Base de dados : LILACS
Pesquisa : L01.224.050.375.190 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 49 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 5 ir para página              

  1 / 49 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-457851
Autor: Caetano, Karen Cardoso; Peres, Heloísa Helena Ciqueto; Fugulin, Fernanda Maria Togeiro.
Título: Protótipo de um sistema especialista para a classificação da complexidade assistencial em enfermagem / An expert system prototype for the classification of the complexity of the assistance in nursing
Fonte: Online braz. j. nurs. (Online);6(1), abr. 2007. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: This article is a study of the development of a System Specialist in Nursing, using Expert software SINTA (Applied Intelligent Systems), for the automatic classification of patients, in accordance with the degree of dependence of the team of nursing, based on Fugulin et al.

Este artigo é um estudo do desenvolvimento de um Sistema Especialista em Enfermagem, utilizando o software Expert SINTA (Sistemas Inteligentes Aplicados), para a classificação automática de pacientes, de acordo com o grau de dependência da equipe de enfermagem, baseado em Fugulin et al.
Descritores: Pacientes
Sistemas Especialistas
Software
Informática Médica
Validação de Programas de Computador
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF


  2 / 49 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-528950
Autor: Rosso, Mariângela; Silva, Sandra Honorato da; Scalabrin, Edson Emílio.
Título: Sistema baseado em conhecimento para apoio à identificação dos focos do processo corporal da CIPE® / Sistema basado en el conocimiento de apoyo a la identificación de los focos de CIPE® / Knowledge- based CIPE® outbreak identification support systems
Fonte: Texto & contexto enferm = Texto e contexto enfermagem;18(3):523-531, jul.-set. 2009. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: A CIPE® vem se consolidando no cenário mundial como um sistema unificado da linguagem de enfermagem, que permite ao enfermeiro documentar sistematicamente a prática assistencial. Demanda para sua maior utilização ferramentas facilitadoras que favoreçam sua incorporação nas ações diárias dos profissionais. O objetivo deste estudo é descrever a concepção e desenvolvimento de um sistema baseado em conhecimento de apoio para a identificação dos focos da CIPE®. Trata-se de um estudo híbrido que contemplou o desenvolvimento do sistema e pesquisa para validação do conteúdo. O sistema é constituído por 219 regras de produção, relacionadas aos focos do processo corporal, com perguntas de interface formuladas de forma semelhante àquela utilizada pelo enfermeiro, quando da elaboração do histórico de enfermagem. Obteve-se 88,43 por cento no Índice de Validade de Conteúdo. Acredita-se que o sistema proposto contribuirá para que o valor do conhecimento trazido pela CIPE® seja realçado e disseminado aos atores que dela necessitam.

CIPE® has been consolidating itself worldwide as a unified nursing language system, and thus allows nurses to systematically document their care practice. Increased use of CIPE® demands facilitating tools which favor its incorporation into daily nursing actions. The aim of this study is to describe the design and development of a knowledge-based system used to support the identification of CIPE® outbreaks. This is a hybrid study that included the development of the system and research for content validation. The system consists of 219 production rules in relation to outbreaks of the body process, with questions raised in an interface similar to that used by nurses when preparing the history of nursing. It obtained an 88.43 percent Content Validity Index. It is believed that the proposed system will contribute to the value of knowledge brought by CIPE ® and will be highlighted and disseminated to actors who need it.

El CIPE® se ha consolidado en el mundo como un sistema unificado del lenguaje de la enfermería, permitiendo que el enfermero documente de forma sistemática la práctica asistencial. El sistema demanda para su mejor utilización herramientas que promuevan su incorporación en las actividades diarias de los profesionales. El objetivo de este estudio es describir el diseño y desarrollo de un sistema basado en el conocimiento para apoyar la identificación de los focos del CIPE®. Se trata de un estudio híbrido que incluye el desarrollo del sistema y la investigación para la validación de contenido. El sistema consta de 219 normas de producción relacionadas a los focos del proceso, con preguntas planteadas en una interfaz similar a la utilizada por los enfermeros durante la elaboración de la historia de enfermería. Se obtuvo el 88, 43 por ciento en el Índice de Validez del Contenido. Se cree que ese sistema contribuirá para que el valor de los conocimientos presentados por CIPE® sea destacado y difundido a los que lo necesitan.
Descritores: Sistemas Especialistas
Enfermagem
Classificação
Terminologia
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


  3 / 49 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Marin, Heimar de Fátima
Id: lil-129500
Autor: Marin, Heimar de Fátima.
Título: Aquisiçäo de conhecimento e desenvolvimento de um protótipo de sistema especialista em assistência pré-natal no atendimento de gestantes normais / Acquirement of the knowledge and the development of specialist system in prenatal care of pregnant woman.
Fonte: Säo Paulo; s.n; 1991. 90 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal de Sao Paulo. Escola Paulista de Medicina para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: O presente estudo caracteriza-se por pertencer a área de Informática em Saúde, utilizando técnicas da Inteligência Artificial para o desenvolvimento de um Protótipo de Sistema Especilista, cuja finalidade é fazer o acompanhamento de gestantes no período Pré-Natal e servir de instrumento de apoio a enfermeiros e demais profissionais da área da saúde, na assistência às gestantes normais e no ensino de Enfermagem Obstétrica. Esta pesquisa teve por objetivos a aquisiçäo do conhecimento pertinente à área de Assistência Pré-Natal para estabelecer as informaçöes necessárias para o acompanhamento de gestantes normais, a representaçäo do conhecimento em um modelo computacional, compatível com o "shell", escolhido para testá-lo bem como o desenvolvimento do Sistema. O processo de Aquisiçäo do Conhecimento para elaboraçäo da Base de Conhecimento, deu-se por meio de revisöes na literatura e de entrevistas com especialistas da área obstétrica. O "shell" escolhido foi o Intelligence Compiler, pela facilidade que fornece para organizar a Base de Conhecimento, permitindo a combinaçäo de vários métodos de Representaçäo do Conhecimento, além de compilar o conhecimento para a sua execuçäo. Foi instalado em um microcomputador modelo AT turbo 12 MHz, 1 Mbyte de memória RAM, 1 unidade de disco rígido de 40 Mb (interno). No desenvolvimento deste protótipo, optou-se pela utilizaçäo de regras em "backward chaining" (encadeamento para trás) para as inferências do acompanhamento de uma gestante. A interface de comunicaçäo baseou-se no emprego do conhecimento no formato de listas, que possibilita uma manutençäo rápida e eficiente. Para o armazenamento dos dados da paciente, foi escolhida a forma de representaçäo por meio de "frames", que pelo Intelligence Compiler possibilita modificaçöes futuras no sistema para criaçäo de um banco de dados relacional. Com a finalidade de realizar ensaios iniciais para a verificaçäo do desempenho da Base de Conhecimento, foram selecionadas aleatoriamente 20 (vinte) fichas de pacientes atendidas no ambulatório de Assistência Pré-Natal do Hospital Amparo Maternal. Estes ensaios possibilitaram a correçäo de eventuais erros no mecanismo de inferência, antes de se efetuar a sua implantaçäo para uma efetiva validaçäo da Base de Conhecimento.
Descritores: Sistemas Especialistas
Aplicações da Informática Médica
Cuidado Pré-Natal/organização & administração
-Inteligência Artificial
Enfermagem Obstétrica
Informática Médica
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG
BR21.1/T-WY157*MAAQ


  4 / 49 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: lil-680925
Autor: Sellmer, Danielle; Carvalho, Carina Maris Gaspar; Carvalho, Deborah Ribeiro; Malucelli, Andreia.
Título: Sistema especialista para apoiar a decisão na terapia tópica de úlceras venosas / Expert system to support the decision in topical therapy for venous ulcers / Sistema especialita para apoyar la decisión en la terapia tópica de úlceras venosas
Fonte: Rev. gaúch. enferm;34(2):154-162, jun. 2013. ilus, tab.
Idioma: pt.
Resumo: Apesar de o tratamento das úlceras venosas exigir um conjunto de conhecimentos específicos, os enfermeiros não especialistas desconhecem as terapias adequadas, o que constitui uma dificuldade na terapia tópica dessas lesões de pele. Este artigo tem como objetivo apresentar um sistema especialista para apoiar o processo de decisão dos enfermeiros na terapia tópica das úlceras venosas. Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento, operacionalizada em cinco etapas: modelagem do sistema, aquisição do conhecimento, representação do conhecimento a partir de regras de produção, implementação e avaliação do sistema. O conjunto das regras é apresentado, assim como casos que simulam o comportamento do sistema especialista, mostrando a viabilidade da sua utilização na prática do enfermeiro. O sistema poderá auxiliar na tomada de decisão sobre as condutas tópicas em úlceras venosas, porém, a avaliação da úlcera deve ser realizada de forma correta, a fim de que o sistema forneça sugestões adequadas, permitindo melhor organização e planejamento da assistência.

Although the treatment of venous ulcers requires a set of specific knowledge, non-specialist nurses are unaware of the appropriate therapy, which is a concern in the topical therapy for these skin lesions. This paper aims to present an expert system to support the nursing decision making process in the topical therapy of venous ulcers. It is a development research implemented in five stages: system modeling, knowledge acquisition, knowledge representation from production rules, and system implementation and evaluation. The production rules are presented, as well as some cases to simulate the expert system behavior, demonstrating the viability of its usage in nurse's practice. The system may support the decision making about the topical therapy of venous ulcers. However, ulcer evaluation should be correctly made, so that the system provides appropriate suggestions, allowing better organization and planning assistance.

Aunque el tratamiento de las úlceras venosas exige un conjunto de conocimientos específicos, los enfermeros no especializados desconocen la terapia adecuada, lo que constituye una dificultad en la terapia tópica de esas lesiones de piel. Este artículo tiene como objetivo presentar un sistema especializado para apoyar el proceso de decisión de los enfermeros en la terapia tópica de las úlceras venosas. Se trata de una investigación del desarrollo, operado en cinco etapas: modelaje del sistema, adquisición de conocimientos, representación del conocimiento a partir de reglas de producción, de implementación y evaluación del sistema. El conjunto de reglas es presentado, así como algunos casos que simulan el comportamiento del sistema especializado. El sistema puede ayudar a tomar decisiones sobre la terapia tópica, pero, la evaluación de la úlcera se debe realizar correctamente para que el sistema proporcione sugerencias adecuadas, lo que permite una mejor organización y planificación de la asistencia.
Descritores: Protocolos Clínicos
Técnicas de Apoio para a Decisão
Sistemas Especialistas
Higiene da Pele/métodos
Úlcera Varicosa/enfermagem
-Administração Tópica
Curativos Hidrocoloides
Terapia Combinada
Desbridamento
Fármacos Dermatológicos/administração & dosagem
Fármacos Dermatológicos/uso terapêutico
Conhecimento
Curativos Oclusivos
Qualidade de Vida
Úlcera Varicosa/etiologia
Úlcera Varicosa/terapia
Insuficiência Venosa/complicações
Insuficiência Venosa/terapia
Cicatrização
Limites: Idoso
Feminino
Humanos
Masculino
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR1.1 - BIREME


  5 / 49 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Lopes, Maria Helena Baena de Moräes
Texto completo
Id: lil-496578
Autor: Higa, Rosângela; Lopes, Maria Helena Baena de Moraes.
Título: Avaliação de um sistema especialista em diagnóstico de enfermagem relacionados à eliminação urinária / Evaluación de un sistema especialista en diagnósticos de enfermeria relacionados a la eliminiación urinária / Evaluation of an expert system on nursing diagnoses related to urinary elimination
Fonte: Rev. bras. enferm;61(5):565-569, set.-out. 2008. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Foi desenvolvido e avaliado um sistema especialista em diagnósticos de enfermagem relacionados à eliminação urinária, segundo a taxionomia da NANDA. Para coleta de dados utilizou-se um roteiro e um checklist com as características definidoras. Os diagnósticos obtidos por consenso entre três especialistas foram considerados padrão-ouro. Foram testados 197 casos. O Sistema mostrou ser adequado para a determinação dos diagnósticos 'incontinência urinária (IU) por pressão', 'IU por impulso', 'retenção urinária ' e 'IU total', com sensibilidade e especificidade superiores a 98 por cento. A pequena casuística não possibilitou avaliar a acurácia em relação à 'eliminação urinária prejudicada', 'IU reflexa' e 'IU funcional'. Esta experiência de desenvolvimento e avaliação poderá ser aplicada na criação de outros sistemas especialistas.

An expert system on nursing diagnoses related to urinary elimination, according NANDA's taxonomy, was developed and evaluated. Data were collected using a form and a checklist of defining characteristics. The obtained consensus diagnoses by three specialists were considered gold standard. 197 cases were tested. The system proved to be adequate for determining diagnoses such as 'stress urinary incontinence', 'urge urinary incontinence', 'urinary retention' and 'total urinary incontinence' with sensitivity and specificity above 98 percent. The accuracy evaluation in relation to 'impaired urinary elimination', 'reflex urinary incontinence' and 'functional urinary incontinence' was not possible to be established due to the small size of the sample. The experience in developing and evaluating this program can be applied in creating other expert systems.

Fue desarrollado y avaluado un sistema especialista en diagnósticos relacionados a la eliminación urinaria, usando la taxonomia de NANDA. Para colectar los datos fue utilizado un programa de entrevista y un checklist conteniendo las características definidoras. Los diagnósticos obtenidos por concordancia de tres especialistas fueron considerados como prototipo-oro. Fueran testados 197 casos. El sistema desarrollado, mostró ser adecuado en la determinación de los diagnósticos 'incontinencia urinaria por presión', 'incontinencia urinaria por impulso', 'retención urinaria' e 'incontinencia urinaria total' con sensibilidad y especificidad superior a 98 por ciento. Debido a pequeña casuística, no fue posible avaluar los diagnósticos 'eliminación urinaria perjudicada', 'incontinencia urinaria refleja' e 'incontinencia urinaria funcional'. Esta experiencia de desenvolvimiento e avaluación podrá ser aplicada en la creación de otros sistemas.
Descritores: Sistemas Especialistas
Diagnóstico de Enfermagem/normas
Transtornos Urinários/diagnóstico
-Estudos Prospectivos
Limites: Adulto
Idoso
Idoso de 80 Anos ou mais
Feminino
Humanos
Masculino
Pessoa de Meia-Idade
Tipo de Publ: Estudo de Avaliação
Estudo de Validação
Responsável: BR1.1 - BIREME


  6 / 49 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Lopes, Maria Helena Baena de Moräes
Texto completo
Id: lil-435961
Autor: Lopes, Maria Helena Baena de Moraes; Higa, Rosângela.
Título: Desenvolvimento de um sistema especialista para identificação de diagnósticos de enfermagem relacionados com a eliminação urinária / Development of an expert system for identification of nursing diagnosis related to urinary elimination
Fonte: Rev. bras. enferm;58(1):27-32, jan.-fev. 2005. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: O estudo envolveu a avaliação do sistema ALTURIN.EXP e seu aprimoramento que culminou na construção e avaliação de um novo sistema, denominado ALTURIN.SDD. No presente trabalho são descritas as etapas de avaliação do sistema ALTURIN.EXP e de desenvolvimento do sistema ALTURIN.SDD. O sistema ALTURIN.SDD foi desenvolvido utilizando-se um programa "shell" especialmente construído para este projeto, o Programa para Determinação de Diagnósticos (SDD, Versão 1.0), tendo como alvo plataformas Windows 95/98/Me. Os diagnósticos de enfermagem são aqueles presentes na classificação da NANDA 2001-2002. Esta experiência de desenvolvimento poderá ser aplicada na criação de outros sistemas especialistas.
Descritores: Incontinência Urinária
Sistemas Especialistas
Diagnóstico de Enfermagem
-Idoso de 80 Anos ou mais
Estudos Retrospectivos
Diagnóstico por Computador
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR905.1 - Biblioteca


  7 / 49 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Lopes, Maria Helena Baena de Moräes
Marin, Heimar de Fátima
Texto completo
Id: lil-526968
Autor: Lopes, Maria Helena Baena de Moraes; Marin, Heimar de Fátima; Ortega, Neli Regina Siqueira.
Título: The use of expert systems on the differential diagnosis of urinary incontinence / Uso de sistemas especialistas para o diagnóstico diferencial de incontinência urinária / Uso de los sistemas especialistas en el diagnóstico diferencial de la incontinencia urinaria
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;43(3):704-710, set. 2009.
Idioma: en.
Resumo: The differential diagnosis of urinary incontinence classes is sometimes difficult to establish. As a rule, only the results of urodynamic testing allow an accurate diagnosis. However, this exam is not always feasible, because it requires special equipment, and also trained personnel to lead and interpret the exam. Some expert systems have been developed to assist health professionals in this field. Therefore, the aims of this paper are to present the definition of Artificial Intelligence; to explain what Expert System and System for Decision Support are and its application in the field of health and to discuss some expert systems for differential diagnosis of urinary incontinence. It is concluded that expert systems may be useful not only for teaching purposes, but also as decision support in daily clinical practice. Despite this, for several reasons, health professionals usually hesitate to use the computer expert system to support their decision making process.

O diagnóstico diferencial dos tipos de incontinência urinária é algumas vezes difícil de estabelecer. Via de regra, somente os resultados de exames urodinâmicos permitem um diagnóstico acurado. Entretanto, esse exame nem sempre é factível, porque requer equipamento especial e também pessoal treinado para realizar e interpretar o exame. Alguns sistemas especialistas têm sido desenvolvidos para assistir profissionais que atuam nessa área. Propõe-se aqui apresentar a definição de inteligência artificial; explicar o que são sistemas especialistas, sistemas de apoio à decisão e sua aplicação na área da saúde e, discutir alguns sistemas especialistas desenvolvidos para o diagnóstico diferencial da incontinência urinária. Conclui-se que esses sistemas podem ser úteis não somente para o ensino, mas também como apoio à decisão na prática clínica diária. A despeito disso, por várias razões, os profissionais de saúde usualmente hesitam em usar o sistema especialista computacional para dar suporte ao processo de decisão.

El diagnóstico diferencial de los tipos de incontinencia urinaria es algunas veces difícil. En general, solamente los resultados de exámenes urodinâmicos permiten uno diagnóstico preciso. Entretanto, no es siempre posible hacer ése examen porque requiere equipo especial y personal entrenado hacia realizar y interpretar lo examen. Sistemas especialistas tienen sido hechos hacia asistir los profesionales de salud en ese campo. Propone-se presentar aquí lo que es inteligencia artificial; explicar lo que son sistemas especialistas, sistemas hacia apoyo a la decisión y suya aplicación en el área de la salud y discutir sistemas especialistas hacia el diagnóstico diferencial de la incontinencia. Concluye-se que los sistemas especialistas puedan ser usados no solamente hacia la enseñanza, mas también como apoyo a la decisión en la práctica clínica. A pesar de eso, por varias razones, profesionales de salud usualmente resisten en emplear el sistema especialista computacional hacia dar soporte al proceso de decisión.
Descritores: Sistemas Especialistas
Incontinência Urinária/diagnóstico
-Diagnóstico Diferencial
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR1.1 - BIREME


  8 / 49 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Marin, Heimar de Fátima
Sigulem, Daniel
Ramos, Mônica Parente
Texto completo
Id: lil-458119
Autor: Marin, Heimar de Fatima; Sigulem, Daniel; Lindsey, Prescilla Chow; Santos, Luis Augusto; Ramos, Monica Parente.
Título: A informática como recurso para o acompanhamento de gestantes normais na assistência pré-natal / Informatics as a tool for the pregnant women's follow-up during the prenatal period
Fonte: Acta paul. enferm;4(2/4):44-48, jun.-dez. 1991.
Idioma: pt.
Resumo: Este trabalho, no campo da Informática em Saúde, utiliza técnicas de Inteligência Artificial para o desenvolvimento de um protótipo de sistema especialista capaz de realizar o acompanhamento de gestantes normais durante o período pré-natal. Presta-se ainda como instrumento de apoio à formação de profissionais da área de saúde, bem como ao treinamento de enfermeiras obstetras.
Descritores: Cuidado Pré-Natal
Enfermagem Obstétrica
Informática Médica
Informática em Enfermagem
Sistemas Especialistas
-Educação em Enfermagem
Inteligência Artificial
Limites: Humanos
Feminino
Gravidez
Responsável: BR1.2 - Biblioteca Central


  9 / 49 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Lopes, Maria Helena Baena de Moräes
Texto completo
Id: lil-233978
Autor: Lopes, Maria Helena Baena de Moraes; Olímpio, Aloísio; Couto, Camila Severing do; Texeira, Joäo Machado; Silva, Magda Aparecida dos Santos; Baquerizo, Maria Giovanna P; Gallego, Mariângela; Moromizato, Silzeth S; Bezerra, Vera Regina T. Kowask; Sabbatini, Renato M. E.
Título: O departamento de enfermagem do hospital virtual brasileiro / Nursing department of the brazilian virtual hospital
Fonte: In: Schiabel, Homero; Slaets, Annie France Frère; Costa, Luciano da Fontoura; Baffa Filho, Oswaldo; Marques, Paulo Mazzoncini de Azevedo. Anais do III Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde. Säo Carlos, s.n, 1996. p.780-780.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde, 3 e Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 15 e Congresso Brasileiro de Físicos em Medicina , 6 e Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 5 e Encontro Brasileiro de Proteçäo Radiológica, Campos do Jordäo, 13-17 out. 1996.
Resumo: O Departamento de Enfermagem do Hospital Virtual Brasileiro tem sido desenvolvido pelo Núcleo de Informática Biomédica (NIB) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É nosso objetivo criar dentro da rede brasileira um repositório de informações baseado na World Wide Web (WWW) sobre Enfermagem e disponibilizar esse material para a comunidade de usuários da Internet e profissionais de enfermagem. Serão utilizadas ferramentas de navegação pela rede e programação HTML (hyper text markup language) para a confecção das páginas WWW. O material reunido está sendo estruturado em áreas de concentração com subdivisões e interconecções.
Descritores: Enfermagem
América Latina
Informática Médica
Redes de Comunicação de Computadores
-Sistemas Especialistas
Brasil
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/3012.170


  10 / 49 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: lil-233971
Autor: Barilli-Castilho, E. C. V; Carvalho, M. S; Pina, F; Nobre, F. F.
Título: HIPERSIG: um tutor inteligente sobre técnicas de mapeamento espacial e sistemas de informaçöes geográficas / HIPERSIG: intelligent tutor about technique of spatial mapping and geographic information systems
Fonte: In: Schiabel, Homero; Slaets, Annie France Frère; Costa, Luciano da Fontoura; Baffa Filho, Oswaldo; Marques, Paulo Mazzoncini de Azevedo. Anais do III Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde. Säo Carlos, s.n, 1996. p.766-766.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Fórum Nacional de Ciência e Tecnologia em Saúde, 3 e Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica, 15 e Congresso Brasileiro de Físicos em Medicina , 6 e Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 5 e Encontro Brasileiro de Proteçäo Radiológica, Campos do Jordäo, 13-17 out. 1996.
Resumo: O HIPERSIG é um sistema tutorial inteligente hipermídia, baseado na técnica de Sistemas Especialistas aliados a Hipertextos, que se propõe a auxiliar o pessoal ligado à área da saúde no que se refere às técnicas de representação espacial de dados e a tulização de sistemas de informações geográficas.
Descritores: Sistemas Especialistas
Inteligência Artificial
Hipermídia
Sistemas de Informação
Responsável: BR1.1 - BIREME
BR1.1/3012.163



página 1 de 5 ir para página              
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde