTADOS: dois estudos testaram intervenções direcionadas ao apoio psicológico e três testaram intervenções direcionadas aos efeitos físicos do tratamento. A intervenção psicoeducativa para o gerenciamento da incerteza, referente à doença e ao tratamento, apresentou evidências estatisticamente significativas, reduziu o nível da incerteza e da angústia gerada por essa. CONCLUSÃO: foi possível determinar os efeitos benéficos do acompanhamento telefônico, sendo uma ferramenta útil para o acompanhamento de pacientes pós-prostatectomia. .

OBJETIVO: evaluar y sintetizar las mejores evidencias científicas de ensayos clínicos aleatorizados sobre acompañamiento telefónico de pacientes post prostatectomía radical, a partir de informaciones sobre las llamadas telefónicas son efectuadas y los efectos clínicos y psicológicos para los individuos que recibieron esa intervención. MÉTODO: la búsqueda fue efectuada en las bases electrónicas Medline, Web of Science, Embase, Cinahl, Lilacs y Cochrane. De las 368 referencias encontradas, cinco fueron seleccionadas. RESULTADOS: dos estudios testaron intervenciones dirigidas al apoyo psicológico y tres testaron intervenciones dirigidas a los efectos físicos del tratamiento. La intervención psicoeducativa para la gestión de la incertidumbre referente a la enfermedad y al tratamiento mostró evidencias estadísticamente significativas, redujo el nivel de la incertidumbre y de la angustia generada por esta. CONCLUSIÓN: fue posible determinar los efectos benéficos del acompañamiento telefónico, siendo una herramienta útil para el acompañamiento de pacientes post prostatectomía. .
Descritores: Prostatectomia
Telefone
Assistência ao Convalescente/métodos
-Prostatectomia/métodos
Ensaios Clínicos Controlados Aleatórios como Assunto
Limites: Seres Humanos
Masculino
Tipo de Publ: Research Support, Non-U.S. Gov't
Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


  5 / 121 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Zanetti, Maria Lúcia
Texto completo
Id: lil-653425
Autor: Balaminut, Talita; Landim, Camila Aparecida Pinheiro; Becker, Tânia Alves Canata; Santos, Ellen Cristina Barbosa dos; Olivatto, Gabriela Marsola; Zanetti, Maria Lúcia; Teixeira, Carla Regina de Souza.
Título: Adaptação cultural e confiabilidade para o Brasil do Automated Telephone Disease Management: resultados preliminares / Cultural adaptation and reliability for Brazil of the Automated Telephone Disease Management: Preliminary results
Fonte: Acta paul. enferm;25(5):795-801, 2012. ilus.
Idioma: pt.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.
Resumo: OBJETIVOS: Traduzir, adaptar culturalmente para o Brasil o ATDM Satisfaction Scales e avaliar a confiabilidade da versão adaptada em adultos brasileiros com DM. MÉTODOS: Estudo metodológico, cujo processo de adaptação cultural incluiu: tradução, comitê de juízes, retrotradução, análise semântica e pré-teste. Este estudo incluiu uma amostra de 39 adultos brasileiros com DM cadastrados em um programa educativo do interior paulista. RESULTADOS: A versão adaptada do instrumento mostrou boa aceitação com fácil compreensão dos itens pelos participantes, com confiabilidade variando entre 0,30 e 0,43. CONCLUSÃO: Após a análise das propriedades psicométricas e finalização do processo de validação no País, o instrumento poderá ser utilizado por pesquisadores brasileiros, possibilitando ser comparado com outras culturas.

OBJECTIVES: To translate, culturally adapt for Brazil the Automated Telephone Disease Management (ATDM) Satisfaction Scales and evaluate the reliability of the adapted version in Brazilian adults with diabetes mellitus (DM). METHODS: A methodological study whose cultural adaptation process included: translation, expert committee, back translation, semantic analysis and pretesting. This study included a sample of 39 Brazilian adults with DM enrolled in an educational program in São Paulo. RESULTS: The adapted version of the instrument showed good acceptance with easy comprehension of the items by the participants, with reliability ranging between 0.30 and 0.43. CONCLUSION: After analyzing the psychometric properties and finalizing the validation process in the country, the instrument can be used by Brazilian researchers, making it possible to compare with other cultures.

OBJETIVOS: Traducir, adaptar culturalmente para el Brasil el ATDM Satisfaction Scales y evaluar la confiabilidad de la versión adaptada en adultos brasileros con DM. MÉTODOS: Estudio metodológico, cuyo proceso de adaptación cultural incluyó: traducción, comité de jueces, retrotraducción, análisis semántica y pre-test.Este estudio incluyó una muestra de 39 adultos brasileros con DM registrados en un programa educativo del interior paulista. RESULTADOS: La versión adaptada del instrumento mostró buena aceptación con fácil comprensión de los items por los participantes, con confiabilidad variando entre 0,30 y 0,43. CONCLUSIÓN: Después del análisis de las propiedades psicométricas y finalización del proceso de validación en el País, el instrumento podrá ser utilizado por investigadores brasileros, posibilitando su comparación con otras culturas.
Descritores: Adaptação
Cultura
Diabetes Mellitus
Reprodutibilidade dos Testes
Satisfação do Paciente
Telefone
Telemedicina
Tradução
-Brasil
Pesquisa Metodológica em Enfermagem
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR1.2 - Biblioteca Central


  6 / 121 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-960945
Autor: Fernandes, Bárbara Sgarbi Morgan; Reis, Ilka Afonso; Torres, Heloisa de Carvalho.
Título: Evaluation of the telephone intervention in the promotion of diabetes self-care: a randomized clinical trial / Avaliação da intervenção telefônica na promoção do autocuidado em diabetes: ensaio clínico randomizado / Evaluación de la intervención telefónica en la promoción del autocuidado en diabetes: ensayo clínico aleatorio
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);24:e2719, 2016. tab, graf.
Idioma: en.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).
Resumo: ABSTRACT Objective: to evaluate the effectiveness of the telephone intervention for promoting self-care related to physical activity and following a diet plan in users with diabetes, compared to conventional monitoring of users over a six-month period. Method: this was a randomized clinical trial, which included 210 users with diabetes, linked to eight Primary Health Units of Belo Horizonte, Minas Gerais. The experimental group (104 members) received six telephone interventions over the six-month monitoring; the control group (106 members) received conventional monitoring. To evaluate the self-care practices related to physical activity and following a healthy eating plan, in both groups, the self-care questionnaire was applied before the intervention and at three and six months after its start. Results: the mean effect of self-care scores in the experimental group was 1.03 to 1.78 higher than the control group, with progressive and significant improvement (p<0.001). Conclusion: the results indicate that the telephone intervention had a beneficial effect on diabetes self-care. The primary identifier of the clinical trials registry was: RBR-8wx7qb.

RESUMO Objetivo: avaliar a efetividade da intervenção telefônica na promoção do autocuidado relacionado à atividade física e ao seguimento de um plano alimentar, em usuários com diabetes, quando comparada ao acompanhamento convencional dos usuários, durante o período de seis meses. Métodos: trata-se de um ensaio clínico randomizado, no qual participaram 210 usuários com diabetes, vinculados a oito Unidades Básicas de Saúde de Belo Horizonte, Minas Gerais. O grupo-experimental (104 usuários) recebeu seis intervenções telefônicas em seis meses de acompanhamento; o grupo-controle (106 usuários) recebeu acompanhamento convencional. Para avaliar as práticas de autocuidado, relacionada à atividade física e ao seguimento do plano alimentar saudável, em ambos os grupos, aplicou-se o questionário de autocuidado antes das intervenções, três e seis meses após o seu início. Resultados: o efeito médio dos escores de autocuidado no grupo-experimental a pontuação foi de 1,03 a 1,78 maior do que o grupo-controle, apresentando melhora progressiva e significativa (valor-p<0,001). Conclusão: os resultados apontam que a intervenção telefônica tem efeito benéfico sobre o autocuidado em diabetes. O registro clínico obteve identificador primário: RBR-8wx7qb.

RESUMEN Objetivo: evaluar la efectividad de la intervención telefónica en la promoción del autocuidado relacionado a la actividad física y al seguimiento de un plan alimentario, en usuarios con diabetes, cuando comparada al acompañamiento convencional de los usuarios, durante el período de seis meses. Métodos: se trata de un ensayo clínico aleatorio, en el cual participaron 210 usuarios con diabetes, vinculados a ocho Unidades Básicas de la Salud de Belo Horizonte, Minas Gerais. El grupo experimental (104 usuarios) recibió seis intervenciones telefónicas en seis meses de acompañamiento; el grupo control (106 usuarios) recibió acompañamiento convencional. Para evaluar las prácticas de autocuidado, relacionadas a la actividad física y al seguimiento del plan alimentario saludable, en los dos grupos, se aplicó el cuestionario de autocuidado antes de las intervenciones, tres y seis meses después de su inicio. Resultados: el efecto promedio de los puntajes de autocuidado en el grupo experimental fue de 1,03 a 1,78 mayor que el grupo control, presentando mejoría progresiva y significativa (valor-p<0,001). Conclusión: los resultados apuntan que la intervención telefónica tiene efecto benéfico sobre el autocuidado en diabetes. El registro clínico obtuvo identificador primario: RBR-8wx7qb.
Descritores: Autocuidado
Telefone
Diabetes Mellitus/terapia
-Exercício
Método Simples-Cego
Telemedicina
Dieta para Diabéticos
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Tipo de Publ: Estudo Multicêntrico
Ensaio Clínico Controlado Aleatório
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


  7 / 121 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-827724
Autor: Fernandes, Bárbara Sgarbi Morgan; Reis, Ilka Afonso; Pagano, Adriana Silvina; Cecilio, Sumaya Giarola; Torres, Heloisa de Carvalho.
Título: Construção, validação e adequação cultural do protocolo COMPASSO: Adesão ao autocuidado em diabetes / Development, validation and cultural adaptation of the Compasso protocol: Adherence to self-care in diabetes
Fonte: Acta paul. enferm;29(4):421-429, ago. 2016. tab, graf.
Idioma: pt.
Projeto: Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais.
Resumo: Resumo Objetivo Realizar a construção, validação de conteúdo e adequação cultural do protocolo Compasso para promover a adesão às práticas de autocuidado em diabetes via intervenção telefônica. Métodos Pesquisa metodológica de elaboração de instrumentos abrangendo as etapas: construção do protocolo; validação de conteúdo; adequação cultural. Participaram das fases de construção e validação um total de 14 profissionais das áreas da Saúde, Linguística e Estatística, e, da fase de adequação, 341 usuários com diabetes Mellitus. Os dados para validação e adequação foram coletados através da plataforma web e-Surv e analisados no ambiente R. Resultados O protocolo Compasso aborda os seguintes domínios: aspectos comportamental e psicossocial, rede de apoio, barreiras e práticas do autocuidado. A avaliação do protocolo apresentou boa concordância entre os avaliadores, com IVC médio de 0,96. Conclusão Considera-se validado o conteúdo do protocolo Compasso e adequado culturalmente para promover a adesão às práticas de autocuidado em diabetes via intervenção telefônica.

Abstract Objective To develop, validate the content and conduct the cultural adaptation of the Compasso protocol for promoting adherence to self-care practices in diabetes via telephone intervention. Methods Methodological research for tool development, following three stages: protocol development; content validation; and cultural adaptation. Fourteen professionals affiliated to the fields of healthcare, applied linguistics and statistics participated in the stages of development and content validation, while 341 individuals with diabetes mellitus took part in the adaptation stage. Data for validation and adaptation were collected through the web platform e-Surv and analyzed in the R environment. Results The Compasso protocol includes the following domains: behavioral and psychosocial aspects, support network, barriers, and self-care practices. The assessment of the protocol presented good agreement between the evaluators, with a mean CVI 0.96. Conclusion The content of the Compasso protocol was considered to be validated and culturally adequate to promote adherence to the practices of diabetes self-care via telephone intervention.
Descritores: Autocuidado
Telefone/estatística & dados numéricos
Educação em Saúde
Protocolos
Estudos de Validação
Diabetes Mellitus
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Meia-Idade
Responsável: BR1.1 - BIREME


  8 / 121 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-961097
Autor: Nicolau, Ana Izabel Oliveira; Lima, Thaís Marques; Vasconcelos, Camila Teixeira Moreira; Carvalho, Francisco Herlânio Costa; Aquino, Priscila de Souza; Pinheiro, Ana Karina Bezerra.
Título: Telephone interventions in adherence to receiving the Pap test report: a randomized clinical trial / Intervenções por telefone na adesão ao recebimento do laudo colpocitológico: ensaio clínico randomizado / Intervenciones por teléfono en la adhesión al recibimiento del laudo Papanicolau: ensayo clínico aleatorio
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);25:e2948, 2017. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: to test the efficacy of the behavioral and educational interventions undertaken by telephone, for women's attendance at the consultation to receive the Pap test report. Method: a randomized clinical trial, with a sample randomized in three groups: telephone call - educational (n=171), telephone call - reminder (n=171) and comparison (n=169). The inclusion criteria were to be of legal age, to have become sexually active, to undertake the preventive examination during the study and to have a mobile or fixed telephone. The educational group received a telephone call involving a script based in the motivational interview and in the Brazilian guidelines. The behavioral group received a telephone call involving a reminder about the consultation. The comparison group received a card with details of when to return for a consultation regarding the results. Results: the women who received one of the interventions had a non-return rate of 7.3% and an increase of 39% (RR CI95%: 1.24-1.55) in the protection against this outcome. In the individual analysis of the interventions, it was evidenced that both are efficacious, as the telephone call - reminder reduces the woman's failure to return to the service by 40% (RR CI95%: 1.25-1.57), while the telephone call - educational does so by 37% (RR CI95%: 1.22-1.54). The rates of non-return were of 6.5% and 8.2%, respectively, as against 33.1% in the comparison group. Conclusion: the interventions tested showed greater efficacy in the educational and behavioral contexts, in relation to the normal attendance, as they motivated the women to return to the service to receive the Pap test report. Clinical trial register: RBR-w3vnc.

RESUMO Objetivo: testar a eficácia das intervenções comportamental e educativa, por telefone, para o comparecimento feminino à consulta para recebimento do laudo colpocitológico. Método: ensaio clínico randomizado, com amostra randomizada em três grupos: telefonema-educativo (n=171), telefonema-lembrete (n=171) e comparação (n=169). Os critérios de inclusão consistiram em ser maior de idade, ter iniciado atividade sexual, realizar o exame preventivo durante o estudo e possuir telefone móvel ou fixo. Foi aplicado ao grupo educativo, por telefonema, roteiro embasado na entrevista motivacional e nas diretrizes brasileiras. Já o comportamental recebeu telefonema-lembrete da consulta. Ao grupo comparação, foi disponibilizado o cartão de agendamento de retorno. Resultados: as mulheres que receberam uma das intervenções apresentaram taxa de 7,3% de não retorno e aumento de 39% (RR IC95%: 1,24-1,55) na proteção contra tal desfecho. Na análise individual das intervenções, provou-se que ambas são eficazes, pois o telefonema-lembrete evita em 40% (RR IC95%: 1,25-1,57) o não comparecimento da mulher ao serviço e, o telefonema-educativo, em 37% (RR IC95%: 1,22-1,54). As taxas de não retorno foram de 6,5 e 8,2%, respectivamente, contra 33,1% do grupo comparação. Conclusão: as intervenções testadas demonstraram maior eficácia no contexto educativo e comportamental, em relação ao atendimento habitual, por motivarem o recebimento do laudo colpocitológico. Registro de ensaio clínico: RBR-w3vnc.

RESUMEN Objetivo: probar la eficacia de las intervenciones comportamental y educativa, por teléfono, para la comparecencia femenina a la consulta para recibimiento del laudo Papanicolau. Método: ensayo clínico aleatorio, con una muestra aleatoria en tres grupos: llamada educativa (n=171), llamada recordatoria (n=171) y comparación (n=169). Los criterios de inclusión fueron: ser mayor de edad, haber iniciado la actividad sexual, realizar el examen preventivo durante el estudio y poseer teléfono móvil o fijo. Fue aplicado al grupo educativo, por llamada telefónica, un guión basado en la entrevista motivacional y en las directrices brasileñas. El comportamental recibió llamada recordatoria de la consulta. Al grupo comparación, se le entregó el cartón de retorno programado. Resultados: las mujeres que recibieron una de las intervenciones presentaron tasa de 7,3% de no retorno y aumento de 39% (RR IC95%: 1,24-1,55) en la protección contra ese resultado. En el análisis individual de las intervenciones, se comprobó que ambas son eficaces, ya que la llamada recordatoria evita en 40% (RR IC95%: 1,25-1,57) la no presentación de la mujer al servicio y la llamada educativa, en 37%(RR IC95%: 1,22-1,54). Las tasas de no retorno fueron de 6,5 y 8,2%, respectivamente, contra 33,1% del grupo comparación. Conclusión: las intervenciones comprobadas demostraron mayor eficacia en el contexto educativo y comportamental, en relación a la atención habitual, por motivar el recibimiento del laudo Papanicolau. Registro de ensayo clínico: RBR-w3vnc.
Descritores: Telefone
Esfregaço Vaginal
Cooperação do Paciente/estatística & dados numéricos
Teste de Papanicolaou
-Educação em Saúde
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Ensaio Clínico Controlado Aleatório
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


  9 / 121 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-961015
Autor: Vílchez Barboza, Vivian; Klijn, Tatiana Paravic; Salazar Molina, Alide; Sáez Carrillo, Katia Lorena.
Título: Effectiveness of personalized face-to-face and telephone nursing counseling interventions for cardiovascular risk factors: a controlled clinical trial / Efectividad de intervención de consejería de enfermería personalizada, presencial y telefónica en factores de riesgo cardiovascular: ensayo clínico controlado / Eficácia de uma intervenção personalizada de aconselhamento em enfermagem, presencial e telefônica, para fatores de risco cardiovascular: ensaio clínico controlado
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);24:e2747, 2016. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: Abstract Objective: to evaluate the effect and gender differences of an innovative intervention involving in-person and telephone nursing counseling to control cardiovascular risk factors (arterial hypertension, dyslipidemia, and overweight), improve health-related quality of life and strengthen self-efficacy and social support in persons using the municipal health centers' cardiovascular health program. Method: a randomized controlled clinical trial involving participants randomized into the intervention group who received traditional consultation plus personalized and telephone nursing counseling for 7 months (n = 53) and the control group (n = 56). The study followed the Consolidated Standards of Reporting Trials Statement. Results: women in the intervention group presented a significant increase in the physical and mental health components compared to the control group, with decreases in weight, abdominal circumference, total cholesterol, low-density lipoprotein cholesterol, and the atherogenic index. The effects attributable to the intervention in the men in the intervention group were increased physical and emotional roles and decreased systolic and diastolic pressure, waist circumference, total cholesterol, low-density lipoprotein cholesterol, atherogenic index, cardiovascular risk factor, and 10-year coronary risk. Conclusion: this intervention is an effective strategy for the control of three cardiovascular risk factors and the improvement of health-related quality of life.

Resumen Objetivo: evaluar efecto y diferencias por sexo de una intervención innovadora "Consejería de Enfermería Personalizada y Telefónica", dirigida al control de factores de riesgo cardiovascular (hipertensión arterial, dislipidemia y sobrepeso) y al mejoramiento de la calidad de vida relacionada con la salud, fortaleciendo la autoeficacia y el apoyo social en personas usuarias del programa de salud cardiovascular de los Centros de Salud Municipales de Concepción. Método: ensayo clínico controlado aleatoriamente y selección aleatoria de participantes; grupo intervención con consulta tradicional más consejería de enfermería personalizada y telefónica durante 7 meses (n=53); y grupo control (n=56); siguiendo la declaración del Consolidated Standards of Reporting Trials. Resultados: mujeres del grupo intervención, presentaron aumento significativo con respecto al grupo control, en componentes de salud física y mental; disminución de: peso, circunferencia abdominal, colesterol total, colesterol lipoproteínas de baja densidad e índice de aterogenicidad. En hombres del grupo intervención se reflejó como efectos atribuibles a la intervención: 1) aumento en dimensiones del rol físico y emocional; 2) disminución: presión sistólica y diastólica, circunferencia abdominal, colesterol total, colesterol lipoproteínas de baja densidad, índice de aterogenicidad, factor de riesgo cardiovascular y riesgo coronario a 10 años. Conclusión: esta intervención es una estrategia efectiva para el control de tres factores de riesgo cardiovascular y mejoría de calidad de vida relacionada con la salud.

Resumo Objetivo: avaliar o efeito e as diferenças por sexo de uma intervenção inovadora: o aconselhamento personalizado e por telefone em enfermagem, visando o controle de fatores de risco cardiovascular (hipertensão arterial, dislipidemia e sobrepeso) e a melhora na qualidade de vida relacionada à saúde, fortalecendo a autoeficácia e o apoio social a pessoas que usam o programa de saúde cardiovascular de Centros Municipais de Saúde. Método: ensaio clínico controlado e randomizado, participantes randomizados, grupo de intervenção: consulta tradicional mais aconselhamento personalizado e por telefone em enfermagem por 7 meses (n = 53); e grupo de controle (n = 56); seguindo a declaração Consolidated Standards of Reporting Trials Statement. Resultados: mulheres do grupo intervenção apresentaram um aumento significativo, em relação ao grupo controle, nos componentes de saúde mental e física, com diminuição do peso, circunferência abdominal, colesterol total, colesterol de lipoproteínas de baixa densidade e índice aterogênico. Em homens do grupo intervenção, os efeitos atribuíveis à intervenção foram: aumentos nos papeis físicos e emocionais, com diminuições na pressão sistólica e diastólica, circunferência abdominal, colesterol total, colesterol de lipoproteínas de baixa densidade, índice aterogênico, fator de risco cardiovascular e risco coronariano em 10 anos. Conclusão: essa intervenção é uma estratégia eficaz para o controle dos três fatores de risco cardiovascular e a melhora da qualidade de vida relacionada à saúde.
Descritores: Telefone
Doenças Cardiovasculares/enfermagem
Aconselhamento Diretivo/métodos
-Qualidade de Vida
Apoio Social
Método Simples-Cego
Fatores de Risco
Autoeficácia
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Tipo de Publ: Estudo Multicêntrico
Ensaio Clínico Controlado Aleatório
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


  10 / 121 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-845310
Autor: Lima, Thais Marques; Nicolau, Ana Izabel Oliveira; Carvalho, Francisco Herlânio Costa; Vasconcelos, Camila Teixeira Moreira; Aquino, Priscila de Souza; Pinheiro, Ana Karina Bezerra.
Título: Telephone interventions for adherence to colpocytological examination / Intervenções por telefone para adesão ao exame colpocitológico / Intervenciones por teléfono para adhesión al examen de citología vaginal
Fonte: Rev. latinoam. enferm. (Online);25:e2844, 2017. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: to test the effects of behavioral and educational intervention by telephone on adherence of women with inappropriate periodicity to colpocytological examination. Method: quasi-experimental study with a sample of 524 women, selected with the following inclusion criteria: be aged between 25 and 64 years, have initiated sexual activity, have inappropriate periodicity of examination and have mobile or landline phone. The women were divided into two groups for application of behavioral and educational intervention by telephone. It was used an intervention script according to the principles of Motivational Interviewing. Results: on comparing the results before and after the behavioral and educational interventions, it was found that there was a statistically significant change (p = 0.0283) with increase of knowledge of women who participated in the educational intervention. There was no change in the attitude of women of any of the groups and there was an increase of adherence to colpocytological examination in both groups (p < 0.0001), with greater adherence of women participating in the behavioral group (66.8%). Conclusion: the behavioral and educational interventions by phone were effective in the adherence of women to colpocytological examination, representing important strategies for permanent health education and promotion of care for the prevention of cervical cancer.

RESUMO Objetivo: testar os efeitos de intervenção comportamental e educativa por telefone na adesão das mulheres com periodicidade inadequada ao exame colpocitológico. Método: estudo quase-experimental, com amostra constituída por 524 mulheres selecionadas conforme os critérios de inclusão: estar na faixa etária entre 25 e 64 anos, ter iniciado atividade sexual, estar com a periodicidade do exame inadequada e possuir telefone móvel ou fixo. As mulheres foram divididas em dois grupos para aplicação da intervenção comportamental e educativa por telefone. Utilizou-se um roteiro de intervenção segundo os preceitos da Entrevista Motivacional. Resultados: ao comparar antes e depois das intervenções comportamental e educativa constatou-se que houve uma mudança estatisticamente significativa (p = 0,0283) no aumento do conhecimento das mulheres que participaram da intervenção educativa; não houve mudança comprovada na atitude das mulheres de nenhum dos grupos e houve um aumento da adesão ao exame colpocitológico nos dois grupos (p < 0,0001), com maior adesão das mulheres que participaram do grupo comportamental (66,8%). Conclusão: as intervenções comportamentais e educativas por telefone foram eficazes na adesão das mulheres ao exame colpocitológico, representando estratégias importantes para educação permanente em saúde, promovendo a atenção para a prevenção do câncer cérvico-uterino.

RESUMEN Objetivo: comprobar los efectos de intervención comportamental y educativa por teléfono en la adhesión de las mujeres, con periodicidad inadecuada, al examen de citología vaginal. Método: estudio casi experimental, con muestra constituida por 524 mujeres seleccionadas conforme a los siguientes criterios de inclusión: estar en el intervalo etario entre 25 y 64 años, haber iniciado actividad sexual, estar con la periodicidad del examen inadecuada y poseer teléfono móvil o fijo. Las mujeres fueron divididas en dos grupos para aplicación de la intervención comportamental y educativa por teléfono. Se utilizó una guía de intervención según los preceptos de la Entrevista Motivacional. Resultados: al comparar antes y después de la intervención comportamental y educativa se constató que hubo un cambio estadísticamente significativo (p = 0,0283) en el aumento del conocimiento de las mujeres que participaron de la intervención educativa; no hubo cambio comprobado en la actitud de las mujeres de ninguno de los grupos y hubo un aumento de la adhesión al examen de citología vaginal en los dos grupos (p < 0,0001), con mayor adhesión de las mujeres que participaron del grupo comportamental (66,8%). Conclusión: las intervenciones comportamentales y educativas por teléfono fueron eficaces en obtener la adhesión de las mujeres al examen de citología vaginal, representando estrategias importantes para una educación permanente en salud y promoviendo la atención para la prevención del cáncer del cuello uterino.
Descritores: Telefone
Esfregaço Vaginal
Educação de Pacientes como Assunto
Cooperação do Paciente
-Comportamentos Relacionados com a Saúde
Neoplasias do Colo do Útero/prevenção & controle
Limites: Seres Humanos
Feminino
Adulto
Meia-Idade
Tipo de Publ: Estudo Comparativo
Responsável: BR1.1 - BIREME



página 1 de 13 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde