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Id: biblio-1147489
Autor: Galvão, Elizabeth Correia Ferreira.
Título: Aplicativo multimídia em plataforma móvel para o ensino da mensuração da pressão venosa central / Multimedia application software in a mobile platform for teaching how to measure the central venous pressure.
Fonte: São Paulo; s.n; 2012. 140 p.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade de São Paulo - USP para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Para favorecer a formação de consciência crítica, de atitudes e do desenvolvimento de competências; dar significado ao conteúdo abordado; integrar conceitos teóricos a realidades práticas; e relacionar e contextualizar experiências, o processo de ensino-aprendizagem deve contar com novas estratégias que permitam diferentes modos de aquisição de conhecimentos. Considerando-se as dificuldades dos estudantes com relação ao procedimento da mensuração da Pressão Venosa Central (PVC), que apesar de rotineiro é complexo, a utilização de aplicativos multimídia dinâmicos e interativos em plataforma móvel, podem se mostrar uma alternativa para aprimorar o processo de aprendizagem. Este estudo teve como objetivo desenvolver e avaliar um aplicativo para o ensino do procedimento Mensuração Manual da Pressão Venosa Central que pode ser utilizado em dispositivos móveis. A trajetória se consolidou a partir da análise e síntese dos referenciais teórico (uso da tecnologia da informação e comunicação no ensino), pedagógico (bases construtivistas e aprendizagem significativa) e metodológico (design instrucional contextualizado em consonância com os pressupostos pedagógicos). Foram definidos os conteúdos do aplicativo e a adequada fluência de navegação e operação, necessários para prover subsídios teóricos, de modo que o estudante de Enfermagem possa realizar o procedimento de mensuração da PVC durante as atividades práticas. A multimídia foi o método escolhido por favorecer um ambientemotivador e dinâmico, pois integra imagens e textos num aplicativo disponível para celulares, constituindo-se um meio móvel e autônomo de aprendizagem. A pesquisa, ao descrever as etapas do planejamento, desenvolvimento e avaliação do aplicativo multimídia Pressão Venosa Central, permitiu demonstrar a viabilidade do desenvolvimento desta ferramenta pedagógica. Os resultados da pesquisa abrem perspectivas para acreditar que, na educação em Enfermagem, a tecnologia disponível pode descortinar novos modos de aprender significativamente, além de oferecer subsídios para o desenvolvimento de outros recursos informatizados voltados à educação de Enfermagem.

To favor the awakening of critical awareness, attitudes, and the development of competences; to provide a meaning to the content addressed; to integrate theoretical concepts to practical realities; and to list and contextualize experiences, the teaching/learning process should have new strategies that allow different ways of acquiring knowledge. Considering the students difficulties with regard to the procedure of measuring the central venous pressure (CVP), which, although usual, is a complex one, the use of dynamic and interactive multimedia application software in a mobile platform can show to be an alternative for improving the learning process. This study aimed to develop and assess an application software for the teaching of the procedure manual measurement of the central venous pressure which can be used in mobile devices. The route consolidated itself from the analysis and synthesis of the theoretical (use of information and communication technology in teaching), pedagogical (constructivist and meaningful learning bases), and methodological (contextualized instructional design in accordance with the pedagogical assumptions) frameworks. The contents of the application software and the adequate ease of navigation and operation were defined, which are needed to provide theoretical background, so that the nursing student can perform the procedure of measuring the CVP during the practical activities. The multimedia was the method chosen because it favors an encouragingand dynamic environment, as it integrates images and texts into an application software available for cell phones, constituting a mobile and autonomous means for learning. The research, describing the steps of planning, development, and assessment of the multimedia application software called Central Venous Pressure, allowed us to demonstrate the feasibility of developing this pedagogical tool. The research results open up prospects for believing that, in Nursing education, the technology available can uncover new ways of learning in a meaningful manner, besides offering means for the development of other computerized resources designed to the nursing education.
Descritores: Pressão Sanguínea
Informática em Enfermagem
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta
BR41.1


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Id: biblio-956588
Autor: Landeiro, Maria José Lumini; Freire, Rosa Maria Albuquerque; Martins, Maria Manuela; Martins, Teresa Vieira; Peres, Heloísa Helena Ciqueto.
Título: Tecnologia educacional na gestão de cuidados: perfil tecnológico de enfermeiros de hospitais portugueses / Tecnología educacional en la gestión de la atención: perfil tecnológico de los enfermeros en los hospitales portugueses / Educational technology in care management: technological profile of nurses in Portuguese hospitals
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;49(spe):150-155, fev. 2015. tab.
Idioma: en; pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Identificar o perfil tecnológico de enfermeiros de hospitais portugueses. Método Estudo exploratório quantitativo, realizado em dois hospitais da região norte e um da região central de Portugal. A amostra foi aleatória e contou com960 enfermeiros. Resultados Dos partícipes 420 (46,1%) utilizavam ocomputador, 196 (23,4%) referiram que têm conhecimento da utilização do computador para o ensino, 174 (21,1%)utilizaram o computador para ensino, 112 (15,1%) reconhecem que a utilização do computador pode ser um meio tecnológico para completar a formação presencial, 477 (61,6%) gostariam de receber formação sobre a utilização do computador e 382 (40,9%) referiram autoaprendizagem em informática. Em relação ao ensino a distância 706 (74,9%) relataram que não estão familiarizados e 752 (76,4%) referiram interesseem participar em formaçõesnesta modalidade. Conclusão As organizações devem estar atentas ao perfil tecnológico que se desenha neste grupo de enfermeiros e procurar formas de introduzir as tecnologias educacionais na gestão de cuidados.

RESUMEN Objetivo Identificar el perfil tecnológico de los enfermeros en los hospitales portugueses. Método Un estudio exploratorio cuantitativo realizado en dos hospitales en la región norte y la región central de Portugal. La muestra se seleccionó de forma aleatoria e incluyó 960 enfermeros. Resultados De los 420 participantes (46,1%) utilizan el computadora, 196 (23.4%) reportaron haber tenido conocimiento del uso de la computadora para la enseñanza, 174 (21,1%) utiliza la computadora para la enseñanza, 112 (15, 1%) reconoce que el uso de la tecnología informática puede ser un medio para complementar la formación presencial, 477 (61,6%) les gustaríarecibir capacitaciónen el uso dela computadora y 382 (40,9%) informaron de auto-aprendizaje en la computación. En relación con la educación a distancia 706 (74.9%) reportaron no están familiarizados y 752 (76,4%) indicaron su interés en participar en esta modalidad de formación. Conclusión Las organizaciones deben tener en cuenta el perfil tecnológico que señala este grupo de enfermeras y buscar maneras de introducir tecnologías de la educación en gestión de la atención.

ABSTRACT Objective To identify the technological profile of nurses in Portuguese hospitals. Method A quantitative exploratory study conducted in two hospitals in the northern region and one in the central region of Portugal. The sample was randomly selected and included 960 nurses. Results Of the participants, 420 (46.1%) used computers, 196 (23.4%) reported having knowledge about using computers for teaching, 174 (21.1%) used computers to teach, 112 (15.1%) recognized that using computers can be a technological means to supplement classroom training, 477 (61.6%) would like to receive training on using computers, and 382 (40.9%) reported self-learning of information technology. In relation to distance education, 706 (74.9%) reported they were familiar with it and 752 (76.4%) indicated an interest in participating in training using this modality. Conclusion Organizations should be mindful of the technological profile shown by this group of nurses and look for ways to introduce educational technologies in the management of care.
Descritores: Tecnologia Educacional
Informática em Enfermagem
Educação em Enfermagem
-Portugal
Hospitais
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Id: biblio-1037970
Autor: Truppel, Thiago Christel.
Título: Processo de enfermagem em unidade de terapia intensiva: análise de requisitos para a estruturação de um modelo informatizado / Nursing process in intensive care unit: analysis of requirements for structuring a computerized model.
Fonte: Curitiba; s.n; 20081126. 160 p. ilus, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Paraná para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Estudo de natureza descritiva e abordagem qualitativa, cujo objetivo foi estruturar um modelo de processo de enfermagem (PE) a ser informatizado para unidade de terapia intensiva (UTI). Os sujeitos foram enfermeiros selecionados de maneira intencional que atuavam na UTI de um Hospital de Ensino. O referencial metodológico utilizado foi a engenharia de software composta de três etapas genéricas: definição, desenvolvimento e manutenção. O estudo se restringiu à etapa da definição, a qual abordou a engenharia de requisitos e suas sete funções (concepção, levantamento, elaboração, negociação, especificação, validação e gestão). A coleta de dados foi realizada em dois momentos, os quais subsidiaram a identificação dos requisitos. O primeiro ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com vistas à concepção, levantamento e elaboração do modelo de PE. Os dados oriundos das entrevistas foram agrupados de forma quantitativa, o que culminou com identificação de inúmeros requisitos. Estes foram submetidos à negociação, especificação, validação e gestão no grupo focal (segundo momento). Utilizou-se a análise de Conteúdo para os dados produzidos, dos quais emergiram duas categorias denominadas de "Estrutura Teórica: requisitos para o desenvolvimento do software" e "Estrutura Prática: requisitos para o desenvolvimento do software". Com base nestas categorias, elaboraram-se dois documentos: "Especificação de Requisitos" e "Modelo de Processo de Enfermagem a ser Informatizado". O presente estudo permitiu que a primeira etapa (definição) para o desenvolvimento do software fosse concluída, de modo que os requisitos imprescindíveis fossem identificados para atender as exigências dos enfermeiros e da realidade da UTI. Acredita-se que a engenharia de software contribuiu para o alcance do objetivo e mostrou-se referencial metodológico inovador no campo da enfermagem. Investir em pesquisas e na construção de novos conhecimentos é o caminho para a consolidação da profissão enquanto Ciência.

Study of descriptive nature and qualitative approach that aimed to structured a model of nursing process (NP) to be computerized for intensive care unit (ICU). The subjects were nurses who were acting in the ICU of a Hospital of Teaching selected intentionally. The methodological reference was the software engineering composed by three generic stages: definition, development and maintenance. The study was restricted to the stage of definition, which approached the engineering of requisites and his seven functions (conception, lifting, preparation, negotiation, specification, validation and management). The data collection took place at two moments, which subsidized the identification of the requisites. The first one took place through interviews semi-structured aiming the conception, survey and preparation of the model of NP. The data provided by the interviews were grouped in quantitative form, which culminated in identification of countless requisites. These were subjected to the negotiation, specification, validation and management in the focal group (second moment). The content analyses were used with the data produced in this last one, from witch raised two categories called "Theoretical Structure: requisites for the software development" and "Practical Structure: requisites for the software development". Based on these categories, two documents were prepared: "Specification of requisites" and "Model of Nursing Process to be Computerized". The present study allowed the conclusion of the first stage (definition) for the software development, so that the essential requisites were identified to attend the demands of the nurses and of the reality of the ICU. It is believed that the software engineering contributed to accomplish the objective and it has shown a innovative referential approach. To invest in inquiries and in the construction of new understandings is the way for the consolidation of the profession as a science.

Estudio de carácter descriptivo y cualitativo, cuyo objetivo en la estructuración de un modelo de proceso de enfermería (PE) a ser computarizado en la unidad de cuidados intensivos (UCI). Los sujetos fueron enfermeros seleccionados de manera intencional que trabajaban en la UCI de un hospital docente. El punto de referencia la metodología utilizada fue la de ingeniería de software compuesta por tres gran etapas: definición, desenvolvimiento y mantenimiento. El estudio se limita a la fase de definición, que se dirigió a la ingeniería de requisitos y sus siete funciones (diseño, estudio, elaboración, negociación, especificación, validación y gestión). La recopilación de datos se realizó en dos puntos, que subvencionó la identificación de las necesidades. La primera se produjo a través de entrevistas semi-estructuradas para el diseño, los estudios topográficos y la elaboración del modelo de PE. Los datos de las entrevistas se agruparon en términos cuantitativos, que culminó en identificación de numerosos requisitos. Estos se presentaron a la negociación, especificación, validación y gestión en lo grupo focal (segundo momento). Utilizando la análisis de los contenidos en los datos producidos en la última, de las cuales surgieron dos categorías denominadas 'Teoría de Estructura: los requisitos para el desenvolvimiento de software' y 'Estructura de la práctica: que los requisitos para el desenvolvimiento de software'. Fundamentado en estas categorías, se elaboró dos documentos: 'Especificación de Requisitos' y 'Modelo de Proceso de Enfermería a ser computarizado'. Este estudio permitió que el primer paso (definición) para el desenvolvimiento de software se completó, a fin de que los requisitos esenciales a que se identificaron para satisfacer las demandas de las enfermeras y la realidad de la UTI. Se cree que la ingeniería de software contribuyó a la alcance de la meta y metodológico de referencia fue innovador en el campo de la enfermería. Avanzar en la investigación y la construcción de nuevos conocimientos es el camino a la consolidación de la profesión como una ciencia.
Descritores: Processo de Enfermagem
Projetos de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Unidades de Terapia Intensiva
-Tecnologia
Informática em Enfermagem
Processo de Enfermagem/tendências
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico
BR501.1; 610.736, T871


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Id: biblio-1037944
Autor: Albuquerque, Lêda Maria.
Título: Percepção das enfermeiras acerca da utilização da base CIPESC na consulta de enfermagem / Nurses' perception about the use of the CIPESC database in nursing consultation.
Fonte: Curitiba; s.n; 20060331. 81 p. ilus, graf, tab.
Idioma: pt.
Tese: Apresentada a Universidade Federal do Paraná para obtenção do grau de Mestre.
Resumo: Trata-se de um estudo centrado no objetivo de conhecer a percepção das enfermeiras acerca do uso da Nomenclatura de diagnósticos e intervenções de Enfermagem, desenvolvida com base na CIPESC® (Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva) e implantada na consulta de enfermagem informatizada da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba. Utiliza como referência teórica, estudos sobre os Sistemas de Classificação em Enfermagem, perpassando pela Metodologia da Assistência em Enfermagem e a Avaliação. Caracteriza-se como um estudo de abordagem metodológica quantitativa, utilizando-se de questionário para a coleta dos dados, aplicados a cento e uma enfermeiras que atuam na assistência, em diferentes Unidades de Saúde dos nove Distritos Sanitários do município. Processaram-se os dados com apoio do programa Epi-Info, o que possibilitou a identificação dos seguintes resultados: das enfermeiras participantes 98% realizam consulta de enfermagem; em média o tempo dedicado à realização da consulta de enfermagem constituiu-se de 3,3 períodos semanais; 94,1% referem utilizar o sistema informatizado com facilidade. Dificuldades apontadas: 77,2% mencionam que o sistema é lento; 77,2% sugerem maior integração das telas; 84,2% referiram múltiplas interrupções da consulta de enfermagem pela equipe. Facilidades: a nomenclatura favorece o raciocínio clínico: 94,1%; a nomenclatura possibilita maior autonomia da enfermeira: 93,1%; a existência de diagnósticos múltiplos e variados no sistema facilita a utilização da nomenclatura: 86,1%; a entrega das intervenções para o usuário, por escrito, valoriza a consulta perante a comunidade: 98%. Estes, dentre outros resultados permitem afirmar que, apesar das enfermeiras elencarem empecilhos, a nomenclatura de enfermagem vem sendo utilizada com resultados animadores contribuindo para a qualidade da assistência, visibilidade do trabalho da enfermeira e consolidação da prática da consulta de enfermagem na instituição.

The objective of the study was to evaluate the use of nursing terminology based on ICNP/ICNP in Primary Health Care after it was implemented in the information system of the Municipal Health Department in Curitiba / Brazil. As theoretical background, it relies on Nursing Classification Systems, Nursing and Work Process, Nursing Clinical Practice Methodology and Evaluation. The study design is a quantitative methodological approach, using questionnaires for data collection applied to 101 (a hundred and one) nursing practitioners from different Health Units in the 9 (nine) Sanitary Districts of the municipality. Data processing was performed by Epi-info program, which enabled the identification of the following results: 98% of the nursing participants carry out nursing consultation; the average time for the nursing consultation is 3.3 weekly periods; 94.1% find it easy to use the information system. Difficulties pointed out: 77.2% remark that the system is slow; 77.2% suggest better screen integration; 84,2% refer to the multiple interruptions in the nursing consultation by the team members. Advantages: terminology facilitates clinical thinking, 94.1%; terminology fosters nursing autonomy, 93.1%; the existence of multiple and various diagnoses in the system facilitates terminology use, 86.1%; consultation is better valued by the community once interventions are written down and handed in, 98%. The results enable to conclude that nursing terminology has been used with encouraging results, in spite of the aforementioned difficulties, thus contributing for the quality of clinical practice, visibility in the nursing job and consolidation of nursing consultation practice in the institution.
Descritores: Enfermagem no Consultório
Bases de Dados como Assunto
Armazenamento e Recuperação da Informação
Informática em Enfermagem
Prática Profissional
-Percepção
Saúde Pública
Enfermagem
Diagnóstico de Enfermagem
Limites: Humanos
Masculino
Feminino
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR501.1 - Biblioteca de Ciências da Saúde / Sede Botânico
BR501.1; 610.730285, A345


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Alavarce, Debora Cristina
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Id: biblio-956595
Autor: Tronchin, Daisy Maria Rizatto; Peres, Heloisa Helena Ciqueto; Lima, Antônio Fernandes Costa; Alavarce, Débora Cristina; Prata, Ana Paula; Santos, Margarida Reis; Aroldi, Juscilynne Barros da Costa.
Título: Desenvolvimento do curso de gerenciamento em enfermagem on-line: experiência exitosa entre Brasil e Portugal / Desarrollo de la gestión de curso online de enfermería: experiencia de éxito entre Brasil y Portugal / Development of an online nursing management course: successful experience between Brazil and Portugal
Fonte: Rev. Esc. Enferm. USP;49(spe):162-167, fev. 2015. graf.
Idioma: en; pt.
Resumo: RESUMO Objetivo Descrever a experiência no planejamento e desenvolvimento de um Curso de Atualização On-Line em Gerenciamento em Enfermagem destinado a enfermeiros nos contextos Brasil e Portugal. Método O desenho instrucional do Curso fundamentou-se na Teoria da Aprendizagem Significativa, na Andragogia e na Metodologia Dialética, valorizando a interação entre os atores e privilegiando os cenários de prática e a aplicação dos conceitos abordados. Resultados O Curso está estruturado em nove unidades teóricas, quatro estudos de caso e prova dissertativa. Foi avaliado positivamente pelos participantes, os quais referiram oportunidades de aquisição de novos conhecimentos; interação e intercâmbio de experiência; motivação em estudar os temas e autoaprendizagem. Conclusão Espera-se que a experiência descrita estimule a proposição de novos cursos e programas na modalidade de Educação a Distância, incrementando os processos de ensino e de aprendizagem para subsidiar análises futuras do seu impacto no desenvolvimento e no aprimoramento de competências gerenciais em enfermagem.

RESUMEN Objetivo Describir la experiencia en la planificación y desarrollo de un Curso de Actualización Online de Gestión de Enfermería para las enfermeras en los contextos Brasil y Portugal. Método el diseño de instrucción del Curso está basado en la Teoría del Aprendizaje Significativo, en la Andragogía y la Metodología Dialéctica, valorando la interacción entre los actores y privilejiando los escenarios de práctica y la aplicación de los conceptos tratados. Resultados El curso se estructura en nueve unidades teóricas, cuatro estudios de casos y prueba disertativa. Fue evaluado positivamente por los participantes, que informaron de la posibilidad de adquirir nuevos conocimientos; la interacción y el intercambio de experiencias; la motivación para el estudio de los temas y el autoaprendizaje. Conclusión Se espera que la experiencia descrita estimule la proposición de nuevos cursos y programas en la modalidad de Educación a Distancia, mejorando los procesos de enseñanza y aprendizaje para subsidiar los futuros análisis de su impacto en el desarrollo y mejora de las capacidades de gestión en enfermería.

ABSTRACT Objective To describe the experience of planning and developing online refresher courses in nursing management for nurses in the contexts of Brazil and Portugal. Method The instructional design was based on meaningful learning theory, andragogy, and dialectical methodology, so it valued interaction between the actors, emphasizing the scenarios of practice and applying the concepts covered. The course structure is divided into nine theoretical units, four case studies, and an essay exam. Results The course was positively evaluated by the participants, who reported opportunities for acquisition of new knowledge, interaction and exchange of experiences, motivation to study the topics, and self-learning. Conclusion It is expected that description of this experience will stimulate proposals for new courses and programs in distance education modalities, improving the processes of teaching and learning so as to give support to future analyses of their impact on the development and enhancement of management skills in nursing.
Descritores: Desenvolvimento de Pessoal
Educação a Distância
Educação em Enfermagem
-Portugal
Instruções Programadas como Assunto
Brasil
Informática em Enfermagem
Responsável: BR41.1 - Biblioteca Wanda de Aguiar Horta


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Texto completo SciELO Cuba
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Id: lil-498544
Autor: Vialart Vidal, Niurka.
Título: Apuntes y experiencias en el desarrollo de la informática en Enfermería de Cuba / Notes and experiences in development of Nursing Informatics in Cuba
Fonte: Rev. cuba. enferm;23(3), jul.-sept. 2007.
Idioma: es.
Resumo: En Cuba son pocos los enfermeros que se relacionan directamente con la informática como usuarios, algunos utilizan estas herramientas casi a diario, pero aún así, no lo identifican como tal. En el Ministerio de Salud Pública (MINSAP) siempre ha existido la voluntad política de poder desarrollar esta esfera con la aplicación gradual e integral de las nuevas tecnologías de la información y las comunicaciones, en la gerencia de los procesos relacionados con las funciones del Sistema Nacional de Salud. La Dirección Nacional de Enfermería por su parte, trazó sus propias acciones de trabajo que dieron respuesta a estos proyectos, en la formación, preparación y perfeccionamiento del capital humano, además de la elaboración de una estrategia para la utilización conciente de estas tecnologías en su desempeño profesoral, así como en la administración y la asistencia directa con el enfermo. Con este trabajo pretendemos dar a conocer cronológicamente, toda la labor realizada en una etapa determinada y que permitió el impulso del desarrollo de la informática dentro de la enfermería cubana, lo que propició un cambio favorable para que en la actualidad este personal la identifique como un gran aliado en todos los sentidos y en cualquier parte del mundo(AU)

In Cuba are not much the nurses that directly are related to informatics kile user, come use these tools almost daily, but even so, aren' t identified such as. En our Public Health Ministry always it has existed the political will as for the development of this sphere with a integral and gradual application of the newest information and communication technologies, according related processes of National Health System. Nursing National Management, by its part, oulined its own work actions accounted for these projects, in training, preparation, and improvement of human gender, and also of working out of a strategy for conscious use of technologies in its teaching practice, as well as in management and direct assistance with patients. Aim of this paper was to show in a chronological way, all work carried out in a determined stage, and allows to propel development of informatics in Cuban nursing, providing aa favourable change nowadays identified by this staff as a great allied in all senses, and in anywhere of the world(AU)
Descritores: Aplicações da Informática Médica
Informática em Enfermagem/educação
Limites: Humanos
Responsável: CU1.1 - Biblioteca Médica Nacional


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Id: biblio-1118838
Autor: Silva, Lívia Sanches,; Vituri, Dagmar Willamowius,; Gvozd, Raquel,; Motomatsu, Renata Pedrão,; Haddad, Maria do Carmo Fernandez,; Feijó, Vivian El Reda,.
Título: Webquest como recurso tecnológico didático para capacitação de colaboradores em instituição hospitalar / WebQuest as a technological didactic resource for staff training at a hospital
Fonte: Rev. eletrônica enferm;20:1-8, 2018.
Idioma: en; pt.
Resumo: Neste estudo objetivou-se avaliar a utilização da Webquest como recurso tecnológico didático para capacitação quanto às Metas Internacionais de Segurança do Paciente em uma instituição hospitalar. Estudo quantitativo, transversal, realizado em hospital público de ensino, no Sul do Brasil. De 895 colaboradores, participaram da pesquisa 679 (76%), vinculados à diretoria de enfermagem, sendo enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares de enfermagem, técnicos administrativose auxiliares operacionais zeladores que foram capacitados quanto as metas de segurança. Foram avaliados 11 itens em cada meta aplicada, dentre eles apenas estrutura física, quantidade de textos, tempo destinado à capacitação, cores e design, aplicação na prática e objetividade dos textos foram referidos como regular ou ruim por um a 3% dos colaboradores. O recurso foi considerado satisfatório como estratégia para educação permanente, possibilitando a identificação de fragilidades do processo, passíveis de melhoria, para aprimoramento da metodologia Webquest em instituição hospitalar.

This study aimed to evaluate the use of WebQuest as a technological didactic training resource at a hospital, in regard to International Patient Safety Goals. It is a quantitative, cross-sectional study, conducted at a public teaching hospital, in Southern Brazil. Of 895 staff members, 679 (76%) connected to the Nursing Directory participated in the study, these beingnurses, nursing technicians, auxiliary nurses, administrative technicians and auxiliary operational custodians that were trained in safety goals. A total of 11 items wereevaluated in each applied goal, among which only physical structure, quantity of texts, time dedicated to training, colors and design, practical application and text objectivity were referred to as regular or bad by 3% of the employees. The resource was considered satisfactory as a strategy for continuing education, enabling identification of process weaknesses, with potential for improvement, in order to refine the WebQuest methodology at a hospital.
Descritores: Informática em Enfermagem
Educação Continuada em Enfermagem
Segurança do Paciente
-Educação Continuada em Enfermagem/métodos
Limites: Humanos
Adulto
Pessoa de Meia-Idade
Responsável: BR584.1 - Biblioteca Central BSCAN


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Id: biblio-1129735
Autor: Fuly, Patricia dos Santos Claro; Freire, Sergio Miranda; Almeida, Rosimary Terezinha.
Título: Utilização do processo de enfermagem em centros de terapia intensiva no Rio de Janeiro como subsídio à implantação de prontuário eletrônico / The nursing process and its application in intensive care at Rio de Janeiro as a support to the development of an electronic patient record
Fonte: Online braz. j. nurs. (Online);2(3):29-35, 2003. tab.
Idioma: pt.
Resumo: Esse estudo teve por objetivo avaliar a utilização do processo de enfermagem em centros de terapia intensiva na região metropolitana do Rio de Janeiro, de modo a identificar as condições potenciais para a informatização dessas unidades. Foram realizadas entrevistas com 27 enfermeiras líderes de equipe, no período de janeiro a julho de 2003. As entrevistas revelaram que: o processo de enfermagem não era utilizado na íntegra, sistematicamente não incluindo o diagnóstico de enfermagem; 13 centros possuíam formulários de prescrição de enfermagem, mas apenas 11 cederam seus formulários; e 5 centros possuíam algum tipo de sistema informatizado. Dos formulários obtidos, foram identificadas 128 diferentes ações de enfermagem com alta variabilidade de uso e inexistência de padrões para o registro da informação. Diante deste quadro, conclui-se que as condições para a informatização do processo de enfermagem nestes centros não são adequadas.

This study aims at evaluating the utilization of the nursing process in intensive care units in the metropolitan area of Rio de Janeiro, in order to identify the potential conditions for the deployment of a computerized system in those units. Interviews with 27 nursing team leaders were performed in the period from January to July 2003. The interviews revealed that: the nursing process was not fully implemented and not systematically including the nursing diagnostic stage; 13 units had nursing prescription forms, but only 11 released them; and, 5 units used some type of computerized information system. From the forms so obtained, 128 different nursing actions were identified with high variability of use and no existence of standards for data recording. In this scenario, it can be concluded that the conditions for a computerized system for the nursing process are not adequate.
Descritores: Informática em Enfermagem
Registros Eletrônicos de Saúde
Unidades de Terapia Intensiva
Processo de Enfermagem
-Diagnóstico de Enfermagem
Assistência Centrada no Paciente
Sistemas de Informação em Saúde
Cuidados de Enfermagem
Limites: Humanos
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF


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Id: biblio-1129739
Autor: Silva, Jorge Luiz Lima da.
Título: Internet aplicada a enfermagem / Internet applied to nursing
Fonte: Online braz. j. nurs. (Online);2(3):46-56, 2003.
Idioma: pt.
Resumo: INTRODUÇÃO: Estudo de natureza descritiva, com base em levantamento bibliográfico, teve como objetivo referir a importância da informatização e uso da rede interna e externa (Internet) na saúde com enfoque voltado para os profissionais de enfermagem durante o ensino, assistência e gerência. DESENVOLVIMENTO: Com o avanço criação de novas tecnologias da informática forma criadas ferramentas que são de suma importância para o aprimoramento da qualidade da prática de enfermagem. CONCLUSÃO: Alguns profissionais resistem ao uso de novas tecnologias, muitas vezes, por não perceberem a importância de seu uso, seja no aspecto profilático curativo ou de reabilitação, contudo é a profissão que mais utiliza os sistemas informatizados. Há uma necessidade de se intensificar o ensino de informática na graduação. A informatização e uso da rede otimizam o serviço e o torna mais transparente.

INTRODUCTION: Study of descriptive nature, on the basis of bibliographical survey, had as objective to relate to the importance of computerization and use of the internal and external net (InterNet) in the health with approach come back toward the nursing professionals during education, assistance and management. DEVELOPMENT: With the advance creation of new technologies of computer science it forms bred tools that are of utmost importance for the improvement of the quality of the practical one of nursing. CONCLUSION: Some professionals resist the use of new technologies, many times, for not perceiving the importance of its use, either in the prophylactic aspect dressing or of whitewashing, however it is the profession that more uses the informatizados systems. It has a necessity of if intensifying the education of computer science in the graduation. The computerization and use of the net optimize the service and it becomes it more transparent.
Descritores: Qualidade da Assistência à Saúde
Redes de Comunicação de Computadores
Informática em Enfermagem
Sistemas de Informação em Saúde
Profissionais de Enfermagem
-Assistência Centrada no Paciente
Informática em Enfermagem/educação
Limites: Humanos
Responsável: BR1342.1 - Biblioteca da Escola de Enfermagem BENF


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Id: lil-661146
Autor: Sousa, Paulino Artur Ferreira de; Sasso, Grace Teresinha Marcon Dal; Barra, Daniela Couto Carvalho.
Título: Contribuições dos registros eletrônicos para a segurança do paciente em terapia intensiva: uma revisão integrativa / Contributions of the electronic health records to the safety of intensive care unit patients: an integrative review / Contribuciones de los registros electrónicos para la seguridad del paciente en cuidados intensivos: una revisón integradora
Fonte: Texto & contexto enferm;21(4):971-979, out.-dez. 2012. graf.
Idioma: pt.
Resumo: Revisão integrativa que analisou nas publicações as contribuições dos registros eletrônicos em saúde para a segurança do paciente em unidades de terapia intensiva. A pesquisa foi realizada nas bases de dados CINAHL, MEDLINE e SciELO, utilizando os descritores: registros eletrônicos de saúde, sistemas de informação, informática em enfermagem, informática médica, unidades de terapia intensiva, segurança do paciente e gerenciamento de segurança. Foram incluídos 64 artigos, sendo analisados em três categorias: "sistemas de informação e informática em saúde: o registro eletrônico para a continuidade do cuidado de Enfermagem", "sistemas de apoio à decisão: contribuições para a segurança do paciente" e "indicadores de qualidade do cuidado e de segurança do paciente partir dos registros eletrônicos". Os estudos apontaram como contribuições a continuidade do cuidado, a tomada de decisão baseada nos sistemas de apoio à decisão e a criação de indicadores de qualidade e segurança do paciente a partir dos registros eletrônicos.

Integrative review publications that analyzed the contributions of electronic health records for patient safety in intensive care units. The survey was conducted in the databases CINAHL, MEDLINE and SciELO, using the keywords: electronic health records, information systems, nursing informatics, medical informatics, intensive care units, patient safety and security management. A total 64 articles were included and analyzed in two empirical categories: "Information systems and information technology: the electronic record for the continuity of nursing care", "decision support systems: contributions to patient safety" and "indicators of quality of care and patient safety from the records electronics". The studies pointed to contributions to continuity of care, decision making based on decision support systems and the creation of quality indicators and patient safety from electronic records.

Revisión integrativa que analizó en las publicaciones las contribuciones de los registros electrónicos de salud para la seguridad de los pacientes en unidades de cuidados intensivos. La investigación se realizó en las bases de datos CINAHL, MEDLINE y SciELO, utilizando las palabras clave: registros médicos electrónicos, sistemas de información, informática de enfermería, informática médica, unidades de cuidados intensivos, seguridad del paciente y gestión de la seguridad. Se incluyeron 64 artículos y se analizaron en dos categorías empíricas: "Los sistemas de información y tecnología de la información: el registro electrónico para la continuidad de los cuidados de enfermería", "sistemas de apoyo: las contribuciones a la seguridad del paciente" y "los indicadores de calidad de la atención y seguridad de los pacientes de los registros electrónica". Los estudios señalaron como contribuciones a la continuidad de la atención, la toma de decisiones basadas en los sistemas de soporte de decisiones y la creación de indicadores de calidad y seguridad de los pacientes de los registros electrónicos.
Descritores: Sistemas de Informação
Gestão da Segurança
Informática em Enfermagem
Registros Eletrônicos de Saúde
Unidades de Terapia Intensiva
Limites: Humanos
Responsável: BR17.1 - Biblioteca Setorial Centro de Ciências da Saúde (BSCCSM)



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