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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1135791
Autor: Souto, Verena Souza; Castelar, Marilda.
Título: Psicólogas nos serviços especializados de atendimento às mulheres em situação de violência / Psicólogas en los servicios de atención especializados a las mujeres en situación de violencia / Psychologists in the specialized care services for women victims of violence
Fonte: Psicol. Estud. (Online);25:e44031, 2020.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO. Buscou-se mapear a presença e atuação de psicólogas em serviços especializados no atendimento a mulheres em situação de violência. Foi empregada a abordagem qualitativa exploratória descritiva. Os dados foram coletados via questionário on-line respondido por 30 psicólogas que atuam na rede especializada de atendimento a mulheres em situação de violência da Bahia e por meio de observação participante registrada em caderno de campo da pesquisadora. Destacaram-se as condições de trabalho, ressaltando a alta rotatividade de profissionais nos serviços, vínculos empregatícios frágeis e falta de estrutura apropriada para execução do trabalho; afetando as possibilidades de encaminhamento dessas mulheres a outros serviços, denotando as dificuldades pontuadas pelas profissionais em dar prosseguimento aos atendimentos, muitas vezes por falta de qualificação adequada para lidar com este contexto. Os principais desafios encontrados nessa atuação abrangeram a dificuldade de entendimento das profissionais sobre a política. Outros obstáculos de funcionamento da rede apontam para a falta de retorno dos encaminhamentos, a interrupção dos acompanhamentos em outros serviços, a má qualidade dos equipamentos e a revitimização das mulheres. Estas profissionais necessitam de maior aproximação do Movimento de Mulheres, além da reflexão sobre seu compromisso ético-político na desconstrução de desigualdades e garantias de direitos às usuárias de seus serviços.

RESUMEN. Se buscó mapear la presencia y actuación de psicólogas en servicios especializados en la atención a mujeres en situación de violencia. Se utilizó el enfoque cualitativo exploratorio descriptivo. Los datos fueron recolectados por intermedio de un cuestionario en línea respondido por 30 psicólogas que trabajan en la red de atención especializada para mujeres en situaciones de violencia en Bahía y mediante observación participante registrada en el cuaderno de campo del investigador. Se destacaron las condiciones de trabajo, resaltando la alta rotación de profesionales en los servicios, vínculos laborales frágiles y falta de estructura apropiada para la ejecución del trabajo; afectando las posibilidades de encaminamiento de esas mujeres a otros servicios, denotando las dificultades puntuadas por los profesionales en dar proseguimiento a las atenciones, muchas veces por falta de cualificación adecuada para lidiar con este contexto. Los principales desafíos encontrados en esta actuación abarcar la dificultad de entendimiento de los profesionales sobre la política. Otros obstáculos de funcionamiento de la red apuntan a la falta de retorno de los encaminamientos, la interrupción de los acompañamientos en otros servicios, la mala calidad de los equipos y la revictimización de las mujeres. Estas profesionales necesitan una mayor aproximación del Movimiento de Mujeres, además de una reflexión sobre su compromiso ético-político en la deconstrucción de desigualdades y garantías de derechos a las usuarias de sus servicios.

ABSTRACT. This study sought to map the presence and performance of psychologists in specialized care services for women victims of violence. This was a descriptive exploratory qualitative study. Data were collected via an online questionnaire completed by 30 psychologists attending in the specialized service network for women victims of violence in the State of Bahia and by means of participant observation transcribed in the researcher's field notebook. The work conditions comprised the high turnover of professionals in services, weak employment contracts and lack of structure suitable for the work affect the chances of referring the victims to other services, denoting the difficulties indicated by the professional in continuing the care, often due to the lack of proper qualification to deal with this context. The main challenges found in this practice encompass the difficulty of professionals to understand the policy. Other obstacles to the well-functioning of the network point to the lack of feedback referral, the interruption of follow-up in other services, the poor quality of equipment and the subsequent victimization of women. These professionals need to get closer to the Women's Movement and reflect on their ethical-political commitment in deconstructing inequalities and guaranteeing rights to users of their services.
Descritores: Psicologia
Serviços de Atendimento
Violência contra a Mulher
-Prática Profissional
Violência Doméstica/psicologia
Acolhimento
Igualdade de Gênero
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Tanaka, Oswaldo Yoshimi
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Id: biblio-958121
Autor: Fernandes, Flavia Saraiva Leão; Tanaka, Oswaldo Yoshimi.
Título: Processo de priorização de ocorrências no serviço de atendimento móvel de urgência / Processo de priorización de ocurrencias en el servicio de atención móvil de urgencias / Process of priorization of occurrences in the mobile emergency service
Fonte: Rev. baiana enferm;32:e24463, 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo identificar características das ocorrências priorizadas pela Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de uma grande metrópole e compreender quais fatores influenciam os médicos reguladores no processo de priorização de despacho de ambulância. Método estudo retrospectivo com métodos mistos, entre 2012 e 2014. As variáveis despacho e tempo de regulação foram investigadas. As entrevistas realizadas foram submetidas à análise de conteúdo. Resultados a demanda é majoritariamente clínica, classificada com Determinantes de alta prioridade e prioritariamente dos serviços de segurança pública. O tempo resposta é inversamente proporcional à prioridade. Médicos priorizam casos com: risco de morte; deterioração clínica; necessidade de transporte; vulnerabilidade associada à idade e violência. Conclusão condições clínicas, vulnerabilidade e risco determinam o tipo de atendimentos e o tempo de resposta. Diante de um cenário de poucos recursos, a atuação dos médicos reguladores no processo de priorização visa adequar a demanda à oferta disponível.

Objetivo identificar características de las ocurrencias priorizadas por el Centro Regulador del Servicio de Atención Móvil de Urgencias de una gran metrópolis y comprender cuales factores influyen en los médicos reguladores en el proceso de priorización de despacho de ambulancia. Método estudio retrospectivo con métodos mistos, entre 2012 y 2014. Las variables despacho y tiempo de regulación fueron investigadas. Las entrevistas realizadas fueron sometidas al análisis de contenido. Resultados la demanda es principalmente clínica, clasificada con Determinantes de alta prioridad y prioritariamente de los servicios de seguridad pública. El tiempo de respuesta es inversamente proporcional a la prioridad. Médicos priorizan casos con: riesgo de muerte; deterioro clínico; necesidad de trasporte; vulnerabilidad asociada al edad y violencia. Conclusión condiciones clínicas, vulnerabilidad y riesgo determinan el tipo de atención y el tiempo de respuesta. Ante un escenario de pocos recursos, la actuación de los médicos reguladores en el proceso de priorización visa adecuar la demanda a la oferta disponible.

Objective identify characteristics of the events prioritized by the Regulation Office of the Mobile Emergency Care Service in a major city and understand which factors influence the regulating physicians in the ambulance dispatch prioritization process. Method retrospective study with a mixed-methods design, undertaken between 2012 and 2014. The variables dispatch and regulation time were investigated. The interviews held were submitted to content analysis. Results the nature of the demand is mainly clinical, classified with high-priority determinants, mainly from public safety services. The response time is inversely proportional to the priority. Physicians prioritize cases with: risk of death; clinical deterioration; need for transport; vulnerability associated with age and violence. Conclusion clinical conditions, vulnerability and risk determine the type of care and the response time. In a scenario of few resources, the regulating physicians' activities in the prioritization process is intended to adapt the demand to the available supply.
Descritores: Ambulâncias
Centro de Operações de Emergência
Aprovisionamento
Emergências
Serviços Médicos de Emergência/organização & administração
-Médicos
Tempo de Reação
Estudos Retrospectivos
Serviços de Atendimento
Recursos em Saúde
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR342.1 - Biblioteca Universitária de Saúde


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Id: biblio-1120807
Autor: Tocantins. Secretaria de Estado da Saúde.; .Superintendência de Vigilância em Saúde; .Diretoria de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Gerência em Saúde do Trabalhador/CEREST-TO.
Título: Nota informativa nº 03 /2020-GST/DVAST/SVS/SES: nota informativa- recomendações para trabalhos em postos de revenda de combustível-prevenção ao Covid-19 / Informative note nº 03/2020-GST / DVAST / SVS / SES: informative note- recommendations for work in fuel-prevention stations at Covid-19.
Fonte: Palmas; [Secretaria de Estado da Saúde]; 2 abr. 2020. 2 p.
Idioma: pt.
Resumo: Recomenda os procedimentos necessários para garantir a segurança de forma que não haja contaminação de trabalhadores e clientes dos postos de revenda de combustíveis no Estado do Tocantins. Ações de enfrentamento ao Corvid-19.

Recommends the necessary procedures to ensure safety so that there is no contamination of workers and customers at fuel resale stations in the State of Tocantins. Actions to confront Corvid-19.

Recomienda los procedimientos necesarios para garantizar la seguridad para que no haya contaminación de trabajadores y clientes en las estaciones de reventa de combustible en el estado de Tocantins. Acciones para enfrentar a Corvid-19.
Descritores: Posto de Combustível/métodos
-Riscos Ocupacionais
Bombas/prevenção & controle
Combustão/métodos
Serviços de Atendimento/instrumentação
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Guia
GOVERNMENT PUBLICATIONS
Livro-Texto
Responsável: BR1965


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Id: biblio-1130169
Autor: Brandão, Paloma de Castro; Silva, Itana Carvalho Nunes; Farias, Mariane Teixeira Dantas; Santos, Victor Porfírio Ferreira Almeida; Farias, Dalmo Macedo França; Cruz, Valdinei Sampaio Santa; Oliveira, Josias Alves de.
Título: Parada Cardiorrespiratória: caracterização do atendimento no serviço de atendimento móvel de urgência / Cardiopulmonary Arrest: characterization of the assistance in the mobile emergency medical service / Paro Cardiorrespiratorio: caracterización de la asistencia en el servicio de emergencia móvil
Fonte: Nursing (Säo Paulo);23(267):4466-4471, ago.-2020.
Idioma: pt.
Resumo: Objetivo: descrever as características do atendimento às vítimas de parada cardiorrespiratória no ambiente préhospitalar. Métodos: estudo quantitativo, epidemiológico e retrospectivo elaborado a partir de dados presentes nas fichas de atendimento realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, ocorridas no ano de 2014 referentes às vítimas de parada cardiorrespiratória. As informações foram coletadas através de formulário estruturado utilizando a linguagem Utstein e análise descritiva foi obtida após processamento dos dados no pacote estatístico STATA 12.0. Resultados: foram investigadas 946 fichas de atendimento por parada cardiorrespiratória. Entre as vítimas, houve predomínio do sexo masculino (56,3%), com faixa etária de 61-80 anos (32,5%), eventos de natureza clínica (80%), o ritmo cardíaco prevalente foi a assistolia (42,2%) e o óbito foi o principal desfecho (84,5%). Conclusões: constatou-se a necessidade de treinamento direcionado à população, com o objetivo de reconhecer e intervir precocemente na parada cardiorrespiratória e em paralelo, aprimorar a anamnese durante telemedicina.(AU)

Objective: to describe the characteristics of assistance for victims of cardiopulmonary arrest in the prehospital setting. Methods: this is a quantitative, epidemiological and retrospective study made from data present in the medical files of the assistance provided by the Mobile Emergency Medical Service, occurred in 2014 regarding the victims of cardiopulmonary arrest. The information was collected through a structured form using the Utstein language and the descriptive analysis was obtained after processing the data in the STATA 12.0 statistical package. Results: 946 medical files for cardiopulmonary arrest were investigated. Among the victims, there was a predominance of males (56.3%), aged 61-80 years (32.5%), events of a clinical nature (80%), the prevalent cardiac rhythm was asystole (42, 2%) and death was the main outcome (84.5%). Conclusions: it was found a need for training aimed at the population, with the aim of recognizing and intervening early in cardiopulmonary arrest and in parallel, improving anamnesis during telemedicine.(AU)
Descritores: Enfermagem em Emergência
Emergências
Serviços Médicos de Emergência
Parada Cardíaca
-Serviços de Atendimento
Limites: Humanos
Responsável: BR21.2 - BVS Enfermería


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Id: biblio-906439
Autor: Almeida, Ândria Silveira; Almeida, Thaynara Fontes; Ferreira, Fabrício Nicácio; Duque, Andrezza Marques.
Título: Perfil dos atendimentos por causas externas em um hospital de referência de Sergipe / Profile of external causes attenance in a reference hospital in Sergipe / Perfil de atendimientos por causas externas em un hospital de referencia de Sergipe
Fonte: Rev. baiana saúde pública;41(3):747-758, jul. 2017.
Idioma: pt.
Resumo: As causas externas causam mais de cinco milhões de mortes e milhares de internações em todo mundo, com as consequências econômicas, emocionais e sociais representando um dos principais desafios da atualidade para o se­tor da saúde, da segurança pública e para toda a sociedade. Objetivou-se identificar o perfil dos atendimentos por causas externas a pacientes da região de Lagarto, Sergipe, Brasil, em um hospital de referência do estado, no ano de 2013. É uma pesquisa de corte transversal retrospectiva. Os dados foram coletados das fichas de atendimento de emergência de todos os prontuários de pacientes que tiveram as causas externas como motivo de atendimento, no ano de 2013, e que fossem pertencentes ao município de Lagarto e sua regional. Identificou-se 836 registros de causas externas quanto ao tipo, sendo os acidentes de transporte o evento mais frequente (41,63%: motociclista 38,52% e automóvel 3,11%) seguido por queda (40,08%) e, por último, agressões (7,41%). Dentre os casos, 70,77% pertenciam ao sexo masculino e 29,23% ao feminino; as faixas etárias mais frequentes foram de indivíduos de 30-59 anos (34,09%), seguida da de 20-29 anos (21,32%), menores de 10 anos (17,9%), 11-19 anos (16,03%) e 60 anos ou mais (8,19%). Concluiu-se que o perfil dos pacientes vítimas de causas externas converge com as características identificadas por outros autores do tema: sexo masculino; idade adulta seguida de adultos jovens; acidente de transporte; perfuração, corte e laceração como o tipo mais ocorrente de lesão; e a maior proporção do primeiro atendimento ocorreu no serviço hospitalar.

More than five million deaths and thousands of hospitalizations worldwide are due to external causes, with the economic, emotional and social consequences representing one of the main challenges of the health sector, public security and society as a whole. The objective of this study was to identify the profile of external causes attendances to patients from the Lagarto region, Sergipe, Brazil, at a state reference hospital in 2013. It is a cross-sectional retrospective study. The data were collected from the records of emergency care of all patient records that had external causes as a reason for care in the year 2013, and that belonged to the municipality of Lagarto and its regional. 836 records of external causes regarding type were identified, transportation accidents being the most frequent event (41.63%: motorcyclist 38.52% and automobile 3.11%) followed by fall (40.08%) and, and finally, aggressions (7.41%). Among the cases, 70.77% were male and 29.23% female, and the most frequent age groups were individuals aged 30-59 years (34.09%), followed by 20-29 years (21, 32%), children under 10 years (17.9%), 11-19 years (16.03%) and 60 years or more (8.19%). It was possible to conclude that the profile of patients victims of external causes converges with the characteristics identified by other authors of the theme: male gender; adult followed by young adults; transport accident; puncture, cut and laceration as the most frequent type of injury; and that the highest proportion of the first care occurred in the hospital service.

Las causas externas causan más de cinco millones de muertes y miles de internaciones en todo el mundo, con las consecuencias económicas, emocionales y sociales representando uno de los principales desafíos de la actualidad para el sector de la salud, la seguridad pública y para toda la sociedad. Objetivóse identificar el perfil de las atenciones por causas externas a pacientes de la región de Lagarto, Sergipe, Brasil, en un hospital de referencia del estado, en el año 2013. Es una investigación de corte transversal retrospectiva. Los datos fueron recogidos de las fichas de atención de emergencia de todos los prontuarios de pacientes que tuvieron las causas externas como motivo de atención en el año 2013 y que fueran pertenecientes al municipio de Lagarto y su regional. Identificaronse 836 registros de causas externas en cuanto al tipo, siendo los accidentes de transporte el evento más frecuente (41,63%: motociclista 38,52% y automóvil 3,11%) seguido por caída (40,08%) y, por último, agresiones (7,41%). En los casos, el 70,77% pertenecía al sexo masculino y el 29,23% al femenino y los grupos de edad más frecuentes fueron de individuos de 30-59 años (34,09%), seguida de la de 20-29 años (21, 32%), menores de 10 años (17,9%), 11-19 años (16,03%) y 60 años o más (8,19%). Concluyóse que el perfil de los pacientes víctimas de causas externas converge con las características identificadas por otros autores del tema: sexo masculino; edad adulta seguida de adultos jóvenes; accidentes de transporte; perforación, corte y laceración como el tipo más ocurrente de lesión; y que la mayor proporción de la primera atención ocurrió en el servicio hospitalario.
Descritores: Perfil de Saúde
Serviços de Atendimento
Causas Externas
Assistência ao Paciente
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Responsável: BR15.1 - Biblioteca de Ciências Biomédicas


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Id: biblio-1059131
Autor: Cabral, Caio Cesar de Oliveira; Bampi, Luciana Neves da Silva; Queiroz, Rayanne da Silva; Araujo, Alessandra Ferreira; Calasans, Luiza Helena Brito; Vaz, Tiago Silva.
Título: Quality of life of nurses from the mobile emergency care service / Calidad de vida de los enfermeros del servicio de atención móvil de emergencias / Qualidade de vida de enfermeiros do serviço de atendimento móvel de urgências
Fonte: Texto & contexto enferm;29:e20180100, Jan.-Dec. 2020. tab.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: to evaluate the quality of life of nurses from the Mobile Emergency Care Service of the Federal District (Brazil) and to identify the domains that influenced this assessment. Method: an observational, descriptive, cross-sectional and quantitative study, with data obtained from 123 nurses who answered a questionnaire developed and structured in order to know sociodemographic and clinical variables and with the application of the World Health Organization Quality of Life Instrument Bref, to assess the quality of life. The data were submitted to descriptive statistics and inferential statics. Results: most of the nurses were women, aged between 20 and 40 years old, married, with a specialization degree and without any employment relation with another institution. Most (72.36%) considered their quality of life good or very good and were satisfied or very satisfied with their health (65.03%). The environment domain was the worst evaluated. A significant correlation was observed between the social relations (p=0.049) and environment (p=0.035) domains when correlated with the gender variable. The women rated their social relations and environment better than the men. Conclusion: the knowledge produced by this investigation may support the design of strategies that enable reducing the difficulties related to the life and work of nurses of the Mobile Emergency Care Service. Actions in this direction may contribute to the improvement of health, well-being and quality of life of the professionals and will have positive effects on the quality of health care provided to the population.

RESUMEN Objetivo: evaluar la calidad de vida de los enfermeros del Servicio de Atención Móvil de Emergencias del Distrito Federal (Brasil) e identificar los dominios que influenciaron en esa evaluación. Método: estudio de observación, descriptivo, transversal y cuantitativo, en el que se obtuvieron datos de 123 enfermeros que respondieron a un cuestionario desarrollado y estructurado para descubrir variables sociodemográficas y clínicas y en el que se aplicó el instrumento World Health Organization Quality of Life Instrument Bref para evaluar la calidad de vida. Los datos se sometieron a estadística descriptiva y inferencial. Resultados: en su mayoría, los enfermeros eran mujeres de 20 a 40 años de edad, casadas, con un nivel académico de especialización y sin ningún vínculo de empleo con otras instituciones. La mayor parte (72,36%) consideraron que su calidad de vida era buena o muy buena y se mostraron satisfechas o muy satisfechas con su salud (65,03%). El dominio del medio ambiente fue el peor evaluado. Se observó una correlación significativa entre los dominios de las relaciones sociales (p=0,049) y del medio ambiente (p=0,035) al correlacionarlos con la variable del sexo. Las mujeres evaluaron mejor que los hombres sus relaciones sociales y el medio ambiente. Conclusión: los conocimientos obtenidos gracias a esta investigación podrán ayudar a delinear estrategias que permitan reducir las dificultades relacionadas con la vida y el trabajo de los enfermeros del Servicio de Atención Móvil de Emergencias. Implementar acciones en este sentido podrá contribuir a mejorar la salud, el bienestar y la calidad de vida de los profesionales y tendrá efectos positivos sobre la calidad de la atención a la salud que se presta a la población.

RESUMO Objetivo: avaliar a qualidade de vida de enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (Brasil) e identificar os domínios que influenciaram nessa avaliação. Método: estudo observacional, descritivo, transversal e quantitativo, com dados obtidos de 123 enfermeiros que responderam a um questionário desenvolvido e estruturado para conhecer variáveis sociodemográficas e clínicas e com aplicação do World Health Organization Quality of Life Instrument Bref, para avaliar a qualidade de vida. Os dados foram submetidos à estatística descritiva e inferencial. Resultados: os enfermeiros eram em sua maioria mulheres, entre 20 a 40 anos, casadas, com nível acadêmico de especialização e sem vínculo empregatício com outra instituição. A maior parte (72,36%) considerou sua qualidade de vida boa ou muito boa e estava satisfeita ou muito satisfeita com a saúde (65,03%). O domínio meio ambiente foi o pior avaliado. Observou-se correlação significativa entre os domínios relações sociais (p=0,049) e meio ambiente (p=0,035) quando correlacionados à variável sexo. As mulheres avaliaram melhor suas relações sociais e o meio ambiente em relação aos homens. Conclusão: o conhecimento produzido por essa investigação poderá subsidiar o delineamento de estratégias que permitam diminuir as dificuldades relacionadas à vida e ao trabalho de enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Ações nesse sentido poderão contribuir para a melhoria da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida dos profissionais e terão efeitos positivos sobre a qualidade da assistência à saúde prestada à população.
Descritores: Enfermagem
Serviços Médicos de Emergência
-Qualidade de Vida
Organização Mundial da Saúde
Sistema Único de Saúde
Observação
Serviços de Atendimento
Serviços Médicos de Emergência
Enfermeiras e Enfermeiros
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Adulto Jovem
Tipo de Publ: Estudo Observacional
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: lil-786947
Autor: Ferreira, Cintia Bragheto.
Título: A construção do cuidado emem psico-oncologia em um projeto de extensão universitária / The construction of psycho-oncology aren in a university extension project / La construcción del cuidado en psicooncología en la extensión universitaria del proyecto
Fonte: Psicol. Estud. (Online);20(4):521-527, out.-dez. 2015.
Idioma: en; pt.
Resumo: O câncer é uma doença que acomete de forma crescente a população mundial, o que logicamente aumenta a demanda por serviços de saúde, dentre eles, os serviços de apoio psicológico. A partir disso, foi criado o projeto de extensão em psico-oncologia, vinculado a um curso de psicologia de uma universidade pública, localizada em Goiás. O projeto, ancorado na perspectiva construcionista social, objetiva a capacitação de discentes para o trabalho na área da psico-oncologia, visando a: uma assistência comprometida com o cuidado integral; ao empoderamento dos participantes, assim como à construção de saúde mesmo em meio à enfermidade. A demanda é encaminhada para o serviço escola de psicologia da universidade pública, por duas organizações municipais, que auxiliam os usuários no deslocamento e estadia nos municípios de realização dos acompanhamentos e tratamentos para o câncer. Parte dos atendimentos é feita na clínica escola, e os doentes mais debilitados são atendidos em suas próprias residências. Os atendimentos psicológicos são realizados nas modalidades individual e grupal. Os registros, produzidos a partir de cada atendimento realizado, mostram que os participantes têm construído possibilidades mais positivas de vivência da enfermidade, com diminuição do medo do câncer; sentidos de vida; possibilidades de participação no autocuidado; reafirmação da superação e fortalecimento de laços afetivos. Além desses resultados, o projeto também tem contribuído para a formação de futuros profissionais de saúde comprometidos com a humanização da assistência.

Cancer is a disease that affects increasingly affects the world's population, which logically increases the demand for health services, including the psychological support services. From this, the outreach Psycho-Oncology project was created, linked to a Psychology course at a public university located in Goiás. The project, anchored in the social constructionist perspective, aims to train students to work in the area of Psycho-Oncology order: a committed assistance with comprehensive care and the empowerment of participants as well as the health of construction even in the midst of illness. The demand is forwarded to the clinic school of the public university by two local organizations that assist users in travel and stay in the cities of achieving the accompaniments and treatments for cancer. Part of care is given at clinic school, and more debilitated patients are cared for in their homes. Psychological services are offered in individual and group modalities. The data from each performed service show that participants have built more positive possibilities for the disease experience with decreased fear of cancer, life senses, participation opportunities in self-care, reaffirmation of overcoming and strengthening emotional ties. In addition to these results, the project has also contributed to the training of future health professionals committed to the humanization of care.

El cáncer es una enfermedad que afecta cada vez más a la población mundial, lo que aumenta, lógicamente, la demanda de servicios de salud, entre ellos los servicios de apoyo psicológico. A partir de esto, el proyecto de extensión en Psico-Oncologia fue creado, vinculado un curso de Psicología em una universidad pública ubicada en Goiás. El proyecto, anclado en la perspectiva del construccionismo social, tiene como objetivo la formación de estudiantes para trabajar en el área de Psicooncología, buscando: una asistencia comprometida con la atención integral; el empoderamiento de los participantes, así como la construcción de la salud, incluso en medio a la enfermedad. La demanda se envía al clínica escuela la universidad por dos organizaciones locales, que ayudan a los usuarios en el viaje y en la estancia en los municipios de realización de los acompañamientos y tratamientos parael cáncer. Parte de la atención se hace en el clínica escuela, y los pacientes más debilitados son atendidos en sus propias casas. Los atendimientos psicológicos son ofrecidos en las modalidades individuales y de grupo. Los registros producidos a partir de cada servicio realizado muestran que los participantes han creado posibilidades más positivas de vivencia de la enfermedad, con una disminución del miedo al cáncer; sentidos de la vida; oportunidades de participación en el autocuidado; reafirmación de lasuperación y fortalecimiento de los lazos emocionales. Además de estos resultados, el proyecto también ha contribuido a la formación de futuros profesionales de la salud comprometidos con la humanización de la atención.
Descritores: Oncologia
Psicologia Médica
-Psicologia
Serviços de Atendimento
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Entrevista
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-786949
Autor: Lima, Mirla da Silva; Aguiar, Ana Caroline Leite de; Sousa, Mabel Melo.
Título: O cuidado compartilhado em saúde mental como potencial de autonomia do usuário / The shared care in mental health as potential of user autonomy / La atención compartida en salud mental como potencial de autonomia del usuario
Fonte: Psicol. Estud. (Online);20(4):675-686, out.-dez. 2015.
Idioma: en; pt.
Resumo: O cuidado em saúde mental é permeado pela troca de saberes e pela corresponsabilização entre os diversos atores envolvidos nesse processo. O objetivo geral do estudo consistiu em descrever como se dá a relação entre a família e a equipe multiprofissional de um CAPS Geral da região metropolitana do Ceará, no que se refere ao cuidado compartilhado em saúde mental. A pesquisa teve natureza qualitativa, baseada nas técnicas de observação participante, com registro emdiário de campo e de entrevistas semiestruturadas com dez sujeitos, dentre profissionais e familiares. O método Hermenêutico-Dialético alicerçou a análise dos dados. Constatamos, de uma forma geral, uma relação de respeito e de vínculo entre familiares e profissionais, e que estes sujeitos veem como importante a existência do cuidado compartilhado. Quanto à participação da família no serviço, percebemos uma baixa adesão ao grupo de família e uma maior frequência dos familiares como acompanhantes nos atendimentos individuais e nos momentos de crise. Identificamos ainda a legitimidade da relação entre o cuidado compartilhado e a autonomia do usuário.

The care in mental health is permeated by the interchange of knowledge and the co-responsibility between the various actors involved in this process. The general objective of this study was to describe how is the relationship between family and multi-professional group of a General CAPS of metropolitan area, Ceará, in relation to the shared care in mental health. The research was qualitative, based on participant observation technique with registration in field diary and in the semi-structured interview technique with ten people, among professionals and family members. The study was based by the Hermenêutico-Dialético method. We noticed that there is a relationship of respect and bond between family and professionals and that these individuals see as important the existence of shared care. With regard to the family's participation in the service, we observed a low adhesion to the family groupand a higher frequency of family as accompanying in individual assistance and in critical moments. We also identified the legitimacy of the relationship between shared care and user autonomy.

El cuidado en salud mental está muy permeado por el intercambio de saberes y por la responsabilidad compartida entre los diversos actores implicados en este proceso. El objetivo general del estudio trató de describir cómo se constituye la relación entre la familia y el equipo de profesionales multidisciplinares de un CAPS General de la región metropolitana del Ceará, en lo que se refiere a la atención compartida en la salud mental. La investigación tuvo un carácter cualitativo, utilizando como técnica de recogida de información la observación participante, siendo los datos registrados mediante el diario de campo y entrevistas semiestructuradas con un total de diez participantes, entre profesionales y familiares. Además del comentado, el 676Lima et al.Psicologia em Estudo, Maringá, v. 20, n. 4p. 675-686, out./dez. 2015método hermenéutico-dialéctico nos ha calcado de los retos necesarios hacia el análisis de datos. Hemos constatado, de manera general, una relación de respeto y de vínculo entre la familia y los profesionales, y que, a dichos participantes, les parecen importante la existencia de la atención compartida. Cuanto a la participación de la familia en el servicio, percibimos que estos no participan tanto cuanto la función corresponde a de acompañar, a la persona enferma, en los atendimientos individuales y en los momentos de crisis. Identificamos, aún, la legitimidad de la relación entre la atención compartida y la autonomía.
Descritores: Cuidadores
Família
Saúde Mental
-Serviços de Atendimento
Serviços de Saúde Mental
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Entrevista
Responsável: BR513.1 - Biblioteca Central


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Id: lil-746766
Autor: Casarini, Alexandra Mariano Fidêncio.
Título: Atendimento preferencial nas Farmácias de Medicamentos Especializados da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo: proposta de critérios / Preferential treatment in Pharmacy Specialised Medicines of Ministry of Health of Sao Paulo criteria proposal.
Fonte: São Paulo; s.n; 2014. 161 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Secretaria de Estado da Saude. Coordenadoria de Recursos Humanos. Programa de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O Estado de São Paulo conta, no componente especializado da assistência farmacêutica, com quarenta farmácias que atendem mensalmente cerca de 568.000 pacientes portadores de doenças de alta complexidade. A legislação assegura atendimento preferecial para grupos específicos de pessoas, no entanto, não contempla prioridades baseadas em critérios clínicos, o que sistematicamente gera problemas no setor de atendimento e questionamentos da Procuradoria Geral da Justiça quanto ao cumprimento do disposto nas legislações vigentes...
Descritores: Assistência Farmacêutica
Políticas Públicas de Saúde
Serviços de Atendimento
-Farmácias
Serviços de Atendimento/legislação & jurisprudência
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1764.1 - Núcleo de Informação e Documentação
BR1764.1; T, F, C33a


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Id: lil-519551
Autor: São Paulo(Estado). Secretaria da Saúde.
Título: Avaliação da implantação do Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde: Estado de São Paulo - SUDS-SP - período 1987/88/89 / National Health System (BR) implantation evaluation: São Paulo State - SUDS-SP - 1987 to 1989 period.
Fonte: São Paulo; s.n; mar. 1990. [109] p. mapas, tab, graf.
Idioma: pt.
Descritores: Análise de Situação
AVALIACAO
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde
Diagnóstico da Situação de Saúde
Serviços de Atendimento
Sistema Único de Saúde
Sistemas de Saúde
Responsável: BR91.2 - Centro de Documentação
BR91.2; WA541, S239av, 1990



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