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Id: biblio-982014
Autor: Cruz Junior, Gilson; Bungenstab , Gabriel Carvalho.
Título: Entre o tempo livre e a educação: considerações sobre juventude, mídias e lazer / Between free time and education: considerations about youth, media and leisure
Fonte: Licere (Online);21(4):i:502-f:528, dez2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este ensaio reflete sobre as relações entre juventude, mídias e lazer, buscando identificar as principais demandas formativas advindas dessa relação, bem como apresentar algumas das respostas dadas a elas. A relevância dos meios de comunicação no âmbito do lazer já é antiga e remonta a um passado não tão recente em que mídias massivas como a TV já ocupavam parte significativa do tempo livre das massas. Com a ascensão das mídias digitais, surgem novos recursos voltados à informação, criação e sociabilidade, cujas potencialidades têm sido amplamente reconhecidas e divulgadas. Nesse sentido, as apropriações dos jovens são objeto de intensos debates, ora pela originalidade e vanguardismo apresentados por elas, ora pelos discursos deterministas e essencialistas que tem ocultado suas contradições e insuficiências.

This essay reflects about the relationships between youth, media and leisure, seeking to identify the main training demands arising from this relationship, as well as to present some of the answers given to them. The relevance of the media in the field of leisure is old and goes back to a not so recent past in which mass media such as TV occupied a significant part of the free time of the masses. With the rise of digital media, new information resources are emerging, whose potentialities have been widely recognized and disseminated. In this sense, the appropriations of young people are the object of intense debates, sometimes for the originality and avant-gardism presented by them, or for the determinist and essentialist discourses that have hidden their contradictions and insufficiencies.
Descritores: Mudança Social
Adolescente
Meios de Comunicação
Mídias Sociais
Atividades de Lazer
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Adolescente
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-979633
Autor: Silveira, Guilherme Carvalho Franco da.
Título: Práticas digitais, lazer e adolescência: uma etnografia / Digital practices, leisure and adolescence: an ethnography
Fonte: Licere (Online);21(4):i:218-f:258, dez2018. graf.
Idioma: pt.
Resumo: O presente texto apresenta resultados de pesquisa cujo objetivo é compreender usos e sentidos que emergem de práticas mediadas pelas mídias digitais no cotidiano de adolescentes do terceiro ciclo de uma escola de ensino fundamental de tempo integral. A metodologia de pesquisa, na perspectiva da etnografia, envolveu: a) observação participante das práticas digitais dos adolescentes na escola; b) oficina de práticas digitais na escola. As principais questões que surgiram da pesquisa de campo dizem respeito a: nativos digitais; práticas digitais e gênero; práticas digitais e sociabilidade. Conclui-se pela crítica à noção de nativo digital e pela compreensão das práticas digitais como importantes atividades de lazer de adolescentes, que borram as fronteiras entre lazer, obrigação e estudo e que são mais um meio de sociabilidade e compartilhamento de experiências de vida do que de isolamento social.

The present text presents results of a research whose objective is to understand uses and meanings that emerge from practices mediated by digital media in the daily life of adolescents of an elementary school. The research methodology, from the perspective of ethnography, involved the following procedures: a) participant observation of adolescents' digital practices in school; b) digital practices workshop in the school. The main questions that emerged from the field research concern: digital natives; digital practices and gender; digital practices and sociability. It concludes by criticizing the notion of digital natives and by understanding digital practices as important leisure activities for adolescents, which blur the boundaries between leisure, obligation and study and which are more a means of sociability and sharing of life experiences than of social isolation.
Descritores: Socialização
Adolescente
Características Culturais
Rede Social
Mídias Sociais
FREUDIAN THEORYABDOMEN, ACUTE
Atividades de Lazer
Acontecimentos que Mudam a Vida
Limites: Adolescente
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


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Id: biblio-1025119
Autor: Stafoche, Bruna Rodrigues; Jericó, Márcia Marques.
Título: Efficiency of motivational tools and social media use in the control of canine obesity / Eficiência de ferramentas de motivação e do uso de mídia social no controle da obesidade canina
Fonte: Braz. J. Vet. Res. Anim. Sci. (Online);56(2):[e150269], ago. 2019. tab, graf.
Idioma: en.
Resumo: The increasing number of obese dogs in veterinary practice has been a warning to veterinarians about the need to develop new tools to approach the obese patient, aiming to attain satisfactory results in weight loss programs. A total of 18 obese or overweight dogs with no evidence of endocrine disorders were selected for this study. These animals were randomly divided into two groups with 9 animals each. In one of the groups, strategic tools were used by their tutors, aimed at behavioral and environmental modification, and this group was assisted daily through communication using a digital instant messaging app (WhatsApp(R)). In the other group, these tools were not used, and the animals were followed only during the monthly consultation. The analyzed variable was the percentage of weight loss of each animal in one month of the method used. The animals of the daily assisted group had a mean weight loss of 5.17%, while the animals of the non-assisted group had a mean weight loss of 3.31%. Considering the results, one can state that the animals in the assisted group lost approximately 1.6 times more weight than the unassisted animals, when comparing the mean and the median weight loss percentage in the two groups. Although the results are encouraging, there was no statistical difference with a significance level of 0.05, and this is probably due to the small sample size, consisting of 18 animals.(AU)

A crescente casuística de cães obesos na clínica de cães tem sido um alerta aos médicos veterinários sobre a necessidade do desenvolvimento de novas ferramentas para a abordagem do paciente obeso, com o intuito de alcançar resultados satisfatórios em programas de redução de peso. Nesse estudo, foram selecionados 18 cães obesos ou acima do peso ideal, sem indícios de distúrbios endócrinos. Esses animais foram divididos aleatoriamente em dois grupos de nove animais. Em um dos grupos foram utilizadas ferramentas estratégicas para modificação comportamental e ambiental para seus tutores e esse grupo foi assistido diariamente por comunicação em aplicativo digital de mensagens instantâneas (WhatsApp(R)). No outro grupo, essas ferramentas não foram utilizadas e os animais foram acompanhados somente na consulta mensal. A variável analisada foi o percentual de perda de peso de cada animal em um mês de aplicação do método. Os animais do grupo assistido diariamente apresentaram média de perda de peso de 5,17%, enquanto que os animais do grupo não assistido apresentaram média de 3,31%. Pelos resultados é possível afirmar que os animais do grupo assistido perderam aproximadamente 1,6 vezes a mais de peso que os animais não assistidos. Embora os resultados sejam motivadores, não houve diferença estatística com grau de significância de 0,05, isso provavelmente se deve ao número amostral de dezoito animais ser muito pequeno.(AU)
Descritores: Cães/fisiologia
Mídias Sociais/instrumentação
Mídias Sociais/tendências
Manejo da Obesidade/métodos
-Perda de Peso/fisiologia
Limites: Animais
Cães
Responsável: BR68.1 - Biblioteca Virginie Buff D'Ápice


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Id: biblio-981746
Autor: Bettine, Marco; Gutierrez, Diego; Graeff, Billy.
Título: As reportagens das mídias estrangeiras sobre o Brasil dos megaeventos esportivos: soft power, periferia e dependência / Foreign media reports about Brazil's mega sporting events: soft power, periphery and dependence / Los reportajes de los medios extranjeros sobre el Brasil de los megaeventos deportivos: soft power, periferia y dependencia
Fonte: Movimento (Porto Alegre);24(4):1353-1368, out.-dez. 2018.
Idioma: pt.
Resumo: Neste artigo, a partir da análise de reportagens de nove jornais estrangeiros publicadas durante a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos realizados no Brasil, discutimos se a categoria soft power pode ser aplicada ao Brasil dos megaeventos esportivos. Consideramos que a categoria não pode ser aplicada em nações periféricas e deve ser repensada para países de economia dependente. Por isso, propomos de maneira embrionária uma redefinição da teoria de soft power. Neste contexto, surge a categoria "soft power heterodoxo". A partir de tal categoria, consideramos que os jornais analisados retrataram dois países em um mesmo território, um em 2014 e outro em 2016. Levantamos cinco hipóteses para compreender este fenômeno: organização, dimensão, características, logística, desinteresse. Ademais, este estudo evidencia que não há elementos que possam corroborar avanço no soft power do Brasil a partir das Copa do Mundo (2014) e dos Jogos Olímpicos (2016)

In this article, based on the analysis of reports from nine foreign newspapers published during the World Cup and the Olympics held in Brazil, we discuss whether the category of Soft power can be applied to the Brazil of mega sporting events. We consider that it cannot be applied to peripheral nations and must be rethought for countries with dependent economies. Therefore, we propose an initial redefinition of the soft power theory. This context gives rise to 'heterodox soft power' category based on which we consider that the newspapers analysed portray two different countries in the same territory ­ one in 2014 and another one in 2016. We point out five hypotheses to understand this phenomenon: organization, size, characteristics, logistics, lack of interest. In addition, this study shows that there are no elements to corroborate advances in Brazilian soft power after the World Cup (2014) and the Olympics (2016)

En este artículo, a partir del análisis de reportajes de nueve periódicos extranjeros publicados durante la Copa del Mundo y los Juegos Olímpicos realizados en Brasil, discutimos si la categoría soft power puede ser aplicada al Brasil de los megaeventos deportivos. Consideramos que la categoría no puede ser aplicada en naciones periféricas y debe ser repensada para países con economía dependiente. Por eso, proponemos de manera embrionaria una redefinición de la teoría de soft power. En este contexto, surge la categoría 'soft power heterodoxo'. A partir de esa categoría, consideramos que los periódicos analizados retrataron dos países en un mismo territorio, uno en 2014 y otro en 2016. Levantamos cinco hipótesis para comprender este fenómeno: organización, dimensión, características, logística, desinterés. Además, este estudio pone en evidencia que no hay elementos que puedan corroborar avance en el soft power de Brasil a partir de los megaeventos mencionados
Descritores: Esportes
Meios de Comunicação
Mídias Sociais
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: biblio-981280
Autor: Oliveira, Amanda Paola Velasco de; Poffo, Bianca Natália; Souza, Doralice Lange de.
Título: "É melhor ser super-herói do que ser a vítima": um estudo sobre a percepção de atletas e ex-atletas com deficiência visual sobre a cobertura midiática / 'Better a superhero than a victim': a study about perceptions by athletes and former athletes with visual impairment about media coverage / "Es mejor ser superhéroe que ser la víctima": un estudio sobre la percepción de atletas e exatletas con deficiencia visual sobre la cobertura de los medios
Fonte: Movimento (Porto Alegre);24(4):1179-1190, out.-dez. 2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: De acordo com vários estudos, os atletas paralímpicos tendem a ser retratados pelos veículos midiáticos ou como vítimas de suas deficiências e/ou como super-heróis/ supercrip. Diante disso, este artigo teve o objetivo de analisar a percepção de atletas e exatletas com deficiência visual sobre a forma com que eles são retratados pela mídia neste quesito. Realizamos uma pesquisa qualitativa, envolvendo entrevistas semiestruturadas e aprofundadas com cinco atletas e dois ex-atletas com deficiência visual. Verificamos que os entrevistados não se identificam como "coitadinhos" e não aprovam a vinculação da deficiência ao sofrimento. Verificamos também que não existe um consenso quanto à abordagem do super-herói/supercrip. Concluímos que a mídia não deve reproduzir uma perspectiva ou outra, pois estas não condizem com a realidade das pessoas com deficiência visual e tendem a perpetuar estigmas e preconceitos contra elas

According to several studies, Paralympic athletes tend to be portrayed by the media as victims of their impairments and/or as superheroes/supercrips. This article analyzes the perception of athletes and former athletes with visual impairment about how they are portrayed by the media. We conducted a qualitative study involving semistructured and in-depth interviews with five athletes and two former athletes with visual impairment. We found that respondents do not identify themselves as "poor things" and do not approve of relating disability to suffering. We also found that there is no consensus on the superhero/supercrip approach. Our conclusion is that the media should not reproduce one perspective or another because they do not match the reality of people with visual impairment and tend to perpetuate stigmas and prejudices against them

De acuerdo con varios estudios, los atletas paralímpicos tienden a ser retratados por los medios o como víctimas de sus deficiencias y/o como superhéroes/ supercrip. Frente a esto, este artículo tuvo el objetivo de analizar la percepción de atletas y exatletas con deficiencia visual sobre la forma en que son retratados por los medios. Realizamos una investigación cualitativa, consistente en entrevistas semiestructuradas y profundizadas con cinco atletas y dos exatletas con deficiencia visual. Constatamos que los entrevistados no se identifican como "pobrecitos" y no aprueban la vinculación de la deficiencia al sufrimiento. Constatamos también que no hay un consenso en cuanto al abordaje del superhéroe/supercrip. Concluimos que los medios no deben reproducir una perspectiva u otra, pues no condicen con la realidad de las personas con deficiencia visual y tienden a perpetuar estigmas y prejuicios contra las mismas
Descritores: Transtornos da Visão
Mídias Sociais
Esportes para Pessoas com Deficiência
-Pesquisa Qualitativa
Limites: Seres Humanos
Adulto
Meia-Idade
Responsável: BR553.1 - Biblioteca Edgar Sperb


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Id: biblio-955769
Autor: Montiel, José Maria; Affonso, Suselei Aparecida Bedin; Rodrigues, Stelio João; Quinelato, Eliane.
Título: Considerações a respeito do autogerenciamento da aprendizagem em estudantes de educação a distância / Considerations in respect to self-management of students education through distance education / Consideraciones sobre la autogestión del aprendizaje en los estudiantes de educación a distancia
Fonte: Psicol. rev. (Belo Horizonte);21(3):464-478, set. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: Considerando que a autonomia dos estudantes, no que se refere à sua capacidade de autogerenciamento dos estudos, e o uso de estratégias de aprendizagem adequadas ao contexto formativo desempenham um papel fundamental para o sucesso da aprendizagem na modalidade de educação a distância, este estudo teve como objetivo conhecer o perfil dos alunos atendidos por essa modalidade de ensino, buscando caracterizar seus níveis de satisfação e percepção a respeito da estrutura dos curso, interações com professores e tutores, bem como sobre as características pessoais e estratégias cognitivas e meta cognitivas adotadas no processo de aprendizagem na EAD. Foi realizada uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo, com base na construção e aplicação de uma escala de percepção docente em EAD em 202 estudantes de cursos de graduação dessa modalidade de ensino. A análise dos resultados evidenciou que, embora os alunos afirmem ter hábitos de estudo favoráveis à aprendizagem em relação à frequência e ao tempo dedicados ao estudo, estes não indicaram a adoção de estratégias de aprofundamento do conteúdo ou de monitoramento dos seus erros e acertos, compatíveis com o desenvolvimento do pensamento crítico e bom aproveitamento do curso

Considering that the autonomy of the students regarding their capability for self-managing their own studies and that the use of strategies of learning accordingly with the formative context play a fundamental role in the success of learning via the Distance Education mode, this study had as objective to understand the profile of the students who attend to this education mode, trying to categorize their levels of satisfaction and perception about the structure of the course, interaction with teachers and tutors, as well about the personal characteristics and cognitive and metacognitive strategies adopted in the process of learning in the EAD (distance education). A descriptive research of qualitative character was made, starting from the construction and application of a scale of teacher perception in EAD with 202 students of courses of graduation in this education mode. The analysis of the results revealed that even though the students claim to have study habits that are conducive to learning regarding the frequency and time dedicated to the study, these same students did not indicate the adoption of strategies that involve the critical thinking about the content studied, such as monitoring their mistakes and successes, revisions or even the search of other sources of study to complement the content

Considerando que la autonomía de los estudiantes con respecto a su capacidad de autogestión de los estudios y el uso de las estrategias de aprendizaje apropiadas para el contexto formativo desempeñan un papel clave en el éxito del aprendizaje en la educación a distancia, este estudio tuvo como objetivo identificar el perfil de los alumnos atendidos por este tipo de educación, tratando de caracterizar sus niveles de satisfacción y la percepción acerca de la estructura del curso, la interacción con profesores y tutores, así como sobre las características personales y cognitivas y estrategias cognitivas meta adoptadas en el proceso de aprendizaje en EAD. Se realizó una investigación descriptiva de carácter cualitativo descriptivo, basada en la construcción y aplicación de una escala de percepción docente en EAD en 202 estudiantes de cursos de grado de esta modalidad de enseñanza. El análisis de los resultados demostró que aunque los estudiantes afirman tener hábitos de estudio favorables al aprendizaje en relación con la frecuencia y el tiempo dedicado al estudio, éstos no indican la adopción de estrategias para profundizar en el contenido o para hacer un seguimiento de sus errores y aciertos, compatible con el desarrollo del pensamiento crítico y el buen aprovechamiento del curso
Descritores: Educação a Distância
Autonomia Pessoal
-Mídias Sociais
Práticas Interdisciplinares
Responsável: BR370.1 - Biblioteca Central


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-349824
Autor: Nicolaci-da-Costa, Ana Maria.
Título: Internet: a negatividade do discurso da mídia versus a positividade da experiência pessoal. A qual dar crédito? / Internet: negative media discourse versus positive personal experience Which should we rely on?
Fonte: Estud. psicol. (Natal);7(1):25-35, jan. 2002.
Idioma: pt.
Resumo: Tendo em vista a insistência da mídia brasileira em divulgar resultados de pesquisas estrangeiras, principalmente norte-americanas, que sistematicamente apontam os efeitos negativos do uso intensivo da Internet, foi realizada uma pesquisa em profundidade com usuários "pesados" brasileiros. Foram minuciosamente entrevistados 20 homens e mulheres que se conectam diariamente à Rede durante no mínimo duas horas de seu tempo de lazer. O levantamento de seus hábitos, preferências e opiniöes revela que esses usuários enfrentam um dilema de difícil soluçäo. Por um lado, sequer cogitam se contrapor a um discurso que lhes é passado como científico -- e, portanto, confiável -- , mesmo quando este avalia o uso intensivo da Internet sob a ótica da patologia. Por outro, säo instados por seu cotidiano, em cuja rotina a Internet se inseriu sem maiores problemas, a dar crédito à sua própria experiência positiva na Rede. Para resolver o problema, lançam mäo de estratégias de distanciamento, relativizaçäo e até mesmo desqualificaçäo bem-humorada do discurso da patologia divulgado pela mídia
Descritores: Saúde Mental
Internet
Mídias Sociais
FREUDIAN THEORYABDOMEN, ACUTE
-Psicologia Social
Brasil
Entrevista
Pesquisa Qualitativa
Limites: Seres Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR1274.1 - Biblioteca Central Zila Mamede


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Id: biblio-1016996
Autor: Estanislau, Lorena Juliana Marinho; Morais, Aline Pereira Pereira; Cabral, Rodolpho Omena; Sobrinho, José Eudes de Lorena; Lorena, Suélem Barros de.
Título: Uso de aplicativos de tecnologia móvel na rotina de estudantes concluintes de medicina / Use of mobile technology applications in the routine of students during the last year of medicine undergraduate degree / Uso de aplicaciones de tecnología movible en la rutina de estudiantes durante el último año de la graduación del grado en medicina
Fonte: RECIIS (Online);13(3):569-577, jul.-set. 2019. tab.
Idioma: pt.
Resumo: O uso de aplicativos vem crescendo na área da saúde, tornando-se rotina diária na prática dos profissionais e estudantes. Portanto, conhecer benefícios e riscos de seu uso faz-se necessário. O objetivo do estudo aqui apresentado é verificar opiniões e atitudes relatadas por estudantes de medicina a respeito do uso de aplicativos no cotidiano ambulatorial de um hospital-escola. Trata-se de um estudo transversal desenvolvido, em 2017, em Recife, Pernambuco, Brasil, no qual se utilizaram questionários autoaplicáveis presencialmente em uma população de 73 estudantes concluintes do curso de medicina. Os resultados revelaram que a maioria (95,9%) dos estudantes referiram possuir smartphone e 98,6% afirmaram utilizar dispositivos móveis com intuito acadêmico. A finalidade mais comum do uso de aplicativos foi a de consulta de fármacos existentes (93,2%) e quase a totalidade dos estudantes (98,6%) confia nos aplicativos utilizados. Porém, foi questionado se o uso na rotina interfere na relação profissional-paciente. Concluímos que o uso de aplicativos é uma realidade crescente, mas que ainda há discordâncias sobre seus benefícios e malefícios.

The use of applications has been growing in the field of health, becoming a daily routine in the practice of professionals and students. Therefore, knowing the benefits and risks of its use is necessary. The study presented here aims to verify the opinions and attitudes reported by medical students about the use of applications in the outpatient routine in a teaching hospital. It is a cross-sectional study and it was developed in 2017 in Recife, in the state of Pernambuco, Brazil, using a self-administered questionnaire asked by 73 students of the last year of medicine undergraduate degree. The results reveal that the majority (95.9%) of the students reported having a smartphone and 98.6% specified that they use mobile devices for academic purposes. The most common purpose of using applications was to consult existing drugs (93.2%) and almost all students (98.6%) believe that the applications used are reliables. However, there are doubts if routine use interferes with the professional-patient relationship. We concluded that the use of applications is growing, but there are still disagreements about its benefits and harms.

El uso de aplicaciones viene creciendo en el área de la salud y se ha convertido en rutina diaria en la práctica de los profesionales y estudiantes. Por lo tanto, conocer los beneficios y riesgos de su uso se hace necesario. El objetivo del estudio presentado aquí es verificar opiniones y actitudes relatadas por estudiantes de medicina acerca del uso de aplicaciones en el cotidiano del ambulatorio de un hospital escuela. Un estudio transversal ha sido desarrollado en 2017 en Recife, en el estado de Pernambuco, Brasil, utilizando un cuestionario autoaplicable presencialmente en 73 estudiantes del último año de la graduación del grado en medicina. Los resultados mostran que la mayoría (95,9%) de los estudiantes mencionó poseer teléfono inteligente y 98,6% afirmaron utilizar dispositivos movibles con intención académica. La finalidad más común del uso de aplicaciones fue la de consulta de fármacos existentes (93,2%) y casi la totalidad de los estudiantes (98,6%) confía en las aplicaciones utilizadas. Sin embargo, ha sido cuestionado si el uso en la rutina interfiere en la relación profesional-paciente. Nosotros concluimos que el uso de aplicaciones es creciente, pero todavía hay desacuerdos sobre sus beneficios y maleficios.
Descritores: Estudantes de Medicina
Educação Médica
Aplicativos Móveis
Estudo Observacional
Smartphone
Desempenho Acadêmico
-Relações Médico-Paciente
Prática Profissional
Pessoal de Saúde
Sistemas de Apoio a Decisões Clínicas
Computadores de Mão
Mídias Sociais
FUNDUS OCULIABDOMINAL NEOPLASMS
Limites: Seres Humanos
Responsável: BR526.1 - Biblioteca de Saúde Pública


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: biblio-1013127
Autor: Costa, Aurélio Antônio Ribeiro da.
Título: The health professional and social media / O profissional de saúde e as mídias sociais
Fonte: Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. (Online);19(1):3-4, Jan.-Mar. 2019.
Idioma: en.
Descritores: Pessoal de Saúde
Ética Profissional
Rede Social
Mídias Sociais/ética
AMERICAN HEART ASSOCIATIONABDOMEN, ACUTEABATTOIRS
-Autoimagem
Conselhos de Especialidade Profissional
Direitos Autorais
Cultura
Webcasts
Hábitos
Estilo de Vida
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Editorial
Responsável: BR663.1 - Biblioteca da Saúde da Mulher e da Criança


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Texto completo SciELO Brasil
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Id: lil-666821
Autor: Guido, Lucia de Fátima Estevinho; Dias, Inez Reptton; Ferreira, Gustavo Lopes; Miranda, Aline Bertoldo.
Título: Educação ambiental e cultura: articulando mídia e conhecimento popular sobre plantas / Environmental education and culture: connecting media and popular knowledge about plants
Fonte: Trab. educ. saúde;11(1):129-144, jan.-abr. 2013.
Idioma: pt.
Resumo: O artigo fundamenta-se em reflexões advindas de uma pesquisa sobre as múltiplas possibilidades 'do fazer' educação ambiental, tendo como ponto de partida um estudo em etnobotânica que buscou conhecer e valorizar o conhecimento sobre plantas em distritos rurais da cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, Brasil. A pesquisa foi realizada com crianças, jovens e pessoas da comunidade dos distritos de Tapuirama e Cruzeiro dos Peixotos mediante a utilização de diversas linguagens das mídias. As abordagens metodológicas se diferenciaram no percurso investigativo procurando adequar-se à realidade de cada distrito. A coleta de dados foi realizada por meio de diversas mídias visuais, como fotografia e vídeo. Estes instrumentos estavam presentes nas diferentes oficinas realizadas ao longo da pesquisa; na última, houve a produção coletiva do documentário Causos do Cerrado. O estudo fez interagir o local (tradição do conhecimento popular sobre as plantas) e o global (recursos tecnológicos empregados na produção midiática).

The article is based on reflections coming from research done on the multiple possibilities of 'practical' environmental education, taking, as starting point, a study on ethnobotany that sought to get to know and value popular knowledge about plants in rural districts of the city of Uberlândia, state of Minas Gerais, Brazil. The survey was conducted among children, youth, and people from the community of the districts of Tapuirama and Cruzeiro of Peixotos and used various media languages. Different methodological approaches were used in the course of the investigation in an attempt to adjust to the reality of each district. The data were collected using various visual media, such as photography and video. These tools were present in the different workshops held over the course of the research project; during the last one, there was the collective production of the documentary titled Causos do Cerrado (Stories of Savannah). The study brought interaction between local (the tradition of the folk knowledge on plants) and global (technological resources employed in media production).
Descritores: Plantas
Educação Ambiental
Cultura
Mídias Sociais
Limites: Seres Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR15.3 - Biblioteca Emília Bustamante



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