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Id: lil-698817
Autor: Suárez-Obando, Fernando; Camacho Sánchez, Jhon.
Título: Estándares en informática médica: generalidades y aplicaciones / Standards in Medical Informatics: Fundamentals and Applications
Fonte: Rev. colomb. psiquiatr;42(3):295-302, jul.-set. 2013.
Idioma: es.
Resumo: Resumen La aplicación de la informática a la práctica médica ha permitido el desarrollo de novedosas formas de comunicación en la atención de la salud. La optimización de los procesos comunicativos se alcanza con el uso de estándares que armonicen el intercambio de información y provean un lenguaje común para todos los agentes involucrados. En el presente artículo, se describe el concepto de estándar aplicado a la informática médica y su importancia en el desarrollo de diversas aplicaciones tales como la representación computacional del conocimiento médico, la codificación diagnóstica, la búsqueda de literatura médica y la integración de las ciencias biológicas a las aplicaciones clínicas.

Abstract The use of computers in medical practice has enabled novel forms of communication to be developed in health care. The optimization of communication processes is achieved through the use of standards to harmonize the exchange of information and provide a common language for all those involved. This article describes the concept of a standard applied to medical informatics and its importance in the development of various applications, such as computational representation of medical knowledge, disease classification and coding systems, medical literature searches and integration of biological and clinical sciences.
Descritores: Informática Médica
-Aplicações da Informática Médica
Ciência da Informação
Comunicação
Informática
Limites: Humanos
Responsável: CO78 - Asociación Colombiana de Psiquiatría


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Id: biblio-1281493
Autor: Frias, Marcos Antonio da Eira.
Título: Vivência de graduandos em enfermagem no uso do ambiente virtual de aprendizagem / Experience of nursing students in the use of virtual learning environment.
Fonte: São Paulo; s.n; 2015. 106 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) como recurso educativo é uma realidade cada vez mais presente no meio acadêmico, tendo como perspectiva a construção de conhecimento competências e habilidades necessárias para a futura vida laboral no mundo tecnológico e globalizado. Objetivo: Compreender como os graduandos de enfermagem vivenciam o uso do ambiente virtual de aprendizagem na sua formação como enfermeiro. Método: Pesquisa qualitativa que teve como referencial filosófico de análise a fenomenologia social de Alfred Schütz. A região de inquérito foi constituída por estudantes de enfermagem de uma Universidade privada do município de São Paulo. O Projeto de pesquisa foi avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, número CAAE 07725812.5.3001.0064, conforme determina a Resolução 466/12. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, gravada após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Fizeram parte do estudo 19 discursos de graduandos que responderem as seguintes questões norteadoras. Como tem sido sua vivência no uso do AVA na sua formação de enfermagem? Como tem sido sua participação na realização das atividades no AVA? e O que você espera com o uso do AVA para a sua formação em enfermagem?Resultados: Do discurso dos sujeitos emergiu as categorias concretas do vivido: vivência no ambiente virtual de aprendizagem, que agrupa vivências passadas, caracterizadas como motivos porque, e a categoria expectativa dos estudantes em relação ao ambiente virtual de aprendizagem para a formação em enfermagem apresenta as expectativas futuras caracterizadas como motivos para. Essas categorias desvelaram como características típicas dos estudantes, a ocorrência de mediação pedagógica entre professor e graduandos de maneira assíncrona, bem como a interação aluno-aluno visando apoio e estímulo para o alcance dos os objetivos educacionais. A vivência no AVA possibilitou aos graduandos a inclusão digital e o desenvolvimento de habilidades tecnológicas, com ganho pessoal e para o futuro profissional. Os graduandos se depararam com limitações tecnológicas fora de seu controle, como a dificuldade de conexão e ausência de tempo livre na grade curricular para realizar as atividades. Evidenciou-se, ainda, limitações pessoais relacionadas à necessidade do gerenciamento pessoal para aprendizagem e construção do conhecimento por meio da web. Essas vivências estão voltadas para a expectativa de aprender e fazer a diferença no futuro profissional uma vez que os estudantes estão desenvolvendo experiências no uso das ferramentas digitais no mundo da enfermagem, ampliando os conhecimentos construídos previamente e aperfeiçoando o conhecimento em enfermagem. Conclusão: Ao desvelar os fenômenos que compõem o tipo vivido de graduandos em enfermagem no uso do ambiente virtual de aprendizagem, vislumbra-se a necessidade de ter interesse, envolvimento e utilizar as ferramentas digitais bem como de construir o conhecimento e as habilidades no uso da informática considerando a importância da inserção desses recursos tecnológicos na formação do enfermeiro.

The virtual learning environment (VLE) as an educational resource is a reality ever more present in academia, with the perspective to build knowledge skills and abilities necessary for future working life in the technological and globalized world. Objective: To understand how nursing students experience the use of the virtual learning environment in their training as a nurse. Method: Qualitative research that had the philosophical referential of analysis the social phenomenology of Alfred Schütz. The survey area consisted of nursing students from a private university in São Paulo. The research project was approved by the Ethics and Research of the Nursing School of the University of São Paulo Committee, CAAE 07725812.5.3001.0064 number, as required by Resolution 466/12. Data collection was conducted through semi-structured interview, recorded after signing the Informed Consent and Informed. Participants were 19 speeches to answer the following guiding questions. How has your experience in the use of VLE in their general nursing? How has your participation in carrying out activities in VLE? and What do you expect with the use of VLE for your nursing education? Results: From the speech of the subjects emerged the categories of concretely experienced: \"experience in the virtual learning environment\" which brings together past experiences, characterized as \"reasons why\" and the category \"expectations of students in relation to the virtual learning environment for nursing training\" presents future expectations characterized as \"reasons for\".These categories unveiled as typical characteristics of students, the occurrence of pedagogical mediation between teachers and graduate students asynchronously, as well as the student-teacher interaction aimed at support and encouragement to achieve the educational goals. The experience at the VLE enabled the graduates to digital inclusion and the development of technology skills, with personal gain and for the professional future. The graduates were faced with technological limitations beyond their control, such as the connection of difficulty and lack of free time in the curriculum to carry out the activities. It was evident also personal limitations related to the need of personnel management for learning and knowledge building through the web. These experiences are focused on the expectation to learn and make a difference in professional future once the students are developing experiences in the use of digital tools in the nursing world, expanding the knowledge built previously and improving the knowledge in nursing. Conclusion: When unveil the phenomena that make up the type experienced undergraduates in nursing in the use of the virtual learning environment, the need to have glimpsed-interest, involvement and use digital tools and to build the knowledge and skills in the use of information considering the importance of integrating these technological resources in nursing education.
Descritores: Inclusão Digital
-Informática
Aprendizagem
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta
BR41.1


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Id: biblio-1037744
Autor: Gonçalves, Luciana Schleder.
Título: Competências em informática requeridas de enfermeiros na prática profissional brasileira / Informatics competencies required to nurses in the Brazilian professional practice.
Fonte: Curitiba; s.n; 20160715. 144 p. ilus, graf.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Paraná para obtenção do grau de Doutor.
Resumo: Com o objetivo de identificar as competências em informática requeridas para enfermeiros brasileiros, foi realizada uma pesquisa não experimental, longitudinal, do tipo survey, descritiva e exploratória, de abordagem quantitativa. Foram conduzidas três rodadas da técnica Delphi online, no período de março de 2013 a março de 2013. O grupo de painelistas foi composto por enfermeiros brasileiros com produção científica na área de Informática em Enfermagem, cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq. A lista de 318 competências de Chang et al. (2011), uma atualização da lista original elaborada por Staggers, Gassert e Curran (2002) serviu como base para a elaboração do formulário eletrônico enviado por email para o grupo de painelistas. As competências foram analisadas quanto a sua relevância para a realidade brasileira, e classificadas quanto ao nível de prática do enfermeiro com informática: iniciante, experiente, especialista e inovador. Os dados foram analisados com auxílio de estatística descritiva e cálculo das frequências relativas das respostas dos painelistas para cada competência, a cada rodada, com o objetivo de atingir o consenso de 70%. Na primeira rodada, dos 72 painelistas em potencial identificados no Diretório de Grupos de Pesquisas do CNPq, 60 responderam positivamente ao convite para participação, porém 31 completaram integralmente o formulário. Na primeira rodada nenhuma competência atingiu consenso. Na segunda rodada, 29 (93,5%) painelistas completaram o preenchimento do formulário eletrônico e, como resultado, 31 (10%) competências atingiram o consenso de 70%, sendo que dessas, 29 confirmaram o nível da prática em informática em enfermagem do estudo de Cheng et al. (2011). Na terceira rodada, 25 (80,6%) painelistas completaram o preenchimento do formulário eletrônico. Embora todas as competências avaliadas tenham sido consideradas relevantes para a realidade brasileira, destas, 257 (85%) atingiram o consenso de 70% em relação ao nível de prática em Informática em Enfermagem, sendo que 31 competências não atingiram o consenso de 70% na terceira rodada em relação ao nível de prática ao que a competência se refere. Discute-se a composição do painel por profissionais com expertise para a validação das competências na Informática em Enfermagem, e o fato de que embora a produção científica na área já aponte a necessidade de inclusão de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas a Informática nos projetos pedagógicos de cursos de graduação e pós graduação em Enfermagem, essa realidade se restringe a alguns programas situados nos locais de maior desenvolvimento tecnológico do país. Nesse sentido, a principal contribuição desta pesquisa é a identificação de competências em Informática em Enfermagem para a prática profissional do enfermeiro em diversos cenários da sua atuação, para a realidade brasileira. Sugere-se que a participação de enfermeiros em discussões sobre a aplicabilidade dessas competências em informática na prática brasileira é fundamental para dar contextualização a sua incorporação nas políticas públicas de saúde, educação e enfermagem. Adicionalmente, novas oportunidades de inserção no mundo do trabalho se revelam, valorizando esse conhecimento específico para as práticas em saúde, para o alcance dos objetivos institucionais, para a realização de cuidados seguros, e para a consolidação do Sistema de Saúde brasileiro.

In order to identify the nursing informatics competencies required to nurses in Brazil a non-experimental, longitudinal, survey-type, exploratory and descriptive research of quantitative approach was developed. Three rounds of an online Delphi technique were conducted, from March 2012 to March 2013. The panel comprised of Brazilian nurses with scientific production and registered at the CNPq Research Groups Directory. The Nursing Informatics Competencies Master List published by Staggers, Gassert and Curran (2002) and updated by Chang et al. (2011) was used as the foundation for the development of an electronic tool sent to the panelists by email. Competencies were analyzed regarding their relevance to the Brazilian reality on Nursing Informatics, and should be classified accordingly to the level of nursing informatics practice: novice, expert, specialist and innovator. Data were analyzed through descriptive statistics and the relative frequency was calculated for each competency, in every round, in order to pursuit the consensus of 70%. At the first round, from the 72 researchers identified at the CNPq Research Groups Directory, 60 responded positively to the invitation to join the panel, but 31 effectively completed the online survey tool. In this round, no competency achieved the 70% consensus. At the second round, 29 (93,5%) researchers completed the online survey tool and, as a result, 31 (10%) competencies achieved the 70% consensus. Among these, 29 confirmed the level of nursing informatics practice defined by Chang et al. (2011). At the third round, 25 (80,6%) researchers completed the online survey tool. Although all competencies were considered relevant to the Brazilian nursing informatics reality, among these, 257 (85%) achieved the 70% consensus regarding the level of nursing informatics practice. The discussion stresses the composition of the panel with expert professionals in order to validate the Nursing Informatics competencies, as well as the fact that in spite of the scientific findings in the area already point out the need of inclusion of Informatics knowledge, skills and attitudes in Nursing undergraduate and graduate curricula, this is a reality observed mainly in technological centers of Brazil. Consequently, the most important contribution of this research is the validation of a Brazilian Master List of Nursing Informatics Competencies that can be translated to the wide range of nursing practice scenarios. Also, the participation of nurses that are aware of the important translation of informatics into the nursing practice is the key to bring the practical context to the incorporation of these competencies into educational, health and nursing public policies. Moreover, new opportunities of participating on the job market are revealed, bringing value to this specific knowledge to the Nursing and Health practices, to the achievement of organizational goals, to the performance of safe care and to the consolidation of the Brazilian Health System.
Descritores: Competência Profissional
Enfermeiras e Enfermeiros
Alfabetização Digital
Informática Médica
Informática em Enfermagem
-Prática Profissional
Enfermagem
Informática
Estudantes de Enfermagem
Pesquisa em Enfermagem
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico
BR501.1; 610.730285, G635


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: biblio-1126687
Autor: Bahadur Qutoshi, Sadruddin; Ddin Sharar, Tajuddin; Rahim, Sabit; Alpizar Caballero, Lourdes Bárbara.
Título: Integración de la tecnología informática en la formación docente en la universidad del sector público de Pakistán / Integration of computer technology in teacher education at Pakistan public sector university
Fonte: Rev. cuba. med. mil;49(1):e442, ene.-mar. 2020. fig.
Idioma: en; es.
Resumo: Introduction: Qualitative case study aims to explore the perceived practices of teacher educators about technology integration in their pedagogical engagement in B. Ed (Hons), elementary program offered by a public sector mountainous university in Pakistan. Objective: To explore the practices perceived by university teachers on the Integration of Computer Technology in Teacher Education to achieve the learning outcomes of the new four-year model B. Ed, to enable educators to improve their academic competence, and related professional competence, in the current, ongoing climate of educational reform. Methods: Qualitative case study research, theoretical and empirical methods were used; semi-structured and open Skype interviews were applied, based on an intentional sample of two teachers. Results: the teachers integrated computer technology in their teaching but the nature of integration was superficial. Conclusions: The new four-year model B. Ed used, was based in teacher-centered instead of learner-centered, the level of integration was symbolic. The institutional conditions in terms of resources, proficient level of knowledge and skills presented weaknesses, and improper organizational arrangements for technology integration in teaching. Authors recommended developing teachers' knowledge and pedagogical content knowledge of computer technology to improve 'essential conditions' required for successful integration of technology in teaching(AU)

Introducción: Estudio de caso, cualitativo, que tiene como objetivo explorar las prácticas percibidas de los profesores educadores sobre la integración de la tecnología en su compromiso pedagógico en B. Ed (Hons), programa elemental ofrecido por una universidad montañosa del sector público en Pakistán para permitir a los educadores mejorar su competencia académica y la competencia profesional relacionada, en el clima actual y continuo de reforma educativa. Objetivo: Explorar las prácticas percibidas por los docentes universitarios sobre la integración de la tecnología informática en la formación docente para lograr los resultados de aprendizaje del nuevo modelo de cuatro años. B. Ed. Métodos: Investigación cualitativa de estudio de caso, se utilizaron métodos teóricos y empíricos; se aplicaron entrevistas en Skype semiestructuradas y abiertas, a partir de una muestra intencional de dos maestros. Resultados: Los profesores integraron la tecnología informática en su enseñanza, pero la naturaleza de la integración fue superficial. Las condiciones institucionales en términos de recursos, nivel competente de conocimiento y habilidades presentaron debilidades, e identificaron arreglos organizativos impropios para la integración de la tecnología en la enseñanza. Conclusiones: El nuevo modelo de cuatro años que usó B. Ed se basó en un modelo centrado en el profesor, en lugar de centrado en el alumno, el nivel de integración fue simbólico. Los autores recomendaron desarrollar el conocimiento de los docentes y del contenido pedagógico de la tecnología informática para mejorar las "condiciones esenciales" necesarias para la integración exitosa de la tecnología en la enseñanza(AU)
Descritores: Competência Profissional
Computadores
Competência Mental
Conhecimento
Informática
Aprendizagem
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Texto completo SciELO Brasil
Corrente, José Eduardo
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Id: lil-528956
Autor: Corrente, José Eduardo; Zornoff, Denise de Cássia Moreira; Arantes, Lucas Frederico.
Título: Aplicativo informatizado com o nursing activities score: instrumento para gerenciamento da assistência em unidade de terapia intensiva / Aplicativo informatizado con el nursing activities score: instrumento para gestión de la atención en la unidad de cuidados intensivos / Computer application with the nursing activities score: an intensive care management instrument
Fonte: Texto & contexto enferm;18(3):577-585, jul.-set. 2009. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: A gravidade do paciente ou o número de intervenções nem sempre serão proporcionais à carga de trabalho de enfermagem. Este estudo descritivo teve como objetivo demonstrar a trajetória da construção de um aplicativo (software) com o conteúdo do Nursing Activities Score e suas características operacionais. Foi realizado um teste piloto com 12 pacientes seguindo-se a coleta de dados por 90 dias consecutivos em 123 pacientes. Houve compatibilidade na transmissão de dados do Personal Digital Assistent para o computador de mesa, via wireless. A construção do aplicativo resultou em um sistema com coleta e administração de dados e permitiu realizar a interface gráfica. A utilização do aplicativo possibilita o uso de um sistema tecnológico para aplicação diária, com alimentação de um banco de dados sobre as características dos cuidados requeridos. Conhecendo a evolução destas variáveis durante a internação, o enfermeiro poderá planejar, intervir e avaliar a qualidade do cuidado.

Patients severity or the number of interventions will not always be proportional to the nursing staff's work load. This descriptive study aimed at demonstrating the trajectory for designing a computer application (software) with Nursing Activities Score content and its operational characteristics. A pilot test was conducted with 12 patients, which was followed by data collection from 123 patients for 90 consecutive days. Compatibility was observed in wireless data transmission from the Personal Digital Assistent to the desk computer. This application's construction resulted in a data collection and administration system, as well as enabled graphic interface. The use of the software allows for the utilization of a technological system with daily applications, with the support of a database concerning the characteristics of required care. With better understanding of the development of such variables during hospitalization, nurses will be able to plan, intervene, and evaluate care quality.

La gravedad de la enfermedad del paciente o el número de intervenciones no son siempre proporcionales a la carga de trabajo de la enfermería. Este estudio descriptivo tuvo como objetivo demostrar la trayectoria de la construcción de un aplicativo (software) con el contenido del Nursing Activities Score y sus características operacionales. Se realizó un test piloto con 12 pacientes y se recolectaron los datos por 90 días consecutivos en 123 pacientes. Hubo compatibilidad en la transmisión de datos del Personal Digital Assistent para la computadora de mesa inalámbrica. La construcción del aplicativo resultó en un sistema con recolección y administración de datos y permitió realizar la interfaz gráfica. La utilización del aplicativo posibilita el uso de un sistema tecnológico para aplicación diaria, con alimentación de un banco de datos sobre las características de los cuidados requeridos. Conociendo la evolución de estas variables durante la hospitalización, el enfermero podrá planificar, intervenir y evaluar la calidad del cuidado.
Descritores: Enfermagem
Carga de Trabalho
Informática
Unidades de Terapia Intensiva
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: biblio-962809
Autor: Lorenzetti, Jorge; Gelbcke, Francine Lima; Vandresen, Lara.
Título: Management technology for hospital inpatient care units / Tecnología para gestión de unidades de internación hospitalarias / Tecnologia para gestão de unidades de internação hospitalares
Fonte: Texto & contexto enferm;25(2):e1770015, 2016. graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT In Brazil there are over 18.5 million hospitalizations every year. Inpatient care units lack management technology that is capable of providing both users and professionals with a better experience. The PRAXIS management system fulfills this demand. The software is registered under patent 14196-6. This article's objective is to describe the PRAXIS technology and its construction process and to analyze its results after one year of use in an inpatient care unit. Methodological research served as the basis for creation of the software, and quasi-experimental study realized for the intervention in an inpatient care unit. Results present the structure of the technology and the effects of its implementation. Some aspects that emerged were improvements in the unit's performance linked to participative planning, care processes management, human resources management, resource management, quality control, and use of the electronic panel. The nursing team and an external assessment committee positively evaluated the technology. Its consolidation requires a maturation process, because it is a valuable and innovative resource for the performance of inpatient care units.

RESUMEN En Brasil ocurren más de 18,5 millones de internaciones anuales. Las unidades de internación carecen de tecnologías de gestión que permitan mejores experiencias para pacientes y profesionales. El sistema de gestión PRAXIS suple esa brecha, el software recibió la patente 14196-6. El próposito de este artículo es describir la tacnología del PRAXIS y su proceso de contrucción y análisis de su solitud, después de un año de uso en una unidad hospitaria. El programa fue creado con soporte en la investigación metodológica, y de la cuasi-experimental para intervención en unidad de internación. Los resultados expresan la estructura de la tecnología y efectos de su implantación. Los aspectos evidenciados son beneficios de desempeño en la unidad, con planificación participativa, gestión de procesos de atención, gestión de personal, de materiales, de calidad, y uso de panel electrónico. La tecnología recibió apreciación positiva del equipo de enfermería y la comisión externa evaluadora. El proyecto precisa maduración para constituirse en recurso valioso e innovador para desempeño en las unidades de internación.

RESUMO No Brasil acontecem mais de 18,5 milhões de internações ano. As unidades de internação carecem de uma tecnologia de gestão que favoreça melhor experiência para os usuários e profissionais. O sistema de gestão PRAXIS supre esta lacuna, um software que recebeu a patente 14196-6. O objetivo do presente artigo é descrever a tecnologia PRAXIS e seu processo de construção e analisar sua aplicação após um ano de seu uso em uma unidade de internação. A pesquisa metodológica foi suporte para criação do software e para estudo quase-experimental. Os resultados apresentam a estrutura da tecnologia e efeitos da implantação. Os aspectos evidenciados são benefícios para desempenho da unidade com o planejamento participativo, gestão de processos assistenciais, gestão de pessoas, gestão de materiais, gestão da qualidade e uso de painel eletrônico. A tecnologia foi avaliada positivamente pela equipe de enfermagem e comissão externa de avaliação. A consolidação necessita maturação, por ser um recurso valioso e inovador para o desempenho das unidades de internação.
Descritores: Qualidade da Assistência à Saúde
Administração de Serviços de Saúde
Informática
Unidades de Internação
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: biblio-979413
Autor: Gazola, Nayala Lirio Gomes; Sasso, Grace Teresinha Marcon Dal; Mello, Carolina Luana de; Sousa, Paulino Ferreira de.
Título: Mapeamento e cruzamento das informações sobre avaliação clínica, diagnóstico e intervenções de fisioterapia / Levantamiento y cruzamiento de las informaciones sobre evaluación clínica, diagnóstico e intervenciones de fisioterapia / Mapping and cross-checking information regarding clincial evaluation, diagnoses and physiotherapeutic interventions
Fonte: Texto & contexto enferm;27(4):e4920017, 2018. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: RESUMO Objetivo: descrever a experiência para desenvolver um registro eletrônico em fisioterapia baseado na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde através do mapeamento e cruzamento de informações da avaliação clínica, diagnóstico e intervenções fisioterapêuticas. Método: relato de experiência, organizado em quatro etapas: Aprofundamento teórico da Classificação Internacional de Funcionalidade; Aprofundamento teórico da avaliação em fisioterapia; Estruturação dos dados de avaliação, dos diagnósticos e intervenção fisioterapêutica; Informatização e integração de forma sistematizada dos dados da avaliação clínica, dos diagnósticos e intervenções. Resultados: a estruturação dos dados foi dividida por sistemas do corpo humano. Sendo assim, para o sistema respiratório construiu-se 15 tópicos de avaliação, 145 diagnósticos e 74 intervenções; para o sistema neuromusculoesquelético construiu-se 37 tópicos de avaliação, 132 diagnósticos e 65 intervenções; para o sistema cardiovascular construiu-se cinco tópicos de avaliação, 23 diagnósticos e cinco intervenções e para o sistema gastrointestinal e renal construiu-se sete tópicos de avaliação, 21 diagnósticos e uma intervenção. Desta forma, foram construídos 64 itens de avaliação, 318 diagnósticos baseados na Classificação de Funcionalidade e 145 intervenções fisioterapêuticas. Conclusão: o mapeamento das informações sobre avaliação fisioterapêutica, diagnósticos e intervenções para integrar um registro eletrônico em fisioterapia tornará o uso da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde mais segura e rápida possibilitando sua aplicabilidade diária na clínica hospitalar.

RESUMEN Objetivo: describir la experiencia para desarrollar un registro electrónico en fisioterapia basado en la Clasificación Internacional de Funcionalidad, Incapacidad y Salud a través del levantamiento y cruzamiento de informaciones de la evaluación clínica, diagnóstico e intervenciones fisioterapéuticas. Método: relato de experiencia realizado en cuatro etapas: Profundización teórica de la Clasificación Internacional de Funcionalidad; Profundización teórica de la evaluación en fisioterapia; Estructuración de los datos de evaluación, diagnósticos e intervención fisioterapéutica; Informatización e integración de forma sistematizada de los datos de la evaluación clínica, diagnósticos e intervenciones. Resultados: la estructuración de los datos fue dividida por sistemas del cuerpo humano. Así, para el sistema respiratorio se construyeron 15 tópicos de evaluación, 145 diagnósticos y 74 intervenciones. Para el sistema neuromusculoesquelético se construyeron 37 tópicos de evaluación, 132 diagnósticos y 65 intervenciones. Para el sistema cardiovascular se construyeron cinco tópicos de evaluación, 23 diagnósticos y cinco intervenciones y para el sistema gastrointestinal y renal se construyeron siete tópicos de evaluación, 21 diagnósticos y una intervención. De esta forma, se construyeron 64 ítems de evaluación, 318 diagnósticos basados en la Clasificación de Funcionalidad y 145 intervenciones fisioterapéuticas. Conclusión: el levantamiento de las informaciones sobre la evaluación fisioterapéutica, diagnósticos e intervenciones para integrar un registro electrónico en fisioterapia hará que el uso de la Clasificación Internacional de Funcionalidad, Incapacidad y Salud sea más seguro y rápido, posibilitando su aplicabilidad diaria en la clínica hospitalaria.

ABSTRACT Objective: to describe the experience of developing an electronic health record in physiotherapy based on the International Classification of Functioning Disability and Health through the mapping and cross-referencing of clinical evaluation information, diagnosis and physiotherapeutic interventions. Method: an experience report, organized in four stages: Theoretical development of the International Classification of Functionality; Theoretical development of evaluation in physiotherapy; Structuring of evaluation data, diagnoses and physiotherapeutic intervention; Computerization and systematized integration of data from clinical evaluation, diagnoses and interventions. Results: the structure of the data was divided by systems of the human body. Thus, for the respiratory system, 15 evaluation topics, 145 diagnoses and 74 interventions were constructed; for the neuromusculoskeletal system, 37 evaluation topics, 132 diagnoses and 65 interventions were constructed; for the cardiovascular system, five evaluation topics, 23 diagnoses and five interventions were constructed and seven assessment topics, 21 diagnoses and one intervention were constructed for the gastrointestinal and renal systems. Thus, 64 evaluation items were constructed, 318 diagnoses based on the Functionality Classification and 145 physiotherapeutic interventions. Conclusion: the mapping of information regarding physiotherapeutic evaluation, diagnoses and interventions to integrate an electronic physiotherapy records will make use of the International Classification of Functioning, Disability and Health safer and faster, allowing it to be applied in the hospital setting.
Descritores: Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde
Cuidados Críticos
Especialidade de Fisioterapia
Informática
Registros Eletrônicos de Saúde
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: biblio-986147
Autor: Gomes, Denilsen Carvalho; Oliveira, Lucas Emanuel Silva e; Cubas, Marcia Regina; Barra, Claudia Maria Cabral Moro.
Título: Use of computational tools as support to the cross-mapping method between clinical terminologies / Uso de herramientas computacionales como ayuda al método de mapeo cruzado entre terminologías clínicas / Uso de ferramentas computacionais como auxílio ao método de mapeamento cruzado entre terminologias clínicas
Fonte: Texto & contexto enferm;28:e20170187, 2019. graf.
Idioma: en.
Resumo: ABSTRACT Objective: to reflect on the use of computational tools in the cross-mapping method between clinical terminologies. Method: reflection study. Results: the cross-mapping method consists of obtaining a list of terms through extraction and normalization; the connection between the terms of the list and those of the reference base, by means of predefined rules; and grouping of the terms into categories: exact or partial combination or, in more detail, similar term, more comprehensive term, more restricted term and non-agreeing term. Performed manually in many studies, it can be automated with the use of the Unified Medical Language System (UMLS). Obtaining the terms list can occur automatically by natural language processing algorithms, being that the use of rules to identify information in texts allows the expert's knowledge to be coupled to the algorithm, and it can be performed by techniques based on Machine Learning. When it comes to mapping terms using the 7-Axis model of the International Classification for Nursing Practice (ICNP®), the process can also be automated through natural language processing algorithms such as POS-tagger and the syntactic parser. Conclusion: the cross-mapping method can be intensified by the use of natural language processing algorithms. However, even in cases of automatic mapping, the validation of the results by specialists should not be discarded.

RESUMEN Objetivo: reflexionar sobre el uso de herramientas computacionales en el método de mapeo cruzado entre terminologías clínicas. Método: estudio de reflexión. Resultados: el método de mapeo cruzado consiste en la obtención de listado de términos, por medio de extracción y normalización; conexión entre los términos del listado y los de la base de referencia, mediante reglas previamente definidas; y agrupación de los términos en categorías: combinación exacta o parcial o, de manera más detallada, término similar, término más amplio, término más restringido y término no concordante. Realizado manualmente en muchos estudios, puede ser automatizado con el uso del Unified Medical Language System (UMLS). La obtención del listado de términos puede ocurrir de forma automática por algoritmos de procesamiento de lenguaje natural, siendo que la utilización de reglas para identificación de información en textos permite que el conocimiento del especialista sea acoplado al algoritmo, pudiendo ser realizado por técnicas basadas en Machine Learning. Cuando se trata de mapeo de términos utilizando el modelo de siete Ejes de la Clasificación Internacional para la Práctica de Enfermería (CIPE®), el proceso también puede ser automatizado a través de algoritmos de procesamiento de lenguaje natural, como el POS-tagger y el parser sintático. Conclusión: el método de mapeo cruzado puede ser intensificado por el uso de algoritmos de procesamiento de lenguaje natural. Sin embargo, incluso en casos de asignación automática, la validación de los resultados por expertos no debe descartarse.

RESUMO Objetivo: refletir sobre o uso de ferramentas computacionais no método de mapeamento cruzado entre terminologias clínicas. Método: estudo de reflexão. Resultados: o método de mapeamento cruzado consiste na obtenção de listagem de termos, por meio de extração e normalização; ligação entre os termos da listagem e os da base de referência, mediante regras previamente definidas; e agrupamento dos termos em categorias: combinação exata ou parcial ou, de maneira mais detalhada, termo similar, termo mais abrangente, termo mais restrito e termo não concordante. Realizado manualmente em muitos estudos, pode ser automatizado com a utilização do Unified Medical Language System (UMLS). A obtenção da listagem de termos pode ocorrer de forma automática por algoritmos de processamento de linguagem natural, sendo que a utilização de regras para identificação de informação em textos permite que o conhecimento do especialista seja acoplado ao algoritmo, podendo ser realizada por técnicas baseadas em Machine Learning. Quando se trata de mapeamento de termos utilizando o modelo de sete Eixos da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®), o processo também pode ser automatizado por meio de algoritmos de processamento de linguagem natural, como o POS-tagger e o parser sintático. Conclusão: o método de mapeamento cruzado pode ser intensificado pelo uso de algoritmos de processamento de linguagem natural. No entanto, mesmo em casos de mapeamento automático, a validação dos resultados por especialistas não deve ser descartada.
Descritores: Enfermagem
Vocabulário Controlado
Terminologia
Informática
Métodos
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)


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Id: lil-549865
Autor: Curioso, Walter H; Blas, Magaly M; Kurth, Ann E; Klausner, Jeffrey D.
Título: Tecnologías de información y comunicación para la prevención y control de la infección por el VIH y otras ITS / Information and communication technologies for prevention and control of HIV infection and other STI
Fonte: Rev. peru. med. exp. salud publica;24(3):262-271, jul.-sept. 2007. graf.
Idioma: es.
Resumo: Avances tecnológicos innovadores como Internet, computadoras personales de bolsillo, teléfonos celulares y otros equipos son un arsenal en crecimiento en el esfuerzo de impedir y controlar el VIH y otras infecciones de transmisión sexual (ITS). A pesar que existe una diversidad de tecnologías de información y comunicación en diferentes etapas de desarrollo para la prevención del VIH e ITS, la investigación en esta área se encuentra aún en crecimiento, y el impacto en la incidencia de enfermedad, las evaluaciones con diseños rigurosos y los estudios económicos todavía son muy limitados. Sin embargo, algunas de estas evidencias son prometedoras y poseen un gran potencial para su uso en nuestro medio. En este artículo hemos realizado una revisión sistemática de la literatura relacionada con el uso de la tecnología aplicada a la prevención y control del VIH e ITS. De ser usada apropiadamente, esta tecnología podría mejorar la vigilancia del VIH y otras ITS, diagnóstico, notificación de parejas, prevención, manejo clínico, y capacitación de profesionales de la salud.

Innovative tools such as the Internet, personal digital assistants, tablet computers, cell phones, and other technologies are a growing arsenal in the global effort to prevent and control HIV and other sexually transmitted infections (STIs). While a variety of information and communication technology tools are in various stages of use for HIV/STI prevention, relatively few areas have accumulated a critical mass of evidence-based data about the most effective approaches. However, some of that evidence is compelling, and the potential for future uses appears large. Application to some areas of practice and research are nascent, the impact on disease incidence and economic evaluation data are still very limited, and evaluation of these tools would benefit from rigorous study designs. In this article we review the published literature regarding the use of information and communication technology applications to HIV/STI control. Appropriately utilized technologies may improve HIV/STI screening, prevention, surveillance, and care for patients and populations in both resource-constrained and resource-rich settings.
Descritores: Computadores
Doenças Sexualmente Transmissíveis/prevenção & controle
Infecções por HIV/prevenção & controle
Informática
Internet
Tecnologia da Informação
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: PE14.1 - Biblioteca de la Sede Central


  10 / 90 LILACS  
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Id: lil-749448
Autor: de Medeiros Lima, Luciana; Ribeiro Santos, Sérgio.
Título: Protótipo de um software para registro de enfermagem em unidade de terapia intensiva neonatal / Prototipo de un software para registro de enfermería en unidad de terapia intensiva neonatal / Prototype Software for Nursing Records in a Neonatal Intensive Care Unit
Fonte: Aquichan;15(1):31-43, ene.-mar. 2015.
Idioma: pt.
Resumo: Introdução: o crescente volume de informações oriundas dos registros de enfermagem exige estratégias de tratamento do conhecimento produzido, de forma que as desvantagens do prontuário de papel sejam evitadas. Objetivo: propõe-se neste estudo desenvolver um software aplicado à sistematização da assistência de enfermagem que proporcione aos enfermeiros o registro informatizado, eficiente e rápido. Metodologia: trata-se de um estudo metodológico com produção tecnológica, dividido em três fases: construção das afirmativas de diagnósticos e intervenções de enfermagem, validação das afirmativas e desenvolvimento do software. O sistema foi desenvolvido sobre a plataforma Java, com a utilização do framework JSF, incorporado à especificação J2EE, para desenvolver aplicações web de forma ágil. Resultados: O banco de dados ficou composto por 143 afirmativas de diagnósticos de enfermagem e 130 referentes às intervenções de enfermagem. O software desenvolvido apresenta 17 telas que incluem dados de identificação, exame físico completo do recém-nascido, organizado de acordo com as necessidades humanas básicas, lista de diagnósticos e intervenções de enfermagem sugeridas pelo programa e folha final para impressão. Considerações finais: o software proporciona a execução do processo de enfermagem com um registro completo, uniforme e rápido, e se constitui uma importante fonte de dados para pesquisa.

Introducción: el creciente volumen de informaciones originadas de los registros de enfermería exige estrategias de tratamiento del conocimiento producido, de forma que se eviten las desventajas del histórico de papel. Objetivo: se plantea en este estudio desarrollar un softwareaplicado a la sistematización de la asistencia de enfermería que les brinde a los enfermeros el registro informatizado, eficiente y rápido. Metodología: se trata de un estudio metodológico con producción tecnológica, dividido en tres fases: construcción de las afirmativas de diagnósticos e intervenciones de enfermería, validación de las afirmativas y desarrollo del software. El sistema se desarrolló sobre la plataforma Java, con utilización de framework JSF, incorporado a la especificación J2EE, para desarrollar aplicaciones web de forma ágil. Resultados: el banco de datos se compone de 143 afirmativas de diagnósticos de enfermería y 130 referentes a las intervenciones de enfermería. El software desarrollado presenta 17 pantallas que incluyen datos de identificación, examen físico completo del recién nacido, organizado de acuerdo con las necesidades humanas básicas, listado de diagnósticos e intervenciones de enfermería sugeridas por el programa y hoja final para impresión. Consideraciones finales: el software proporciona la ejecución del proceso de enfermería con un registro completo, uniforme y rápido, y se constituye en una importante fuente de datos para investigación.

Introduction: The growing volume of information originating with nursing records demands strategies for managing the data that is produced in a way that avoids the disadvantages of case histories kept on paper. Purpose: The study was intended to develop software applicable to the systematization of nursing care, so as to provide nurses with efficient and quick computerized records. Methodology: This is a methodological study, with technological production, and is divided into three phases: construction of diagnostic categories and nursing interventions, validation of diagnostic categories, and software development. The system was built on the Java platform, using JavaServer Faces (JSF) as a framework and featuring the J2EE specification to readily develop web applications. Findings: The database consists of 143 nursing diagnostic categories and 130 references to nursing interventions. The respective software shows 17 screens that include data on identification and complete physical examination of the newborn, organized according to basic human needs, along with a list of nursing diagnoses and interventions suggested by the program and a final sheet for printing. Final considerations: The software provides the nursing process with a complete, uniform and quick record, and constitutes an important source of data for research.
Descritores: Software
Registros de Enfermagem
Neonatologia
-Enfermagem
Informática
Limites: Humanos
Recém-Nascido
Responsável: CO243.1 - Biblioteca Octavio Arizmendi Posada



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