Base de dados : LILACS
Pesquisa : L01.313.500.750.280 [Categoria DeCS]
Referências encontradas : 278 [refinar]
Mostrando: 1 .. 10   no formato [Detalhado]

página 1 de 28 ir para página                         

  1 / 278 LILACS  
              next record last record
seleciona
para imprimir
Texto completo
Id: biblio-859564
Autor: Ragacini, Leonardo Adriano.
Título: Proposta de elaboração de um tesauro Espírita Categorização segundo obras de Kardec / Proposal for the elaboration of a Spiritist Thesaurus Categorization according to works by Kardec.
Fonte: s.l; Novas Edições Acadêmicas; 2017. 169 p.
Idioma: pt.
Resumo: Pensando nas bibliotecas especializadas, na doutrina espírita e na organização e padronização da indexação surgiu a proposta da elaboração de um tesauro espírita. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, o número de espíritas vem crescendo no Brasil e, com isso, os centros espíritas também estão em expansão, muitos possuem sua própria biblioteca ou sala de leitura. Um dos desafios do bibliotecário que trabalha em centros espíritas é a falta de instrumentos que o ajudem a desenvolver a indexação de forma padronizada. A Federação Espírita elaborou um manual para a implantação de bibliotecas espíritas e, também, uma Classificação Decimal Espírita (CDE) com a ajuda de profissionais voluntários, mesmo assim, ainda falta uma ferramenta de controle terminológico adequado para a indexação, já que as existentes são voltadas apenas para a representação física do item e não para sua representação temática. Ainda a partir dos dados da mesma pesquisa observa-se que, no Brasil o grupo de adeptos do espiritismo passou de 2,3 milhões em 2000, para 3,8 milhões em 2010. Esse grupo possui as maiores proporções de pessoas com nível superior completo (31,5%) e taxa de alfabetização (98,6%), além das menores percentagens de indivíduos sem instrução (1,8%) e com ensino fundamental incompleto (15,0%) (IBGE, 2010). Esses dados são importantes para analisarmos o perfil das pessoas que frequentam os centros espíritas no Brasil e que tipo de público uma biblioteca, inserida nesses locais atende. Como mostra a pesquisa, o público que mais frequenta possui grau de instrução superior. Entende-se que é preciso levar em conta o perfil dos frequentadores, quando se pensar na organização, produtos e serviços de uma biblioteca espírita. Os serviços ao usuário devem ser funcionais. Entende-se funcional, no sentido de agilizar a busca do usuário na base de dados durante sua pesquisa. .
Descritores: Armazenamento e Recuperação da Informação
Espiritualidade
Bibliotecas Digitais
-Serviços Técnicos de Biblioteca
Acervo de Biblioteca
Biblioteconomia
Responsável: BR1.1 - BIREME


  2 / 278 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Bastos, Ronaldo Rocha
Leite, Isabel Cristina Gonçalves
Texto completo
Id: biblio-1039358
Autor: Saldanha, Raphael de Freitas; Bastos, Ronaldo Rocha; Bustamante-Teixeira, Maria Teresa; Leite, Isabel Cristina Gonçalves; Campos, Estela Márcia Saraiva.
Título: Proposta de um observatório epidemiológico do Sistema Único de Saúde / Proposal for an epidemiological observatory in the Brazilian Unified National Health System / Propuesta de un observatorio epidemiológico del Sistema Único de Salud brasileño
Fonte: Cad. Saúde Pública (Online);33(1):e00113216, 2017. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Após a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), o Departamento de Informática do SUS (DATASUS) foi estabelecido em 1991, objetivando a organização de sistemas de informação e bases de dados em saúde. O acesso e visualização dos dados são realizados de forma gratuita e aberta pela Internet, por meio de tabelas e gráficos de dados agregados ou acesso a dados brutos. A presente forma de acesso aos dados não atende completamente a demanda dos gestores e outros usuários por uma ferramenta flexível e de fácil uso, que permita lidar com diferentes aspectos da saúde que sejam relevantes na busca de conhecimento e no processo de decisão. Nós propomos um sistema auxiliar capaz de gerar relatórios mensais sintéticos de maneira automatizada, que sejam facilmente acessados e também de fácil compreensão, com ênfase na visualização de informações valendo-se de gráficos e mapas.

Following the creation of the Brazilian Unified National Health System (SUS), the Brazilian Health Informatics Department (DATASUS) was established in 1991, aimed at organizing information systems and databases in health. Online data access and viewing is free and open, using tables and graphs of aggregate data and access to raw data. However, the current form of data access does not fully meet the demands by health system administrators and other users for a flexible, user-friendly tool that allows dealing with various relevant health issues in the knowledge search and decision-making. We propose an ancillary system capable of generating monthly summary reports that are easy to access and understand, with an emphasis on viewing information through graphs and maps.

Tras la creación del Sistema Único de Salud (SUS) en Brasil, se estableció en 1991 el Departamento de Informática del SUS (DATASUS), con el objetivo de organizar sistemas de información y bases de datos en salud. El acceso y visualización de los datos se realizan de forma gratuita y abierta, vía Internet, mediante tablas y gráficos de datos agregados o de acceso a datos brutos. La presente forma de acceso a los datos no atiende completamente la demanda de los gestores y otros usuarios de una herramienta flexible y de fácil uso, que permita enfrentarse a diferentes aspectos de la salud que sean relevantes en la búsqueda de conocimiento y en el proceso de decisión. Nosotros proponemos un sistema auxiliar capaz de generar informes mensuales sintéticos, de manera automatizada, que sean de fácil acceso y también de fácil comprensión, con énfasis en la visualización de información, valiéndose de gráficos y mapas.
Descritores: Informática Médica/instrumentação
Interface Usuário-Computador
Sistemas de Informação/instrumentação
Integração de Sistemas
-Brasil
Armazenamento e Recuperação da Informação/métodos
Internet
Tomada de Decisões
Limites: Humanos
Responsável: BR1.1 - BIREME


  3 / 278 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1088515
Autor: Romaguera, Amanda de Ataídes; Guimarães, Aline Luzia Sampaio; Oliveira, Conceição Maria de; Cardoso, Mirian Domingos; Bonfim, Cristine Vieira do.
Título: Concordância e completude dos dados sobre nascidos vivos e óbitos infantis / Concordancia y completitud de los datos sobre nacidos vivos y defunciones infantiles / Agreement and completeness of data on live births and infantdeaths
Fonte: Acta Paul. Enferm. (Online);33:e, 2020. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo Objetivo Avaliar a qualidade dos dados (concordância e completude) dos óbitos infantis no Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) e no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), Recife, Pernambuco, Brasil. Métodos Estudo transversal com dados de óbitos infantis capturados no Sinasc e no SIM. Para os óbitos, foi utilizado o período 2013-2016 e para os nascidos vivos, o de 2012-2016. Foi utilizado o linkage determinístico. Calculou-se a porcentagem de incompletude de 10 variáveis comuns a ambas as bases, antes e após a vinculação das bases de dados. A concordância foi avaliada pelo índice Kappa para variáveis qualitativas, e pelo coeficiente de correlação intraclasse (ICC do inglês intraclass correlation coefficient) para variáveis quantitativas. Resultados Foi possível relacionar 96,64% dos óbitos às respectivas declarações de nascidos vivos. Todas as variáveis analisadas foram classificadas como excelentes (menos de 5% de incompletude), antes e após a vinculação das bases de dados. No Sinasc, a maior incompletude ocorreu na variável duração da gestação (1,55%), e no SIM, no número de natimortos (2,89%). A concordância foi classificada como quase perfeita para todas as variáveis qualitativas (Kappa entre 0,8 e 1). Todas as variáveis quantitativas foram classificadas como excelentes (ICC maior que 0,75). Conclusão Apesar dos avanços na qualidade do SIM e do Sinasc, ainda houve problemas de completude das variáveis, principalmente no SIM. A vinculação das bases de dados contribuiu para aprimorar as informações para a análise de óbitos infantis pelos serviços de saúde e para pesquisa. O linkage uma técnica de fácil acesso e baixo custo operacional, que pode ser incluída na rotina de vigilância da mortalidade infantil para a melhoria contínua das informações.

Resumen Objetivo Evaluar la calidad de los datos (concordancia y completitud) de defunciones infantiles en el Sistema de Información de Mortalidad (SIM) y en el Sistema de Información sobre Nacidos Vivos (Sinasc), Recife, estado de Pernambuco, Brasil. Métodos Estudio transversal con datos de defunciones infantiles registrados en el Sinasc y en el SIM. Para las defunciones, se utilizó el período 2013-2016 y para los nacidos vivos, 2012-2016. Fue utilizada la vinculación determinística. Se calculó el porcentaje de incompletitud de 10 variables comunes de ambas bases, antes y después de su vinculación. La concordancia fue evaluada por el índice Kappa en las variables cualitativas y por el coeficiente de correlación intraclase (ICC, por sus siglas en inglés intraclass correlation coefficient) en las variables cuantitativas. Resultados Fue posible relacionar 96,64% de las defunciones con las respectivas declaraciones de nacidos vivos. Todas las variables analizadas fueron clasificadas como excelentes (menos de 5% de incompletitud), antes y después de la vinculación de las bases de datos. En el Sinasc, la mayor incompletitud ocurrió en la variable duración de la gestación (1,55%) y, en el SIM, en el número de mortinatos (2,89%). La concordancia fue clasificada como casi perfecta en todas las variables cualitativas (Kappa entre 0,8 y 1). Todas las variables cuantitativas fueron clasificadas como excelentes (ICC mayor a 0,75). Conclusión A pesar de los avances en la calidad del SIM y del Sinasc, aún hay problemas de completitud de las variables, principalmente en el SIM. La vinculación de las bases de datos contribuyó en la mejora de la información para el análisis de defunciones infantiles por parte de los servicios de salud y para estudios. La vinculación es una técnica de fácil acceso y bajo costo operativo, que puede incluirse en la rutina de la vigilancia de la mortalidad infantil para la mejora continua de la información.

Abstract Objective To assess the quality of data (agreement and completeness) on infant deaths in the Mortality Information System (SIM) and in the Information System on Live Births (Sinasc), Recife, Pernambuco, Brazil. Methods Cross-sectional study with data on infant deaths captured in Sinasc and SIM. For the deaths, the period 2013-2016 and the live births of 2012-2016 were used. The deterministic linkage was used. The percentage of incompleteness of 10 variables common to both bases pre- and post-linkage was calculated. The agreement was assessed by the Kappa index for qualitative variables and by the intraclass correlation coefficient (ICC) for the quantitative variables. Results It was possible to relate 96.64% of the deaths to their respective declaration of live birth. All analyzed variables were classified as excellent (less than 5% incompleteness), pre- and post-linkage. In Sinasc, the greatest incompleteness was in the variable length of pregnancy (1.55%) and in the SIM, the number of stillbirths (2.89%). The agreement was classified as almost perfect for all qualitative variables (Kappa between 0.8 and 1). All quantitative variables were excellent (ICC greater than 0.75). Conclusion Despite advances in the quality of SIM and Sinasc, there were still problems of completeness of variables, especially in SIM. The linkage contributed to the improvement of information for the analysis of infant deaths by health services and for research. It is a technique that is easy to access and low operational cost, which can be included in the routine of infant mortality surveillance for the continuous improvement of information.
Descritores: Mortalidade Infantil
Registros de Mortalidade
Estatísticas Vitais
Registro de Nascimento
Sistemas de Informação em Saúde
-Epidemiologia Descritiva
Estudos Transversais
Armazenamento e Recuperação da Informação
Limites: Humanos
Responsável: BR1.2 - Biblioteca Central


  4 / 278 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo SciELO Brasil
Texto completo
Id: biblio-1040199
Autor: Lermen, Helena Salgueiro; Mora, Claudia; Neves, André Luiz Machado das; Azize, Rogerio Lopes.
Título: Aids em cartazes: representações sobre sexualidade e prevenção da Aids nas campanhas de 1º de dezembro no Brasil (2013-2017) / El Sida en los carteles: representaciones sobre sexualidad y prevención del Sida en las campañas del 1º de diciembre en Brasil (2013-2017) / AIDS in posters: representations on sexuality and Aids prevention in December 1st campaigns in Brazil (2013-2017)
Fonte: Interface (Botucatu, Online);24:e180626, 2020. tab, ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Buscou-se analisar as representações da sexualidade e prevenção em cartazes produzidos pelo Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) a partir da diretriz da prevenção combinada (PC), adotada em 2013. Realizou-se análise de conteúdo, de caráter descritivo e documental, dos cartazes de campanhas do dia 1º de dezembro (2013-2017). Resultados apontam que aspectos relacionais do uso do preservativo teriam menos relevância, ao passo que a individualização do cuidado vem se acirrando sob a lógica de "testar para se conhecer". Nota-se a oferta de alternativas de prevenção, por meio do símbolo do tripé "preservativo, teste e comprimido", ou de novas tecnologias como a profilaxia pré-exposição (PrEP) e Profilaxia Pós Exposição (PEP). Isso sugere que, desde seu lançamento, a PC passou a orientar as campanhas do DCCI, em oposição a campanhas anteriores que privilegiavam populações-alvo e o preservativo masculino.(AU)

El objetivo fue analizar las representaciones de la sexualidad y prevención en carteles producidos por el Departamento de Enfermedades de Condiciones Crónicas e Infecciones de Transmisión Sexual (DCCI, por sus siglas en portugués), a partir de la directriz de prevención combinada (PC), adoptada en 2013. Se realizó el análisis de contenido, de carácter descriptivo y documental de los carteles de campañas del día 1º de diciembre (2013-2017). Los resultados señalan que aspectos relacionales del uso del preservativo tendrían menos relevancia, mientras que la individualización del cuidado se recrudece bajo la lógica de "hacer test para conocerse". Se observa la oferta de alternativas de prevención a través del símbolo del trípode: "preservativo, test y comprimido" o de nuevas tecnologías como PrEP y PEP. Eso sugiere que, desde su lanzamiento, la PC pasó a orientar las campañas del DCCI, en oposición a campañas anteriores que privilegiaban a poblaciones-objetivo y el preservativo masculino.(AU)

The article sought to analyze representations of sexuality and prevention on posters produced by the Department of Chronic Conditions Diseases and Sexually Transmitted Infections (DCCI) stemming from the combination prevention (CP) guidelines adopted in 2013. A descriptive and documental content analysis of posters relative to the World Aids Day (December 1st) was carried out (2013-2017). Results indicate that relational aspects of condom use appear to be less relevant, and increments of the individualization of care under the logic of "know your status" are becoming stronger. It is also possible to notice preventive alternatives, by way of the tripod symbol: "condom, test and pill", or new technologies such as PrEP and PEP. This suggests that the CP has been guiding the DCCI campaigns since its launch, as opposed to previous campaigns focusing on target populations and male condoms.(AU)
Descritores: Síndrome de Imunodeficiência Adquirida/prevenção & controle
Sexualidade
Pôsteres como Assunto
Promoção da Saúde/provisão & distribução
-Brasil
Estudos Epidemiológicos
Armazenamento e Recuperação da Informação/estatística & dados numéricos
Responsável: BR33.1 - Divisão Técnica de Biblioteca e Documentação


  5 / 278 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-946790
Autor: Serejo, Hilton Fabiano Boaventura; Isayama, Hélder Ferreira.
Título: Discursos sobre recreação em disciplinas do curso de Educação Física da UFMG (1969-1990) / Discourses on recreation in disciplines of the UFMG Physical Education course (1969-1990)
Fonte: Licere (Online);21(3):i:90-f:125, set.2018. ilus.
Idioma: pt.
Resumo: Este texto objetivou analisar os discursos veiculados sobre recreação pelas disciplinas do currículo formal do curso de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais, no período de 1969 a 1990. Com relação às fontes, foram utilizados, principalmente, os documentos relacionados ao currículo prescrito. A tipologia documental se enquadra nas fontes escritas impressas e manuscritas. Com relação à análise dos dados, se deu através da análise de discurso inspirada na perspectiva arqueológica de Foucault. Os significados sobre a recreação estavam demarcados pelos enunciados interesse e prazer. A recreação se entrecruzaria com os discursos biológico, psicológico e sociológico numa tentativa de superar uma perspectiva biológica presente na formação à época. Além disso, a recreação foi enunciada como ocupação das horas de lazer e foi considerada uma atividade e/ou uma possibilidade de uso das horas de lazer.

This study aims to analyze the discourses of the recreation programs in the formal curricula of the Physical Education course of the Federal University of Minas Gerais, from 1969 to 1990. Regarding the sources, the most relevant ones were the documents related to the prescribed curriculum. The documentary typology can be found in handwritten and printed sources. The analysis of the data followed the principles of the Discourse Analysis inspired by the archaeological perspective of Michel Foucault. The meanings of recreation were defined by the statements of interest and pleasure. The recreation would intersect with the biological, psychological and sociological discourses in an attempt to overcome the biological perspective - extremely present at the time in the formation of the students. Recreation was enunciated as occupation of leisure hoursand was considered an activity and/or a possibility of use of leisure time.
Descritores: Educação Física e Treinamento
Recreação
Armazenamento e Recuperação da Informação
Discurso
Currículo
Educação Superior
Atividades de Lazer
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Artigo Clássico
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


  6 / 278 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-1043034
Autor: Meireles, Viviani Camboin; Labegalini, Célia Maria Gomes; Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi.
Título: Método Tracer e a qualidade do cuidado na enfermagem: revisão integrativa da literatura / Método Tracer y la calidad del cuidado: revisión integral de la literatura / Tracer Methodology and the quality of care: integrative literature review
Fonte: Rev. gaúch. enferm;40:e20180142, 2019. tab, graf.
Idioma: pt.
Resumo: Resumo OBJETIVO Analisar a produção científica sobre o Método Tracer na área da enfermagem. MÉTODO Revisão integrativa, realizada com 22 artigos localizados nas bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências e Saúde (LILACS); Medical Literature Analysis and Retrieval System Online(Medline/PubMed); Scientific Eletronic Library Online (SciELO); Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature (CINAHL) eWeb of Science. As estratégias de busca incluíram descritores e palavras-chave: Método Tracer, Método traçador, Método rastreador, Método de avaliação, Usuário Guia e Enfermagem correlacionados e combinados com operadores booleanos. RESULTADOS Organizaram-se os dados segundo os cenários de aplicação do método, a saber: agravos à saúde como condição traçadora para avaliar a qualidade dos cuidados, conformidades e não conformidades em relação aos protocolos institucionais, reflexão e capacitação para a acreditação. CONCLUSÃO O Método Tracer é utilizado para avaliação e melhoria da qualidade da assistência.

Resumen OBJETIVO Analizar la literatura científica sobre el Método Tracer en el área de enfermería. MÉTODO Revisión integrativa de la literatura, conducida con 22 artículos en las bases de datos: Literatura Latinoamericana y Caribe en Ciencias de la Salud (LILACS); Medical Literature Analysis and Retrieval System Online(Medline/PubMed); Scientific Electronic Library Online (SciELO); Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature (CINAHL) y Web of Science. La búsqueda incluyeron las palabras clave: trazador, método de evaluación, guía del usuario y enfermería relacionados y combinados con operadores booleanos. RESULTADOS Los datos se organizaron según los escenarios de aplicación del método: condición de salud estampados plotter para evaluar la calidad de atención, cumplimiento y no cumplimiento de protocolos, reflexión y formación para la acreditación. CONCLUSIÓN El Método Tracer se utiliza para mejorar la calidad de la atención.

Abstract OBJECTIVE To analyze the scientific literature about the Tracer Method in the area of nursing. METHOD Integrative literature review with 22 articles from the following databases: Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS); Medical Literature Analysis and Retrieval System Online(Medline/PubMed); Scientific Electronic Library Online (SciELO); Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature (CINAHL) and Web of Science. The search strategy included descriptors and keywords, as follows: Método Tracer, Método Traçador, Método Rastreador, Método de Avaliação, Usuário Guia amd Enfermagem correlated and combined with Boolean operators. RESULTS Data was organized according to the scenarios where the method was applied, namely: health condition as a tracer condition for assessing the quality of care, compliance and non-compliance regarding the institutional protocols, reflection and training for accreditation. CONCLUSION The Tracer Methodology is used for evaluating and improving the quality of care.
Descritores: Qualidade da Assistência à Saúde
Armazenamento e Recuperação da Informação/métodos
Processo de Enfermagem/normas
-Estados Unidos
Brasil
Joint Commission on Accreditation of Healthcare Organizations
Melhoria de Qualidade
Segurança do Paciente
Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde
Acreditação
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão Sistemática
Responsável: BR1.1 - BIREME


  7 / 278 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Texto completo
Texto completo
Texto completo
Id: biblio-883644
Autor: Santo, Paulo Rogério Quieregatto do Espirito; Sabino Neto, Miguel; Furtado, Fabiane; Trigo Junior, Thales Waltenior; Santo, Andrea do Amaral Quieregatto do Espirito; Nonato, Fábio Luis; Tumeh, Rafael Alves; Ferreira, Lydia Masako.
Título: Medição das mamas com o Adobe Photoshop® / Breast measurement using Adobe Photoshop®
Fonte: Rev. bras. cir. plást;33(1):96-103, jan.-mar. 2018. ilus, tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: Introdução: Com a globalização e melhora dos meios digitais e, consequentemente, a crescente utilização de fotografias digitais, faz-se necessária a criação de métodos de mensuração confiáveis. Na prática clínica, a medida direta utilizando-se fita métrica, régua e compasso é mais comumente utilizada. Porém, existem fatores intrínsecos (relevos corporais) e extrínsecos (colaboração do paciente ou movimentos respiratórios) que podem influenciar nos dados obtidos. A fotografia e os softwares gráficos podem ser uma alternativa precisa, mais cômoda e reprodutível à medida direta. O objetivo é demonstrar a forma de medir as mamas pelo software Adobe Photoshop. Métodos: Foram descritas a posição das voluntárias, a captação das imagens, calibração do software até a obtenção mensuração final das mamas. Em 40 mulheres voluntárias, com idade entre 18 e 60 anos, foram demarcados pontos sobre a região mamária e braços em posição frontal. A união destes pontos em cada hemicorpo formou 7 segmentos lineares, 1 angular e 1 segmento mediano comum a ambos os hemicorpos. Essas fotografias foram avaliadas no arquivo RAW, por 3 observadores, com auxílio do software Adobe Photoshop CS6®. Resultados: O Photoshop CS6® demonstrou ser eficaz na mensuração das mamas no arquivo RAW. Conclusão: O Photoshop® apresentou precisão nas medidas e ser factível para mensuração das mamas.

Introduction: With the globalization and improvement of digital media and, consequently, the increasing use of digital photography, it is necessary to create reliable measurement methods. In clinical practice, direct measurement using tape measure, ruler, and compass, is most commonly used. However, there are intrinsic (body contour) and extrinsic (patient collaboration or respiratory movements) factors that may influence the data obtained. Photography and graphics software can be an accurate, comfortable, and reproducible alternative to direct measurement. The objective is to demonstrate how to perform breast measurement using Adobe Photoshop software. Methods: Participants were described the position to assume. Imaging capturing techniques and software calibration were performed in order to obtain the final breast measurement. Markers were placed on the breast and arms of 40 women volunteers aged 18 to 60 years using an anterior view. The union of these markers in each hemibody resulted in seven linear segments, one angle and one transverse segment common to both hemibodies. These photographs were evaluated as a RAW file, by 3 evaluators, assisted by Adobe Photoshop CS6® software. Results: Photoshop CS6® proved effective in the breast measurement using RAW files. Conclusion: Photoshop® showed precision and effectiveness for breast measurement.
Descritores: Pesos e Medidas Corporais
Gráficos por Computador
Software
Mama
Fotogrametria
Antropometria
Armazenamento e Recuperação da Informação
Precisão da Medição Dimensional
-Pesos e Medidas Corporais/instrumentação
Pesos e Medidas Corporais/métodos
Gráficos por Computador/instrumentação
Fotogrametria/instrumentação
Fotogrametria/métodos
Antropometria/instrumentação
Antropometria/métodos
Armazenamento e Recuperação da Informação/métodos
Limites: Humanos
Feminino
Adolescente
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
História do Século XXI
Tipo de Publ: Relatos de Casos
Estudo Comparativo
Estudo de Avaliação
Responsável: BR32.1 - Serviço de Biblioteca e Informação Biomédica


  8 / 278 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-906773
Autor: Andrade, Gabriel Herman Bernardim; Oliveira, Lucas Emanuel Silva e; Moro, Claudia Maria Cabral.
Título: Metodologias e ferramentas para anotação de narrativas clínicas / Methodologies and tools for clinical narratives annotation
Fonte: J. health inform;8(supl.I):1031-1040, 2016. ilus.
Idioma: pt.
Conferência: Apresentado em: Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 15, Goiânia, 27-30 nov. 2016.
Resumo: A utilização de técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN) em textos clínicos é amplamente dependente de grandes quantidades de dados textuais anotados, denominados corpus ou padrão ouro. Sendo essenciais para a modelagem da linguagem durante a fase de treinamento de diversos algoritmos de PLN. Porém, para a criação de um padrão ouro é necessário um extenso e custoso trabalho manual de anotação, que demanda um grande esforço de especialistas. OBJETIVO: Realizar uma revisão da literatura, visando o estudo de metodologias e ferramentas utilizadas em procedimentos de anotação de textos. MÉTODO: Levantamento em bases científicas referentes à elaboração de corpus morfológicos, sintáticos e morfossintáticos foi realizado, analisando 32 estudos de anotação e mais 12 ferramentas. RESULTADOS: Foram levantados os principais aspectos nos processos de anotação, bem como realizada uma avaliação dentre critérios pré-definidos de cada das ferramentas de suporte encontradas.

The use of natural language processing techniques (NLP) in clinical texts is dependent on large amounts of annotated text data, called corpus or gold standard. Are essential for the modelling language during the training phase of NLP algorithms. However, for the creation of a gold standard is required extensive and costly manual annotation task, that demands a great deal of experts. OBJECTIVES: To review the literature to identify methodologies and tools applied to text annotation. METHODS: Scientifics databases search regarding the development of morphological, syntactic and morphosyntactic corpus was performed by analyzing 32 annotation studies and 12 tools. RESULTS: Main aspects of the annotation process description, as well as an assessment from pre-defined criteria for each one of the annotation tools identified.
Descritores: Processamento de Linguagem Natural
Software
Armazenamento e Recuperação da Informação
-Congressos como Assunto
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


  9 / 278 LILACS  
              first record previous record next record last record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-906620
Autor: Gonçalves, Vagner Mendonça; Nunes, Fátima de Lourdes dos Santos.
Título: A systematic review on content-based medical video retrieval
Fonte: J. health inform;8(supl.I):799-808, 2016. ilus, tab.
Idioma: en.
Conferência: Apresentado em: Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 15, Goiânia, 27-30 nov. 2016.
Resumo: OBJETIVO: Identificar o estado da arte com relação à aplicação de recuperação de vídeos baseada em conteúdo no contexto de vídeos médicos. Nossa contribuição é fornecer uma visão geral sobre estudos anteriores, bem como vantagens e desafios a serem explorados no tema por pesquisadores da área de aplicações de informática em saúde. MÉTODOS: Nós conduzimos uma revisão sistemática nas principais bases de trabalhos científicos das áreas da computação e medicina. Depois de definir um protocolo, nós conduzimos uma busca por artigos e tecemos uma discussão crítica sobre os estudos encontrados. RESULTADOS: Os resultados mostraram que a aplicação do conceito de recuperação de vídeos baseada em conteúdo na área médica é recente e ainda pouco explorada. CONCLUSÕES: Nos trabalhos analisados, as aplicações de interesse consistem na identificação e descrição de estruturas representadas nos vídeos para posterior indexação e recuperação. Os objetivos mais comuns verificados são auxílio ao diagnóstico, análise de procedimentos e tomada de decisão.

OBJECTIVE: Identify the state of the art about the application of content-based video retrieval in the context ofmedical videos. Our contribution is to provide an overview of previous studies as well as advantages and challenges tobe explored on this subject to the researchers interested in the applied health informatics field. METHODS: We conducta systematic review in the main scientific databases of the computing and medical fields. After defining a protocol, we conducted a search and, then, a critical discussion about the studies. RESULTS: The results showed that the application of the concept of content-based video retrieval in the medical field is recent and has been little explored. CONCLUSIONS: Applications of interest in the analyzed works consist in the identification and description of structures depicted in thevideos for later indexing and retrieval. The most common goals are to aid diagnosis, procedures analysis, and decision making.
Descritores: Aplicações da Informática Médica
Armazenamento e Recuperação da Informação
Diagnóstico por Computador
-Recursos Audiovisuais
Congressos como Assunto
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG


  10 / 278 LILACS  
              first record previous record
seleciona
para imprimir
Fotocópia
Texto completo
Id: biblio-906309
Autor: Souza Filho, José Ferreira de; Carvalho, Sergio T; Souza-Zinader, Juliana Pereira de.
Título: Electronic health records storage: a aystematic review
Fonte: J. health inform;8(supl.I):429-437, 2016. ilus, graf.
Idioma: en.
Conferência: Apresentado em: Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 15, Goiânia, 27-30 nov. 2016.
Resumo: OBJETIVO: esta revisão sistemática tem como objetivo identificar como o armazenamento de dados tem sido realizado em sistemas de RES (Registro Eletrônico de Saúde). MÉTODOS: Seguindo a metodologia de revisão sistemática com meta-análise, os autores revisaram artigos publicados entre 2000 e 2015 nas bases de dados PubMed, IEEE e ScienceDirect, que descrevem o armazenamento de RES. Além disso, uma análise de conteúdo indutivo foi realizada para sumarizar os passos e metodologias seguidos a fim de construir sistemas de RES. RESULTADOS: 633 artigos foram selecionados inicialmente, 79 foram selecionados para a análise completa e 32 foram eleitos para revisão final. Estes artigos eleitos foram analisados para extrair informações relevantes sobre armazenamento de RES. Foi observado, por meio dos artigos revisados, de que não há nenhuma maneira padrão e comum adotada para o armazenamento de RES. CONCLUSÃO: Há pouca informação disponível sobre armazenamento de RES, sugerindo oportunidades no sentido de se conceber uma metodologia de boas práticas para o armazenamento e a recuperação de RES.

OBJECTIVE: this systematic review aims to identify how data storage has been achieved in Electronic Health Record (EHR) systems. METHODS: Following meta-analysis systematic review methodology, the authors reviewed papers published between 2000 and 2015 in PubMed, IEEE and ScienceDirect databases, which describes the storage of EHRs. Additionally, an inductive content analysis was performed to summarize the steps and methodologies followed in order to build EHR systems. RESULTS: 633 articles were screened, 79 were selected for the full review and 32 have been elected for final review. These articles elected were analyzed to extract relevant information about EHR storage. It has been noticed through the reviewed articles that there is no standard and common way adopted for EHR storage. CONCLUSION: There is little available information about EHR storage, suggesting opportunities in the sense of design a methodology for best practices for EHR storage and retrieval.
Descritores: Armazenamento e Recuperação da Informação
Registros Eletrônicos de Saúde
-Congressos como Assunto
Limites: Humanos
Tipo de Publ: Revisão
Responsável: BR21.1 - Biblioteca J Baeta Vianna- Campus Saúde UFMG



página 1 de 28 ir para página                         
   


Refinar a pesquisa
  Base de dados : Formulário avançado   

    Pesquisar no campo  
1  
2
3
 
           



Search engine: iAH v2.6 powered by WWWISIS

BIREME/OPAS/OMS - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde